################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 3(23)/93 16/03/93 ################################################################# FASES DA OBRA MEDIUNICA DE CHICO XAVIER (PRIMEIRA PARTE) Francisco Candido Xavier, o famoso medium brasileiro nascido em Uberaba, entra em seu sexagesimo-primeiro ano de ininterrupto apostolado mediunico. Ao se analisar sua extensa lavra de obras mediunicas (cerca de 350 livros) podemos classifica-la em diversas fases que, embora nao tivessem se manifestado independentemente uma das outras, refletem, ao nosso ver, um programa do plano espiritual. Arbitrariamente, dividiremos as fases em quatro embora possamos identificar muitas outras mas destacaremos aquelas que achamos as mais relevantes: 1) Fase das mensagens dos escritores luso-brasileiros, 2) Fase dos romances de Emmanuel, 3) Fase das obras de Andre Luiz, 4) Fase das mensagens de parentes ja' desencarnados. Neste boletim, assim como nos proximos boletins do GEAE, iremos descrever, uma a uma, cada uma destas fases buscando levar a todos (dentro de nossas limitacoes de tempo e recursos bibliograficos) alguns aspectos interessantes e curiosos de cada uma. A primeira fase, comecada em 1932, tem uma semelhanca com a fase das "mesas girantes" no inicio do Espiritismo pois despertou a atencao geral da populacao para a fenomenologia mediunica. Esta e' a fase em que Chico Xavier recebeu mediunicamente poemas e contos de inegavel valor literario transmitidos por mestres da literatura luso- brasileira como Castro Alves, Antero de Quental, Fagundes Varela e Casimiro de Abreu entre outros. O primeiro livro desta fase, "Parnaso do Alem Tumulo" contem 56 poemas de 14 escritores ja desencarnados, refletindo tendencias que vao do Romantismo ao Simbolismo. A obra foi amplamente comentada na epoca devido `a inusitada semelhanca entre o estilo dos escritores quando vivos e depois atraves da pena mediunica de Chico Xavier. Os poemas foram analisados por especialistas da area que constataram a existencia de elementos estilisticos que comprovaram a desconcertante autoria das obras: os poetas ja' falecidos! Alguns chegaram mesmo a duvidar que um rapaz de 21 anos, de origem pobre e de formacao academica ainda mais humilde, pudesse ter escrito poemas de tao elevado teor literario. Quando se soube que os poemas haviam sido ditados mediunicamente logo apareceram as criticas para reduzir-lhes as virtudes. Uma das criticas era a de que o tema dos poemas nao coincidia com os temas utilizados pelos poetas quando vivos. Esta critica leviana nao leva em consideracao que nao sao poucos os escritores que tiveram varias fases tematicas durante sua carreira e por que deveriam eles se prender a um tema eternamente? Na verdade, o tema escolhido pelos "Imortais" incomodava muitas pessoas uma vez que eles voltavam `a Terra para proclamar que a vida continuava e muitos ainda se lamentavam do tempo perdido com a propagacao de ideias materialistas. Se os temas nao eram os mesmos, como explicar o estilo que se conservara?! Buscou-se entao uma explicacao ainda mais esdruxula: os poemas eram de autoria do proprio Chico Xavier que deveria ter lido muito as obras destes autores ao ponto de assimilar- lhes o estilo. Ridiculo. Para ilustrarmos alguns exemplos de poemas recebidos por Chico Xavier nesta fase transcreveremos trechos de alguns deles. "Essses seres que passam pelas dores `As geenas do pranto acorrentados Aluvioes de peitos sofredores No turbilhao dos grandes desgracados Coracoes a sangrar, ermos de amores Prisioneiros da angustia e da quimera Sao os herois de lutas torturantes" Cruz e Sousa "Vos, que seguis a turba desvairada `As hostes dos descrentes e dos loucos Que de olhos cegos e ouvidos moucos Estao longe da senda iluminada Retrocedei dos vossos mundos ocos Comecai outra vida em nova estrada Sem a ideia falaz do grande Nada" Olavo Bilac "No caminho que a treva encheu de horrores Passa a turba infeliz, exausta e cega E' a humanidade que se desagrega No apodrecido ergastulo das dores! Donde venho? Das eras remontissimas Das substancias elementarissimas Venho dos invisiveis protozoarios" Augusto dos Anjos Desta fase, deve-se destacar tambem o livro "Antologia dos Imortais", psicografado no mesmo formato que o "Parnaso". Em 1937 a psicografia foi levada aos tribunais. Chico Xavier lancou naquele ano o livro "Cronicas de Alem Tumulo" de autoria de Humberto de Campos, o famoso cronista e jornalista maranhense. A viuva de Humberto de Campos, Catharina Vergolina de Campos, moveu um processo contra o medium acusando-o de usar indevidamente o nome do famoso escritor numa obra que sua familia julgava "de qualidade inferior". Chico Xavier ganhou a causa mas, para evitar problemas no futuro, Humberto de Campos decidiu utilizar o pseudonimo de "Irmao X" nos livros seguintes. O episodio esta detalhadamente narrado no livro "A Psicografia ante os Tribunais" de Miguel Timponi editado pela FEB. As obras de Irmao X sao na sua maioria contos, cronicas e entrevistas que ele realizou no mundo espiritual destacando-se o encontro com o imperador D. Pedro II e a atriz Marilyn Monroe. CONTINUA NO PROXIMO BOLETIM ********************************************************************** Fernando Torres Indiana University Jordan Hall, 142 Bloomington, IN 47405 USA e-mail: ftorres@sunflower.bio.indiana.edu Phone number: (812) 855-1691 (daytime) (812) 336-8363 (home) Fax: (812) 855-6705 ********************************************************************** ___________________________________ A CIENCIA E O ESPIRITISMO Religiao e questao de fe. E Ciencia? Ciencia e cientistas, muitas vezes parecem Religiao e religiosos. E muito facil encontrar um cientista que se diz ateu, ou que "eu nao sou um religioso, sou um Cientista!" Ate parece que a Ciencia e um time de futebol e cientistas sao torcedores fanaticos que nao veem defeito no seu time e acham que o resto e uma droga ... Da mesma forma que a Religiao nao consegue explicar tudo que se encontra entre o ceu e a Terra, a Ciencia tambem nao. Ambas sao criadas e desenvolvidas por homens e, assim sendo, sao um reflexo da evolucao do grupo, religioso ou cientifico. Mas o que se encontra, na realidade e uma serie de preconceitos, tanto da parte de cientistas, que sao seres humanos, com defeitos, em evolucao moral e intelectual, como da parte de religiosos que sao tao humanos quanto os anteriores ... Naturalmente seria um grande passo para acabar com o preconceito se existisse uma religiao que tivesse suas bases doutrinarias estabelecidas em fatos experimentais. E foi exatamente assim que o Sr Rivail fez quando codificou o Espiritismo, a mais de 150 anos atras. Ja descrevemos anteriormente o metodo que foi usado, mas, repetindo aqui em linhas gerais, o Sr. Rivail realizou varias secoes experimentais nas quais coletou dados e comparou com experimentos realizados por outros pesquisadores, separando as informacoes que se repetiam um grande numero de vezes daquelas que tinham acontecimento localizado. Exatamente como os Cientistas fazem para tratar seus dados experimentais. Mas o preconceito que existe ainda hoje e muito forte, e muitos nao aceitam as evidencias experimentais que Kardec apresentou. Cientistas que hoje pesquisam a mente ou alma ou como queiram chamar, enfrentam o preconceito de muitos. Uma das coisas que mais atrapalha o desenvolvimento da humanidade e o preconceito. Tudo que foge ao que foi estabelecido como verdade tem que ser provado e reprovado, ainda que a "verdade" seja um absurdo! Os experimentos realizados no seculo passado nao sao aceitos hoje. Cada "pesquisador" quer obter seus proprios dados. Na area da parapsicologia, por exemplo, que nao e aceita como ciencia, os pesquisadores querem impor seus metodos aos experimentos, ao inves de "ouvir" ou "sentir" o que esta acontecendo. Mas o Espiritismo foi estabelecido, cientificamente, por diversos trabalhadores, que trouxeram a luz fatos, testemunhados, comprovados, que deveriam estar isentos de qualquer critica, se nao houvesse o preconceito ainda forte no coracao da humanidade. Mas, de qualquer forma, e por isso que estamos aqui, repetindo nossa viagem de aprendizado a Terra. Para que passemos a olhar a Criacao com olhos de quem quer conhecer e escrutinar a realidade, ao inves de olhar com os olhos da ilusao que quer moldar a natureza ao nosso conhecimento restrito! Jose ----------------------- O SOFREDOR A vida e um sofrimento. E um constante alternar entre bom e mal. Cada dia bom e balanceado com uma tragedia! Nao esquecer da dor da morte - e da do nascimento. Nao esquecer das tempestades que trazem a destruicao - e renovacao da vida. Nao esquecer do mar que engole furioso o navio - e que traz o alimento salvador na mesa do faminto. Nao esquecer do terremoto que volve a terra de dentro para fora - e expoe a riqueza material que escondia em suas entranhas. Nao esquecer dos ventos que varrem cidades do mapa - e que renovam o ar poluido pelo homem. Nao esquecer do fogo que destroi centenas de kilometros de florestas anualmente - e que traz calor e energia para o conforto da humanidade. Nao esquecer da fome que mata - e que derrete o coracao ainda endurecido. Nao esquecer da pobreza que assola a maior parte do globo - e que faz o avarento de outrora se arrepender. Nao esquecer da ignorancia - que esconde muitos coracoes evoluidos. Nao esquecer do odio - que se transforma em amor na luta diaria. Nao esquecer do arrependimento - que leva ao perdao do erro cometido. Nao esquecer que tudo na vida e bom ou mau, dependendo com que razao se analiza os fatos. Mas o verdadeiro mal que ainda assola a humanidade e a falta de vontade de querer acabar com o mal que existe dentro de nos ... Uma amiga espiritual. ---------------------- -- Jose Cid | jac14@po.cwru.edu Case Western Reserve University | Cleveland, Ohio, USA | ___________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE Coordenador: Raul Franzolin Neto E.mail:INTERNET: franzolin.1@osu.edu BITNET : franzolin.1@ohstmail.bitnet Edicoes Anteriores: Jose Cid jac14@po.cwru.edu ##############################################