################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 3(21)/93 02/03/93 ################################################################# A RELACAO ESPIRITO:MATERIA Parte 3. A Reencarnacao (Continuacao 2) Planos Terreno e Espiritual --------------------------- Apesar da teoria da reencarnacao nao ser ainda definida cientificamente, ela constitui a melhor explicacao que o homem conhece para compreensao de tudo o que nos envolve no mundo. Caminhando agora para o terceiro milenio, o homem ja dispoe de um avanco tecnologico capaz de iniciar uma longa caminhada no comprovamento cientifico das informacoes que envolvem a doutrina espirita. Um dos passos importantes sera a criacao de aparelhos eletronicos capazes de manter contato direto com o plano espiritual. Da mesma forma que o telefone, a televisao, o computador, etc sao meios de comunicacao ja rotineiros entre nos, a ligacao mais concreta dos planos terreno e espiritual, atraves da tecnologia, promovera um grande avanco na relacao da vida, tao necessaria a propria sobrivivencia do planeta Terra, dado o avancado poder de destruicao do proprio homem de baixo nivel evolutivo. Embora as pesquisas ainda se encontram em passos lentos nessa area, ja e' possivel obter comunicacoes com o plano espiritual atraves de aparelhos relativamente simples (Spiricom - Videocom), cujos estudos sao conhecidos de Transcomunicacao Instrumental. Sem o uso de aparelhos tecnologicos, a comunicacao entre os dois planos sempre existiu, atraves de pessoas com uma capacidade sensitiva desenvolvida, denominadas "Mediuns". A partir do esclarecimento da mediunidade, toda a teoria espirita foi desenvolvida com as informacoes fornecidas pelos proprios espiritos de diversos niveis de evolucao pelas diversas formas de mediunidade que o ser humano e' capaz. Como as manifestacoes de ordem espiritual sempre existiram na face da Terra, os esclarecimentos dados pelos Espiritos sao conhecidos como Codificacao Espirita. Assim, a teoria espirita nao representa a imaginacao ou invencao de uma pessoa, embora isso signifique uma mediunidade intuitiva, mas e' a compilacao e avaliacao das comunicacoes do nosso plano com o mundo espiritual ocorridas em todo o planeta e que continua dia a dia. Infelizmente o homem poderia aprender muito mais do que sabemos agora, caso dedicasse mais tempo nessa importante area de estudos e isso nao fosse tratado como um tabu religioso. A Ciencia e o Homem ------------------- Na verdade a ciencia pouco fez pelo homem, a nao ser talvez prolongar a vida por mais alguns anos, mas ainda o ser humano faz sempre o mesmo ciclo de vida, ou seja, nasce e morre, num determinado periodo. Isso parece ser a unica coisa real que o homem conhece, pois ninguem pode negar o nascimento ou a morte. O resto tudo pode ser negado e nao aceito. Assim vive-se um ciclo e ponto final. Porem, o homem tambem e' dotado de uma inteligencia e sua razao pode ir muito longe, dependendo do individuo, pois cada um e' inevitavelmente um ser individual com caracteristicas proprias. Nao existe no mundo dois individuos identicos em tudo, como na forma de pensar, de ter todos os mesmos sentimentos, enfim de viver. A razao coloca o ser humano num passo mais elevado na escalada evolutiva, porem o desenvolver da razao, ou do proprio espirito, se faz atraves de uma longa jornada de trabalho e aprendizagem. Dessa forma, atraves da ciencia hoje nao e' possivel entender os objetivos da vida. A vida e', para a ciencia, o periodo compreendido entre o nascimento e a morte. Assim devemos aproveitar a vida e aguardar a morte. A partir dai a ciencia nada nos informa. Por que? Sera que isso nao nos interessa? Viver um ciclo aqui na Terra e' o suficiente para todo o ser humano? O conhecimento da vida apos a morte e' prejudicial ao homem? De duas uma, ou nada existe apos a morte, e portanto nao nos interessa, ou a vida continua apos a morte e neste caso, devemos procurar o entendimento da chave vida- morte-vida e tirarmos proveito disso, assim como um cientista procura atraves da pesquisa uma vacina para a cura de uma doenca. Ao homem resta entao a sua razao que e' tao correta como a ciencia comprovatoria. Para uns, a razao diz que tudo o que se falar sobre alem da morte e' falso ou uma questao de fe', para outros a razao antecipa a comprovacao de tudo, que vira somente com a propria morte. Assim e' possivel se descobrir muita coisa com o uso da razao, atraves da avaliacao, observacao, comprovacao, discussao, etc. mas a razao tambem e' proporcial ao seu grau evolutivo. O que e' um absurdo e ridiculo para uns pode ser um fato inegavel para outros. Ao primeiro cabe esperar a comprovacao real, ao segundo a decepcao ou a satisfacao pessoal. A decepcao e' experimentada pelas limitacoes da razao, quase sempre acompanhadas pelo fanatismo. A satisfacao pessoal podera ser muito maior do que se pode imaginar na adaptacao de volta ao plano espiritual. Principios Basicos da Reencarnacao ---------------------------------- Para a compreensao da reencarnacao devemos ter em mente alguns principios basicos: 1. O espirito e' eterno e esta em constante evolucao. 2. A verdadeira vida e' a espiritual e a materia e' um meio que serve para a evolucao do espirito. 3. Existem muitos planos (locais) que o espirito experimenta (vive) durante a sua saga evolutiva. 4. Sendo o espirito um ser individual, a sua evolucao e' tambem individual e depende do seu proprio esforco (vontade). 5. Em funcao da evolucao constante ha uma hierarquia de espiritos que trabalham na concretizacao e organizacao das reencarnacoes. 6. A medida que o espirito avanca em sua evolucao, ele vai se livrando da materia e da necessidade de se reencarnar. 7. Sendo a reencarnacao um meio para a evolucao do espirito, os tipos, formas e locais das reencarnacoes dependem do grau evolutivo e das caracteristicas peculiares de cada um. 8. Nao ha privilegios ou "penas" de um individuo em relacao a outro, e tudo se processa visando a sua propria evolucao. 9. A evolucao e' sempre progressiva e o espirito nunca retrocede em evolucao, mas ela pode ser tao pequena que o espirito pemanece praticamente estacionado por longo tempo. O Sofrimento ------------ O sofrimento e' uma constante na vida do homem. Todos, de uma forma ou de outra , experimentam esse sentimento, uns mais outros menos intensamente. O sofrimento e' um efeito que esta ligado a evolucao espiritual (causa). Ele e' temporario e a medida que o espirito evolui mais vai diminuindo-se a necessidade de se passar pelo sofrimento e o caminho da evolucao e' a felicidade eterna. A materia e' um dos meios que faz com que o espirito sofra, mas termina quando o ele esta longe dela. O sofrimento espiritual(moral) e' muito mais dificil e vai sendo eliminado gradualmente com a busca da perfeicao. O nosso corpo fisico impoe diversas formas de sofrimento ao espirito. As diversas doencas, ferimentos, queimaduras, etc.; os defeitos fisicos e as dificuldades enfrentadas na vida social; as diferencas do proprio corpo (branco, preto, baixo, alto, gordo, magro, feio, etc); o cansaco; a velhice, etc. Muitos defeitos fisicos ao nascimento sao produzidos pela acao genetica (defeitos cromossomicos). Como a materia e' um meio de evolucao do espirito a reencarnacao num corpo fisico com defeito e' uma ardua experiencia que ele aceita anterior a reencarnacao para adiantar mais rapidamente a sua evolucao, muitas vezes resgatando as acoes negativas que viveu no passado. Deve-se ressaltar que nao ha o efeito punitivo propriamente dito, mas a necessidade de se passar por situacoes dificeis que por vezes proporcionou a outros e dessa forma reconhecer o erro e livra-lo do seu espirito. Como tudo esta em evolucao e existem muitos mundos onde os espiritos se evoluem, tudo ocorre normal e harmonicamente. Nao ha nenhuma forma de pressao ou acao do mundo espiritual sobre outro qualquer. A medida que o planeta como um todo evolui, as doencas vao sendo eliminadas por forca da propria evolucao. Nos mundos mais adiantados que a Terra, aonde ainda existe a reencarnacao, muitos dos sofrimentos que vemos hoje como produto da materia, nao existem. O sofrimento e' um efeito temporario e depende unica e exclusivamente de cada um e o trabalho em beneficio comum e' uma forma de elimina-lo definitivamente do seu ser o mais rapido possivel. franz ___________________________________ PERFIL DA FILOSOFIA ESPIRITA Uma introducao a Filosofia Espirita exige longa pesquisa de suas raizes nas coordenadas da evolucao humana: o tempo e o pensamento. A Historia da Filosofia e um continuum, que nasce da primeira indagacao do homem sobre a Natureza e depois sobre a vida e sobre ele mesmo. Da magia a Religiao e desta a Filosofia o pensamento se desenrola numa sequencia ininterrupta de formulacoes pessoais que se encadeiam em processo dialetico. Nao existe a sequencia tantas vezes apresentada de Magia-Religiao-Ciencia-Filosofia. O que realmente existe e um paralelismo de acao mental que parte da primeira tomada de consciencia do Mundo pelo homem. Na primeira paralela temos a sequencia Magia-Religiao, que se desenvolve no plano da afetividade. Na segunda paralela temos a sequencia Experiencia-Ciencia-Filosofia, que se desenvolve no plano da razao. Entre as duas, interligando o fluido do sentimento e da razao, temos a faixa de terra da praxis, onde o homem opera desenvolvendo a sua capacidade de manusear as coisas e os seres. Desse manuseio nasce o complexo do Conhecimento, delta em que vao desaguar as correntes paralelas para a fusao que dara forma ao dualismo Cultura-Civilizacao. Kercheinsteiner caracterizou com clareza os dois elementos desse complexo com sua teoria da Cultura Subjetiva e Cultura Objetiva. A primeira e o acumulo de conhecimentos abstratos de um aglomerado social isolado por contigencias geograficas. A segunda e o acervo de obras materiais produzido por esse aglomerado. O desenvolvimento da Tecnica vai superando no tempo as distancias dos aglomerados humanos e promovendo as aproximacoes que determinam a fusao das culturas isoladas num sistema cultural unico, ja em vias de conclusao em nosso tempo. Ernst Cassirer mostrou como as culturas desaparecidas concentram-se nas obras materiais que produziram, das quais renascem ao toque de novas culturas, como aconteceu no Renascimento. Os residuos validos de antigas e superadas culturas sao entao incorporados a novos sistemas culturais. A sequencia aparentemente interrompida se restabelece e a acumulacao cultural se agiganta, gerando a Tragedia da Cultura, pois o enorme acervo transcende a capacidade de assimilacao da mente humana e determina a fragmentacao das especializacoes. Arnold Toynbee assinalou a relacao entre Religiao e Civilizacao, que se caracteriza no desenvolvimento dos ciclos culturais. A teoria dos ciclos vem de longe e teve grande voga entre os gregos. Cada ciclo e uma fase do desenvolvimento cultural, que se encerra para dar inicio a outro. Do ciclo das Civilizacoes Agrarias surgiu o ciclo gigantesco das Civilizacoes Orientais, massivas e teocraticas, que se fechou na Persia, projetando as suas conquistas na Grecia, onde surgiram as civilizacoes antipodas de Esparta e Atenas. Roma herdou e desenvolveu ao maximo o espolio espartano, em mistura com o florescimento da democracia ateniense, tipicamente filosofica. Plotino deu sequencia ao platonismo e tentou realizar a campanha italiana de sonho da Republica de Platao. Mas o ciclo da civilizacao greco-romana chegava ao fim. Duas novas civilizacoes lutavam para definir-se asfixiadas pelo poder romano: a Judaica, na Asia e a Celta, na Europa. Foi entao que surgiu a Sintese Crista, infiltrando-se na Europa com seus principios renovadores, minando o Imperio Romano em suas bases e encontrando ressonancia na Cultura Celta, dominante das Galias. O Cristianismo iniciava um novo ciclo, que iria desenvolver-se penosa mas rapidamente, gracas a dinamica social dos seus principios. O esplendor da Filosofia Grega deixaria na sombra os principios do Celtismo. Mas Aristoteles ja havia advertido que os celtas era o unico povo filosofo do mundo. Dois milenios se passariam na estruturacao dos primordios da Civilizacao Crista, impregnada de residuos greco-romanos e judeus. Mas as sementes do Druidismo, religiao dos Celtas, aguardavam no chao da Europa o momento propicio a sua germinacao. Coube a Allan Kardec - um nome druida - revelar a sintonia celta- crista e anunciar o nascimento de um novo ciclo. Rejeitado pela cultura dominante, como fora Cristo em seu tempo, Kardec enfrentou os poderes da epoca e proclamou o advento da Era Espirita. Elaborou os seus fundamentos, apoiado nas bases triplices da Ciencia, da Filosofia e da Religiao. A Filosofia Espirita definiu-se como o fulcro de um novo ciclo da evolucao humana. Nao se trata de um fato casional ou isolado, mas do resultado de todo o processo historico do pensamento, ou da razao, como queria Hegel, em seu desenrolar na temporalidade. Jose Herculano Pires. Extraido do livro Introducao a Filosofia Espirita, ed. Paideia, autoria de Jose Herculano Pires. ----- Jose Cid | jac14@po.cwru.edu Case Western Reserve University | Cleveland, Ohio, USA | ____________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE Coordenador: Raul Franzolin Neto E.mail:INTERNET: franzolin.1@osu.edu BITNET : franzolin.1@ohstmail.bitnet Edicoes Anteriores: Jose Cid jac14@po.cwru.edu ##############################################