############################################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 05/92 10/11/92 ############################################################## RELACAO ESPIRITO:MATERIA O tema a que vou discorrer agora nao e' uma tarefa facil de se fazer. Ele e' muito mais complexo do que podemos imaginar no momento. Vou tentar fazer uma analise geral e simplista de inicio, permitindo uma posterior discussao mais aprofundada por outras pessoas envolvidas cientificamente com o assunto. O que e' um espirito e uma materia? Qual a relacao que existe entre entre eles. Para um leigo e' muito mais facil definir uma materia, que e' um aglomerado de moleculas. Assim, um pedaco de madeira, uma pedra, um lapis e o corpo humano sao corpos materiais. A questao maior e' tentar definir e provar o que e' um espirito. No Livro dos Espiritos encontramos as seguintes questoes a esse respeito: "Questao 76: Qual a definicao que pode ser dada ao espirito? " R: Espiritos podem ser definidos como seres inteligentes da criacao. Eles constituem a populacao do universo, em distincao as formas do mundo material." Nota: A palavra espirito e' aqui empregada para designar a individualidade de seres extra-corporeos, e nao um elemento universal inteligente. Questao 82: E' correto dizer que espiritos sao imateriais? R: "Como e' possivel definir algo que nao ha' termo de comparacao e que sua linguagem e' incopetente para expressar? Pode alguem que nasceu cego definir a luz? "Imaterial" nao e' uma palavra certa; "incorporea" seria mais proxima da verdade para voce entender que um espirito, sendo uma criacao, deve ser algo real. Espirito e' materia quintessensializada, mas materia existente em um estado que nao ha analago dentro do circulo de sua compreensao e tao eterea que ele nao poderia ser percebido pelos seus sentidos. Nota: Nos dizemos que espiritos sao imateriais, devido suas essencias diferirem de tudo o que conhecemos sob o nome de "materia". Um mundo de pessoas cegas nao teria termos para expressar a luz e seus efeitos. Aquele que nasce cego imagina que os unicos modos de percepcao sao: audicao, olfato, paladar e o tato: ele nao compreende outras ideias que seriam dadas pela visao. Nos podemos definir os espiritos por meio de comparacoes que sao necessariamente imperfeitas ou por um esforco de nossa imaginacao." Vamos tentar raciocinar com um exemplo bem perto de nos, a grande familia eletronica. Estamos todos interligados atraves de uma rede de computador espalhados no mundo todo. Cada um desenvolve as suas atividades normais no dia a dia. Levantamos cedo, escovamos os dentes, trocamos de roupa, saimos, comemos, voltamos, dormimos, etc. As pessoas com quem convivemos nos veem, acabam nos conhecendo e sabem nos identificar pela nossa aparencia fisica, nossos habitos de vestir, falar, andar, etc. E' um mundo real e se processa dia a dia ate a nossa morte . Quando ligamos o computador e entramos em rede, entramos em um outro mundo. Voce agora nao esta me vendo, portanto nao e capaz de me identificar se algum dia me ver. Voce nao esta ouvindo a minha voz e nao sera capaz de me conhecer pela minha voz. Nao esta me vendo vestido, e nao sera capaz de identificar os meus habitos pela vestimenta. Nao sabe a minha idade e nao e capaz de me reconhecer como um moco ou um velho, enfim resta o meu nome, que podera nao ser verdadeiro. Assim, nao existimos um para outro da forma que voce conhece um ser humano. Entretanto, cada um de nos e capaz de sentir alegria, magoa, revolta, orgulho e ate uma tristeza profunda quando alguem resolve se desligar da rede, como um amigo que parte do mundo terreno atraves da morte. Dessa forma, voce pode nunca ver ou conhecer pessoalmente uma pessoa da rede, mas podera ser capaz de ao comecar a ler as primeiras linhas de uma mensagem dizer: essa e' de "fulano" e essa e' de "cicrano". E' claro que isso nao se faz de um dia para o outro, como tambem voce nao e' capaz de conhecer totalmente a pessoa com quem convive e somente se pode chegar proximo dependendo da afinidade espiritual envolvida. As vezes um casal se separa na velhice com a morte sem se terem verdadeiramente conhecidos. Ainda e' possivel que se conhecessemos pessoalmente alguem da rede ela nao expressaria as mesmas coisas que estariamos acostumados a ler. O homem nao pode ser definido pelo seu corpo fisico e essa capacidade pensante indivual, propria e' o espirito, ou seja, a pessoa verdadeira. A materia e' perecivel e o espirito e' eterno. Assim, o fato de "morrermos" nao significa que acabou a pessoa, apenas tudo continua de um outro lado do mundo terreno. Mas isso e' uma outra parte desse imenso assunto. O grande problema do homem e' procurar na materia a causa da nossa inteligencia e dos nossos sentimentos, que sao caracteristicas proprias de cada espirito. A tentativa de explicar que a variabilidade da inteligencia humana e' produto dos diversos tipos de corpos fisicos existentes, e' portanto, uma opcao erronea. A partir do conhecimento do espirito, vem o conhecimento moral do homem, que consegue perceber que nao importa que tipo de corpo fisico esteja a 30 cm do video e onde ele esta, se e' preto ou branco, se esta vestindo uma camisa de seda ou um pijama, se e' homem ou mulher e sim o que ele esta dizendo e que jamais se construira uma populacao que tenha os mesmos sentimentos e o mesmo nivel de inteligencia atraves do simples melhoramento genetico da raca humana. Desligamos o computador e voltamos ao nosso mundo terreno... franz QUEM FOI ALLAN KARDEC? Hyppolyte Leon Denizard Rivail. Este foi o nome civil de Allan Kardec. Nascido em 3/10/1804, em Lion, Franca. Fez ali seus primeiros estudos, completados em Yverdun (Suica), com o Professor Pestalozzi, de quem se tornou um dos seus mais eminentes discipulos, colaborador inteligente e dedicado. Aplicou-se na propaganda do sistema de educacao que exerceu tao grande influencia sobre a reforma nos estudos na Alemanha e Franca. Muitas vezes, quando Pestalozzi era chamado a outras cidades, confiava a Denizard Rivail a direcao da sua escola. Denizard foi linguista, conhecendo a fundo o alemao, ingles, italiano e espanhol, tendo tambem conhecimento do holandes. Alem disso, tinha maneiras distintas, humor jovial, era bom e obsequioso. Mais tarde fundou em Paris um instituto semelhante ao de Pestalozzi, tendo como socio um de seus tios. Casou-se em 6/2/1832 com Amelie Boudet. Poucos anos depois, seu tio perdeu grande soma de dinheiro no jogo, levando o Instituto a falencia. O restante de dinheiro que coube ao casal foi aplicado no comercio de um amigo, cuja falencia terminou com o dinheiro. Para superar esta fase ruim o casal lancou-se ao trabalho, sendo que Denizard encarregou-se da contabilidade de tres casas, e terminando o dia, escrevia a noite, gramaticas, aritimeticas, livros para estudos pedagogicos; traduzia obras inglesas e alemas e preparava os cursos de Levy-Alvares. Organizou tambem em sua casa cursos gratuitos de quimica, fisica, astronomia e anatomia, de 1835 a 1840. Em 1824 publicou, segundo o metodo Pestalozzi, o Curso pratico e teorico de aritimetica. Em 1828, Plano spresentado para melhoramento da instrucao publica, em 1831, Gramatica francesa classica, 1846 o Manual de exames para obtencao dos diplomas de capacidade, em 1848 o Catecismo gramatical da lingua francesa. Finalmente, em 1849, tornou- se professor no Liceu Polimatico, nas cadeiras de Fisiologia, Astronomia, Quimica e Fisica. Depois publicou uma obra, que resumia seus cursos: Ditados normais dos exames na Municipalidade e na Sorbone; Ditados especiais sobre dificuldades ortograficas. Essas diversas obras foram adotadas pela Universidade da Franca, o que proporcionou ao Denizard um modesta abastanca. Pode-se ver que seu nome era conhecido e respeitado, antes que imortalizasse o nome Allan Kardec. Foi em 1854 que o Sr. Rivail ouviu pela primeira vez falar nas mesas girantes, a principio do Sr. Fortier, com quem mantinha relacoes em razao dos seus estudos sobre magnetismo, que disse que mesas podiam nao apenas girar, mas tambem respondia perguntas. A essa afirmativa o Prof. respondeu que acreditaria quando o provassem que uma mesa tinha cerebro para pensar, nervos para sentir e que pode se tornar sonambula. Ate la, permita- me ver apenas uma fabula para provocar sono. Tal era o estado de espirito do Sr Rivail, nao negava a principio, mas pedindo provas e querendo observar para crer; tais nos devemos mostrar sempre no estudo dos fatos Espiritas. ----------------------------------------------------------------- Para escrever este resumo extrai trechos da biografia que Henri Sausse fez, publicada pela FEB no livro "O que e o Espiritismo". Jose Cid | jac14@po.cwru.edu Case Western Reserve University | Cleveland, Ohio, USA | ################################################################### GEAE 05/92 C O M E N T A R I O S 10/11/92 ################################################################### O espirita certamente ja nao pode mais ser visto como uma pessoa que apenas procura um conforto para um sofrimento proprio. Ele e' uma pessoa comum integrada na vida social, politica, profissional, etc do pais e do mundo, procurando tambem conhecer a si proprio. Nao se pode mais negar a seriedade dos estudos espiritas quando aqui mesmo no GEAE encontramos pessoas com as mais variadas e respeitadas profissoes como: fisicos, quimicos, biologos, astronomos, medicos, professores, estudantes, etc. No Brasil ja existe, a longo tempo, a Associacao Medico-Espirita, onde se busca usar uma medicina junto ao corpo fisico conhecendo as relacoes extra-corporeas do paciente. Certa vez ao matricularmos nossa filha em um colegio particular dirigidos por padres, tinhamos que preencher a que religiao pertenciamos. Ficamos preocupados em dizer que eramos espiritas com receio de que pudesse haver prejuizo em sua adaptacao ao ambiente escolar de alguma forma. Optamos em manter espiritas. Com o passar do tempo, viemos saber que a sua professora tambem era espirita e dava aulas de envagelizacao para criancas, aos domingos, em um grupo espirita da cidade. Raul Franzolin Neto ################################################################### GEAE 05/92 I N F O R M A C O E S 10/11/92 ################################################################### EDICOES ANTERIORES: Se voce estiver interessado em receber uma ou todas as edicoes anteriores do GEAE envie uma solicitacao para: GEAE - Jose Cid E.mail: jac14@po.cwru.edu ADESOES: Envie os seguintes dados para o GEAE: Nome: Endereco: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios ou textos diretamente para o GEAE. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE Coordenador: Raul Franzolin Neto E. mail: INTERNET: franzolin.1@osu.edu BITNET: franzolin.1@ohstmail ##############################################