Ano 16 Número 530 2007



15 de outubro de 2007
 

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, 
face a face, em todas as épocas da humanidade"

Allan Kardec



 ° EDITORIAL

Uma ínfima pitada de sal


       


 ° ARTIGOS

Artífice do progresso

Homenagem pelo nascimento de Allan Kardec

Kardec e a Fidelidade Doutrinária
   

 ° HISTÓRIA & PESQUISA

Cronologia Espírita


          Referências Bibliográficas
   

 ° QUESTÕES & COMENTÁRIOS

Estudando o Livro dos Espíritos
   

 ° PAINEL

Matéria sobre Yvonne Limoges no blog Espiritismo Comentado

15 Anos do Conselho Espírita Internacional   

Algumas comunidades espíritas no Orkut
Semana Espírita de Santo André


 ° EDITORIAL

Uma ínfima pitada de sal

Amigos,

Vocês provavelmente repararam que os últimos Boletins saíram um pouco atrasados e pulamos algumas datas de publicação. É uma fase passageira, como outras que já passamos nestes 15 anos de grupo. Como ocorre com a maioria dos amigos que leêm este texto, temos nossas atividades cotidianas, que parecem se acelerar nesse mundo globalizado, e boa parte do tempo é tomada pelos compromissos profissionais.

O mundo está mudando visivelmente. Não só o clima se transforma - li agora pouco uma notíca sobre a nova geografia do Ártico que surge como conseqüência do aquecimento global - mas também as pessoas e as instituições. Parece que há um desespero de se fazer sempre mais e agora. Ninguém mais parece ter paciência de esperar o correr do tempo, aquele que na voz dos poetas tudo resolve. Há uma busca incessante de superação constante do que foi atingido, muitas vezes sem se saber porquê. Como conseqüência vivemos todos em um ritmo inimaginável para nossos avós.

Algumas vezes fico lembrando do sábio que muitos séculos atrás questionou-se no "Eclesiástes" sobre a validade dos afazeres do homem frente ao fato de que somos transitórios neste mundo. Gerações vem e vão em árdua tarefa de aprendizado e aparentemente continuamos sem aprender a mesma lição. A lição de que, no fundo, tudo pertence a Deus e nosso papel aqui é o de dar bom uso ao empréstimo que ele nos fez.

Como espíritas não temos como nos furtar a viver nesse mundo. Nossa filosofia de vida não autoriza o alheamento das atividades sociais ou o afastamento do trabalho a pretexto de preparar-se para a vida eterna. Pelo contrário, o Espiritismo nos mostra que as circunstâncias em que estamos inseridos são abençoadas ferramentas de burilamento e que nos comprometemos a fazer o melhor quando nos preparamos para retornar ao plano material. A Doutrina também nos cobra sua vivência em tudo o que fazemos. Não há separação entre "ser espírita" quando está nas  
atividades doutrinárias e "não ser" fora delas. Se é espírita em tempo integral ou não se é.  Não que fiquemos apregoando seus princípios a todo momento, sem que sejamos solicitados, ou que nos coloquemos em comunicação com os espíritos em qualquer ambiente em que nos encontremos, mas sim que pautemos nossas ações por sua ética e que avaliemos as situações que se nos apresentam dentro das luzes que ela nos oferece.

A visão da vida que decorre da Doutrina Espírita é bastante consistente. Nós somos responsáveis por nosso destino, mesmo as circunstâncias boas ou más em que estamos decorrem de nossas ações. Até situações que parecem fatalidades, como o local de nascimento e as características que herdamos de nossos ancestrais, são cuidadosamente ajustadas à nossa situação particular no longo trajeto da evolução espiritual.

Por conta dessa visão, ao comentarmos que o mundo está mudando e em conseqüência nossas vidas estão mais corridas, não estamos nos lamentando. Estamos apenas constatando a existência de um desafio que precisamos superar. O desafio é sermos agentes da paz nesta situação, sermos elementos que, inseridos nesta sociedade em transformação deste início do século XXI, contribuamos para que a transformação seja para melhor. Jesus usou uma imagem muito interessante ao se referir ao papel de seus discípulos no mundo. Ele disse que são o "sal da terra".

Na época de Jesus não existiam aparelhos de refrigeração e muito menos os conservantes químicos que dispomos hoje. O sal era um elemento vital para dar sabor e conservar a comida, evitando que apodrecesse. Seus discípulos eram assim os que dariam sabor a vida espirtual da Terra e evitariam que ela apodrecesse nos descaminhos da falta de amor e da descrença no Reino dos Céus.

Sejamos portanto, como os primeiros discípulos do Homem de Nazaré, o sal da terra. Em todas as situações da vida, em todos os papéis sociais, em todos os momentos em que formos - de uma forma ou outra - chamados a participar desta sociedade em que vivemos pelo imperativo da reencarnação, ajamos como o Espiritismo nos ensina e seremos agentes de Deus na transformação pela qual a humanidade está passando.

Aproveitamos esta edição, cuja data ajustamos para 15 de outubro, para comemorar os quinze anos de existência do GEAE e entrar no décimo sexto ano de publicação do Boletim. Pensando na analogia que fizemos anteriormente, nos sentimos como uma pitada de sal sobre a Terra. Nada que possa ser comparado às generosas doses de sal fartamente espalhadas por nossos companheiros de ideal nas milhares de instituições espíritas por toda a Terra. Mas, frente às nossas limitações, nos sentimos imensamente felizes por sermos essa ínfima dose de sal. Estamos profundamente agradecidos a todos os amigos que recebem os Boletins e enviam textos para ele, pela oportunidade que nos proporcionam de estar com vocês neste trabalho. 

Muito Obrigado,

Carlos A. Iglesia Bernardo
Em nome do Conselho Editorial

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 ° ARTIGOS

Artífice do progresso

Redação do Momento Espírita


A vida na Terra não é perfeita.

Oscilações da economia com freqüência jogam por terra planos longamente acalentados.

O passar do tempo pouco a pouco dilapida o vigor físico.

Amigos e familiares desencarnam.

Por sua natureza material, a Terra é um local de transição.

Nela há certas vicissitudes inevitáveis, como a dor, a doença e a morte do corpo físico.

Esses fenômenos são comuns e até certo ponto aceitos com naturalidade.

O que possui o condão de tornar o viver terreno realmente áspero são as fissuras morais dos homens.

Fôssemos todos leais e bondosos e a vida na Terra seria um paraíso.

Mas por ora não é assim.

O egoísmo persiste forte nos corações humanos.

É ele que faz com que busquemos nossos interesses imediatos, despreocupados das tragédias e dores que causamos aos outros.

Com base nessa realidade, muitos acreditamos que a raça humana não tem jeito.

Achamos que tudo está mesmo perdido e procuramos nos envolver o mínimo possível no que ocorre a nossa volta.

Deixamos de votar, de nos indignar e de cobrar uma postura ética no comportamento político e social.

Esse gênero de comportamento não é novo.

No âmbito religioso, por séculos houve a tendência de candidatos à santificação retirarem-se do mundo.

Gastavam o tempo em cerimônias e preces, esquecidos das dificuldades dos que permaneciam envoltos nos afazeres mundanos.

A frase do Cristo, na qual ele diz que Seu Reino não é deste Mundo, costuma ser invocada como sustentáculo desse proceder.

Entretanto, Jesus jamais demonstrou desprezo pelo Mundo e por suas criaturas.

Enquanto aqui esteve, Ele se dedicou a educar e a curar os enfermos do corpo e da alma.

Em dada oportunidade, afirmou que Seus seguidores deveriam ser o sal da Terra e a luz do Mundo.

Esse enunciado certamente significa que o cristão precisa fazer a diferença.

Que ele deve agir para que o Mundo se converta em um local mais justo e fraterno.

Assim, não utilize os quadros chocantes da Terra como desculpa para cruzar os braços.

Pense que você tem um papel a cumprir no contexto em que está inserido.

Mire-se nos exemplos do Cristo e viva com muita correção.

Trabalhe, sirva, seja leal, indulgente e compreensivo.

Mas não enterre e nem esconda os seus talentos.

Saia de seu círculo mais restrito de relações e aja para que o Mundo se torne um lugar melhor.

Desenvolva ideais de elevação e pureza e os partilhe com o próximo.

Indigne-se com os desmandos da política e cobre reformas.

Sinta-se responsável pelo local em que vive.

Lentamente tudo se transforma e aprimora.

As leis humanas estão em constante aperfeiçoamento.

Certas práticas iníquas do passado, como o duelo e a escravidão, hoje não são mais admitidas.

Muitos de nós lutamos para que cada melhora ocorresse.

Reflita sobre isso e torne-se um artífice do progresso.

Você experimentará algumas dores e decepções ao se envolver em questões sociais.

Mas saberá que cumpriu a parte que lhe toca na construção de um mundo melhor.

No ocaso de sua vida terrena, quando tudo o mais se extinguir, a paz pelo dever bem cumprido persistirá em seu coração.

Pense nisso.

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Homenagem pelo Nascimento de Allan Kardec

Equipe Conhecimento Espírita


Caro(a) Companheiro(a)
DE IDEAL ESPÍRITA

A Equipe do Conhecimento Espírita traz hoje para os companheiros de Ideal Espírita, uma singela homenagem pela comemoração do Nascimento de Allan kardec (03/out/1804).

"Dessa forma, recordando o ínclito Codificador Allan Kardec, que abriu a cortina na Nova Era com o seu caráter invulgar de homem de bem, de erudição e de dignidade, nós, os espíritos-espíritas agradecemos a sua contribuição e valor, por haver sido o excelente instrumento do Mundo espiritual para a Humanidade no momento mais grave do pensamento histórico de todos os tempos" (Vianna de Carvalho/Divaldo Franco/Reconhecimento a Kardec, p.149)

SALVE KARDEC!

Sobre a Terra de sombra e de amargura
A treva espessa e triste se fizera.
A Ciência e a Fé nas asas da quimera
Mais se afundavam pela noite escura

A alma humana de então se desespera,
E eis que das luzes místicas da altura
Desce outra luz confortadora e pura,
De que o mundo infeliz se achava à espera.

E KARDEC recebe-a, sobre o abismo
Espalhando as lições do Espiritismo,
Em claridades de consolação.

Emissário da Luz e da Verdade,
Entrega ao coração da Humanidade
A Doutrina de Amor e Redenção.

Casimiro Cunha

OBRIGADO KARDEC, MUITO OBRIGADO!!!

A Todos os companheiros, fiquem com Deus!

Equipe Conhecimento Espírita
www.conhecimentoespirita.com.br
e-mail: atendimento@conhecimentoespirita.com.br
tel.: (21) 3291-7698

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Kardec e a Fidelidade Doutrinária

  Fernando A. Moreira
(Artigo publicado originalmente no "Reformador" de abril/2004)

Há, no corpo da Doutrina, um lastro de conceitos básicos, de caráter definitivo, e a substituição destes conceitos seria a desfiguração radical da Doutrina.” (Deolindo Amorim) (1)

Toda a orientação doutrinária e as verdades da Doutrina Espírita estão sustentadas pelos seus princípios básicos e quem os aceita, pode se dizer, vinculado a ela.

O Espiritismo é uma doutrina espiritualista de características próprias, e, como toda doutrina, tem princípios básicos, claramente definidos, pelos quais se norteia e nos quais apóia as verdades que proclama.” (1)

Neste sentido qualquer discordância, que não os fira, não se torna uma heresia, pois que, não temos dogmas e no dizer do eminente e saudoso cirurgião Edmundo Vasconcelos, “A verdade não tem rótulo, nem dono a quem prestar obediência e por ser luminosa é ela eterna, onde quer que possa aparecer, e quem a possuir no seu imo, deve proclamá-la e defende-la, mesmo que se levante contra ela, uma bíblia de verdades intocáveis.” (2)

Mesmo Kardec referindo-se a possessão, declarava que não havia possessos, sendo “possessão sinônima de subjugação”,(3) para mais tarde, evoluindo de verdade em verdade, retificar este conceito, presenteando-nos com sua sabedoria e sua humildade, ao afirmar: “temos dito que não havia possessos, no sentido vulgar do vocábulo, mas subjugados. Voltamos a esta asserção absoluta, porque agora nos é demonstrado, que pode haver verdadeira possessão (...)”.(4) (5) O não ficou separado do sim, por um período de cinco anos.

Lição de modéstia nos dá também Emmanuel, Espírito, ao declarar: “Quando eu me posicionar contra Kardec, fiquem com Kardec”.

Assim, pode ser que, às vezes, ao estudarmos uma obra de determinado autor, não concordemos com certo capítulo ou estudando todas elas, com definido livro, por acharmos que não esteja de acordo com a pureza doutrinária; isto não é motivo para que eliminemos, sumariamente, toda a obra ou todas as obras do referido autor; reservado, no entanto, é nosso direito, de não a recomendarmos, sem, porém, deixar de respeita-las.

O mesmo se dá para as citações bibliográficas; o fato de mencionarmos determinado trecho, não implica em dizer que concordemos com todo a obra ou todo o produto de um determinado autor; significa apenas que o segmento citado nos empolga e porque não somos plagiadores, o citamos. 

Assim, avaliando uma opinião, uma prática ou uma obra, para se saber se ela está em consonância com a Doutrina Espírita, é preciso estudar para conhecer; conhecer para discordar; discordar para confluir.

Apóia-se a Doutrina Espírita nos pilares de seus princípios básicos que são:

Deus

Inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.” (6)

Não um deus cruel, implacável e vingativo que deserda seus filhos condenando-os a penas eternas, imobilizando-os no mal e criando demônios para ajuda-lo nestas tarefas, mas sim um “Deus eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom”. (7)

Os véus que nos impedem de vê-Lo não estão perto dEle, mas bem próximos dos nossos olhos.

Bem-aventurados os puros do coração porque verão a Deus” (Jesus, Mateus 58)

Sobrevivência do Espírito

(...) a existência dos Espíritos não tem fim.” (8)

Deus nos criou Espíritos iguais, simples, ignorantes e imortais, nos dotando de livre arbítrio para alcançarmos todos, por nosso merecimento, a perfeição. Este é o paraíso da felicidade, não como o homem o imagina, o que é uma alegoria, mas onde se reunirão os Espíritos puros.

Acreditamos, pois, na vida depois da vida, na vida antes da vida e na vida entre as vidas.

Nos dando uma certeza disso, Jesus assim se pronunciou:

Em verdade vos digo que hoje estarás comigo no paraíso”. (Lucas 23: 43)
 
Comunicação entre os dois mundos-Mediunidade.

Resta agora a questão de se o Espírito pode comunicar-se com o homem, isto é, se pode com este trocar idéias. Por que não? Que é um homem senão um Espírito aprisionado num corpo? Por que não há de um Espírito livre se comunicar com um Espírito cativo, como o homem livre com o encarcerado?” (9)

Há um intercâmbio contínuo entre o mundo espiritual e o físico, entre os Espíritos encarnados e desencarnados, que se manifesta através da mediunidade. Todos os homens a possuem, embora uns mais ostensivamente que outros e a estes últimos chamamos médiuns.

Independente disso, no entanto, os Espíritos estão influindo mediunicamente e constantemente nos nossos pensamentos e ações, de acordo com a nossa sintonia e “muitas vezes são eles que nos dirigem.” (10)

Jesus, “médium de Deus”,(11) nosso modelo, nossa Estrela Guia, nos fez sentir os cintilos de sua mediunidade e nos exortou a pratica-la, sem nada pedir em troca:

Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expeli os demônios; daí de graça o que de graça recebestes”. (Mateus 10: 8)

Reencarnação-Pluralidade das existências corpóreas.

Depurando-se, a alma indubitavelmente experimenta uma transformação, mas para isso necessária lhe é a prova da vida corporal”. (12)

Para se adequar a um Deus infinitamente bom, justo e misericordioso, nada pode espelhar melhor a Justiça Divina que a reencarnação. No entanto, o processo de recorporificação não é punitivo, mas educativo, quando, depurando-se os Espíritos, por experiências lapidadoras sucessivas na carne, por condicionamento a Lei de Ação e Reação, alcançarão, todos, a felicidade, único objetivo para o qual nos criou nosso Pai Amoroso, o Senhor da Vida.

Embora possa evoluir no período de intermissão, na espiritualidade, as experiências na carne são indispensáveis para, por provas e expiações, purificar-se o Espírito. 

Como nos afiançou, Jesus:

Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo”. (João 3:1, 12)

Evolução-Pluralidade dos mundos habitados.

 “Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sempre, tal é a Lei”. (13)

Em toda Criação, nas leis imutáveis divinas, não existe a inércia; podemos perceber sempre o movimento e a evolução, tanto no micro, quanto no macro-cosmos.

Deus não seria pródigo a criar esta imensidão de astros inutilmente. Afinal, só na nossa Via Láctea existem 100 bilhões de estrelas, e no Universo visível, mais de um septilhão delas, trilhões de planetas, cada um com suas características de habitabilidade, conforme a evolução dos Espíritos, que variam ao infinito e evoluindo sempre, eles jamais serão contemplativos ou preguiçosos.

  Como nos asseverou Jesus:

Há muitas moradas na Casa do Pai”. (João 14:1-3)

Referindo-se ao sistema da alma material, em que o perispírito seria a própria alma, não havendo distinção entre ambas e que assim constituída, iria se depurando gradualmente por meio de transmigrações diversas, Kardec assim se pronunciou:
Este sistema não infirma qualquer dos princípios fundamentais da Doutrina Espírita, pois que nada altera em relação ao destino da alma; as condições de sua felicidade futura são as mesmas, formando a alma e o perispírito um todo, sob a denominação de Espírito. (...) a questão se reduz a tornar homogêneo o todo, em vez de considera-lo formado de duas partes distintas”.  (14)

 Prossegue ainda o mestre lionês, analisando o comportamento e a inclinação dos discordantes:

Semelhante opinião, restrita, aliás, mesmo que se achasse mais generalizada, não constituiria uma cisão entre os espíritas. Os que se decidissem formar, grupo à parte, por uma questão assim pueril, provariam, só com isso, que ligam mais importância ao acessório que ao principal e que se acham compelidos à desunião por Espíritos que não podem ser bons, visto que os bons Espíritos jamais insuflam a acrimônia, nem a cizânia”.

Embora aceitando aquela opinião, Kardec mostra que não a recomendava, completando, mais adiante, seu pensamento:

Julgamo-nos, entretanto, na obrigação de dizer algumas palavras a cerca dos fundamentos em que repousa a opinião dos que consideram distintos  alma e o perispírito. Ela se baseia no ensino dos Espíritos, que nunca divergiam a este respeito(...)”.

Assim, procuremos pelo menos, repetir Kardec, seguindo suas instruções.

Ele nos ensina que, cabe a nós espíritas frente a uma opinião divergente, que não fira os princípios fundamentais da Doutrina, não só aceita-la, mas respeita-la e acolhe-la, sem nos furtarmos da obrigação de esclarecer, para almejar confluir. Nos adverte ainda ele que, assim procedendo, estaremos nos libertando da ação maléfica de maus Espíritos que insuflam o amargor, a discórdia e os nossos comportamentos pueris. 

Agindo ainda assim, estaremos por certo colaborando com a nossa fidelidade e com eficiência, para o estabelecimento da pureza doutrinária, como também, para a alvura dos doutrinadores.

BIBLIOGRAFIA

(1)     BARBOSA, Pedro Franco. Espiritismo Básico. 3ª ed., RJ, FEB, 1987, pg. 129.
(2)     MOREIRA, Fernando Augusto. Ante o Evangelho, O CLARIM , SP, março/ 2000, pg. 5.
(3)     KARDEC, Allan. Revista Espírita, 1858, ed. Edicel, pg 278.
(4)     KARDEC, Allan. Revista Espírita, 1863,  ed. Edicel, pg.373.
(5)     MOREIRA, Fernando Augusto. A Possessão segundo Kardec. Revista Internacional de Espiritismo, SP, setembro/2001.
(6)     KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 68ª ed. ,RJ, FEB, 1987 perg. 1, pg.51.
(7)     KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 68ª ed. ,RJ, FEB, 1987, perg. 13, pg. 54
(8)     KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 68ª ed. ,RJ, FEB, 1987, perg. 83, pg. 82.
(9)     KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns, 46ª ed.  RJ, FEB, 1982, cap. I, item 5, pg.21.
(10)  KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 68ª ed. ,RJ, FEB, 1987, perg 459, pg. 246.
(11)  KARDEC, Allan. A Gênese. 22ª ed.,RJ, FEB, 1980, Cap. XV, item2, pg. 311.
(12)  KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 68ª ed. ,RJ, FEB, 1987, perg. 166, pg. 171.
(13)  Frase esculpida no frontispício do dólmen de Allan Kardec, no Cemitério de Père–Lachaise, França.
(14)  KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns, 46ª ed., RJ, FEB, 1982, cap. IV, item 50, pg. 65-66.

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Sites com artigos do autor:
www.ajornada.hpg.ig.com.br/colunistas/index.htm
www.universoespirita.org.br (clicar Textos, textos publicados; F ;Fernando Moreira)
www.ieja.org (clicar Bem-vindo; Espiritismo, Artigos, Fernando A. Moreira)
www.espirita.org.br.artigos/geae/jesus.htm
www.terraespiritual.org
gepenet.hpg.ig.com.br
                        
 ° HISTÓRIA & PESQUISA

(Seção em parceria com a "Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas")

Cronologia Espírita

(Compilação de datas significativas  para o Movimento Espírita iniciada no Boletim 505)


Lista de Eventos

1868

O ano de 1868 marca o início de um período onde o movimento espírita espanhol ganhará um grande impulso e se tornará um dos mais ativos da Europa. As mudanças políticas ocorridas nesse ano tiveram um grande impacto na sociedade espanhola abrindo caminho para uma maior liberdade de expressão e o desenvolvimento da cultura e da ciência. A partir desse ano surgem notícias de grupos espíritas bastante ativos e começa a divulgação da Doutrina através dos primeiros periódicos espíritas em espanhol.

Por essa época, a que se tornaria um dos maiores nomes do Espiritismo Espanhol, Amalia Domingo Soler, está vivendo em Madrid. Mudou-se para a capital buscando encontrar melhores condições de vida. Ela escreve poesias e costura, mas pelas dificuldades na visão sua vida se torna cada vez mais dificil. Sua autobiografia não traz datas precisas a respeito desse período de sua vida. Analisando-se as informações desta obra, o período mais dificil para ela deve ter sido entre 1868 e 1869, quando passou extrema penuria. Possivelmente foi por volta de 1870/1871 que ela viria a tomar contato com o Espiritismo, após um breve período em que frequentou a Igreja Evangélica. Na autobiografia há uma poesia, escrita em março de 1872, onde ela se refere ao conforto espiritual que sentiu quando ouviu um Pastor dois anos antes.

BEJARANO, 2000
BERNARDO, 2007
KARDEC, 1973
RODRIGUES, 2003
RODRIGUES, 2006
SOLER, 1990
WIKIPEDIA, 2007

6 de janeiro de 1868
Paris, França  

Publicação do livro "A Gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo" ("La genèse, les miracles et les prédictions selon le Spiritisme") de Allan Kardec.  Esse foi o último livro publicado por Kardec.

CHIBENI, 2003
KARDEC, 1973
WANTUIL e THIESEN, 1979

23 de fevereiro de 1868
Paris, França

Os Espíritos alertam Allan Kardec dos acontecimentos que se seguirão:

 "Ocupai-vos desde já com o trabalho que esboçastes sobre os meios de serdes um dia útil aos vossos irmãos em crença e servirdes à causa da Doutrina, porque é possível que os acontecimentos que vão se desenrolar não vos deixem tempo para a ele vos dedicardes.

 Esses mesmos acontecimentos trarão fases em que o pensamento humano poderá manifestar-se com absoluta liberdade. Nesses momentos, os cérebros em delírio, desprovidos de qualquer direção sadia, engendrarão enormidades tais que o anúncio da própria aparição da besta do Apocalipse não causaria espanto a ninguém e passaria despercebido. A imprensa vomitará todas as loucuras humanas, até esgotar as paixões que ela mesma provocou.

Tal época será favorável aos espíritas. Eles ganharão importância, prepararão seus materiais e suas armas. Ninguém pensará em incomoda-los, porque eles não perturbarão a ninguém. Serão os discípulos do Espírito, e os outros serão os discípulos da matéria." (mensagem de 23 de fevereriro de 1868, publicada em Obras Póstumas)

BERNARDO, 2000
KARDEC, 1973

Maio de 1868
Barcelona, Espanha

  
Lançada em Barcelona a "Revista Espiritista", órgão da Sociedad Barcelonesa Propagadora del Espiritismo. Ambas foram inicativas de José Maria Fernandez Colavida (1819-1888). Fernandez Colavida foi o primeiro tradutor das obras de Allan Kardec para o Espanhol e presidente de honra do Primeiro Congresso Espírita Internacional Espírita, realizado em Barcelona em 1888.

RODRIGUES, 2003

19 de setembro de 1868
Madrid, Espanha

As forças navais espanholas, com base em Cadiz se amotinam e dão início a revolução que ficou apelidada de "La Gloriosa". A revolução resultou no fim do reinado de Isabel II. A mudança política propiciou uma fase de maior liberdade de pensamento, onde o Espiritismo espanhol teve grande desenvolvimento. É interessante lembrar que foi durante o reinado de Isabel II que o Bispo de Barcelona promoveu o auto-de-fé onde foram queimadas as obras de Kardec (1861) e ocorreu o fechamento da Sociedad Espiritista de Cadiz (1855-1857) pelas autoridades civis.

BEJARANO, 2000
RODRIGUES, 2003
RODRIGUES, 2006
WIKIPEDIA, 2007

Novembro de 1868
Madrid, Espanha

A revista "El Criterio, Revista Quincenal Cientifica", publicada desde 1867, passa a se chamar "El Criterio Espiritista". A "Revue Spirite" de dezembro de 1868 registra que o nome havia sido proibido devido a um artigo da lei de imprensa espanhola que exigia a aprovação das autoridades eclesiásticas. Com a revolução esse artigo deixou de ter validade.

O periódico foi dirigido por Alverico Perón, pseudônimo de Enrique Pastor y Bedoya (1833-1897). Alverico Perón foi um dos pioneiros do Espiritismo espanhol e um de seus primeiros autores. Em 1861 lançou o opúsculo "Carta de un espiritista a D. Francisco de P. Canalejas" (Canalejas foi um acadêmico e filósofo espanhol do final do século XIX) e, em 1868,  "La formula del Espiritismo". Economista e literato, Alverico foi grande divulgador do Espiritismo em Madrid.

A partir de 1868, "El Criterio Espiritista" se tornou o órgão de divulgação da Sociedade Espiritista Espanhola, que também retomou suas atividades nesse ano após ter sido suspensa em 1865 por pressão das autoridades eclesiásticas. 

BEJARANO, 2000
KARDEC, 1973
RODRIGUES, 2003
RODRIGUES, 2006

1 de novembro de 1868

Paris, França  

Allan Kardec faz o célebre discurso de abertura da sessão comemorativa ao dia dos mortos, na Sociedade de Paris. Esse discurso constitue peça importante para a compreensão do que Kardec entendia por "religião", como encarava o papel desempenhado pelas "religiões", a sua visão da Doutrina Espírita dentro deste contexto e porque preferia não apresentar o Espiritismo como uma religião. O discurso foi publicado na "Revista Espirita" de dezembro de 1868.  

GEAE, 1998
KARDEC, 1973


Referências Bibliográficas


BEJARANO, M. M. Historia de La Filosofia en España hasta el siglo XX. Oviedo: Biblioteca Filosofía en Español, 2000 (In: Proyecto Filosofía en español. Disponível em: www.filosofia.org/aut/mmb/1927hfe.htm. Acesso em 11 de julho de 2006).

BERNARDO, Carlos Alberto Iglesia. Deus está no controle. In: GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS - Boletim 387. Publicado em 21 de março de 2000. Disponível em: www.geae.inf.br/pt/boletins/geae387.html. Último acesso em 17 de setembro de 2007.

______. Amalia Domingo Soler.  In: GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS - Biografias. Disponível em: www.geae.inf.br/pt/biografias/amalia-soler.php. Último acesso em 2 de outubro de 2007.

CHIBENI, Silvio Seno. Quadro dos Principais Fatos Referentes a Allan Kardec e às Origens do Espiritismo. In: GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS - Boletim 465. Publicado em 4 de novembro de 2003. Disponível em: www.geae.inf.br/pt/boletins/geae465.html. Último acesso em 17 de setembro de 2007.

GEAE. Apresentacao do texto "O Espiritismo e' uma Religiao ?". In: GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS - Boletim 277. Publicado em 27 de janeiro de 1998. Disponível em: www.geae.inf.br/pt/boletins/geae277.txt. Último acesso em 17 de setembro de 2007.

KARDEC, Allan. Obras Completas de Allan Kardec. Trad. Julio Abreu Filho. São Paulo: EDICEL, 1973.

RODRIGUEZ, Oscar M. Garcia. Origenes del Periodismo Espirita en España. Flama Espírita nº 109. Barcelona: Centre Barcelonés de Cultura Espírita, 2003. Disponível em: www.espiritismo.cc/modules.php?name=News&file=article&sid=125. Último acesso em 2 de outubro de 2007.

______. Biografía de Alverico Perón. Flama Espírita
122. Barcelona: Centre Barcelonés de Cultura Espírita, 2006. Disponível em: www.espiritnet.com.br/Flama/Ano2006/Flama04.pdf. Último acesso em 2 de outubro de 2007.

SOLER, Amalia Domingo. Memórias de una Mujer. Barcelona: Editora Amelia Boudet, 1990.

WANTUIL, Zêus; THIESEN, Francisco. Allan Kardec. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 1979
.

WIKIPEDIA. Revolución de 1868 .In: Wikipédia - A Enciclopédia Livre. Disponível em: es.wikipedia.org/wiki/Revoluci%C3%B3n_de_1868. Último acesso em 2 de outubro de 2007.

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 ° QUESTÕES & COMENTÁRIOS
Estudando o "Livro dos Espíritos"

Christiano Torchi

ESPAÇO UNIVERSAL

(Os textos transcritos[1] do "Livro dos Espíritos" estão em itálico, com as questões em negrito e as notas de Kardec entre aspas)

Dando seqüência ao estudo de “O Livro dos Espíritos” iniciaremos novo tópico denominado Espaço universal, ainda dentro do capítulo II (Elementos Gerais do Universo).
   
Antes de ler a pergunta 35 e a correspondente resposta, convém dar uma olhadinha nos comentários que fizemos sobre a questão n. 2. Nela, os Espíritos Superiores afirmaram que o infinito é “o que não tem começo nem fim: o desconhecido; tudo o que é desconhecido é infinito”. Este tema novamente é trazido à baila na questão n. 35, agora sob um enfoque específico: o espaço universal.
   
Alguém disse, alhures, que “o INFINITO é uma coisa tão grande quanto se queira”.
 
Consta que o eminente pesquisador espírita francês, engenheiro GABRIEL DELANNE (1857-1926) nasceu em lar espírita e, segundo seus biógrafos, teria sido, juntamente com LEON DENIS (1846-1927), o discípulo mais próximo de ALAN KARDEC (1804-1869).
 
No livro de sua autoria, denominado “O Fenômeno Espírita: testemunho dos sábios”, cap. 3, p. 101, DELANNE identificou o infinito como sendo “uma abstração puramente ideal, acima e abaixo do que é concebido pelos sentidos” (apud “O Espiritismo de A a Z”, ed. FEB, p. 256).
 
35 - O Espaço universal é infinito ou limitado?
Infinito. Supõe-no limitado: que haverá para lá de seus limites? Isto te confunde a razão, bem o sei; no entanto, a razão te diz que não pode ser de outro modo. O mesmo se dá com o infinito em todas as coisas. Não é na pequenina esfera em que vos achais que podereis compreendê-lo.
"Supondo-se um limite ao Espaço, por mais distante que a imaginação o coloque, a razão diz que além desse limite alguma coisa há e assim, gradativamente, até ao infinito, porquanto, embora essa alguma coisa fosse o vazio absoluto, ainda seria Espaço." (Allan Kardec)

36 - O vácuo absoluto existe em alguma parte no Espaço universal?
 
Não, não há o vácuo. O que te parece vazio está ocupado por matéria que te escapa aos sentidos e aos instrumentos.”  
 
A resposta negativa nos remete à revelação, pelos Espíritos Superiores, do FCU (Fluido Cósmico Universal), imperceptível aos nossos grosseiros sentidos e aos mais potentes instrumentos inventados pelo homem.
 
O FCU também recebe o nome de éter, na quinta obra básica “A Gênese”, como se vê no item 10 do cap. VI (As Leis e as Forças):
   
10. — Há um fluido etéreo que enche o espaço e penetra os corpos. Esse fluido é o éter ou matéria cósmica primitiva, geradora do mundo e dos seres. São-lhe inerentes as FORÇAS que presidiram às METAMORFOSES DA MATÉRIA, as leis IMUTÁVEIS e necessárias que regem o mundo. Essas múltiplas forças, indefinidamente variadas segundo as combinações da matéria, localizadas segundo as MASSAS, diversificadas em seus MODOS DE AÇÃO, segundo as CIRCUNSTÂNCIAS e os MEIOS, são conhecidas na Terra sob os nomes de gravidade, coesão, afinidade, atração, magnetismo, eletricidade ativa. Os movimentos vibratórios do agente são conhecidos sob os nomes de som, calor, luz, etc. (...)

Ora, assim como só há uma substância simples, primitiva, geradora de todos os corpos, mas diversificada em suas combinações, também TODAS ESSAS FORÇAS DEPENDEM DE UMA LEI UNIVERSAL DIVERSIFICADA EM SEUS EFEITOS e que, pelos desígnios eternos, foi soberanamente imposta à criação, para lhe imprimir HARMONIA e ESTABILIDADE.” (Destaques meus).
 
Deflui-se, do quanto exposto, que o FCU, encontrado em todo o Cosmos, preside a “grande lei da unidade” do Universo.
 
Não existe barreira para essa força, pois tal fluido interpenetra todos os corpos, sólidos ou não, preenchendo, inclusive, o espaço conhecido como vácuo, fora da atmosfera do nosso Planeta.
 
Finalizando estes modestos apontamentos, permito-me fazer fugaz reflexão sobre o ASPECTO TRÍPLICE DA DOUTRINA ESPÍRITA. Não há dúvida de que o conhecimento humano, na atualidade, luta para se desvencilhar das escolas materialistas, seguindo o inevitável caminho do progresso, que impulsiona os pesquisadores para as mais altas conquistas.
  
Como assevera Emmanuel, os enigmas profundos que cercam as ciências terrenas são os mais nobres apelos à realidade espiritual e ao exame das fontes divinas da existência (O Consolador, q. n. 2).
 
Nos últimos tempos, há muitas instituições e pessoas bem intencionadas, propugnando pela união entre a religião e a ciência. O próprio Kardec iniciou a construção de uma ponte entre estes dois segmentos, como se vê no cap. I, de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, sob o título “Aliança da ciência e da religião”, cuja leitura atenciosa recomendamos, com ênfase.
 
Graças a essa dicotomia entre a fé e razão, temos hoje os “doutores mortes” da vida, que defendem o extermínio de bebês deficientes e de idosos enfermos, conforme noticiado na Revista Eletrônica Veja on-line, de 24 de julho de 2002.
 
O Espiritismo, cuidando principalmente da natureza, da origem e do destino dos Epíritos, bem como de suas relações com o mundo corpóreo, não se detém simplesmente na análise empírica das coisas.
 
O estudo de assunto tão grave e tão complexo não dispensa a abordagem científica, filosófica e religiosa – aspectos muitas vezes entrelaçados –, o que empresta à Doutrina Espírita uma visão profunda, imparcial e ampla do seu objeto de investigação, projetando-a como um sublime campo de conhecimentos, como sói ocorrer com outros setores da atividade intelectual, que têm por escopo o aperfeiçoamento da humanidade.
 
Se analisarmos a Doutrina Espírita com desprezo dessa tríplice visão, fatalmente amesquinharemos a sua grandeza, o que muito contribuirá para que seja mal estudada, mal compreendida e mal vivenciada.
 
Apesar dessa enorme abrangência, a Doutrina Espírita tem condições de ser assimilada por qualquer pessoa, mesmo que não seja dotada de muita instrução. Para nossa reflexão, invocamos a memorável frase publicada no “Jornal Lavoura e Comércio”, de 2 de julho de 2002, p. B-3, mencionada na Revista “Reformador”, da FEB, de julho de 2002 (edição especial), atribuída ao médium Francisco Cândido Xavier, a personificação da humildade, da bondade e da sabedoria:
 
Não sou homem de ciência... Respeito profundamente os homens de ciência, mas sou um homem de fé. Nada sei do átomo e do Cosmo... Sei que precisamos de Deus no coração, pois, caso contrário, vamos incendiar a Terra...
  
Tudo vai depender da habilidade pedagógica dos divulgadores encarnados, que são os grandes responsáveis pela multiplicação adequada e eficiente da mensagem espírita, em concurso com os Espíritos superiores, que sempre se comunicam de maneira clara e objetiva, por mais complexo seja o tema.
  
________________________

 
Quando estas questões foram discutidas no grupo de estudos pela Internet, o Alexandre Fontes da Fonseca, que é Fisico, nos enviou os seguintes comentários:

"Oi Christiano,

Um comentário à questão 36. A ciência já reconhece (e a um bom tempo já) que o Universo não contém simplesmente "vazio". Além da existência de radiação (luz e ondas eletromagnéticas de diversas frequências), temos o que os cientistas chamam de raios cósmicos que abrange também, dentre outras coisas que eu mesmo não sei, diversos tipos de partículas a viajarem a altíssimas velocidades como por exemplo o neutrino. Bilhões de neutrinos atravessam o planeta Terra (incluindo nosso corpo) sem fazer nenhum tipo de "cócegas", como se fossemos totalmente "transparentes" a esse tipo de partícula. E, sendo um tipo de partícula elementar, é matéria. Assim, a resposta dos Espíritos à questão 36 adianta quase um século os resultados de pesquisas como a descoberta do neutrino.

Isso sem contar com a recente (de poucas décadas para cá) descoberta de que o nosso Universo é formado por um tipo de matéria "diferente" batizada de matéria escura e mais recente ainda (menos de uma década para cá), a descoberta de um tipo de "energia" (ainda não se sabe direito o que é) que está promovendo uma aceleração na expansão do Universo, energia essa batizada de "energia escura" ou "quintessência".

Para quem se interessar, eu já escrevi duas matérias espíritas sobre essas duas "coisas" novas presentes no universo, discutindo suas possiveis relações com o FU ou com os fluidos espirituais.

Os links para elas são:


Um abraço,
Alexandre
 
________________________
Notas do GEAE
 
[1] - Os trechos do "Livro dos Espíritos" foram transcritos da edição da Federação Espírita Brasileira. Essa edição está disponível para download no endereço www.febnet.org.br/file/135.pdf

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° PAINEL

Matéria sobre Yvonne Limoges no blog Espiritismo Comentado


Amigos,

O Espiritismo Comentado (www.espiritismocomentado.blogspot.com) foi atualizado. Há uma matéria sobre Yvonne Limoges, uma espírita norte americana da Flórida, informações sobre a Universo Espírita deste mês (que traz uma resenha nossa sobre o livro de Pedro Camilo) e algumas informações e links para a Revista de Psiquiatria Clínica, edição suplementar, sobre Espiritualismo e Saúde Mental. Vale a pena conferir a autobiografia de Ian Stevenson.

Um abraço

Jáder Sampaio

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15 Anos do Conselho Espírita Internacional

O Conselho Espírita Internacional, fundado há 15 anos durante evento na Espanha, vem executando um trabalho de estímulo à difusão do Espiritismo, à união dos espíritas e unificação das instituições e à preparação de trabalhadores espíritas.

Com o Congresso Mundial de Espiritismo, programado para Cartagena, concretiza-se o quinto evento mundial realizado a cada três anos. O Congresso anterior e o atual caracterizam-se pelos temas centrais destacarem as Obras do Codificador em celebrações, respectivamente, do
Bicentenário do nascimento de Kardec e do Sesquicentenário de publicação de O Livro dos Espíritos.

O CEI alcança sua adolescência, firmando-se com o apoio de entidades organizadas que representam 32 países!

Por oportuno, é interessante transcrição parcial da opinião de Divaldo Pereira Franco sobre a efeméride do CEI:

Em ocasião muito feliz foi criado o Conselho Espírita Internacional (CEI), que vem reunindo as instituições espíritas em uma saudável unificação de propósitos com o objetivo de evitar-se movimentos nacionalistas com características estranhas à Codificação, alterações e enxertos personalistas que lhe modificariam a estrutura.  Graças a essa providencial realização, os Congressos Mundiais, que resultam dos Encontros freqüentes, nos diferentes países, oferecem uma paisagem harmônica dos conteúdos doutrinários, firmando-se compromissos de fidelidade e respeito à Codificação, que é a linha mestra e o piloti de segurança da Doutrina”.  (Resposta extraída de entrevista publicada em Reformador, outubro de 2007 - pags. 11 e 13)

Assessoria de Comunicações do CEI
Editorial do "BOLETIM INFORMATIVO CEI" - 3º Trimestre 2007

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Algumas Comunidades Espíritas no Orkut

PSICOLOGIA ESPÍRITA
(www.orkut.com/Community.aspx?cmm=38249293)

"O objetivo desta comunidade é difundir as teorias e terapêuticas psicológicas transmitida pelo espírito "Joanna de Ângelis" através do médium Divaldo Pereira Franco. Os doze livros da série de um modo geral buscam ampliar, atualizar e redimensionar o conhecimento já existente. Acredito na necessidade da divulgação e contribuição ESPÍRITA na área psicológica junto às universidades, influenciando na formação dos futuros psicólogos. Para áqueles que já atuam, estes conhecimentos ampliam as possibilidades de soluções dos muitos problemas que ainda são incognitas nas pesquisas de metodologia clássica. Médicos, terapeutas, profissionais da área biomédica, colaboradores de casas espíritas que atuam nas diversas funções de acolhimento, podem se beneficiar grandemente com tais conhecimentos. Participe!"


PEDAGOGIA ESPÍRITA
(www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2017201)

"O espiritismo, segundo Allan Kardec, pretende ser ao mesmo tempo uma ciência, que demonstra através do estudo empírico dos fenômenos mediúnicos a existência dos espíritos e sua atuação sobre o mundo; uma filosofia, que propõe uma cosmovisão evolucionista e reencarnacionista; e uma religião, sem dogmas, rituais e sacerdócio organizado, que faz uma releitura do cristianismo e prega uma prática religiosa centrada na moral e na ligação direta do homem com Deus. Nas palavras de Dora Incontri, para além dessas três dimensões, ou como resultante de todas elas, o espiritismo tem um caráter eminentemente pedagógico. Não só porque Allan Kardec, tenha sido um grande educador, seguidor de Pestalozzi, mas porque o cerne da filosofia espírita é uma proposta de educação do espírito. Essa comunidade destina-se aqueles que tem interesse na Pedagogia Espirita, em sua contrução teórica e prática. Venha participar!"

SEMEANDO SABER
(www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=8285921352086176521&pid=1)

"O objetivo dessa comunidade é informar sobre eventos espíritas, na região do ABCDMR, (Santo André, São Bernardo , São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires). Podem e devem ser divulgados: Palestras, Cursos, Seminários, Teatro, Encontros, Feiras de Livros e Eventos Beneficentes. Nos "FÓRUNS" estarei colocando as mensagens do Livro: “Vigiai e orai” de Carlos Alberto Baccelli / Irmão José. “A Maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo, é a sua divulgação” (Emmanuel). Sejam bem vindos a esta comunidade- PRÓXIMO GRANDE EVENTO: A 56ª SEMANA ESPÍRITA DE SANTO ANDRÉ, será realizada de 21 a 28 de outubro de 2007, no Parque Regional Prefeito Celso Daniel, (Av. D.Pedro II, 940 - antigo Duque de Caxias) no Ginásio de Esportes que possui capacidade para mais de 2.000 pessoas. Maiores informações fones: (011) 4451 2773/ 4971 6392 e 4451 7136"

USE Municipal de Santo André
(www.orkut.com/Community.aspx?cmm=23075421)

"USE - significa UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS. Existem no Brasil várias USEs., ou seja: USEs Estaduais, Regionais, Municipais, etc. As USEs não são Centros Espíritas, possuem uma função que vai além.. que é unir os Centros Espíritas, realizar trabalhos que por sua natureza não podem ser realizados isoladamente pelas casas espíritas. Para tal possuem um planejamento de suas atividades, que é acompanhado por todos os órgãos agregados. Nossa USE é bastante ativa, através de voluntários abnegados vamos nos esforçando em difundir o Espiritismo no seu tríplice aspecto: religioso, filosófico e científico, promovendo eventos, campanhas, cursos de formação e muito mais... Se você é da nossa região ou simplesmente simpatizante do movimento espírita, seja bem vindo(a) a essa comunidade. Estamos aqui simplesmente para somar, fazer amizades, trocar experiências, dar dicas sobre eventos, livros, filmes tudo que possa promover o BEM."

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Semana Espírita de Santo André

Clinica Psicologica Integrare

A 56ª SEMANA ESPÍRITA DE SANTO ANDRÉ, será realizada de 21 a 28 de outubro de 2007, no Parque Regional Prefeito Celso Daniel, (Av. D.Pedro II, 940 - antigo Duque de Caxias) no Ginásio de Esportes que possui capacidade para mais de 2.000 pessoas. O importante evento anual, contará com a presença de renomados palestrantes espíritas, atrações musicais, venda de livros, painéis, presença de autoridades representativas da região e um ambiente fraternal de encontros entre as entidades e reflexão sobre a questão da unificação. Participe, colabore. Antes desta data outros eventos acontecerão com a finalidade de angariar fundos para a concretização deste evento, fique atendo e seja um colaborador... Toda organização desse evento é da UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DE SANTO ANDRÉ.

Outras informações: (11) 4451-2773 / 4971-6392 / 4451-7136.
Nós vemos lá...

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GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS
 
O Boletim GEAE é distribuido por e-mail aos participantes do Grupo de Estudos Avançados Espíritas
Inscrição pelo site do GEAE

O Cancelamento pode ser feito pelo site do GEAE ou por e-mail a editor@geae.inf.br

Informações Gerais - www.geae.inf.br/pt/faq
Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
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