Ano 15 Número 522 2007



30 de Abril de 2007
 

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, 
face a face,
em todas as épocas da humanidade"

Allan Kardec



 ° EDITORIAL

Retornando a publicação do Boletim


      


 ° ARTIGOS

Aniversário de 150 anos do Livro dos Espíritos: Como Comemorar?

Livre des Esprits




 ° HISTÓRIA & PESQUISA

Cronologia Espírita






 ° QUESTÕES & COMENTÁRIOS

Estudando o Livro dos Espíritos




 ° PAINEL

Conferência de Divaldo Pereira Franco na Austrália


Primeiro Congresso de Medicina e Espiritualidade em Londres - UK

Novos endereço e diretoria do Spiritist Group of Brighton - UK





 ° EDITORIAL

Retornando a Publicação do Boletim
Amigos,
 
Depois de uma breve pausa estamos retomando a publicação do Boletim GEAE. A pausa teve várias causas entre elas algumas mudanças na rotina de vida dos editores e outras técnicas. Tivemos que adaptar o processo de inscrição e distribuição do Boletim para adequá-lo aos novos padrões de listas de distribuição. A nova página de inscrição permite que tenhamos um melhor controle da lista de distribuição do Boletim e evita que spams seja erroneamente confundidos com pedidos de inscrição. Também garante que o pedido não foi feito por engano, ao se clicar acidentalmente no link de inscrição da página do GEAE.
 
O trabalho de editar e distribuir os Boletins nos traz muita alegria. É gratificante participar da troca de idéias, de conhecer outros pontos de vista e modos de pensar. Mais gratificante ainda é quando podemos ajudar a esclarecer uma duvida, a trazer alguma luz a uma questão dificil, a fazer que com o diálogo se torne produtivo e aproxime as pessoas. Longe de nós acharmos que nossa contribuição seja grande, conhecemos nossas limitações e sabemos que procuramos acender pequena vela em contribuição a todos aqueles amigos do Movimento Espírita que mantém verdadeiros fachos de luz a iluminar as consciências.
 
Nunca o mundo esteve tão carente de luz e nunca antes teve tanta luz a disposição. Por todo o lado os mensageiros do alto buscam chamar a humanidade para a renovação necessária. Não somente de dentro das religiões e filosofias partem estes chamados, por todo o lado se organizam movimentos pela paz, pela consciência ecológica, pelos direitos dos mais fracos. Se os noticiários parecem repletos de más notícias, de guerras e de rumores de guerras, de abominações de todo o tipo, até mesmo onde não se esperaria que elas estivessem, é porque estamos em um mundo em transição. É um momento onde unen-se o velho e o novo, onde o ser é livre para escolher entre libertar-se ou continuar preso na ignorância, onde as paixões se acirram porque inconscientemente todos sabem que a adolescência da humanidade está terminando e é hora de amadurecer.
 
Por tudo isso, por acreditarmos que nossa pequena vela pode ser de alguma forma útil, no minimo para nós mesmos, tão carentes de luz quanto quaisquer de nossos irmãos de humanidade, que retornamos e procuramos seguir nosso trabalho. Retornamos agora em abril, com nossa homenagem ao mestre ilustre cujas lições almejamos aprender, Allan Kardec.
 
 Que a Paz de Deus esteja com todos,
 Os Editores

Índice

 ° ARTIGOS

Aniversário de 150 anos do Livro dos Espíritos: Como Comemorar?

Alexandre Fontes da Fonseca - Brotas, São Paulo
 
Aos 18 de Abril de 1857, Allan Kardec publicou a 1ª Edição de O Livro dos Espíritos. Essa data será comemorada com uma satisfação muita grata a todos os espíritas, especialmente porque vemos as idéias espíritas se espalhando por todo o mundo e através de todos os meios de comunicação. Na edição de Março de 2007 de O Idealista, vemos na capa a divulgação de um dos eventos comemorativos do sesquicentenário do Livro dos Espíritos, onde nosso irmão Divaldo P. Franco também vai comemorar 60 anos de trabalhos ininterruptos dedicados à oratória e à divulgação espíritas.
     
A nossa sociedade costuma homenagear grandes feitos, atos heróicos, datas especiais para a Nação, etc. Geralmente, determina-se feriado nacional, estadual ou municipal nessas datas e as pessoas organizam festejos em que pessoas e acontecimentos são lembrados, elogiados e honrados pelo público. No caso do aniversário da publicação do Livro dos Espíritos, como devemos comemorar? Com a palavra o próprio Codificador em matéria publicada na Revista Espírita de Junho de 1869 [1]. Extraímos alguns trechos:

“Há entre todos os homens do mundo moderno um costume digno de elogio, sem a menor dúvida, e que pela própria força das coisas, logo se verá transformado em norma. Quero vos falar dos ANIVERSÁRIOS e dos CENTENÁRIOS! (...)

Uma data célebre na História da Humanidade, seja por uma conquista gloriosa do espírito humano, seja pelo nascimento ou morte de benfeitores ilustres, (...), vem cada ano lembrar a todos, que somente os que trabalham para melhorar a sorte de seus irmãos têm direito a todo o respeito e a toda veneração. (...) é com profunda emoção que são recordados os que procuraram, através de meios pacíficos, superar as barreiras que separam as nações. Isso é bom e é digno, MAS SERÁ SUFICIENTE?

Povo: a admiração, o respeito, a simpatia comovem o teu coração, animam o teu espírito, excitam a tua coragem, MAS É NECESSÁRIO AINDA MAIS. É necessário que a emoção que experimentamos ENCONTRE RESSONÂNCIA entre todos os grandes Espíritos que assistem, invisíveis e enternecidos, à evocação de suas generosas ações; é necessário que eles reconheçam DISCÍPULOS e ÊMULOS[2] entre os que fazem reviver o seu passado.  Lembrai-vos: a lembrança do coração é o selo dos Espíritos progressistas, chamodos ao batismo da regeneração! Mas PROVAI COMPREENDER o devotamento de vossos heróis prediletos, AGINDO COMO ELES, (...), para adquirir ou fazer que adquiram, aqueles que vos cercam, os princípios de liberdade, de solidariedade e tolerância, que constituem a única legislação dos Universos.” (Grifos em maiúsculas, nossos).
 
Essas palavras de Kardec são a mais pura expressão do nosso dever perante o momento que estamos vivendo de comemoração do sesquicentenário de publicação do Livro dos Espíritos!

Não é suficiente elogiar, recordar, honrar com nossa presença os eventos comemorativos do Livro dos Espíritos!

Não é suficiente a admiração, o respeito, a simpatia pelo Espiritismo e por Allan Kardec!

Kardec disse: “É necessário ainda mais”!! É necessário que nossos mais profundos sentimentos tenham “ressonância”, isto é, tenham forte sintonia com os grandes Espíritos que, no caso da presente comemoração, foram aqueles que trouxeram a mensagem da Doutrina Espírita. Kardec diz mais: ele diz COMO podemos adquirir essa ressonância ou sintonia com esses Espíritos (incluindo o próprio Codificador):

É necessário que nos tornemos DISCÍPULOS e ÊMULOS dos bons Espíritos! O que é ser um DISCÍPULO? Ser discípulo é procurar estudar, praticar e viver os ensinamentos do mestre. No caso, o mestre está representado pela Doutrina Espírita. O que é ser um ÊMULO? Êmulo é aquele que de tanto se esforçar se torna um competidor ou rival. Em nosso caso, essa palavra foi dita no bom sentido de nos tornarmos cada vez mais cristãos, não competindo “contra” o próximo, mas “a favor” dele; não sendo rival para vencer “sobre” os outros, mas para vencer espiritualmente “com” os outros. Ser um êmulo é buscar nos igualar aos nossos mestres e, em nosso caso, Kardec quis dizer que devemos através do esforço nos igualar a ele e a todos os bons Espíritos para que tenhamos a maior das vitórias que é sobre nós mesmos. Percebem a grandeza e a humildade de Kardec? Kardec não se satisfaz em ser o Codificador, eternamente em posição de destaque, mas deseja sinceramente que nós cresçamos até ele e até o estágio dos bons Espíritos, para estarmos próximos! Não é isso que Jesus espera de nós?

Então, devemos provar nosso devotamento ao Espiritismo, à causa espírita e ao Evangelho, nos tornando discípulos e êmulos da Doutrina Espírita! E isso somente ocorrerá quando nós realmente buscarmos a nossa REFORMA ÍNTIMA!

E isso deve ocorrer não para nosso deleite pessoal, mas para que ajudemos os que nos cercam a adquirir os princípios de liberdade, solidariedade e tolerância necessários para que se faça presente a verdadeira paz.

Portanto, espíritas, irmãos, comemoremos o aniversário do Livro dos Espíritos, mas honremo-lo, buscando, cada vez mais, estudá-lo e praticá-lo. Façamos nossas as palavras do irmão Bezerra de Menezes [3]:

“Jesus, meus amigos, é mais do que um símbolo. É uma realidade em nossa existência. Não é apenas um ser que transitou da manjedoura à cruz, mas o exemplo, cuja vida se transformou num Evangelho de feitos, chamando por nós. Necessário, em razão disso, APROFUNDAR O PENSAMENTO na Obra de Allan Kardec PARA PODER VIVER Jesus em toda a plenitude.” (Grifos em maiúsculas, nossos).

A orientação está dada por Bezerra: estudar e aprofundar Kardec, para podermos aprender a sermos cristãos.

Bibliografia

[1] A. Kardec, “Os Aniversários”, Revista Espírita 6, Edicel, Junho pp. 195-197 (1869).
[2] Êmulo significa “competidor, rival” no sentido de “emular” ou buscar igualar ou superar outrem. Retirado de Minidicionário Aurélio.
[3] B. de Menezes, “Unificação Paulatina, união imediata, trabalho incessante...”, Psicofonia de Divaldo P. Franco, Reformador Fevereiro (1976).

Índice

Livre des Esprits

Raul Franzolin Neto - Pirassunga, São Paulo

Estamos no mês de abril de 2007. Comemorações no meio espírita estão acontecendo neste ano assim como no plano espiritual. O Brasil é o maior país espírita e foi designado pela Providência Divina para disseminar a Boa Nova pelo planeta Terra. E dia a dia vai cumprindo o seu relevante papel. A demonstração de elevação espiritual do Brasil aparece nas coisas nobres. A nobreza pode ser visualizada na solidariedade e fraternidade do povo brasileiro. Por incrível que pareça é forte o sentimento de preocupação com a natureza e a preservação do planeta como exemplo de grandeza de pensamento em meio a um ambiente de desigualdade social com muita pobreza, deficiência educacional, falta de infraestrutura e vasta quantidade de rios, florestas com fauna e flora invejáveis. O que estão fazendo os países ricos responsáveis em grande parte da poluição com aquecimento global e da ameaça da extinção da vida no planeta? A conscientização está em cada espírito que reencarna na Terra. Quanto maior for a concentração dessas pessoas no país, maior é a sua influência no mundo. O exemplo de solidariedade aparece no tratamento e controle da AIDS, no aperfeiçoamento da democracia com respeito e responsabilidade sem convulsões sociais, na visão geral do país como integração no mundo e de muitas outras formas de espiritualidade surgem constantemente. No meio espírita também se pratica a caridade e fraternidade no atendimento voluntário em hospitais, creches, asilos, abrigos e albergues, editoras e livrarias, casas espíritas, etc.

Evidentemente há o individualismo doentio e inferior gerando violência que aterroriza a todos causando espanto e indignação divulgados pelos meios de comunicação de massa. Onde está a Providência Divina para eliminar a violência e a pobreza? Muitos questionam e entendem que a violência cresce dia a dia. Essa visão está equivocada. Não estamos abandonados ao acaso. Todo efeito tem a sua causa e Deus através de suas leis sabe controlar perfeitamente os efeitos permitindo a continuidade da vida e o equilíbrio no universo. Os desajustados do caminho do bem responderão pelos seus atos irresponsáveis.

A doutrina espírita desceu à Terra como marco da Boa Nova no continente europeu, especificamente na França. O ponto inicial foi a publicação de “Livre des Esprits par Allan Kardec publié le 18 Avril 1857 a Paris”; O Livro dos Espíritos por Allan Kardec publicado em 18 de abril de 1857. Foi um trabalho meticuloso, dedicado e desenvolvido com muita seriedade e responsabilidade o que garantiu, após esses 150 anos, um lugar de destaque na vida de milhões e milhões de pessoas. O livro foi todo construído sob orientação do plano Espiritual Maior, tendo à frente o Espírito denominado “A Verdade”. Kardec na condição de coordenador trabalhou constantemente durante quinze meses ininterruptos na ordenação lógica e estrutural de questões devidamente preparadas, desde as mais simples e dogmáticas às mais complexas e sérias que foram respondidas pelos diversos Espíritos através da mediunidade de vários médiuns. Após inúmeras revisões o livro foi publicado com muitas dificuldades e preconceitos da época e que perduram até os dias de hoje.

Qual a real significância do espiritismo para humanidade? Busquemos respostas na Bíblia: “Disse-vos estas coisas em parábolas. Hora virá em que não vos falarei mais em parábolas” Jo,16:25; “Tenho ainda muita coisa a dizer-vos, mas não podeis suportá-las agora. Pedirei a Deus, e o Pai vos enviará outro Paráclito: O Espírito Verdade” Jo, 16:12,13;14:16,17; “Quando esse Espírito Verdade vier, Ele vos ensinará todas as coisa; Ele vos lembrará as que Eu vos disse. Ele vos ensinará toda a Verdade” Jo,16:13,26.

O berço da filosofia, ciência e religião espírita foi a França, mas foi no Brasil que o espiritismo definitivamente se estabeleceu como o “Coração do Mundo e Pátria do Evangelho”. Aqui nasceu e viveu o iluminado médium Chico Xavier, exemplo de humildade e verdadeira caridade humana. Várias edições comemorativas do Livro dos Espíritos estão sendo disponibilizadas servindo de bênçãos do céu e abrindo o véu da ignorância espiritual. Você já leu e estudou esse livro? A oportunidade está em suas mãos...

Índice

° HISTÓRIA & PESQUISA

(Seção em parceria com a "Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas")

Cronologia Espírita

(Compilação de datas siginificativas para o Movimento Espirita iniciada no Boletim 505)

Segundo Capítulo

1857 - 1869 A Época da Codificação Espírita


Complemento à Biografia de Robert D. Owen, Antonio Leite, EUA

Ola Carlos,

Como curiosidade, e a propósito da biografia do Dale Owen, veja o que consta do prefácio do famoso livro Footfalls..., segunda nota. Bem que a FEB deveria ter publicado este também em Português.

Note 2: The author is a formerly member of Congress, and American Minister to Naples. One of his books entitled The Debatable Land Between This World and the Next was translated into Portuguese and published by FEB - Brazilian Spiritist Federation with the title of Região Em Litígio Entre Este Mundo e o Outro. His first approach to the matter of Spiritual Manifestations was a skeptical one, which in fact he had regarded as a delusion.[1]

Trechos do préfacio do Livro Footfalls on the Boundary of Another World: “To an excellent friend and former colleague, the Viscount de St. Amaro, Brazilian Minister at Napoles, I shall ever remain debtor for having first won my serious attention to phenomena of a magneto-psychological character and to the study of analogous subjects. It was in his apartment, on the 4th of March, 1856, and in presence of himself and his lady, together with a member of the royal family of Napoles, that I witnessed for the first time, with mingled feelings of surprise and incredulity, certain physical movements apparently without material agency.” … “Gradually I became convinced that what by many have been regarded as new and unexampled phenomena are but modern phases of what has ever existed. And I ultimately reached the conclusion that, in order to a proper understanding of much that has excited and perplexed the public mind under the name of Spiritual Manifestations, historical research should precede every other inquiry, - that we ought to look throughout the past for classes of phenomena, and seek to arrange these, each in its proper niche. … A record of such phenomena, carefully selected and authenticated, constitutes the staple of the present volume.[2]

Antonio Leite
_____________________

Tradução das Notas

[1] - O autor foi membro do Congresso Americano e embaixador em Nápoles (na época capital do Reino das Duas Sicilias). Um de seus livros, "Debatable Land Between This World and the Next" foi traduzido para o português e publicado pela FEB (Federação Espírita Brasileira) com o título "Região em litígio entre este mundo e o outro". Seu primeiro contato com a questão das manifestações espírituais foi como cético, elas as considerava como uma ilusão.

[2] - É a um excelente amigo e antigo colega, o Visconde de Santo Amaro, embaixador brasileiro em Nápoles, que serei sempre devedor de ter pela primeira vez me chamado a atenção de forma séria para os fenômenos psiquicos e magnéticos e ao estudo do assunto.


Índice

 ° QUESTÕES & COMENTÁRIOS

Estudando o Livro dos Espíritos

Christiano Torchi
Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Em 18.04.2007, completou-se 150 (cento e cinqüenta) anos do lançamento de O Livro dos Espíritos. Mais do que uma simples efeméride do calendário humano, este evento reveste-se de significado especial para os habitantes do Planeta Terra, pois representa o cumprimento da promessa de Jesus para a Humanidade, quanto ao envio do Consolador[1], materializado no conjunto de princípios preconizados pelo Espiritismo.

Afinados com o momento que passa e conscientes da necessidade do estudo metódico e permanente dessa obra monumental, os amigos do GEAE - Grupo de Estudos Avançados Espíritas convidaram-nos para desenvolver na seção Questões e Comentários do Boletim estudos sobre O Livro dos Espíritos.

Trata-se de uma louvável iniciativa, porquanto o Livro dos Espíritos é ferramenta indispensável à correta apreensão dos postulados espíritas, cujo estudo se recomenda seja feito em primeiro lugar, conforme orientação do próprio Codificador na introdução de O Livro dos Médiuns[2], recomendação indicada, aliás, não somente aos neófitos, como também a qualquer pessoa, visto que O Livro dos Espíritos contém a base fundamental teórica do Espiritismo.

Utilizando o método maiêutico[3] de Sócrates, na busca da verdade, KARDEC proporciona respostas a questionamentos antigos da humanidade, tais como: quem somos, de onde viemos, para onde vamos e qual o objetivo de nossa encarnação na Terra.

Dotado de uma introdução filosófica consistente, é dividido em 4 (quatro) partes: das causas primárias (desenvolvidas na quinta obra básica, A Gênese, que aborda o aspecto científico); do mundo espírita ou mundo dos Espíritos (desenvolvido na segunda obra básica, O Livro dos Médiuns, que trata da do aspecto da prática espírita, a mediunidade com Jesus); das leis morais (desenvolvidas na terceira obra básica, O Evangelho Segundo o Espiritismo, que aborda as questões morais sobre as quais convergem todos o segmentos religiosos); e das esperanças e consolações (desenvolvidas na quarta obra básica, O Céu e o Inferno, que aprofunda o estudo sobre a Justiça Divina, mostrando que o céu e o inferno são construções mentais de cada um).

Seu conteúdo, além de profundamente racional, inspira no homem e na mulher a busca do aprimoramento espiritual constante, que é a chave para a descoberta de si mesmo e da conquista da paz interior. Portanto, estudá-lo, divulgá-lo e vivenciar, permanentemente, suas máximas é o dever de todo espírita consciente.

No momento culminante em que a Ciência tentava substituir Deus, no altar das vaidades humanas, em que as filosofias materialistas asfixiavam a identidade superior do Espírito, surge o O Livro dos Espíritos, para revelar a todos que a vida continua, que somos seres perfectíveis, em constante evolução, que há lugar para todos e que o homem não é o lobo do homem. À luz do Consolador, a esperança, o consolo e a fé reencontraram lugar nos corações humanos.

Trata-se da Terceira Revelação, após Moisés e Jesus, que vem retificar os desvios da incompreensão humana e complementar os ensinos do incomparável Mestre, mostrando a natureza espiritual e o potencial infinito que jaz, latente, em cada um, a nos impulsionar, incessantemente, ao aperfeiçoamento intelectual e ao burilamento dos valores morais.

Agradecemos, penhoradamente, a oportunidade ímpar que o GEAE nos abre de poder divulgar a Doutrina Espírita por mais este meio, e esperamos estar à altura dos leitores deste conceituado órgão de divulgação e estudo da Doutrina Espírita.

1 A respeito do Consolador, consulte o Novo Testamento: João, cap. XIV, versículos 15-26.

2 Mas, a quem quer que deseje tratar seriamente da matéria, diremos que primeiro leia 'O Livro dos Espíritos', porque contém princípios básicos, sem os quais algumas partes deste [O Livro dos Médiuns] se tornariam talvez dificilmente compreensíveis."

3 Maiêutica é a denominação dada pelo filósofo Sócrates à sua dialética (arte do diálogo) como a arte de partejar Espíritos, isto é, levar o interlocutor a descobrir a verdade por si mesmo, fazendo-lhe numerosas perguntas.

Índice

° PAINEL

Divaldo Pereira Franco na Austrália
Índice


Primeiro Congresso de Medicina e Espiritualidade em Londres - UK


A exemplo dos Congressos Medicos Espíritas no Brasil, nós da British Union Spiritist Societies. Contactamos dra. Marlene Nobre, presidente da AME-Br e AME-I que imediatamente aprovou a ideia.
 
A presença de 3 medicos psiquiatras e neuro psiquiatras britanicos está gerando muita expectativa no público europeu que já os conhece pelos livros que escrevem, pelos programas de televisão onde sempre aparece o neuro-psiquiatra Dr. Peter Fenwick. Contamos com a presença de Dr. Andrew Powell, fundador do Grupo “Psiquiatria e Espiritualidade”, que funciona dentro do Royal College of Psychiatrists em Londres, e com a presença do psiquiatra Dr. Alan Sanderson, vice-presidente do “Spirit Release Foundation”.  Dr. Fenwick já esteve falando no 4 MEDNESP em 2003 em São Paulo.

Esta será a primeira vez e primeira oportunidade que medicos britanicos falam no próprio solo, em um evento espírita, somando junto aos colegas médicos espíritas brasileiros que virão dar seu contributo, suas pesquisas, trazer suas experiencias para os profissionais da área da saúde e outros, em solo ingles.

 
Temos ainda confirmada a presença do escritor Guy Lyon Playfair que residiu no Brasil realizando pesquisas, que esteve sempre em companhia de Dr. Hernani Guimarães Andrade, o maior cientista espírita brasileiro.
 
Do Brasil, presenças confirmadas de Dr. Sergio Felipe de Oliveira, Dra. Marlene Nobre, Dr. Decio Iandoli, Dr. Fabio Nasri, Dr. Julio Peres;  da Alemanha participará o palestrante Dr. Dagobert Goebel.
 
Portanto, aguardamos a presença de congressistas de vários países que virão participar deste momento histórico em 30 de Junho e 1 de Julho de 2007.
 
Programa detalhado e mais informações estão disponibilizadas no web site www.medspiritcongress.org  ou pelo e-mail  bussevents@aol.com 
 
Sejam todos bem vindos.
 
Redação – elsarossi@aol.com 
 
Índice

Novos endereço e diretoria do Spiritist Group of Brighton - UK
.

Reunião Inaugural
O Spiritist Group of Brighton tem a grata satisfacao de informar a todos, Trustees da BUSS e presidentes dos grupos espiritas do Reino Unido que foram  reiniciados os Estudos Espiritas na sala numero 2 nas dependencias dos Quakers House de Brighton, na Ship Street, onde anualmente temos organizado palestras de Divaldo Franco, e outros.

Para tanto, informamos a composicao da atual Diretoria.
 
Diretor - Publio Lentulus
Vice Diretora – Elsa Rossi
Tesoureiro – Ernesto Passador
Secretaria – Aline Cerqueira
 
Ao lado - foto da reuniao inaugural


MeetingsLocal
Wednesdays - 6.15 to 7.40
Venue - Quakers Meeting House
Room number 2
Ship Street - Brighton

Studies based on
The Spirits' Book,  The Gospel According to Spiritism & Healing
 
Postal Address
178 Clark Street
E1 3NS - London

Telephones
01273 583 090
020 8654 1280

Mobile
07950181581

e-mail:  spiritbrighton@aol.com
www.spirity.com/uk

Índice


GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS
 
O Boletim GEAE é distribuido por e-mail aos participantes do Grupo de Estudos Avançados Espíritas
Inscrição pelo site do GEAE

O Cancelamento pode ser feito pelo site do GEAE ou por e-mail a editor@geae.inf.br

Informações Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
Coleção dos Boletins em Português - http://www.geae.inf.br/pt/boletins
Coleção do "The Spiritist Messenger" - http://www.geae.inf.br/en/boletins
Coleção do "Mensajero Espírita" - http://www.geae.inf.br/el/boletins