Ano 14 Número 515 2006



30 de Maio de 2006


"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, 
face a face,
em todas as épocas da humanidade"

Allan Kardec



 ° EDITORIAL

O Mundo em que Vivemos





 ° ARTIGOS

A Vibração na Reunião Mediúnica e no dia-a-dia, Grupo ComCiência, Brasil


Proposta de Associações Municipais de Creches Espíritas, Jáder Sampaio, Brasil

Fenômenos psico-físicos de natureza espiritual, Nubor Orlando Facure, Brasil





 ° HISTÓRIA & PESQUISA

Cronologia Espírita










 ° QUESTÕES & COMENTÁRIOS

Emmanuel reencarnado?, Wilson Souza, Brasil





 ° PAINEL

Milhares de espiritas ligados pela rede, Elsa Rossi, Inglaterra


CD audio em Italiano EVANGELHO NO LAR, Elsa Rossi, Inglaterra


II Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita, Editora Comenius, Brasil


II Encontro Sergipano de Arte Espírita, Maria Neuza Machado Silva, Brasil






 ° EDITORIAL

O Mundo em que Vivemos

Amigos,

Nos últimos dois editoriais comentamos a mudança na visão de mundo que foi provocada pelo avanço da ciência moderna. Também mencionamos que esta mudança permitiu que preconceitos arraigados fossem superados. Nossa percepção do mundo ao nosso redor, neste início de século, é muito mais complexa e fascinante do que aquela que nossos bisavós poderiam imaginar. A metáfora do grande relógio cósmico, cujo futuro dependia apenas da relação de matéria e forças, não serve mais para descrever o universo em que estamos inseridos.

Paralelamente aos avanços da ciência moderna, no Espiritismo, ocorreram avanços importantes na compreensão da realidade. Esses avanços iniciaram-se pela curiosidade despertada por fenômenos estranhos, sem explicação pelas leis conhecidas da natureza, o que acabou provocando seu estudo por pessoas sérias e dedicadas.

Os fenômenos físicos - os primeiros que foram estudados - consistiam na atuação de forças desconhecidas sobre a matéria, provocando ruídos e movimentos insólitos. Sua reprodução, diferentemente de outros fenômenos estudados pela física e pela química, estava associada a circunstâncias fora do controle dos pesquisadores. Aos poucos se descobriu que isto ocorria porque eram provocados por seres com vontade autônoma, que através da comunicação inteligente, se declararam como sendo os espíritos de pessoas que tinham vivido na Terra e que continuavam vivos em uma nova situação.

Se descobriu também que estes "espíritos" não eram uma abstração, que tinham "corpos" e que viviam em um "mundo" que era continuidade do nosso. Mundo formado por matéria "sútil" ou "quintessenciada". "Matéria" que interagia com a matéria do nosso mundo segundo leis especiais. Outra descoberta importante era a de que esta interação era facilitada pela presença de algumas pessoas, que passaram a ser denominadas "médiuns". Estas pessoas, devido a uma predisposição física diferenciada, supriam elementos semi-materiais (denominados "fluídos"), que podiam ser manipulados pelos espíritos e que afetavam a matéria e energia do mundo físico.

A combinação da vontade do espírito comunicante com a necessidade de um médium capacitado a contribuir na execução dos fenômenos, explica a impossibilidade de reproduzí-los à vontade do experimentador. Some-se a estes dois fatos, outra importante constatação, a de que a afinidade entre os espíritos comunicantes e o grupo onde se comunicam é fundamental para os resultados dos fenômenos. Não que os fenômenos só ocorram onde se acredite neles, muito pelo contrário, mas que os melhores resultados nas experiências são obtidos quando estas são realizadas com o apoio de um estudo prolongado, sério e sem o envolvimento de interesses materiais.

Com o avanço dos estudos sobre os fenômenos mediúnicos se desenvolveram outras formas de comunicação, entre elas a psicografia (a escrita sobre controle do espírito comunicante), e com ela se promoveu um avanço considerável na compreensão do mundo espiritual. Ficou patente que a vida neste mundo espiritual é a normal, sendo interrompida por breves estadias no mundo material (reencarnações). O objetivo destas estadias é o desenvolvimento moral e intelectual. Todos os seres começam sua evolução da mesma maneira, "simples" e "ignorantes", e através de inumeráveis existências vão experimentando o mundo material e através destas experiências ganhando conhecimentos, equilibrio emocional e as noções de como usar construtivamente sua capacidade. Aprendem a agir no mundo ao seu redor e a relacionar-se com seus semelhantes.

A "sociedade espiritual" é formada por seres em diversos estágios de evolução, o que se reflete também na humanidade encarnada, grande parte não é mais inteligente nem mais desenvolvida moralmente que o homem terrestre mediano. Há porém espíritos que, por terem percorrido mais existências ou por terem aproveitado melhor suas existências, se diferenciam em conhecimento e moralidade. Se convencionou chamar estes espíritos de evoluídos ou "de luz" (refletindo a forma como eram vistos pelos médiuns videntes). Também há espíritos que, por sua imaturidade espiritual ou por terem desperdiçado oportunidades de aprendizado, são ainda ignorantes e propensos ao mal. Estes espíritos "atrasados" - mesmo que algumas vezes pareçam "cultos" pelo acúmulo de informações que usam sem sabedoria - não são de natureza diferente dos demais e como o tempo evoluirão e se modificarão.

A mediunidade, a capacidade de servir de intermediário para as manifestações espírituais, se mostrou ser uma característica humana normal. Todos os seres humanos a possuem, em menor ou maior grau. Os que a possuem em maior grau, devido a uma predisposição física particular, são os que chamamos propriamente de médiuns. Por ser uma característica humana normal sempre existiu ao longo da história e este fato esta na base dos mitos e religiões de todos os tempos da humanidade. Anjos e demonios, fantasmas e almas, milagres e outras crenças mais ou menos antigas tem sua origem na comunicação entre encarnados e desencarnados. Na compreensão mais ou menos perfeita que cada época e civilização teve da realidade além do mundo material.

No mundo espiritual a situação do espírito está diretamente relacionada com a situação moral. Isto é fácilmente compreensível pois no mundo espiritual a "matéria sutil" responde mais prontamente a ação do espírito, refletindo-lhe o equilíbrio ou o desequilíbrio. Mentes equilibradas, sem as perturbações causadas pelo remorso e pelas consequências de atos equivocados, encontram-se naturalmente em melhor situação que mentes comprometidas com o mal. O próprio "corpo espiritual" (perispírito) segue a mesma relação. Perispíritos mais "densos" (menos sutis, mais próximos da matéria comum) revestem espíritos "atrasados", enquanto que espíritos "de luz" apresentam-se com períspiritos mais sutis, com maior grau de liberdade no mundo espiritual.

A afinidade moral entre o experimentador e o espírito comunicante é assim o fator fundamental na comunicação mediúnica. Um experimentador movido por propósitos espirituais menos dignos atrairá natualmente espíritos com os mesmos propósitos e, caso consiga obter um médium que se preste a comunicação nestas circunstâncias, obterá fenômenos de qualidade duvidosa. Muitas vezes será vítima de enganadores dos dois planos da vida.

Outra é a situação do experimentador sério, movido por propósitos enobrecedores, que atrairá o concurso de espíritos e médiuns bem intencionados.

Assim, enquanto a ciência moderna descortinou os domínios do muito pequeno (a realidade quântica) e do muito grande (a relatividade), o Espiritismo descortinou os domínios do espírito. Mostrou que além das dimensões percebidas pelos sentidos físicos, existem outras dimensões de vida, onde o ser continua a existir de forma bem mais complexa do que a que imaginávamos.

Apenas começamos a explorar essa realidade e há muito o que se descobrir ainda a respeito dela. Mas já podemos dizer que o mundo em que vivemos é principalmente um mundo onde o espírito é o fator mais importante. Que sua ação transforma o mundo e o mundo o transforma.  Que  nada que fazemos  deixa de ter efeito e que todo efeito está intimamente relacionado à qualidade moral do ato que o gerou. Que toda vez que agimos para o bem progredimos e que toda vez que agimos para o mal estacionamos. Que estacionar significa sofrimento.

Muita Paz,

Carlos Iglesia
editor@geae.inf.br

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 ° ARTIGOS

A Vibração na Reunião Mediúnica e no dia-a-dia, Grupo ComCiência, Brasil

(INFORMATIVO COMCIÊNCIA Ano I – Nº 4 Mai-Jun/2006, comcienciaespirita@yahoogrupos.com.br, http://br.groups.yahoo.com/group/comcienciaespirita/)

Todo ser humano emite vibrações que estão relacionadas diretamente à capacidade de pensar. “Pensar é vibrar”, como foi mencionado no último Informativo ComCiência1, que tratou dos conceitos básicos sobre vibração2. Como sempre estamos pensando, não paramos de vibrar. Porém, ainda, na maior parte do tempo, geramos vibrações baixas, de pensamentos pouco saudáveis, negativos, que não nos favorecem e nem auxiliam ao nosso próximo. Portanto, o objetivo desta matéria é apresentar, no contexto da literatura espírita e de outras obras auxiliares, informações que nos permitam entender a importância de cultivar bons pensamentos, ou seja, boas vibrações, nas reuniões mediúnicas3 e em todos os momentos de nossa vida.

Quando desejamos o bem, verdadeiramente, à outra pessoa, dentro ou fora da casa espírita, produzimos uma vibração. Um sorriso amigo, um abraço ou um simples aperto de mão carinhoso são exemplos de situações cotidianas, nas quais partem de nós raios, ou ondas4, que atingem o nosso próximo positivamente, como ilustra a figura a seguir, na qual um pessoa vibra em benefício de outra que se encontra em dificuldades. O mesmo acontece quando ouvimos atentamente uma súplica, desejamos um “bom dia” sincero ou lançamos um olhar compreensivo e respeitoso a alguém. Isto sem mencionar a prece, ou oração, que pode gerar vibrações sublimes e vigorosas, se for feita de coração, como exemplificado pelos seguidores de Jesus em Atos dos Apóstolos 4:31: “E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos”



Já um pensamento ruim como o de raiva, mágoa, julgamento, inveja ou desprezo, também produz ondas que seguirão em direção daquele ou daqueles que se tornaram nossos alvos. Assim podem prejudicá-los muito, caso não estejam vigilantes, sem uma boa vibração, e, portanto, desprotegidos. Para isso basta de nós, por exemplo, uma reação agressiva no trânsito, uma irritação qualquer ao aguardar numa fila de espera, um olhar sutil de reprovação, uma palavra de desânimo ou um comentário preconceituoso.

Poderíamos imaginar que devemos vibrar somente nas reuniões mediúnicas. Mas, não serão úteis as nossas vibrações, também em grupos de estudo, em tarefas assistenciais ou mesmo em reuniões profissionais? Segundo Allan Kardec entendemos que sim, e podemos, inclusive, sentir facilmente a vibração nestes ambientes. Eis as palavras do Organizador da Doutrina Espírita, na Revista Espírita de Dezembro de 1864:

"O pensamento age sobre os fluídos ambientes, como o som sobre o ar; esses fluidos nos trazem o pensamento, como o ar nos traz o som. (...) Uma assembléia é um foco onde irradiam pensamentos diversos; é como uma orquestra, um coro de pensamentos onde cada um produz a sua nota. (...) Mas, assim como há raios sonoros harmônicos ou discordantes, há pensamentos harmônicos ou discordantes. Se o conjunto for harmônico a impressão é agradável; se for discordante, a impressão será penosa. (...) Tal é a causa do sentimento de satisfação que se experimenta numa reunião simpática; aí como que reina uma atmosfera salubre, onde se respira à vontade; daí se sai reconfortado, porque aí nos impregnamos de eflúvios salutares. Assim também se explicam a ansiedade, o malestar indefinível dos meios antipáticos, onde pensamentos malévolos provocam, por assim dizer, correntes fluídicas malsãs."

Percebemos que o pensamento é vibração que age sobre os fluidos5 do ambiente no qual estamos. Os pensamentos de todos os presentes se integram com harmonia ou desarmonia, o que podemos sentir. Por exemplo, após uma reunião de trabalho na qual os participantes se mostrem pouco amistosos, desconfiados, se comportando como juízes uns dos outros, nos sentimos cansados e desanimados. Já numa reunião amistosa, com muito respeito e pouco julgamento, a sensação, durante e depois, é agradável e motivadora. A união de pensamentos para um fim comum, já era pregada por Jesus e seus apóstolos como podemos observar nos versículos bíblicos a seguir.

"Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus". Jesus em Mateus 18:19.

"Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que (..) antes sejais unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer". Paulo em 1o. Coríntios 1:10

"Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles". Jesus em Mateus 18:20.

A maioria de nós não pode ver as vibrações presentes em um ambiente e ainda não compreendemos plenamente a importância destas ondas. Mas, através da literatura encontramos relatos que podem nos esclarecer bem, como o apresentado no livro Missionários da Luz, capítulo primeiro, descrevendo os participantes encarnados de uma reunião mediúnica:

"(...) os dezoito companheiros encarnados demoravam-se em rigorosa concentração do pensamento, elevado a objetivos altos e puros. Era belo sentir-lhes a vibração particular. Cada qual emitia raios luminosos, muito diferentes entre si, na intensidade e na cor. Esses raios confundiam-se à distância aproximada de sessenta centímetros dos corpos físicos e estabeleciam uma corrente de força bastante diversa das energias de nossa esfera. Essa corrente não se limitava ao círculo movimentado. Em certo ponto, despejava  elementos vitais, à maneira de fonte miraculosa, com origem nos corações e nos cérebros humanos, que aí se reuniam. As energias dos encarnados casavam-se aos fluidos vigorosos dos trabalhadores de nosso plano de ação, congregados em vasto número, formando precioso armazém de benefícios para os infelizes, extremamente apegados às sensações fisiológicas."

Além da descrição bastante interessante, observamos que a vibração presente na reunião é composta de energias dos encarnados e dos desencarnados, unidas, de forma que poderiam ser utilizadas para beneficiar os pacientes que ali seriam tratados. Uma informação importante é que estes pacientes, mesmo desencarnados, estavam ainda muito ligados ás sensações da matéria e, por isso, havia uma semelhança entre as vibrações deles com a dos companheiros encarnados, ou seja, havia sintonia vibratória. Esta sintonia é que permite o uso das energias pelos irmãos atendidos.

Outro relato nos é trazido por André Luiz6 no livro Nos Domínios da Mediunidade, capítulo segundo, no qual fazem uso de um aparelho chamado psicoscópio que segundo eles “destina-se à auscultação da alma, com o poder de definir-lhe as vibrações em torno da matéria” e “funciona à base de eletricidade e magnetismo, utilizando-se de elementos radiantes, análogos na essência aos raios gama”. Eis a descrição de André Luiz:

"Chegada a minha vez de usá-lo, assombraram-me as peculiaridades do aparelho. (...) Detive-me na contemplação dos companheiros encarnados que agora apareciam mais estreitamente associados entre si, pelos vastos círculos radiantes que lhes nimbavam as cabeças de opalino esplendor. (...) Reparei que sobre cada um deles se ostentava uma auréola de raios quase verticais (...) Sobre essas coroas que se particularizam, de companheiro a companheiro, caíam do Alto abundantes jorros de luminosidade (...).

Admirado, porém, com os irmãos da esfera física, a se revelarem tão afins, na onda brilhante em que se reuniam, perguntei, entusiástico: - Áulus amigo, os companheiros que visitamos são, porventura, grandes iniciados na revelação divina? O interpelado estampou um gesto de bom-humor e respondeu: - Não. Achamo-nos ainda muito longe de semelhantes apóstolos. Vemo-nos aqui na companhia de quatro irmãs e seis irmãos de boa-vontade. Naturalmente, são pessoas comuns. (...) no entanto, trazem a mente voltada para os ideais superiores da fé ativa, a expressar-se em amor pelos semelhantes. Procuram disciplinar-se, exercitam a renúncia, cultivam a bondade constante e, por intermédio do esforço próprio no bem e no estudo nobremente conduzido, adquiriram elevado teor de radiação mental."

Observamos, inicialmente, uma descrição de imagens belíssimas das vibrações emitidas pelos participantes encarnados ampliadas pelos raios provenientes de planos superiores do Universo. E, André Luiz, admirado, imagina que os membros do grupo sejam espíritos muito evoluídos. Mas, Aulus, um mentor espiritual, mostra que são pessoas comuns que se comportam como verdadeiros cristãos, nos dando um exemplo de conduta diante das tarefas mediúnicas.

Recentemente, tivemos a dúvida de como são as vibrações, vistas por pessoas encarnadas que possuem esta capacidade. Então, perguntamos a uma médium que relata seus desdobramentos7 ocorridos durante uma das reuniões mediúnicas, da Fraternidade Espírita Irmãos Jacó e Mateus, em Belo Horizonte: - “Quando você diz que a vibração era direcionada para o espírito, você vê esta vibração, vê os raios? O que você vê?”. E ela com muito carinho respondeu:

"- Muitas coisas também não ficam claras para mim. Mas, na minha percepção, as vibrações parecem fachos radiantes, talvez filamentos com diâmetro variável. Talvez a intensidade do brilho mude, mas não tenho certeza. Quando os filamentos chegam ao paciente se fundem formando uma atmosfera uniforme de luz em torno de alguma parte do corpo ou envolvendo-o por inteiro."

Em outra oportunidade, relatando um desdobramento ocorrido durante uma reunião, disse a mesma médium:

"- Uma coisa que eu pude perceber é que no início da reunião eu vejo a vibração como se fosse pequenos fachos de luz que vão saindo das pessoas. Isso varia muito de acordo com a condição que trazemos. No início da reunião vi poucos fachos chegando até ele (o espírito que estava se manifestando no momento) e o que eu entendi foi o seguinte: muitas vezes, no início da reunião, é mais difícil auxiliar a um irmão porque às vezes a gente ainda está ligado a algum problema em casa, enfim, com coisas externas à reunião; com isso fica mais difícil para que os irmãos sejam amparados. (...) Essas vibrações foram aos poucos sendo colocadas, introduzidas nele, até que ele fosse perdendo a consciência, e aí então pudesse ser encaminhado para tratamento. (...) E por último eu queria comentar que, quando a <nome da mulher desencarnada> se manifestou e foi feita a prece, a vibração era tamanha que eu não consegui divisar quem estava vibrando. Era como se fosse um pano grande, que você não diferenciava, era tudo contínuo. E realmente, pela minha visão tinha bastante luz e ela foi envolta com estas vibrações."

A citação anterior de André Luiz e os relatos de nossa companheira de tarefa reforçam o papel daqueles que se prestam à vibração dentro ou fora das reuniões mediúnicas. Pudemos observar quão maravilhosos podem ser os resultados de uma reunião séria e composta de companheiros imbuídos no bem.

Muitas vezes colocamos a espiritualidade distante de nós, como espíritos elevados que tudo sabem e tudo podem. Então nos consideramos muito inferiores, somente necessitados de auxílio e incapazes de colaborar com o plano espiritual. Mas, dia-a-dia, nos são trazidas informações que demonstram a importância de nossa participação consciente e responsável nas tarefas dirigidas pelos espíritos amigos. E cada vez mais tomamos conhecimento de que a espiritualidade que nos dirige, têm suas necessidades, suas dificuldades e muitas vezes busca em nós os recursos necessários para o amparo a tantos encarnados e desencarnados que necessitem.

Concluímos esta matéria, sobre a vibração dentro e fora das reuniões mediúnicas, citando o Livro dos Médiuns, capítulo 25:

"Não imaginais o que se pode obter numa reunião séria, de onde se haja banido todo sentimento de orgulho e de personalismo e onde reine perfeito o de mútua cordialidade."

____________________________

1 - GRUPO COMCIÊNCIA. Informativo ComCiência. Belo Horizonte, 2006. Número 3, Ano 1, Março-Abril-2006.

2 - Segundo Borges, em Doutrina Espírita no Tempo e Espaço, a vibração “consiste na reunião de algumas pessoas que, em prece e pela ação da vontade, emitem pensamentos benevolentes para uma pessoa que esteja, física ou moralmente doente, ou mesmo sã, mas atravessando período de dificuldades”.

3 - Uma reunião mediúnica é aquela na qual ocorrem comunicações de espíritos desencarnados através de médiuns.

4 - De acordo com as referências HECHT e OXFORD, podemos definir onda (propagante) como sendo um distúrbio ou perturbação periódica e auto-sustentável que se propaga em um meio material ou no espaço, capaz de transferir energia de um lugar a outro por meio de vibrações.

5 - Fluído, de acordo com o entendimento espírita, é matéria em uma forma mais sutil, sendo difícil ou talvez impossível observá-la com nossos equipamentos atuais. Por exemplo, o ar é matéria bem mais sutil que a água, e os fluídos espirituais são mais sutis que o próprio ar.

6 - André Luiz é o autor espiritual de uma série de dezesseis livros psicografados por Chico Xavier no qual relata, em detalhes, diversos assuntos a respeito da vida no plano espiritual e sua relação com o plano físico.

7 - O desdobramento acontece quando o espírito do encarnado, com o perispírito, desprende-se do corpo físico e pode transitar pelo plano espiritual conservando um certo grau de consciência e memória do que acontece. O perispírito é o envoltório do espírito, de natureza semi-material, isto é, mais sutil que a matéria conhecida atualmente. É o que dá forma ao espírito e, quando encarnado, o liga ao corpo físico.

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Proposta de Associações Municipais de Creches Espíritas, Jáder Sampaio, Brasil

Publicado no “Correio Fraterno” em Março/Abril de 2006.


(Continuidade do tema discutido no artigo "Devem os Centros Manter Creches?" publicado no Boletim 514)

Se no cenário atual do movimento espírita brasileiro são poucas as escolas de ensino fundamental e médio mantidas pelas instituições espíritas, o mesmo não se pode dizer das creches, que são organizações responsáveis pela chamada educação fundamental. Embora não haja números disponíveis, pode-se afirmar que a grande parte das creches espíritas são de caráter assistencial e foram construídas para atender as populações de baixa renda de nosso país.

É relativamente recente a legislação que atribui às prefeituras o encargo de manter as creches. Até 1996 o poder público municipal tinha a obrigação de cuidar exclusivamente do ensino fundamental, então chamado de escolas de primeiro grau. Nesta data, publicou-se a Lei de Diretrizes e Bases que estabelece a educação infantil como atribuição das prefeituras. Como a demanda de vagas é enorme, os prefeitos das cidades de médio e grande porte optaram por fazer convênios ou celebrar termos de compromisso com as creches comunitárias e filantrópicas já existentes, mesmo porque a construção de creches é morosa e a contratação de servidores está limitada pela lei de responsabilidade fiscal. Cada prefeitura tem políticas próprias de ação e condutas para o intercâmbio, mas tradicionalmente as instituições espíritas brasileiras têm atuado no vácuo da ação dos órgãos de estado, e este tipo de parceria é um desafio e uma fonte de aprendizagem para os dois lados.

Como fonte importante de recursos, o poder público passa a ter uma grande capacidade de influência nas deliberações da creche. Das secretarias de educação emanam portarias e deliberações que se tornam obrigações a serem cumpridas, muitas vezes sob a ameaça de interromper-se o repasse de recursos ou o convênio. A creche, parceira no discurso, pode tornar-se uma mera extensão do órgão público, o que reduz a governabilidade da organização espírita que a fundou e a vem mantendo e que, certamente, tem, ou deveria ter, um projeto instituicional a ser implementado.

Nas cidades que têm um número significativo de creches espíritas, uma associação de creches espíritas teria um poder de interlocução um pouco maior com o poder público, que as creches individualmente. Contudo este não seria o único motivo para que tal tipo de organização fosse criado.
Há algumas atividades que são muito próprias de uma creche e que demandam um conhecimento e reflexão próprios. O serviço pedagógico, por exemplo. Há muitas creches que apenas contratam um profissional de pedagogia, que redige um projeto político pedagógico e faz um acompanhamento em tempo parcial das atividades realizadas pelos monitores. Uma associação de creches espíritas poderia, com a contribuição financeira de seus participantes, constituir um serviço pedagógico que, além de desenvolver este campo do conhecimento na encruzilhada entre o Espiritismo e a Educação, prestar serviços pedagógicos à rede de creches, dar cursos de qualificação para os diferentes trabalhadores das creches, agregar profissionais qualificados e comprometidos com o projeto e pensar o entrecruzamento entre o serviço voluntário e o projeto e funcionamento das creches.

Muitas outras possibilidades de ação seriam próprias a uma associação de creches espíritas cujos membros fossem dirigentes das instituições participantes:

As associações seriam mantidas por contribuições financeiras dos associados e poderiam funcionar em espaços cedidos pelas federativas. Elas não necessitam mais que uma sala mobiliada e um espaço para reuniões para iniciar suas atividades e iriam crescendo na medida em que estabelecessem os seus serviços.

As associações seriam entidades sem fins lucrativos, beneficiárias dos incentivos e imunidades fiscais próprias a este tipo de organização e sua diretoria não seria remunerada. É fundamental que seus membros sejam os diretores das creches e não pessoas indicadas pelas federativas, para que se reduza o risco de se tornarem espaços institucionais sem conexão com as entidades efetuadoras. É uma oportunidade ímpar de amadurecimento das instituições espíritas.

1 As pessoas jurídicas que declaram imposto de renda optantes pelo lucro real e as pessoas físicas que declaram o mesmo imposto, optantes pelo modelo completo.

Índice

Fenômenos psico-físicos de natureza espiritual, Nubor Orlando Facure, Brasil

1ª Parte

A doutrina espírita contém em seus fundamentos uma série de informações que nos permitem identificar uma “classe especial de fenômenos” que sugerimos tratar-se de fenômenos “psico-físicos de natureza espiritual”. Correspondem ao processo de atuação da Alma no corpo físico.

É muito fácil reconhecermos os fenômenos da realidade física e da esfera psicológica que fazem parte de toda nossa vida. Queremos, no entanto, pôr em destaque, uma outra classe de fenômenos que só a atuação do Espírito é capaz de explicá-los.

No mundo físico conhecemos a natureza da matéria e os processos que regem seu movimento e suas combinações.

No mundo psicológico identificamos os mecanismos inconscientes que impõem nossos comportamentos e aprisionam nossos desejos.

No domínio espiritual, a literatura, especialmente, de Kardec, André Luiz e Emmanuel, já nos indica mecanismos interessantes que atuam na interface corpo/alma.

O paradigma atual da Medicina, embora tenha esclarecido grande parte da anatomia e da fisiologia do organismo humano, não tem abrangência suficiente para perceber ou interpretar o complexo mecanismo de atuação do Espírito sobre o corpo. Essa será, possivelmente, a maior descoberta da Ciência.

Um modelo interessante para exemplificar a extensão dessa dificuldade é visto na glândula pineal. Conhecemos sua anatomia minúscula, sua relação com os ritmos biológicos, sua sensibilidade à luz, sua precária ligação com o cérebro, sua produção química modesta e sua expressão clínica pouco significativa.

É por isso que causaram surpresa os relatos que nos chegaram da espiritualidade, apontando expressivas atividades da glândula pineal, que ultrapassam o que até hoje fomos capazes de constatar com nossos estudos macro ou microscópicos.

Precisamos deixar claro que o que enxergamos “do lado de cá”, é apenas a expressão anátomo-funcional da glândula. Por não termos os instrumentos de acesso ao mundo espiritual, não sabemos como é que se processa sua atividade na interação cérebro/mente.

Podemos identificar as células da pineal e sua microestrutura, registrarmos suas trocas metabólicas, identificarmos as secreções dos humores e a transmissão dos influxos nervosos. Entretanto, no domínio da atividade espiritual, os possíveis componentes e como atuam, são ainda indetectáveis pelos nossos instrumentos. Extrapolar nosso conhecimento “daqui para lá” ainda permanece no campo da metafísica.

Não seria prudente imaginarmos que “por aqui” poderemos um dia conhecer toda extensão desse fenômeno que chamamos de “psico/físico de natureza espiritual”. Pressupondo, de antemão, que “do lado de lá”, a dinâmica espiritual do fenômeno é muito mais ampla e significativa do que nossa anatomia pode registrar.

Aprendemos com a Doutrina Espírita que existem três elementos fundamentais que direcionam a fisiologia dos processos orgânicos que nos condicionam a vida: o Espírito, o Perispírito e os Fluidos que intermedeiam a intercessão corpo/alma.

Parece-nos ser desnecessário anotar os detalhes já bem conhecidos dos três. Os livros básicos da Doutrina são suficientes. Nosso propósito será o de apontar alguns fenômenos que nos parecem ilustrativos para a apresentação da fisiologia metafísica que estamos interessados em estudar.

Nossa sugestão é que fenômenos desse tipo sejam rotulados de “fenômenos Espírito-somáticos”. Seu estudo abrange uma grade de fenômenos que pode nos levar conhecer Leis gerais da fisiologia que integra o corpo à Alma.

(continua no próximo Boletim)

Índice

° HISTÓRIA & PESQUISA

(Seção em parceria com a "Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas")

Cronologia Espírita

(Compilação de datas siginificativas para o Movimento Espirita iniciada no Boletim 505)

Primeiro Capítulo

1795-1856 Prof. Rivail e sua Época

Lista de Eventos

1854 

Paris, França

O Sr. Fortier, magnetizador, informa o prof. Rivail sobre as mesas girantes. Na época o fenômeno ainda não chama a atenção do eminente professor, bastante precavido e céptico por natureza. Posteriormente Kardec registrou (Minha primeira iniciação no Espiritismo - Obras Póstumas):

"(...) Eu aceitava a possibilidade do movimento por uma força mecânica, mas, ignorando a causa e a lei do fenômeno, parecia-me absurdo atribuir inteligência a uma coisa puramente material. Estava na posição dos incrédulos de nossos dias, que negam porque apenas presenciam um fato que não compreendem (...)".

"Eu estava, pois, no período em que o fato era ainda inexplicado, aparentemente contrário as leis da Natureza e que minha razão não aceitava. Ainda não tinha observado nada. As experiências feitas na presença de pessoas de caráter, dignas de tôda a confiança, me confirmavam a possibilidade do efeito puramente material, mas a idéia de uma mesa falante não podia ainda entrar em meu cérebro."

KARDEC, 1976 [1]
WANTUIL e THIESEN, 1979


Montignyle - Roi (Alto Marne), França


A familia de Cammille Flammarion (1842-1925) enfrenta um ano dificil. O cólera mata uma quinta parte dos habitantes de Montignyle - Roi (Alto Marne), onde viviam, incluindo seus avós e afeta a saúde de seu pai. Com a situação econômica bastante afetada sua familia se muda para Paris. Por esta época Camille está estudando em um pequeno seminário em Langres e somente em 1856 se reuniria à familia em Paris.

As epidemias de cólera ameaçaram repetidas vezes as cidades européias até que na década de 1850 os médicos começaram a compreender a relação entre as condições do saneamento público e a propagação das doenças. O planejamento adequado dos sistemas de água e esgoto começou a ser feito somente a partir dessa época. Antes estes sistemas eram bastante precários.

COMCIÊNCIA, 2006      
MONTEIRO, 2005
NADAUAX, 2006


21 de janeiro de 1854
Minervo-Murgi, Itália

Nasce Eusapia Paladino (1854-1918), uma das médiuns mais conhecidas e controvertidas de sua época.

ANDRADE, 1998
DOYLE, 2003
LOUREIRO, 1996

27 de feveiro de 1854
Paris, França

Desencarna o filósofo e teólogo francês Lamennais (Hugues-Félicité Robert de Lamennais, 1782-1854). Lamennais observou que se vivia uma indiferença em matéria de religião e denominou isso de "praga do século".

KARDEC, 1976 [2]
WANTUIL e THIESEN, 1979
WIKIPEDIA, 2006 [3]

17 de março de 1854
Distrito de Coimbra, Portugal

Nasce Jeronymo Ribeiro (1854-1926). Colaborador de Anália Franco e divulgador do Espiritismo em viagens pelo interior do Brasil.

MOFRA, 2006

30 de abril de 1854
Brasil, Petrópolis

Inauguração da primeira ferrovia brasileira.

WIKIPEDIA, 2006 [1]

10 de junho de 1854
New York, Estados Unidos da América

Criada a "Society for the Diffusion of Spiritual Knowledge"
(Sociedade para Difusão do Conhecimento Espiritual), que foi a primeira sociedade regular dedicada ao estudo e divulgação do novo movimento espiritualista nascido após Hydesville (1848). Este movimento ficou conhecido nos países de lingua inglesa como "Modern Spiritualism" ou "New Spiritualism". Na França o movimento levou ao surgimento, através da obra de Kardec, do Espiritismo. Dessa sociedade faziam parte pessoas eminents como juiz Edmonds e o governador Tallmadge (Winsconsin).

Neste mesmo ano foi levada ao Congresso Americano uma petição assinada por treze mil pessoas (o primeiro nome era o do governador Tallmadge) solicitando uma investigação sobre os fenômenos mediunicos. Segundo Doyle, a discussão sobre a petição foi bastante frívola e o próprio congressista que a apresentou, Sr. James Shields, não entendeu sua importância. Ele se referiu a pessoas que assinaram a petição como iludidas por falta de educação adequada ou por desarranjos mentais.

DOYLE, 2003

11 de Setembro de 1854
Sevastopol, Russia

As tropas da Inglaterra, França e Sardenia cercam a cidade russa de Sevastopol.  A batalha pela cidade duraria um ano e seria decisiva para o desfecho da "Guerra da Criméia" (1853-1856). O conflito terminou com a derrota da Russia e nele foram usadas pela primeira vez novidades tecnológicas como as ferrovias para transporte de tropas e o telégrafo para a comunicação rápida com as tropas.

WIKIPEDIA, 2006 [2]
   
8 de dezembro de 1854
ROMA, ITÁLIA


O Papa Pio IX proclama o Dogma da Imaculada Conceição através da bula
"Ineffabilis Deus".  O dogma consolida a doutrina católica sobre Maria, mãe de Jesus, declarando-a nascida sem a mancha do "pecado original".


WIKIPEDIA, 2006 [4]
   
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Biografias

Félicité Robert de Lamennais



(Imagem: http://fr.wikipedia.org/wiki/Image:Lamennais.jpg)


Lamennais foi um famoso filósofo e teólogo frânces da primeira metade do século XIX. Por suas idéias ele pode ser considerado com um precursor da Democracia Cristã e de um pensamento católico liberal, com preocupações sociais. Como espírito ele colaborou na Codificação Espirita e se comunicou nas reuniões da "Sociedade Espírita de Paris".

Ele nasceu em Saint-Malo em 1782 e desencarnou em Paris em 1854. Sua familia pertencia a pequeneza nobreza e ele se ordenou padre em 1816. Sua primeira obra foi a tradução para o frânces do famoso livro de Thomas Kempf (1380-1471) "Imitação de Cristo". De 1817 a 1823 escreveu o "Essai sur l'indifférence en matière de religion" (Ensaio sobre a Indiferença em Matéria de Religião). Em 1825 publica "De la religion considérée dans ses rapports avec l'ordre public et civil"
(A Religião considerada a partir de suas contribuições à ordem pública e civil).

Em 1828, Lamennais funda a Congregação de São Pedro destinada a formação de clérigos cultos, preparados para responder aos ataques dos filósofos e compreender melhor os tempos em que estavam inseridos. Também defenderiam a autoridade do Papa em oposição a correntes de pensamento que defendiam a autonomia da Igreja francesa em relação a Roma nos seus assuntos internos.


"Les progrès de la révolution et de la guerre contre l'église" (O Progresso da Revolução e da Guerra contra a Igreja) vem a público em 1829. Em 1830 funda o jornal "L´Avenir" (O Amanhã) em que defende uma união entre a Igreja e a liberdade de consciência. As idéias publicadas no jornal levam também a defesa da separação entre a Igreja e o Estado.

Entre 1830 e 1831 ocorre uma revolução popular na Polônia contra o dominio da Russia. A revolução ocorreu sem grande apoio da nobreza polonesa  e ao final foi duramente reprimida pelos Russos. Seguiu-se uma "russificação" forçada do país e a fuja de muitos poloneses para a França. O jornal "L´Avenir" colocou-se em posição contrária ao Papa Gregório XVI que condenou a revolução. A resposta do Papa veio com a condenação do jornal na encíclica "Mirari Vos".

Em 1834, Lamennais publica sua obra lirica "Paroles d'un croyant" (Palavras de um "que crê"), que marca sua ruptura com a Igreja. A obra demonstra grande preocupação social e enfatiza a mensagem evangélica. O Papa a condena na encíclica "Singulari nos".

Do círculo de amigos de Lamennais faziam parte entre outros Arago, Lizt e George Sand. George Sand chegou a afirmar que contava Lamennais entre os santos e o considerava pai da nova Igreja ("Nous vous comptons parmi nos saints... vous êtes le père de notre Église nouvelle"
. WIKIPEDIA, 2006 [3]").

De 1837 até 1848, Lammennais continua publicando textos ("Le Affairs de Rome", "le Livre du peuple", o jornal "Le Peuple")
onde defende a liberdade de consciência e a necessidade de uma doutrina social para a Igreja. Chegou até mesmo a desenvolver na obra "Esquisse d'une philosophie" (Esboço de uma Filosofia) a concepção de um Cristianismo sem Igreja, centrado na prática da caridade. Em 1841 foi condenado a um ano de prisão depois de criticar o governo frânces. Foi eleito deputado constituinte em 1848 e se retirou para sua propriedade na Bretanha após o golpe de Estado de dezembro de 1851. Este golpe de estado foi aplicado por Luis Napoleão Bonaparte (Napoleão III), sobrinho de Napoleão, e a partir dele começou o "Segundo Império".

Quando desencarnou em 1854 foi enterrado, a seu pedido, no meio dos pobres.

Textos de Lamennais (Espírito) publicados nas obras de Kardec

- Livro dos Espíritos:
- Livro dos Médiuns:
  • Trecho sobre o Perispírito (Cap. IV - Dos Sistemas)
- O Evangelho Segundo o Espiritismo:
  • Deve-se expor a vida por um malfeitor? (final do Cap XI - Amar o Próximo com a si mesmo)
- O Céu e o Inferno
  • Mensagem sobre espíritos endurecidos (Segunda Parte - Cap. VII)
- Revista Espírita:
  • Agosto de 1860, médium Didier Filho:  A Eletricidade Espiritual
  • Outubro de 1860, médium Didier Filho: A Hipocrisia
  • Novembro de 1860, médium Sr. R... : Os Inimigos do Progresso
  • Novembro de 1860, médium não indicado: Pensamentos Soltos
  • Dezembro de 1860, médium Alfred Didier: Alegoria de Lazaro
  • Maio de 1861, médium Alfred Didier: A Pintura e a Música
  • Junho de 1861, médium Alfred Didier: Sobre o Perispírito
  • Setembro de 1861, médium Alfred Didier: Dissertação de Lamennais
  • Setembro de 1861, médium Alfred Didier: Lamennais a Buffon
  • Setembro de 1861, médium não indicado: Reflexões de Lamennais sobre a comunicação registrada na seção Palestras Familiares de Além-Túmulo daquele mês.
  • Dezembro de 1861, médium Alfred Didier: Meditações Filosóficas e Religiosas
  • Fevereiro de 1862, médium Alfred Didier: Comentários sobre um texto enviado por um Padre, publicado no artigo "O Espiritismo é provado por Milagres?".
  • Fevereiro de 1862, médium Alfred Didier: Meditações Filosóficas e Religiosas
  • Março de 1862, médium não indicado: Caridade para com os Criminosos
  • Abril de 1862, médium Alfred Didier: Os Martires do Espiritismo
  • Maio de 1862, médium Alfred Didier: A Pobre Mary
  • Junho de 1862, médium Alfred Didier: Sobre o Quadro do Sr. Ingres (O menino Jesus entre os doutores)
  • Julho de 1862, médium Alfred Didier: César, Clóvis e Carlos Magno
  • Agosto de 1862, médium Alfred Didier: O Perdão
  • Outubro de 1862: médium Alfred Didier: A Razão e o Sobrenatural
  • Maio de 1863, médium Sr. Didier: Espíritios Incrédulos e Materialistas
  • Julho de 1863, médium Alfred Didier: Períodos de Transição na Humanidade
  • Outubro de 1863, médium Aflred Didier: Longevidade dos Patriarcas
  • Dezembro de 1863, médium Alfred Didier: Sobre a Alimentação do Homem
  • Julho de 1865, médium Aflred Didier: Cura Moral dos Encarnados
  • Julho de 1865, médium Alfred Didier: Comentário a um artigo de jornal "A Comuna de Koenigsfeld, um mundo em miniatura"
  • Julho de 1865, médium Alfred Didier: Comentário a nota de falecimento do "Cardeal Wiseman"
  • Fevereiro de 1868, médium não indicado: Os Espíritos Marcados
KARDEC, 1976 [2]
WANTUIL e THIESEN, 1979
WIKIPEDIA, 2006 [3]

Índice

Referências Bibliográficas

ANDRADE, H. G. Eusapia Paladino. Revista de Espiritismo 39. Abril-Maio-Junho 1998. Portugal: Federação Espírita Portuguesa (In: Portal do Espírito. Disponível em: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/fep/eusapia-paladino.html. Acesso em 4 de julho de 2006.)

COMCIENCIA. Qualidade das águas utilizadas nas cidades é cada vez pior.
In: ComCiência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. Disponível em http://www.comciencia.br/reportagens/cidades/cid09.htm. Acesso em 3 de março de 2006.

DOYLE, A. C. The History of Spiritualism - Vol I. Australia: Projeto Guttemberg, 2003. Disponível em: http://gutenberg.net.au/ebooks03/0301051.txt


KARDEC, A. Coleção das Obras Completas de Allan Kardec. (Volume XIX - Obras Póstumas). São Paulo: EDICEL, 1976 [1]

______. Coleção das Obras Completas de Allan Kardec. (O volume XVIII com a coleção da Revista Espírita de 1869 inclui um Índice Bio-Bibliogrático com pequenas biografias). São Paulo: EDICEL, 1976 [2]

LOUREIRO, C. B. As Mulheres Médiuns. Rio de Janeiro:Federação Espírita Brasileira, 1996.


MOFRA. Jeronymo Ribeiro. In: MOFRA - Movimento da Fraternidade. Disponível em http://www.mofra.org.br/Biografias/jeronymo/. Acesso em 4 de julho de 2006.

MONTEIRO, E. C. Personalidades - Camille Flammarion. O Mensageiro - Revista Espírita Cristã do Terceiro Milênio. 01/07/2005 (In: O Mensageiro. Disponível em: http://www.omensageiro.com.br/personalidades/personalidade-66.htm. Acesso em 7 de julho de 2006.

NADAUS, M. Camille FLAMMARION. In: Le XIXe siècle (1815 - 1914). Disponível em http://www.19e.org/personnages/france/F/flammarion.htm. Acesso em 7 de julho de 2006.

WANTUIL, Z.; THIESEN, F. Allan Kardec. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 1979

WIKIPEDIA. 1854. In: Wikipedia, a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/1854. Acesso em 4 de julho de 2006. [1]

_______. Crimean War. In: Wikipedia, the free encyclopedia. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Crimean_War. Acesso em 4 de julho de 2006. [2]

_______.  Félicité Robert de Lamennais. In: Wikipedia, l’encyclopédie libre. Disponível em: http://fr.wikipedia.org/wiki/F%C3%A9licit%C3%A9_Robert_de_Lamennais. Acesso em 7 de julho de 2006. [3]

_______. Imaculada Conceição. In: Wikipedia, a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imaculada_Concei%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 4 de julho de 2006. [4]

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 ° QUESTÕES & COMENTÁRIOS


Emmanuel reencarnado?, Wilson Souza, Brasil



Caro amigos,

Alguns amigos meus, espíritas, comentaram que Emmanuel encontra-se atualmente encarnado em uma cidade do interior, isso é verdade ?? Se sim, qual o impacto na doutrina ?

Desde já agradeço à atenção !!

Muita paz,
Wilson de Souza
______________________

Prezado Wilson,

Nunca ouvi falar que o Emmanuel estivesse reencarnado. No entanto, caso esteja, é mais um sinal de que estamos iniciando um período de transição para Mundo de Regeneração pois Espíritos de escol certamente virão nos ajudar nesse processo.

O único impacto no Movimento Espírita que poderia haver com a presença de Emmanuel encarnado seria na direção do bem, com uma grande intensidade. Quanto a um possível impacto sobre a Doutrina, só se for para consolidá-la cada vez mais.

Um grande abraço,
Renato


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° PAINEL

Milhares de espiritas ligados pela rede, Elsa Rossi, Inglaterra

Amigas e amigos,
 
O descanso do espirita eh a mudanca de tarefas... Pra descansar a mao de tanto digitar, fui fazer uma busca...
 
Sou meio leiga em algumas ferramentas que a Internet disponibiliza.
 
Incrivel o numero de pessoa ligadas ao Espiritismo, Espirita, Allan Kardec, etc... pelo ORKUT.
 
Hoje levantei um pouco mais cedo, e aproveitei pra fazer uma pesquisa relampago.  FIQUEI PASMA!!!
 
Vejam o resultado parcial, porque nao fui a fundo na questao...ja me contentei com os resultados que obtive em 10 minutos.
 
vejam quantas comunidades foram criadas com as palavras abaixo
 

TITULO DA COMUNIDADE COM A PALAVRA

NUMERO DE COMUNIDADES

NUMERO APROXIMADO DE MEMBROS (em media)

ESPIRITISMO

377

380.005 members

ALLAN KARDEC

80

 

FRANCISCO CANDIDO XAVIER

147

De 670 a 136.308 membros

DIVALDO FRANCO

11

De 275 a 6.632 membros

EMMANUEL

267

Incrivel o numero

SOU ESPIRITA

352

31.800 membros

MEDIUNIDADE

21

5.200 membros

MEIMEI

37

2.200 membros

CENTRO ESPIRITA

56

1300 membros

JESUS nas varias comunidades religiosas

1000

+ de 1000 0000 membros

SPIRITIST + SPIRITISM

7

1300 membros

LIVROS ESPIRITAS

13

 

ESTUDOS ESPIRITAS

1

 

JOANNA DE ANGELIS

7

 

RAUL TEIXEIRA

4

 

ERMANCE DUFAUX

1

 

REVISTA ESPIRITA CRISTA

1

 

ESPERANTO KAJ SPIRITISMO

1

 

SPIRITISMO ITALIA

1

 

ALLAN KARDEC UK

1

 

LEON DENIS

6

 

TRANSCOMUNICACAO INSTRUMENTAL

11

 

CAIRBAR SCHUTEL

7

167 membros

RELIGIAO

132

 

E TEM MAIS CENTENAS DE COMUNIDADES RELACIONADAS COM VULTOS ESPIRITAS

 

 

 DA O QUE PENSAR NAO EH MESM?


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CD audio em Italiano EVANGELHO NO LAR, Elsa Rossi, Inglaterra

Durante o 2o. Encontro Espirita Italiano, realizado na cidade de Lecco no dia 28 de Maio de 2006, o GLAK - Gruppo di Lecco Allan Kardec lancou o CD-audio em Italiano - VANGELO IN FAMIGLIA.
 
Durante o Encontro os trabalhadores do CEI, Charles Kempf na parte da manha discorreu sobre o Movimento de Unificacao do Conselho Espirita Internacional e Elsa Rossi na parte da tarde, discorreu o Seminario sobre EVANGELHO NO LAR, SEUS BENEFICIOS PARA A COMUNIDADE.
 
Nesta oportunidade, foi lancado pelo Gruppo di Lecco Allan Kardec a Campanha EVANGELHO EM FAMILIA junto aos 27 participantes presentes vindos das cidades italianas: LENTATE, BAREGGIO, RIMINI, MILANO, LECCO, BELLUNO, PADOVA e dos paises SUICA (Lugano) , FRANCA E INGLATERRA.
 
Maiores informacoes como adquirir o CD, contactar Regina Piccolli pelo e-mail - gruppodilecco@yahoo.it

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II Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita, Editora Comenius, Brasil

II Congresso Brasileiro de Pedagogia de 7 a 10 de setembro – Unisanta – Santos. Diálogos, Verticalidade e Práxis. Organização geral: Prof.ª Dr.ª Dora Incontri. Presença confirmada de convidados internacionais: Prof. José Pacheco, da Escola da Ponte de Portugal e Prof. Dr. Przemysław Grzybowski (Polônia).

Mais informações e inscrições: www.pedagogiaespirita.org.br

Pelos telefones: 11- 4032 85 15 e 13- 3227 6376

Atenção! Estudantes pagam meia. Temos mais de 200 vagas a preço de custo (10 reais) para hospedagem  para as quais daremos preferência aos estudantes.

Crianças e adolescentes também podem se inscrever, gratuitamente até 16 anos!

Todas as informações de hospedagem devem ser tratadas com Márcia e Wanda da RW Turismo (11) 3667-3506 / 3661-3026 rwturismo@uol.com.br

Curso de Pós graduação Latu Sensu – Pedagogia Espírita – Nova turma em agosto de 2006 – Unisanta – Santos. Coordenação: Prof.ª Dr.ª Dora Incontri. Mais informações pelo telefone: 13- 3202 7114.

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II Encontro Sergipano de Arte Espírita, Maria Neuza Machado Silva, Brasil

O Instituto Espirita Chico Xavier estará realizando nos dias 08,09 e 10 de setembro, o II ENCONTRO SERGIPANO DE ARTE ESPIRITA. Para tanto estamos solicitando divulgação deste evento onde será encontrada toda a programação, folder, cartaz, telefones para contato no site www.inecx.com.br. Será também uma oportunidade de conhecer a nossa casa de oração. Esse evento tem o apoio da Federação Espirita do Estado de Sergipe.

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GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS

O Boletim GEAE é distribuido por e-mail aos participantes do Grupo de Estudos Avançados Espíritas
Inscrição/Cancelamento - inscricao-pt@geae.inf.br

Informações Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
Coleção dos Boletins em Português - http://www.geae.inf.br/pt/boletins
Coleção do "The Spiritist Messenger" - http://www.geae.inf.br/en/boletins
Coleção do "Mensajero Espírita" - http://www.geae.inf.br/el/boletins