Ano 14 Número 513 2006



30 de Abril de 2006


"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, 
face a face,
em todas as épocas da humanidade"

Allan Kardec



 ° EDITORIAL

O Mundo em que Vivemos





 ° ARTIGOS

Lideranças Espíritas, Amilcar Del Chiaro Filho, Brasil

Criacionismo e Evolucionismo, José Reis Chaves, Brasil




 ° HISTÓRIA & PESQUISA

Cronologia Espírita










 ° QUESTÕES & COMENTÁRIOS

Estado de Êxtase, Vitor Anselmo Sakihara, Brasil




 ° PAINEL

Curso/Oficina: Relações Humanas no Cotidiano, Julia Nezu, Brasil

1ª circular - III Jornadas de Cultura Espírita do Oeste, Lucas, Portugal


Comunidade  Espírita  Cristã  de  Atlanta (EUA), Elsa Rossi, Inglaterra






 ° EDITORIAL

O Mundo em que Vivemos

Amigos,

Algumas vezes temos trocado idéias sobre como o ser humano pode mudar o mundo ao seu redor, transformando-se e transformando-o a partir da vivência dos conhecimentos trazidos pela Doutina Espírita. Outras vezes buscamos compreender um pouco mais as relações entre as ciências e o Espiritismo. Um ponto em que ainda não tocamos foi no que a própria ciência nos diz deste fascinante mundo em que transcorrem nossas existências materiais.

O mundo visto como um grande mecanismo de relógio, onde matéria e força agem obedecendo as leis de Newton em um vasto cenário cósmico de tempo e espaço imutáveis, faz parte da história da ciência. Pertence as aproximações necessárias para os cálculos da engenharia e da ciência aplicada aos fenômenos cotidianos mas não reflete mais os conhecimentos adquiridos pela fisica moderna. A fisica clássica é uma construção venerável mas empalidece frente ao mundo descrito nas equações das modernas teorias da relatividade e da mecânica quântica.

Somos seres inseridos em uma realidade que nossos sentidos não conseguem captar plenamente, a matéria como a imaginamos e lidamos no dia-a-dia é em verdade um turbilhão de entidades fisicas cuja descrição não corresponde nem a pequenas partículas sólidas nem a ondas clássicas. Equações repetidamente comprovadas nas últimas décadas descrevem seu comportamento de forma probabilística, indicando os lugares onde uma medição teria maior chance de encontrá-las. Conforme a forma em que a observação for feita seus aspectos ondulatórios ou de partícula serão vistos. A grande variedade de "partículas" fundamentais encontradas levou os cientistas da segunda metade do século XX a desconfiarem de que existe algo mais fundamental ainda por detrás destas particulas e a propor um desdobramento conhecido como "teoria das cordas".

As "cordas" propostas pela fisica moderna são pequenas entidades dotadas de comprimento infinetissimal que vibram e em suas diferentes vibrações adquirem as propriedades que nos parecem ser partículas fundamentais independentes. Uma característica interessante das equações matemáticas que descrevem estas "cordas" é que elas exigem "dimensões" matemáticas adicionais para poderem representar a gama de fenômenos observaveis no universo que conhecemos. As três dimensões de "distância" que conhecemos são apenas uma pequena parte das dimensões necessárias para as vibrações destas cordas. Os cientistas atualmente discutem quais as implicações destas equações na forma de compreendermos o universo e como seriam estas dimensões adicionais. Algumas interpretações lhes dão tamanho infimo e outras o suficiente para fazer com que o Universo visto pelos nossos sentidos seja apenas um de uma infinidade de Universos existentes.

As próprias dimensões que vemos - o que costumamos classificar como comprimento, largura e altura - tem características inimagináveis para os físicos do século XIX. Suas propriedades estão intimamente ligadas com a outra dimensão em que vivemos - o tempo - e juntos modificam-se na presença de campos gravitacionais e quando observados a partir de referenciais em movimento acelerado. Pessoas diferentes, movendo-se uma em relação a outra com movimento acelerado, obtem medidas diferentes para o espaço e para o tempo. Estes efeitos se tornam nitídos apenas na presença de campos gravitacionais de uma intensidade brutal, por exemplo na vizinhança dos corpos celestes conhecidos como "buracos negros", ou em velocidades próximas a da luz, mas foram comprovados experimentalmente inumeras vezes desde que Albert Einstein os propôs no começo do século passado.

O "tempo" das equações de Einstein é tão diferente do conceito que dele temos a partir de nossas experiências cotidianas que até hoje os cientistas estão tentando interpretar o que ele realmente significa. Os desdobramentos mais impressionantes destas equações foram as descobertas sobre a "origem" do Universo que vemos. Ele vem "crescendo" há bilhões de anos a partir de um estado em que toda a "matéria" e "energia" que vemos estava concentrada nas distâncias infinitesimáis que são estudadas pela mecânica quântica e pela teoria das cordas. Era como se todo espaço entre a matéria estivesse reduzido em todas as partes do infinito e a partir dai ele tivesse se expandido, afastando cada vez mais a matéria, por toda a extensão do infinito. O chamado "Big-bang", o ponto inicial desta expansão, não é assim uma explosão no sentido costumeiro da palavra, não há um ponto central no Universo de onde todos os outros se afastam. E como se todos os pontos do Universo estivessem se afastando de todos os outros. E nessa expansão o próprio tempo está envolvido. Pelas equações fisicas modernas não há sentido em falar do tempo antes da existência do "espaço" pois eles estão interligados de tal forma que um não existe sem o outro.

Outro desdobramento mais surpreendente ainda é o conceito moderno de vácuo. Não há "vazio" absoluto em parte alguma. As equações que descrevem as particulas fundamentais resultam que mesmo no vácuo há "algo". Deste "algo" podem surgir partículas e campos. Há também "matéria" e "energia" nunca detectada por nossos instrumentos, mas que influenciam o comportamento geral do restante da matéria e da energia existente no Universo. Desta matéria e energia "escura" ou "invisivel" surgem forças que contrabalançam a gravidade e mantém o ritmo de expansão do Universo visível.

Em conjunto, todas estas descobertas levam os cientistas a pensar que as teorias físicas modernas caminham para desdobramentos novos. Uma "Teoria do Tudo" pode surgir unificando as descrições da teoria da Relatividade e da Mecânica Quântica em um novo corpo teórico, descrevendo de forma mais exata ainda as relações entre as grandezas fundamentais da natureza que chamamos de eletromagnetismo, gravidade, forças nucleares fortes e fracas. Esta teoria também deverá trazer uma compreensão mais apurada do momento inicial do "Big-bang" e de como dele derivou o espaço-tempo no qual a realidade que percebemos está inserida. Talvez por detrás do espaço-tempo empregado nas equações de Einstein exista algo mais fundamental ainda, do qual eles derivem.

Resumindo, temos diante de nós um admirável mundo novo descortinado pelos esforços dos cientistas nos últimos cem anos. Buscando encontrar equações que descrevam cada vez melhor o comportamento da matéria e da energia no espaço e no tempo eles descobriram que elas não são o que se pensava serem. Descobriram equações que parecem descrever mais "relações" do que "coisas", "possibilidades" do que "fatos deterministicos" e a existência de uma realidade desconhecida tão ou mais "real" que a que vemos com nossos sentidos.

Seria ingênuo dizer que estas descobertas encontraram o "mundo espiritual" das pesquisas mediúnicas, pois ainda sabemos muito pouco sobre em que consiste exatamente o "espaço-tempo" e a "matéria" desse mundo espiritual para correlacioná-lo com os resultados das equações da física moderna. Sem falar que ainda não existe um consenso entre os cientistas sobre a validade das diversas interpretações destas equações para a compreensão do próprio mundo material.

Mas, o que já é possivel dizer, é que estas descobertas abrem caminho para uma mente mais aberta a respeito do que seja o "Universo" (que talvez um dia seja melhor descrito pela palavra "Multiverso"). A "base sólida" que o materialismo encontrava na ciência positivista do século XIX se desvaneceu junto com a concepção de que tudo se resumia à matéria e as forças que atuavam sobre ela.
 
Muita Paz,
Carlos Iglesia

Bibliografia

Daves, P. O Enigma do Tempo - A Revolução Iniciada por Einstein. Trad. Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.
Gleiser, M. A Dança do Universo - Dos mitos de Criação ao Big-Bang. 2ª. ed. São Paulo: Companhia das Letras: 1977.
Greene, B. O Tecido do Cosmo - O espaço, o tempo e a textura da realidade. Trad. José Viegas Filho. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Hawking, S. W. A Brief History of Time - From the big-bang to black holes. New York: Bantam Books, 1988.
Herbert, N. A Realidade Quântica. Trad. Mário C. Moura. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1989.
Jauch, J. M. São os Quanta Reais? - Um diálogo galileano. Trad. J. David M. Vianna. São Paulo: EDUSP, 1986.
Pagels, H. R. O Código Cósmico - A Física Quântica como linguagem da natureza. Trad. Jorge C. Buescu.
2ª. ed. Lisboa: Gradiva.
Silk, J. O Big Bang - A Origem do Universo. Trad. Fernando Dídimo Pereira Barbosa Vieira, Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1984.
Will, C. M. Einstein tinha razão? - Testando a Teoria da Relatividade Geral. Trad. José Carlos S. P. Fernandes. Lisboa: Gradiva, 1989.

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 ° ARTIGOS

Lideranças Espíritas, Amilcar Del Chiaro Filho, Brasil

(Texto publicado originalmente no Correio Fraterno do ABC de Março/Abril de 2006)

Allan Kardec faz uma interessante exposição sobre as aristocracias que governaram o nosso mundo, desde as épocas mais recuadas da humanidade. Lembremos que aristocracia significa “governo ou poder dos melhores”. Kardec analisa o poder dos anciãos, dos guerreiros, dos nobres, do dinheiro,  da inteligência, aspirando desaguar numa aristocracia intelecto moral, ou seja, o poder da inteligência unida a uma sólida moral.
 
Não temos dúvidas que esta será a melhor forma de governo, até que um dia todos saibam e cumpram os seus deveres, conheçam os seus direitos, e não será preciso ter quem obrigue o cumprimento das leis. Contudo, até que cheguemos a esse ponto, precisamos de líderes políticos, religiosos e do pensamento.
 
Logicamente o Movimento Espírita ainda não pode dispensar lideranças. Entretanto, qual seria o perfil ideal para a liderança espírita? Um médium que realize aquilo que for ditado pelos espíritos? È uma idéia interessante, porém, onde ficará a responsabilidade dos encarnados? Deveria ser, então um intelectual, com profundo conhecimento doutrinário? Também não, porque apenas o conhecimento intelectual não basta. Então pensemos num místico capaz de arrastar multidões com os seus discursos ou sermões? A resposta é, também, negativa.
 
No nosso entender um líder espírita legítimo precisa ter algumas virtudes, que somadas, lhe darão um grau elevado de conhecimento e vivência. Logicamente, para vencer ele ou ela precisará ser disciplinado e paciente.  Ter uma vasta cultura doutrinária, amar a ciência e ser amante da sabedoria, isso é, ter qualidades de um filósofo.
 
Que esteja voltado para as conquistas da ciência moderna, mas não despreze as conquistas dos cientistas pioneiros. Que o seu espírito prático e perquiridor não o impeçam de ser um poeta, e conversar com as crianças, as flores e as estrelas. Que seja capaz de suportar reuniões cansativas de intelectuais, mas saber gastar um pouco do seu tempo com  os simples.
 
Precisamos de homens e mulheres que penetrem com o seu pensamento os mundos disseminados no espaço, e possam discorrer sobre as supercivilizações dos mundos felizes e divinos, mas que visitem as favelas, os cortiços, as mansardas, os hospitais, as prisões, levando o amor que cobre a multidão dos erros humanos.
 
Precisamos de lideranças que amem suas famílias, e também a grande família humana. Que estejam apaixonados pela vida, que namorem as estrelas, e que vivam no mundo, sem prender-se ao mundo.
 
Não basta ao líder pregar as virtudes do Evangelho e falar do amor de Jesus de Nazaré, mas exemplificar a cada passo, o Evangelho que traz no coração. Missionários que, como o Cristo, permaneçam de braços abertos para aconchegar em seu seio os sofredores, os pedintes da luz, mas que os seus braços não sejam prisões, e permaneçam abertos para aqueles que desejarem ir embora.
 
Aspiramos líderes que conheçam o caminho e caminhem por ele, mas que, das suas sandálias, possam se desprender poeira de estrelas, para que possamos segui-los em demanda ao Reino de Deus.
 
E assim, um dia, poderemos repetir com Allan Kardec: “O Espiritismo Amplia os Horizontes da Humanidade”.  Com Emmanuel: “O Espiritismo é um processo libertado de Consciências”.  Com Herculano Pires: “O Espiritismo é a plataforma para um novo tempo”.  Com Francisco de Assis: "Fazei-me instrumento da vossa paz”. Com Jesus: “Deus é o Pai”. Com João: “Deus é Amor”.

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Criacionismo e Evolucionismo, José Reis Chaves, Brasil

(Coluna OPINIÃO do jornal "O TEMPO" de Belo Horizonte - www.otempo.com.br)

A questão da criação por Deus do mundo, do homem e dos outros seres vivos, bem como a da evolução, criou muitas celeumas entre os teólogos e os cientistas materialistas do passado. Mas hoje, os teólogos não consideram incompatíveis o criacionismo e o evolucionismo, exceto uma parte dos teólogos evangélicos. Para stº Agostinho, Deus criou todas as coisas em estado potencial (de semente). De fato, cada espécie tem o gérmen de seus descendentes, que vão surgindo, transformando-se e renovando os seres vivos da Terra. Aquela teoria bíblica de que Deus fez o mundo em seis dias, e o boneco de barro chamado Adão, em cujas narinas Deus soprou, é mitológica, se interpretada ao pé da letra. A idéia é de que o corpo adâmico veio da terra. Os seis dias da criação são períodos de milhões de anos cada um. E Deus poderia estar descansando até hoje, se interpretássemos também literalmente o texto! Como se sabe, Deus é incansável.

Huberto Rohden, em “O Homem”, condena a teoria mitológica ou da interpretação literal da Bíblia. E, segundo ele, o homem não vem do animal, mas de Deus, através do animal, como a água vem da fonte através do cano. Porém não entendemos por que Rohden condena a tese do fisiologista inglês Darwin. Vejamos. Se para Rohden, a fonte do home é Deus e não um animal, o que é certo, mas ao mesmo tempo ele aceita que o homem vem através do animal, ele está também aceitando que o homem, em seu espírito ou sua essência numenal, teve seus momentos de estar, igualmente, em um animal, como a água teve seus instantes de estar num cano. Por que, então, esse animal ou um dos animais não poderia ser o macaco, em consonância com Darwin?

O criacionismo é uma grande verdade, pois fomos criados por Deus. E temos duas evoluções: a biológica (animal ou darwinista) e a espiritual (moral), norteada pelo nosso intelecto e nosso livre-arbítrio. “Somos transformados de glória em glória, na própria imagem do Senhor” (2 Co 3,18), caminhando sempre na direção da perfeição do Pai, até que adquiramos, um dia, o estado angélico ou de espíritos puros!

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° HISTÓRIA & PESQUISA

(Seção em parceria com a "Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas")

Cronologia Espírita

(Compilação de datas siginificativas para o Movimento Espirita iniciada no Boletim 505)

Primeiro Capítulo

1795-1856 Prof. Rivail e sua Época

Lista de Eventos

1849

Paris, França
  

Livro "Dictées normales des examens" por H. L. D. Rivail.  

WANTUIL e THIESEN, 1979 

14 de novembro de 1849
Rochester, EUA
 

As primeiras demonstrações públicas das irmãs Fox no maior salão local, o Corinthian Hall, das quais resultou a organização do primeiro núcleo de estudantes do Espiritualismo Moderno. (Modern Spiritualism, ou também New Spiritualism).

DOYLE, 2003
WANTUIL, 1958

1850

26 de janeiro de 1850
Paris, França
  

Livro "Dictées du premier áge" por H. L. D. Rivail.  

WANTUIL e THIESEN, 1979

13 de abril de 1850
Paris, França
  

Livro "Dictées du second áge" por H. L. D. Rivail.  

WANTUIL e THIESEN, 1979

Fins de 1850
Estados Unidos da América


  
Por indicação dos próprios espíritos começa-se a utilizar um novo método de comunicação mediúnica: as Mesas Girantes. As pessoas se sentavam ao redor de uma mesa, em cima da qual colocavam as mãos, e a comunicação era feita por pancadas dadas pelos pés da mesa indicando letras do alfabeto. O fato dos pés levantarem-se do chão deu o nome ao fenômeno.

WANTUIL, 1958


1851

Londres, Inglaterra  

Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891), mais conhecida como Madame Blavatsky, tem seu primeiro encontro com o guia espiritual que a conduziria na criação da TEOSOFIA. Doutrina espiritualista com muitos pontos comuns com o Novo Espiritualismo e com o Espiritismo, diferentemente destes porém, apoia-se nos conhecimentos espiritualistas das religiões orientais (que ajudou a divulgar no Ocidente) e do chamado 'Ocultismo'. Granjeou bom número de adeptos e razoavel popularidade na segunda metade do século XIX, principalmente nos Estados Unidos da America, para onde Madame Blavatsky mudou-se em 1873. Ali, em 1875, foi fundada a Sociedade Teosófica, que mais tarde se transladaria para Adyar na Índia.  

        BLAVATSKY, 1992

Janeiro de 1851
Estados Unidos da América

A conversão do famoso jurista John Worth Edmonds, ex-senador, ex-juiz do Supremo Tribunal de New York, materialista confesso, abala profundamente a opinião pública. Ele declara-se convencido da realidade do espírito, após haver presenciado os mais diversos fenômenos de efeitos físicos e de efeitos intelectuais produzidos sob o mais rigoroso controle.  

DOYLE, 2003

1852

Estados Unidos da América
 

Manifesto publicado pelos professores W. Bryant, B. K. Bliss, W. Edwards, e David A. Wells, da Universidade de Harvard, em apoio à autenticidade do fenômeno das mesas girantes.  

WANTUIL, 1958

Escócia  

Chegam a Europa alguns médiuns americanos. Com eles inicia-se a introdução do Espiritualismo Moderno na Europa, em menos de um ano o fenômeno das mesas girantes se generalizou por toda a Inglaterra.  

DOYLE, 2003
WANTUIL, 1958

Inglaterra  

A médium americana Mrs. Hayden, esposa de um respeitável jornalista da Nova Inglaterra, é considerada a primeira médium a trazer os novos fenômenos para a Inglaterra. Segundo Arthur Conan Doyle, sua mediunidade bastante limitada pelos padrões modernos, consistia na produção de batidas que respondiam, de forma exata e convincente, as perguntas dirigidas aos espíritos.  

DOYLE, 2003

8 de maio de 1852
Estados Unidos da América

Primeiro número do jornal "The Spiritual Telegraph" (EUA), subvencionado pelo comerciante Charles Partidge, com o auxílio do Reverendo S. B. Britain.  

DOYLE, 2003
WANTUIL, 1958

26 de julho de 1852
Paris, França 

O jornal L'Univers é o primeiro jornal Francês a dar maior destaque a questão do Espiritualismo Moderno, no artigo "Les spiritualistes d'Amérique".  

W
ANTUIL, 1958

Fins de 1852
Londres, Inglaterra

Chega a Londres a médium americana Mrs. Hayden. As sessões por ela realizadas contribuiram para a divulgação do Espiritualismo Moderno na Ingleterra.

DOYLE, 2003
WANTUIL, 1958

Indice


Biografias

John Worth Edmonds




O Juiz Edmond nasceu em Hudson, estado de Nova Iorque, em 13 de Março de 1799 e desencarnou na cidade de Nova Iorque em 5 de abril de 1874. Sua carreira como advogado se iniciou em 1820 e no período de 1832 a 1836 foi senador pelo estado de Nova York. De 1836 a 1838 ele participou de missões especiais junto aos grupos indigenas e aprendeu a falar suas linguas. A partir de 1841 retornou aos tribunais e 1843 foi designado para inspetor das prisões estaduais e fundou uma associação para melhorar o sistema penitenciário. Em 1845 ele tornou-se Juiz e a partir de 1847 membro da Suprema Corte dos Estados Unidos.

Sua conversão ao Moderno Espiritualismo em janeiro de 1851 teve grande repercussão e ajudou a divulgação do movimento nascente. A sua participação no movimento espiritualista foi intensa e também o tornou alvo dos ataques dos opositores da nova revelação Em 1 de agosto de 1853 o próprio Juiz Edmond fez uma comunição, intitulada "Para o Público", no jornal NEW YORK COURIER detalhando a sequência de eventos que o levaram a acreditar na realidade da comunicação com os espíritos e explicando as convições a que chegou. Aos poucos sua mediunidade se desenvolveu e entre 1853 e 1854, em um pequeno grupo de amigos, recebeu diversas mensagens.

Além de textos sobre o Espiritualismo ele escreveu também os livros: "Spiritualism" (Edmonds, John Worth and George T. Dexter, M.D. "Spiritualism." New York: 1853)
, "Letters and Tracts on Spiritualism " e "Uncertainty of Spiritual Intercourse". Sua filha, Laura, também se tornou médium e através dela foram recebidas mensagens em varias linguas.

Os ataques de que foi vitima o levaram a se afastar da Suprema Corte.

DOYLE, 2003
FIRST SPIRITUAL TEMPLE, 2006
VIRTUAL AMERICAN BIOGRAPHIES, 2006


Índice

Referências Bibliográficas


BLAVATSKY, H. P. Síntese da Doutrina Secreta. Trad. Cordélia Alvarenga de Figueiredo. São Paulo: Ed. Pensamento, 1992

DOYLE, A. C. The History of Spiritualism - Vol I. Australia: Projeto Guttemberg, 2003. Disponível em: http://gutenberg.net.au/ebooks03/0301051.txt


FIRST SPIRITUAL TEMPLE,  John Worth Edmonds. In: Biographical Sketches. Disponível em: <http://www.fst.org/edmonds.htm>. Acesso em 20 de maio de 2006.

VIRTUAL AMERICAN BIOGRAPHIES, John Worth Edmonds. In: Virtual American Biographies. Disponível em: <http://www.famousamericans.net/johnworthedmonds/>. Acesso em 20 de maio de 2006.

WANTUIL, Z. As Mesas Girantes e o Espiritismo. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 1958

WANTUIL, Z.; THIESEN, F. Allan Kardec. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 1979

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 ° QUESTÕES & COMENTÁRIOS


Estado de Êxtase, Vitor Anselmo Sakihara, Brasil

Sou espírita e estou fazendo o curso básico de espiritismo. Surgiu uma dúvida, em nossos estudos, quanto ao estado de êxtase. Gostaria, se for possível, que me indicassem um local que pudesse obter informações ou esclarecimentos a respeito do fenômeno, na literatura espírita ou nas outras ciências ordinárias. Algumas indagações que me ficaram pendentes são: Para medicina atual, ele ainda tem o mesmo nome e o mesmo conceito? Existem obras ou escritos (atuais ou da época de Kardec) confirmando a decomposição do corpo da pessoa em êxtase? Kardec, chegou, a presenciar ou estudar estes casos? É possível a desencarnação, pela própria vontade do espírito, enquanto se encontra em êxtase? Fico grato se também for possível responderem sobre estas minhas dúvidas.

Um abraço
Vitor Anselmo Sakihara

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° PAINEL

Curso/Oficina: Relações Humanas no Cotidiano, Julia Nezu, Brasil

O Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro, de São Paulo, realiza a partir de 8 de maio o curso/oficina “Relações Humanas no Cotidiano”.

 
O objetivo do curso é possibilitar ao aluno aprender a se auto-analisar para conviver fraternalmente; compartilhar a experiência, à luz do Evangelho e estimular lideranças autênticas, visando construir uma rede de relações fraternas, reflexivas, criativas e solidárias. Serão abordados os temas: sentido da vida  e lei do progresso, constituição do sujeito reflexivo, análise da estrutura da personalidade, análise das funções do personal, os papéis que desempenhamos na vida, estímulos sociais e a lei universal do amor, ciclos do desenvolvimento humano, estruturação do tempo, aprendizado emocional e renovação interior, comunicação interpessoal, liderança autêntica e trabalho de equipe, entre outros.

A metodologia do curso será participativa, interativa, vivencial e reflexiva (com prática de exercícios).


O curso será ministrado pela professora Mara Cleide Dias Ramos, pós-graduada em Administração Hospitalar pelo Instituto de Pesquisa do Hospital São Camilo e Terapeuta em Análise Transacional.
 

Público-alvo: Trabalhadores de instituições espíritas e demais interessados.


Carga horária: 4 meses – 32 horas - I módulo: maio e junho; II módulo: agosto a setembro. – total 16 aulas

Nº de vagas:  40 alunos


Dia da semana: segundas-feiras – das 15 às 17 horas


Data de início:  08/05/2006


Local do curso: Alameda dos Guaiases, 16 – Planalto Paulista – São Paulo/SP (travessa da Av. Indianópolis )


Custo do curso: Gratuito


Inscrições e informações: Fone: (11) 3661-3028 – Márcia Valente. E-mail: marcia@rwturismo.com.br


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circular - III Jornadas de Cultura Espírita do Oeste, João Eduardo, Portugal

Caldas da Rainha, 27 de Março de 2006

Caros companheiros de ideal espírita,

Votos de muita paz, saúde e harmonia, que Jesus nos envolva a todos nas suas vibrações amorosas.

O Centro de Cultura Espírita, sito em Caldas da Rainha, irá levar a cabo as III Jornadas de Cultura Espírita do Oeste, nos dias 16 e 17 de Junho de 2006, no Auditório Municipal “A Casa da Música”, na simpática vila de Óbidos, a 5 Km de Caldas da Rainha.

Numa altura em que a sociedade se afunda no materialismo destrutivo, pensamos que qualquer contributo que possa auxiliar as pessoas a entenderem a vida sob um ponto de vista holístico, espiritualista, será sempre uma mais valia quer para elas, quer para a sociedade em geral.

Nesse sentido, e na sequência da grande adesão que esta iniciativa teve o ano passado, escolhemos para tema central destas jornadas «Reencarnação: mito ou realidade?», procurando trazer trabalhos que evidenciem a imortalidade da alma, no seguimento dos estudos pioneiros de Allan Kardec.

Procuramos trazer até Óbidos vários especialistas em certas áreas da pesquisa no campo da espiritualidade e dar-lhe um conteúdo espírita, demonstrando assim a actualidade do pensamento espírita que Allan Kardec nos legou.

As entradas são livres e gratuitas, mas limitadas ao número de lugares existentes (185), pelo que levaremos a cabo inscrições para este evento. No fim do mês de Abril daremos notícia do mecanismo das inscrições bem como do seu início, programa definitivo e informação logística.

Com amizade e sempre ao dispor, reconhecidos,

João Eduardo
P’lo Centro de Cultura Espírita
Rua Francisco Ramos Nº 34 r/c, 2500-831 Caldas da Rainha – Portugal
www.caldasrainha.net/cce
e-mail:cce@caldasrainha.net
Tel: 00-351- 93 846 68 98; 91 705 84 15

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Comunidade  Espírita  Cristã  de  Atlanta (EUA), Elsa Rossi, Inglaterra


PROGRAMAÇÃO DE PRELEÇÕES PARA MAIO-06 NA COMUNIDADE  ESPÍRITA DE ATLANTA (CECA)
 
SÁBADO - EVANG.
06-05       PERDOAI  PARA QUE DEUS PERDOE..., X - 1 a 4, REINALDO
13-05       A  INDULGÊNCIA..., E.S.E. X 16 a 21,  ALINE
20-05       AMAR  AO  PRÓXIMO..., E.S.E.  XI  1 a 10, Da.  MARIA
27-05       FÉ  E  EGOISMO..., E.S.E.  X  11  a  15, MEIRE  EVANG.
 
                                               
DOMINGO
 
07-05     CARIDADE  MORAL  E  ESPIRITUAL. RITA  DE  CÁSSIA
14-05     HÁ  MUITAS  MORADAS  NA  CASA  DO  PAI. OSMAR
17-05     VISÃO DO ESPIRITISMO COMO MISSÃO. MARY  CANCADO
21-05     ESPIRITISMO POR KARDEC X CANDOMBLÉ. SARA
28-05     A  GÊNESE.  (ESPÍRITA). ELIANE          
 
 
NOTA.-  NA 4a F.  17-05  ATIVIDADE  NORMAL  COM  PASSE...  HORÁRIO 20 HS.
 
COMUNIDADE ESPÍRITA CRISTÃ DE ATLANTA
atlantaespirita@yahoo.com
www.atlantaespirita.org

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GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS

O Boletim GEAE é distribuido por e-mail aos participantes do Grupo de Estudos Avançados Espíritas
Inscrição/Cancelamento - inscricao-pt@geae.inf.br

Informações Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
Coleção dos Boletins em Português - http://www.geae.inf.br/pt/boletins
Coleção do "The Spiritist Messenger" - http://www.geae.inf.br/en/boletins
Coleção do "Mensajero Espírita" - http://www.geae.inf.br/el/boletins