Ano 14 Número 508 2006



15 de Fevereiro de 2006


"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, 
face a face,
em todas as épocas da humanidade"

Allan Kardec



 ° EDITORIAL

A Vida Eterna, Camille Flammarion (médium Carmo Bianco), Brasil





 ° ARTIGOS

As Bodas e o Terceiro Milênio, Rogerio Coelho, Brasil


Mensagem Poética, João Zamoner, Brasil

Das necessidades das sessões espíritas e das condições para a sua realização, J. Herculano Pires, Brasil





 ° HISTÓRIA & PESQUISA

Cronologia Espírita, Carlos Iglesia, Brasil




 ° QUESTÕES & COMENTÁRIOS

Grupo ComCiência, Marcos Flavio de Oliveira, Brasil





 ° PAINEL

Espiritismo, Meditação e Saúde, Fraternidade Espírita Auta de Souza, Brasil


Primer Congreso Espirita Centroamericano 2006, Edwin Bravo, Guatemala







 ° EDITORIAL

A Vida Eterna, Camille Flammarion (médium Carmo Bianco), Brasil

Mensagem transcrita do livro "Nos Domínios do Bem - A Vida extraordinária de Anesio Siqueira, notável médium curador e mensagens recebidas por Carmo Bianco nessa época". O livro foi impresso nas oficinas da Empresa Gráfica da "Revista dos Tribunais" (São Paulo - SP) em janeiro de 1947 e traz textos do jornal espírita "A Centelha". Anesio Siqueira (1883-1943), além de médium curador, era responsável pelo coluna "Nos Dominios do Bem" do jornal "A Centelha" e daí o nome da obra. Mantivemos a grafia original do texto, mas fizemos a separação em parágrafos para adaptá-lo ao formato do Boletim. No original o texto não tinha essa separação.

Caros Amigos,

Todo assunto deve interessar a êste ou aquele. Quero falar-vos hoje sôbre os espíritos. Deixamos o trabalho após o que chamais morte? Só o incarnado é que tem a obrigação de trabalhar? Seria essa a maior tortura para nós.

Na verdade se os homens têm a convicção de que a morte é a destruição de todos os laços com o ente querido, êles nada mais fazem que provar a sua descrença em si mesmos, êles nada mais fazem que negar a sua suposta espiritualidade.

Quem, pelo contrário, compreende que não existe morte, procura sentir dentro de si a vibração de um mundo que não se destrói, procura afastar o sofrimento e a iniquidade que o contamina e procura estabelecer uma situação calma em seu coração. Sentirá então a vibração de um pensamento que lhe diz:

"Meu irmão, aqui estou ao vosso lado; não fui destruído pela morte. Eu não sou uma abstração. Sou uma fôrça que age e se manifesta em vosso íntimo como pensamento, como desejos, como vontade. Eu não vivo à parte do vosso mundo, como vós também não estais distanciados do que chamais o outro lado da vida. O nosso trabalho é contínuo, não se interrompe nunca e quando incarnados bem vezes esquecemo-nos de nossos propósitos. Agimos inconscientemente, afundamo-nos em desgraças, mergulhamos no lodo das guerras, das disputas, das destruições inúteis. Pensamentos e forças adormecidas em sugestões destruidoras são atraídos para o nosso lado e governam a nossa ação sem que demos por isso."

O homem que compreende a vida e que observa as obras dos que o antecederam em sua peregrinação pela terra, êsse reage contra o pensamento escravizador e procura pôr-se em contato com as forças harmônicas do universo. Torna-se então conhecedor da vida em tudo que existe; a morte não o atemoriza mais, pois que nela êle somente vê a mudança de forma. Parentes e amigos, a família toda dos espíritos estão visíveis ao seu olhar, transmitem-lhe os seus pensamentos como dele também tudo recebem. E assim incarnado e desincarnado num só pensamento, numa só harmonia, se confraternizam e o trabalho do espírito continua sem interrupção.

Geralmente a consciência do incarnado em seu estado de vigília, ignora a troca de energias entre os desincarnados e êle próprio. Mas a sua ação no meio social, orientada para o bem e para o amor, logo lhe mostrará dentro de si mesmo um impulso que lhe parece estranho e que êle reconhece não lhe pertencer. É aí que o interêsse para o estudo de si mesmo é despertado e o homem irá compreender o seu papel no plano social. Representante do espírito para a construção de uma sociedade de compreensão e de auxílio mutuo, ou instrumento passivo para a desorientação, a guerra e a destruição.

Camille Flammarion
Maio de 1944

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 ° ARTIGOS

As Bodas e o Terceiro Milênio, Rogerio Coelho, Brasil

(...) os servos então saíram pelas ruas e trouxeram
todos o s que iam encontrando, bons e maus...
- Jesus. (Mt., 22:10)

O Terceiro Milênio chegou com sérios indicadores: Ele representa o lapso de tempo que resta para a transição da Terra que deverá, salvo Desígnios Superiores, ser guindada à condição de Mundo de Regeneração, perdendo as atuais características de planeta de provas e expiações.

A conseqüência imediata e inevitável disso é que haverá maior rigor seletivo nos futuros projetos de reencarnação para o planeta. Assim, a primeira preocupação que nos vem à mente é: será que estaremos entre “os mansos que herdarão a Terra?”. Seria presunção supor que já atendemos aos quesitos necessários para ingresso em Mundos de Regeneração? Sei não! Pelo andar da carruagem... estamos mais para futuros degredados que propriamente regenerados, haja vista o teor de ancestral rebeldia que ainda onera nossa economia espiritual, pois criados para o amor, ainda estamos às voltas com ódios mordentes e limitações sem conto...

Sem embargo, por outro lado, lucila débil esperança, uma vez que os Desígnios Divinos estão sempre revestidos pelo algodão da misericórdia e mesmo ainda não reunindo os “considerandos” necessários, por não estarmos cem por cento ajustados aos ensinamentos do Meigo Pegureiro, podemos acalentar um sentimento de moderada confiança de estarmos entre as criaturas que seguirão para o patamar da Regeneração. Evidentemente será necessário empreendermos mais esforços e começarmos, desde já, a desvestir a “capa” do homem velho.

Nosso refreado otimismo quanto a tal possibilidade, está ancorado na questão 872 de “O Livro dos Espíritos”, na qual os Benfeitores Espirituais nos acenam com a possibilidade de pleitear uma vaga nos Mundos de Regeneração. Fazem-no no último parágrafo da referida questão, nos seguintes termos:

(...) Todos os Espíritos, mais ou menos bons, quando encarnados, constituem a espécie humana e, como o nosso mundo é um dos menos adiantados, nele se conta maior número de Espíritos maus do que de bons. Tal a razão porque aí vemos tanta perversidade. Façamos, pois, todos os esforços para a este planeta não voltarmos, após a presente estada, e para merecermos ir repousar em mundo melhor, em um desses mundos privilegiados, onde não nos lembraremos da nossa passagem por aqui, senão como de um exílio temporário”.

Se ainda estamos arrolados entre os maus do planeta e fizermos esforços para nos transferirmos para a faixa dos bons, por certo nossa chance de êxito crescerá.

Observemos que tanto na citação do registro de Mateus, em epígrafe, como na questão 872 de “O Livro dos Espíritos”, faz-se alusão a bons e maus, configurando, assim, uma perfeita simetria bilateral entre o ensino de Jesus e o dos Espíritos Superiores.

O detalhe que não nos escapou foi que os servos mencionados na Parábola das Bodas, saíram três vezes à procura dos convidados, e só lograram trazê-los na terceira investida.

Não fica difícil, portanto, extrairmos o espírito que vivifica da letra que mata, concluindo, de toda essa simbologia, que o Terceiro Milênio significa a última oportunidade para nos dirigirmos ao salão de festas (leia-se: Mundo de Regeneração), uma vez que em tal salão bons e maus foram admitidos e expulso tão somente aquele que – definitivamente – não portava a mínima parcela de luz para ali permanecer.

Se perdermos o ensejo desta vez, sabe-se lá quantos milênios deverão passar até sermos novamente convidados para outro festim.

Não é sem motivo que em suas últimas mensagens, o nobre Dr. Bezerra de Menezes, o singular Médico dos Pobres, está sempre – invariavelmente – a repetir: “Meus filhos, o tempo é agora, não amanhã...

Ouça quem tem ouvidos para ouvir e obedeça quem tem juízo!

Quem vai querer ficar do lado de fora do Salão das Bodas, onde há trevas, choro e ranger de dentes, sabe-se lá por quanto tempo?!

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Mensagem Poética, João Zamoner, Brasil

(texto enviado pelo João Zamoner em homenagem aos Médiuns)

SOU MEDIUM

Sou médium! Sagrado mandato,
Que Jesus me confiou, divina missão
Curando chagas, demando os males
Semeando a caridade, estendendo as mãos.

Sou médium! Meu Mestre é Jesus,
Encontrei no Evangelho, um roteiro de luz
Para ministrar com precisão
O exemplo permanente, de caridade e perdão.

Sou médium! Vejo tantos irmãos
Em passos cansados, aflitos, desiludidos
Sem rumo, sem esperança, sem direção
Necessitados de paz e orientação.

Feliz e sem medo, pois amo a vida
Amando a todos, com alegria incontida
Por muito amar e servir com Jesus
A trilha é de luz, que ao Senhor me conduz.

Sou Médium! Recordo o Mestre a me dizer:
Vinde a mim, vós que sofreis,
Meu jugo é leve e eu os aliviarei
Tenham fé e esperança, para seus males solver...

Nas aflições, busco a Jesus e os benfeitores
Espirituais que confortam, os queridos mentores
Me dão ânimo, alegria, paz e equilíbrio emocional
E confiança para seguir na tarefa espiritual.

Ajo com fé e esperança, olvidando as mágoas e a dor
Respondendo as ofensas com prece e perdão
Pois aprendi com Jesus, a amar meus irmãos.

Sou médium e meu lema me diz,
Que por Jesus devemos amar, servir e passar
Oh! Ficai certo, como eu sou feliz!
(João Zamoner)

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Das necessidades das sessões espíritas e das condições para a sua realização, J. Herculano Pires, Brasil

Conhecimento, harmonia e seriedade na tarefa são essenciais

(Texto transcrito da "Revista Internacional de Espiritismo" de setembro de 2003. Ed. "Casa Editora O Clarim", Matão, São Paulo)

A realização das sessãoes mediúnicas nos centros ou grupos espíritas é uma necessidade doutrinária. As sessões não são feitas com a finalidade pura e simples de "ouvir espíritos", como pensam as pessoas pouco informadas sobre a doutrina. Bem mais ampla é a finalidade das sessões, que se destinam ao socorro espiritual de criaturas necessitadas, tanto encarnadas quanto desencarnadas. Por que realizam as várias religiões as suas cerimônias e os seus sacramentos ? O Espiritismo não tem cerimônias, nem fórmulas sacramentais, mas possui também a sua maneira de relação com o invisível. Essa maneira se apoia na mediunidade: é a sessão mediúnica.

Há pessoas, mesmo entre os espíritas, que censuram as sessões medíunicas de incorporação, realizadas semanalmente nos centros. Acham que as comunicações são poucas, e as mistificações são muitas nesses trabalhos. Outras entendem que, em geral, nos meios incultos, nos centros e grupos de criaturas simples, não há comunicações de espíritos, mas simples manifestações de histerismo e outras formas de morbidez psíquica ou nervosa. A experiência nos mostra, porém, que mesmo nos meios mais incultos, onde impera a credulidade ingênua, verificam-se fatos notáveis de identificação espirítica e de socorro eficiente aos necessitados.

As imperfeições no trabalho mediúnico não são privilégio dos meios incultos. Há grupos de pessoas ilustradas que se entregam a formas inadequadas de trabalhos práticos, por falta de conhecimento das obras básicas do Espiritismo. Dirigentes vaidosos, que confiam mais em suas próprias idéias, ou na orientação de guias que lhes enfunam a vaidade através de constantes elogios, cometem mais disparates do que dirigentes ingênuos e analfabetos. Tanto nos grupos incultos, quanto nos de pessoas ilustradas, o que vale é a intenção, apoiada num verdadeiro sentimento de humildade. Os vaidosos incultos ou ilustrados prejudicam os trabalhos mediúnicos.

Mediunidade é sensibilidade. Os médiuns, quanto mais sensíveis, mais sujeitos estão às influências dos espíritos e às do ambiente. O dirigente dos trabalhos e os frequentadores também exercem a sua parte, e esta é tanto maior quanto mais fechado se mostrar o ambiente, quanto mais ele se fechar nas idéias pessoais de seus componentes. Há reuniões em que os espíritos quase não têm oportunidade, porque as idéias do grupo fecham completamente o ambiente, como um céu nublado impede o trânsito normal dos aviões. Os médiuns se tornam, então, joguetes da influência do meio. Muitas mistificações nada mais são do que resultado da opressão desses meios "fechados" sobre a sensibilidade dos médiuns.

Essas dificuldades do trabalho prático alimentam a desconfiança de muitas pessoas em relação à mediunidade. Mas os obstáculos existem para serem transpostos. Os espíritas suficientemente cônscios de suas responsabilidades doutrinárias não podem entregar-se às dificuldades. Os trabalhos mediúnicos, como dissemos acima, são necessários. Não se pode compreender Espiritismo sem exercício da mediunidade. Porque toda a doutrina se assenta nos fatos de natureza mediúnica, e porque estes fatos, constituindo a forma natural de manifestação das inteligências invisíveis, nos fornecem os meios de conhecê-las e de tratarmos com elas.

A doutrinação de espíritos sofredores ou inferiores não é uma ilusão, mas uma realidade amplamente constatada. Perguntam algumas pessoas que poder possuímos para doutrinar espíritos. O poder natural que Deus concede a todos os homens que souberem cultivar a fraternidade e as boas intenções. Os espíritos doutrinados nas sessões são criaturas inferiores, entidades submetidas a vícios ou perturbadas por idéias feitas, velhos preconceitos que alimentaram na vida terrena. Doutrinar esses espíritos não é mais do que esclarecê-los a respeito de sua verdadeira situação espiritual e de seus deveres morais. Coisa que, habitualmente, os homens de bom senso vivem fazendo na terra, com as pessoas fracas a que dão conselhos e orientação.

Não há, pois, nada de sobrenatural nas sessões mediúnicas de doutrinação. O que há é simplesmente a prática da fraternidade. Na sua primeira epístola aos coríntios, tratando das manifestações espirituais que se verificavam nas reuniões do cristianismo primitivo, o apóstolo Paulo ensina como devemos nos portar nas sessões mediúnicas. Um coração puro, a mente voltada para o bem, e a firme confiança no auxílio dos Espíritos Superiores, são as condições essenciais para a realização de eficientes trabalhos mediúnicos. O coração puro implica humildade. E a humildade nos livra dos enganos e das mistificações, que sempre nos atingem através da vaidade. Quer nos meios incultos, ou entre pessoas ilustradas, desde que estejam presentes aqueles atributos e o conhecimento das obras de Kardec, as sessões mediúnicas só podem produzir benefícios, e imensos benefícios.

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° HISTÓRIA & PESQUISA

(Seção em parceria com a "Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas")

Cronologia Espírita, Carlos Iglesia, Brasil

(Texto iniciado no Boletim 505)

Primeiro Capítulo

1795-1856 Prof. Rivail e sua Época

Lista de Eventos

1810

Torgau, Alemanha  

É publicada a 1.a edição do livro Organon de Samuel Hahnemman. O livro é um tratado de lógica médica em que Hahnemman apresenta suas idéias e metódo de tratamento. Da mesma forma que o Magnetismo Animal de Mesmer, a Homeopatia, desenvolveu-se no ambito das idéias espiritualistas. A idéia de uma força vital que anima os seres vivos e cujo equilibrio no organismo se traduz em saúde é o embasamento dos dois tratamentos e a razão da encarniçada oposição que as academias de medicina moveram a  ambos. Ignorando-se o fato de que existe no ser humano muito mais do que apenas o corpo material - e de que essa realidade espiritual interage com o corpo material - tornam-se incompreensiveis os resultados dos tratamentos magnéticos e homeopáticos.

AMARAL, 2005
ROSENBAUM, 2000
THOURET, 2006

1811

Leipzig, Alemanha

Hahnemman inicia a publicação do trabalho "Matéria Médica Pura" que traria o resultado de suas experimentações e de seus colaboradores com as substâncias usadas nos tratamentos homeopáticos. Este trabalho se estenderia até 1821 resultando em seis volumes.

AMARAL, 2005
ROSENBAUM, 2000
THOURET, 2006

1812

19 de outubro de 1812
Moscou, Russia

As tropas francesas iniciam a volta para a França após uma desastrosa invasão da Russia. Napoleão viu-se obrigado a abandonar a campanha premido pelo inverno e pela bem-sucedida estratégia Russa de evitar uma batalha decisiva cedendo terreno "devastado". Dos 610 mil soldados que invadiram o país, apenas 100 mil cruzaram a fronteira de volta.

DURANT, 1994
NICOLSON, 1987
PERFETTI, 1996

1813


Paris, França

J. P. F. Deleuze (1754-1835), biblotecário do Museu de História Natural, publica “Historie Critique du Magnétisme” onde defende o magnetismo de forma bastante eficaz. No livro trata de explicar a ação do magnetismo através do fluido magnético e as condições pelas quais isto ocorre.

Deleuze foi um experimentador metódico e prudente, que com base em suas pesquisas, escreveu um importante manual intitulado  “Instrução Prática sobre o Magnestismo”.

BERSOT, 1995
DELEUZE, 1998
JAGOT, ?

1814

31 de março de 1814
Fontainebleau, França

Após o desastre da campanha russa Napoleão Bonaparte sofre sucessivos reveses, levando a captura de Paris por tropas russas e prussianas. Diante da situação, em 31 de março de 1814,  ele abdica ao trono da França.

DURANT, 1994
NICOLSON, 1987
PERFETTI, 1996

7 de agosto de 1814
Roma, Italia

O Papa Pio VII restabelece a Companhia de Jesus.

WEBER, 2006

1815

Yverdon, Suiça

H. L. D. Rivail ingressa como aluno no instituto de Pestalozzi.

WANTUIL e THIESEN, 1979


Berlim, Alemanha

Mesmer publica seu último trabalho sobre o magnetismo animal, “Mesmerismus”. Ele desencarna neste mesmo ano.

BERSOT, 1995

1 de março de 1815
Cannes, França

Napoleão foge do exílio na ilha de Elba e desembarca na região de Cannes. Novamente é aclamado pelo povo e restabelecido no poder. Seu governo só dura 100 dias, pois é definitivamente derrotado na batalha de Waterloo e forçado a abdicar novamente (22 de junho). Napolão morre em 1821 na ilha de Santa Helena como prisioneiro dos ingleses.

Ainda em 1815 é realizado o congresso de Viena, onde se procurou restaurar a antiga ordem e restabelecer o prestígio das antigas casas reais européias. Foi uma tentativa malograda de voltar o curso da história, que ao longo do século XIX foi desmoronando aos poucos. Sucessivas ondas revolucionárias, inspiradas nos ideais de 1789, e grandes movimentos nacionais como os da unificação alemã e italiana refizeram completamente o panorama europeu.

DURANT, 1994
PERFETTI, 1996
RAFF, 1989

1818

Berlim, Alemanha

O Magnetismo Animal é novamente defendido na Academia de Berlim, desta vez por Chardel. Sua “Memória sobre o Magnetismo Animal” apresenta o magnetismo animal dentro de uma visão espiritualista, o que o coloca entre os precursores do Magnetismo.

MICHAELUS, 1989

1819

Yverdon, Suíça

Rivail desempenha no instituto funções de submestre.

WANTUIL e THIESEN, 1979

1820

Paris, França

Foram realizadas experiências com o uso do magnetismo animal em diversos hospitais dirigidas pelo Barão Du Potet de Sennevoy (1786-1881). O Barão aplicava os passes magnéticos e se tornou conhecido pela rapidez dos resultados e pela intensidade dos efeitos. As experiências foram interrompidas pelo Conselho Geral dos Hospícios, mas os resultados publicados nas atas eram favoráveis.

BERSOT, 1995
JAGOT, ?

Biografias

Johann Heinrich Pestalozzi




Pestalozzi é uma das personalidades mais marcantes da virada do séc. XVIII para o XIX. Nascido em Zurique em 1746 e desencarnado em 1827, foi o "pai" da "pedagogia moderna". Pensador e homem de ação, contemporâneo das grandes transformações sociais da Revolução Francesa e do Império Napoleônico, influenciou decisivamente seus alunos, entre eles Hyppolyte Leon Denizard Rivail.

Indo além de Rosseau, a quem admirava, Pestallozi buscou aplicar de forma concreta suas idéias. Em 1770 estabelece uma instituição para crianças pobres em Neuhof que dirige até 1780 quando problemas financeiros impediram sua continuidade. Entre 1780 e 1799 ele publicou varias obras em que aprofundou suas idéias sobre educação, elaborando paulatinamente um método voltado ao desenvolvimento das potencialidades do aluno.

O período de guerras e de turbulência política impede que os intitutos de ensino em Stans (1799) e Burgdorf (1803) mas em Yverdon finalmente Pestalozzi tem sucesso em criar uma instituição que adquiriu fama em toda Europa. O sucesso do método de Pestalozzi estava em valorizar a personalidade do aluno, dentro de um ambiente onde o educador tinha o papel de desenvolver-lhe as potencialidades e encorajar-lhe a ação de busca do conhecimento.

Outra característica marcante do instituto e que se reflitiria na vida do Prof. Rivail era o clima de tolerância religiosa. Pestalozzi enfatizava a vivência da moral cristã e deixava de lado as estéreis discussões teológicas.

A importância de Pestalozzi para o Espiritismo é tão grande que Dora Incontri, prefaciando a biografia do grande educador [RODRIGUES, 1996] escreve: "Todos os que trabalham na construção de uma Pedagogia Espírita devem necessariamente buscar suas raízes na obra teórica e prática de Pestalozzi".

INCONTRI, 2004
RODRIGUES, 1996
SOËTARD, 1994
WANTUIL e THIESEN, 1979


Referências Bibliográficas

AMARAL, M. T. C. G. do. Principais fatos na vida de Hahnemann e do mundo. Agosto de 2005. Disponível em: <http://www.homeopatiaveterinaria.com.br/datas.htm>. Acesso em 21 de fevereiro de 2006.

BERSOT, E. Mesmer e o Magnetismo Animal. Tradução de José Jorge. Rio de Janeiro: Edições CELD, 1995.


DELEUZE, J. P. F.
Instrucción Práctica sobre el Magnetismo. Tradução M. A. S. Barcelona (Espanha): 1988.


DURANT, W.; DURANT, A., The Age of Napoleon, edição eletrônica em CD-ROM. USA: World Library Inc., 1994 (The Story of Civilization, Vol. 11)


INCONTRI, D. Para Entender Allan Kardec. Bragança Paulista (SP): Lachâtre, 2004

JAGOT, P. C. Iniciação à Arte de Curar pelo Magnetismo Humano. Tradução Sônia Rangel. São Paulo: Ed. Pensamento, ? (não há ano de publicação indicado).

MICHAELUS. Magnetismo Espiritual. 5. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1989


NICOLSON, N. Napoleão 1812. Tradução Henrique de Araujo Mesquita. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1987.

PERFETTI, F. (Org.), Napoleão Aforismos, máximas e pensamentos. Tradução Annie Paulette Marie Cambè. Rio de Janeiro: Newton Compton Brasil ltda., 1996

RODRIGUES. W. L. V. Breve História de Pestalozzi. Franca (SP): Fundação Pestalozzi, 1996

ROSENBAUM, P. Homeopatia: Medicina Interativa, História Lógica da Arte de Curar. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 2000.

SOËTARD, M. Johan Heinrich Pestalozzi. In: Perspectivas - Revista Trimestral de Educación comparada (UNESCO), vol. XXIV, n. 1-2, 1994. Disponível em: <http://www.ibe.unesco.org/publications/ThinkersPdf/pestaloe.PDF>. Acesso em 13 de outubro de 2003.

THOURET, G. Samuel Hahnemann, su vida, sus ideas. Tese de doutorado publicada em 1932.  Tradução para o espanhol do Dr Ricardo Prebisch. Disponível em: <http://www.homeoint.org/books3/hahnemesp/index.htm>. Acesso em 21 de fevereiro de 2006.

WANTUIL, Z.; THIESEN, F. Allan Kardec. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 1979.


WEBER, N.A. Pope Pius VII. In: Catholic Encyclopedia. Disponível em: <http://www.newadvent.org/cathen/12132a.htm>. Acesso em 14 de fevereiro de 2006.



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 ° QUESTÕES & COMENTÁRIOS

Grupo ComCiência, Marcos Flavio de Oliveira, Brasil

(Resposta do Marcos a um e-mail que enviamos para o Grupo ComCiência perguntando como são desenvolvidos os estudos publicados em seus informativos. O texto "A Comunicação entre os Planos Físico e Espirtual" publicado no Boletim 507 foi transcrito do informativo número 2).

Os temas de estudo são determinados junto à coordenação mediúnica das casas participantes que definem os assuntos de acordo com o interesse e necessidade. Assim normalmente os estudos são feitos sobre temas de necessidade e aplicação direta nestas casas.

Os participantes participam de reuniões mediúnicas paralelamente. Nestas reuniões são gravadas comunicações que também servem de material. Também buscamos em alguns momentos fazer entrevistas com médiuns, dirigentes e demais participantes sobre questões necessárias.

Nos encontramos quinzenalmente para discussão, dúvidas, definições e acompanhamento dos estudos que normalmente são realizados individualmente.

Em determinados momentos os participantes fazem resumos do material colhido e os apresentam para todos. Estes resumos são mesclados e organizados em um texto único, com todas as referências, por alguém determinado para isso. Então passamos este texto único para que algumas pessoas avaliem, além dos participantes do grupo. São pessoas da área mediúnica com boa experiencia e conhecimento. O texto então é revisto de acordo com as sugestões obtidas e finalmente passado para a avaliação da espiritualidade que em uma reunião específica dialoga conosco sobre o texto. O texto é novamente revisto de
acordo com as sugestões da espiritualidade.

São selecionadas partes do texto para serem incluídas no informativo. Uma ou duas pessoas ficam responsáveis por adequar estas partes do texto ao informativo, tornando a linguagem mais simples e fazendo retoques finais no texto, figuras, etc.

Quando o informativo é montado este é passado novamente para a leitura de algumas pessoas da área mediúnica e para uma jornalista. Estes avaliam e fazem sugestões. O informativo é adquado às sugestões e finalmente impresso e distribuído nas duas casas colaboradoras, principalmente para os participantes de reuniões mediunicas e de estudo.

Espero ter esclarecido.

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° PAINEL

Espiritismo, Meditação e Saúde, Fraternidade Espírita Auta de Souza, Brasil

“Aprenda com as mensagens de Joanna de Angelis pela psicografia de Divaldo Franco e aplique seus ensinamentos sobre a prática da meditação ”

 

Programa do curso:

 

• Estudo dos textos de Joanna de Angelis sobre saúde, equilíbrio emocional e meditação.

• Aulas práticas de meditação

 

Curso ministrado por Robson Campos Gutierre, trabalhador da seara espírita (FEAS) e especialista em meditação pela Academia de Medicina da China, Pequim.

 

Datas: 26/Fevereiro/2006 – das 9:00 as 12:00 h e das 13:30 as 15:30 h

          28/Fevereiro/2006 – das 9:00 as 12:00 h


“Toda renda será doada para a Fraternidade Espírita Auta de Souza”

 

Inscrições até 24/Fev/2006 (mínimo 6 alunos)

Matrícula: R$ 25,00

Valor do curso: Qualquer doação (não obrigatório)

Almoço no local: R$ 12,00 (não obrigatório)


Local: Fraternidade Espírita Auta de Souza

Rua Loefgreen, 1428 – Vila Mariana – S.P.

Tel: (011) 5084-7578

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Primer Congreso Espirita Centroamericano 2006, Edwin Bravo, Guatemala



Saludos Fraternales. Visitenos en Internet.

Dr. Edwin Bravo
www.guatespirita.org

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GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS

O Boletim GEAE é distribuido por e-mail aos participantes do Grupo de Estudos Avançados Espíritas
Inscrição/Cancelamento - inscricao-pt@geae.inf.br

Informações Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
Coleção dos Boletins em Português - http://www.geae.inf.br/pt/boletins
Coleção do "The Spiritist Messenger" - http://www.geae.inf.br/en/boletins
Coleção do "Mensajero Espírita" - http://www.geae.inf.br/el/boletins