Ano 14 Número 503 2005



30 de Novembro de 2005


"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, 
face a face,
em todas as épocas da humanidade"

Allan Kardec



 ° EDITORIAL

Fraternidade, espírito Egmont - médium Mme. W. Krell, França





 ° ARTIGOS

Vendo o Invisível - Parte I, Ademir L. Xavier Jr., Brasil


O Papel do Perispírito na Comunicação, Informativo ComCiência, Brasil





 ° HISTÓRIA & PESQUISA

Papéis Velhos e Histórias de Luz, João Marcos Weguelin, Brasil




 ° QUESTÕES & COMENTÁRIOS

Êxtase da dupla vista, Fernando Moreira, Brasil




 ° PAINEL

Informativo ComCiência, Marcos Flávio de Oliveira, Brasil



Peça de Teatro "Há 2000 Anos", Elsa Rossi, Inglaterra



Novo livro sobre a materialização de Espíritos, Ronie Lima, Brasil



Alma dos Animais: estágio anterior da alma humana?, Paulo Neto, Brasil


Revista Cristã de Espiritismo, Carlos Iglesia, Brasil





 ° EDITORIAL

Fraternidade, espírito Egmont - médium Mme. W. Krell, França

Novembro, 1873

Texto do livro "Irradiações da Vida Espiritual", publicado pela editora Camille Flammarion, tradução do original francês "Rayonments de la Vie Spirituelle" (1876) por Luís Alberto Kanwatti. Este livro reune comunicações mediúnicas recebidas no grupo espírita de Bordéus pela médium Mme. W. Krell, entre elas a Prece de Cáritas (25 de Dezembro de 1873).

Aquele que disse: "Meu reino não é deste mundo!" Aquele que nasceu filho de um carpinteiro, que teve por berço um estábulo, por amigos alguns pescadores ignorantes e rudes; Aquele cujas máximas são: "Os primeiros serão os últimos no reino dos céus!", "Quem se exaltar será rebaixado!", Aquele que, durante toda sua vida terrena transcorreu entre os pequenos, Aquele que recusava o convite dos grandes e comia à mesa dos publicanos, Aquele que assentou sobre a Terra a primeira pedra republicana, ao pregar a igualdade e a caridade, Aquele, repito, não pode Ter desejado que seu representante se ornasse com um cetro.

O representante do Cristo é a idéia progressista, fraternal e liberal!

O verdadeiro representante do gênio tutelar da Terra, é a verdade unida à mansuetude, à tolerância, à caridade sem limites!

Hoje, graças à obra emancipadora do salvador do mundo, graças à sua doutrina toda de luz e de liberdade, hoje repito, o véu do templo se desfaz e o homem, remido, pode laborar, à vista de Deus, completamente emancipado. Pode buscar e conhecer as leis ainda secretas, os mistérios que a natureza oculta em seu seio, como outros tantos tesouros. Pode, pouco a pouco, despojar a parte inteligente de seu ser, do que é material e, adentrando o caminho espiritual, desfazer-se de toda má tendência e tornar-se perfeito. Pode esse homem, graças ao campo fecundo e infinito, que é sua herança, trabalhar em paz, dedicar-se, dar-se à obra imortal que é pleno aperfeiçoamento do globo de que faz parte. Pode, sobre a Terra, mesmo sofrido e infeliz, proporcionar aos outros reconforto e felicidade, pelo seu exemplo, por suas obras e por sua bondade!

Amigos, pairemos sobre os nevoeiros terrenos e lamentemos com afeição, com ternura mesmo, os que ainda não vislumbraram as belezas irradiantes que são o galardão dos espíritos que amam e se instruem! Lamentemos os maus! Compadeçamo-nos dos que condenam, porque são eles os condenados! Unamos em abraço fraternal, um mundo encarnado e o mundo incorpóreo, trabalhemos para que experiência dos mais vividos sirva aos mais jovens!

Pesquisemos! O estudo, a ciência abrem os seus santuários; com reconhecimento, com respeito, adentremo-los, tratando de obter, por nosso trabalho, resultados que se constituirão, para a humanidade, em raio clarificante, em bálsamo, em esperança amenizadora dos seus sofrimentos!

Amigos, nós somos os mais felizes pois que podemos amar mesmo aqueles que nos condenam sem saber o que somos!

Ofertemos a Deus nossas preces por aqueles que não querem elevar-se a ponto de compreendê-lo; nós os arrebataremos da abjeções terrenas pelas asas da caridade!

Viva a preciosa crença espírita que nos conduz e, tão frequentemente, nos restabelece uns com os outros! Viva a ciência que nos ensina a maneira segura de nos comunicarmos pelo pensamento veloz!

Viva a vossa fé livre e esclarecida que nos coloca acima do preconceito e vos liberta de suas tenazes duras e gélidas! Viva sobretudo, o amor fraternal, que ilumina e reconforta o vosso espírito!

A vós, espíritas, a paz e a verdadeira liberdade, a única possibilidade sobre a vossa terra, a liberdade de pensamento!

Deixai nos arquivos as velhas tradições do passado e marchai, calmos e seguros, para o jovem e radioso futuro!

Índice

 ° ARTIGOS

Vendo o Invisível, Ademir L. Xavier Jr., Brasil

Uma revisão rápida de alguns métodos de se observar
o que não é acessível aos sentidos comuns

Parte I

Resumo

Durante séculos, os homens sonharam em observar o invisível, em ter acesso a coisas ocultas, em devassar aquilo que aparentemente estaria fora do alcançe dos sentidos comuns. Entretanto, a evolução natural da Ciência mostrou que há fenômenos que nunca podem ser captados por nossos sentidos ordinários, mas que podem se tornar tangíveis por meio de transdutores ou meios especiais. O papel desses meios é de ser um intermediário entre o fenômeno e os sentidos comuns. Nesse texto fazemos uma revisão comentada de alguns métodos de observação do invisível (a partir de exemplos da física). Em particular, analisamos em detalhes o fenômeno das fotos Kirlian. Obviamente essa discussão também pode trazer subsídios ao futuro da pesquisa espírita experimental como discutido na conclusão deste texto.


Contéudo

1 Introdução classificatória dos fenômenos naturais
2 Acessando o "imponderável"
3 Radiações invisíveis (causas materiais)
  Raio X
  Ondas de Rádio
4 Fenômenos limiares (causas materiais)
   Câmara de Núvens
   Câmera Schlieren
   Câmera Kirlian
5 Comentários finais
6 Referências

1 Introdução classificatória dos fenômenos naturais
 
O universo que vivemos é um tecido de fenômenos distintos, muitos deles cíclicos, outros esporádicos. Da grande classe de fenômenos existentes descobriu-se, ao longo do progresso da ciência, que apenas uma parcela ínfima deles é acessível à observação comum. Podemos dividir os fenômenos, quanto a acessibilidade pelos sentidos ordinários em grandes classes:

A fig. 1 mostra um quadro resumo dos tipos existentes de fenômenos segundo essa classificação.
 


Fig. 1 Esboço de uma classificação geral dos fenômenos naturais segundo a acessibilidade aos sentidos ordinários,
freqüência de ocorrência e causa.



2 Acessando o "imponderável"
 
O fato de um determinado fenômeno tornar-se acessível por meio de uma transformação natural (por exemplo, numa reação química entre dois reagentes incolores produzindo um outro com uma cor muito viva) ou de um dispositivo intermediário - um medium - cerca o executor da operação ou o próprio dispositivo de uma aura de mistério. Isso porque, muitas vezes, a teoria por detrás do fenômenos é desconhecida. Sabemos que grande parte do conhecimento científico está na forma teórica - o que significa que fenômenos devem estar harmonicamente ligados às teorias que os pretendem explicar. Assim sendo, abrir os sentidos humanos a esses fenômenos (aqueles de difícil aceitação por interagirem fracamente com nossos sentidos) também abre perpectivas teóricas antes inimagináveis pois, muitas vezes, esses fenômenos inacessíveis são regidos por leis particulares distintas dos fenômenos ordinários. A história das ciências está repleta de muitos exemplos nesse sentido. De modo geral, todos os fenômenos ou ocorrências não ordinárias (para além dos limites sensoriais), para se tornarem conhecidos, envolvem algum tipo de meio ou sistema intermediário que é responsável por acessar diretamente os sentidos humanos. E não poderia ser de outra forma uma vez que nosso vínculo com o mundo externo está ligado exclusivamente a posse desses sentidos (fig. 2). As teorias científicas devem não só explicar os fenômenos naturais mas também prover subsídios para que possamos compreender como tais fenômenos podem influenciar nossos sentidos (quais os meios para isso, ainda que indiretos). De acordo com a Fig. 2, podemos ver que não temos acesso diretamente aos fenômenos, mas sim aos sinais por eles gerados. Nesse processo de transmissão de sinais, há obviamente interferências externas e atenuações que modificam o quadro aparente dos fenômenos para o observador.


Fig. 2 Quadro descritivo que relaciona os fenômenos a existência de sinais que se são conduzidos ou carregados por
 instrumentos que, por sua vez, afetam os sentidos humanos ordinários.


Assim sendo, para "acessar o imponderável" precisamos de um dispositivo ou meio que faça a conversão entre os sinais característicos da ocorrência "não-sensorial" e os nossos próprios sentidos. Precisamos, antes disso, de uma ciência que nos permita entender como isso é possível.  Analisemos brevemente aqui o mecanismo de alguns desses dispositivos - com origem material - para depois inferir regras gerais para a busca e pesquisa dos fenômenos espíritas em particular sobre a possibilidade de se dispensar o mecanismo humano - os médiuns com instrumentos par excelence da pesquisa espírita. Para tanto vamos examinar resumidamente a descoberta de algumas radiações e o mecanismo de funcionamente de dispositivos que servem à pesquisa da matéria que não impressiona os sentidos ordinários mostrados na Fig. 2.


Continua no próximo Boletim

Índice

O Papel do Perispírito na Comunicação, Informativo ComCiência, Brasil

(Este texto foi extraído do primeiro exemplar do "Informativo ComCiência", elaborado pelo Grupo ComCiência de Estudos Filosóficos e Científicos à Luz do Espiritismo, cujo trabalho estamos divulgando para os nossos leitores no Painel deste boletim.)

Os espíritos superiores trouxeram através do trabalho de Allan Kardec que “O perispírito¹ é o princípio de todas as manifestações”, como pode ser lido no Livro dos Médiuns, item 109. O perispírito é de fundamental importância para o entendimento das manifestações humanas, inclusive a mediúnica.

A literatura espírita, principalmente as obras básicas de Allan Kardec, ensina que uma pessoa desencarnada é um espírito não mais ligado ao corpo físico, mas que possui a forma humana devido ao seu perispírito que é o envoltório do espírito, o qual por si só, não possui forma. Já a pessoa encarnada é um espírito ligado ao corpo através do seu perispírito.

Para melhor compreender sobre o perispírito e seu papel nas comunicações mediúnicas, no livro Obras Póstumas, de Allan Kardec, tem-se as seguintes informações:

O perispírito é o intermediário entre o Espírito e o corpo; é o órgão de transmissão de todas as sensações. Para aquelas que vêm do exterior, pode-se dizer que o corpo recebe a impressão; o perispírito a transmite, e o Espírito, o ser sensível e inteligente, a recebe; quando o ato parte da iniciativa do Espírito, pode-se dizer que o Espírito quer, que o perispírito transmite, e o corpo executa. (Kardec, Allan, “Obras Póstumas”, Capítulo Da Manifestação dos Espíritos, item 10)

Para ilustrar a citação anterior de Kardec, um exemplo: quando alguém fala com uma pessoa, esta recebe a voz através do seu corpo, pelos seus ouvidos. Em seguida o perispírito da pessoa recebe a informação ouvida e a repassa ao espírito que a entende. Já quando a pessoa quer falar, seu espírito transmite a idéia ao perispírito que a repassa ao corpo físico, o qual aciona o mecanismo da fala.

A seguir Kardec complementa dizendo que o Perispírito não está encerrado no corpo (ou dentro dele) e que uma pessoa pode transmitir impressões, sensações e pensamentos a outra mesmo sem contato corporal com outra ou sem se expressar explicitamente:

O perispírito, de nenhum modo, está encerrado nos limites do corpo, como numa caixa; pela sua natureza fluídica, ele é expansível; irradia ao redor e forma, em torno do corpo, uma atmosfera que o pensamento e a força de vontade podem estender mais ou menos; de onde se segue que as pessoas que, de nenhum modo, não estão em contacto corporal, podem estar pelo seu perispírito e se transmitir impressões, com o seu desconhecimento, alguma vezes mesmo a intuição de seus pensamentos. (Kardec, Allan, “Obras Póstumas”, Capítulo Da Manifestação dos Espíritos, item 11)

Ainda em Obras Póstumas, no capítulo Da Manifestação dos Espíritos, temos interessantes informações sobre o envolvimento da atmosfera fluídica perispíritica do Espírito e do Médium na comunicação:

Quando um Espírito, bom ou mau, quer agir sobre um indivíduo, ele o envolve, por assim dizer, com o seu perispírito, como um manto; os fluidos se penetram, os dois pensamentos e as duas vontades se confundem, e o Espírito pode, então, se servir desse corpo como do seu próprio, fazê-lo agir segundo a sua vontade, falar, escrever, desenhar, tais são os médiuns. (Kardec, Allan, “Obras Póstumas”, Capítulo Da Manifestação dos Espíritos, Item 7 - Da Obsessão e da Possessão)

Informações da mesma natureza são encontradas no item 1 (O Perispírito – Princípio das Manifestações) do capítulo Da Manifestação dos Espíritos, no capítulo sobre a Fotografia e Telegrafia do Pensamento, ambos de Obras Póstumas, e também na Revista Espírita de dezembro de 1862, num estudo sobre os Possessos de Morzine.

Com base nestas informações podemos supor que ao falarem sobre uma “atmosfera fluídica” ou “atmosferas individuais” estão tratando da chamada aura, um termo não empregado na codificação kardequiana (livros básicos da Doutrina Espírita organizados por Allan Kardec), mas utilizado por autores consagrados no meio espírita e científico.

1 O perispírito é o envoltório do espírito (ou alma). É de natureza semimaterial, isto é, mais sutil do que a matéria conhecida atualmente. Dá forma ao espírito e quando encarnado o liga ao corpo físico. É importante o seu entendimento para compreender não somente a Doutrina Espírita, mas também diversos aspectos da vida humana. Para seu estudo recomendam-se os livros O que é o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, e o livro Perispírito, de Zalmino Zimmermann.

Índice

° HISTÓRIA & PESQUISA

(Seção em parceria com a "Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas")

Papéis Velhos e Histórias de Luz, João Marcos Weguelin, Brasil

Prezados irmãos,

Venho comunicar o lançamento de meu primeiro livro espírita: "Papéis Velhos e Histórias de Luz", publicado pela Editora CELD.

A obra conta a história do Espiritismo no Rio de Janeiro no século XIX, terminando com a desencarnação do Dr. Bezerra de Menezes em 1900. Trata-se de um resgate de textos de jornais e revistas espíritas e não espíritas do século XIX, com textos de todos os jornais e revistas espíritas do Rio de Janeiro da época.

Eis alguns ítens do livro: A Homeopatia e os primeiros fenômenos espíritas; José Bonifácio, um dos primeiros experimentadores do Espiritismo; Marquês de Maricá: Relembrando o primeiro divulgador do Espiritismo no Brasil; Magnetismo e Mesas Girantes; Melo Morais e as primeiras reuniões espíritas do Rio de Janeiro; Primeiros lívros espíritas em Português;  Combatendo o Espiritismo;  Chegada dos Livros de Kardec e da Revista Espírita; Primeiros Grupos Espíritas; Proibindo o Espiritismo; Mensagem de Allan Kardec ao Brasil; Decreto que Proibe o Espiritismo; Desencarnação de Bezerra de Menezes. Através dos jornais e revistas você pode ler os textos na íntegra, conforme eles foram publicados na época.

As vendas da Editora serão voltadas para as obras do Centro Espírita Léon Denis e as vendas com o autor serão todas destinadas aos projetos de inclusão social do Instituto Paulo e Estevão, no Centro do Rio de Janeiro.

Você poderá adquirir o livro junto à Editora CELD (www.celd.org.br - email: editora@celd.org.br Endereço: Rua Abílio dos Santos, 137 - Bento Ribeiro Rio de Janeiro - CEP: 21331-290 - Telefone: 24521846 ).

Outra forma de adquirir o livro é através do autor, sendo que, nesse caso, as vendas serão direcionadas aos projetos de inclusão do Instituto Paulo e Estevão, no Rio de Janeiro.

Pedidos de cortesia deverão ser feitos à Editora, nos contatos acima citados.

Veja que interessantes estes textos de época:
  • Adesão ao Espiritismo do Dr. Bezerra de Menezes
"Conferência. Ante um auditório de cerca de duas mil pessoas, no salão da Guarda Velha, ocupou a tribuna de conferências espiríticas, na noite de 16 do mês último, o nosso distinto confrade, ilustrado e provecto médico, o Sr. Dr. A. Bezerra de Menezes. Seu grandioso trabalho, exposição minuciosa de profundo estudo que tem feito da matéria, e das lutas que se empenharam no seu íntimo, quando, à luz da razão esclarecida, se entregou ao estudo dos dogmas e preceitos da religião romana, em que foi educado, esteve acima de todo elogio, e impressionou profundamente o ânimo de seus ouvintes (...)”.(Reformador, 1 de Setembro de 1886)
"Paz e amor sejam convosco.

Que possamos ainda uma vez, unidos pelos laços de fraternidade, estudar essa doutrina de paz e amor, de justiça e esperanças, graças à qual encontraremos a estreita porta da salvação futura - gozo indefinido e imorredouro para as nossas almas humildes.

Antes de ferir os pontos que fazem o objetivo da minha manifestação, devo pedir a todos vós que me ouvis - a todos vós espíritas a quem falo neste momento - que me perdoem se porventura, na externação dos meus pensamentos, encontrardes alguma coisa que vos magoe, algum espinho que vos vá ferir a sensibilidade do coração (...)”
Art. 157 - Praticar o Espiritismo, a magia e seus sortilégios, usar de talismãs e cartomancias para despertar sentimentos de ódio ou amor, inculcar cura de moléstias curáveis ou incuráveis, enfim, para fascinar e subjugar a credulidade pública: Penas - de prisão celular por um a seis meses e multa de 100$ a 500$000.

Grato.

João Marcos Weguelin
(joaomarcos2006@hotmail.com)

Editora do Centro Espírita Léon Denis
www.celd.org.br - Tel:  21 24521846

Índice

 ° QUESTÕES & COMENTÁRIOS

Êxtase da dupla vista, Fernando Moreira, Brasil

(Uma questão que ainda está pendente e para a qual pedimos ajuda dos amigos do GEAE para respondê-la)

Caros confrades.

1) Tenho a mesma dúvida do Alexandre, especificado abaixo e da qual não encontrei a resposta nos boletins seguintes.

Caros Amigos do GEAE:

Relendo o capítulo XVI do Livro "A Gênese", através do resumo publicado no boletim GEAE nº 437, fiquei em dúvida com o significado da expressão"êxtase da dupla vista", no texto a seguir:

"Também quando encarnado, tendo já se adiantado moralmente, pode, durante o sono ou em êxtase da dupla vista, desprender-se e ter consciência de fatos futuros dos quais poderá fazer a revelação, dependendo de que devam ou não permanecer secretos."

Grato mais uma vez,

alexandre Almeida de Oliveira
Rio de Janeiro - RJ - Brasil

2) Em êxtase o Espírito apenas vê estes mundos ou penetra neles. Se o faz, que modificações acontecem no seu perispíto para que possa penetrar nestes neles?

Gostaria de esclarecer para buscar a sabedoria: "A sabedoria tem dúvidas, só a ignorância tem certezas."

Abrs. frts.
Fernando Moreira
RJ- Brasil

Índice

° PAINEL


Informativo ComCiência, Marcos Flávio de Oliveira, Brasil

Editor do GEAE,
Bom dia.

Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o grupo GEAE pelo trabalho sério e persistente que vêm desenvolvendo nestes vários anos.

Gostaria de me apresentar. Faço parte de um grupo chamado ComCiência (Grupo ComCiência de Estudos Filosóficos e Científicos à Luz do Espiritismo) que foi criado ha aproximadamente um ano e vem buscando estudar o Espiritismo focando em seus aspectos científicos e filosóficos. E para este fim vêm desenvolvendo estudos sobre temas relativos à mediunidade, buscando problemas e questões junto às coordenações mediúnicas de algumas casas espíritas de Belo Horizonte.

E neste tempo geramos o primeiro boletim informativo do grupo (que será bimestral), no qual há 4 matérias relacionadas ao tema principal que é "O Mecanismo da Comunicação Mediúnica". As matérias são respectivamente:
  • MECANISMOS DA COMUNICAÇÃO MEDIÚNICA;
  • O PAPEL DO PERISPÍRITO NA COMUNICAÇÃO;
  • A AURA E A COMUNICAÇÃO MEDIÚNICA;
  • O PERISPÍRITO E A AURA NAS LIGAÇÕES “COM FIO” E “SEM FIO".
Este primeiro informativo já está sendo distribuído em papel e eletronicamente para algumas pessoas.

Tenho acompanhado o boletim do GEAE e acho que o tema que desenvolvemos tem muito a ver com a filosofia do grupo de vocês. Então gostariamos de verificar a possibilidade de divulgá-lo junto ao GEAE.

Segue em anexo o 1o. informativo para a avaliação de vocês. Caso prefiram o texto em formato "artigo" é só nos avisar.

Obrigado e aguardamos um retorno.
Marcos Flávio de Oliveira

Grupo ComCiência de Estudos Filosóficos e Científicos à Luz do Espiritismo

O objetivo do Grupo ComCiência é promover o estudo aprofundado da Doutrina Espírita com ênfase em seus aspectos científico e filosófico, através de pesquisa e metodologia científica, buscando colaborar com o desenvolvimento pessoal dos participantes, ajudar a manter o Espiritismo no acervo do conhecimento humano como ciência progressiva e atual, divulgar com uma linguagem clara e acessível e aplicar no centro espírita os conhecimentos adquiridos ou gerados.

Os editores - Grupo ComCiência
Email: comcienciaespirita@yahoogrupos.com.br
Site Web: http://br.yahoogrupos.com.br/comcienciaespirita

Índice

Peça de Teatro "Há 2000 Anos", Elsa Rossi, Inglaterra

Dirigido por Lucas Johnson, a peca Ha 2000 Anos foi um sucesso, em sua estreia dia 26 de Novembro de 2005, na cidade de Londres, no teatro WALTHAM FOREST THEATRE. Um publico de mais de 200 pessoas, assitiram por 1.20 minutos, a peca, em um so ato.  Ao final o publico aplaudiu em pe.

A peca foi baseada no livro do mesmo titulo, escrito pelo espirito Emmanuel, atraves das santas maos de nosso querido Chico Xavier. Johnson, o diretor, ja sendo um profissinal na area de dirigir pecas teatrais no Amazonas, foi quem escreveu o script. Em seguida traduzido ao ingles por Silvia Gibbons e revisado pelo nativo ingles Christopher Kinghorn, que tambem tomou parte na peca como narrador-3. O narrador-1 Johnny Claydon, natural da Nova Zelandia, e o terceiro narrador, Silvia Gibbons.  A peca contou com a participacao de 22 atores e atrizes trabalhadores da BUSS. Contou ainda com equipe da criacao dos trajes, costura, maquiagem, sonorizacao, voz off, etc.

O objetivo da peca, e mostrar ao publico a mensagem espirita escrita psicograficamente por Emmanuel, trazendo a informacao sobre a ciencia do perdao, do esquecimento das faltas passadas, da comunicabilidade com os espiritos, da protecao espiritual. Trouxe tambem a mensagem de Jesus, e a sabedoria de Emmanuel ao passar ao leitor, ao expectador, os topicos filosoficos, cientificos e religiosos contido na obra.

Estando na recepcao, entregando o programa da peca, pude contar 26 ingleses, depois perdi a conta. Nos emocionou ver familias de ingleses que vieram casal e filhos. Todos que passavam pela recepcao, recebiam um exemplar da Spiritist Review, editada pelo CEI, alem do folheto Conheca o Espiritismo, em ingles, tambem impresso gratuitamente pelo CEI. Muitos brasileiros e espanhois receberam as Revistas Reformador e RIE. Mensagens espiritas foram disponibilizadas em Ingles  portugues a vontade a quem desejasse pegar.

Temos certeza que estes ingleses que nunca haviam visto livros espiritas, ou entrado em um Centro Espirita,  levaram a informacao espirita correta. Nao sairam o mesmo, como entraram.

Com esta a peca teatral espirita  estreada no dia 26 de Novembro de 2006, TWO THOUSAND YEARS AGO (Ha 2000 anos)  tambem homenageamos em nossos coracoes, a querida Gabriele Boudet Rivail, nascida no dia 23 de novembro, portanto 3 dias antes da estreia da peca. Como Leon Denis, a sra. Allan Kardec tinha um carinho pelas artes, escreveu livros de poemas, e o seu grande merito foi agir e atuar ao lado de nosso querido Kardec.

Antecendendo a peca, na salao de musica, foram apresentados musicas classicas e modernas, pelos musicistas Joao Dalledone ao piano, Eddie Abdullah  no Guitar/Bass e Tania Lisboa  no violoncello.  Ao final muitos aplausos, aquecendo coracoes pela cultura espirita, numa noite muito fria em Londres, Inglaterra.

Fotos do Evento: http://gallery.savioli.org/v/2000anos

Elsa Rossi  -  Dept. Eventos da BUSS - UK

Índice

Novo livro sobre a materialização de Espíritos, Ronie Lima, Brasil


Caros integrantes do Conselho Editorial do Boletim GEAE,

Aqui é o jornalista Ronie Lima, do Rio de Janeiro, que acaba de lançar o livro "A Vida Além da Vida", em que aprofundo temas já abordados em "Médicos do Espaço - Luiz da Rocha Lima e o Lar de Frei Luiz", em especial os fenômenos de materialização de espíritos em sessões de cura espiritual. "Médicos do Espaço" se encontra na quarta edição.

Há tempos recebo o boletim, e acabo de ler o interessante artigo A Ciência Espírita ou do Espírito, de Pedro Franco Barbosa. Gostaria assim de tentar um espaço no boletim para que vocês divulguem meu livro "A Vida Além da Vida", que tem tudo a ver com essa questão sobre a importância de desenvolvermos as bases científicas do espiritismo, podendo explicar melhor mecanismos de atuação da espiritualidade.

Trata-se de livro de fôlego, recheado de informações sobre materializações e outros fenômenos de efeitos físicos, tanto no Brasil quanto no exterior.

Se for do seu interesse, pedirei à editora para enviar um exemplar do livro, para análise. Abaixo, reproduzo o texto publicado na contracapa do livro e o release de divulgação, para que avaliem melhor o alcance da obra.

Abraço fraterno
Ronie Lima

PS. A capa do livro segue anexada.

TEXTO DA CONTRACAPA

A VIDA ALÉM DA VIDA
Um jornalista no mundo das materializações de espíritos relata histórias reais e experiências de cura espiritual

Existe vida após a morte?
Sim, existe vida após a vida, em dimensões além desta nossa dimensão material.

Pode um espírito se materializar, voltando a ter um corpo semelhante ao que possuía em vida?
Pode.

Pode um espírito materializado operar doentes com técnicas e instrumentos curativos jamais vistos na face da Terra?
Pode.

Essas e muitas outras questões sobre as realidades espirituais são respondidas em A Vida Além da Vida, novo livro do jornalista Ronie Lima que aprofunda temas já abordados em sua obra Médicos do Espaço, sobre o Lar de Frei Luiz, no Rio de Janeiro, um dos mais conceituados centros espíritas brasileiros.

Com sua experiência investigativa de muitos anos como repórter em três das grandes redações do país - Jornal do Brasil, Veja e Folha de S.Paulo -,
Ronie Lima se vale de um texto conciso, ágil e informativo para relatar suas pesquisas e contatos com espíritos materializados e com outros fenômenos de efeitos físicos, como levitações e luzes astrais emitidas de aparelhos de cura de médicos do espaço.

Tendo como base uma sólida argumentação filosófica e científica, Ronie Lima faz uma viagem marcante pela trajetória do espiritualismo moderno, reunindo experiências testemunhadas por pessoas idôneas, algumas personagens da História, como o ex-presidente dos EUA Abraham Lincoln; o escritor francês Victor Hugo; o escritor escocês Arthur Conan Doyle, criador do detetive Sherlock Holmes; o fisiologista francês Charles Richet, Prêmio Nobel de Medicina; o médico Ronaldo Gazolla, ex-secretário de Saúde do Município do Rio de Janeiro; e o professor Hermógenes, mestre brasileiro de Yoga.

RELEASE DE LANÇAMENTO

MAIS INFORMAÇÕES COM A MAUAD EDITORA
Tel.: (21) 3479-7422 - Fax: (21) 3479-7400
E-mail: mauad@mauad.com.br - www.mauad.com.br


A Vida Além da Vida é um livro que se destaca no cenário da literatura sobre os chamados fenômenos de efeitos físicos - como as materializações de espíritos. As pessoas que nunca ouviram falar deste tema ou mesmo aquelas que já entraram em contato com esta inusitada realidade - que comprova a existência de vida além desta nossa vida material - se surpreenderão com a profundidade de informações e de análises sobre essa fenomenologia reunidas pelo jornalista Ronie Lima.

A Vida Além da Vida é um livro de referência sobre a atuação de Seres de Luz que voltam à Terra materializando fisicamente seus corpos sutis, para fazer revelações sobre dimensões astrais e para curar enfermos, atuando como médicos do espaço.

Produto de mais de dez anos de pesquisas e de encontros com espíritos materializados no centro espírita Lar de Frei Luiz, no Rio de Janeiro, este novo livro do escritor Ronie Lima se baseia em fatos experimentais, alguns já comprovados cientificamente. Ao ilustrar o que há de mais consistente e informativo nesse campo, este livro é um precioso guia para o desenvolvimento de novos estudos sobre a espiritualidade.

SOBRE O AUTOR

Ronie Lima é jornalista desde 1980, tendo trabalhado por 18 anos como repórter em três das mais importantes redações da grande imprensa brasileira - Jornal do Brasil, Veja e Folha de S.Paulo -, onde se destacou principalmente em matérias de meio ambiente. Atualmente, trabalha como
assessor de imprensa, continuando envolvido com questões ecológicas.

Desde o final dos anos 80, porém, outro tema começou a despertar a sua paixão investigativa: a espiritualidade. Ao vivenciar experiências de regressão de memória, em que acessou duas de suas vidas passadas, Ronie Lima abraçou o caminho da pesquisa dos fenômenos espirituais, sempre à procura de uma explicação científica sobre essa realidade.

Seu primeiro encontro com um espírito materializado, em 1994, no Lar de Frei Luiz, no Rio de Janeiro, fez dele um estudioso dos fenômenos de efeitos físicos. Como primeiro fruto de suas pesquisas nesse campo, lançou, em 2000, o livro Médicos do Espaço - Luiz da Rocha Lima e o Lar de Frei Luiz. Cinco anos depois, como resultado do aprofundamento de seus estudos, publica A Vida Além da Vida.

Contato com o autor:
Email: ronielima@br.inter.net
Tel.: (21) 2537-6857

LIVRO: A Vida Além da Vida
AUTOR: Ronie Lima
EDITORA: Mauad
PREÇO: R$40,00
ISBN : 85-7478-172-X
CÓDIGO DE BARRAS: 9788574781723

Índice

Alma dos Animais: estágio anterior da alma humana?, Paulo Neto, Brasil


Caros Amigos,

Gostaríamos que nos ajudassem na divulgação do evento, vejam na primeira página do site:


www.apologiaespirita.org


Lançamento do Livro

 

"Alma dos Animais: estágio anterior da alma humana?"

Paulo da Silva Neto Sobrinho

 

Até o dia 05/12 já estará disponível, a data para o lançamento será dia 17/12,

Centro Espírita Maria de Nazaré

Rua Mestre Pedro da Silva 31 - Esplanada, em Divinópolis, MG.
Se alguém tiver interesse em adquirí-lo, os dados são:
 

Grupo Educação, Ética e Cidadania

Rua Cel. João Notini n.º 800 apto. 3

CEP 35500-017 – Divinópolis – MG

email: geec@geec.org.br

Tel: 37-3222-7644

www.geec.org.br

www.panoramaespirita.com.br

www.livrariavirtual.org.br


Índice

Revista Cristã de Espiritismo, Carlos Iglesia, Brasil

Caros Amigos,

Recentemente recebemos um e-mail da Revista Cristã de Espiritismo, através de seu editor Victor Rebelo, solicitando sua divulgação aos amigos que participam do GEAE. Inicialmente gostariamos de agradecer o contato feito pela Revista, que inclusive propôs uma parceria com o GEAE através da publicação de um artigo sobre o grupo.

Como explicamos para o Victor, somos apenas um grupo de amigos que estudam a Doutrina Espírita através da troca de idéias pela Internet. Estamos a disposição dos grupos espíritas e orgãos de imprensa espírita para colaborarmos com eles em tudo o que for possivel dentro de nossas  limitações. Naturalmente ficamos lisonjeados com a gentileza dos nossos amigos da Revista, mas não podemos deixar de observar que nosso principal objetivo é juntarmos esforços na busca da compreensão do Espiritismo e de suas consequências científicas, religiosas e filosóficas. Assim, não há da parte do GEAE expectativa ou necessidade de contrapartida para as informações que publicamos.

Com relação a Revista propriamente dita, ela é uma excelente publicação. Já a tinhamos visto nas bancas de jornais aqui de São Paulo e nas livrarias de grupos espíritas. O site da revista também merece ser visitado - www.rcespiritismo.com.br - e nele nos chamou bastante a atenção a página de biografias. Nela estão disponíveis em formato PDF (Acrobat Reader) as biografias publicadas na revista.

A imprensa espírita tem realizado um trabalho extraordinário de divulgação do Espiritismo no Brasil. Revistas, como a editada pelo Victor, chegam também as mãos do leitor não-espírita difundindo o conhecimento sobre a Doutrina e mostrando que ela tem respostas concretas ao problema do ser, do destino e da dor. Sua presença nas bancas de jornais - geralmente em lugar de fácil visualização - mostra o quanto a sociedade brasileira é receptiva à mensagem espírita e busca estas respostas.

Nossos parabéns ao Victor e aos amigos que trabalham nessa seara.

Muita Paz,
Carlos Iglesia
editor@geae.inf.br

Índice



GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS

O Boletim GEAE é distribuido por e-mail aos participantes do Grupo de Estudos Avançados Espíritas
Inscrição/Cancelamento - inscricao-pt@geae.inf.br

Informações Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
Coleção dos Boletins em Português - http://www.geae.inf.br/pt/boletins
Coleção do "The Spiritist Messenger" - http://www.geae.inf.br/en/boletins
Coleção do "Mensajero Espírita" - http://www.geae.inf.br/el/boletins