Boletim GEAE

Grupo de Estudos Avançados Espíritas

http://www.geae.inf.br

Fundado em 15 de outubro de 1992
Boletim Quinzenal de Distribuição Eletrônica

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade", Allan Kardec

Ano 12 - Número 468 - 2004            13 de janeiro de 2004

Editorial

Ano Novo: As Esperanças se Renovam

Artigos

Em Defesa da Vida – Alguns Argumentos contra a Prática do ABORTO, Rubens Santini, Brasil

Física Quântica e Espiritismo II: Comentando Alguns Paradoxos, Ademir Fonseca, Brasil


História & Pesquisa

Jornal da LIHPE - Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas


Questões e Comentários

"O Espiritismo e a Universidade", Alexandre Fonseca, Brasil
“Dia de Finados”, Edson, Brasil

Painel

Estado de Saúde do Dr. Paulo Daltro de Oliveira - Diretor responsável pela Revista Espírita Allan Kardec



Editorial

   

Ano Novo: As Esperanças se Renovam

Graças à Doutrina Espírita muitos dos segredos que envolviam o mistério da vida nos foram revelados. Dentre estes, o de que somos espíritos imortais e que aqui nos encontramos para dar continuidade ao aprendizado que nos propusemos a pôr em prática, quando traçamos os planos para a nossa reencarnação.

Muito embora tenhamos hoje este conhecimento acerca da nossa perenidade, o que nos dá a certeza que teremos o tempo necessário para a concretização do nosso programa de ação e gradativamente ir nos aperfeiçoando até atingir a meta final da perfeição, ainda assim, estamos inevitavelmente presos ao relógio do tempo. 

Devemos encarar essa rotina do tempo que ainda nos domina, como mais uma oportunidade para recarregar as nossas baterias e continuar a jornada de luta em prol do nosso próprio progresso espiritual. Assim devemos ver esses intervalos do tempo físico em que vivemos como espíritos encarnados e aproveitar esses preciosos momentos para fazer uma reavaliação e traçar metas para o futuro.

A sucessão dos anos e a constante presença do Ano Novo em nossas vidas deve ser vista como mais uma oportunidade. É um momento oportuno para que avaliemos as ações perpetradas no ano velho e tracemos metas para o ano que se inicia. É fundamental que não nos deixemos impressionar negativamente pelos equívocos de que fomos eventualmente autores. Afinal de contas somos hoje sabedores de que como espíritos em marcha evolutiva, muito ainda temos que transpor para atingirmos um nível em que os comprometimentos sejam eliminados. O importante é aceitar com humildade os erros  cometidos procurando tirar lições dos mesmos e ter o firme propósito de não os cometer novamente. Uma atitude de auto-acusação não é compatível com a visão que temos hoje do nosso Criador, que não nos condena.

Devemos dar graças a Deus pela oportunidade de sermos hoje conhecedores dos ensinamentos da Doutrina Consoladora. Ela veio ao mundo para nos revelar, à luz da razão e do bom senso, a responsabilidade que pesa sobre os nossos ombros no tocante ao trabalho que devemos empreender para conquistarmos a plenitude da Paz Duradoura. A Doutrina dos Espíritos veio tirar a venda dos nossos olhos, a qual criava obstáculos e nos impedia de ter uma visão coerente e racional sobre o Criador, nós mesmos, a oportunidade redentora da vida e a inarredável RESPONSABILIDADE que cabe a cada um de nós pela conquista do progresso espiritual, até a completa redenção – a PERFEIÇÃO.

Assim, devemos todos levantar os olhos aos céus e agradecer ao Criador por mais um ano de vida, trabalho e aprendizado. Que tenhamos a humildade e a serenidade de reconhecer os nossos erros e pedir ao Pai e aos Espíritos Protetores que nos guiam, a força necessária para que não voltemos a incidir neles e com o firme propósito de nos tornarmos melhores seres humanos, encaremos o ANO NOVO que se inicia como mais uma grande oportunidade.

Que a Paz verdadeira ensinada e vivida pelo Mestre Jesus seja a meta de todos nós no ano que se inicia.

Antonio Leite
Editor GEAE

Retorno ao Índice

Artigos


Em Defesa da Vida – Alguns Argumentos contra a Prática do ABORTO, Rubens Santini, Brasil


“Numa clínica clandestina, uma menina com pouco mais de 15 anos está assustada e confusa. Ela vai interromper sua primeira gravidez. Todo o ano no Brasil - segundo estimativas da ONU, um dos campeões em número de abortos - milhares de mulheres, pressionadas pela familia, pela sociedade ou simplesmente pela falta de condições econômicas, fazem o mesmo. Muitas morrem...”(¹)

Indice
  • Prefácio
  • Por que as mulheres abortam?
  • Por que não evitar a gravidez antes de fazer um aborto?
  • Consequências do aborto no corpo da mulher
  • A visão da Doutrina Espírita
  • Aborto delituoso
  • Filme: “O Grito Silencioso”
  • André Luiz relata um aborto
  • A Colônia dos Rejeitados
  • A terapia para recuperar os abortados
  • No astral inferior: O Vale da Revolta
  • Visão materialista da medicina
  • Código Penal e o Aborto
  • Consciência do erro
  • “Vai-te e não tornes a pecar”
Prefácio

Segundo estatísticas da ONU e de algumas informações de autores espirituais, o Brasil é o campeão mundial na prática de aborto: entre 5 e 6 milhões de abortos são praticados ao ano no território brasileiro. Sendo que, em torno de 500 mil mulheres morrem ao praticarem este ato criminoso.

São dados alarmantes!

Como sabemos, o homem precisa da experiência da reencarnação para progredir e resgatar suas dívidas. E essa preocupação não é só nossa, espíritas-cristãos, mas é muito maior no Plano Maior.

Irmãos da Espiritualidade, tem-nos procurado e nos sugeriram que preparássemos uma campanha de esclarecimentos contra este ato tão primitivo. Precisamos orientar as mulheres sobre o que acontece com o seu aparelho reprodutor e, principalmente, e este é o objetivo principal deste material, de informar o que acontece com a Entidade Espiritual quando é abortada.

Este trabalho é uma coletânea de textos extraídos dos livros dos autores espirituais André Luiz, Emmanuel e Luiz Sérgio, e da psicóloga Danda Prado.

A nossa finalidade é fornecer subsídios para palestras, discussões e esclarecimentos de ordem geral.
      
“Quem atrapalha a evolução de uma criança é muito culpado e indigno de alcançar o Reino de Deus. Hoje a sociedade comenta, apavorada, os sequestros, os assassinatos, os estupros, os furtos, as drogas, mas se cala diante do frio e cruel assassinato de inocentes: o aborto. (...) A vítima não tem voz para suplicar: “deixe-me viver, não me mate”, nem braços fortes para se defender. (...) Quem interrompe uma gravidez está rasgando a passagem de alguém para a escola da evolução. Não esqueçamos que o feto só está alojado no útero porque obedeceu a um planejamento de Deus. Por que o homem não respeita semelhante obra?”(²)
       
Que o Cristo continue nos inspirando e nos fortalecendo para que possamos propagar seus ensinamentos!

Rubens Santini de Oliveira
São Paulo, 12 de fevereiro de l994.

Por que as mulheres abortam?

Umas alegam razões econômicas; outras, que o momento ainda não é oportuno por causa da carreira profissional. Existem aquelas que alegam a falta de maturidade para assumir tamanha responsabilidade.

Em “O que é aborto”, Danda Prado faz a seguinte análise:

“Ou uma mulher engravidou sem querer, ou mudou de idéia por circunstâncias pessoais e sociais no inicio da gravidez e não pode mais ter um filho naquele momento de sua vida. Não pode excluir uma outra eventualidade: como o desejo puro e simples de verificar a sua fertilidade. Às vezes uma adolescente está respondendo a um desafio do tipo: “Eu também posso ser mãe, sou fértil, logo sou adulta”. Em outras mulheres é o desejo de provar a si próprias que são “normais”, são mulheres, poderiam ter filhos caso o desejassem. (...)

Constatada a sua fertilidade, recorrem ao aborto para interromper essa gravidez que nunca foi planejada”.

Por que não evitar a gravidez antes de fazer aborto?

Ainda em “O que é aborto” a autora levanta as seguintes indagações:

“Muitas são as mulheres que não recorrem aos anticoncepcionais a fim de evitar uma gravidez. E entre as inúmeras causas, pode-se salientar a desinformação sobre a sua fisiologia, sexualidade e mecanismos de reprodução. Essa falta de conhecimento não é privilégio nem da pouca idade, nem de classe social. Ela se encontra em todas a gerações por toda a sociedade, o que dificulta aos jovens obter conhecimento junto aos adultos e autoridades médicas e educativas em geral. Quando não existe a ignorância de alguns fatos relativos ao comportamento e funções sexuais, existem tabus em torno do assunto, o pudor em referir-se a esses temas, de trocar experiências verbalmente, o receio de induzir as moças a uma vida sexual “desregrada” se estas adquirirem conhecimentos sobre como evitar as consequências de relações sexuais fora do casamento. Essa ignorância está longe de ser superada, e há uma cumplicidade evidente em sua persistência que é fácil de ser constatada pela inexistência de uma educação sexual em todos os níveis de ensino. Os métodos anticoncepcionais ainda são inadequados, falhos e difíceis de utilizar sem um acompanhamento médico sistemático”.

Já Luiz Sérgio, em “Deixe-me viver”, tem a seguinte visão:

“A ciência deu à mulher meios de evitar a gravidez.

Diante de tantos métodos anticoncepcionais, como admitir a mulher engravidar, para depois recusar a criança, buscando soluções violentas para interromper uma gravidez? Que os casais busquem os métodos de limitação de filhos, mas que, urgentemente cesse o fogo ardente e injusto do aborto. O homem encarnado precisa saber que, ao consentir no aborto, está plantando um campo de dor e desespero, seja no plano físico, seja no mundo espiritual. Muitos Espíritos conseguem ter assistência, mas existe também o Vale do Aborto, onde organizações das trevas manipulam esses Espíritos revoltados. Dominados pelo ódio, acercam-se dos pais que os repudiaram no plano físico, que os eliminaram dos lares terrenos, para torturá-los, seja quando encarnados, seja quando desencarnados. (...) Em certos casos, o Espírito pode levar anos a fio para conseguir reencarnar, mas quando isso ocorrer, os pais poderão ter filhos problemáticos. Serão sementes que plantaram nesta ou em encarnações passadas e que terão de vê-los germinar”.

No mundo, a cada momento, tombam várias vítimas do aborto, onde são praticados 50 milhões de crimes, deste tipo, ao ano. Não só interrompem a gravidez, como muitas vezes inutilizam as mulheres, que desencarnam ou ficam com sequelas, como tumores ou perda da fertilidade.

Consequências do aborto no corpo da mulher


Em seu livro, “O que é aborto”, Danda Prado nos relata que, dependendo dos métodos empregados pela mulher para interromper a gravidez, poderão ser ocasionados danos graves ao seu aparelho reprodutor.

“... quando os métodos empregados são perigosos, como os instrumentos agudos (agulhas de tricô, pedaços de fios elétricos, de canos, talos de plantas, ...) podem perfurar o útero, sendo quase sempre dolorosos essas intervenções, degenerando em hemorragias ou infecções graves que requerem hospitalizações. Outras práticas são aquelas que visam originar contrações no útero empregando saponáceos ou misturas venenosas que podem causar infecções graves e intoxicações mortais. Quando surge uma infecção ou hemorragia, a mulher corre para o hospital onde é submetida a um tratamento de emergência, o que não evita com frequência que essas práticas redundem em lesões irreparáveis, em esterilidade por obstrução tubárias e até mesmo em mortes, se não houver atendimento hospitalar imediato.

Os perigos inerentes à interrupção da gravidez estão relacionados essencialmente com a fragilidade dos órgãos genitais e a brutalidade dos meios empregados para provocar o aborto”.

Em “Leis de Amor”, Emmanuel nos adverte:

“O aborto oferece funestas intercorrências para as mulheres que a ele se submetem, impelindo-as à desencarnação prematura, seja pelo câncer ou por outras moléstias de formação obscura, quando não se anulam em aflitivo processo de obsessão”.

Luiz Sérgio, em “Deixe-me Viver” nos oferece dados nu-méricos:

“Recordei a estatística colhida pelo Departamento de Reencarnação, quando se constata que cerca de 4 a 6 milhões de brasileiras se submetem a um aborto a cada ano. Entre essas mulheres, pelo menos 1/3 são adolescentes, com idades variáveis de 12 a 20 anos. Sabemos também que 10% das mulheres que provocam o aborto morrem ou se tornam vítimas de graves sequelas como peritonite e supuração dos ovários. A esterilidade é frequente em mulheres que sofreram abortos mal realizados, principalmente quando as trompas ficam obstruidas”.

(¹)  "O que é aborto" - Danda Prada - Ed. Brasiliense
(²)  "Deixe-me viver" - Luiz Sérgio através de Irene Machado

Continua no próximo Boletim

Retorno ao Índice

Física Quântica e Espiritismo II: Comentando Alguns Paradoxos, Ademir Fonseca, Brasil

Os fenômenos ao nível quântico apresentam características completamente
diferentes das que observamos no nosso cotidiano. No entanto, é prematuro
crer que eles sejam causados por agentes de ordem divinos ou espirituais.

 Na matéria anterior[¹], apresentamos um alerta a respeito de algumas afirmativas envolvendo idéias da Física Quântica e idéias espíritas ou espiritualistas. Pretendemos aqui comentar por que os paradoxos oriundos dos fenômenos quânticos geram a idéia de que Deus ou algo espiritual sejam a causa ou a origem de tais fenômenos. Pretendemos, também, discutir a respeito de uma proposta espiritualista feita pelo professor de Física Quântica, Prof. Dr. Amit Goswami, em seu livro “O Universo Auto-Consciente”[²], para solucionar esses paradoxos. O Prof. Goswami foi um dos convidados internacionais no IV Congresso Nacional da Associação Médico Espírita do Brasil ocorrido em São Paulo, entre os dias 19 e 20 de junho de 2003.

Um dos fenômenos de natureza quântica que desperta exclamação nas pessoas leigas em geral é o chamado Salto Quântico, onde uma partícula “desaparece” da posição (ou estado) em que está e “aparece” em outra posição (ou estado) sem viajar através das posições (ou estados) intermediários entre o ponto (estado) inicial e final. Esse fenômeno sugere o pensamento de que a partícula se desmaterializa na posição inicial e se materializa, em seguida, na posição final. Assim, surge a idéia de se comparar esse fenômeno com o que a Doutrina Espírita descreve como sendo o efeito físico de materialização de objetos. O erro ocorre, primeiramente, porque partículas isoladas não são comparáveis a objetos macroscópicos. Pensar que “a partícula é desmaterializada aqui e materializada ali” é uma forma “clássica” de se pensar, isto é, é uma forma de pensar de acordo com o nosso costume de analisar os movimentos dos objetos macroscópicos. Não existe suficiente informação para concluir se o fenômeno de materialização ou desmaterialização de objetos macroscópicos ocorre da mesma forma como descrito com um salto quântico. Vale lembrar que os mecanismos do salto quântico são ainda uma incógnita para a Ciência.


Outra característica interessante é a chamada dualidade onda-partícula onde um objeto quântico, apresenta características ora de partícula, ora de onda, dependendo de como “olhamos” para ela, isto é, de como o experimento é feito para detectá-la. O aspecto que chama a atenção é o caráter subjetivo do resultado do experimento: ele depende da nossa escolha. Voltaremos a esse ponto adiante.

Existe um postulado da Mecânica Quântica chamado colapso da função de onda.  Por função de onda, entende-se uma função matemática associada às propriedades físicas de uma dada partícula ou sistema formado por um conjunto delas. Segundo a Mecância Quântica, o estado de uma partícula, antes de se fazer uma medida, é representado por uma superposição de todas as situações possíveis. Apenas após a medição é que algum dentre os possíveis valores de uma dada grandeza física se manifesta. É dito, então, que a função de onda colapsou para o estado representado pelo valor da grandeza medida. A partir daí, dependendo da propriedade física, se não houverem interferências externas, a partícula se caracterizará por possuir o mesmo valor que foi medido para a tal propriedade. Aqui, como no caso da dualidade onda-partícula, o observador tem um papel decisivo na caracterização das propriedades das partículas.

Um outro fenômeno que foi constatado experimentalmente é o chamado fenômeno de não-localidade. Num arranjo experimental conhecido como “experiência de Einstein-Podolsky-Rosen” verificou-se ser possível o envio de uma informação de modo instantâneo de um ponto a outro do espaço. O salto quântico e o colapso da função de onda seriam, também, exemplos de fenômenos não-locais.

Não é preciso citar outros exemplos para percebermos que esses fenômenos que acontecem com as partículas da matéria são completamente diferentes daquilo que vemos ao nível macroscópico. Esse caráter estranho e misterioso que tais fenômenos apresentam têm levado alguns irmãos nossos do movimento espírita a formularem extrapolações de ordem espiritualista para explicá-los. Apesar da intenção nobre de verificar o acordo entre o Espiritismo e os avanços da Ciência, tais estudos precisam ser feitos com um rigor ainda maior do que aquele que caracteriza um trabalho usual de pesquisa científica, pois a responsabilidade de divulgar uma idéia espírita ligada à Ciência é muito grande. Imagine o leitor o que pensará um cientista ao ler alguma interpretação errada de algum conceito científico. Poderemos afastar o seu interesse no Espiritismo por causa de uma idéia ou colocação errada.

Desejamos comentar algo a respeito do trabalho do Prof. Dr. Amit Goswami que propõe a chamada Filosofia Idealista como solução para os paradoxos que apresentamos anteriormente. Segundo Goswami[²] uma solução seria postular-se a existência de uma consciência maior ou consciência cósmica que seria onipresente (para resolver o problema da não-localidade) e estaria ligada a cada ser humano (para resolver o problema do colapso da função de onda). 

Esta proposta é interessante do ponto de vista espiritualista e, ao nosso ver, se constitui na primeira proposta espiritualista mais séria envolvendo questões de ordem científica. Note que utilizamos a palavra espiritualista e não espírita. A razão para isso é que, em nossa análise, apesar da proposta do Prof. Goswami introduzir a existência de uma consciência que poderia ser considerada, em princípio, como o Criador, ela não resolve o problema do Espírito. Segundo a sua proposta, a nossa consciência individual não existiria de forma independente do corpo físico. Isso está em franco desacordo com a Doutrina Espírita que afirma que somos a “individualização do princípio inteligen-te”[³] (questão 79 de O Livro dos Espíritos), e que o princípio inteligente independe da matéria.

Como o Prof. Goswami foi um convidado especial no MEDINESP 2003, é preciso reafirmar o alerta que fizemos na matéria anterior[¹] de modo a orientar o leitor a receber as suas idéias e opiniões com precaução. Faço minhas as palavras do espírito de Erasto (Revista Espírita [4]): é preferível “rejeitar 10 verdades do que aceitar uma só mentira”(grifos nossos).

Aproveitamos, ainda, esta oportunidade para convidar o leitor amigo ao exercício da ponderação quando ler ou ouvir dizer, mesmo dentro do movimento espírita, que disciplinas científicas como a Física, a Química ou a Biologia estão provando as idéias espíritas. Devemos ter cuidado com o material divulgado que leva o adjetivo de espírita. Mesmo as pesquisas mais sérias, como é o caso da proposta do Prof. Goswami, não podem ser tomadas como verdades resolvidas. Seria interessante consultar vários profissionais da área de Física, Química ou Biologia antes de se dar crédito a essa ou aquela proposta ou teoria. Seria de grande importância que os autores e escritores que divulgam trabalhos espíritas nesses campos que publiquem a explicação completa dos mecanismos de suas propostas. Isso nos ajuda a fazer uma análise crítica de cada idéia. Uma afirmativa não tem valor científico só porque está ligada a um tema científico. Mesmo autores que são profissionais em Ciência devem ser questionados já que isso não é garantia de que suas idéias são verdadeiras.

Ainda sobre os paradoxos da Mecânica Quântica, vale lembrar que para a comunidade científica eles ainda não foram completamente pesquisados e esclarecidos. A atitude mais prudente é esperar pelo desenvolvimento dessas pesquisas de modo a termos mais certezas e seguranças sobre o assunto.

Como físico, posso dizer que, apesar de não conhecermos ainda os seus mecanismos mais profundos, os fenômenos descobertos pela Física Moderna não estão em desacordo com os princípios básicos da Doutrina Espírita. E o que considero, particularmente, importantíssimo: eles (os fenômenos da Física Moderna) não sugerem que ela (a Doutrina Espírita) precise ser atualizada.

Referências

[¹] A. F. da Fonseca, Jornal Alavanca n. 485, p. 5, (2003) & Boletim Geae Número 465 de 4 de Novembro de 2003.
[²] A. Goswami, O Universo Autoconsciente, Editora Rosa dos Tempos, 4a. Edição (2001).

[³] A. Kardec, O Livro dos Espíritos, FEB, 76a. Edição (1995).
[4]
A. Kardec, Revista Espírita 8, p.257, (1861).

Alexandre Fontes da Fonseca – afonseca@rutchem.rutgers.edu
Department of Chemistry, Rutgers, The State University of New Jersey, Piscataway, New Jersey, 08854-8087, USA
Instituto de Física da Universidade de São Paulo, São Paulo, S.P.

Retorno ao Índice

História & Pesquisa


(Seção em parceria com a "Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas" -  Comitê Editorial da LIHPE)

Jornal da LIHPE


NOVA PARCERIA DA LIHPE


Nosso incansável companheiro de LIHPE Leandro Borba acertou nova parceria da Liga. Desta vez com a FERGS - Federação Espírita do Rio Grande do Sul. Teremos espaço no jornal DE - Diálogo Espírita, Espaço no Site Oficial da Federativa Estadual e Participação em Programa de Televisão daquele estado. Detalharemos a parceira futuramente. O Borba conquistou também livre acesso à biblioteca da FERGS onde ele, juntamente com o DCOM daquela instituição irão disponibilizar em formato digital todo seu acervo. Os companheiros de LIHPE poderão contar com o apoio do confrade em suas pesquisas. Além do contentamento pelos espaços que ocupamos, cabe lembrar que ainda somos em poucos diante do volume de trabalho. Contamos como sempre com o interesse e participação de todos.

ENCONTRO EM CONTAGEM - MG

Nossa companheira de LIHPE Eliana Lourelli, nos convida para o XIV COMECON - Confraternização de Mocidades Espíritas de Contagem. O encontro está sendo organizado pelo Setor de Juventude da Aliança Municipal Espírita de Contagem, terá como tema central A Alvorada dos Novos Tempos e as inscrições poderão ser feitas através do e-mail eliane.izidoro@bol.com.br. Os temas são imperdíveis e a organização é impecável. O evento será em regime de internato e é uma opção muito interessante para o período de carnaval de 2004. Não há restrição de idade para a participação.
  
PEDAGOGIA EM DESTAQUE NO PAÍS

Dos 14.399 cursos de graduação do país, 4.675 são da área de Educação, sendo que a maioria deles (2.527) prepara professores de matérias específicas como Letras, Matemática, História e Física. Em seguida, está Pedagogia, com 996 cursos.

Em relação a 2000, a área de Educação aumentou 37%. O levantamento de 2002 indica que a área educacional tem 757.890 matriculados, com oferta de 391.690 vagas no vestibular e 134.204 formandos. Entre os cursos da Educação com o maior número de estudantes destaca-se a Pedagogia conferir tabela em


A procura também cresceu na Educação à Distância (EAD). Em 2 anos, o número de cursos dessa área aumentou de 7 para 46. De 2000 a 2002, a quantidade de matrículas passou de 1.682 para 40.714. Do total de cursos, 44 formam professores da Educação Básica. Em 2003, ingressaram em cursos de EAD 20.685 estudantes. As vagas são disponibilizadas em 25 instituições de ensino, sendo 16 públicas.
                                                            CORREIO DO POVO PORTO ALEGRE, 5 Novembro 2003
 
LIVROS PROCURADOS PELA LIHPE

Estaremos publicando regularmente a relação de livros que foram solicitados através de nossa lista de discussão, que é nossa Reunião Plenária. A iniciativa visa servir de lembrete a todos os companheiros que possam estar em contato com as obras procuradas, em momentos inesperados.
  • ESBOÇO HISTÓRICO DA FEB, Leopoldo Cirne - 1926
  • HISTÓRIA DO ESPIRITISMO NO BRASIL E EM PORTUGAL,  Angeli Torteroli - 1896
  • Qualquer texto, livro ou trabalho que conte a história do movimento espírita de seu bairro, cidade ou estado.

Agradecemos aos amigos que tenham estas obras e possam disponibilizar cópia ou indicar onde consegui-las.

OBRAS RARAS AO ALCANCE DE TODOS

Quem quiser consultar páginas do LÍBER CHRONICARUM, de 1493, é só acessar na internet o endereço da Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais, lançada em 29 de Outubro. Esse livro é o mais antigo do acervo da USP e conta, através de historietas, lendas e anedotas, desde a história da criação do mundo até as profecias do Apocalipse. As ilustrações, em xilogravuras coloridas são cerca de 2.000. Guardado nas estantes do Instituto Brasileiro de Estudos Brasileiros, faz parte de uma coleção de acesso restrito, agora liberada ao público através do computador. A coleção de obras raras soma mais de 2 mil volumes, embora na Biblioteca Digital esteja apenas 22 obras, divididas em 38 volumes. O endereço é www.saber.usp.br 


QUESTÕES PARA UM BIBLIOTECÁRIO

Damos continuidade a publicação de algumas questões retiradas da prova do concurso para Bibliotecário de Angra dos Reis (RJ) realizada em 19/10/2003. A prova integral está a disposição dos interessados no e-mail mbpiedade@terra.com.br

12.   o ISBN é o número internacional padronizado do livro.  A instituição brasileira que tem a função de atribuir esse número aos livros editados no país é :
a)      Conselho Regional de Biblioteconomia
b)     Biblioteca Nacional
c)      Fundação Getúlio Vargas
d)     Biblioteca Estadual do Rio de Janeiro

13.   Associe os termos das Normas Técnicas Brasileiras (NBR), numeradas de 1 a 4, à esquerda, com as respectivas definições, apresentadas na coluna da direita.
 
(1) Sumário
(  ) enumeração detalhada de assuntos, nomes, etc, com a indicação de sua localização no texto
(2) Índice (  ) apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto
(3) Resumo 
(  ) conjunto padronizado de elementos descritivos de documentos ou registros em diversos tipos de suporte, permitindo sua identificação no todo ou em parte
(4) Referência Bibliográfica
(  ) enumeração das principais divisões de um documento na  mesma ordem em que a matéria nele se sucede

A seqüência correta é :
a)      1,2,3,4
b)      2,1,4,3
c)      2,3,4,1
d)      4,2,1,3
 
14.   Relacione a instituição, apresentada à esquerda, com a respectiva incumbência e/ou atividade, apresentada à direita
 
(1)   ABNT       (  ) Responsabilidade pelo Depósito Legal
(2)   BN              (  ) atribuição de fornecer o ISSN
(3)   CRB           (  ) normalização
(4)   IBICT        (  ) fiscalização do exercício da profissão bibliotecário
 
A seqüência correta é :
a)    4,2,1,3
b)    1,3,2,4
c)    3,2,4,1
d)    2,4,1,3

16.   A NBR 6028 fixa as condições exigíveis para a elaboração de Resumos. Ao redigir um Resumo, deve-se:
a)      Excluir as recomendações do Autor
b)      Ressaltar os objetivos, os métodos e as conclusões do Autor
c)      Usar frases como “O Autor diz” e “O Autor destaca”
d)      Ignorar os resultados e os aspectos novos apresentados pelo Autor

 ESCREVENDO A HISTÓRIA

Foi lançado pelo Centro Espírita Esperança e Fé o projeto "Escrevendo a História". Esta à frente da iniciativa o memorialista Agnelo Morato autor de "Subsídios para a História do Espiritismo em Franca". Completando 100 anos de existência a Instituição abriga o trabalho de documentar a história das casas espíritas locais e catalogar eventos tradicionais. Interessados no projeto podem contatar adolfo@netsite.com.br

 HISTÓRIA DO ESPIRITISMO NA HOLANDA

O Conselho Espírita Internacional pesquisa a vida de J. G. Plate, contemporâneo de Allan Kardec e tradutor dos livros da Codificação para o holandês. Segundo informação dada ao boletim SEI nº 1858 por Maria Moraes, que é integrante da Associação de Estudos Espíritas Allan Kardec da Holanda, "pouco a pouco estamos encontrando a biografia desse nosso irmão por quem temos muita gratidão. Além dessas informações encontramos também material histórico sobre o Espiritismo no país até a segunda Guerra Mundial".

CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE BRASÍLIA

Cerca de 20 bibliotecas brasileiras receberão cópias em livro e em CD do relatório que a expedição do explorador, astrônomo e geógrafo belga Luiz Cruls fez durante os meses de maio a novembro de 1892 por sugestão de José Bonifácio. A expedição científica foi a primeira a ser fotografada no Brasil e  percorreu todo o planalto central numa área de 14.400 quilômetros - recolhendo dados sobre a geografia, a fauna e a flora da região - e demarcou uma área onde, 70 anos depois Juscelino Kubistschek ergueria a nova capital. Em 1948 o então presidente Eurico Gaspar Dutra nomeou uma nova expedição de exploração do planalto central, a missão Poli Coelho que depois de dois anos de trabalho constatou que a melhor localização para a nova capital era aquela que se conhecia, o Quadrilátero Cruls. 
 
A PRESENÇA DA MULHER NO ESPIRITISMO

Encerrando o Ciclo 2003 de Conferências Públicas do ICESP - Instituto de Cultura Espírita de São Paulo aconteceu no auditório do Museu Espírita de São Paulo no dia 27 de Novembro às 20h a apresentação da cantora e conferencista Paula Zamp que falará sobre "A Vida e a Obra da Médium Inglesa Rosemary Brown". A palestra da Paula foi ilustrada por números musicais que a médium recebeu até outubro de 2001, data de seu desencarne. O Ciclo 2003 do ICESP teve como tema central "A Presença da Mulher no Espiritismo". O Museu Espírita fica na Lapa em São Paulo e seu telefone é (11) 3834-6225. Contato por e-mail com mbpiedade@terra.com.br
 
NOSSO ENCONTRO PRESENCIAL

As adesões para nossa próxima reunião estão sendo satisfatórias. Teremos nosso encontro presencial acontecendo em São Paulo em Janeiro 2004. A participação de todos é indispensável seja pessoalmente, por e-mail ou telefone. O trabalho se avoluma e não podemos deixar de contar com as críticas, sugestões de pauta e opiniões de todos. Devemos todos colaborar pois a Liga somos nós. Não perca o bonde da história.

SITE RECOMENDADO

Vale a pena uma visita ao site de Victor Zammit, autor do livro "A Lawyer Presents the Case for the Afterlife", ainda não publicado no Brasil. O site tem uma página de apresentação na língua portuguesa que foi feita pelo Fabio Lins e está em http://www.victorzammit.com/ . Talvez os editores brasileiros se interessem por fazer contato com o autor publicando o livro em nossa língua.

   RESPOSTAS DAS QUESTÕES PARA UM BIBLIOTECÁRIO: 12(B) 13(C) 14(D) 16(B)

Retorno ao Índice

Questões e Comentários 


“O Espiritismo e a Universidade”, Alexandre Fonseca, Brasil

Prezados editores do GEAE e leitores deste Boletim,

Eu gostaria de fazer alguns comentários a respeito do artigo da Dra. Dora Incontri, "O Espiritismo e a Universidade".

O artigo, de forma geral, é bastante interessante nas informações históricas e no convite (um pouco incisivo) para os acadêmicos espíritas inserirem o Espiritismo dentro das Universidades.

Porém, algumas colocações da autora não estão bem apropriados e podem até surtir o efeito contrário ao desejado, em minha opinião.

O artigo se inicia com a frase "Uma questão vital para o espiritismo é a sua entrada na universidade."  Essa é uma frase equivocada. O espiritismo não depende de nenhum segmento social para existir e para sobreviver. Tanto isso é verdade que após quase 150 anos, a Doutrina Espírita segue incólume esclarecendo, a cada dia, mais irmãos sem precisar do apoio desse ou daquele grupo social.

Pelo menos, à época de Kardec, essa não foi a recomendação dos Espiritos Superiores. Isto pois sabemos que eles disseram a Kardec que não usasse o seu nome, Hypollyte, como autor das obras básicas para que não houvesse confusão entre o "Hypollyte - cientista e educador" e o "Hypollyte - codificador da Doutrina Espírita". Pelo menos, àquela época não houve incentivo por parte dos espíritos superiores para qualquer defesa do espiritismo dentro das academias, mesmo sabendo que Kardec era um grande cientista, super competente (a autora fala em competência no artigo) para fazê-lo.

Em minha opinião a primeira frase poderia estar melhor colocada se fosse escrita como algo do tipo: "A humanidade tem muito a ganhar com a entrada do espiritismo na universidade." Nesta afirmativa, a gente localiza melhor o objetivo da inserção do espiritismo na universidade que é contribuir para o progresso da humanidade.

A autora tem bastante razão quanto ao valor do paradigma espírita. Também não há dúvidas de que a sua tese de doutorado constitui-se num marco histórico de muito valor para o movimento espírita, bem como algumas outras teses e dissertações que estão sendo ou já foram concluídas. Nesse aspecto, creio que já está havendo um começo de abertura para o que a autora deseja.

Agora, discutir a questão sobre "coragem moral" não me parece ser estratégico. Isso causa mais melindre do que aceitação. Essa questão pode estar ligada ao problema da "competência" e essas coisas a gente não pode questionar porque diz respeito às pessoas, suas individualidades, suas experiências, seus sucessos e insucessos, enfim, seus livre-arbítrios. A gente tem que respeitar a posição de cada um. Neste ponto, então, eu faço uma sugestão: que a autora busque desenvolver propostas de inserção do espiritismo nas universidades de modo que as pessoas possam ler, avaliar, se motivar, obter referências que dêem a base para propor as mudanças, enfim ajude-as a sentirem mais "coragem" se esse é o ponto que ela considera importante. 

Quando a autora fala sobre a questão da "urgência", ela se expressa nas seguintes palavras:" Urgente, porque, em benefício do próprio espiritismo, temos de compreendê-lo e praticá-lo como fermento cultural, para mudar as estruturas do pensamento humano e não apenas como mais uma religião que distribui passes, sopa e água fluida. " Aqui, voce, implicitamente, leva o leitor a pensar que "fora da universidade"  o espiritismo apenas "distribui passes, sopa e água fluídica". Isso não é verdade e a autora com certeza não quis dizer isso. Mas é preciso tomar cuidado com a forma como as coisas são ditas. Concordo que a humanidade necessita com URGÊNCIA de espiritualizar seus caminhos. Portanto, todo esforço que busque contribuir nesse aspecto é nobre por si mesmo. Mas o movimento espírita, com todos os defeitos e vícios que ele tem, tem produzido bastante. Os números do IBGE são expressivos.

Um outro ponto é por que será que no Brasil o espiritismo se desenvolveu muito mais do que em alguns outros países onde a capacidade intelectual das pessoas é elevada? O aspecto moral é muito importante! Jesus não disse algo do tipo "Graças Lhe dou Pai por ter revelado essas coisas aos PEQUENINOS ..." Por que isso? Pois justamente os pequeninos do mundo são os mais  humildes e amorosos. Então, foi e é necessário que o movimento espírita sempre valorize o aspecto moral e qualquer "defesa" do espiritismo nas universidades deverá incluir esse aspecto. Sabemos que a universidade é um local onde o orgulho é um dos maiores "frequentadores". Antes de se defender qualquer inserção nas universidades, devem os cientistas  espíritas ter em mente o esforço constante na reforma íntima. Antes de lutar contra o mundo para defender idéias espíritas, se faz necessário lutar contra as nossas mazelas. Eu não estou dizendo isso como argumento contra à proposta da autora, mas sim como complemento a ela.

Existe outra colocação que gostaríamos de comentar: "Espanta-me que intelectuais espíritas, que deveriam compreender o espiritismo como um novo paradigma de conhecimento, o adotem apenas como credo religioso. São cientistas na universidade e espíritas no centro espírita, ... " Esse argumento não ajuda muito. O que é ser espírita para poder-se dizer que os cientistas que "não divulgam ou estudam o espiritismo" na universidade não estão sendo espíritas? Se ser espírita é se esforçar por se tornar um homem de bem, então a afirmativa acima não tem fundamento. Ser espírita na universidade não significa "estar" defendendo a Doutrina Espírita dentro dela, mas sim vivenciá-la no dia-a-dia, no relacionamento, muitas vezes difícil, com chefes, colegas, alunos, etc. A questão da inserção do Espiritismo como "conhecimento acadêmico" é mais complicada e requer, como bem disse a autora, que essa defesa esteja sempre bem fundamentada. O problema não é "ser espírita" ou "não ser espírita" na universidade. O problema é como FUNDAMENTAR BEM a inserção do espíritismo na mesma. Isso é muito difícil, não só pelo preconceito dos cientistas em geral, mas porque o assunto não é simples. A autora vai precisar trabalhar bastante para oferecer propostas e idéias e discutí-las com outros acadêmicos espíritas.

Em conclusão, não sou contrário à idéia da autora. Apenas creio que ela usa algumas afirmativas que podem mais atrapalhar do que ajudar, mais desunir do que unir. Um ponto importante, antes de sair isoladamente defendendo determinadas  posturas na universidade, os cientistas espíritas (os doutores e futuros doutores) devem se reunir para trocar idéias, se fortalecerem, traçarem estratégias, etc. (na verdade isso já está acontecendo, mas não ainda divulgado). Outro ponto importante é a necessidade de uma reavaliação do material espírita publicado e divulgado como "científico" para verificar erros e excessos de entusiasmo (mas isso é outra história).

Obrigado pela oportunidade. Muita paz e trabalho a todos.

Alexandre Fontes da Fonseca

Retorno ao Índice

“Dia de Finados”, Edson, Brasil


Dia de Finados:

É certo que os espíritos suicidas ficam preso ao corpo material após "morte", vivenciando suas carnes apodrecerem e se transformarem em outro tipo de matéria. É certo também que outros irmãos, de uma certa forma, podem ficar presos ao corpo material ou mesmo se fazerem presentes nas visitas dos irmãos encarnados, conforme relatado no editorial.

Mas os irmãos que desencarnam e ficam livres dos seus corpos de carne, que interesse teriam de passear nos jardins dos cemitéiros? O que tem de bom nesses lugares? Ao meu ver esses desencarnados, mesmo os que ainda estão muito ligados nas coisas materiais, vão passear nos lugares que outrora ele achava agradáveis, como sua casa, cinema, ruas, parques, estádios esportivos, etc. É uma observação que faço sobre o editorial, sem tirar nenhum mérito esclarecedor que o mesmo contém.

Fraternalmente,
Edson.

Olá Edson,

Usei no editorial um comentário bem-humorado de um velho amigo apenas para introduzir a idéia de que os "Finados" continuam tão vivos como antes. Associei a visita dos desencarnados aos cemitérios - e os passeios - ao fato de estarem seus parentes encarnados lá neste dia, pensando neles e assim o que os leva para lá são os laços de afeto e não os restos mortais.

Com relação ao cemitério onde foi feito o comentário, ele era na época bastante arborizado e até um lugar agradável para se caminhar.

Muita Paz,
Carlos Iglesia

Retorno ao Índice


Painel


Estado de Saúde do Dr. Paulo Daltro de Oliveira - Diretor responsável pela Revista Espírita Allan Kardec


Caros Amigos,

Recebemos por e-mail a informação de que o responsável pela bela obra que é a "Revista Espírita Allan Kardec", o Dr. Paulo Daltro de Oliveira, se encontra em situação grave de saúde, com uma infecção pulmonar de difícil trato. Desde novembro ele está hospitalizado, inclusive com permanências em UTI, o que tem gerado custos muito além da capacidade financeira de sua família.  As informações que nos chegaram são que o Dr. Paulo não só nunca ganhou dinheiro com a Revista Espírita AK, como gastou muito para manté-la. Na sua gráfica foram impressas também diversas obras de divulgação do Espiritismo, algumas em lingua inglesa como as traduções das obras de Kardec "O Céu e o Inferno" (Heaven and Hell) e a Gênese (Genesis). Em seu campo profissional, a Odontologia, o Dr. Paulo dedicou grande parte de seu tempo ao tratamento gratuito de pacientes carentes, segundo o ideal espírita de que "Fora de Caridade não há Salvação".

Amigos do Dr. Paulo estão se unindo para ajudar a sua família nesta situação de crise, os companheiros do GEAE que desejarem juntar-se a este esforço, por favor entrem em contato com a Fátima Salvo pelo e-mail editorial@netgo.com.br ou pelo telefone (62) 281-3610 (Goiânia - Goiás).

Elevemos também nosso pensamento a Deus e aos espíritos protetores, juntando-nos a todos que neste momento estão orando em apoio ao Dr. Paulo, inclusive em gratidão por tudo que ele realizou em beneficio do Movimento Espírita.

    Atenciosamente,
    Os Editores

GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS

O Boletim GEAE é distribuido por e-mail aos participantes do Grupo de Estudos Avançados Espíritas
Inscrição/Cancelamento - inscricao-pt@geae.inf.br


Informações Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
Coleção dos Boletins em Português - http://www.geae.inf.br/pt/boletins
Coleção do "The Spiritist Messenger" - http://www.geae.inf.br/en/boletins
Coleção do "Mensajero Espírita" - http://www.geae.inf.br/el/boletins