Boletim GEAE

Grupo de Estudos Avançados Espíritas

http://www.geae.inf.br

Fundado em 15 de outubro de 1992
Boletim Quinzenal de Distribuição Eletrônica

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade", Allan Kardec

Ano 11 - Número 457 - 2003            10 de junho de 2003

 

Editorial

O Cristianismo, Lamennais


Artigos

Entrevista com Maria Aparecida Bergman, Suécia

Registros Indeléveis da Evolução Anímica, Renato Costa, Brasil


História & Pesquisa

A Espiritologia e a Teoria Espírita dos Fenômenos Psíquicos, Parte II, Paulo Toledo Machado, Brasil
Notas da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas - LIHPE

Efeitos Físicos, Ary A. Marques, Brasil


Painel

Rádio Cidade AM de Fortaleza na Internet, Saara, Brazil

Evangelho no Lar, Alexandre Serra, Alemanha

IV Congresso Nacional da AME BRASIL
I Congresso Espírita Paraguayo



Editorial


O Cristianismo, Lamennais

Revista Espirita, Novembro de 1860. In Dissertações Espíritas (dissertações recebidas ou lidas por vários médiuns na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas), páginas 363-364, medium Sr. Didier Filho, Editora Cultura Espírita EDICEL, trad. Julio Abreu Filho. - Os Editores

O que é preciso observar no Espiritismo é a moral cristã. Desde séculos houve muitas religiões, muitos cismas e muitas pretenças verdades. E tudo quanto foi erguido fora do cristianismo caiu, porque o Espírito santo não o animava. O Cristo resume o que a moral mais pura, a mais divina, ensina ao homem tocante seus deveres nesta vida e na outra. A antiguidade, no que tem de mais sublime, é pobre ante essa moral tão rica e tão fértil. A auréola de Platão empalidece ante a do Cristo e a taça de Sócrates é muito pequena ante o imenso cálice do Filho do Homem. És tu, o Sesostris! déspota do imóvel Egito, quem te pode medir, do alto de tuas pirâmides colossais, com o Cristo nascido numa mangedoura? És tu, Solon? És tu, Licurgo, cuja lei bárbara condenava as crianças mal formadas, que vos podeis comparar àquele que disse face à face com o orgulho: “Deixai vir a mim as criancinhas?” Sois vós, pontífices sagrados do piedoso Numa, cuja moral queria a morte viva das vestais culpadas, que vos podeis comparar àquele que disse à mulher adúltera: “Levanta-te mulher, e não peques mais?” Não; não mais que êsses mistérios tenebrosos que praticais, ó sacerdotes antigos. Com êsses mistérios cristãos, que são a base desta religião sublime, que se chama Cristianismo. Ante êle vos inclinais todos, legisladores e padres humanos; inclinai-vos, porque foi o próprio Deus quem falou pela bôca dêste ser privilegiado que se chama Cristo.

Lamennais

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Artigos

Entrevista com Maria Aparecida Bergman, Suécia

Presidente do "Gruppen för Spiritistiska Studier Allan Kardec - Sverige"

GEAE: Gostaria inicialmente de agradecer-lhe, em nome de todos os colegas do GEAE, pela gentileza em nos dar esta entrevista sobre a divulgação do Espiritismo na Suécia e pedir-lhe que nos dissesse algumas palavras sobre sua história pessoal. Como foi seu primeiro contato com a Doutrina Espírita e quais os eventos que a levaram a participar do movimento espírita na Suécia?

Maria Aparecida: Meu nome é Maria Aparecida Bergman, nascida Velloso de Aguiar, neta de um dos pioneiros espíritas do Estado de S.Paulo, jornalista e conferencista espírita, Francisco Velloso, que foi companheiro de Cairbar S. Schutel na região de Matão, no início do século XX, que mais tarde militou na região do Vale do Paraiba: Taubaté, São José dos Campos, Piquete e Lorena, onde desencarnou em 1962.

Desde minha mais tenra infância freqüentei as escolas de moral cristã de vários centros espíritas de São José dos Campos e de Lorena, continuando depois nos movimentos de Mocidades Espíritas do Vale do Paraíba e da região de Araraquara.

Cheguei na Suécia em maio de 1970, onde me casei com um cidadão sueco, Olof Bergman.



GEAE: Qual era a situação da Suécia com relação a Doutrina Espírita, ela era conhecida ou existiam traduções de livros espíritas? E quanto a outros grupos espiritualistas?

 
Maria Aparecida: Na época em que cheguei na Suécia há muito já não se conhecia mais nada sobre o Espiritismo, conforme codificado por Allan Kardec, muito embora saibamos agora que vários intelectuais da Suécia, da Noruega e da Dinamarca à época de Kardec traduziram as obras básicas, e um deles, o jurista norueguês, Bernt Torstenson, participou ativamente do Movimento Espírita da época, tomando parte nos Congressos europeus, tendo editado durante 40 anos uma revista espírita denominada: MORGENDEMRINGEN, iniciada por ele em 1889, quando a capital da Noruega, Oslo, ainda se chamava Christiania.

O Evangelho Segundo o Espiritismo foi traduzido por um ilustre professor sueco, de escolas militares, em 1880, e já em 1862 um outro intelectual sueco traduzira um opúsculo de Allan Kardec, e realizara obras sociais dignas de um espírita convicto.

Mas, na década de 1970, quando aqui cheguei, só existiam os chamados espiritualistas, cujas atividades diferem bastante das diretrizes da Codificacão Kardequiana. A própria palavra Espiritismo não era aceita pelos espiritualistas, que, como a maioria das pessoas, confundiam e muitos ainda confundem com Magia Negra ou Bruxaria.



GEAE: Como ocorreu a criação do Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec (GEEAK) ? Ele foi o primeiro grupo espírita formado na Suécia? Há outros grupos espíritas no país?
 
Maria Aparecida: Logo após meu casamento com Olof dei início ao Culto do Evangelho no Lar, e Estudos Doutrinários num outro dia da semana, à princípio sozinha com os Espíritos amigos e os assistentes. O marido ainda não conhecia o Espiritismo e minha fluência no idioma sueco era ainda insuficiente. Três anos depois conheci a senhora Irma Hilonen, hoje Irma Fördös, finlandeza espiritualista, que interessou-se pelo estudo da Doutrina Espírita, pelo estudo dos livros básicos de Allan Kardec. Foi então que, com ela e mais outros finlandezes e suecos fundamos, em minha casa, o primeiro "Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec-Suécia. Sempre sob a custódia de Cairbar Schutel (Espírito) e amigos como Wallace Leal V. Rodrigues e muitos outros companheiros, até mesmo Francisco Cândido Xavier, que orientavam-me por carta, enviando material, endereços e informacão sobre o Movimento Espírita no Brasil e no mundo. Passei a traduzir o que me era possível de O Livro dos Espíritos, do Evangelho segundo o Espiritismo, e outras obras, para nossos estudos do grupo, pois ainda não havíamos encontrado as traducöes antigas, e mesmo se o tivéssemos seria difícil compreender o idioma antigo, gótico.

Só vinte anos mais tarde viemos a saber que o mesmo ocorreu com outras brasileiras espíritas que também chegaram à Europa naquela época, umas não sabendo da existência das outras, mas num trabalho bem semelhante, o que prova um labor organizado pelo Plano Espiritual, e pré-estabelecido.



GEAE: Na formação do GEEAK e na divulgação do Espiritismo na Suécia qual tem sido o papel dos visitantes de outros países? Ocorreram palestras e eventos abertos ao público em geral?
 
Maria Aparecida: Sem nenhum demérito dos demais, os visitantes que mais tem contribuido para a divulgacão da Doutrina Espírita, na sua beleza, na amplitude do seu conteúdo basados nos três aspectos: científico, filosófico e religioso, sem dúvida alguma, tem sido Divaldo Pereira Franco e Nilson de Souza Pereira. Contribuição esta calcada no exemplo de verdadeiros missionários cristãos, cuja conduta ética e moral, nas suas vidas imoladas ao bem geral, no trabalho abnegado e sacrificial, tem sido o farol a nos guiar a todos, deixando pegadas luminosas por onde passam.

Neste ano de 2003, comemoramos os 10 anos do GEEAK.-Suécia com Divaldo Pereira Franco e Nilson de Souza Pereira. O GEEAK-Suécia orgulha-se de ter tido a honrosa iniciativa de levar Divaldo para conferências públicas em 5 cidades suecas e duas capitais da Escandinávia.

GEAE: Como o povo sueco reage a divulgação da mensagem espírita? A formação protestante influencia sua percepção do Espiritismo? Há diferenças de receptividade com relação as implicações cientificas, filosóficas e religiosas da Doutrina Espírita?
 
Maria Aparecida: Alguns suecos, que já tenham alguma noção sobre os princípios espíritas, recebem muito bem as informaçoes sobre a Doutrina Espírita e embora não tenham ainda se manifestado publicamente dizendo-se espíritas convictos, estão certamente à caminho.

A maioria, porém, tem se interessado mais como uma curiosidade, um conhecimento a mais, sem maiores compromissos.

Há também os brasileiros, sul americanos, latinos e europeus aqui radicados, que naturalmente, assumem as posturas, segundo a consciência de cada um, de acordo com aquilo que nós já conhecemos aí mesmo no Brasil.



GEAE: Tem sido feitas traduções das obras espíritas para o sueco? Quais editoras as publicam? Como são recebidas pelo publico?
 
Maria Aparecida: O grupo de tradutores do GEEAK-Suécia traduziu ao sueco: "O Espiritismo em Sua Mais Simples Expressão", "O Evangelho Segundo o Espiritismo", "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec, e alguns opúsculos, documentos, artigos, mensagens, etc. Solveig Nordström traduziu algumas obras da psicografia de Divaldo Franco. As editoras são as brasileiras: LEAL e O Clarim. Os livros foram recém lançados e ainda não temos uma documentação sobre como estão sendo recebidos pelo público em geral, pois a maioria das pessoas que estão conosco nos programas de estudos, ainda são o pessoal que sabe português e já conhecia, uns mais, outros menos, a literatura espírita.
 


GEAE: Como o GEEAK é estruturado e quais são as atividades a que se dedica? Há reuniões dedicadas à prática mediunica? Como é feita a formação dos médiuns?

Maria Aparecida: Outros pequenos grupos espíritas foram formados na Suécia, permitindo-nos assim, no ano 2000 fundarmos a 'UniãoEspírita Sueca', tendo meu marido, Olof Bergman, como Presidente, e Nils Hansson, como Vice-presidente.

O GEEAK tem uma reunião de estudos em português, nas segundas-feiras, que objetiva estudar a valiosa obra de Yvonne do Amaral Pereira, e uma parte dedicada a preces e vibracoes pelos Espíritos dos suicidas e sofredores em geral.

Tem uma reunião de estudos em sueco, nas quartas-feiras, que estuda O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos.

E tem uma reunião pública, aos domingos, que estuda os temas do Evangelho Segundo o Espiritismo, em dois horários distintos, um em português, um em sueco.
Com um intervalo para Passes Espíritas, preces e vibracoes.

Há o grupo dos jovens da MEAK que às quintas-feiras tem reunião de preces e vibraçoes e às sextas-feiras estuda O Livro dos Espíritos e outras obras básicas e complementares.

Durante vários anos o GEEAK estudou as apostilas dos Estudos Sistematizados da Doutrina Espírita, da FEB, tendo depois, diversificado seu programa algumas vezes.

Tivemos dois Cursos de Educacão Mediúnica - Projeto Manoel Philomeno de Miranda, com um treinamento mediúnico, que no momento não está tendo prosseguimento, por falta de espaço físico conveniente. Há necessidade de se encontrar um local próprio e apropriado, o que está sendo providenciado.

Todos os grupos ainda se encontram em fase de adaptação. O que ocorre muito nos grupos da Europa é uma participação periódica, provisória das pessoas, que muitas vezes, só se encontram no país por pouco tempo, participando das atividades, e depois se vão para outros ou voltam ao seu país de origem, restando sempre apenas os poucos que encabeçam o trabalho.


GEAE: E como foi a participação dos Espíritos no processo de formação do grupo e nas suas atividades atuais? Há espíritos que tenham vivido sua última encarnação na Suécia participando das sessões mediunicas?

Maria Aparecida: Somente através de informações de Divaldo e alguns outros médiuns temos sabido sobre as presencas dos Espíritos. Os Mentores dos trabalhos são aqueles mesmos abnegados Espíritos que conhecemos, se encontram trabalhando na difusão da Doutrina Espírita pelo mundo: Léon Denis, como dirigente do Movimento na Europa; Emmanuel Swedenborg, Selma Lagerlöf, Bernt Torstenson, e outros, aqui do Norte; Bezerra de Meneses, Cairbar Schutel, Sheilla, Joanna de Ângelis, Amália Domingos Soler, Fernando Lacerda, Yvonne do Amaral Pereira,  Ivon Costa, e muitos outros.



GEAE: E com relação aos outros países escandinavos, qual é a situação do Espiritismo neles? A introdução do Espiritismo na Suécia teve repercussões nestes países?

Maria Aparecida: Nos outros países o movimento também se encontra semelhante, as vezes mais, as vezes menos. Gracas a Deus o trabalho na Suécia tem sim, conseguido inspirar os demais países vizinhos.



GEAE: O GEEAK participa do Conselho Espírita Internacional? Qual o papel do CEI junto aos grupos espíritas europeus? Como é o relacionamento entre os diversos grupos europeus?
 
Maria Aparecida: O GEEAK foi membro do C.E.I. quase desde o início do Conselho, até o ano 2000, quando a 'União Espírita Sueca' passou a sê-lo em lugar do GEEAK.

O papel do C.E.I. é o de unificar em bases de fraternidade, isto é: "promover a união solidária e fraterna das Instituicoes Espíritas de todos os países e a unificacão do Movimento Espírita Mundial". Nas reuniöes do C.E.I. coordenadoria da Europa, temos tido muita oportunidade de nos relacionarmos com os diversos grupos europeus.



GEAE: Como é o relacionamento do GEEAK com o movimento espírita brasileiro?
 
Maria Aparecida: O GEEAK veio ao longo desses últimos trinta anos sempre em contato com o movimento espírita brasileiro, como nao poderia deixar de ser. Porém, com o aparecimento do C.E.I. tem se relacionado com os movimentos de todos os países que compoem o Conselho.



GEAE: A Internet tem contribuido de alguma forma para as atividades do GEEAK? Como o GEEAK vê a divulgação espírita pela Internet, ela pode contribuir para a difusão da mensagem espírita nos países escandinavos? Sites e periódicos em inglês seriam viáveis ou é necessário o uso das linguas locais? E a divulgação em Esperanto?

Maria Aparecida: Sem dúvida, a internet, sobretudo nos últimos anos, tem sido um caminho cada vez mais amplo, para a divulgacão espírita no mundo. É ainda muito recente a sua utilizacão; seus recursos ainda não são para as possibilidades de todos. Infelizemente a maioria dos trabalhadores espíritas sinceros e abnegados, são de parcos recursos econômicos, embora a grande boa-vontade. Mas, muitos já estão podendo utilizá-la. Claro que os sites em inglês ajudam, mas é necessário o uso das línguas locais, pois a Doutrina do Consolador, precisa atingir o povo sofredor, e grande parte desse povo só conhece seus idiomas locais.

O Esperanto é a grande ESPERANÇA do futuro. Dentro do C.E.I. já estamos fazendo tentativas para utilizá-lo, mas ainda demora um pouco para que todos o possamos aprender e utilizar.


GEAE: Encerrando a entrevista, gostaria de solicitar-lhe algumas palavras dirigidas aos amigos que vivem em locais onde ainda não existem grupos espíritas, é dificil o estabelecimento de um grupo pioneiro? Como estes amigos poderiam iniciar o trabalho de divulgação local do espiritismo? Há grupos ou instituições dedicadas ao auxílio na formação de novos grupos?
 
Maria Aparecida: Gostaria de agradecer pela oportunidade desta entrevista e dizer aos amigos espíritas que vivem em locais onde ainda não existam grupos espíritas, que ele ou ela podem e devem iniciar um Culto do Evangelho no Lar, comentando em vóz alta as leituras evangélicas e doutrinárias que façam em dia e horário pré-estabelecidos. Aos poucos irão se aglutinando os Espíritos necessitados e os Mentores, que trarão consigo encarnados para que se possa formar um grupinho de estudos. Só assim conseguiremos transformar nossa Terra de Provas e Expiacão em planeta de Regeneracão, solidariedade e amor.

Entrem em contato com o C.E.I., se na Europa, com a Coordenadoria da Europa, e receberão todo o apoio de que necessitem.

Peço aos amigos do GEAE que divulguem os endereços do C.E.I. e suas Coordenadorias.

Muito obrigada!
 
Cidinha Bergman, pelo GEEAK-Suécia.


Endereços dos grupos citados na entrevista
GEEAK - Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec - Suécia
Address: Asplövsgränd, 44 - 165 77 - Hässelby   
Tel: + 46 (0)8 894105    
e-mail: geeak.se@telia.com
homepage: http://www.allankardec.org.se/
UNIÃO ESPÍRITA SUECA - UES
Address: Asplövsgränd, 44 - 165 77 - Hässelby   
Tel/ Fax: + 46 (0)8 894105    
e-mail: spiritistiska.forbundet-se@telia.com
Address: Stamgatan, 75 - 125 74 - Älvsjö
Tel: + 46 (0) 08 722 36 25
e-mail: meak.se@telia.com

Comissão Executiva – Secretaria Geral
SGAN - Quadra 603 – Conj. F – Asa Norte
70830-030 - BRASÍLIA - DF – BRASIL
Tel (55)(61) 322-3024 - Fax (55)(61) 322-0523
e-mail: spiritist@spiritist.org
homepage: http://www.spiritist.org/


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Registros Indeléveis da Evolução Anímica, Renato Costa, Brasil

Modelo proposto pelo neurologista americano Paul MacLean, auxilia a entender nossa história

O neurologista americano Paul MacLean é o autor da teoria segundo a qual nosso encéfalo atual reflete a evolução que sofreu ao longo das eras. MacLean acredita que nossa caixa craniana contenha não um, mas três encéfalos, sendo cada um deles o registro de um estágio diferente de nossa evolução. Ele chama seu paradigma de “Encéfalo Triúnico”.

Segundo ele, os três encéfalos operam como computadores biológicos interconectados, cada um com sua própria inteligência, sua própria subjetividade, seu próprio senso de espaço e tempo e sua própria memória. Cada um dos três encéfalos é conectado aos outros dois, mas opera como um cérebro individual com capacidade própria.

O encéfalo mais antigo está situado atrás e embaixo. O mais recente, na parte superior dianteira. O intermediário, entre eles, na parte central.

O mais antigo dos três encéfalos é o reptiliano, primitivo ou arquipálio, que Mac- Lean também chama de “Complexo-R”. Corresponde ao cerebelo e ao tronco encefálico (mesencéfalo, ponte de Varólio e bulbo raquidiano). É responsável pelos processos de auto-sustentação do corpo, como a respiração, o batimento cardíaco e o sono, assim como pelos rituais imutáveis de aproximação, ataque, vôo e acasalamento, processos que não requerem controle consciente, mas que são essenciais à vida do animal, tanto que o encéfalo reptiliano jamais pára de funcionar, nem durante o sono profundo. O encéfalo reptiliano não muda, não aprende com a experiência. A ele se limita quase a totalidade do encéfalo dos répteis atuais, tendo estado presente nos répteis que precederam aos mamíferos, há cerca de 240 milhões de anos. O encéfalo reptiliano corresponde ao comportamento mecânico, puramente instintivo.

A maioria dos mamíferos compartilha conosco o encéfalo paleomamífero (mamífero antigo), que corresponde ao sistema límbico, a parte média do encéfalo. MacLean acredita ter ele surgido após o encéfalo reptiliano, há cerca de 60 milhões de anos, tendo sido acrescentado a este último. Os mamíferos primitivos tinham um encéfalo constituído basicamente do encéfalo reptiliano somado ao sistema límbico. O encéfalo paleomamífero contém o hipotálamo, o tálamo, o hipocampo e a amígdala, que são considerados responsáveis pelas emoções e instintos emocionais como comportamentos relacionados à alimentação, competição e sexo. Essas emoções são importantes tanto para o indivíduo quanto para a espécie. O encéfalo paleomamífero é capaz de aprender, pois retem memórias de emoções que resultam das experiências onde o animal sentiu prazer ou dor em maior ou menor grau. O encéfalo paleomamífero responde pelo comportamento emocional.

O neocórtex, córtex ou neopálio é o encéfalo principal dos primatas, que foram dos últimos mamíferos a aparecerem. Ele constitui cerca de cinco sextos da massa total do encéfalo humano, tendo evoluído no último milhão de anos. MacLean o chama de encéfalo neomamífero, o que significa mamífero recente. Todos os mamíferos possuem neocórtex, mas somente nos primatas e cetáceos ele é particularmente importante. Esse encéfalo neomamífero é responsável pelas funções cognitivas mais nobres, como a linguagem e o raciocínio. O neocórtex é responsável pelo comportamento racional.

Como vimos, todos os três encéfalos colaboram para produzir o comportamento dos mamíferos e do homem, em particular, que, conforme as necessidades e circunstâncias, ora mostra-se predominantemente mecânico, ora emocional e ora racional.

Para melhor compreendermos o quanto a teoria de Maclean fala da evolução anímica, convém termos em mente a função organizadora do perispírito. Esse corpo sutil de que dispomos e que, junto do Princípio Inteligente, do qual jamais se separa, constitui o Espírito, funciona como uma formidável memória transpessoal onde ficam registrados todos os eventos por que passou o ser em suas inúmeras passagens pela vida física e os efeitos desses eventos por força da Lei da Causalidade.

Assim, se no cérebro físico encontramos um encéfalo reptiliano, por exemplo, é porque existe, no encéfalo sutil, um encéfalo reptiliano que lhe serviu de molde. E, mais, que esse encéfalo reptiliano sutil que se acha no perispírito é registro indelével da história anímica do ser.

Seguindo nossa linha de raciocínio, poderíamos nos perguntar, a aceitarmos como válida a hipótese de evolução do homem vindo de espécies e reinos inferiores, e o porquê de não existirem no encéfalo sutil do perispírito os registros das passagens por estágio algum anterior ao de réptil. A resposta, a nosso ver, se encontra na tese, proposta por André Luiz e desenvolvida por Jorge Andréa, de que a individualidade se define quando aparecem nos animais as primeiras células da futura glândula pineal ou epífise.

Muitos peixes e todos os répteis, aves e mamíferos hoje existentes possuem a epífise. Tal, no entanto, pode não ter sido realidade na Era Mezozóica, quando, há 240 milhões de anos, segundo os cientistas acreditam, répteis originaram os primeiros mamíferos. O Tuatara é um pequeno réptil, existente em algumas ilhas ao norte da Nova Zelândia, que possui um terceiro olho que se une a um primitivo corpo pineal. Ele é um fóssil vivo, único exemplar de uma família que existe desde a Era Mezozóica, o que nos permite inferir, utilizando a tese de André Luiz e Jorge Andréa, que os répteis que originaram os mamíferos tinham uma epífise pelo menos tão rudimentar quanto a dele, levando, ainda mais, à conclusão de que nenhuma espécie na história evolutiva daqueles mesmos répteis, antes que eles se tornassem répteis, tivesse a dita glândula.

Antes do aparecimento da epífise, como explica Jorge Andréa, a alma-grupo-da-espécie tinha ascendência sobre os vórtices individuais em início de formação. Desse modo, é natural que os registros anteriores à definição da individualidade tenham sido gravados no molde organizador da alma-grupo da espécie de onde a mesma se originou. Daí o não estarem presentes no encéfalo triúnico atual.

Como vimos, o modelo proposto pelo neurologista MacLean é bastante elegante e útil, servindo para explicar, de um modo claro e didático, como ocorreu a evolução humana, desde os instintos mais primitivos da vida autônoma até o uso das atividades mais nobres da mente, a razão e a consciência, passando pela etapa intermediária de aprendizado para adaptação ao meio. Outra característica interessante do modelo de MacLean é que ele permite que imaginemos o aparecimento de novas camadas em nosso encéfalo, à medida que formos galgando os patamares que nos levarão à perfeição.

Ao atingirmos o próximo patamar, como ocorreram nas transições anteriores, o encéfalo hoje intitulado de neomamífero deixará de abrigar as funções mais nobres da mente, passando às funções mais nobres, que certamente não serão as mesmas a que chamamos hoje de “nobres”, a serem processadas em novas camadas que irão surgir. Com esta visão parece coincidir a constatação de que os Espíritos evoluídos são incapazes de fazer o mal. Fazer o bem teria, quem sabe, passado a fazer parte de seus instintos. Infelizmente, a Ciência nunca se preocupou em examinar o encéfalo dos homens e mulheres “santos” que vieram ao mundo, detendo-se exclusivamente em estudar cérebros de figuras marcantes da política, das artes ou da própria Ciência. O exame do cérebro de um São Francisco de Assis, de uma Santa Tereza d’Ávila, de um Mahatma Ghandi ou de um Chico Xavier, teria revelado a existência de um encéfalo tetraúnico? Teria revelado um encéfalo triúnico, mas com sete e não seis camadas no neocórtex? Essas são perguntas cujas respostas ficamos, por ora, a ignorar.

O autor é engenheiro e expositor espírita no Rio de Janeiro/RJ.

Bibliografia

ANDRÉA DOS SANTOS, Jorge. Impulsos Criativos da Evolução. 3a ed. Rio de Janeiro – Societo Lorenz, 1995.

DO AMARAL, Júlio Rocha, MD e MARTINS E OLIVEIRA, Jorge MD, PhD. Limbic System: The Center of Emotions. Obtido, em 27/01/2003, de www.epub.org.br/cm/n05/mente/limbic_i.htm

MILLER, Richard Alan. The Biological Function of the Third Eye. Obtido, em 03/02/2003, de www.bleehoney.org/ThirdEye.htm.

SCARUFFI, Piero. Book review of Paul MacLean’s The Triune Brain in Evolution. Obtido, em 27/01/2003. de http://www.thymos.com/mind/maclean.html - Triune Brain Theory – Three Brains in One. Obtido, em 01/02/2003, de http://www.mareshbrainsatwork.com/B2B/index.htm - Tuatara – The World’s Most Unique Reptile. Obtido, em 01/02/2003, de http://www.bigjude.com/Tuatara.html.

XAVIER, Francisco Cândido e VIEIRA, Waldo. Evolução e Cérebro. In: Evolução em Dois Mundos. Ditado pelo Espírito André Luiz. 13a ed. Rio de Janeiro – FEB, 1993.ZIMERMANN, Zalmino. Perispírito. Campinas – CEAK, 2000.

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História & Pesquisa


(Seção em parceria com a "Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas" -  Comitê Editorial da LIHPE)

A Espiritologia e a Teoria Espírita dos Fenômenos Psíquicos, Paulo Toledo Machado, Brasil

Conclusão do artigo iniciado no Boletim 456

A PSICOLOGIA

A Psicologia, ou, por primeiro, a Pneumatologia, segundo Leibnitz (Nouveaux Essais, 1704, IV, cap. XXI), que se definia como a parte da Filosofia que estuda a alma, tinha por objeto, desde os tempos da civilização grega até o século passado, a existência da alma, sua essência e natureza, e, posteriormente, o estudo da percepção, da memória, das paixões, etc.
 
Sob a influência de outras ciências, como a Física, a Biologia, e outras, os psicólogos passaram a estudar os fenômenos da consciência, deixando de se preocupar com a Alma, que, "não tendo existência física, não podia ser estudada em termos científicos" (Psicologia Geral, de Afro do Amaral Fontoura, Rio de Janeiro, Gr. Aurora, 1966, 12a. ed. p. 25).
 
Mas não parou aí o objetivo da Psicologia. Ele evoluiu do Estudo da Alma para o Estudo da Consciência, como acima nos referimos, e do Estudo da Consciência para o Estudo do Comportamento e deste para o Estudo da Conduta, considerando-se neste o conjunto de fenômenos mentais como causa da conduta.
 
Daí, muitos definirem, hoje, a Psicologia como a ciência que estuda a conduta.
 
É enorme o número de definições, e a idéia da Alma difere, de um psicólogo para outro, dada a divergência entre eles, quanto à natureza da Alma.
 
Harald HOFFDING, filósofo dinamarquês, nascido em Copenhague, em 1863, na sua obra PSYCHOLOGIE (ed. 1900, p. 1), diz que a Psicologia não está obrigada a explicar o que é a Alma, porque a Física não está obrigada a começar explicando o que é a matéria.
 
Os filósofos do passado objetivaram no estudo da Psicologia os fatos internos do homem.
 
Sócrates considerava que é preciso que nós nos conheçamos a nós mesmos para chegarmos à sabedoria, que se identifica com o conhecimento de Deus. Ele distinguia, partindo desse princípio, o mundo interno do mundo externo.
 
Aristóteles no seu tratado sobre a Alma, no qual divide a Filosofia em quatro partes: Lógica, Ética, Física e Metafísica, não incluiu a Psicologia porque, para ele, esta fazia parte de todas as disciplinas filosóficas. Por sua vez, Renato DESCARTES, filósofo e matemático francês (1596-1650), entendia que a Psicologia era uma parte distinta da Filosofia.
 
Hobbes (Thomaz), filósofo inglês (1588﷓1679), partidário do materialismo, e Baruch Espinosa, filósofo holandês (1830-1677), apoiam-se no princípio da concomitância dos processos orgânicos e psíquicos. E, dessa forma, é invocada a lei de associação para reduzir a complexidade da vida espiritual aos seus elementos componentes. O associanismo, como doutrina psicológica, explica, então, os fenômenos psíquicos por meio da associação, rejeitando a doutrina da faculdade.
  
Os positivistas do século XIV, por sua vez, consideram a Psicologia como uma ciência experimental, independente da Filosofia e sem relações especiais com a Metafísica, a Lógica e a Moral.
 
Não se pode negar que a Psicologia Experimental, como ciência autônoma, é uma conquista dos tempos modernos, dado o impulso que a Psicofísica ou Psicofisiologia, a Psicocronometria e outras lhe trouxeram.
 
Como decorrência das muitas maneiras pelas quais os fenômenos psíquicos têm sido estudados, surgiram muitas outras disciplinas psicológicas, dando maior amplitude ao problema psicológico.
 
Apenas para referir citamos a Psicodinâmica, que estuda os efeitos dinâmicos dos fenômenos psíquicos; a Psicofísica, que, segundo Fechner, é o ramo da Psicologia que estuda, experimentalmente, as relações entre os fenômenos psíquicos e os fenômenos fisiológicos (o que hoje é denominado de Psicologia Experimental), a Psicogênese, que estuda a origem e o desenvolvimento da psique (termo usado como sinônimo de Alma ou Espírito) no indivíduo ou na espécie (esta dita Psicogênese Filética); a Psicografia, que, conforme Ampère, é a parte da Psicologia que descreve os fenômenos da consciência, sem explicá-los. E, assim, seguem-se outros ramos, como a Psicologia Coletiva ou Social; Psicologia Comparada; Psicologia Etnográfica; Psicologia Pedagógica; Psicologia Segmental: Psicologia Zoológica; Psicometria; Psicocronometria; Psicoestática; Psicopatologia; Psicoanálise (doutrina de Freud, aceita especialmente pelos nevrologistas) e mais outros.
 
Resumindo, a Psicologia estuda a Alma em suas manifestações ou fenômenos e em sua natureza essencial. Assim, no primeiro caso, temos a Psicologia Experimental e, no segundo, a Psicologia Racional. Para os materialistas a Psicologia é um ramo das ciências naturais e, para os espiritualistas, um ramo das ciências do Espírito.
 
É claro que compreendemos que esse volume de correntes e escolas psicológicas são decorrentes das variadas intensidades dos fachos luminosos que atingem este ou aquele filósofo ou psicólogo.
 
Mas, compreendemos, também, que não alcançando a Psicologia uma definição mais uniforme e uma conceituação mais unitária, bem pouco ela pode nos dizer acerca da Alma, entendida esta como Espírito reencarnado, e a respeito de suas manifestações ou fenômenos e mesmo em sua natureza essencial, não considerando as suas vidas anteriores e experiências pregressas, que repercutem no seu avatar presente, e desconhecendo a existência do seu perispírito ou corpo fluídico, de que é revestido, e que se faz "intermediário de todas as sensações que o Espírito recebe, e por meio do qual transmite a vontade externamente e atua sobre os órgãos" ("O Livro dos Médiuns", por Allan Kardec, Rio de Janeiro, FEB, 1904, 5a. ed. p. 60) "e a que se não dá muita atenção nos fenômenos fisiológicos e patológicos" (ob. e p. cit.) e que constitui "uma causa incessante de ação" (ob e p. cit.).
 
À Psicologia, se bem examinarmos, poderemos propor que seja parte da Espiritologia. O que me parece não podemos pensar é em uma Psicologia Espírita, por entendermos que descabe o vocábulo espírita como adjetivação. E bem considerando, também nos parece ser impossível fazermos da Psicologia, tão segmentada e conflitante, uma verdadeira Espiritologia, fundada numa doutrina, que é o Espiritismo, oriundo de um processo sintético de conhecimento, com uma concepção nova e de natureza global para o estudo dos problemas humanos, como bem se refere o nosso nunca esquecido companheiro de tantas jornadas espíritas Herculano Pires, "in" "Parapsicologia e suas perspectivas" ; obra de cuja primeira edição tivemos a honra de ser "padrinho".

OS PROCESSOS CIENTÍFICOS OU DISCIPLINAS CIENTÍFICAS QUE INVESTIGAM OS FENÔMENOS PARANORMAIS

 
Dissemos atrás que, simplificando, a fenomenologia psíquica é divida em FENÔMENOS NORMAIS, os que entram nos quadros da Psicologia e muitas vezes nos da Psiquiatria, e FENÔMENOS ANORMAIS, os que são objetos da investigação por inúmeros processos ou disciplinas científicas.
 
Esclareçamos agora que FENÔMENOS ANORMAIS não quer dizer que sejam "aqueles que possam ser contrários às leis naturais, mas aqueles que se nos apresentam de uma maneira inusitada e inexplicável' (Dicionário Enciclopédico Ilustrado. - Espiritismo, Metapsíquica e Parapsicologia, de João Teixeira de Paula, Editora Bels, S.A. ﷓1976, 3a. ed. p. 166).
 
Digamos, também, que ANORMAL "é o mesmo que Abnormal, Hiperfísico, Hipernormal, Hiperpsíqulco, Metanormal, Metapsicofísico, Metapsicológico, Metapsíquico, Parafísico, Paranormal, Parapsi-cológico, e seguem muitas outras denominações.
 
No II Congresso Internacional de Pesquisas Psíquicas, realizado em Varsóvia, Polônia, em 1923, em homenagem a J. Ochorowicz, foi aprovado que a expressão CIÊNCIAS PSÍQUICAS devia aplicar-se aos fenômenos que em França se conheciam por METAPSÍQUICOS e na Alemanha por PARAPSICOFÍSICOS.
 
As ciências psíquicas avolumaram-se com o surgimento da METAGNOMIA, METAPSICOLOGIA, PARAPSICOLOGIA, PSICOTRÔNICA, BIOPSÍQUICA, PARAFÍSICA e outras.
 
Ora, como as ciências psíquicas se conceituaram com base nos fundamentos, sustentados por Eugéne OSTY, médico e investigador metapsíquico (1874-1938) e na decisão do precitado Congresso, objetivando o conjunto dos fenômenos extranormais, que são tributários do espírito humano, conquanto pareça irem eles além das possibilidades fisiológicas do cérebro, excluíram os fenômenos espiríticos. E, dessa forma, os fenômenos espiríticos ficaram no espaço (isto sem qualquer alusão ao fato de os fenômenos espíriticos serem compreendidos no meio científico geral como fenômenos das almas dos mortos e por isso mesmo não aceitos).
 
Mas o nosso saudoso João Teixeira de Paula estrilou contra essa exclusão: "Aí repousa a nossa discordância, porque, ao nos referirmos a Ciências Psíquicas, incluímos nela não só o conceito de OSTY e o do Congresso, mas também o dos fenômenos espiríticos" (ob. cit. p. 21).
 
O Dr. Hernani Guimarães Andrade, também um querido amigo que muito admiramos, se fez também lamurioso: "lamentavelmente, é tendência da Metapsíquica negar a manifestação dos Espíritos, atribuindo ao médium as faculdades necessárias e suficientes para desencadear todos os fenômenos" ("A Teoria Corpuscular do Espírito", por Hernani Guimarães Andrade, São Paulo, 1958, 1a. ed.).
 
No entanto, nós, como os caríssimos confrades que nos lêem, bem podem ter percebido, não partilhamos dos lamentos, porque, também, não partilhamos da idéia desses grandes e respeitáveis companheiros de que o Fenômeno Espírita seja parte integrante do Fenômeno Psíquico. Para nós, como nos referimos, o Fenômeno Espírita é gênero e não espécie, ele é global e não segmento, e é com base nesta posição que entendemos que nós espíritas temos que articular a Espiritologia, a ciência do Espírito.
 
Não podemos nos distender mais neste capítulo. Assim, aqueles que quiserem conhecer a Metapsíquica de Charles RICHET, a Metagnomia de Emile BOIRAC, a Metapsicologia, proposta com restrições pelo Congresso Internacional de Pesquisas Psíquicas, realizado em Varsóvia em 1923, a Metapneumática, de MIRVILLE, a Parapsicologia de J. B. RHINE, a Psicobiofísica, a que tanto se liga Hernani Guimarães ANDRADE, e outras, respeitosamente sugiro que lancem mão das respectivas bibliografias.

A ESPIRITOLOGIA

 
O LIVRO DOS ESPÍRITOS todos sabem que se compôs, definitivamente, com a sua reimpressão em 1860. Ele contém quatro livros ou quatro partes:
LIVRO PRIMEIRO
- As Causas Primárias

LIVRO SEGUNDO

- O Mundo Espírita ou dos Espíritos

LIVRO TERCEIRO

- As Leis Morais

LIVRO QUARTO

- Esperanças E Consolações.
Pois bem, o LIVRO SEGUNDO contém, para nós, a doutrina da ESPIRITOLOGIA ou melhor a ESPIRITOLOGIA RACIONAL OU TEÓRICA, e, em O LIVRO DOS MÉDIUNS, que trata do Espiritismo Experimental, nós encontramos as teorias de todos os gêneros de manifestações, que podem embasar a ESPIRITOLOGIA EXPERIMENTAL.
 
Portanto, para nós, a Espiritologia é a ciência do Espírito que tem por objeto o estudo do Fenômeno Espírita. Ela se divide em Espiritologia Racional ou Teórica e em Espiritologia Experimental ou Prática. A primeira se ocupa do Espírito como ser ou individualidade. A segunda se desdobra na investigação dos fenômenos espíritas anímicos ou da emancipação da alma e dos fenômenos espíritas da mediunidade ou mediúnicos.
 
A classificação dos fenômenos espiritológicos, que abrangem os anímicos, os mediúnicos, os físicos extra-somáticos, os físicos-somáticos, os mentais, os personísticos e os telepáticos, a sua definição e a sua conceituação, constituirão, sem dúvida, um excelente programa de trabalho.
 
Como todas as demais ciências a Espiritologia também se relaciona com outras ciências ou disciplinas científicas, dentre as quais a Biologia, a Fisiologia, a Física, a Química e outras como oportunamente veremos.
 
Quanto ao Perispírito, que tem cerca de 70 outras denominações, entre elas as de Aerossoma, Corpo Fluídico, Corpo ódico, Corpo Pneumático, Duplo Fluídico, Ka, Psicossoma, e que presumem se desdobrar no corpo bioplásmico, que alguns chamam de "modelo organizador biológico", temos que aprofundar o seu estudo para avaliá-lo como "o molde fundamental da existência para o homem" ("Roteiro”, Francisco Cândido Xavier, FEB, Rio de Janeiro, Cap. VI, p. 29).
 
E quanto ao vocábulo ESPIRITOLOGIA, formado de espírito mais logia, significa Ciência, tratado de Espiritismo (Dicionário Enciclopédico Ilustrado - Espiritismo, Metapsíquica e Parapsicologia, de João Teixeira de Paula, Editora Bels., 1976, 3a. ed. p. 85).
 
AZEVEDO SILVA, na sua obra FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS DO ESPIRITISMO, editada em 1941, publicou a tese que apresentou ao " 1 °: Congresso Brasileiro de Jornalista Espíritas, que funcionou de 15 a 24 de Novembro de 1939, no salão da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro. Nesta sua tese, ele nos reservou valiosa contribuição acerca da classificação das ciências. Nós vamos, com a máxima vênia, reproduzi-Ia:
 
 "Assim, estudando a natureza e relação das ciências, dividiu-as Spencer (Classification des Sciences, par Herbert Spencer, Paris, Ancienne Librairie Germer Baillière et Cie., 1893, p. 6) em duas categorias: ciências que têm por objeto as relações abstratas, pelas quais os fenõmenos se apresentam, e ciências concretas, que têm por objeto os próprios fenômenos":
 
Desse critério resultou esta classificação:
• CIÊNCIAS ABSTRATAS 
Lógica 
Matemática
 
• CIÊNCIAS ABSTRATO﷓CONCRETAS 
Mecânica 
Física  Química
 
• CIÊNCIAS CONCRETAS 
Astronomia 
Psicologia 
Sociologia
Não nos parece lógica esta classificação do notável pensador e filósofo inglês, pois Mecânica não é ciência-tronco, é uma derivação da Matemática; não deve, pois figurar na relação. Psicologia e Sociologia, igualmente, não são duas, uma é derivada da outra: Sociologia da Psicologia. Ciência-mater seria, pois, esta última, de vez que não pode haver sociedade sem que haja o comércio das almas.
 
Nesta classificação Spencer procurou retificar a de Augusto Comte, que assim as desdobrou:
• MATEMÁTICA
• FÍSICA
• QUÍMICA
• ASTRONOMIA
• BIOLOGIA
• SOCIOLOGIA
• MORAL
Esta classificação carece, realmente, de ser retificada, não só porque o Mestre do Positivismo se esqueceu de sua própria ciência - a Lógica, como porque a Sociologia e Moral, tal como Psicologia e Sociologia, diferenciadas por Spencer, também não são duas, mas uma só ciência, pois que a Sociologia descansa na Moral, como base do Direito.

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Notas da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas - LIHPE

  • O Instituto de Cultura Espírita de São Paulo que é responsável pelo Museu Espírita de São Paulo precisa de colaboradores. Convidamos você a auxiliar no trabalho de preservação de nossa memória para criação de uma cultura Espírita. O trabalho voluntário poderá ser feito em nossa sede ou em sua casa, através da internet. Não é necessário ser especialista em nenhuma área específica. Colabore conosco nas pesquisas e em colocar acervo a disposição de nosso Movimento Espírita. Contatos pelo telefone (11) 3834.6225 ou pelo e-mail mbpiedade@terra.com.br 
  • Neste mês de Abril de 2003 foi criado um novo Instituto de Pesquisa. Em conjunto com o Delegado de Polícia paranaense e pesquisador espírita João Alberto Fiorini que busca comprovação científica da reencarnação através de laudos periciais há 05 anos, um grupo de pesquisadores da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas criou o IICR - Instituto de Investigação Científica da Reencarnação. O grupo dá continuidade ao trabalho do Dr. Fiorini que busca provas materiais através de laudos periciais. As técnicas utilizadas são: Grafoscopia, Prosopografia, Dactiloscopia e exame das BirthMarks. O IICR pesquisa atualmente 3 casos com evidências de reencarnação e aprimora seu protocolo de pesquisas. Contatos podem ser feitos através do e-mail iicr@grupos.com.br.
  • O IV Congresso Nacional da AME (Medinesp) acontecerá de 18 a 20 de junho, em São Paulo. Além dos palestrantes brasileiros, trará o prof. H. Koening que é diretor do Centro de Estudos de Religião, Espiritualidade e Saúde, da Duke University, na Carolina do Norte. Peter Fenwick que é neuropsiquiatra e a maior autoridade clinica da Grã Bretanha em Experiência de Quase-Morte (EQM). Prof. Amit Goswami que foi por 35 anos professor titular de física quântica da Universidade de Oregon, EUA e é uma das grandes autoridades internacionais do assunto.
  • O Conselho Espírita Internacional - CEI tem proposta de realizar reuniões informais todas as 4ª feiras, às 8h de Londres (4h de Brasília) via internet. A reunião acontecerá através de um programa de voz de nome TIVEJO. O programa é gratuito, fácil de instalar e operar. Mais informações com luishu@hotmail.com .

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Efeitos Físicos, Ary A. Marques, Brasil

Embora os espíritos não possuam corpo físico, não podendo por isso mesmo agir na matéria, em determinadas circunstâncias eles podem utilizar o ectoplasma dos médiuns de efeitos físicos e se materializarem, podendo ainda falar através da voz direta com o uso de megafones, tocar violão e intervir na matéria como se estivessem encarnados.

Tive oportunidade, por inúmeras vezes, de participar de reuniões de efeitos físicos, quando pude ver espíritos materializados (alguns até luminosos, como se fossem verdadeiros abat-jours), ouvir orientações pela voz direta, receber via aérea rosas como presente, perceber a vitrola levitando por sobre nossas cabeças, tocando sem estar ligadas a tomada alguma, perceber o violão pintado com tinta luminescente também levitar por sobre o público e assistir ao transporte de medicamentos, flores ou livros de outro ambiente para o que nos achávamos.

Essas reuniões, todas elas feitas sob um controle absoluto, obrigavam o médium ou os médiuns a ficarem algemados (ficando a chave da algema com um dos assistentes), de olhos vendados e isolados numa cabine. Muitas vezes, ao final da reunião, o médium aparecia fora da cabine, sem as algemas ou às vezes com as algemas. Os médiuns de efeitos físicos sofrem muito durante as reuniões, sendo muito afetados quando os assistentes nâo cumprem as determinações da direção para não comerem carne ou não beberem bebidas alcoólicas.

As reuniões de efeitos físicos eram realizadas na Cabana do Pai Preto, hoje Educandário Espírita Cristão Simão Preto, na Fazenda da Juta, em Santo André. Outras vezes, eram feitas na Vila Gustavo, ou ainda em outras localidades.

As reuniões que participei tinham como médium principal o Sr. Antonio Alves Feitosa, e como dirigente do Grupo o companheiro Ernani Clare, já desencarnado. Posteriormente, funcionaram como médiuns os companheiros Waldemar Xandó de Oliveira e Rodolfo Cordeiro de Almeida, também desencarnados.

Dentre os fenômenos que presenciei, vi várias vezes a materialização de espíritos como Padre Zabeu, Irmão Adri Caramuru e outros. Recebi inúmeras orientações pela voz direta. Acompanhei vários fenômenos de levitação. Assisti por várias vezes o enrolamento de disco de vitrola pelo espírito. O disco era apresentado ao espírito inteirinho, e instantâneamente, passando o mesmo pelo peito luminoso, o disco ficava como um bijou enrolado, muito embora mantivesse intactas as estrias. Um desses discos me foi presenteado pelo companheiro Waldemar Xandó de Oliveira, antes do seu desencarne. O disco em questão foi enrolado pelo espírito na minha presença, e dado àquele companheiro como presente pelo espírito.

Eu cheguei a ser secretário do Grupo, e cheguei a escrever as atas das reuniões com descrição dos fenômenos ocorridos. Posteriormente, fui substituido pelo companheiro Renaldo Sterkele. Ainda guardo um folheto do Grupo, com resumo de algumas reuniões e a transcrição das respectivas atas.

Ainda como complemento das observações acima transcritas, quero deixar aqui consignado minha experiência de quando eu era garoto de cerca de 9 anos de idade e morava na cidade de Alfenas, Minas Gerais. Uma das casas em que moramos lá em Alfenas, era casa mal assombrada. Havia ruidos durante a noite, como se arrastassem cadeiras, como se quebrassem todos os pratos da casa na pia, e quando a gente ia ver tudo estava em ordem, sem nenhum sinal de pratos quebrados ou de cadeiras. Naquele tempo o meu primo Wilson morava em nossa casa. O papai gostava de sair a noite para jogar cartas no Casino, e ficava eu, mamãe, meu primo e meus irmãos menores. Tínhamos muito medo. Certa vez, o barulho foi tão forte que mamãe saiu com o Wilson em busca do papai, e deixou-me só com meus irmãos, o que me fez ficar tremendo, de cabeça coberta por um lençol, até que os mesmos voltassem.

Após a nossa saida da casa, depois de uma sessão espirita, ficamos sabendo que quem produzia aqueles barulhos eram duas irmãs solteironas que haviam morado lá  anteriormente, e que como espíritos ainda julgavam ser donos do imóvel faziam aquela bulha toda. Creio que um dos presentes deveria, talvez, ter mediunidade de efeitos físicos, pois do contrário não seria possível a sua manifestação na matéria.

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Painel

Rádio Cidade AM de Fortaleza na Internet, Saara, Brazil

Caro companheiro de ideal espírita.

    A partir de hoje a Rádio Cidade AM, aqui de Fortaleza, no qual faço o programa espírita, o Nova Era (há 21 anos), começa a tansmitir também pela Internet.
Assim, aos domingos, das 21:00 às 21:30 esse programa pode ser acesado no site: http://www.cidadeam860.com.br

    Na mesma emissora também vai ao ar outro programa espírita, (Sementes de Paz), nas noites de sabado, das 20:00 às 21:00h.

    Peço a gentileza de divulgar, caso viável.

Abraço fraterno,
Saara

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Evangelho no Lar,  Alexandre Serra,  Alemanha

ALEMANHA - DRESDEN

Aos que desejarem participar do "Evangelho no Lar" em Dresden - Alemanha
Contactar:  (49) 0351 312 7456
Sr. Alexandre Serra
E-mail:  alexserra@gmx.net

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IV Congresso Nacional da AME BRASIL

Dias 18 a 21 de junho de 2003

Tema:

Tema Abertura:

Local:

Informações e Inscrições:

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I Congresso Espírita Paraguayo

11, 12 e 13 de Setembro de 2003

Tema:
  • Congresso pela Paz no Mundo a luz do Espiritismo

Local:
Informações e Inscrições:  
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GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS

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