Boletim GEAE

Grupo de Estudos Avançados Espíritas

http://www.geae.inf.br

Fundado em 15 de outubro de 1992
Boletim Quinzenal de Distribuição Eletrônica

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade", Allan Kardec

Ano 11 - Número 445 - 2002           30 de outubro de 2002

Editorial
A Seara é Grande

Artigos
Chico Xavier - O Homem de Bem, Mário Frigéri, revista "O Reformador"
As Quatro Nobres Verdades, Carlos A. Iglesia Bernardo
Possessão, Marcos Milani

Comentários e Questões
Há Dois Mil Anos, Marcos Moura

Painel
Grupo Espírita em Maryland, Simoni Privato Goidanich
4º Congresso Espírita Mundial, Conselho Espírita Internacional
Prévia para Encontro Nacional da Liga de Historiadores Espíritas, Eduardo Carvalho Monteiro
O Papel da Imprensa Espírita e seu Futuro, ADE-SP




Editorial

A Seara é Grande

    Como nos tempos de Jesus, a seara cristã é imensa e o número de trabalhadores pequeno. Dentro desta imensa seara - onde às mancheias são plantadas as sementes do Reino de Deus - estamos nós, os espíritas, encarregados de nossa parcela do campo.

    Dentro da especialidade de cada um, o trabalho vai sendo tocado adiante,  uns finalizam a preparação de glebas para a semeadura, outros semeiam e outros já cuidam das glebas onde surgem as primeiras colheitas de espiritualidade. Mas olhando o que falta fazer, se nota o quão necessário é buscarmos mais braços para a seara.

    O mundo, a seara que temos diante de nós, necessita de muito esforço para superar as dificuldades do presente e se transformar no planeta de regeneração do futuro. A transição de um planeta de expiações e provas, onde o mal predomina, para o lar de espíritos ainda endividados, mas comprometidos com o bem, está longe de acabar.

    Dentro da parcela do campo, onde se encontram os adeptos da Doutrina Espírita, estamos nós, participantes do GEAE, empenhados com nosso modesto trabalho de troca de idéias. Para ampliar este trabalho, gostariamos de propor aos nossos amigos reforçarmos a semeadura em uma frente importante - a tradução de obras espíritas para outros idiomas, principalmente o espanhol e o inglês !

    Estamos disponibilizando na página do GEAE traduções de livros em inglês - traduções antigas, em dominio publico, como as dos livros de Leon Denis ou traduções recentes autorizadas por seus tradutores - e sonhamos em colocar traduções da Revue Spirite na Internet.

    Amigos, a Seara é grande e - frente a sua imensidão - rogamos colaboração. Participem conosco deste trabalho !

Muita Paz,
Os Editores

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Artigos

Chico Xavier - O Homem de Bem, Mário Frigéri, Revista "O Reformador"

(Artigo transcrito da edição especial da Revista Reformador em homenagem a Chico Xavier, publicada em julho de 2002, FEB)

    Tudo o que disse e se escreveu sobre Francisco Cândido Xavier pode ser sintetizado nos "Caracteres do Homem de Bem", que Allan Kardec ressalta na questão 918 de "O Livro dos Espíritos" e no capítulo XVII de "O Evangelho segundo o Espiritismo", como segue:

    O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem.

    Deposita fé em Deus, na Sua bondade, na Sua justiça e na Sua sabedoria. Sabe que sem a Sua permissão nada acontece e se Lhe submete à vontade em todas as coisas.

    Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.

    Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem murmurar.

    Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma; retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seus interesses à justiça.

    Encontra satisfação nos benefícios que espalha, nos serviços que presta, no fazer ditosos os outros, nas lágrimas que enxuga, nas consolações que prodigaliza aos aflitos. Seu primeiro impulso é para pensar nos outros, antes de pensar em si, é para cuidar dos interesses dos outros antes do seu próprio interesse. O egoísta, ao contrário, calcula os proventos e as perdas decorrentes de toda ação generosa.

    O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.

    Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema aos que como ele não pensam.

    Em todas as circunstâncias, toma por guia a caridade, tendo como certo que aquele que prejudica a outrem com palavras malévolas, que fere com o seu orgulho e o seu desprezo a suscetibilidade de alguém, que não recua à idéia de causar um sofrimento, uma contrariedade, ainda que ligeira, quando a pode evitar, falta ao dever de amar o próximo e não merece a clemência do Senhor.

    Não alimenta ódio, nem rancor, nem desejo de vingança; a exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas e só dos benefícios se lembra, por saber que perdoado lhe será conforme houver perdoado.

    É indulgente para as fraquezas alheias, porque sabe que também necessita de indulgência e tem presente esta sentença do Cristo:  Atire-lhe a primeira pedra aquele que se achar sem pecado.

    Nunca se compraz em rebuscar os defeitos alheios, nem, ainda, em evidenciá-los. Se a isso se vê obrigado, procura sempre o bem que possa atenuar o mal.
  
    Estuda suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Todos os esforços emprega para poder dizer, no dia seguinte, que alguma coisa traz em si de melhor do que na véspera.

    Não procura dar valor ao seu espírito, nem aos seus talentos, a expensas de outrem; aproveita, ao revés, todas as ocasiões para fazer ressaltar o que seja proveitoso aos outros.

    Não se envaidece da sua riqueza, nem de suas vantagens pessoais, por saber que tudo o que lhe foi dado pode ser-lhe tirado.

    Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, porque sabe que é um depósito de que terá de prestar contas e que o mais prejudicial emprego que lhe pode dar é o de aplicá-lo à satisfação de suas paixões.

    Se a ordem social colocou sob o seu mando outros homens, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus; usa da sua autoridade para lhes levantar o moral e não para os esmagar com o seu orgulho. Evita tudo quanto lhes possa tornar mais penosa a posição subalterna em que se encontram.      

    O subordinado, de sua parte, compreende os deveres da posição que ocupa e se empenha em cumpri-los conscienciosamente. (Cap. XVII, no 9.)

    Finalmente, o homem de bem respeita todos os direitos que aos seus semelhantes dão as leis da Natureza, como quer que sejam respeitados os seus.

    Não ficam assim enumeradas todas as qualidades que distinguem o homem de bem; mas, aquele que se esforce por possuir as que acabamos de mencionar, no ca-minho se acha que a todas as demais conduz.
 
    Fonte: KARDEC, Allan, O Evangelho segundo o Espiritismo, 117 ed., Rio de Janeiro, FEB, 2001, cap. XVII, item 3, p. 272-274.

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As Quatro Nobres Verdades, Carlos A. Iglesia Bernardo

(Série de artigos iniciada no Boletim GEAE número 428)

VI - Anexos

Bibliografia

- Budismo

     "A Arte de Lidar com a Raiva - O Poder da Paciência", Dalai Lama, Editora Campus

É a transcrição de um seminário dado pelo Dalai Lama sobre a Paciência e como desenvolvê-la com base nos conhecimentos Budistas.  Os comentários do Dalai Lama se baseiam na obra do monge Budista Shantideva (século VIII)"Guia para o modo de vida de do Bodhisattva". Este livro de Shantideva é um clássico da escola Mahayana.  Para se ter maior proveito na leitura é interessante ler primeiro outras obras do Dalai Lama, como, por exemplo, o "Mundo do Budismo Tibetano". 

     "A Doutrina de Buda", Siddhart Gautama, Ed. Martin Claret

Compilação de textos com os ensinamentos de Buda, inclusive sobre as "Quatro Nobres Verdades". É uma referência valiosa no estudo da Doutrina Budista.

    "A Força do Budismo", Sua Santidade o XIV Dalai Lama e Jean-Claude Carrière, Ed. Mandarim

Entrevista com o Dalai Lama em que são discutidos diversos aspectos do Budismo, principalmente com relação a importantes questões do mundo moderno (a entrevista foi feita em 1994);
    "Breve História do Budismo", Nan Huai-Chin, Ed. Gryphus
História do Budismo desde seu surgimento até os dias atuais. Excelente trabalho, principalmente considerando-se a dificuldade existente com a história dos primeiros séculos. A própria concepção filosófica das escolas de pensamento hindu as levaram a dar pouco valor a biografias e trabalhos históricos acurados, como ao gosto de gregos e romanos.
    "Budismo: Psicologia do Autoconhecimento", Dr. Georges da Silva & Rita Homenko
Muito bom trabalho sobre o Budismo, enfocando principalmente sua psicologia.
    "Dhammapada - A Senda da Virtude", trad. Nissim Cohen, ed. Palas Athena
É uma antologia de ditos ou máximas, que se referem aos ensinamentos morais de Buda. Os Budistas o consideram um compêndio do ensinamento essencial deste e o tem em grande estima. Desta maneira é uma das obras mais populares e conhecidas da literatura budista.  A tradução da editora Palas Athena, do texto em páli (uma das linguas antigas da India, muito utilizada nos primeiros séculos do Budismo) é enriquecida por notas explicativas e pela tradução poética, em estrofes muito próximas da forma original. O Dhammapada é uma leitura obrigatória para que se interesse pelo estudo do Budismo.
    "Liberdade no Exílio: Uma autobiografia do Dalai Lama", Sua Santidade o XIV Dalai Lama, Ed. Siciliano
Desnecessário dizer que é a melhor fonte a respeito da vida do Dalai Lama e de sua visão de mundo.
    "Meditação Andando", Thich Nhat Hanh, Ed. Vozes
Um pequeno guia de meditação, especificamente para ser praticada caminhando. É um trabalho que vale a pena ser lido, pois ilustra a aplicação prática das técnicas de meditação Budista.
    "O Budismo no Brasil", Frank Usarski (organizador), Editora Lorosae
É um conjunto de trabalhos acadêmicos que enfocam a história da divulgação do Budismo no Ocidente e especificamente no Brasil. Descreve as principais seitas Budistas que tem representantes em nosso país.
    "O Caminho da Felicidade", Sua santidade o XIV Dalai Lama, Ed. Agir
Guia prático a meditação, como é vista pelo Budismo Tibetano. Como todos os livros do Dalai Lama, altamente recomendável.
   "O Despertar do Buda Interior - Sabedoria Tibetana para o Ocidente", Lama Surya Das, Ed. Rocco
O autor, um Lama de origem americana, apresenta de forma bastante clara, e adequada para um publico ocidental, os conceitos básicos do Budismo Tibetano. É um livro bastante interessante e agradável de se ler.
    "O Livro de Ouro do Zen", David Scott & Tony Doubleday, Ed. Ediouro
É um livro que dá uma visão geral do Budismo Zen, tanto de sua história como de seus ensinamentos.
     "O Monge e o Filósofo, O Budismo Hoje", Jean-François Revel e Matthieu Ricard, Ed. Mandarim
Este livro apresenta o diálogo entre um importante filósofo frânces e seu filho, que se converteu ao Budismo e passou vários anos estudando junto aos monges Tibetanos, inclusive tendo servido de interprete para o Dalai Lama em suas visitas a frança. É um livro excelente, pois trata diretamente das principais questões que se apresentam a um Ocidental quando este estuda o Budismo.
    "O Mundo do Budismo Tibetano - Uma visão geral de sua filosofia e prática", Dalai Lama, Ed. Nova Fronteira
Como o título indica, é uma apresentação feita pelo Dalai Lama, sempre no mesmo padrão de simplicidade e clareza que lhe é característico, dando uma visão geral do Budismo Tibetano. Desnecessário dizer que é obra obrigatória para quem se interessar em aprofundar os conhecimentos sobre o Budismo Tibetano.
   "Portões da Prática Budista", Chagdud Tulku Rinpoche, Rigdzin Editora
Um excelente texto sobre o Budismo, seus conceitos filosóficos e os pensamentos que são as bases de suas práticas de meditação.
    "Transformando a Mente", Sua santidade o XIV Dalai Lama, Ed. Martins Fontes
Comentários do Dalai Lama sobre uma importante obra Budista - As oito estrofes sobre a transformação da mente - ao longo dos quais explica com bastante clareza alguns pontos muito dificeis do pensamento Budista, como por exemplo a questão da reencarnação e da lei de Causa e Efeito. Foi onde pela primeira vez consegui entender o que significava o ser sem um "espírito" eterno (o fluxo de consciência que sobrevive a morte e não se extingue jamais, pois mesmo depois de atingir o Nirvana continua a ser alguma coisa - para o Budismo Tibetano o Nirvana não é a extinção no nada, como erroneamente interpretam os Ocidentais).
- Espiritismo

    "Allan Kardec", Zêus Wantuil e Francisco Thiesen, FEB

Um dos melhores trabalhos biográficos espíritas. Estudo bastante detalhado da vida do Codificador e de sua obra.
    "A Reencarnação", Gabriel Delanne, trad. Carlos Imbassahy, FEB
Neste livro, Gabriel Delanne apresenta um estudo detalhado da reencarnação, abrangendo seus aspectos históricos, sua comprovação científica e suas conseqüências filosóficas e morais.
    "As vidas de Chico Xavier", Marcel Souto Maior, Ed. Rocco
Uma biografica de Chico Xavier preparada por um jornalista. Apresenta os principais fatos e em termos gerais dá uma boa visão do que significa este grande médium para o Espiritismo brasileiro.
    "Bezerra de Menezes", Canuto Abreu, Ed. Feesp
Biografia de Bezerra de Menezes, excelente trabalho escrito com o objetivo de contruir para a compreensão da história do Espiritismo na virada do século XIX para o XX.
    "Chico Xavier - Mandato de Amor", União Espírita Mineira
Coletânea de textos sobre a vida de Francisco Cândido Xavier, principalmente depoimentos de pessoas que conviveram diretamente com ele. O resultado é uma visão geral de sua biografia e de sua personalidade. Os textos foram muito bem escolhidos e organizados. Inegavelmente, Chico Xavier, vivenciou a Doutrina Espírita em toda sua plenitude. O mensageiro que foi a própria mensagem.
    "Considerações sobre as idéias de verdade e controversias em torno dos ensinos dos Espíritos", Ademir L. Xavier Junior
Artigo publicado no Boletim GEAE 367 , de outubro de 1999, discutindo os diversos aspectos do "Critério de Concordância Universal" proposto por Allan Kardec, como mecanismo de validação das idéias espíritas e resolução de controvérsias nos ensinos transmitidos pelos espíritos.
    "Cronologia Espírita", Carlos A. I. Bernardo, GEAE
Uma compilação, disponível na página do GEAE, dos eventos que marcaram a História do Espiritismo. Seu objetivo é de servir de ponto inicial para pesquisas mais elaboradas sobre o tema. 
    "Deus na Natureza", Camille Flammarion, FEB
"Destina-se esta obra a representar o estado atual dos nossos conhecimentos precisos, sobre a Natureza e o homem. A exposição dos últimos resultados a que atingiu a inteligência humana bo estudo da Criacão é, ao nosso ver, a verdadeira base sobre a qual se há de fundar doravante toda a convicção filosófica e religiosa". Camille Flammarion, introdução.
    "Dicionário de Filosofia Espírita", L. Palhano Jr., Edições Celd
Excelente obra de consulta sobre os termos utilizados pela Doutrina Espírita.
    "Espírito, Perispírito e Alma", Hernani Guimarão Andrade, Ed. Pensamento
Ensaio sobre as relações entre o corpo espiritual e o material, onde Hernani apresenta suas idéias sobre o "Modelo Organizador Biológico".
    "História do Espiritismo", Arthur Connan Doyle, Ed. Pensamento
É ainda hoje um dos melhores documentos sobre o inicio do Moderno Espiritualismo e do Espiritismo. Naturalmente - devido ao Autor estar diretamente ligado ao espiritualismo moderno - pouco se estende sobre o Espiritismo propriamente dito.
    "Mediunidade e Sintonia", Emmanuel, Francisco Cândido Xavier,  Ed. Cultura Espírita União
Um pequeno livro de Emmanuel que traz observações e anotações em torno da Mediunidade e da Sintonia. Extraordinário em sua simplicidade e profundidade das observações.
     "No Invisivel", Léon Denis, FEB
Como todas as obras de Léon Denis um trabalho magistral de apresentação da Doutrina Espírita.
    "O Consolador", Emmanuel, médium Francisco Cândido Xavier, FEB
Ampla discussão de temas doutrinários, por meio de perguntas, ao espírito Emmanuel. Através das diversas questões, cobre temas científicos, filosóficos e religiosos, destacando o papel do Espiritismo como Consolador prometido por Jesus.
    "O Espiritismo é uma religião ?", Allan Kardec, Boletim GEAE número 277
O texto "O Espiritismo é uma Religião ?" corresponde ao  discurso  de abertura da sessão anual comemorativa do "Dia dos Mortos"  na  Sociedade de Paris, realizada em 1.o de Novembro de 1868. O discurso foi  transcrito da  "Revista Espírita" de dezembro de 1868,  tradução  de  Julio  Abreu  Filho,  da coleção das obras completas de Allan  Kardec  publicada  pela  Editora Edicel.

Ele nos parece a chave para a  compreensão  do  que Kardec entendia por "religião", como  encarava  o  papel  desempenhado pelas "religiões", a sua  visão  da  doutrina  Espirita  dentro  deste contexto e porque preferia  nao  apresentar  o  Espiritismo  como  uma religião.

Kardec nao rejeitava a religião, nem o sentimento  religioso -  pelo  contrario  -  nao  tibutea  em  aplicar  essa  designação  ao Espiritismo, inclusive usando para enfatizar sua posição  a  expressão "e nós nos glorificamos por isto", quando entendida  no  seu  sentido filosofico. É principalmente para evitar equivocos com o uso vulgar - na sua inseparavel associação a culto e a forma - que ele não  utiliza a palavra e se restringe  a  designa-lo  como  doutrina  filosofica  e moral.

    "O Livro dos Espíritos", Allan Kardec, tradução de Sandra Keppler, Editora Mundo Maior
Tradução recente, e bem feita, da obra básica da Doutrina Espírita. Apresenta a vantagem de atualizar a gramática e o vocabulário usado no texto em português para a tradução das idéias expressas no original Francês, tornando a leitura mais agradável e acessivel. A atualização do texto português fugiu da tentação de modificar termos tornados já clássicos na literatura espírita e onde necessário acrescentou notas explicativas. Uma única observação, sem maiores implicações, é que no prefácio da obra, a tradutora optou pela variante "Denisard Hypolite Leon Rivail" para o nome de Kardec, baseando-se na interpretação do nome grafado no seu registro civil (certidão de nascimento), enquanto que "Hippolyte Léon Denizard Rivail" é o que consta da certidão de casamento e era o que Kardec usava nos seus trabalhos pedagógicos.
    "O Problema do Ser, do Destino, e da Dor", Léon Denis, FEB
Obra prima de Léon Denis em que a Doutrina Espírita é apresentada e estudada a fundo.
    "Obras completas de Allan Kardec", Allan Kardec, Ed. Edicel
Nas obras de Kardec se encontram as bases da Doutrina Espírita. Desde os livros básicos até a Revista Espírita, que dirigiu durante vários anos, são leitura obrigatória para quem queira entender realmente o Espiritismo.
    "Os Animais tem Alma ?", Ernesto Bozzano, trad. Dr. Francisco Klörs Werneck, Editora Eco
Neste trabalho, Ernesto Bozzano, análisa os fatos que comprovam a existência da alma nos animais, sua sobrevivência após a morte e sua relação com a lei de progresso através da reencarnação.
    "Pérolas no Fio", Yogashririshinam, médium Elzio Ferreira de Souza, Círculo Espírita da Oração
Este excelente trabalho mediunico é complementado por um valioso conjunto de notas explicativas. As notas abrangem diversos problemas da filosofia hindu vistos sob a ótica espírita e são valiosos para o estudioso que deseje compreender melhor o tema.
    "Plenitude",  Joanna de Ângelis, médium Divaldo Pereira Franco, Ed. LEAL
Extensa análise do problema do sofrimento, sua existência, suas causas e forma de eliminação, apresentando a proposta Espírita para sua solução. O livro utiliza a filosofia Budista como ferramenta de apoio na apresentação e discussão do problema, sendo um excelente exemplo da cooperação que pode ser atingida pelas duas filosofias.
    Série de livros de André Luiz (médium Francisco Cândido Xavier, alguns em parceria com o médium Waldo Vieira) editados pela FEB:  Nosso Lar, Os Mensageiros, Missionários da Luz, Obreiros da Vida Eterna, No Mundo Maior, Agenda Cristã, Libertação, Entre a Terra e o Céu, Nos Domínios da Mediunidade, Ação e Reação, Evolução em Dois Mundos, Mecanismos da Mediunidade, Conduta Espírita, Sexo e Destino, Desobsessão, E a Vida Continua .
Sequência de livros onde André Luiz narra sua experiência como espírito desencarnado e os estudos que realiza no plano espiritual. É uma série obrigatória para qualquer estudioso que deseje conhecer a Doutrina Espírita em todos os seus desdobramentos.
- Outros

    "Espiritualidad Hinduista", Daniel Acharuparambil, série "Biblioteca de Autores Cristianos", La Editorial Catolica

Estudo bastante detalhado do pensamento Hindu, de sua filosofia aplicada aos problemas do espírito. O autor trata do Hinduísmo nas suas diversas correntes de pensamento, do Hinduismo popular e dedica também um capítulo a Gandhi. Não chega a tratar do Budismo, mas como este tem suas raizes na civilização hindu, muitas das questões tratadas ajudam a entender melhor o fundo sobre o qual esta doutrina nasceu e se desenvolveu.
    "Filosofias da India", Heinrich Zimmer, Ed. Palas Athena
Um dos livros clássicos sobre as filosofias da India. Permite entender o pano de fundo a partir do qual o Budismo surgiu e o porque de algumas de suas características.
    "India, A History", John Keay, Ed. Harper Collins
Visão geral da história da India, desde as origens da civilização do vale do Indu aos nossos dias. Permite ver o panorama geral em que o Budismo nasceu e os impactos das invasões estrangeiras a partir do Islã.
    "La Filosofia de los hindues", Helmuth von Glasenapp, Ed. Barral
Outro livro clássico a respeito da filosofia hindu. Da mesma forma que o de Heinrich Zimmer permite entender qual eram as correntes de pensamento na época de Buda e nos séculos iniciais do Budismo.
   "Maomé e Carlos Magno", Henri Pirenne, Ed. Asa
Um dos melhores trabalhos que já li sobre o início da Idade Média. Analisa detalhadamente como o mundo ocidental passou do período final do Império Romano ao quase desaparecimento da civilização no começo do período medieval. Das invasões barbaras a expansão do Islã, mostra claramente que o maior impacto foi o fechamento do mediterrâneo ao Ocidente - cortanto a comunicação com o Oriente - e o isolamento dos povos europeus.
    "Milênio, uma história de nossos últimos mil anos", Felipe Fernández-Armesto, Ed. Record
Estudo histórico sobre o último milênio. Apresenta uma visão global da história e das transformações por que passou a humanidade nestes últimos mil anos. Bastante interessante por mostrar a mudança nas relações entre o Ocidente e o Oriente neste período, principalmente desfazendo alguns enganos que ocorrem quando se estuda a história de um ponto de vista unilateral (como por exemplo, nas histórias da expansão do Ocidente na idade moderna e contemporânea). Também dá uma boa visão do contexto histórico recente das regiões Budistas.
    "Mohandas K. Gandhi: Autobiografia", Mohandas K. Gandhi, Ed. Palas Athena
Nesta obra Gandhi explica o desenvolvimento de suas idéias a respeito da não-violência e de sua busca pela verdade. Muito mais que uma autobiografia no sentido clássico, é uma apresentação de seu pensamento e ideais. É uma obra que não deve se deixar de ler.
    "The Origin of Species", Charles Darwin, The Modern Library (New York)
Obra em que Charles Darwin apresenta a teoria da evolução das espécies pela seleção natural.
- Artigos sobre Filosofias do Oriente publicados no GEAE

    -  Bhagavad Gita, Carlos Iglesia, Boletim 103 ;
    -  Lei de Causa e Efeito segundo o ensino Budista, Claude Huss, Boletim 116 ;
    -  Sobre Budismo, Claude Huss, Boletim 120 ;
    -  Sobre Budismo, Claude Huss, Boletim 122 ;
    -  Sobre Budismo, Claude Huss, Boletim 124 ;
    -  Sobre o Karma, Claude Huss, Boletim 179 ;
    -  Papel de Jesus fora do Ocidente, autores diversos, Boletim 355 ;
    -  Filosofia Indiana e  Filsofia Espírita, Elzio Ferreira de Souza, Boletim 394 ;
    -  A Civilização Hindu e o Espírito de Tolerância, Carlos Iglesia, Boletim 398 ;
    -  Budismo (site sobre Budismo), Henrique, Boletim 402 ;
    -  Meditação, uma Disciplina Espiritual, XIV Dalai Lama,  Boletim 409 ;

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Possessão, Marcos Milani

   Apesar de naturalmente compreensível para os estudiosos do Espiritismo, pode parecer estranho àqueles que não se aprofundaram adequadamente no tema as seguintes afirmações: Possessão é um fenômeno possível e este não é, invariavelmente, uma obsessão.

    Este entendimento requer uma consulta criteriosa à Codificação, pois trata-se de assunto que o próprio Kardec revisitou durante sua obra e num ato de verdadeira humildade desenvolveu-o, complementando o sentido que aparentemente havia firmado desde 1857 n’O Livro dos Espíritos (LE). Somente a partir de 1863, na Revista Espírita, o Codificador revê o conceito de possessão, admitindo a sua existência não mais como subjugação, mas em seu sentido exato. Sobre o caso verificado da Srta. Julie (RE - Dez/1863), Kardec expressa-se da seguinte maneira:

    “Temos dito que não havia possessos (ver LE-473, por exemplo) no sentido vulgar do vocábulo mas somente subjugados. Voltamos a esta asserção absoluta porque agora nos é demonstrado que pode haver verdadeira possessão, isto é, substituição, posto que parcial, de um Espírito errante a um encarnado.

    Somente alguém da nobreza moral e intelectual de Kardec poderia retomar um conceito que ele mesmo propagava como absoluto mas que evidenciou-se, através de fatos comprovados e pelo crivo racional, com diferente acepção.  Este é um exemplo do dinamismo da Doutrina, que só pode ocorrer quando validado pela razão e demonstrado irrefutavelmente.

    Para melhor diferenciação, devemos conceituar estes termos conforme encontramos n’A Gênese (GEN - Cap XIV -  itens 45 a 49):

    a) Obsessão é a ação persistente que um mau Espírito exerce sobre um indivíduo. Apresenta caracteres muito diferentes, desde a simples influência moral sem sinais exteriores sensíveis até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais.

    b) Possessão é a ação que um Espírito exerce sobre um indivíduo encarnado, substituindo-o temporariamente em seu próprio corpo material. Esta ação não é permanente considerando que a união molecular do perispírito ao corpo opera-se somente no momento da concepção.

    A diferença no processo de comunicação entre os fenômenos de psicofonia e de possessão também pode ser evidenciada. No primeiro, o Espírito comunicante transmite seus pensamentos ao encarnado e este encarrega-se de retransmitir conforme seus próprios recursos; no segundo caso, é o próprio desencarnado que serve-se (apossa-se) diretamente do corpo material e transmite a sua mensagem (o Espírito encarnado afasta-se mas ainda permanece ligado ao seu envoltório físico).

    Esclarecendo objetivamente que a possessão pode ser promovida por um Espírito bom, encontramos (GEN – Cap. IV – item 48): “A obsessão sempre é o resultado da atuação de um Espírito malfeitor. A possessão pode ser o feito de um bom Espírito que quer falar e, para fazer mais impressão sobre os seus ouvintes, toma emprestado o corpo de um encarnado, que este lhe cede voluntariamente tal como se empresta uma roupa. Isto se faz sem nenhuma perturbação ou incômodo e, durante este tempo, o Espírito se encontra em liberdade como num estado de emancipação e freqüentemente se conserva ao lado de seu substituto para o ouvir.

    Obviamente a possessão também pode ocorrer através de um Espírito malfeitor e neste caso caracteriza-se um processo obsessivo. Assim ocorre quando a vítima não possui força moral para resistir à agressão e é obrigada a afastar-se temporariamente de seu corpo (obs: mais uma vez é importante ressaltar que nestes momentos a vítima permanece ligada ao corpo mas sem o seu domínio).

    Considerando o presente nível moral da humanidade não é de se estranhar que há muito mais casos de possessões obsessivas do que aquelas com finalidades edificantes.

    O Espiritismo, mais uma vez, lança luzes sobre males ainda considerados pelas ciências materialistas como de causa patológica. Não descartando esta possibilidade (anormalidade orgânica) a Doutrina Espírita faz conhecer outras fontes das misérias humanas, mantidas pela fragilidade moral dos seres. Inteligência e Amor são as armas para combater desequilíbrios.

    Tratam-se de experiências geralmente individuais (como a da Srta. Julie, citada anteriormente) mas Kardec também relata ocorrências de possessão coletiva (ver RE – 1862/63 – casos em Morzine e Tananarive).

    Assim, contribuindo para o real entendimento deste processo, devemos distinguir os fenômenos de possessão e obsessão. A possessão ocorre e pode ser boa ou má; a obsessão sempre é má. Portanto, nem toda possessão é obsessão.

Muita Paz!
Marco Milani - Milani@espirita.zzn.com

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Comentários e Questões


Dois Mil Anos, Marcos Moura

Prezados  Senhores,

    Possuo um Site Espírita - http://www.geocities.com/jeffersonhpbr - e por vezes recebo questões que, confesso, não tenho cultura e dicernimento para responder, face à complexidade de certas questões. Há alguns meses atrás, pude observar algumas questões por mim formuladas e respondidas neste conceituado Site do GEAE, relativamente a um Debate que tive com assessores do Padre Quevedo. Agradeço imensamente por sua dedicação e paciência e, por favor, muito me alegraria se pudesse contar, novamente, com sua prestimosa colaboração.

    Trata-se do Livro : "Há Dois Mil Anos", o qual relata a vida de Emmanuel que viveu como o conhecido Senador Romano - Puplio Lentulus. Para maior clareza do assunto, reproduzo aqui o e-mail que recebi :

"Olá Jefferson, aí vão as minhas dúvidas, referentes ao livro Há Dois Mil Anos:

    1) Estudiosos da Bíblia afirmam que Jesus nasceu entre os anos -4 e -7 a.C (não parece haver dúvidas quanto a isso). Isso significa que ele morreu entre os anos 26 e 30. Porém Emmanuel (Publio Lentulus) estabelece para a data da morte de Jesus o ano 33 no livro Há Dois Mil Anos (grave erro, no meu entender, pois se ele viveu na época de Jesus, jamais poderia errar a data). Como explicar isso?

    Pensei e a única explicação a que cheguei é que devido ao ano a que Chico Xavier psicografou (1938) Emmanuel não poderia revelar a data verdadeira da morte, pois ninguém entenderia, e aí utilizou a data convencional. Mas fica a pergunta do porque ele não deixou o livro atemporal (sem datas) , para não cair em erro.

    2) André de Gioras (revolucionário judeu, cujo filho foi mandado para os trabalhos forçados por Lentulus) e Sêmele (serva judia a serviço da esposa de Lentulus), vestidos de romanos, falam em aramaico, e são ouvidos por Sulpício (soldado romano; as palavras ouvidas seriam: "nosso segredo"), estando esse escondido a alguns passos, em latim! - p-105/106. Comentário: nesse episódio, André e Sêmele raptam o filho de Lentulus por vingança, estando vestidos como os romanos com intenção de não despertar suspeitas. Isso leva o oficial romano Sulpício (que estava os observando escondido a alguns passos deles sem que eles soubessem) a pensar que estivesse vendo a esposa de Lentulus e Pôncio Pilatos (e teria então imaginado que eles eram amantes, e que ela lhe teria entregue o próprio filho ainda neném, traindo brutalmente o marido Lentulus). Acontece que dificilmente André e Sêmele teriam falado em latim. Muito mais provavelmente devem ter falado em aramaico!

    3)Emmanuel diz que várias pessoas buscaram Lentulus pedindo a ele para intervir a favor de Jesus (e Lentulus, fatalmente, teria repassado quaisquer pedidos nesse sentido para Pilatos); e depois, afirma que ninguém buscou junto a Pilatos uma intervenção a favor de Jesus, p- 136/145.

    4) Jesus, já há algum tempo desencarnado, aparece a Lentulus, e prevê a volta e o crescimento do mal no mundo, apesar de em "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", se mostrar surpreso com tal retorno e crescimento. p-353.

Abraços fraternos,

Vitor."

    Caso seja possível uma resposta às questões acima, peço sua gentileza de enviá-la diretamente para o Sr. Vitor (Com cópia para mim, é claro, pois também quero aprender). O e-mail do Sr. Vitor é : vitormoura@hotmail.com.

Atenciosamente,
Jefferson

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Painel

Grupo Espírita em Maryland, Simoni Privato Goidanich

    Muita paz! Temos a alegria de informar a constituição, no corrente ano, do "GRUPO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES" na cidade de Rockville (região de Washington, D.C.), estado de Maryland, Estados Unidos.

    O GRUPO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES" é um núcleo de estudo, de fraternidade, de oração e de trabalho, com base no Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec.

    Seus objetivos são o estudo, a prática e a divulgação da Doutrina Espírita.

    Dentre as principais atividades do "GRUPO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES", destacam-se:

a) Estudo metódico e sistemático da Doutrina Espírita por intermédio dos livros da Codificação e complementares, bem como das apostilas da Federação Espírita Brasileira, com ênfase na disseminação na região de Washington, D. C., do "Curso de Estudo e Educação da Mediunidade" da FEB;

b) Assistência espiritual por meio de passes;

c) Campanha do Evangelho no Lar - assistência e colaboração na implantação do culto do Evangelho nos lares, bem como visitas periódicas de assistência espiritual aos lares que a solicitam, preparando a família visitada para futura implantação do culto do Evangelho no lar.

    As reuniões públicas do GRUPO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES ocorrem às terças-feiras, das 20:00 às 20:45 horas, na Julius West Middle School (651 Great Falls Road, Rockville, MD).

    O endereço eletrônico do GRUPO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES é grupoespirita@hotmail.com

    Estamos à disposição para tudo aquilo em que pudermos ser úteis à causa espírita.

Abraço fraterno,
Simoni Privato Goidanich - Coordenadora

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Congresso Espírita Mundial, Conselho Espírita Internacional

    O 4º CONGRESSO ESPÍRITA MUNDIAL promovido pelo Conselho Espírita Internacional, será realizado em Paris – França, no período de 3 a 5 de outubro de 2004, conforme deliberado na Reunião Ordinária do CEI de outubro de 1997.

    O Conselho Espírita Internacional e a União Espírita Francesa e Francofônica, realizadores do Congresso, saúdam o Movimento Espírita de todos os países e convidam os companheiros de ideal a participarem desse magno evento que coincidirá com as comemorações do bicentenário de nascimento de Allan Kardec e que ocorrerá no país em que a Doutrina Espírita foi codificada.

            O Congresso terá como objetivos:

             Como ocorreu com os Congressos anteriores promovidos pelo Conselho Espírita internacional, o 4º Congresso Espírita Mundial não terá caráter deliberativo, nem conclusivo.

Tema Central:

    "ALLAN KARDEC, O EDIFICADOR DE UMA NOVA ERA PARA A REGENERAÇÃO DA HUMANIDADE", é o tema central do Congresso, a ser desdobrado com a abordagem dos aspectos universais do Espiritismo, tais como: filosófico, cientifico, religioso, ético, moral, espiritual, educacional, cultural e social.

Atendimento e Informações:

    Para quaisquer informações sobre o 4º Congresso Espírita Mundial - como inscrições, viagem e hospedagem - entre em contato com os responsáveis pelo Evento através dos endereços, telefones ou E-mails:

Conselho Espírita Internacional Secretaria Geral
Tel/Fax: (55.61) 322-3024                                             
SGAN Quadra 603 Conj. F
70830-030 - Brasília - DF - Brasil
E-mail: spiritist@spiritist.org                                                                                 
Association KARDEC
Tel/Fax: (33.2) 4746-2790
1 rue du Docteur Fournier
Boite postale 27 0737027
Tours Cedex 1 – France
E-mail: Union.Spirite@wanadoo.fr

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Prévia para Encontro Nacional da Liga de Historiadores Espíritas, Eduardo Carvalho Monteiro

     Sempre buscando fazer o melhor para a cultura e  divulgação do Espiritismo,  a Liga estará participando do Evento ¨ O Papel da Imprensa Espírita e seu Futuro ¨ no próximo dia 23 de novembro (sábado) em São Paulo, para o qual gostaríamos de estender a todos seus integrantes, mesmo de outros Estados, que tenham disponibilidade para comparecer.

     Neste dia estaremos lançando em São Paulo o primeiro trabalho coletivo da Liga que é o Anuário Histórico Espírita que, tendo boa aceitação, pretendemos editá-lo anualmente, dando oportunidade a novos e antigos autores a exporem seus trabalhos a todo o público do Brasil.

     Também será lançado o livro "Cem Anos de Comunicação Espírita em São Paulo (1881-1981)", de Eduardo Carvalho Monteiro, trazendo a história do desenvolvimento da imprensa escrita (surgida em 1881 com o Jornal "União e Crença", de Areias-SP),  falada e televisada (a internet e outras mídias deixamos para os mais jovens historiarem). O livro contém quase 300 ilustrações, entre fac-símiles, fotos etc.

     Apresentaremos também a "Primeira Exposição de Periódicos  Espíritas Raros" ,realizado pelo Centro de Documentação Histórica da USE, que exporá cerca de 100 periódicos do século XIX e início do século XX, com suas fichas técnicas, curiosidades, principais informações. A exposição, que se pretende seja itinerante para eventos espíritas e não-espíritas, recebe a colaboração do Sinézio na Criação e Arte, e do Milton na Montagem e Iluminação.

     O Evento constará de um Seminário – O Papel da Imprensa Espírita e seu Futuro, das 9 hs. Às 12,30 hs. E, após o almoço, uma prévia preparatória ao 2.o Encontro Nacional de Historiadores e Pesquisadores Espíritas que será realizado em Campinas-SP, em 19 de abril de 2003, durante o Congresso Espírita Estadual promovido pela USE.

    Nessa ocasião, discutiremos a montagem desse Encontro, nomes e temas de palestras e mesas-redondas, rumos da Liga, etc. daí nosso empenho para que tenhamos um bom comparecimento de membros da Liga.

     A previsão da Editora para a entrega do Anuário Histórico Espírita é 10 de novembro, por isso sugerimos principalmente aos autores do Anuário que já programem e promovam em suas cidades um lançamento do livro para divulgação do trabalho da Liga, com palestra e notícias para a imprensa espírita.A Editora enviará os livros em consignação para essas promoções e os descontos de praxe para as Instituições.Mesmo quem não for Autor poderá fazer esses lançamentos nas mesmas condições,aos quais agradecemos.

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O Papel da Imprensa Espírita e seu Futuro, ADE-SP

Caro(a) companheiro(a),

    Você está especialmente convidado a participar do Seminário ¨ O Papel da Imprensa Espírita e seu Futuro ¨  e do lançamento do livro: 100 de Comunicação do Estado de São Paulo, no dia 23 de novembro de 2002.

     É o resgate da contribuição da imprensa espírita do nosso estado nos últimos cem anos. É preciso conhecer o passado para projetar melhor o futuro. Venha se confraternizar com os jornalistas, articulistas, radialistas, comunicadores e espíritas conscientes do valor da imprensa espírita.

  SEMINÁRIO - O PAPEL DA IMPRENSA ESPÍRITA E SEU FUTURO

LOCAL - INSTITUTO ESPÍRITA DE EDUCAÇÃO - Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior,  695 - Itaim Bibi - SP.

das 9 às 12:30h.

    Programa:

     Na oportunidade será lançado o livro 100 Anos de Comunicação Espírita do Estado de São Paulo,  de autoria do historiador e pesquisador Eduardo Carvalho Monteiro, editado em parceria da Associação de Divulgadores Espíritas de São Paulo  com a Editora Madras Espírita.

     Após o Seminário haverá e uma prévia do Segundo Encontro Nacional da Liga dos Historiadores e Pesquisadores Espíritas que será realizada em 2003. Na ocasião será apresentado a primeira exposição de periódicos espíritas raros (com cerca de 70 periódicos do século XIX e início do século XX).

     A entrada é franca, mas gostaríamos de obter sua confirmação para melhor recebê-lo.

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GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS

Informações Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
Coleção dos Boletins em Português - http://www.geae.inf.br/pt/boletins
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