Boletim GEAE

Grupo de Estudos Avançados Espíritas

http://www.geae.inf.br

Fundado em 15 de outubro de 1992
Boletim Quinzenal de Distribuição Eletrônica

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade", Allan Kardec

Ano 10 - Número 443 - 2002            1 de outubro de 2002

Editorial
Voltando à distribuição normal dos boletins

Artigos
Atmosfera Espiritual, Allan Kardec, Revue Spirite - maio 1867
As Quatro Nobres Verdades, Carlos A. Iglesia Bernardo

Comentários e Questões
Sobre a prática da mediunidade, Laila Abraham

Painel
Concurso Literário Espírita "José Herculano Pires", Milton B. Piedade
Peça Teatral "A Caminho de Damasco", Cia. do Caminho



Editorial

Voltando à Distribuição Normal dos Boletins

    Com esta edição estamos retomando o processo normal de distribuição dos boletins do GEAE, que foi intermitente nos últimos meses devido a problemas que tivemos com a escolha de um novo provedor. O site do GEAE nasceu há alguns anos atrás na Universidade Nova de Lisboa e desde então já esteve hospedado em um provedor americano e mais recentemente em um provedor de Minas Gerais. A grande dificuldade de se conseguir um provedor adequado é justamente o processo de distribuição dos boletins, somente a edição em português representa 6.200 cópias enviadas a cada boletim. Tal volume de e-mails, exige recursos adequados de gerenciamento e de capacidade dos servidores para atendê-lo.

    Selecionamos nosso provedor atual, a empresa SpeedHost , pelos serviços oferecidos e pela infra-estrutura disponível. Temos assim esperanças de que possamos, a partir de agora, voltarmos a nos dedicar ao estudo e a divulgação da doutrina espírita, esquecendo um pouco os detalhes técnicos que nos tomaram os últimos meses.

    Agradecemos aos amigos, que conosco convivem neste grupo de estudos virtual, por sua paciência e a compreensão e aproveitamos para pedir nossas desculpas pelos vários e-mails e textos que acabaram ficando sem resposta ou publicação neste período.

    Nossa gratidão também aos amigos espirituais, sem cujo apoio, esta retomada seria impossivel.

    Que Deus, em sua infinita bondade, permita que continuemos nos reunindo fraternalmente, para o estudo da Doutrina Espírita, por muito tempo ainda !

    Muita Paz,
    Os Editores

Retorno ao Índice

Artigos


Atmosfera Espiritual, Allan Kardec, Revue Spirite - maio 1867

(trad. Julio Abreu Filho, Coleção das obras completas de Allan Kardec - Volume XV - Edicel)

    Ensina o Espiritismo que os Espíritos constituem a população invisível do globo, estão no espaço e entre nós, vendo-nos e nos acotovelando incessantemente, de tal sorte que, quando nos julgamos sós, constantemente temos testemunhas secretas de nossas ações e de nossos pensamentos. Isto pode parecer aborrecido para certas pessoas, mas desde que assim é, não se pode impedir que assim seja.  Cabe a cada um fazer como o sábio que não teria medo que sua casa fosse de vidro. Sem nenhuma dúvida é a esta causa que se deve atribuir a revelação de tantas torpezas e mal-feitos, que se pensava enterrados na sombra.

    Além disso, sabemos que, numa reunião, além dos assistentes corporais, há sempre auditores invisíveis; que sendo a impermeabilidade uma das propriedades do organismo dos Espíritos, estes podem achar-se em número ilimitado num dado espaço. Muitas vezes nos foi dito que em certas sessões eram em quantidades inumeráveis. Na explicação dada ao sr. Bertrand, a propósito das comunicações coletivas que ele obteve, foi dito que o número dos Espíritos presentes era tão grande, que a atmosfera estava, por assim dizer, saturada de seus fluídos. Isto não é novo para os Espíritas, mas talvez não tenham sido deduzidas todas as conseqüências.

    Sabe-se que os fluidos que emanam dos Espíritos são mais ou menos salutares, conforme seu grau de depuração. Conhece-se o seu poder curativo em certos casos e, também, seus efeitos mórbidos de indivíduo a indivíduo. Ora, desde que o ar pode ser saturado desses fluidos, não é evidente que, conforme a natureza dos Espíritos que abundam em determinado lugar, o ar ambiente se ache carregado de elementos salutares ou malsãos, que devem exercer influências sobre a saúde física, assim como sobre a saúde moral ? Quando se pensa na energia da ação que um Espírito pode exercer sobre um homem, é de admirar-se da que deve resultar de uma aglomeração de centenas ou de milhares de Espíritos ? Esta ação será boa ou má conforme os Espíritos derramem num dado meio um fluido benéfico ou maléfico, agindo à maneira das emanações fortificantes  ou dos miasmas deletérios, que se espalham no ar. Assim se podem explicar certos efeitos coletivos, produzidos sobre massas de indivíduos, o sentimento de bem-estar ou de mal-estar, que se experimenta em certos meios, e que não tem nenhuma causa aparente conhecida, o entusiasmo ou o desencorajamento por vezes a espécie de vertigem que se apodera de toda uma assembléia, de toda uma cidade, mesmo de todo um povo. Em razão do seu grau de sensibilidade, cada indivíduo sofre a influência desta atmosfera viciada ou vivificante. Por este fato, que parece fora de dúvida e que, ao mesmo tempo a teoria e a experiência, nós achamos nas relações do mundo espiritual com o mundo material, um novo princípio de higiene, que, sem dúvida, um dia a ciência fará entrar em linha de conta.

    Podemos, então, subtrair-nos a essas influências que emanam de uma fonte inacessível aos meios materiais ? Sem nenhuma dúvida. Porque, assim como saneamos os lugares insalubres, destruindo a fonte dos miasmas pestilentos, podemos sanear a atmosfera moral que os cerca, subtraindo-nos às influências perniciosas dos fluidos espirituais malsãos, e isto mais facilmente do que podemos escapar às exalações pantanosas, pois depende unicamente de nossa vontade e aí não estará um dos menores benefícios do Espiritismo, quando for universalmente compreendido e, sobretudo, praticado.

    Um princípio perfeitamente constatado por todo Espírita, é que as qualidades do fluido perispirital estão na razão direta das qualidades do Espírito encarnado ou desencarnado; quanto mais elevados forem os seus sentimentos, e desprendidos das influências da matéria, mais depurado será o seu fluido. Conforme os pensamentos que o dominam, o encarnado irradia fluidos impregnados desses mesmos pensamentos, que os viciam ou os saneiam, fluidos realmente materiais, posto que impalpáveis, invisíveis aos olhos do corpo, mas perceptíveis pelos sentidos perispiritais e visíveis pelos olhos da alma, pois impressionam fisicamente e afetam aparências muito diferentes para os que são dotados de visão espiritual.

    Pelo só do fato da presença dos encarnados numa assembléia, os fluidos ambientes serão, pois, salubres ou insalubres, conforme, os pensamentos dominantes forem bons ou maus. Quem quer que traga consigo pensamentos de ódio, de inveja, de ciume, de orgulho, de egoísmo, de animosidade, de cupidez, de falsidade, de hipocrisia, de murmuração, de malevolência, numa palavra, pensamentos colhidos na fonte das más paixões, espalha em torno de si eflúvios fluídicos malsãos, que reagem sobre os que o cercam. Ao contrário, na mesma assembléia em que cada um só trouxesse sentimentos de bondade, de caridade, de humildade, de devotamento desinteressado, de benevolência, e de amor ao próximo, o ar é impregnado de emanações salutares, em meio às quais se sente viver mais à vontade.

    Agora se se considerar que os pensamentos atraem os pensamentos da mesma natureza, que os fluidos atraem os fluidos similares, compreende-se que cada indivíduo traga consigo um cortejo de Espíritos simpáticos, bons ou maus, e que, assim, o ar seja saturado de fluidos em relação aos pensamentos que predominam. Se os maus pensamentos forem em minoria, não impedirão que as boas influências se produzam, pois estas os paralizam. Se dominarem, enfraquecerão a radiação fluídica dos bons Espíritos ou mesmo, por vezes impedirão que os bons fluidos penetrem nesse meio, como o nevoeiro enfraquece ou detém os raios do sol.

    Qual é, pois, o meio de se subtrair à influência dos maus fluidos ? Esse meio ressalta da própria causa que produz o mal. Que se faz quando se reconhece que um alimento é nocivo à saúde ? Rejeita-se-o, substituindo-o por um alimento mais são. Desde que são os maus pensamentos que enquadram os maus fluidos e os atraem, há que se esforçar para só os ter bons, repelir tudo o que é mau, como se repele um alimento que nos torna doentes; numa palavra, trabalhar por seu melhoramento moral e, para nos servirmos de uma comparação do Evangelho, "não só limpar o vaso por fora, mas, sobretudo, limpá-lo por dentro."

    Melhorando-se, a humanidade, verá depurar-se a atmosfera fluídica em cujo meio vive, porque não lhe enviará senão bons fluidos, e estes oporão uma barreira à invasão dos maus. Se um dia a terra chegar a não ser povoada senão por homens que, entre si, praticam as leis divinas do amor e da caridade, ninguem duvida que não se encontrem em condições de higiene física e moral completamente outras que as hoje existentes.

    Sem dúvida o tempo ainda está longe; mas, enquanto se espera, essas condições podem existir parcialmente; e é às assembléias espíritas que cabe dar o exemplo. Os que tiverem possuído a luz serão tanto mais repreensíveis quanto terão tido em mãos os meios de se esclarecer. Incorrerão na responsabilidade dos retardamentos que seu exemplo e sua má vontade tiverem trazido ao melhoramento geral.

    É isto uma utopia ? Uma declamação vã ? Não: é uma dedução lógica dos mesmos fatos, que o Espiritismo revela a cada dia. Com efeito, o Espiritismo nos prova que o elemento espiritual, que até o presente tem sido considerado como a antítese do elemento material, tem com este último uma conexão íntima, de onde resulta uma porção de fenômenos inobservados e incompreendidos. Quando a ciência tiver assimilado os elementos fornecidos pelo Espiritismo, ela aí colherá novos e importantes elementos para o próprio melhoramento material da humanidade. Assim, diariamente vemos alargar-se o círculo das aplicações da doutrina, que está longe, como alguns ainda pensam, de se restringir o pueril fenômeno das mesas girantes e outros efeitos de pura curiosidade.   Realmente o Espiritismo não tomou o seu impulso senão no momento em que entrou na via filosófica. É menos divertido para certas pessoas, que nêle apenas buscam umas distração, mas é melhor apreciado pelas pessoas sérias, e o será ainda mais, a medida que for melhor compreendido em suas conseqüências.

Retorno ao Índice


As Quatro Nobres Verdades, Carlos A. Iglesia Bernardo

(Série de artigos iniciada no Boletim GEAE número 428)
   
V - Conclusão
(...) nós reconhecemos a existência de seres superiores, pelo menos de um certo estado superior do ser, nós acreditamos nos oráculos, nos presságios, nas interpretações dos sonhos, na reencarnação. Mas essas crenças, que para nós são uma certeza, não tentamos, de maneira alguma, impô-las às pessoas. Repito: não queremos converter. O Budismo se atém acima de tudo aos fatos. Ele é uma experiência, e até mesmo uma experiência pessoal. Lembre-se das tão famosas palavras de Shakyamuni: "Espere tudo de você mesmo". XIV Dalai Lama (A Força do Budismo)
    Deixando-se de lado as questões metafisicas, que para o Budismo não são essenciais, as duas doutrinas - os dois caminhos espirituais - são extraordinariamente afins.

    Um Budista e um Espírita trocando idéias perceberiam rapidamente que concordam no essencial, nos meios para tornar o homem livre de sofrimentos, e que as discordâncias de detalhes tem mais a ver com visões culturais diferentes do que propriamente com a "essência" dos ensinamentos.

    Para o Espírita a psicologia budista traz ensinamentos valiosos e para o Budista os conhecimentos cientificos espíritas lhe permitiriam estender sua compreensão de como o fluxo de consciência "não-material" atua sobre o mundo material.  Por exemplo, no estudo da lei de Causa e Efeito, juntar os enfoques diferentes - a ciência Espírita com a atuação do perispírito e o Budismo com o funcionamento da mente - abriria novas perspectivas.

    Um exemplo de um trabalho bastante interessante, unindo os enfoques Budista e Espírita, é o livro "Plenitude", do espírito Joanna de Ângelis, psicografado pelo médium Divaldo Pereira Franco. Neste livro, a autora aborda o problema do sofrimento, sua existência, suas causas e forma de eliminação. É um estudo bastante criterioso e consistente, onde conceitos milenares do Budismo integrados aos conhecimentos Espíritas fornecem o ferramental adequado para aprofundar o tema e dar-lhe solução.

    Tanto o Espiritismo como o Budismo dão pouco valor ao proselitismo (a busca de conversões) e enfatizam o respeito a todas as tradições religiosas, assim não há fontes de conflito ou empecilhos maiores a troca de idéias e ao dialogo.

VI - Anexos

Para conhecer melhor as doutrinas discutidas neste artigo

"Não acredite em nada apenas por ter ouvido.
Não acredite nas tradições apenas por terem sido transmitidas através de inúmeras gerações.
Não acredite em nada apenas porque é dito e pregado por muitos.
Não acredite em nada apenas porque está escrito em livros religiosos.
Não acredite em nada apenas baseado na autoridade de um mestre ou sábio.
Mas depois de muita observação e análise, quando chegar à conclusão de que algo é razoável, e que conduz à felicidade e ao benefício seu e de todos, então aceite, e viva à altura do ensinamento."
- Buda, citação no livro "O Despertar do Buda Interior" do Lama Surya Das (ed. Rocco).

- Budismo

    Recomendo, além dos livros de Tenzin Gyatso, o XIV Dalai Lama, os livros "O Monge e o Filósofo" e "O Despertar do Buda Interior". O "Dhammapada" por outro lado é uma leitura obrigatória para se ter uma idéia da essência dos ensinamentos morais de Buda;

    Apenas como curiosidade, os livros "O Monge e o Filósofo" e "A Força do Budismo" (vide bibliografia) tiveram participação de autores franceses e uma observação que salta a vista do leitor espírita é o desconhecimento deles com relação ao Espiritismo (que teve seu nascimento na França, com as obras de Allan Kardec ). Também espanta, para o leitor brasileito, perceber o quanto o materialismo está impregnado no pensamento desses autores. A posição parece refletir uma realidade bastante diferente do ambiente intelectual brasileiro, onde a religiosidade natural do povo brasileiro e a crescente influência do Espiritismo e de outras correntes espiritualistas, tornam o materialismo militante uma exceção.

    Devido ao materialismo destes autores, a visão que apresentam da espiritualidade ocidental, nos diálogos com o Dalai Lama e com o Monge Budista, é bastante superficial - praticamente restrita ao Catolicismo - e assim deixam de abordar questões e aprofundar comparações que seriam de extrema valia para o pensador Espírita. Por exemplo, na questão da reencarnação apresentam um desconhecimento tão grande - mesmo das recentes pesquisas com a terapia de vidas passadas, efetuadas pelos psicólogos norte-americanos - que é dificil para seus interlocutores explicar com maiores detalhes a visão Budista.

 - Espiritismo

    Sem duvida os livros de Allan Kardec, principalmente "O Livro dos Espíritos", o "Livro dos Médiuns" e o "Evangelho Segundo o Espiritismo", também recomendo os livros de Léon Denis, principalmente "No Invisível".  A partir desta base há excelentes obras complementares, entre elas as psicografadas pelo médium Francisco Cândido Xavier - impossivel deixar de citar "O Consolador" do espírito Emmanuel e "Nosso Lar" de André Luiz.

Uma Homenagem à Francisco Cândido Xavier

"Sempre que eu interagir com alguém,
Que eu me veja como o menos importante de todos,
E, das profundezas do meu coração,
Respeitosamente considere os outros superiores.
"
A segunda das oito estrofes de Geshe Langri Thangpa sobre a transformação da mente.
("Transformando a Mente", Dalai Lama, Ed. Martins Fonte)

    Pode parecer estranho encerrar uma série de artigos, que comparam as Doutrinas Budista e Espírita, com uma homenagem a um médium, mesmo que seja um médium tão extraordinário como Francisco Cândido Xavier. O motivo desta opção foi a de que Chico Xavier ilustra de forma extremamente clara as afinidades entre o Espiritismo e o Budismo.

    Chico, independentemente de suas faculdades mediunicas, foi um ser humano impressionante.  Nele as virtudes cristãs, que são a base moral da Doutrina Espírita, encontraram sua vivência completa. Ele foi um mensageiro do qual se pode dizer que, não só transmitiu fielmente a mensagem espírita, como se transformou na própria mensagem.

    Similarmente, se olharmos Francisco Cândido Xavier com os olhos de um Budista, veremos nele a encarnação perfeita das virtudes ensinadas por Siddharta Gautama, na sua compaixão ilimitada para com todos os seres sencientes.  Chico Xavier é um Bodhisattva na mais completa acepção deste termo, um ser iluminado, que para libertar-nos do sofrimento, veio nos trazer a verdade libertadora da prática incondicional do bem.

    Fica portanto, como fechamento destes artigos, nossa profunda homenagem e gratidão ao "Mineiro do Século":

Francisco Cândido Xavier
02/04/1910 - 30/06/2002


(Próximos boletins - Vocabulário e Bibliografia)
Retorno ao Índice

Comentários e Questões

Sobre a prática da mediunidade, Laila Abraham

  Eu gostaria de saber:

    1) Se tem problema de uma pessoa deixar de trabalhar como médium;
    2) Se o médium tem que trabalhar em grupo ou se pode praticar sua mediunidade sozinho;
    3) Se o médium pode formar seu grupo dentro de casa.

    Sempre ouvi dizer que não podemos trabalhar fora do centro espírita porque é perigoso, atrai espíritos sofredores para nossa casa. Mas, onde eu moro não existe centro espírita e não tenho dinheiro para alugar um local para trabalhar como médium. Queria um esclarecimento.

    Obrigada pela atenção. Um abraço,
    Laila Abraham - Canadá

Retorno ao Índice

Painel


Concurso Literário Espírita "José Herculano Pires", Milton B. Piedade

    A Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas juntamente com a Editora Madras-Espírita e a USE-SP, promove o lançamento do CONCURSO LITERÁRIO ESPÍRITA JOSÉ HERCULANO PIRES.

    O concurso tem a finalidade de promover a divulgação da Doutrina Espírita; Valorizar autores conhecidos e descobrir novos autores; Trabalhar pela depuração do mercado editorial espírita e Homenagear o grande divulgador e pensador espírita José Herculano Pires. Sendo um Concurso Literário Espírita, os critérios das comissões julgadoras das modalidades reger-se-ão sempre dentro dos parâmetros da Codificação Kardequiana.

    Será dividido em quatro modalidades: Dramaturgia com temática Espírita. História do Espiritismo. Romance mediúnico. Obras gerais, onde se permitirá a apresentação de criações livres nas áreas de ensaios, ciência, crônicas, reflexões, coletânea de artigos, etc. Os trabalhos devem ser inétidos, e conter até 120 páginas de texto; sendo aceitas ilustrações e fotos. Ao vencedor será facultado sua edição sob pseudônimo.

    Os primeiros colocados em cada modalidade receberão um prêmio-incentivo de R$ 1.000,00 por categoria e terão suas obras publicadas pelos selos USE e Madras-Espírita. Os demais participantes premiados receberão prêmios-incentivo em coleção de livros.

    As inscrições encerrar-se-ão impreterivelmente em 15 Dezembro 2.002 e os premiados serão anunciados em Abril de 2.003.

    Maiores informações nos sites: www.use-sp.com.br e www.madras.com.br ou ainda pelos e-mails milton@bonfante.com.br e edumonteiro@nw.com.br

Retorno ao Índice

Peça Teatral “A Caminho de Damasco”, Cia. do Caminho


A Cia do Caminho apresenta

A CAMINHO DE DAMASCO

Peça teatral inspirada no romance "Paulo e Estevão", de Emmanuel, psicografado pelo médium Chico Xavier.
Participação especial de Fábio Assunção na voz de Jesus.

Curta temporada: 14 de setembro a 27 de outubro.
Sábados e Domingos, às 19 horas.

Teatro da FEIC
Estrada do Pau Ferro, 1344 - Freguesia - Tel. (21)2425-3178

Cliente Especial Interior da Alma tem desconto de R$5,00 no preço do ingresso com a apresentação da Carteirinha Cliente Especial.

Apoio
INTERIOR DA ALMA LIVRARIA
Estação Cinelândia do Metrô Rio - Loja 1
Acesso pela Rua Pedro Lessa ou em frente ao Amarelinho
Tel/Fax (21)2262-6721


Retorno ao Índice

GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS

Informações Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
Coleção dos Boletins em Português - http://www.geae.inf.br/pt/boletins
Coleção do "The Spiritist Messenger" - http://www.geae.inf.br/en/boletins
Coleção do "Mensajero Espírita" - http://www.geae.inf.br/el/boletins