Grupo de Estudos Avançados Espíritas

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Fundado em 15 de outubro de 1992
Boletim Quinzenal de Distribuição Eletrônica

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade", Allan Kardec


Ano 10 - Número 439 - 2002            11 de junho de 2002

Conteúdo
Textos Comentários Perguntas Painel

Textos
Gênese Segundo o Espiritismo (Resumo) Capítulo XVIII (Final), Joel Matias, Brasil

(texto iniciado no Boletim 425)

Capítulo XVIII (Final)

   SÃO CHEGADOS OS TEMPOS

Sinais dos tempos

    Nosso globo está, como todos os outros, sujeito à lei do progresso; progride "fisicamente, pela transformação dos elementos que o compõem" e, de modo paralelo, "moralmente, pela depuração dos Espíritos encarnados e desencarnados que o povoam"; quando a Humanidade se torna "madura para subir um degrau, pode dizer-se que são chegados os tempos marcados por Deus". As leis de Deus são imutáveis porque Seu pensamento "que em tudo penetra, é a força inteligente e permanente que mantém a harmonia em tudo". O Universo é "um mecanismo imensurável" onde atuam incontáveis inteligências subordinadas ao Criador, sob Suas vistas e de acordo com a grande lei de unidade.

    Inicia-se para os homens o período em que deverão fazer "que entre si reinem a caridade, a fraternidade, a solidariedade, que lhes assegurem o bem-estar moral". Para tanto é necessário, mais que inteligência, a elevação do sentimento, com a destruição do egoísmo e do orgulho que ainda subsiste. "Trata-se de um movimento universal a operar-se no sentido do progresso moral". Tal movimento causará luta de idéias e não cataclismos materiais. As transformações da Humanidade podem ocorrer de modo gradual, perceptíveis somente após épocas consecutivas, ou mediante crises penosas, dolorosas, que "arrebatam consigo as gerações e instituições, mas são sempre seguidas de uma fase de progresso material e moral". Há mais de dois séculos ocorre esse trabalho de transformação do mundo dos encarnados, com a interação dos desencarnados, "até que haja outra vez estabilizado em novas bases", quando estarão mudados os costumes, caráter, leis, crenças, "numa palavra: todo o seu estado social".

    Os astros influenciam uns aos outros durante seu movimento de translação pelo espaço, podendo causar perturbações que coincidam "pelo encadeamento e a solidariedade das causas e dos efeitos" com os "períodos de renovação da Humanidade", causando fenômenos como tremores de terra e flagelos diversos, sendo interpretados pelos ignorantes como "sinais no céu".

    Encontra-se portanto a Humanidade num período de crescimento moral, chegando ao estado adulto, onde a razão amadurece e lhe dá consciência de um destino mais amplo além das limitações da vida corpórea; perscruta o passado e projeta-se no futuro "a fim de descobrir num e noutro o mistério da sua existência e de adquirir uma consoladora certeza".

    O Espiritismo "abre à Humanidade uma estrada nova e lhe desvenda os horizontes do infinito". Leva à certeza na imortalidade da alma, a alternância entre a vida espiritual e a corpórea para a realização do progresso até chegar à perfeição,  muito mais digna da justiça do Criador, evidenciando a aberração do pensamento materialista que circunscreve a vida humana em apenas uma existência. Prega a fraternidade assentada na fé racional, ou seja, nos princípios fundamentais: Deus, alma, futuro, progresso individual indefinido, perpetuidade das relações entre os seres.

    O progresso intelectual já alcançado representa "uma primeira fase no avanço geral da Humanidade", porém a felicidade na Terra somente ocorrerá com o progresso moral, pois, "enquanto o orgulho e o egoísmo o dominarem, o homem se servirá da sua inteligência para satisfazer às suas paixões e aos seus interesses pessoais". Então cairão por terra "as barreiras que separam os povos", os antagonismos de seitas, e os homens aprenderão a viver como irmãos unidos numa mesma crença - "fundamento mais sólido da fraternidade universal". Sinais desta transformação já são evidentes com a criação de inúmeras "instituições protetoras, civilizadoras e emancipadoras" propiciando reformas que se consolidarão à medida de uma "predisposição moral mais generalizada", com a predominância da "caridade, fraternidade, benevolência para com todos". A aceitação às idéias espiritualistas em detrimento das materialistas é outro sinal que vem refletir "a necessidade de respirar um ar mais vivificante".

    O Espiritismo nasceu no exato momento em que a Humanidade se encontrava cansada da dúvida e da incerteza sendo acolhido pelos homens progressistas "como âncora de salvação e consolação suprema". A velha geração materialista cede lugar à geração nova, cuja madureza promoverá a renovação social, cabendo ao Espiritismo, com sua tendência progressista e poder moralizador, secundar tal movimento de regeneração.

A geração nova

    "A Terra, no dizer dos Espíritos, não terá que transformar-se por meio de um cataclismo que aniquile de súbito uma geração". Cada um dos Espíritos "ainda não tocados pelo bem", ao desencarnarem, serão encaminhados a mundos inferiores ou reencarnarão em "raças terrestres ainda atrasadas, equivalentes a mundos daquela ordem", cabendo-lhes transmitir seus conhecimentos a fim de fazê-los avançar. A ordem natural das coisas não será afetada, pois, cada Espírito expurgado será substituído por "um mais adiantado e propenso ao bem". Estando numa época de transição, assistimos ao choque das idéias entre a nova geração, à qual cabe "fundar a era do progresso moral",(cujas características são: inteligência e razão precoces, "sentimento inato do bem e a crenças espiritualistas"; tendo já progredido, assimilam todas as idéias progressistas) e a velha geração, composta de Espíritos atrasados, revoltados contra Deus, negando-se a "reconhecer qualquer poder superior aos poderes humanos", com propensão instintiva às paixões degradantes, ao orgulho, inveja, ciúme, sensualidade, cupidez, avareza.

    Sendo tais vícios "incompatíveis com o reinado da fraternidade", terá a Terra que ficar livre deles, para que os homens caminhem para "o futuro melhor que lhes está reservado". Alguns dos Espíritos retardatários, entretanto, ao retornar ao mundo espiritual individualmente ou de forma coletiva, e sob a influência de "Espíritos benévolos que por eles se interessam", se modificam, passando a estar em condições de reencarnar na Terra "com idéias inatas de fé", encontrando já um meio mais propício ao desenvolvimento de suas faculdades. Com a modificação das disposições morais, opera-se portanto a regeneração da Humanidade, mesmo não havendo a renovação integral dos Espíritos. Portanto, nem sempre os que voltam são novos Espíritos; podem tratar-se dos mesmos, porém com pensamentos e sentimentos modificados.

    Após grandes choques que dizimam as populações, observam-se modificações que tendem a alterar "profundamente as idéias de um povo ou de uma raça", pela ativação do "movimento progressivo dos Espíritos encarnados e desencarnados". Presentemente (Obs: A Gênese de Kardec foi publicada em 1.868) opera-se "um desses movimentos gerais, destinados a realizar uma remodelação da Humanidade".



São Caetano, Futebol, Lama, Guerra e Paz - Luiz Formiga, Brasil

   Hoje questionamos a idéia de que trabalho na empresa e vida pessoal não se misturam. Ela reclama que seu marido está trabalhando tanto que quase não vê os filhos. Os desgastes dos que fumam ou bebem demais, dos que têm tido insônia, dificuldades no casamento ou problemas de saúde, acabam se refletindo em todos os setores da vida.

    Como, a empresa, pode evitar que os problemas individuais se transformem em problemas organizacionais crônicos?

    Treinadores e consultores organizacionais nos falam da Re-engenharia física, moral, intelectual, emocional e espiritual, como um projeto-educação. Ricardo Gaz (2) nos lembra que a educação é a ciência e a arte de formar cidadãos conscientes, saudáveis e equilibrados nos seus atos pessoais e profissionais, em seus diversos níveis, do físico ao espiritual.

    Empresas, como "Mercedez-Benz", "Magazines Luiza", "Computer Associates" e "Superbom" abriram espaço para a "espiritualidade" dentro de seus escritórios. Isto significa abrir espaço, no ambiente profissional, para a vivência religiosa, na suposição de que os cuidados com a alma ajudem na solução de conflitos no dia-a-dia no trabalho. A espiritualidade vivenciada no local de trabalho é uma forte tendência nos Estados Unidos. O "New York Times", no ano passado, falou de uma crescente aceitação dos comportamentos abertamente religiosos nas empresas e citou como exemplos a "Boeing", a "Microsoft" e a "Intel".(1)

    Gaz (2), com a Re-engenharia desenvolve os diferentes níveis. No nível físico relaciona desde uma respiração treinada até o auto-conhecimento sensorial. No nível moral caminha pela generosidade, honestidade, prudência, humildade e integridade. No campo emocional chama a atenção para a importância da alegria, do amor, da sensibilidade, da coragem, desembocando na conquista, talvez mais difícil, da maturidade. Qualquer estudante de Psicologia sente dificuldade quando lhe pedem para explicar o que vem a ser "maturidade emocional" ou "saúde mental".

    No nível intelectual as palavras como perspicácia, criatividade, memória vão se somar a duas outras, não menos importantes, comunicação e reflexão. Mas é no nível espiritual que as empresas detém a maior soma de ignorância. Seus diretores e chefes de departamentos não têm tempo para seus filhos, quanto mais para se dedicarem a: sensitividade, magnetismo, contemplação, empatia ou telepatia. Mas esses diretores e chefes vão mudar, por força das coisas. Hoje se sabe que o melhor processo de ensino-aprendizagem se faz no espelho educacional. Em outras palavras, o bom aluno é aquele que é capaz de reproduzir a lição recebida, sendo capaz de crescer, resolver e superar suas próprias limitações pessoais e profissionais. Os empresários felizmente estão descobrindo que a educação da alma é a alma da Educação.

    O conceito de espiritualidade é amplo. Não há imposição religiosa específica. Será mais eficiente aquela capaz de favorecer o equilíbrio interior e que fizer o maior número de homens de Bem.

    Os empresários descobriram que, ao promover a transformação interna, através da espiritualidade, os indivíduos se tornam mais produtivos e passam a ter acesso ao seu verdadeiro potencial criativo. Dessa forma, a empresa ganha eficiência, competitividade e produtividade. Um epifenômeno é o aumento dos lucros.

    Diretores e chefes vão ter que mudar, porque se descobriu que se aprende com os mestres, mas muito também se pode aprender com os alunos. Serão reavaliados os papéis e as funções de cada profissional para a obtenção de um melhor desempenho organizacional global.

    A filial brasileira da "Computer Associates", a segunda maior empresa de software do mundo, criou um grupo informal de oração. É um espaço no qual se pode expressar sentimentos e falar de problemas pessoais e profissionais. Isto é procura do equilíbrio emocional e de sólido apoio espiritual. Uma avaliação demonstrou que os integrantes do grupo de oração se tornaram mais seguros, tranqüilos e passaram a se integrar melhor ao ambiente de trabalho.

    Na "Mercedez-Benz" em São Bernardo, no ABC paulista, a palestra sobre "Stress e Espiritualidade" lotou o auditório e teve tal repercussão que o gerente da área de logística resolveu levar a discussão sobre espiritualidade no trabalho para vários setores da companhia.

    No "Magazine Luiza", rede de departamentos no interior de São Paulo, às segundas-feiras, o inicio do expediente é precedido pela "comunhão com o Absoluto" e os funcionários entoam o "Pai Nosso".

    Na "Superbom" (sucos e cereais matinais) o dia começa com um breve culto, para "orar, meditar e alimentar a alma". "Isto ajuda a descarregar as tensões e a começar o dia mais sereno e disposto".  O gerente de RH da empresa disse que a postura claramente religiosa leva os funcionários a adquirirem padrões morais mais rígidos e, com isso, uma vida mais regrada e saudável. Tornam-se mais produtivos, faltam menos, atrasam pouco e se concentram mais no trabalho.(1)

    Outra vantagem que se aponta na aplicação da espiritualidade ao trabalho é que, em geral, os valores humanos básicos, como integridade; responsabilidade; ética e conduta transparente, são enfatizados com muito mais naturalidade.

    Hoje em dia é cada vez maior a pressão pela valorização da ética nos negócios. O empresariado já percebeu que não adianta escrever códigos de conduta e esperar que os empregados os cumpram. Descobriram também que é melhor ter funcionários que aderem naturalmente às normas de bom procedimento por causa de suas genuínas convicções e valores espirituais.

    Discutir valores ético-morais, na empresa vai ser muito bom para os funcionários, mas, no futuro, de quem será o maior lucro?

    Você sabe quais são as habilidades valorizadas pelas 500 maiores empresas do mundo por ordem de importância?  Trabalho em equipe, solução de problemas, habilidades interpessoais, comunicação oral, saber ouvir, desenvolvimento profissional e pessoal, pensamento criativo, liderança, motivação para objetivos e metas, redação própria, desenvolvimento organizacional, computação e muita leitura.

    Os destruidores do Trabalho em Equipe são o egoísmo e a vaidade, encontrados quando há ausência de espiritualidade.

    As maiores empresas do mundo estão selecionando seus funcionários com maior cuidado e por isso nossos funcionários deverão ser ajudados no seu processo evolutivo, no seu crescimento espiritual. Aí nos lembramos do Doutor Caetano.

    Caetano, filho do Conde Gaspar Di Thiene, nasceu em Veneza, Itália, em 1480, doutorou-se em Direito Civil e Eclesiástico. Renunciou a todos os bens materiais. Foi secretário particular do Papa Júlio II. Com a morte do Papa voltou a terra natal e dedicou-se exclusivamente ao serviço hospitalar, adquirindo grande credibilidade e competência nas relações interpessoais. Com a introdução da Inquisição, em Nápoles, viu o povo rebelar-se e havia temores de que ocorreria uma revolução, o que ceifaria inúmeras vidas. Caetano rogou a Deus que aceitasse sua vida em troca da Paz. Adoeceu e faleceu logo em seguida ao mesmo tempo em que os ânimos se acalmaram. A opinião foi unânime, a Paz se instalou através de sua intervenção.

    Coincidência ou não, o gesto do Dr. Caetano é digno de admiração, é exemplar nestes dias onde fanáticos oferecem suas vidas pelo terrorismo, pela guerra.

    Sociólogos e pedagogos, especialistas em relações interpessoais como São Caetano, ditam hoje regras para capitalizar sentimentos e emoções. O grupo de futebol de São Caetano parece estar atento as regras básicas do trabalho em equipe.  Hoje é notícia no Brasil e no exterior. E, já se reconhece o valor do trabalho de equipe realizado.

    A primeira regra é acreditar que se pode ser campeão. Quando? Não sabemos, mas vamos perseguir esse objetivo. Isto é estabelecer uma missão grandiosa, atemporal e ilimitada. O que estamos perseguindo? A felicidade. O sucesso profissional é apenas parte de um conteúdo vital que se completa com outros valores. (3).

    Jesus estabelece a condição de felicidade total: "Sede Perfeitos".

    Vamos pensar agora, em se tratando de futebol, no São Caetano, uma vez que os de São Januário e São Paulo no momento estão de fora.

    Este trabalho coletivo deverá possuir regras. Vamos didaticamente dividir estes comentários em partes. Temos uma equipe (de futebol ou não); uma liderança, as individualidades na equipe, e o modelo de gerenciamento.

    A liderança bem sucedida hoje está nas mãos daqueles que assumem a postura de um parceiro e não de um comandante.  A autoridade é um crédito de competência que se dá a quem merece por direito. Aquela figura de chefe, disciplinador, não tem mais lugar. Se assim fosse o time do quartel estava na primeira divisão. Ninguém "se torna" autoridade; a pessoa "é tornada" autoridade, como diz Martins (3).

    Esse líder jamais decide a favor de alguém ou de qualquer coisa que irá prejudicar a missão estabelecida e sempre divide os méritos com todos, além de assumir a responsabilidade maior por qualquer insucesso. Em questão de liderança o Mestre é ainda Jesus, que sempre atuou em conjunto, apesar de sua grandeza espiritual. Como líder, Jesus nunca se colocou afastado ou superior ao grupo, mas nele se engaja, concretizando o ideal do conjunto.(4)

    A equipe deverá ser unida. Estimular, entre todos os funcionários, os sentimentos de solidariedade e fraternidade é regra fundamental. A liderança deverá incentivar as pessoas a seguirem a missão estabelecida e deixar que elas alcancem seus objetivos. Isto também parece ser unanimidade entre sociólogos e pedagogos. Jesus constituiu um grupo de trabalho com pessoas diferentes e podemos verificar que a unidade do grupo se deu em torno do objetivo comum. Em momentos diversos até jogaram mal, mas foram respeitados pelo líder.

    Quando pensamos na "individualidade na equipe"(3), lembramos da necessidade de estimular, continuamente e incessantemente, o potencial criativo de nossos funcionários, considerando cada idéia como uma contribuição positiva, mesmo que no momento, ela seja inviável, impraticável ou desaconselhável. A idéia pode não ser boa, não ser exeqüível, mas é uma idéia e deve ser respeitada e considerada com todo o respeito. Outro ponto importante é que nunca devemos destruir o sonho de qualquer membro da equipe. Este sonho pode ser a coisa no momento mais importante de sua vida. Jonh Dewey dizia que todo grande progresso da ciência resultou de uma nova audácia da imaginação." É uma audácia do São Caetano diante do São Paulo e do clube de São Januário!

     Não menos importante é fazer prevalecer o ser humano sobre o profissional. O seu lado profissional é apenas uma das faces do poliedro multifacetado que é o homem.

    Jesus, mais uma vez, foi além e é o modelo por excelência, pois respeitou até a individualidade que não mais se harmonizava com o objetivo comum do grupo. É o respeito pelas opções individuais. Exemplo claro é encontrado no diálogo com o moço rico ou quando recebeu o membro de sua equipe, Judas, no momento de sua prisão. "A que vieste, amigo?" Não fez nenhuma crítica mordaz, nenhuma cobrança. Só o respeito e a confiança no futuro.(4)

    Em termos de gerenciamento, regras do jogo, é fundamental que se faça prevalecer a justiça. Um injusto poderá até ser um comandante, mas jamais será um líder. No futebol ele poderá insistir na convocação de determinado jogador, mas o futuro o deixará estigmatizado na história. Martins (3) faz a síntese: "quando as regras são claras e sua aplicação é sistemática, as pessoas passam a confiar mais na liderança e, por conseqüência, tornam-se mais unidas no cumprimento de uma missão comum."

    Justiça seja feita o São Caetano está ajudando a dissolver neurônios de cartolas e tem sido, até agora, um bom exemplo para muitos.

    No seu modelo de gerenciamento, Jesus dividiu tarefas e ampliou, gradativamente, seu grupo de trabalho e como verdadeiro líder trabalhava a auto-estima do grupo, buscando manter sua motivação interna. Parece um paradoxo, mas o elemento extremamente vaidoso num grupo é na realidade possuidor de baixa auto-estima. Os membros da equipe de evangelização, os diretores da casa espírita, os jogadores de futebol, ou o diretor da empresa, precisam tomar cuidado nesse ponto. "Calçar sandálias douradas" pode ser indicativo de obsessão por fascinação.

    Trabalhar a auto-estima está longe desse pensamento, mas usar palavras de estímulo como "Vós sois a luz do mundo" ou "sois o sal da terra" é encorajamento, fundamental na hora do testemunho.(4)

    Quando refletimos sobre a questão dos recursos humanos e as relações interpessoais podemos perceber que Jesus leciona a sociólogos e pedagogos quando chama a atenção para o respeito que devemos ter com as outras pessoas que também se identificam com o objetivo do grupo, ainda que nele não estejam integrados. E, vai mais além ao estabelecer os critérios de identificação interna e externa dos membros de sua equipe. Jesus constitui um grupo de trabalho com pessoas, aparentemente comuns, mas que seriam, por elas próprias, identificadas, no campo das relações interpessoais. Ele recomenda: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".  E, permite que nós, os de fora, os identifiquemos: "Nisto todos os reconhecerão: se vos amardes uns aos outros".

    Nós, os que gostamos do futebol, esperamos que a torcida deste time possa inspirar-se em São Caetano, a fim de que possamos ter de volta a tão esperada Paz nos estádios de futebol. É bom levar nossos netos para assistirem os resultados obtidos por uma empresa onde todos são éticos e por isso bem sucedidos e felizes.

    São Caetano suplicou a Deus que aceitasse a sua vida em troca da Paz. Que possamos, viver a vida, empregando-a em favor da Paz. Com duplo sentido podemos dizer que "São Caetano" é um bom exemplo.    Luiz Carlos D. Formiga


Referências Bibliográficas

    1. A Espiritualidade Chega Às Empresas. Você. S.A., Janeiro de 1999.
    2. Gaz, R. (Re)Engenharia física, moral, intelectual, emocional e espiritual: um projeto-educação para o terceiro milênio. Tendências do Trabalho, 292: 10-11, dezembro, 1998.
    3. Martins, L.C. Regras Básicas para capitalizar sentimentos e emoções. Tendências do Trabalho, 327: 10-15, 2001.
    4. Pereira, S.M.B. Refletindo sobre Jesus, os recursos humanos e as relações interpessoais. Tribuna Espírita, setembro/outubro: pág. 7-8, 2001.



São poucos os espíritas no Brasil, Ivan Franzolin, Brasil

Preliminares do Censo 2000 revelam que são poucos os espíritas  no maior país espírita do mundo

    Em 1991 os espíritas eram 1,12% da população e em 2000 passaram a módicos 1,38%. Apesar do crescimento (pequeno), esse indicador revela que não há esforço organizado para conseguir novas adesões. Essa atividade fica por conta da iniciativa de alguns espíritas nos seus relacionamentos familiares e de amizade. Certamente devem ter ajudado o esforço dos comunicadores vinculados às Associações de Divulgadores do Espiritismo de cada estado (ADE), pelo menos para que a situação não piorasse, mas, há muito por fazer.

    A incapacidade do Movimento Espírita na disseminação de sua doutrina fica mais evidente ao considerar que há um grande número de pessoas de outras religiões que simpatizam com o espiritismo ou com algumas de suas idéias, freqüentam esporadicamente os Centros, lêem milhões de livros espíritas vendidos anualmente e mostram forte interesse por filmes e novelas que abordam a temática espírita. Esse contingente é calculado em 30 milhões pela FEB - Federação Espírita Brasileira. Contudo, mesmo com esse público favorável, o Movimento Espírita conseguiu obter um crescimento significativo.

    Os Católicos baixaram de 83% em 1991 para 73,8% em 2000, as diversas religiões evangélicas quase dobraram atingindo em 2000 15,4%. Isso mostra que foram insuficientes o investimento da Igreja Católica em jornais, revistas, programas de rádio, TV, Internet, o aparecimento de líderes na grande mídia e o lançamento do Movimento Carismático, mesmo assim  os evangélicos cresceram às custas dos católicos. Resta saber até quando eles conseguirão sensibilizar parte da população com seus mecanismos de persuasão, mas é inegável o sucesso que eles tiveram.

    Diminuíram de adeptos os Católicos romanos, o Budismo e a Umbanda. Aumentaram, os Evangélicos, os Espíritas que eram 1.644.344 e passaram para 2.337.432. Aqueles que se declararam sem religião eram 4,73% e em 2000 somaram 7,26%, demonstrando que um grande número de pessoas desistiram de sua religião e não encontraram nenhuma outra para ocupar esse lugar.

    Entre os espíritas, houve um aumento da participação das mulheres que eram 57,2 em 1991 no Censo 2000 cresceram para 59,17%. Diminuíram drasticamente os espíritas das áreas rurais de 20% para 2,6%!

    A distribuição de espíritas entre os estados é muito irregular. Há 5 estados apresentando porcentual acima da média nacional, com mais de 2%, mas também há 18 estados apresentando porcentual menor que 1%. Goiás, Distrito Federal e Rio de Janeiro despontam com 2,81%, 2,80% e 2,76% de espíritas, enquanto na outra ponta aparecem Amapá (0,08%), Maranhão (0,08%) e Piauí (011%).
 

Estados
1991
2000
Goiás 
2,53%
2,81%
Distrito Federal
2,81%
2,80%
Rio de Janeiro 
1,99%
2,76%
Rio Grande do Sul
1,48%
2,14%
São Paulo
1,78%
2,05%
Minas Gerais
1,38%
1,35%
Mato Grosso 
0,77%
1,33%
Mato Grosso do Sul
1,36%
1,20%
Pernambuco
0,88%
1,16%
Sergipe
0,50%
0,87%
Santa Catarina
0,53%
0,85%
Bahia 
0,54%
0,74%
Paraná 
0,55%
0,66%
Espírito Santo
0,65%
0,56%
Pará
0,31%
0,54%
Rondônia
0,29% 
0,53%
Amazonas
0,17%
0,46%
Tocantins
0,42%
0,45%
Ceará 
0,21% 
0,44%
Alagoas
0,23%
0,40%
Paraíba
0,24%
0,37%
Roraima 
0,38%
0,31%
Rio Grande do Norte
0,33%
0,28%
Acre
0,35%
0,19%
Piauí 
0,09%
0,11%
Maranhão
0,07%
0,08%
Amapá 
0,18% 
0,08%

     Todos os dirigentes e comunicadores precisam rever as atividades desenvolvidas junto ao público, fazer mudanças, estabelecer novas metas, ouvir o seu público, ousar ou, pelo menos, tentar.

    Quem exerce função de comunicador está devidamente treinado? Em caso afirmativo, esse treinamento está atualizado e atende as expectativas do público?. Estamos procurando meios para ouvir o público e conhecer melhor como ele percebe o espiritismo e as atividades desenvolvidas? Será que a linguagem usada não é antiquada com termos indecifráveis pelas pessoas? Pode ser que o tom e o ritmo estejam transmitindo monotonia. Quem sabe as explicações e raciocínios ainda denotam excesso de religiosismo?

    Nossa participação na grande mídia ainda é escassa e nossa atuação não tem sido muito boa. Precisamos encontrar meios para aparecer mais e comunicar bem o espiritismo. Precisamos de uma política nacional de comunicação. Precisamos organizar um esforço sistemático para oferecer o conhecimento espírita para o público não espírita.

    Se o produto é excelente, porque o consumo é pequeno? Muita coisa precisa ser feita para que o espiritismo tenha um crescimento mais satisfatório e não corra o risco que está correndo de poder diminuir! Vamos todos enfrentar essa realidade e agir. Não podemos ficar parados esperando uma orientação espiritual. Esse trabalho é nosso, não dos espíritos. Mão à obra!

     Ivan René Franzolim



As Quatro Nobres Verdades, Carlos Iglesia, Brasil


(Série de artigos iniciada no  Boletim 428)
Plano de Trabalho, Boletim 428
I -Apresentação e Agradecimentos,  Boletim 428
II - Introdução: Uma retrospectiva - Ocidente & Oriente, Boletim 428
III - Visão Geral
       As duas Doutrinas, Boletim 429
       História, Boletim 430
       As Quatro Nobres Verdades, Boletim 431
IV - Questões Filosóficas
Objetivos, Boletim 432
        A questão da Causa Primeira, Boletim 434
        O Homem em sua essência, Boletim 435
        Concepção deste mundo, Boletim 436
        Responsabilidade frente ao destino, Boletim 437
       Atitude perante a fé
V - Prática
       Impacto na sociedade

Próximos Boletins:

       Organização Interna
       Ritos
VI - Conclusão
VII - Anexos
        Para conhecer melhor as doutrinas discutidas neste artigo
        Breve vocabulário
        Bibliografia


V - Prática

Impacto na Sociedade


- Budismo

"Que eu seja motivo de prazer
De acordo com a vontade de todos os seres sencientes
E sem interferência, como são a terra
a água, o fogo, o vento, as ervas medicinais e florestas.

Que eu seja caro aos seres sencientes
Como sua própria vida, e que eles me sejam caros.
Que seus pecados frutifiquem para mim
E todas as minhas virtudes para eles.

(...)

Enquanto perdurar o espaço,
Enquanto persistirem os seres sencientes,
Que eu também possa permanecer
Para dissipar as desgraças do mundo."
Estrofes de textos budistas citadas pelo Dalai Lama para explicar os ideais de um Bodhisattva
Do livro "Transformando a Mente", editora Martins Fontes

"- O Budismo prega a inação ante o mundo ?
De jeito nenhum, mas afirma que pretender agir sobre o mundo sem ter transformado a si mesmo não pode levar a uma felicidade durável nem a uma felicidade profunda. Pode-se dizer que a ação sobre o mundo é desejável, enquanto que a transformação interior é indispensável (...)".
cap. Ação sobre o mundo e ação sobre si mesmo, O Monge e o Filósofo, Jean-François Revel e Matthieu Ricard, editora Mandarim

"(...) A melhor maneira para um governante administrar o seu país é, antes de tudo, governar a si próprio. Um governante deve apresentar-se perante o seu povo com o coração compassivo, deve ensinar e conduzi-lo a remover todas as impurezas de sua mente. A felicidade que advém dos bons ensinamentos em muito excede a alegria que as coisas materiais do mundo podem oferecer. Portanto , ele deveria dar a seu povo um bom ensinamento e manter sua mente e corpo tranquilos.

(...) Assim se passa com tudo na vida cotidiana de uma nação. A mente é a fonte de tudo e, consequentemente, o governante deve primeiro levar o povo a disciplinar a própria mente.

(...) Se um país for próspero, não lhe será necessário atacar outro país e não precisará de armas de ataque.

Quando o povo está feliz e satisfeito, as diferenças de classe desaparecem, as boas ações são promovidas, as virtudes aumentadas, e os homens passam a se respeitar uns aos outros. Nesse clima todos prosperarão; o tempo e a temperatura se tornarão normais; o sol, a lua e as estrelas brilharão normalmente; as chuvas e os ventos virão regularmente; e as calamidades da natureza desaparecerão."
cap. Em prol de todos, A Doutrina de Buda, Siddharta Gautama, editora Martin Claret

    O Budismo considera que a fonte dos problemas economicos e sociais é o apego ao "eu", o "egoismo". Sua influência visa diminuir o egoismo nos individuos e através da melhora do individuo, melhorar a sociedade. Considera que todos os seres senscientes (que buscam a libertação do sofrimento) tem direitos e que devem ser tratados com compaixão.

- Espiritismo

"O homem que se ilumina conquista a ordem e a harmonia para si mesmo. E para que a coletividade realize semelhante aquisição, para o organismo social, faz-se imprescindível que todos os seus elementos compreendam os sagrados deveres de auto-iluminação" Emmanuel, médium Francisco Cândido Xavier, da resposta a questão 234, O Consolador - FEB.

"Na hora atual da humanidade terrestre, em que todas as conquistas da civilização se subvertem nos extremismos. o Espiritismo é o grande iniciador da Sociologia, por significar o Evangelho redivivo que as religiões literalistas tentaram inumar nos interesses econômicos e na convenção exterior de seus prosélitos.

Restaurando os ensinos de Jesus para o homem e esclarecendo que os valores legitimos da criatura são os que procedem da consciência e do coração, a doutrina consoladora dos Espíritos reafirma a verdade de que a cada homem será dado de acordo com seus méritos, no esforço individual, dentro da aplicação da lei do trabalho e do bem; razão pela qual representa o melhor antidoto dos venenos sociais atualmente espalhados no mundo pelas filosofias politicas do absurdo e da ambição desmedida, restabelecendo a verdade e a concordia para os corações" Emmanuel, médium Francisco Cândido Xavier, da resposta a questão 59, O Consolador - FEB.

"Apoiar, quanto possivel, os movimentos e as organizações de proteção aos animais, através de atos de generosidade cristã e humana compreensão. Os seres da retaguarda evolutiva alinham-se conosco em posição de necessidade ante a Lei"
cap. Perante os Animais, Conduta Espírita, espíirtos André Luiz, médium Waldo Vieira, FEB

"(...) Quando a lei de Deus constituir a base da lei humana por toda a parte, os povos praticarão a caridade mutuamente, como os individuos. Então viverão felizes e em paz, porque ninguém procurará fazer o mal ao seu vizinho, nem viver às suas custas."
Trecho da resposta dada pelos Espíritos para a questão 789, O Livro dos Espíritos, Allan Kardec

    O Espiritismo considera que a fonte dos problemas econômicos e sociais é o egoismo, fruto da ignorancia e do pouco progresso moral dos individuos que formam as sociedades. Sua influência visa diminuir o egoismo e através da melhora do individuo, melhorar a sociedade.  Considera que todos os seres vivos são solidários (o progresso do espírito se dá através de uma longa cadeia evolutiva dos seres mais simples aos mais complexos) e portanto tem direitos, todos devem ser tratados com caridade.

- Análise

   A reforma de uma sociedade não pode ser feita apenas através de leis externas, sem alterações fundamentais nos individuos que a compõe. Liberdade, igualdade e fraternidade são, em essência, conquistas que só poderão ser verdadeiramente estabelecidas quando o egoismo tiver sido combatido eficazmente. O combate ao egoismo exige uma transformação mental ou moral, decorrente de uma salutar disciplina espiritual. Não de trata de almejar uma sociedade regida por normas religiosas, ou dogmas, pois tanto o Budismo como o Espiritismo, não os tem, mas de uma sociedade em que a prática da compaixão, da caridade e do amor ao próximo são normas livremente escolhidas por seus cidadãos. A escolha, por sua vez, não decorre da adesão cega a uma fé, mas a certeza adquirida no estudo próprio, de que a realidade última transcende a matéria - que somente o desapego ao eu e a adesão a normas morais universais trazem a verdadeira felicidade.




Comentários
A Propósito do Tema '"Espiritismo e Empresa", Luiz Formiga, Brasil

(Ver texto "Espiritismo e Empresa", Boletim 435)
Caro José Cid,

    achei pertinente a discussão. E o Futebol e Empresa? Soube que temos numa divisão de baixo o time da Igreja do Bispo. Estou anexando um texto que está no site http://www.ajornada.hpg.ig.com.br/ onde trabalhei os bons resultados do time de São Caetano. Seria o texto útil nesta discussão ?

Um abraço - Formiga, LCD



Estatísticas dos Espíritas no Brasil, Jáder Sampaio, Brasil

Prezado Antônio Leite,

    No boletim número 438, Ricardo Bastos pergunta sobre o número de espíritas no Brasil. Estou enviando em anexo a esta uma tabela gerada no sistema de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que estima o número de profitentes das diversas religiões no Brasil. O dado é de 1991, pois parece que ainda não está disponível o tratamento de religiões do censo de 2000. O IBGE distingue Espiritismo, Umbanda e Candomblé, e o número de espíritas é bastante significativo dentre as religiões não católicas, como se pode ver.

    Até onde sabemos, embora seja baseado nos dados do censo, o número de 1,6 milhões de espíritas é uma estimativa com base em amostragem. Isto significa que o número não é preciso, visto que o erro de estimação de um grupo minoritário em uma amostra aleatória simples é muito maior que o de grupos amplamente majoritários, como é o caso dos que se afirmam católicos. Traduzindo, é muito possível que este número esteja subestimado.

    Outra questão que se pode colocar a estes números, diz respeito à real participação do que se afirma religioso em sua comunidade religiosa. Em um outro relatório do IBGE (tabela 38.14/1991), em pesquisa amostral feita com chefes de domicílios, da grande maioria católica brasileira, apenas 25% afirmam participar semanalmente de sua comunidade religiosa, enquanto que 54% dos espíritas (não incluídos aí os praticantes de umbanda, candomblé ou outros cultos afro) e 72% dos evangélicos/protestantes o fazem.

    Sabemos que o propósito do Espiritismo não é converter as pessoas aos seus princípios, mas é sempre bom constatar que somos uma comunidade significativa e ativa em nossa sociedade, ainda que minoritária.

    Jáder Sampaio



Tabela 135
Variável = População residente (Habitante)
Ano = 1991
Brasil - Religião


Fonte: IBGE - Censo Demográfico



Perguntas
Estudo do Espiritismo - Dúvidas, Jefferson, Brasil

Prezados(as) Senhores(as)

         Tenho um Site que versa a Respeito da Doutrina Espírita e, às vezes, recebo algumas questões que estão acima dos meus conhecimentos. Por isso, recorro a V.Sas, visando possíveis esclarecimentos.

         Trata-se do seguinte :

    PERGUNTA 1: O Espírito uma vez criado, mantém-se indefinidamente como uma espécie de autogerador. Tudo que pode ser feito, em tese, pode ser desfeito. O espírito poderia portanto, em tese, ser destruído, desfeito ou transmudado em outro tipo de "coisa" ??? E se pode, Somente Deus pode fazê-lo ??? Ou temos capacidade de fazer isso com as formas mais elementares ( larvas mentais, elementais, formas de pensamento, espíritos de baixa classe ) ??? (dúvida surgida do livro: "Nos dominios da Mediunidade" )

    PERGUNTA 2: Pode-se criar mentalmente algum tipo de ser primitivo (forma mental), independente, eficaz em ações e permanente?

    PERGUNTA 3: Porque é dito que a ideoplastia escraviza os magistas ? ( no livro Estudando a Mediunidade - Martins Peralva )

    PERGUNTA 4: Se o uso da substância cafeína prejudica o transe mediúnico, deve haver substâncias que facilitam. Há esse conhecimento? ( Desenvolvimento Mediunico - recomendações para o trabalho).

    PERGUNTA 5: Existe algum estudo sobre influência de música ou freqüência vibratória que facilite ou amplie as faculdades mediúnicas? Qual livro?

          Desde já, muito agradeço por toda a atenção a mim dispensada.

    Atenciosamente
    Jefferson
    benneton@economics.zzn.com  ou  jbenetton@ig.com.br



Pedido de Esclarecimento Sobre Muitas Dúvidas, De Martino, Brasil

Amigos,

    Sou espírita e gostaria de pedir respostas,  se e quando fosse possível de uma ou algumas dessas muitas dúvidas que tenho.

    Grato,

    DE MARTINO.

Dúvidas sobre Espiritismo:

  1. Deus evolui?
  2. Entre os espíritos puros (segundo a Codificação) parece que não existe alguma hierarquia? Caso positivo, Cristo atingiu o máximo nessa hierarquia ou existem mais elevados que ele e porque fazer preces somente a Cristo se existem outros espíritos do mesmo tipo?
  3. Os espíritos da mesma ordem se comportam como um ser, numa esp. de inteligência coletiva?
  4. Porque é dito que os médiuns jamais atingirão o nível dos milagres de Cristo, se ele mesmo disse que em seu nome poderíamos fazer até coisas mais maravilhosas? João 14: 12
  5. A Mediunidade pode ser gerada, induzida ou aumentada pelo mundo espiritual?
  6. O Espírito uma vez criado, se mantém indefinidamente como uma espécie de autogerador. Tudo que pode ser feito, em tese, pode ser desfeito. O espírito poderia portanto, em tese, ser destruído, desfeito ou transmudado em outro tipo de "coisa" e se pode, Somente Deus pode fazê-lo ou temos capacidade de fazer isso com as formas mais elementares (larvas mentais, elementais, formas de pensamento, espíritos de baixa classe)?
  7. Sabemos que o mal existe e conta com uma legião de espíritos inferiores de grau variável de esclarecimento e maldade. Pergunta: Há algum tipo de organização inteligente do mal ou é um ataque individualizado e desorganizado sobre a coletividade?
  8. A ideoplastia é uma criação mental irreal plasmada pelo médium?
  9. Uma vez plasmada ela é real ou irreal?
  10. Pode-se criar mentalmente algum tipo de ser primitivo (forma mental) , independente, eficaz em ações e permanente?
  11. Porque é dito que a ideoplastia escraviza os magistas?
  12. Porque na atualidade o Espiritismo parece avançar tão lentamente?
  13. As manifestações diminuíram? Não se vê relatos de fenomenologia de destaque atualmente.
  14. A maioria das literaturas se reporta a casos dos idos de 1900. Há literatura de atual (anos 90)?
  15. Como vemos a parapsicologia e os rosacruzes de hoje e sua relação com o Espiritismo?
  16. Porque é difícil provar que as manifestações mediúnicas são do mundo espiritual e não um fenômeno de um desequilíbrio mental, P.E.S. como afirmam os parapsicólogos?
  17. É válido se evocar espíritos de mártires ou santos?
  18. Porque a evocação dos mortos não é mais prática comum nos centros espíritas?
  19. Como encaramos a figura de Maria, mãe do Cristo?
  20. O animismo é produtivo?
  21. Sabemos que o uso de roupas, adereços e rituais funcionam como indutores do reflexo condicionado mediúnico. Sabemos ser desnecessário, mas também é errado?


Evangelho no Lar:

  1. Sabendo que vale para os espíritos é o pensamento, a prece em voz alta é mais eficaz?
  2. O evangelho no lar, seu principal efeito é atrair bons espíritos e/ou doutrinar os que nos rodeiam (obsessores)? Em caso da 1, que utilidade tem pois os bons já o conhecem de cor?
Mediunidade:
  1. Se o uso da substância cafeína prejudica o transe mediúnico conforme o livro de Desenvolvimento Mediúnico do Roque Jacinto, devem haver substâncias que facilitam, há esse conhecimento?
  2. O psicoscópio é de uso comum na espiritualidade regular?
  3. O perispírito fica marcado com as provações principais escolhidas na vida atual, o que mostra que o futuro pode ser predito, porque esse conhecimento é ocultado? Porque esse diagnóstico não é considerado útil? Nas coisas mais difíceis para que hajam cuidados maiores?
  4. As preces horizontais e invocações são eficazes?
  5. De que forma agem os espíritos inferiores para contribuir em ganhos materiais e causar doenças noutrem?
  6. O uso do Espiritismo com finalidade científica séria é admitido pelos espíritos superiores, isso é feito com freqüência nas casas espíritas?
  7. A água fluidificada sofre alguma alteração mensurável pela ciência atual? Qual?
  8. Porque os cursos de desenvolvimento mediúnico são pouco divulgados?
  9. Existe algum estudo sobre influência de música ou freqüência vibratória que facilite ou amplie as faculdades mediúnicas?
  10. Sabendo que os excessos prejudiciais ao corpo são condenados. Qual são os parâmetros considerados normais ou aceitáveis para o uso álcool e sexo dentro da Doutrina?
  11. Sobre o quesito do Livro dos Espíritos - Pergunta 46 - Existem ainda seres que nasçam espontaneamente? - Geração Espontânea?
  12. O desdobramento pode ser induzido em nós por encarnados e desencarnados?
  13. Os Efeitos intelectuais da Mediunidade são graduais?
  14. É possível algum tipo de dominação mental de encarnados sobre encarnados e desencarnados?
  15. Nos passes coletivos, objetivo igual com modos diferentes? As técnicas de passe são válidas?
  16. È necessário destampar os vidros de água para fluidificação?





Painel
COMEMORAÇÃO DO 24º ANIVERSÁRIO DO CECA, CECA, Portugal

Centro Espírita Caridade por Amor

    O Centro Espirita Caridade por Amor - associação cultural de divulgação espírita -, a segunda sociedade mais antiga da cidade do Porto, fundada a 12 de Junho de 1978, situada bem na baixa portuense, à Rua da Picaria, 59, 1º Frente, 4050-478, Porto, Portugal, com pagina na Internet http://www.ceca.web.pt  comemora o seu vigésimo quarto aniversário durante o mês de Junho.

    Era o ano de 1977, - três anos após o fim da ditadura fascista de António Oliveira Salazar -, quando um grupo de amigos resolvem fundar uma associação espírita na cidade do Porto.

    No mês de Março de 1978, o grupo instala-se em sua sede, e a 1 de Abril de 1978 são eleitos os primeiros Corpos Sociais. A 12 de Junho do mesmo ano, no 5º Cartório Notarial do Porto é feita a escritura de sua constituição. Nasce assim para o mundo, uma das associações mais antigas do velho continente.

    Hoje, com uma equipe jovem e dinâmica, livre-pensadora e racional, tendo por bússola Allan Kardec, continua mais do que nunca, empenhado na difusão educacional e cultural da Doutrina Espírita, levando-a para dentro e fora de suas portas. Abraçando, na integra, a mensagem do médico português, António Joaquim Freire, através da psicografia do médium Divaldo Pereira Franco: «Estudar, portanto, o Espiritismo, para viver-Ihe os postulados, é a tarefa que cabe aos seus militantes e trabalhadores da actualidade. Manter-Ihe o carácter dignificante, liberado de superstições e crendices, a fim de preservá-lo de igrejismos e expressões seitistas, constitui o desafio para estas horas

    No  mês de Junho, a título de comemoração do seu 24º aniversário,  o Centro Espírita Caridade por Amor levará a cabo vários eventos internos, nacionais e internacionais:

Nacional - doações e visitas de estudo

- Doação das obras da codificação à Biblioteca Municipal do Porto "Almeida Garret"
- Entrega de um quadro alusivo, a um dos fundadores do Centro Espírita Caridade por Amor, o septuagenário senhor Mário Duarte.
- Visita ao Centro de Astrofísica da Universidade do Porto

Internacional

1 e 2 de Junho
- Dirigentes do CECA estarão presentes em Barcelona, participando de uma confraternização espirita catalã, estreitando as ligações entre Portugal e Espanha.

- Direcção do CECA decide oferecer  teses espíritas de um dos seus colaboradores dentro do contexto da Astrofísica, publicadas nos media internacionais a Universidades, Institutos de Pesquisa e Instituições brasileiras e europeias, por elas solicitadas.

Conferencias e Work Shop no CECA

     A directoria do CECA convidou respeitados dirigentes espiritas do Grande Porto além de conceituados conferencistas nacionais e internacionais.
     A abertura oficial do evento será levado acabo pela dirigente da associação, Lígia de Almeida, MD,  médica e espírita, divulgadora, em solo lusitano, da vertente da ciência médica no contexto espirita.
    Além do conhecido conferencista brasileiro Miguel de Jesus Sardano, o CECA, levará ao movimento espirita do Grande Porto, e pela primeira vez em Portugal, o advogado Milton Medran Moreira, actual presidente da CEPA - Confederação Espírita Pan-Americana -, e do Centro Cultural Espirita de Porto Alegre.
    No encerramento oficial do 24º aniversário do CECA, caberá a João Xavier de Almeida, um dos actuais dirigentes espiritas portugueses  mais respeitados nacional e internacionalmente. Com um vastíssimo trabalho e dedicação no movimento espirita português e no CEI - Conselho Espírita Internacional -, sendo um dos seus fundadores e dinamizadores.

7 de Junho
- Lígia de Almeida,  médica cardiologista e dirigente do CECA, abrirá o Evento do 24º Aniversário, com uma conferencia pelas 21H30m.

14 de Junho
- Miguel de Jesus Sardano, levará acabo uma conferencia pelas 21H30m.

21 de Junho
- Milton Medran Moreira, levará acabo um Work Shop com vários dirigentes espiritas do Grande Porto pelas 21H30m.

28 de Junho
- João Xavier de Almeida, encerrará o Evento do 24º Aniversário, levando acabo uma conferencia pelas 21H30m.

    Mais informações em www.ceca.web.pt; ceca@sapo.pt ou (+ 351) 919720660

    P`la Directoria do CECA



Palestra e Seminário de Divaldo Franco disponível no site, Vereniging Allan Kardec, Holanda

Queridos amigos do GEAE,

    Temos a grata satisfação de informar-lhes que a gravação da palestra sobre o tema  Depressão e Transtornos Espirituais e o seminário sobre Mediunidade e paranormalidade humana com Divaldo Pereira Franco na Holanda nos dias 10 e 11 p.p. já  se encontra em nosso site  http://www.allankardec.nl

    Informamos também que é possível fazer download tanto da palestra quanto do seminário.

    Com nosso abraço fraterno a todos.

    Vereniging Allan Kardec
    Hoorn - Holanda




Informações Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
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Coleção do "The Spiritist Messenger" - http://www.geae.inf.br/en/boletins
Coleção do "Mensajero Espírita" - http://www.geae.inf.br/el/boletins