Grupo de Estudos Avançados Espíritas

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Fundado em 15 de outubro de 1992
Boletim Quinzenal de Distribuição Eletrônica

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade", Allan Kardec


Ano 09 - Número 424 - 2001            21 de agosto de 2001

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A Cura Integral, Rejane de Santa Helena, Brasil

Caro Antonio,

    Sei que o boletim não publica muitos artigos, mas estou enviando um artigo que escrevi o ano passado e foi publicado na Revista Espirita da Mansão do Caminho (acho que serve de referência), se voces quiserem disseminá-lo através do Boletim, eu agradeceria. Este artido é parte de um estudo sobre um dos primeiros núcleos espiritas de Porto Alegre, RS, e do qual a familia de meu pai fez parte desde o início. Se vocês resolverem colocá-lo no Boletim, mencionem meu nome como Rejane de Santa Helena - é a minha forma de homenagear a familia de meu pai. A Revista Espirita publicou com o nome Rejane Spiegelberg, pois é assim que Divaldo me conhece.

    Eu faço parte do Verein für espiritistisches Studien Allan Kardec - VAK (Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec) em Vienna, Austria. Já mandamos o enderêço para ser incluído na lista de grupos/centros espiritas do GEAE, e fazemos parte do CEI.

    O último pedido, se voce puder também corrigir o enderêço do nosso grupo na página do GEAE, nós agradecemos. O nome e endereço estão corretos, mas os emails do grupo são vienna_kardec@hotmail.com ou spiegelberg@utanet.at

Verein für Espiritistische Studien Allan Kardec (VAK)
Spengerstrasse, 10/3, entrada pela Jahngasse, 28
1050 Viena - Áustria
+ 43-1-5442453 - + 43-1-5442453 (fax)
vienna_kardec@hotmail.com
ou spiegelberg@utanet.at

   A história do espiritismo no Brasil é cheia de exemplos enriquecedores, alguns bem conhecidos, outros permanecem ainda guardados, talvez esquecidos em gavetas empoeiradas.

    Abrindo um livro de orações, guardado e esquecido há pelo menos 60 anos, descobri não sómente gavetas, mas portas de quartos escuros, empoeirados, mas íntegros, que o tempo guardou e tranquilamente esperavam para serem abertos e desvendados!

    Assim, depois de quase 100 anos, vejo-me inteiramente absorvida na leitura da história de um grupo de espíritas pioneiros de Porto Alegre, lendo a história do Grupo Espirita D.Feliciano, fundado em Porto Alegre em 1901, e que teve seu nome mudado em 1921 para Sociedade Nazarena Anjo Feliciano. Detive-me então a pensar sobre um dos seus aspectos - o comportamento de seus membros frente a doença.

    Esta Sociedade pregava - e praticava -  que não havia necessidade de uso de medicamentos para a cura de doenças. Em escritos deixados por membros da Sociedade, em forma de atas de reunião, e de um levantamento histórico entre o período de 1901 e 1925, lê-se o seguinte: "...a [nossa] sociedade ser a única que realmente segue a religião de Jesus, obedecendo até o seu método de cura, o que usou Jesus e seus apóstolos quando transitaram neste planeta, método este que consiste exclusivamente em, curando os doentes, sarar também os sofredores desencarnados, fazendo-os conhecer bem de perto Jesus e se aproximarem de Deus pela prática da religião única consignada no Novo Testamento. ".

    O texto completo é quase um retrato de como pensavam aqueles homens do início do século: suas crenças, seus ideais. Giravam eles em torno do fundador do grupo, Alfredo Silveira Dias, um homem de ideal, com uma grande fé em Deus e no mundo espiritual. Certamente, um líder que conduziu muitas pessoas à renovação moral e espiritual, que viveu o que pregou, já que ainda hoje carrega de emoção as vozes das pessoas quando dele se referem. Sobre suas idéias é que escrevo. Já que ele, líderou a Sociedade por mais de 50 anos, e ainda hoje encontramos alguns seguidores dessas idéias. Idéias que talvez tenham sido deturpadas com o passar do tempo - e quem somos nós para julgar? - mas que na essência continham um bom entendimento do que é a vida.

    Um dos aspectos mais interessantes desta Sociedade, e talvez o que levou seus membros a serem muitas vezes agredidos por jornais e pela sociedade local, era a sua rígida moral (talvez, reflexo da sociedade brasileira do início do século passado) e o  repúdio aos medicamentos.

    A Sociedade pregava que para a cura radical não são necessários remédios, mas a renovação moral - 'conhecer de perto Jesus', o uso da bioenergia ou 'o método que usou Jesus' e a ?possibilidade de cura dos sofredores desencarnados?.
Analisemos portanto com lógica e frente ao espiritismo o que significa a cura radical.

    Saúde é a ausência de doença de qualquer espécie - física, emocional e espiritual, portanto, a cura total ou radical é também a ausência de doença física, emocional e espiritual.

    Como obter a cura total? Tratando a causa da doença e não os seus efeitos. Onde está a causa da doença? Quais são os seus efeitos? Os efeitos da doença manifestam-se no corpo físico, ou afetando o estado emocional e psicológico, e num nível mais profundo, no corpo espiritual ou perispírito. As causas podem ser várias, mas estão relacionadas com o que é o Ser individual, sua personalidade manifesta, seu inconsciente ou subconsciente. Elas podem ser encontradas impressas no perispirito, já que este ?é o envoltório semimaterial do Espírito, e que nos encarnados, serve de laço ou intermediário entre o Espírito e a matéria; e nos Espíritos errantes, constitui o corpo fluídico do Espírito?.

    Deste modo, para se atuar sobre a(s) causa(s) da doença, deve-se atuar sobre o perispírito ou mais profundamente, sobre o Espirito ou Ser Espiritual.

    Os remédios atuam sobre o corpo físico ou encarnado, sendo portanto somente paliativos, já que curam os efeitos, mas não as causas das doenças. O problema de curar a doença, é como já dissemos, e bem sabemos, curar a sua causa ou curar o Ser Espiritual.

    Para o espírito regenerar-se ou curar-se, é preciso muitas vezes, a atuação ou ajuda espiritual, através da prece, da bioenergia, da doutrinação dos desencarnados que ora se ligam ou são atraídos pelo indivíduo. Todos estes fatores atuam sobre o perispírito, e auxiliam a cura do Ser Espiritual. Mas, a cura do Ser espiritual, a um nível mais profundo, requer ainda um pouco mais - requer uma mudança de atitude, de personalidade manifesta, do consciente e do subconsciente. Requer, portanto uma mudança profunda e definitiva!

    A cura espiritual segue-se a cura do corpo, já que o corpo reflete o espirito.

    Assim, a cura radical ou integral, é a cura do causa da doença e dos seus efeitos, que somente é obtida com a mudança radical daqueles aspectos desencadeadores da doença ou seja, com a renovação do indivíduo.

    E, facilmente, chegamos a conclusão que os membros pioneiros daquele grupo espirita tinham razão! A cura integral só é atingida através da renovação moral do indivíduo ou do Ser Espiritual.

    Uma vez que reconhecemos que a causa da doença esta no próprio indivíduo, analisemos agora, mais detidamente o problema da renovação ou mudança, e depois passaremos a discutir como agir ou mitigar os efeitos, físicos ou emocionais desta causa.

    Mudança radical significa mudar-se e não voltar ao estado inicial. O problema é que nem todos estamos preparados para uma mudança radical em pouco tempo. Aliás, diria melhor, muito poucos o conseguem. Mudanças de comportamento são lentas e custosas.

    Uma comparação simples, é o hábito de fumar. Uma pessoa que fuma por 20 anos, quanto tempo leva para parar de fumar? Com muito esforço, depois de umas tantas tentativas frustadas, onde o hábito renitente vai e volta outras tantas vezes, o individuo consegue, e pára de fumar. Mas, quanto tempo leva o corpo para se livrar dos venenos que o cigarro deixou? Um ano? Dois anos? As vêzes não se livra nunca (nesta vida) e morre com o pulmão contaminado!

    Agora imaginem um hábitozinho, destes que vem de séculos, que não precisa ser muito 'sério', uma vaidadezinha à toa, um egocentrismo pequeno, aquela raivazinha que aparece quando nos contradizem, mas literalmente nos come por dentro?!
Será que é de um dia para o outro que nos livramos dela e realmente mudamos?

    Mudanças radicais são lentas, por que são o resultado do conhecimento adquirido e da integração deste conhecimento à personalidade ou ao ser espiritual!

    Portanto, mudar-se significa trabalhar interiormente o aspecto que se quer modificar, e para isto primeiro, é preciso identificar o que se quer e pode ser mudado - é o autodescobrimento.

    Primeiro, o indivíduo se autodescobre, torna-se consciente do que é, e do que não é. Conhece os seus aspectos positivos, e aqueles aspectos  negativos da sua personalidade. Aprende a identificar quando está com raiva e a perceber que tem raiva - pára, identifica e pensa.

    Numa segunda fase, ele entende que precisa mudar-se, regenerar-se. Passa então, a não reagir, mas a agir. É aí que começa a mudança. Aos poucos, lentamente.

    O Espiritismo vem ajudar o indivíduo através da bioenergia (imposição de mãos ou qualquer dos seus métodos) a limpar seu campo energético, seu perispírito, para que eliminando as impurezas fluídicas ou energéticas do perispírito, ele possa se autodescobrir mais facilmente, e rapidamente. O Espiritismo trazendo o conhecimento do amor, da caridade, a doutrinação moral (doutrinação aqui no sentido de trazer o amor e a moral de Cristo) ajuda a entender onde estão suas falhas e como modificar o próprio comportamento, ajudando assim, indiretamente, também os desencarnados que estão a ele ligados por afinidades morais presentes ou passadas a também reconhecerem-se e autodescobrirem-se.

    Este é o processo de cura espiritual, o qual exige esforço próprio, mudança radical e que levará a cura radical, pois a cura espiritual se refletirá no organismo encarnado e levará a cura da doença corporal. Eliminando a  causa, o efeito desaparece.

    Este processo, é, como já dissemos, lento e demorado. Na maioria das vezes distorções de caráter/moral apesar de muito pequenas, originaram-se e permaneceram no ser espiritual  por anos, séculos ou milênios. Estas pequenas deformações morais deixaram marcas no perispírito que podem gerar fraquezas no corpo encarnado atual e levar ao desencadeamento de doenças, mais ou menos graves. Algumas destas doenças são passíveis de serem combatidas pelo indivíduo sózinho, sem ajuda de medicamentos de qualquer espécie. Outras são no entanto, mais profundas, residem no subconsciente, ou falando em termos energéticos, situam-se em camadas mais profundas do ser espiritual. Para que a cura total se realize, é preciso atuar nestas camadas profundas, faz-se necessária uma ação conjunta sobre o corpo encarnado e o corpo espiritual.

    Assim, trata-se o corpo com os recursos necessários para amenizar a dor, e os efeitos visíveis da doença, e o corpo espiritual, onde reside a verdadeira causa da doença.

    Neste tratamento conjunto, aliam-se: os medicamentos, que podem ser alopáticos (químicos), homeopáticos ou naturais, à técnicas alternativas, que atingem mais facilmente o perispírito como: a bioenergia, a ação dos cristais, florais de Bach, cromoterapia, massagens em pontos de concentração de energia (bloqueios energéticos), acunpuntura e várias outras técnicas disponíveis hoje em dia.

    Assim, os medicamentos e técnicas da medicina convencional, homeopática e alternativa agem conjuntamente, com o auxílio espiritual ministrado através da prece, do passe, da doutrinação nos princípios cristãos através do Espiritismo, para que a saúde do ser físico e espiritual seja restabelecida.

    Fica claro aqui que, como já disse anteriormente, existem lesões no ser espiritual que por serem mais profundas não podem ser curadas no período relativamente pequeno de uma vida terrena. O processo pode iniciar-se no corpo encarnado, curando as camadas externas do perispirito ou facilitando que a doença aflore nas camadas mais externas, liberando-a das camadas mais profundas, e terminar no mundo espiritual.

    Existem exceções, quando por merecimento, vontade de renovação individual intensa, profunda e determinada, acompanhada por uma renovação moral cristã, em que a cura espiritual é obtida em uma reencarnação, ou mesmo em um período breve da existência na terra.

    O que se diz em medicina terrena, também se aplica a medicina espiritual - cada caso é um caso - e deve e será analisado e tratado indiviualmente.

    A fé, a vontade firme de renovar-se moralmente e integralmente, o amor e a perseverança no bem, é que vão determinar ou provocar a cura.

Rejane de Santa Helena



A Arte Sublime, Rubens e Larissa, Brasil

    (Texto elaborado para o 7o RIPIAR (Confraternização de Mocidades Espíritas da Regional Rio Claro), 2a Assessoria do Depto. de Mocidade da USE-SP.)

    A arte é um dos meios de manifestação do espírito. Pintura, música, escultura, literatura (em prosa ou verso), dança, teatro, artesanato em geral e outras tantas formas de expressões compõem o quadro do que chamamos genericamente de arte.

    Existem diversas formas de se classificar as artes, por seu período, por seu contexto, por região geográfica etc. A arte ainda pode ser dividida segundo os critérios:

    A Arte Histórica é aquela que tem valor expresso pelo seu contexto histórico, por estarem suas obras relacionadas a eventos sociais e econômicos e movimentos culturais. A arte rupestre, mais precisamente a pintura, que tinha muitas vezes por fim materializar os anseios e retratar os feitos na caça do homem nos seus primeiros passos na postura bípede, foi uma das primeiras manifestações artísticas do ser humano, juntamente com as primeiras palavras, a imitação dos sons da natureza e ferramentas rudimentares.

    Arte Estética é a busca do Belo; nas cores das pinturas, formas das esculturas, na harmonia das notas, nos movimentos precisos. Talvez sua expressão máxima tenha se dado na escultura da arte greco-romana e a pintura do Renascimento.

    Zelando pela técnica mais apurada a Arte Técnica faz experiências com novos materiais, efeitos, ritmos e perspectivas. As sombras e cores, o desenvolvimento das ferramentas mais aprimoradas e dos instrumentos mais refinados, a busca pelo efeito desejado, o melhoramento da manipulação da matéria e dos meios de comunicação conforme a evolução do espírito criador.

    A Arte Doutrinária é o meio do artista transmitir para o seu admirador uma idéia, uma doutrina, seja qual for sua natureza ou caráter. Muitas vezes expressa claramente o sentimento desse artista em relação a uma determinada situação, como o Guernica de Pablo Picasso sobre a Guerra Civil Espanhola. As diversas religiões utilizaram-se dessa arte, podendo neste caso ser chamada de Arte Sacra, para tornar real seus dogmas, permitindo aos seus fiéis a compreensão, ainda que parcial, de sua doutrina. Entre essa uma das mais expressivas foi a pintura do Catolicismo e a arquitetura gótica, mas também as mandalas e esculturas do Budismo ou mesmo a arquitetura do Egito Antigo ou Hinduísmo. Encaixa-se também nesta arte inumeráveis obras literárias, o meio de divulgação de idéias mais utilizado nos últimos tempos.

    A Arte Moral é aquela que transmite a elevação do espírito que a criou, tocando o coração daqueles que a admiram por sua harmonia e beleza, mas também pelos sentimentos que carrega. Esta arte, acima de tudo, contribui para a evolução moral daquele que a cria como daquele que a desfruta. Este é o efeito produzido pelas obras de Bach, Mozart, Beethoven, Rossini entre outros, que penetram fundo na alma, enlevando-a, desprendendo-a da matéria, de tão harmoniosas vibrações que transmitem. A Arte Moral tem sempre como tema central o Amor Divino e como objetivo a busca da perfeição e da felicidade infinita proporcionadas pelo Criador.

    A Arte Sublime é aquela almejada pela chamada de Arte Espírita, ou seja, a reunião de todos os aspectos da arte: habilidade nas técnicas para melhor domínio sobre a matéria; a produção do belo, que impressiona positivamente todos os sentidos; a grandeza de intenções e sentimentos depositados sobre a arte, visando transmitir idéias e doutrinas que elevem a vibração do espírito; e a conseqüente importância histórica por ter sido uma arte promotora da evolução da humanidade.

Rubens Caldeira Monteiro e Larissa Machion



Comentários
Em que acreditar?, Luiz Francisco, Brasil

    Amigos, sou evangélico, 45 anos, e tenho lido a revista Visão Espírita, onde também encontrei o site da Rede Visão. Fui educado no catolicismo, sendo parte de minha família católica e outra espírita. Quando adolescente, freqüentava a casa de meus tios espíritas, mas não aceitava a doutrina, por ser católico e, em parte, também, por que havia um livro psicografado de Ramatís (espírito), que descrevia ?vida inteligente (semelhante á humana, mas superior) em Marte, com cidades e tudo?, e eu não acreditava naquilo. Hoje sabe-se, com certeza, que tal planeta é totalmente árido, e a única esperança dos cientistas é encontrar vestígios de vida microscópica.

    Aos 30 anos, tornei-me evangélico (batista), e, assim, estou até hoje. De um pouco tempo para cá, entretanto, dei de questionar internamente, e em conversas com minha esposa, a questão bíblica do inferno, condenação eterna, a existência de um adversário de Deus (o diabo), etc... Curiosamente quase em seguida, vi nas bancas a revista Visão Espírita e começando a lê-la, fiquei surpreso com o fato de que o pensamento espírita batia com meus questionamentos. Para citar um fato, conversava com um amigo, também evangélico, perguntei-lhe: ?... como vai ser, quando chegarmos ao Céu, e não encontrarmos muitos de nossos parentes queridos e amigos?? --Ora, não vamos ter consciência disso, respondeu. ?Não nos lembraremos deles, não saberemos que estão no inferno (permitam-me a letra minúscula, pois este lugar não merece maiúscula), pois no Céu não há tristeza.? Legal, né? Então seremos enganados!

    Confesso humildemente, que continuo evangélico, mais por medo que por amor, temendo que a Bíblia esteja certa no que se refere a isso, afinal são muitos anos imerso nesta cultura, embora não a aceite filosoficamente. Por outro lado, meu maior temor é que não exista Deus ou espíritos, e que após a morte, é o nada, a não existência (afinal não nos lembramos de nada antes de nascermos é porque nunca existimos e não existiremos mais depois). Mas tomara que não seja assim. Espero que de alguma forma Deus possa me revelar a verdade (não por meus pouquíssimos méritos, mas por sua bondade e amor). Desculpem-me ocupar sua caixa postal com tantas palavras, mas precisava mesmo escrever. Por fim, informo que não sou "ciceriano", respeito as demais formas de pensamento, e estou aberto a conversar com qualquer pessoa, independemente de suas crenças. Procuro amar a todos como irmãos, e praticar o que julgo ser o verdadeiro amor de Deus e Jesus. Orem por mim, e que Deus os abençoe.

Luiz Francisco --Barra do Piraí-RJ.


Resposta ao Luiz Francisco:

    Luiz, realmente entendemos o seu dilema. Se hoje não freqüentássemos nenhuma corrente religiosa, e nos propuséssemos a seguir alguma, estaríamos numa grande encruzilhada, pois qual delas é a verdadeira? Todas se dizem que são a única verdadeira. Entretanto, se formos pesquisar, veremos que o livro base delas não é o mesmo.

    Ora, a verdade não poderá estar em coisas que divergem. Veja, por exemplo, a Bíblia Católica possui 73 livros, enquanto que as protestantes, apenas, 66. Assim, perguntaríamos qual delas possui a Bíblia verdadeira? A isso somamos as divergentes interpretações para um mesmo texto. Se não usarmos o bom senso e a lógica, não dá para tomar a decisão certa.

    Observamos que, através dos tempos, e ainda hoje, a Bíblia é usada para amedrontar as pessoas. Querem que tenhamos ?temor? a Deus, mas desta forma não dá para conciliar com a idéia de um Deus-Pai apresentada por Jesus.

    Percebemos, também, que para sustentar posições de poder e dinheiro, impuseram a todos nós que ela é de capa a capa a palavra de Deus. Entretanto, quando a lemos, ficamos em dúvida se, realmente, tudo que ali se encontra é revelação divina.

    Temos que pressupor que Deus, a Inteligência Suprema, a causa primeira de todas as coisas é infinitamente perfeito, por isso nunca erra, nunca volta atrás em qualquer decisão tomada, pois, se assim o fizesse, não seria perfeito. Ao pensarmos bem sobre isso, chegaremos à conclusão de que Ele não poderia ter se arrependido de haver criado o homem, por exemplo, pois importaria dizer que Ele não sabia que o homem iria errar, ou que o homem não era uma boa obra Sua. Entretanto ao lermos a Gênesis, encontramos Deus dizendo, após cada coisa que criava, que era boa.

    Diante destas e outras, passamos a questionar a Bíblia sob o aspecto de que tudo o que ali se encontra seja revelação divina. Resolvemos fazer uma leitura, não um estudo aprofundado, e ficamos surpresos com o resultado, pois encontramos nela incoerências, contradições, lendas, mitologia, etc, que forçosamente teremos que admitir que é fruto da ignorância dos homens, e não, produto de inspiração de Deus.

    Veja, por exemplo:

    Em Gênesis é dito que Deus entre os castigos de Eva teria colocado a dor no parto. Perguntamos: as fêmeas dos animais parem sem dor? Se dissermos que sim, e a ciência prova que sim, estaremos admitindo que a dor do parto nos animais foi fruto do pecado de Eva? Ser governada pelo homem é um outro castigo dela, mas isso é fruto de uma sociedade altamente machista ou é mesmo castigo divino? Ao homem é que Deus disse: ?tu és pó e ao pó hás de tornar?. Perguntamos: por que as mulheres morrem, visto que não vieram do pó, mas sim da costela do homem? Mais ainda, por que os animais morrem tendo em vista que eles não cometeram nenhum pecado, embora não sejam também criados do pó? É justo alguém ser castigado pelo erro do outro?

    Quem ler a Bíblia com um pouco de senso crítico, encontrará tantas coisas absurdas que em sã consciência não podem ser atribuídas a Deus, mas sim, aos próprios homens em sua completa ignorância a respeito da Divindade Suprema.

    Até mesmo nos Dez Mandamentos encontramos alguma coisa incoerente. Em um deles é dito: ?não cobiçar a mulher do próximo?. Ora, se isso tiver vindo de Deus, teremos que aceitar que para as mulheres os mandamentos são apenas nove, e não, dez, mais ainda, que elas podem desejar o marido da outra. Veja quanto absurdo.

    Isso é uma pequena amostra do que se pode encontrar lá. Talvez seja por isso que antigamente a leitura da Bíblia era proibida aos leigos, somente os padres tinham acesso a ela, bem como o ?dom? de interpretá-la. Por isso o terrorismo bíblico continua até os nossos dias, pois não nos deixaram estudá-la, questioná-la, entendê-la e dela separar o joio do trigo. Quem sabe o tempo da colheita tenha chegado, pois, recentemente, têm surgido vários livros contestando a ?inerrância? da Bíblia. Nós mesmos iremos lançar, em breve, o livro: ?As Traduções e Interpretações da Bíblia Sagrada à Moda da Casa?, onde provaremos tudo o que estamos dizendo sobre ela.

    Quanto à questão da interpretação, vejamos alguns textos, a título de exemplo:

1 Timóteo 2, 4: ?Ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem a conhecer perfeitamente a verdade?, se Deus quer que todos sejamos salvos, todos nós o seremos, basta cumprir sua vontade: ?amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo?. Qual corrente religiosa prega tal ensinamento?

Efésios 4, 6: ?Só há um Deus que é Pai de todos, e está acima de todos, age por todos e em todos?. Onde fica o tal de ?três em um?? Onde Deus exclui quem quer que seja da condição de filho, já que Ele é Pai de todos?

1 Coríntios 15, 50: ?A carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem o que é destrutível a indestrutibilidade?. Qual das religiões diz que ressuscitaremos em espírito, e não, no corpo?

Romanos 14, 22: ?A convicção que tens, guarda-a só contigo e aos olhos de Deus. Feliz o homem que não se julga culpado pela decisão que toma?. Isso condiz com o que a maioria das religiões pratica? Não querem, a todo custo, que sigamos seus preceitos quase na marra?

Hebreus 8, 7 e 13: ?Se, na verdade, a primeira aliança tivesse sido sem falhas, não teria cabimento ser substituída por uma segunda. Dizendo aliança nova, Deus declarou antiquada a primeira. Ora, o que se torna antiquado e envelhece está próximo de desaparecer?. Apesar da clareza do texto ainda se encontram apegados ao Antigo Testamento, pelo menos a maioria delas.

Mateus 16, 27: ?Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos: e então recompensará a cada um segundo suas obras?. Mas não dizem que é somente a fé que salva? Foi o que Jesus disse?

     Veja que em poucas passagens, podemos encontrar as interpretações equivocadas, ou quem sabe, são dirigidas mesmo para dominar seus profitentes.

    Não podemos deixar de levar em conta que os judeus foram dominados por vários povos, e, conseqüentemente, incorporaram em suas práticas religiosas coisas das religiões ditas pagãs. Do zoroastrismo persa tiraram a idéia da dualidade de deuses, passando para as outras gerações a imagem de Jeová (Deus do bem) e do diabo (deus do mal). Mas com que objetivo isso ainda existe? É para implantar o ?terror? dentro das religiões, pois só assim conseguem dominar seus adeptos, explorando-os ou seriam suas presas?

    O que existe e devemos ter como absoluta certeza é o Deus único, o eterno bem. Já que tudo o que existe é criação Dele. Se admitimos o diabo, teremos que supô-lo criação de Deus. Absurdo. Dizem alguns que o diabo é um anjo decaído, mas se aceitarmos isso, também teremos que admitir que Deus não foi perfeito, ao criar os anjos, visto que alguns deles chegaram a decair. Absurdo em cima de absurdo.

    Junto com a idéia de demônio temos a idéia do inferno como sendo um local de suplício onde Deus coloca as almas pecadoras num castigo eterno. É frontalmente contrária à justiça divina, pois já que nosso erro não foi eterno, nossa pena não poderia ser eterna. Por outro lado, se Jesus disse que ?o reino de Deus está dentro de nós?, é porque, via de conseqüência, o inferno também lá está. Assim o céu e o inferno são estados íntimos da alma, não lugares geográficos ou localizados em alguma parte.

    A realidade de sermos espíritos é um fato que deveria ser realçado por todas as religiões. Jesus, de certa feita, disse: ?que Deus não é Deus dos mortos, mas sim, dos vivos, referindo-se à  Abraão, Isaac e Jacó?, querendo com isso dizer que eles estavam vivos, apesar de mortos na carne.

    Podemos, ainda, comprovar a existência do espírito na passagem da transfiguração de Jesus no monte Tabor, onde na presença de Pedro, Tiago e João, Ele se transfigura, e aparecem os espíritos de Moisés e Elias conversando com Ele. Mais ainda, sabemos pelo Evangelho que após sua morte, Jesus apareceu aos seus discípulos, e segundo Lucas, ficou entre eles por 40 dias.

    Outras ocorrências podem confirmar a existência do espírito. Quantas pessoas, principalmente no meio católico, afirmam ter visto uma aparição de um Santo. Pesquisas em busca de desvendar o que teria acontecido com pessoas que passaram pela ?morte aparente?, as chamadas EQM - Experiências de quase morte, vêm comprovando que muitas destas pessoas conseguiam descrever o que lhes tinha acontecido nesse período, provando que o espírito não necessita do corpo físico para sobreviver.

    Não podemos deixar de falar sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas para captar as mensagens dos espíritos desencarnados por meio de aparelhos eletrônicos - Transcomunicação Instrumental, tais como: rádio, TV, gravadores e até mesmo por computadores.

    No campo da medicina vem ganhando cada vez mais terreno a TVP - Terapia de Vidas Passadas, que, além da reencarnação, prova que somos espíritos imortais e sobrevivemos após a morte do nosso corpo físico.

    Enfim, podemos perceber que são vários os fatores que nos levam a ter a convicção da imortalidade da alma, sem precisarmos recorrer ao Espiritismo para isso.

    Já que existe a vida após a morte, e o céu e o inferno são estados íntimos d?alma, por que motivo não iremos encontrar-nos com nossos entes queridos, que partiram antes de nós? Uma mãe ficaria feliz separada dos seus filhos a quem dedicou tanto amor e carinho? Somente fanáticos e cegos podem alimentar tamanho disparate.

    Deus é amor, e todos, que vibram nesta faixa de amor, atraem-se. Assim, todos nós que temos verdadeiramente amor ao nosso semelhante, quer sejam parentes ou não, iremos encontrá-los na vida espiritual. Até quando o homem vai continuar ignorando que a nossa verdadeira vida é a espiritual? Viemos de lá e para lá retornaremos um dia, quando deixarmos nosso corpo físico. Não há sentido algum Deus nos criar seres imortais para vivermos somente uma vida num corpo físico aqui na terra, e com o risco de irmos, em definitivo, para um sofrimento eterno, pois Deus é amor e onisciente.

    E já que dissemos que Deus é amor, Ele, por questão de justiça, não poderá selar nosso destino por uma vida de apenas uns 100 anos, período insignificante perante a eternidade.

    Quanto ao que você disse sobre Ramatís somos recomendados a observar as instruções de João contidas em sua primeira Epístola, Capitulo 4, Versículo 1: ?Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo?. Assim não é pelo fato de um espírito ter dito algo, que iremos aceitar. Só aceitaremos quando passar pelo controle universal, ou seja, vários outros espíritos, vindo de médiuns espalhados pelo mundo afora disserem a mesma coisa.

    Por outro lado, sem querer defender espírito algum, só o fato de uma sonda ir a um planeta e não constatar vida, não quer necessariamente dizer que ela não exista, pois poderá existir algum tipo de vida que nós não conhecemos, ou mesmo numa dimensão que não conseguiremos enxergar.

    Para, finalizar, faça uma leitura de nossos textos ?Espiritismo x Cristianismo?, ?Presbiterianismo e Reencarnação? e ?A Palavra de Deus na Bíblia? que se encontram no site da Rede Visão www.redevisao.net, e veja se nossos argumentos são coerentes ou não com os ensinos de Jesus.

    Esperamos e torcemos para que seus questionamentos possam servir para que você encontre a verdade. Mas, para isso, será necessário ler muito, e jamais deixar de questionar, pois no questionamento é que nós valorizamos a inteligência que Deus nos deu.

    Especificamente em nosso caso, nos vinculamos onde o questionamento é incentivado, onde se respeita a opinião dos outros, não dizendo que somente quem está nela é que se salva, mas todos os que praticam o bem, e por derradeiro, podemos pensar pelas nossas próprias cabeças.

    Que Jesus, o nosso Mestre, possa o ajudar a encontrar o seu caminho, sem medo e temores, já que Ele é o caminho, A VERDADE, e a vida.

Paulo da Silva Neto Sobrinho


Resposta do Luiz Francisco:

Amigo Paulo Neto e Alamar,

    Parece-me que já os conheço há tempos! Muito obrigado pelos esclarecimentos e, certamente, que autorizo a publicação disso no site da Rede Visão. Nunca havia travado contato com pessoas tão maravilhosas como vocês passam ser, mesmo no meio evangélico. Tenho recebido muitos e-mails de divs. pessoas, na maioria espíritas e algumas evangélicas, e tenho respondido a todos. Vejam só o que Deus faz, através de alguns questionamentos, estou tendo a oportunidade de fazer vários amigos!! Estou lendo não só o que me enviaram, mas também bons livros, como Deus e Eu Uma História de Amor, de Dr. Cid Paroni Filho, médico espírita de São Paulo, e alguns de Divaldo P. Franco, entre outros.

    Muito obrigado, e que Deus os abençoe!!

Luiz Francisco



Comentário acerca de Pergunta sobre Desobsessão Infantil, Pedro Vieira, Brasil

(Pergunta formulada no Boletim 421)
Cara Arnaldina,

        O Espírito encarnado é milenar, independente da idade que tenha no corpo. A desobsessão deve ser feita via de regra, independente de idade, sem a presença do obsidiado no local da reunião. Com as crianças especialmente, pela grande capacidade imaginativa associada ainda a acanhada capacidade de compreensão no início da vida física dos fenômenos. Isso é o "como".

        Não acreditamos que haja qualquer necessidade de distinção entre idades no que tange à desobsessão (tratamos agora do "quando"). Uma vez diagnosticada a obsessão o nome da criança pode ser levado à desobsessão, sem qualquer problema.

        Muita paz,
        Do amigo Pedro Vieira



Comentário acerca de Pergunta sobre Mediunidade de Transporte, Pedro Vieira, Brasil

(Pergunta formulada no Boletim 421)
Caro Renato,

        Faça uma experiência em sua casa que costumo fazer com os jovens dentro das Mocidades Espíritas. Ajudará a compreender o fenômeno.

        Pegue uma folha de papel e faça um corte com um estilete para os seus olhos poderem ver através da abertura. O corte deve ser longo mas de altura praticamente nula, só o suficiente para que você veja um "filete de imagem" quase horizontal do outro lado da folha. Coloque no rosto. Do outro lado, peça a alguém para segurar, por exemplo, um lápis. Você, com a visão obscurecida pela pequeníssima abertura, verá somente uma faixa quase horizontal do lápis, que está na vertical. Peça à pessoa para, devagar, subir o lápis até ele sair do seu campo limitado de visão pela folha. Peça para recolocá-lo em seu campo de visão.

        O que fizemos? Nós tentamos limitar a sua noção de terceira dimensão, reduzindo a dimensão de altura a praticamente zero. Você foi, por assim dizer, transformado num receptor QUASE bidimensional. Sendo assim só conseguia observar um filete do lápis e não em que altura ele estava. Quando saiu do seu campo de visão ele "desapareceu" para você. Quando voltou ele "apareceu" novamente.

        No Universo há, embora não possamos conceber, muito mais do que 3 dimensões físicas. O Dr. Hernani Guimarães Andrade, em seu livro: "Espírito, Perispírito e Alma" disseca bem essa questão quando trata, no início, da "Quarta Dimensão e o Hiperespaço", mostrando que os Espíritos transportam um objeto pela quarta dimensão. Então, para nós, ele "desaparece" e então "reaparece", como mágica. Na realidade está sendo transportado normalmente por uma dimensão que desconhecemos. E só.

        Espero que a leitura do livro ajude o amigo a estudar conosco um pouco mais dos fenômenos de transporte.

Um abraço do amigo,
Pedro Vieira



Comentário acerca de Pergunta sobre Assistência aos Animas, Pedro Vieira, Brasil

(Pergunta formulada no Boletim 421)

Caro Pedro,

        Recomendo a leitura do livro: "Os animais têm alma?" de Ernesto Bozzano, no esclarecimento dos fenômenos em que os animais têm participação. Chamaria esses fenômenos de 'extracorpóreos' e não de mediúnicos, dado que para que haja mediunidade seria necessário que o animal de alguma forma transmitisse alguma informação de um Espírito, o que lhes é impossível, segundo informações do Espírito Erasto em "O Livro dos Médiuns" (Capítulo "Mediunidade nos animais").

        Os animais são seres que possuem um princípio espiritual, por isso são independentes da matéria. Mas não se reconhecem a si mesmos nem a Deus. Suas atitudes são limitadas à vida material. Dado isso acredito que não haja qualquer pesquisa em Casas Espíritas. Os fenômenos extracorpóreos que participam são todos 'anímicos' (se é que podemos utilizar essa palavra), nunca mediúnicos e sempre limitados à compreensão da vida física, razão até porque permanecem pouco tempo no Plano Espiritual, sendo logo encaminhados a nova reencarnação.

        Toda pesquisa é válida, mas algumas são prioritárias. Como já tem-se bibliografia vasta sobre o assunto, não acredito que seja prioridade de Centros Espíritas dedicar-se a essa que deseja fazer.

Um forte abraço e muita paz,
Do amigo Pedro Vieira




Perguntas
Curso de Evangelização Infantil, Fernanda Carolina, Brasil

    Olá, sou evangelizadora na Instituição Espírita Planalto, em Uberlândia/MG. Nosso departamento de Evangelização quer promover um curso de capacitação para as evangelizadoras da casa e, por isso, gostaria de saber se vocês já promoveram algo semelhante, se possuem alguma programação neste sentido ou experiências para trocar.

Desde já, agradeço a colaboração.

Um abraço,
Fernanda Carolina Portella Silveira (fernanda@ufu.br)


Prezada Fernanda,

     Não dispomos do material solicitado por você para promoção do curso sobre evangelização. Entretanto, estamos veiculando o seu pedido e divulgando o seu email address para que desta forma possa receber a ajuda que procura. A evangelização é realmente uma área prioritária para a qual as atenções devem voltar-se, pois através dela é que se construirá as bases para um mundo regenerado. Desejamos assim muito sucesso na  vossa nobre iniciativa. Parabéns e Muita Paz.

Antonio Leite - Editor GEAE



Educandário, Marcus Vinícius, Brasil

Boa noite...

Meu nome é Marcus Vinícius.

    Naveguei hoje pelo site e gostei muito da proposta de divulgação e ensino da doutrina. Trabalho com evangelização e sou estudante do espiritismo. Atualmente faço parte de uma equipe pedagógica que pretende fundar um educandário espírita, e estamos trabalhando intensamente no projeto...

    Estamos buscando o conhecimento educacional e pedagógico para que possamos formar nossa equipe com bases sólidas
nos ensinamentos cristãos e espíritas, certos de nosso objetivo simgular de educar o espírito para a vida...

    Desde então, toda a ajuda que nos são oferecida tem sido de enorme ajuda.

    É com esse propósito que venho solicitar-lhe, se possível, a contribuição que precissamos para continuar nosso projeto e dar mais um grandioso salto para nossa escalada evolutiva...

    Nesse período de estudo e projeto, na verdade, temos uma carencia muito grande de nos comunicar com profissionais
da área para acréscimo de nosso conhecimento e opniões.

    E ficaremos felizes se poderes fornecer-nos alguns e-mail de pessoas próximas da nossa doutrina.

- Dora Incontri
- Jeomar Zanclini Nazareth
- Divaldo Pereira Franco

    Desde então agradeço a atenção de vocês serto de que podemos contrar com sua colaboração...

Muito Obrigado
E tenham uma boa noite e uma ótima sexta-feira.

Atenciosamente
MARCUS VINÍCIUS



Alma Espírito e Corpo?, Regis Lyns, Brasil

Estudando a doutrina deparei-me com uma questão um pouco complexa: "admitindo a Alma como essência e um ser unificado; o Espírito como ser dual, porquanto compõe-se da alma e do perispírito, sendo este útimo semi-material; e o homem como ser tríplice, porquanto composto de Alma (a essência), do Espírito (alma e perispírito) e do corpo físico"... questionei-me o seguinte: É POSSÍVEL DIZER LITERALMENTE QUE A ALMA É IMATERIAL? Sabemos que dizer tal a respeito do Espírito é inexato, porquanto ele apresenta 'semimaterialidade', se é que assim podemos dizer... mas quanto a Alma? Ela é imaterial? Notem que tomo literalmente as explanações de Kardec quanto a diferenciação de alma e espírito.

    Seguindo essa linha de raciocínio, quando dizem-nos os espíritos em O LIVRO DOS ESPÍRITOS que Deus é imaterial, devemos entendê-LO como imaterial realmente ou simples alegoria por referir-se a uma matéria sutilíssima? Deus portanto é imaterial?

Um grande abraço; espero resposta.

Regys Lins.



Painel
Peça Teatral NOSSO LAR Volta a  São Paulo, Sonia Frade, Brasil

Caríssimos,

    Estamos de volta à São Paulo com a peça teatral "Nosso Lar" e contamos mais uma vez com a preciosa ajuda de todos vocês para o sucesso de nosso trabalho.

    Se precisarem de mais informações, entre em contato conosco. Desde já agradecemos pelo apoio.

Paz e muita Luz

Abraços,
Sonia Frade

Ficha  Técnica:

Texto e Direção: Emmano Garcia
Elenco: Anderson Félix - Eliandro Garcia - Eliano Garcia - J. Barbosa -
Margarida Garcia - Miriam Garcia - Natália Garcia - Emmano Garcia.
Produção:  Alma  da  Arte  Produções
Produção Executiva: Sonia Frade
e-mail: ciadellart.prod@ig.com.br
Telefone: 31-3772-6155 /3772-6020
Nosso site: www.ciadellart.com.br, (inaugurando em 01/09/2001).
 

PEÇA TEATRAL "NOSSO LAR" VOLTA A SER APRESENTADA EM SP NO MÊS DE SETEMBRO





    Depois do sucesso de bilheteria -  e a pedido do público -  a peça teatral "Nosso Lar"  voltará ao teatro Paulo Eiró para mais uma temporada.Com o apoio cultural da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a peça ficará em cartaz nos dias 1 e 2 - 8 e 9 - 15 e 16 de setembro no Teatro Paulo Eiró (Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro), nos
seguintes horários: aos sábados às 19 e 21 horas e aos domingos às 18 e 20 horas (duas apresentações diárias). Os ingressos custam R$8,00 (antecipados) e poderão ser adquiridos a partir do dia 15 de agosto no Teatro Paulo Eiro ou a R$10,00 nos dias das apresentações.

    A peça teatral "Nosso Lar" é encenada pela Cia. Alma Dell'art  e produzida por  Sonia Frade da "Alma da Arte Produções".

    O espetáculo estreou no no dia 21 de julho e contou com a presença de algumas personalidades que fazem parte do movimento espírita de São Paulo, dentre elas o Escritor Jorge Rizzini, que lançou recentemente o livro J. Herculano Pires - O Apóstolo de Kardec.

    A peça relata a vida do médico - Dr. André Luiz - adaptada da obra psicografada pelo Medium Chico Xavier, na qual mostra as condições da vida além túmulo para comprovar a eternidade do espírito e o estreito relacionamento entre os dois planos da vida e a riqueza das atividades desenvolvidas nas esferas invisíveis ao olhar humano.

    As cenas são "fielmente" tiradas do livro "Nosso Lar"  - a primeira das 16 obras sobre o Dr. André Luiz - considerado um dos "clássicos" do espiritismo mais lido no mundo todo e traduzido em vários idiomas.

    "Nosso Lar" destaca o encontro com a própria consciência como a maior surpresa diante da morte carnal, analisa e esclarece diversas experiências e situações pessoais dos personagens.  "A terra é uma espécie de oficina sagrada onde o homem deve aprender a elevar-se", diz o diretor da peça.

    A Cia. Alma Dell'Art  tem 15 anos de atuação e vem sempre trabalhando com temas sociais. Na peça "Canção da Esperança" - enfatiza o tema: droga/AIDS; Em "Futuro do Pretérito" levanta a polêmica: preconceito/racismo; "Nas Terras do Rio Sem Dono" é a vez do tema: latifundiário/reforma agrária; - Entre outras.

    Apartir do dia 01/09/2001 estaremos inaugurando o site oficial da Companhia Alma Dell'Art: www.ciadellart.com.br.
Informações pelos telefones:11-5546-0449 (Teatro Paulo Eiró)-11-4044-4696 e 31-9949-5930  ou na produção 31-3772-6155 - email: ciadellart.prod@ig.com.br

PROGRAMAÇÃO  2001  DA PEÇA  "NOSSO LAR"

Agosto:

Dias: 11 e 12 - Juiz de Fora - MG
Local: Centro Cultural Pró-Musica

Dias: 18 e 19  - São João Del Rei
Colégio Nossa Sra. Das Dores

Dia: 25 - Sete Lagoas

Setembro:

Dia: 1 e 2, 8 e 9, 15 e 16 - São Paulo - Santo Amaro
Local: Teatro Paulo Eiró

Dias:  22 - 23 - Uberaba - MG
Local: Teatro Vera Cruz

Outubro:

20 e 21 (2 apresentações) - DF - Brasília
Local: Teatro Dulcina

Dia 22 - Belo Horizonte
Local: Teatro SESI/Minas

Dias: 27 e 28 - Guarapari - ES
Local: Anfiteatro do Salão de Convenções da Prefeitura

Novembro:

Dia: 03 - Piracicaba - SP
Local: Teatro Municipal  Dr. Losso Netto

Dia: 04 - Poços de Caldas - MG
Local: Teatro Benígno Gayga

Dias: 17 e 18 - Belo Horizonte - MG
Local: Teatro Casa Nova


Site Diário da Consicência, Davi Emanuel, Brasil

Olá queridos irmãos...

    É com alegria que gostaria de informar que já está no ar o site http://www.diariodaconsciencia.cjb.net. Um site para pensar, apoiado no espiritismo, com 365 mensagens todos os dias diferentes, visando um melhor viver a todos.

Davi Emanuel de Oliveira
Ribeirão Preto-SP



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