Grupo de Estudos Avançados Espíritas

http://www.geae.inf.br

Fundado em 15 de outubro de 1992
Boletim Quinzenal de Distribuição Eletrônica

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade", Allan Kardec


Ano 09 - Número 403 - 2000            31 de outubro de 2000

Conteúdo

Textos

Comentários Perguntas Painel

Textos
A Fé, SACCEC Convivência, Brasil

    Esta é uma história de um alpinista que sempre buscava superar mais e mais desafios.

    Ele resolveu depois de muitos anos de preparação escalar o Aconcágua.

    Mas ele queria a glória somente para ele, e resolveu escalar sozinho sem nenhum companheiro, o que seria natural no caso de uma escalada dessa dificuldade.

    Começou a subir e foi ficando cada vez mais tarde, e porque não havia se preparado para acampar, resolveu seguir a escalada decidido a atingir o topo.

    Escureceu, e a noite caiu como um breu nas alturas da montanha, e não era possível mais enxergar um palmo à frente do nariz, não se via absolutamente nada.

    Tudo era escuridão, zero de visibilidade, não havia lua e as estrelas estavam cobertas pelas nuvens.

    Subindo por uma "parede" a apenas 100m do topo ele escorregou e caiu... Caia a uma velocidade vertiginosa, somente conseguia ver as manchas que passavam cada vez mais rápidas na mesma escuridão, e sentia a terrível sensação de ser sugado pela força da gravidade.

    Ele continuava caindo... e nesses angustiantes momentos, passaram por sua mente todos os momentos felizes e tristes que já havia vivido em sua vida... de repente ele sentiu um puxão forte que quase o partiu pela metade.

    Shack!... Como todo alpinista experimentado, havia cravado estacas de segurança com grampos a uma corda comprida que fixou em sua cintura.

    Nesses momentos de silêncio, suspendido pelos ares na completa escuridão, não havia nada a fazer a não ser gritar:

    - Ó meu Deus, me ajude!

    De repente uma voz grave e profunda vinda dos céus, respondeu:

    - O que você quer de mim, meu filho?

    - Me salva meu Deus, por favor!!!

    - Você realmente acredita que Eu possa te salvar?

    - Eu tenho certeza, meu Deus.

    -Então corte a corda que te mantém pendurado...

    Houve um momento de silêncio e reflexão. O homem se agarrou mais ainda à corda e refletiu que se fizesse isso morreria...

    Conta o pessoal de resgate que, ao realizar as buscas, encontrou um alpinista congelado, morto, agarrado com força com as suas duas mãos a uma corda... A somente um metro do chão...

    "Por vezes nos agarramos às nossas velhas cordas que nos mantém seguros, porém ter Fé é arriscar-se a perder total controle sobre a própria vida, confiando-a ao Pai. Que possamos todos entregar-nos e viver plenamente na confiança de que existe Aquele que está sempre ao nosso lado a nos suportar, mesmo que nossa corda arrebente..."

    Com carinho fraternal, dos amigos da SACCEC/Santos.

    Reflexão: A Fé - Outubro/2000.
    SOCIEDADE DOS AMIGOS DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESPÍRITA CRISTÃ
    http://saccec.convivencia.vila.bol.com.br



Investigaciones sobre la mediumnidad,  David Santamaría, España


(Artículo extraido de Flama Espirita, boletín del Centre Barcelonés de Cultura Espirita, en su última edición y publicado por Benevol en la lista Espiritismo Hispano)

    En este año 2000 se cumple el centenario de la publicación de una obra  de gran relevancia en el estudio de la mediumnidad: Investigaciones sobre la mediumnidad, del ingeniero francés Gabriel Delanne (1857- 1926).

    No puede ser considerada esta obra como un libro popular, o simplemente  conocido, en el ámbito espiritista. Buena prueba de ello es que la  última publicación que tal vez sea la única- en castellano de la misma,  según nuestro conocimiento, data de 1948 en Buenos Aires por la  Editorial Constancia..

    En estas Investigaciones sobre la mediumnidad, Delanne no sólo expone argumentos favorables a la autenticidad del fenómeno medianímico, sino que presenta un amplio estudio sobre el animismo; estudio realizado sin miedos, sin preconceptos y sin recelos (como ha de ser). Son muchas las veces que desde la órbita espiritista  se mira con desconfianza hacia los fenómenos anímicos, como siendo los "contaminantes" o "enemigos" de los fenómenos mediúmnicos. No debería ser así, ya que ambas fenomenologías se complementan y, cada una de ellas, reviste gran importancia para la comprensión del accionar del alma. Mientras la mediumnidad nos muestra la acción del espíritu desencarnado, el animismo nos demuestra las potencialidades extrasensoriales del espíritu encarnado. Insistamos más: la mediumnidad nos reafirma en la certidumbre de la vida después de la muerte; el animismo concreta la existencia, en los seres humanos, de un principio inteligente distinto  de la materia.

    Por todo lo dicho, la suma de ambos fenómenos tiene como resultante la realidad más importante para los espiritistas: la existencia de un principio inteligente imperecedero. Esto es tan importante que deviene en la piedra angular, la estructura base, del andamiaje espiritista. Aún que no se aceptara ningún otro de los postulados espiritistas (existencia de Dios, comunicabilidad de los espíritus, ...), de la realidad de la existencia del alma inmortal se derivan,  inexorablemente, aquellos postulados.

    Veamos en palabras del propio Delanne, en la "Introducción" a esta obra, la relevancia del fenómeno anímico:

    Es menester no equivocarse; haciendo intervenir la sugestión mental o la telepatía en la explicación de los fenómenos puede restringirse, es verdad, el campo al espiritismo pero sólo para abrírselo más amplio aún al animismo, es decir, a la acción del alma fuera de su organismo físico. Si se demuestra irrefutablemente que la transmisión del pensamiento es posible; si por otra parte la telepatía estudiada por los sabios no espiritistas presenta casos donde la hipótesis de la alucinación debe hacerse a un lado para dejarle paso a la de un desdoblamiento que se hace presente ya sea porque la aparición desplaza los objetos materiales o es vista por distintas personas o asusta a animales o puede ser fotografiada-, el espiritismo sale triunfante, porque desde su origen ha indicado esta posibilidad que pone de relieve la independencia del espíritu frente al cuerpo. Lo que en estos ejemplos no es sino una separación momentánea del alma y del cuerpo se convierte a la muerte en estado definitivo y si durante la vida, el alma separada momentáneamente de su envoltura corporal obra sobre la materia, se hace ver o se comunica a un médium, por inducción, estamos  autorizados a suponer que hace otro tanto cuando se ha reintegrado  totalmente al espacio.

    Sigamos con otros párrafos de esta Introducción:

    No pueden negarse las dificultades de un estudio que tenga por objeto  diferenciar con exactitud las manifestaciones del animismo de las del  espiritismo; sin embargo no es una tarea imposible y trataremos de  proporcionar las indicaciones necesarias para arribar a ese resultado. ?Analizando escrupulosamente todas las manifestaciones espíritas de  ciertos médiums, algunos sabios, incrédulos durante largo tiempo,  fueron convertidos a su realidad. El Dr. Hogdson, el Profesor Hyslop,  Oliver Lodge, el Profesor William James, F.W.H. Myers, grandes  conocedores de todas las causas que en ellas podían intervenir, han  concluido por convencerse de la acción de los Espíritus y lo han  confesado valientemente sin temor alguno de manifestar la verdad.  Vamos, pues, a examinar con la mayor atención el rol que pueden jugar  en las comunicaciones recibidas por medio de la escritura automática,  los siguientes aspectos:

    1º) La memoria latente;
    2º) La clarividencia;
    3º) La lectura del pensamiento;
    4º) La sugestión oral y mental;
    5º) La  telepatía;
    6º) La premonición
    7º) El recuerdo de las vidas anteriores.

    Este estudio imparcial debe ser efectuado por los mismos espiritistas a fin de demostrar a sus adversarios que no rehusan ninguna discusión. Equivocadamente se los ha tratado de sectarios que cierran los ojos a la evidencia para conservar sus quimeras. Son calumnias esparcidas para desacreditar el inmenso alcance del espiritismo, pero no podrán lograrlo porque sus adeptos buscan ante todo la verdad. No debemos temer el empeñar nuestro esfuerzo en la crítica metódica de las comunicaciones, porque únicamente por ese camino edificaremos la  verdadera ciencia de las relaciones entre los vivos y los muertos.

    El Espiritismo, dijo Allan Kardec, no sienta otros principios  absolutos que aquellos que están demostrados hasta la evidencia o  resaltan lógicamente de la observación. Hallándose relacionado con  todas las ramas de la economía social, a las cuales presta el apoyo de  sus propios descubrimientos, el espiritismo asimilará todas las  doctrinas progresivas, de cualquier orden que ellas sean, una vez  llegadas al estado de verdades prácticas y salidas del dominio de la  utopía, sin lo cual se suicidaría; por otra parte, si cesara de ser lo  que en realidad es, desvirtuaría su origen y finalidad providenciales.  (La Génesis, Cap. I, nº. 55).

    Nuestro deber nos obliga a rechazar los fenómenos dudosos, es decir,  que no son netamente atribuibles a los espíritus, y retener únicamente  aquellos que son inatacables. (...)

    Sin embargo,

    Hemos visto que aun ciñéndonos a los ejemplos típicos, los documentos  no escasean; pero las comunicaciones que no presentan caracteres tan  netos y definidos de la intervención espiritual no están por eso  desprovistos de interés.

    Con estos pocos párrafos pensamos que queda reflejado adecuadamente el  talante escrupuloso y atento que Delanne dedicaba al estudio de la  mediumnidad y del animismo.

    Y no queremos terminar esta colaboración sin añadir el párrafo con el  que Delanne concluyó esa "Introducción", en fecha 25 de Febrero de 1900.

    La lucha es ardiente y será larga porque los prejuicios religiosos o científicos se hallan todavía muy arraigados, pero la evidencia  concluirá por imponerse. Entretanto, tengamos la convicción de que la  grandiosa certeza de la inmortalidad se convertirá en una verdad  científica cuyas consecuencias bienhechoras se harán sentir en el mundo entero, cambiando los destinos de la humanidad.

    Desde entonces ha transcurrido ya un siglo, y esos prejuicios, de toda  índole, aún siguen vigentes.  Invitamos a los interesados en el tema, a conocer esta obra monumental  (casi 500 páginas) de un estudioso del Espiritismo, hijo de un íntimo  amigo y colaborador de Allan Kardec (Alexandre Delanne); dándose la  circunstancia adicional de que Delanne encarnó en 1857, año de la  publicación de "El Libro de los Espíritus".




Comentários
A concepção de Deus no Velho Testamento, Yuri Rodrigues, Brasil

    Caros amigos,
    Paz em Jesus

    Até o mês de Setembro passado a única fonte de informação religiosa que tive veio através do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo de Kardec. Até os 50 anos de idade fui,  o que se pode chamar,  ateu.  Negava Deus e Jesus de uma forma hipócrita,  pois embora envolto na negação, os temia.

    Aos 50 anos,  com o afloramento da mediunidade em minha mulher, descobri que havia algo mais que "sonhava a minha vã filosofia". Inicialmente foi um choque descobrir que Deus e Jesus não eram uma estória pois, se existiam espíritos comunicantes, prova irrefutável da continuidade da vida após a morte,  teria que haver um Criador;  e esse fato perturbou-me terrivelmente, pois passara 50 anos ao léu da verdade e tive muito medo pelas conseqüências decorrentes de meu ateísmo. Dediquei-me aos estudos das obras básicas do espiritismo na FEESP durante anos e, através de O Evangelho Segundo o Espiritismo,  aprendi a conhecer o Deus de Amor descrito de forma tão maravilhosa por Jesus, o Mestre do Amor, da Fé e da Caridade.  Descobri que Deus é Pai que ama todos os seus filhos;  descobri um Deus Justo que, na Justiça de Seus desígnios, todos nós, apesar dos erros cometidos,  teremos novas oportunidades de nos redimir e dar seguimento ao nosso aprimoramento moral tão maravilhosamente ensinado através da palavra e dos exemplos do Cristo.

    Minha vida mudou completamente,  passei a ter fé e esperança no futuro; sabia que teria nova oportunidade de recuperar o tempo perdido e redimir-me da outrora negação;  e com essa certeza, com essa fé inabalável,  passei a amá-los e adorá-los.

    Tudo caminhava bem até no mês passado, quando imbuído por forte vontade de conhecer mais profundamente a religião a que me atirara,  adquiri uma Bíblia, cuidadosamente escolhida, tomando por critério de seleção o Vetículo 20.6 que não utilizasse a palavra "espírita", "espiritismo", "aqueles que evocam os espíritos", etc., e sim uma que fosse traduzida corretamente, sem  preconceitos doutrinários.  Encontrei uma edição da SBB traduzida por João  Ferreira de Almeida,  comprei-a e passei a lê-la.   A minha primeira Bíblia já aos 60 anos de idade.

    Aí começou o que qualifico de um pesadelo,  nos Livros de Moisés encontrei um Deus diferente daquele DEUS que Jesus nos descreveu;  Moisés descreve um Deus rancoroso e vingativo, exigente e vaidoso, intransigente e egocêntrico, parcial e arbitrário.

    Não é o DEUS que Jesus me ensinou a amar e respeitar; não é o DEUS de amor;  não é o DEUS PAI de toda a humanidade que ama à todos os seus filhos e que faz o Sol brilhar sobre todos,  justos ou injustos.  NÃO É O MEU DEUS ! Certo que já ouvi sobre as leis criadas por Moisés que lhes dava conotação divina para serem obedecidas pelo povo rude e ignorante daqueles tempos,  porém certas passagens resvalam a beira da fantasia e do absurdo,  criadas por quem desejava manter o domínio absoluto sobre o povo,  incutindo-lhes o pavor através das horríveis coisas que poderiam acontecer-lhes na desobediência.

    Analisemos algumas passagens descritas por Moisés que estão gerando a minha incredulidade:

1. DEUS PREMIANDO A DESONESTIDADE ? - Jacó usurpou o direito de primogenitura de Esaú (Gn. 25.31) e enganou a seu pai Isaque, fazendo-se passar por Esaú, recebendo assim as bênçãos do pai que deveriam ser de Esaú;  durante a sua fuga com medo do irmão, Jacó tem um sonho onde DEUS lhe promete as terras em que ele estava e o abençoa e à sua descendência (Gn. 28.13,14,15);
2.  JACÓ LUTA COM DEUS E VENCE ?  (Gn. 22 a 30);
 3. DEUS MANDA JACÓ ERIGIR UM ALTAR À OUTRO (?) DEUS ?  - Disse Deus a Jacó: Levanta-te sobe a Betel e habita ali,  faze ali um altar AO Deus que te apareceu quando fugias da presença de Esaú, teu irmão. (Gn. 35) -  Se foi o próprio e único DEUS que apareceu à Jacó, durante sua fuga, então DEUS não deveria ter dito: ?Erige ali um altar à mim? e não: ?Ao Deus que te apareceu? ?;
4. DEUS MANDA OS HEBREUS  DESPOJAREM OS EGÍPCIOS ?  -  DEUS mandaria os hebreus roubarem  jóias de prata e jóias de ouro dos egípcios para ?não saírem de mãos vazias? do Egito ? (Ex. 3.21e 22);
5. A ARCA,  O PROPICIATÓRIO,  A MESA,  O CANDELABRO,  O ALTAR (Ex. 25.2 a 40) (27.2 a 8)  -  Por quê exige DEUS peças de ouro puro para a confecção dos objetos de uso em sua congregação ?   Por quê DEUS mandaria colocar 4 chifres (há muito símbolo do maligno) nos cantos do Altar ?
6. DEUS NECESSITA DE SACRIFÍCIOS DE SANGUE ? (Ex. 29.10 a 37)   - DEUS,  aprecia o cheiro da carne queimada ao fogo ?  DEUS nos obriga a sacrificar animais inocentes e se compraz com isso ?  DEUS,  aprecia o derramamento de sangue sobre e ao redor do altar do Holocausto,  em sua homenagem ?  Não o fazem assim,  ainda hoje, os umbandistas e cadomblecistas pelo qual são acusados de fazerem oferendas ao diabo ?
7. O BEZERRO DE OURO (Ex. 32.1 a 29)  -  Se foi Arão quem pediu ouro ao povo e com ele fundiu a imagem do bezerro, por quê somente o povo fui punido por Moisés que ordenou aos filhos de Levi que passassem a espada sobre todos,  assassinando ,  num só dia três mil homens,  Três mil mortos em nome de DEUS ?  E Arão, o artífice do Bezerro,  não só não foi punido como foi consagrado como sacerdote de DEUS ?
8. OS FILHOS DE ARÃO SÃO QUEIMADOS VIVOS (Lv. 10.1 e 2)  -  Nadabe e Abiú, filhos de Arão,  tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo,  e sobre este, incenso,  e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR,  o que lhes não ordenara.  Então,  saiu fogo diante do SENHOR e os consumiu;  e morreram perante o SENHOR.   -  Por quê DEUS matou os filhos de Arão se eles apenas estavam ofertando ao SENHOR ?
    Algumas passagens de igual teôr foram puladas senão continuaríamos escrevendo por muito tempo e também porque,  até o momento, a minha leitura da Bíblia só chegou até o Levítico.

    Por expor meus pensamentos, alguns me chamarão de herege,  outros me amaldiçoarão,  porém não consigo imaginar o DEUS que JESUS nos descreveu, e nos ensinou a amar,  como sendo o mesmo DEUS de Moisés.

    Vou continuar amando e louvando ao MEU DEUS,  o DEUS do amor,  o meu PAI carinhoso e paciente, aquele que nunca deixou-me faltar o pão,  aquele que sempre me abençoou e à toda a minha família,  aquele ao qual oro e rogo todos os dias de minha vida atual e futura.

    O Espiritismo ensinou-me a não aceitar a fé cega,  passar antes tudo pelo crivo da razão,  do raciocínio;  é o que estou fazendo neste momento.

    Não sei se prosseguirei na leitura do Velho Testamento,  pois até agora só conturbou tudo o que havia em minha mente;  considero melhor restringir-me ao Novo Testamento, aos ensinamentos de JESUS,  meu herói,  meu irmão em DEUS PAI,   meu Mestre querido.

    Recebam as minhas melhores vibrações com votos de muita Paz.

    Abraços
    Yúri Rodrigues


Caro Yuri,

     A diferença visível entre as concepções de Deus expostas no Velho e no Novo Testamento são o resultado natural da evolução; do progresso moral e intelectual durante os séculos que se seguiram a legislação Mosaica. Moisés, não tinha como criar as bases da Primeira Revelação, sem usar o temor de um Deus austero e vingativo - um verdadeiro patriarca - para transformar escravos recém-foragidos em uma nação. Pouco antes de Móises, um fárao do Egito -Akhenaton - havia fracassado na tentativa de levar seu povo para o culto do Deus único de amor e justiça.

    Sob o trabalho lento dos séculos, a dura lei mosaica - aos poucos - criou as condições para que Jesus viesse complementa-la, revelando não mais o "Senhor dos Exércitos", mas sim o "Pai Nosso".   É uma seqüência didática, tal qual a física do primário precede a física avançada da universidade. O Velho Testamento é assim venerável por ser o início do aprendizado, por ter criado o ambiente a partir do qual Jesus pregou a "Boa Nova do Reino de Deus". Sem ele é impossivel compreender a Jesus e ao próprio Cristianismo.

    Do mesmo modo, o Espiritismo vem construir uma nova compreensão de Deus a partir das bases firmadas pelo Cristianismo. Com o Espiritismo passamos a entender que o Deus "Pai Nosso" é infinitamente sábio e que através de suas leis - tão naturais qto as leis físicas - tudo rege com infinita justiça. Ele estende o que Jesus não podia explicar em sua época, o que estava além da compreensão dos povos de então, preenchendo lacunas que através dos séculos foram tornando-se motivo de incredulidade.

    A cada nova etapa do progresso limpa-se o entulho dos séculos e, novamente a partir de bases seguras, se erguem as novas construções do pensamento humano. Isto até o dia em que teremos condições intelectuais e morais de compreender verdadeiramente a Deus.

11 - Será concedido ao homem, um dia, compreender o mistério da Divindade ?
"Quando o seu Espírito não for mais obscurecido pela matéria e, por sua perfeição, tiver se aproximado dela, então a verá e compreenderá. " Livro dos Espíritos, Cap. I - Deus
    Atenciosamente,
    Carlos Iglesia



Postura Espírita, Rodolpho Liberal, Brasil

    Prezado irmao

    Faço uso do meu e-mail do trabalho, e do seu para contato, me manifestando e aplaudindo o excelente artigo do nosso irmao Raul Franzolim, contida no numero 402, ano 09, publicada em 17 de outubro de 2000, sob o titulo "Unificaçao Espirita". Coincidentemente, antecedido por um outro texto, do nosso querido irmão Bezerra de Menezes, e recebido pelo, não menos querido, Chico Xavier, onde se faz referencia especialmente à postura espirita perante o ensinamento recebido do Cristo e de Allan Kardec.

    Há algum tempo venho presenciando nossos irmãos espíritas, em posturas discriminatorias, afastarem de seus convívios outros irmaos, pertencentes a outra doutrina e que se dizem espíritas, sob a alegação de que "isto não é Espiritismo".

    Nada a declarar se a postura nao denotasse o que, Raul Franzolim, se refere quando coloca " Mas, semelhante ao que acontece na interpretação das palavras do Cristo, há necessidade de se compreender a fundo os ensinamentos dados pelos Espíritos. Interpretações, sem o crivo da razão, podem levar a preconceitos que extrapolam o bom senso e promovem desequilíbrios emocionais.".

    Um espírito ser elevado, ainda que os consideremos perfeitos, significa que possuem resíduos a serem corrigidos que não prejudicam os trabalhos. Isto pode trazer algumas dúvidas a pessoas acostumadas a raciocinar a respeito dos espíritos como sendo simplesmente elevados ou não. E nada nesta vida é absoluto. Existem espíritos mais adiantados que outros, mas nenhum deles atingiu a perfeição, pois, se assim os fossem, seriam igualados ao Pai, nosso Criador e seriam chamados de Deuses. E Deus não mais seria único. Fulano tem um coração extremamente bondoso, mas carrega consigo um problema moral sério. Sicrano sabe tudo sobre espiritismo, mas não o aplica no seu dia a dia.

    Qual deles é o mais evoluído? Não importa. Cabe-nos apenas aproveitar aquilo que eles tenham de elevado para nos oferecer e que o fazem com amor e dedicação.

    O Mestre nos disse que cada um seria julgado de acordo com suas obras, então, atitudes discriminatórias nos afastam cada vez mais do caminho que Jesus nos indicou e dos ensinamentos do verdadeiro do Espiritismo que Allan Kardec, nos legou: "Fora da caridade não há salvação". E ser caridoso é, também, ser tolerante para com os irmãos de caminhada, dedicando-lhes o amor incondicional.

    Não existe limite para o conhecimento do verdadeiro espírita. Até para dizer que um determinado assunto não é espiritismo, torna-se necessário o conhecimento profundo sobre a matéria, de forma a esclarecermo-nos mutuamente , pois "fazer luz" não significa apenas "iluminar o éter".

    Da mesma forma que não aceitamos a fé cega, não podemos ter o não pelo não, . A razão e a lógica são as bases do estudo espírita.

    Uma determinada doutrina passa a ser espiritismo a partir do momento em que ela é caminhada evolutiva para um sem número de irmãos que a abraçaram como crença, e aos quais devemos o respeito e a consideração do apoio fraterno, o braço estendido ou a mão a amparar. Tenho certeza de que muitos espiritas já tiveram a felicidade de ser amparado, por exemplo, por médium incorporado com um caboclo ou preto velho, em um dos muitos momentos de dificuldades pelos quais passamos quando em nossa roupagem terrestre.

    Se a vela, o incenso, as luzes coloridas ou entidades, que a nosso ver não condizem com a doutrina codificada por Kardec, nos atingem de maneira conflitante com o que aprendemos no "O Livro dos Espíritos", elas também se mostram como ferramentas para que possamos demonstrar o quanto já conseguimos caminhar dentro dos ensinamentos recebidos.

    Quando falamos em fraternidade, caridade, amor e outros sentimentos superiores, falamos de nós mesmos, pequeninos seres, repletos de imperfeições, tentando, em derradeiro esforço, subir pelo menos um degrau na escalada evolutiva.

    Um espírito pouco iluminado, pertencente a uma outra doutrina, mas voltado para o bem em sua postura atual, é um espirito como nós, com os mesmos erros e tentativas de acertos que, a exemplo do que fazemos, se dispõe a prestar a caridade, a fraternidade e o amor, no nível em que se encontra. E, isso, acontece em relação às crenças, às praticas alternativas, aos procedimentos e a muitas outras situações do dia-a-dia.

    Todas se mostram úteis no passo evolutivo que seus seguidores alcançaram.

    É preciso conscientizar nossos irmãos espíritas que nem todos estão aptos a aprender o espiritismo na sua totalidade, assim como nem todas estão em relação à matemática. No 1º grau aprendemos a Aritmética e álgebra, no 2º grau Trigonometria e na faculdade a Matemática Avançada.

    Não existe ninguém formado em Espiritismo teórico e muito menos prático. O conhecimento da doutrina não é uma prova que concede a múltipla escolha e permite o "chute" na resposta mais adequada. Sua aplicação na vida diária é exercício que não admite consulta, mas, tão somente, correção de rumo.

    E isso todos nós, independente de crenças, estamos fazendo a cada instante.

    Ao espírita cabe ensinar, educar, amar, amparar e se dar a todos em todos os instantes. E se o irmão de outra crença está feliz dizendo que é um espirita, como podemos tirar-lhes esta certeza? Simplesmente negando-lhe o direito de se sentir espírita?

    Estamos mais preocupados com o fato da mídia, ou os praticantes de outras doutrinas, julgar o espiritismo por algo que não é espiritismo do que praticá-lo independente do que pensarão os outros?

    Não seria mais "espírita" ensinarmos o "O Livro dos Espíritos" na teoria e prática?

    Será que o Espiritismo precisa se defender quando está agindo da forma correta e amorosa conforme foi-nos ensinado pelos Espíritos da Codificação e pelo Mestre Jesus?

    Ou será por acaso que estes irmãos estão na mesma caminhada evolutiva?

   A mão que os ampara é diferente da que nos levanta a cada instante?

    Seremos filhos de outro Deus?

    Nosso plano evolutivo é mais elevado do que os deles? Ou estamos aqui, a exemplo deles, tentando resgatar nossos erros de outras encarnações?

    Estaremos em condições de desprezar o inestimável auxilio e o amor dos guias simplesmente porque achamos que não pertencem à nossa doutrina?

    Penso que estas perguntas merecem reflexões e respostas dentro de cada um de nos.

    Rodolpho Liberal



Movimento Espírita em Belo Horizonte, Jader Sampaio, Brasil

    Tendo lido os comentários da Cleusa e do Éder (Boletins 395 e 397), gostaria de apresentar minha visão do movimento espírita em Belo  Horizonte.

    Considero injusto alegar a inexistência de eventos e  encontros na capital mineira. Anualmente dou minha  contribuição como expositor na Confraternização das  Mocidades Espíritas de Belo Horizonte - COMEBH, encontro  anual que já deve ser realizado há mais de quinze anos e  que foi dividido em quatro para atender a um maior  número de jovens (cerca de duzentos em cada núcleo)

    Acompanhamos com satisfação à iniciativa da Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte na criação de um  Clube do Livro Espírita que já passou dos dois mil  sócios, se não me falta a memória. A AME-BH tem editado  com regularidade um boletim onde nos informa sobre os  eventos da capital e publica matérias de interesse do  movimento.

    No ano que passou, a AME-BH congregou mais de quatro mil  pessoas em um ginásio da capital para a promoção de uma  conferência de Divaldo Franco.

    Estão sendo editadas obras novas e reeditados trabalhos  de espíritas mineiros através da editora da União  Espírita Mineira e da AME-BH, para não falarmos da  editora Fonte Viva e de outras iniciativas menores como  a de nossa casa espírita.

    A citada AMEMG realiza anualmente a Semana de  Espiritismo e Psiquiatria no Hospital Espírita André  Luiz, contando com expositores mineiros e convidados de  outros estados/países.

    No ano que se foi participei de um Encontro Mineiro de  Psicólogos Espíritas, promovido pelo Departamento de  Psicologia da AMEMG, em associação com a ABRAPE.

    O livro "Diretrizes de Segurança", hoje editado pela  editora Fráter de Niterói, foi o resultado de um  simpósio sobre mediunidade baseado em perguntas e  respostas organizados pela AME-BH e dirigidas a Divaldo  Franco e Raul Teixeira.

    Têm sido realizadas atividades de estudo e debate na  Capital que foi dividida em regionais para melhor  integração nas casas espíritas.

    As demandas de apresentação de estudos em eventos na  capital e interior são tão grandes que os expositores  espíritas que conheço têm suas agendas bastante  solicitadas, sendo necessário convidá-los com meses de  antecedência. Acompanhar a todos os eventos é  praticamente impossível, mesmo aos espíritas mais dedicados.

    É certo que a idéia de um novo Congresso Espírita  Mineiro é excelente, mas deve ser um empreendimento  conjunto das casas espíritas de MG, dado ao seu porte,  custo e abrangência. Vejo, portanto, que é papel do  Conselho Federativo de Minas Gerais - COFEMG, determinar  sobre isto. Parece-me que seria mais produtivo conversar com os nossos representantes deste órgão,apresentar a  idéia e oferecer os préstimos individuais ou das casas  interessadas, ouvindo suas explicações, em lugar de sair  dizendo aos quatro ventos que nada é feito pelo  movimento espírita em Belo Horizonte.

    Concordo com os articulistas que talvez necessitemos de  mais comunicação e divulgação e creio que a Cleusa não  necessite buscar expositores fora de Minas Gerais para  realizar um encontro, embora seja um grande prazer  trocar contribuições e experiências com os amigos de  outras terras. Coloco-me à disposição dela para indicar  expositores das mais diferentes casas da capital e tenho  certeza que ela será bem recebida na União Espírita  Mineira ou na Aliança Municipal Espírita de BH.

    Entendo que o objetivo destas duas cartas é mobilizar,  mas creio haverem formas mais efetivas de fazê-lo.

    Gostaria de deixar claro que não pertenço a nenhum dos  organismos citados e que, portanto, não falo em nome  deles, apenas gostaria de deixar uma segunda visão do  movimento espírita de nossa cidade aos leitores do GEAE  de todo o Brasil e dizer que há um grande número de  colaboradores envolvidos em eventos de caráter coletivo.

    Prof. Jáder Sampaio
    Associação Espírita Célia Xavier.




Perguntas
¿ Dónde comprar los libros de Herculano Pires ?, Juan Ignacio Fagalde, Argentina

    Que Tal!

    Les estoy escribiendo porque quería saber si hay alguna forma de conseguir libros de Herculano Pires. Pires escribió, si no me equivoco, 80 libros.

    ¿Saben de alguién en Brasil que me pueda vender libros de Pires y los tenga casi todos?

    Yo tengo algunos de él y los conseguí a través de la Fundación Espírita Humanista Allan Kardec (Ex Editorial 18 de Abril) en donde editan libros de Pires (Pires les sedió el derecho de las notas a la codificación de Allan Kardec) pero no tienen todos.

    Estuve en el site de internet de ustedes bajando información y otras cosas y vi que tienen la dirección de la Fundación Espírita Humananista Allan Kardec pero le faltan algunos datos que son los siguientes:

    e-mail: espirita@fehak.com.ar
    site: www.fehak.com.ar
    Tel: (054) (011) 4306-7030

    Para que lo ubiquen en su site es el que está en Núcleos Espíritas---Buenos Aires, Argentina y es la que dice "Federación Espírita Allan Kardec" que tiene la dirección Av. Entre Rios 1181.

    También quería preguntarles si ustedes o alguién de Brasil vende el libro: "Treinta Años entre los Muertos" de Carl Wickland.

    Me interesaría conseguir además el de Inacio Ferreira: ""Novos rumbos à Medicina"

    Bueno eso es todo. Espero que me puedan conseguir información sobre los libros.

    Muchas Gracias y chau.....



Deus & Criação: Qual é o Por Que primordial?, Glauco Correia, Brasil

    Caros amigos;

    Acredito conhececer satisfatóriamente a Doutrina e Filosofia espírita.

    Apesar de não autodenominar-me espírita, compartilho da maioria dos ensinamentos que essa maravilhosa filosofia de despertar da consciencia para a vida, proporciona.

    Existe porém uma questão fundamental, que creio ainda não ter sido respondida por nenhuma ciencia, doutrina ou filosofia e que gostaria de saber de voces, pessoas envolvidas mais diretamente com o estudo do espiritismo, se há alguma resposta satisfatória à luz da Doutrina.

    Que o mecanismo da reencarnação é irrefutável, com todas as consequencias resultantes, não há o que ser discutido. Irrefutável também é a existencia de Deus, fato que até a ciencia positivista, através da física quantica e da microbiologia, começa também à se render. Porém, a pergunta fundamental e que realmente incomoda à um espírito perscrutador, é a seguinte: qual é o Por Que fundamental de todo esse mecanismo? Para que ser criado e evoluir para chegar à perfeição? Creio que o espiritismo responde à esta pergunta da maneira mais imediata, cuja resposta já está contida na mesma pergunta acima:- é a evolução do ser criado por Deus para chegar à perfeição.

    Infelizmente para mim essa reposta ainda não basta, pois de maneira um pouco simbólica e talvez um pouco grosseira e sem intenção de ofensa, eu poderia argumentar: -parece que todo este mecanismo universal criado por Deus, em suas diversas dimensões e aspectos, às vezes parece ser uma ilusão, ou mesmo uma ''brincadeira'' universal inventada por Ele e para Ele, que fica criando espíritos para acompanhar a evolucão dos mesmos até chegarem à chamada perfeição. Portanto, é esta a minha dúvida maior, que em nenhum livro   espírita ou de qualquer outro ramo de conhecimento ainda não vi respondida: qual é o Por Que primordial? Ainda não estamos aptos à conhece-lo?

    Abraços, espero poder conversar mais vezes.




Painel
Semana de Estudos Espíritas Célia Xavier, Jader Sampaio, Brasil

    Entre os dias 19 e 25 de novembro de 2000 será realizada a segunda  Semana de Estudos Espíritas Célia Xavier.  A temática deste ano é Novos Desafios para o Espírita e para a Casa Espírita.

    As conferências acontecerão na sede da Associação à Rua Coronel Pedro Jorge 314 – Prado. Belo Horizonte-MG. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 0**31-3334-5787.

    Escolha as atividades que deseja participar no quadro abaixo:

19 Nov. 20:00 h
    Jáder Sampaio - A.E.C.X.
    O Espiritismo em Movimento: Os Desafios da Memória e das Redes Sociais

20 Nov.  20:00 h
    Honório Abreu - Grupo Espírita Emmanuel
    O Evangelho por Dentro: Um Novo Desafio

21 Nov. 20:00 h
    Juselma Coelho - A.E.C.X., Sociedade Espírita Maria Nunes e Editora Espírita Cristã Fonte Viva
    A Casa Espírita: Desafios e Soluções

22 Nov. 20:00 h
    Sebastião Oliveira - A.E.C.X.
    Apreensões da Era Atual

23 Nov. 20:00 h
    Lenice Rodrigues - Grupo Espírita Emmanuel
    Planejamento Familiar e Adolescência

24 Nov. 20:00 h
    Jairo Avelar - Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte
    Relações Familiares

25 Nov.  18:00 às 20:00 h
    André Bordine - Sociedade Espírita Allan Kardec - Ribeirão Preto - SP
    Seminário: O Espiritismo e as Relações Familiares na Modernidade

26 Nov. 09:00 às 12:00 h
    André Bordine - Sociedade Espírita Allan Kardec - Ribeirão Preto - SP
    Seminário: O Espiritismo e as Relações Familiares na Modernidade



Clube dos Jovens Espíritas, Randal Juliano, Brasil

    Olá galera, aqui é o Randal Juliano, da Moc. Esp. Irmãos da Nova Era, de Sto. Amaro (SP/SP).

    Estou escrevendo para divulgar o Clube dos Jovens Espíritas na Internet e gostaria de contar com a colaboração de vocês, divulgando o clube e participando.

    Como participar??
    Fácil, fácil...

    Você se inscreve como membro e pode divulgar o q rola pela sua região ou mocidade, participar de discussões sobre os mais diversos assuntos ligados a Doutrina ou não - mas lógico, criando esta relação q pensamos não existir...

    Nosso endereço na internet é o seguinte:

    http://br.clubs.yahoo.com/clubs/clubedosjovensespiritas

    Venham nos visitar e dar suas contribuições...

    Um grande abraço,
     Randal Juliano.



Pedidos de Livros & Clubes de Livros Espíritas, Tadeu Nunes, Brasil

Prezados Editores:

    Lendo um pedido de doação de livros que consta do último boletim (Boletim 402), venho pedir para que vocês analisem a mensagem abaixo, verificando se poderá ajudar algumas casas espíritas na divulgação da Doutrina Espírita.

    Caso positivo esta msg poderia sair no próximo boletim.

    Abraços
    Tadeu Veronezi Nunes
    União Espírita de Monte Alto
    Presidente

União Espírita de Monte Alto 50 anos 1950-2000
Caixa Postal 138 - 15910-000- Monte Alto - SP

    Nós, da União Espírita de Monte Alto, mantemos o Clube do Livro Espírita há 18 anos e, nesse período, milhares de livros foram distribuídos aos sócios, divulgando a Doutrina Espírita, divulgação essa que cresce sempre, pois o Livro Espírita continua a circular também através de empréstimos pela Biblioteca Circulante, doações, etc.).

    A fundação de novos Clubes do Livro Espírita é também nosso objetivo; contamos com a colaboração de todos os participantes desta Casa Espírita.

    Vários Clubes do Livro Espírita foram criados a partir da publicação do "Informativo do Clube do Livro Espírita" editado pelo CLE de São Carlos, de Junho de 1985, convidando os espíritas a fundarem seus clubes em suas cidades.

    E hoje, passados mais de 15 anos, ao lermos as publicações de periódicos espíritas, notamos a carência de informações e orientações de como organizar um Clube do Livro Espírita nas diversas cidades.

    Com o objetivo de auxiliar os que pretendem fundar o Clube do Livro Espírita em suas Casas Espíritas, transcrevemos parte do boletim:

    SUA CIDADE JÁ COLOCOU ESTE OVO DE PÉ ?
    CLUBE DO LIVRO ESPÍRITA

    VEJA COMO É FÁCIL :

    Reúnem-se alguns idealistas...

    Estabelecem-se algumas normas...

    Colhem-se algumas informações...

    E pronto!

    O OVO está em pé e o CLUBE DO LIVRO ESPÍRITA começa distribuindo bênçãos!

    As experiências vitoriosas de dezenas de cidades são provas concretas do sucesso desta iniciativa.

    Você poderá se filiar a algum clube já em funcionamento, até atingir 40 sócios. A partir da daí, cria-se o próprio clube, pois, as editoras dão 50% de desconto para a compra mínima de 50 livros.

    Sobrando 10 livros para os novos sócios, doação à própria biblioteca e à cidade.

    Poderemos enviar aos interessados mais informações quanto ao controle, divulgação, etc.

    União Espírita de Monte Alto

    Tadeu Veronezi Nunes
    CLE "Emmanuel"
    http://www.uema.com.br



Nova lista de discussão sobre Espiritismo, Alexandre Fernandes, Brasil

    Acho válido que por vezes apareçam críticas ao Espiritismo neste Boletim*. O que me pareceu incrível foi o fato de que essas críticas tiveram sobre mim o poder de cada vez mais consolidar os conceitos espíritas em minha alma. Estudo as críticas e sempre encontro orientações que aprofundam minha certeza na codificação de Kardec. Como é bom abraçar uma doutrina que postula a fé raciocinada, que se torna inabalável e encara críticas como oportunidade de crescimento, paciência e caridade.

    Gostaria, por fim de convidar os amigos a participarem de uma lista de discussão sobre um tema a meu ver super importante: O Controle Universal dos Espíritos. Eis uma breve introdução:

    Allan Kardec em sua obra "O Evangelho Segundo o Espiritismo" falou a respeito do Controle Universal dos Espiritos, metodologia capaz de promover o desenvolvimento teórico do Espiritismo. Em resumo tal conceito se refere à consulta em vários centros espíritas sobre determinado assunto, visando conseguir uma opinião geral que em seu saldo poderia ter um conceito novo abraçado pelo Espiritismo. Kardec utilizou esse recurso, consultando mais de mil centros ao redor do mundo, buscando uma coerência e universalidade dos novos conceitos naquela época surgidos. Hoje em dia, novas questões batem à porta do Espiritismo: Transcomunicação Instrumental, por exemplo é uma delas. E através do Controle Universal dos Espíritos poderíamos ter noções mais claras a respeito de tal assunto dentre tantos outros.

    O grupo de discussão é patrimônio da humanidade. Fiquem a vontade para participar com comentários, arquivos, críticas, enfim, o que desejarem.

    O endereço para inscrição no grupo é:
     CONUNIVERSAL-subscribe@egroups.com

    Alexandre Paoli Fernandes


* (GEAE): O Alexandre se refere a alguns artigos discutidos em Boletins anteriores, que foram enviados por amigos protestantes.



Conferencia: La Reencarnación, El Rincón Espírita, España


(http://www.onelist.com/community/Espiritismo_Hispano)

    "La Reencarnación"
    Conferencia y Coloquio a cargo de: "Asociación Espírita de Valencia Hogar Fraterno"

    Con la colaboración de: "Asociación parasicológica Villenense"

    Viernes 10 de Noviembre a las 20:15
    c/ Villanueva de castellón, 22 - Bajo
    (Valencia) (É 963 479 244)

    Entrada Gratuita
    http://club.telepolis.com/espiritismo



Nasceu mais um Centro Espírita em Portugal, Daniel, Portugal

    O Movimento Espírita Português cresce e conta com mais um Centro Espírita, mais um posto avançado de esclarecimento e socorro da Espiritualidade Maior.

    Coincidindo com mais um aniversário do reencarne de ALLAN KARDEC, inaugura-se no próximo dia 3 de Outubro as instalações do CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO XAVIER, na cidade de Matosinhos, Departamento Espiritual das CASAS FRANCISCO XAVIER - Associação Espírita, que dinamiza também o LAR ESPIRITA ESPERANÇA.

    Estão de parabéns os confrades, Maria Júlia Ramalho, Maria do Carmo Gomes, Ana Maria Ramos, Casimiro Ramos e Alexandre Ramalho.

    Os companheiros que queiram enviar as suas saudações, deverão endereçá-las para:

    CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO XAVIER
    Rua Fresca, 136
    4450-678 Leça da Palmeira
    PORTUGAL



Informações Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
Inscrição - http://www.geae.inf.br/pt/inscricao.html
Alteração ou Cancelamento - http://www.geae.inf.br/pt/muda-inscricao.html
Coleção dos Boletins em Português - http://www.geae.inf.br/pt/boletins
Coleção do "The Spiritist Messenger" - http://www.geae.inf.br/en/boletins
Página de pesquisa no GEAE - http://www.geae.inf.br/pt/search.html