Grupo de Estudos Avançados Espíritas

http://www.geae.inf.br

Fundado em 15 de outubro de 1992
Boletim Quinzenal de Distribuição Eletrônica

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade", Allan Kardec


Ano 09 - Número 402 - 2000            17 de outubro de 2000

Conteúdo

Editorial

Textos Comentários Perguntas Painel

Editorial
Edição de Aniversário

 "Sem intercâmbio, não evoluiremos; sem debate, a lição mora estanque no poço da inexperiência, até que o tempo lhe imponha a renovação. Trabalhemos servindo e sirvamos estudando e aprendendo. E guardemos a convicção de que, na Bênção do Senhor, estamos e estaremos todos reunidos uns com os outros, hoje quanto amanhã, agora como sempre." Bezerra de Menezes - Divulgação Espírita
Caros Amigos,

        As vezes fica dificil encontrar palavras adequadas para transmitir o que pensamos ou sentimos. Nem sempre nosso vocabulário ou capacidade de expressão está a altura dos nossos desejos e eu me encontro, neste momento, nesta situação. Gostaria de encontrar as palavras para expressar-lhes a satisfação de novamente preparar um editorial de aniversário - um texto que marcasse mais este momento na vida de nosso grupo de estudos. Não vejo como transcrever para o editor de textos a emoção da passagem de mais um ano de convivência, de troca de idéias, de estudo fraterno e de busca sincera do aprendizado.

        Assim me limito a desejar a todos muita paz e a reafirmar nosso propósito de juntarmos esforços no estudo da Doutrina Espírita, na busca da compreensão de seus postulados e de suas conseqüências. Um grupo de aprendizes, que através do intercâmbio fraterno de idéias, tenta superar suas limitações.

        Aproveito para trazer-lhes duas boas notícias:

http://www.geae.inf.br/en/books/AstralCity.PDF
    Muita Paz a todos e Feliz Aniversário,

    Carlos Iglesia
    Conselho Editorial GEAE




Textos
Divulgação Espírita, Bezerra de Menezes, médium Francisco Cândido Xavier

(Comunicação recebida em 06/12/1969 pelo médium Francisco Cândido Xavier, transcrita do livro "Bezerra de Menezes, Ontem e Hoje", compilado pela FEB sob coordenação de Juvanir Borges de Souza)

    Filhos, o Senhor nos abençoe.

    Efetivamente, as vossas responsabilidades no plano terrestre vos concitam ao trabalho árduo no que se refere à implantação das idéias libertadoras da Doutrina Espírita, que fomos trazidos a servir. Em verdade, nós outros, os amigos desencarnados, até certo ponto, nos erigimos em companheiros da inspiração, mas as realidades objetivas são vossas, enquanto desfrutardes as prerrogativas da encarnação.

    Compreendamos, assim, que a vossa tarefa na divulgação do Espiritismo é ação gigantesca, de que vos não será lícito retirar a atenção.

    Nesse aspecto do assunto, urge considerarmos o impositivo da distribuição eqüitativa e plena dos valores espirituais, tanto quanto possível, a benefício de todos.

    Devotemo-nos à cúpula, de vez que em qualquer edificação o teto é a garantia da obra, no entanto, é forçoso recordar que a edificação é de serventia ou deve servir à vivência de quantos integram no lar a composição doméstica.  Em Doutrina Espírita, encontramos a Terra toda por lar de nossas realizações comunitárias e, por isso mesmo, a cúpula das idéias é conclamada a exercer a posição de cobertura generosa e benéfica, em auxílio da coletividade.

    Não vos isoleis em quaisquer pontos de vista, sejam eles quais forem.

    Estudai todos os temas da humanidade e ajustai-vos ao progresso, cujo carro prossegue em marcha irreversível.

    Observai tudo e selecionai os ingredientes que vos pareçam necessários ao bem geral. Nem segregação na cultura acadêmica nem reclusão nas afirmativas do sentimento.

    Vivemos um grande minuto na existência planetária, no qual a civilização, para sobreviver, há de alçar o coração ao nível do cérebro e controlar o cérebro, de tal modo que o coração não seja sufocado pelas aventuras da inteligência.

    Equilíbrio e justiça. Harmonia e compreensão.

    Nesse sentido, saibamos orientar a palavra espírita no rumo do entendimento fraternal.

    Todos necessitamos de sua luz renovadora.

    Imperioso, desse modo, saber conduzi-la, através das tempestades que sacodem o mundo de hoje, em todos os distritos da opinião.

    Congreguemos todos os companheiros na mesma formação de trabalho, conquanto se nos faça imprescindível a sustentação de cada um no encargo que lhe compete.

    Nenhuma inclinação à desordem, a pretexto de manter coesão, e nenhum endosso à violência sob a desculpa de progresso.

    Todos precisamos penetrar no conhecimento da responsabilidade de viver e sentir, pensar e fazer.

    Os melhores necessitam do Espiritismo para não perderem o seu próprio gabarito nos domínios da elevação; os companheiros da retaguarda evolutiva necessitam dele para se altearem de condição. Os felizes reclamam-lhe o amparo, a fim de não se desmandarem nas facilidades que transitoriamente lhes enfeitam as horas, e os menos felizes pedem-lhe o socorro, a fim de se apoiarem na certeza do futuro melhor; os mais jovens solicitam-lhe os avisos para se organizarem perante a experiência que lhes acena ao porvir e os companheiros amadurecidos na idade física esperam-lhe o auxílio para suportar com denodo e proveito as lições que o mundo lhes reserva na hora crepuscular.

    Assim sendo, tendes convosco todo um mundo de realizações a mentalizar, preparar, levantar, construir.

    Não nos iludamos. Hoje dispondes da ação, no corpo que envergais; amanhã seremos nós, os amigos desencarnados, que vos substituiremos na arena de serviço.

    A nossa interdependência é total.

    E, ante a nossa própria imortalidade, estejamos convencidos de que voltaremos sempre à retaguarda para corrigirmos, retificando os erros que tenhamos, acaso perpetrados.

    Mantenhamo-nos, por isso, vigilantes.

    Jesus na Revelação e Kardec no Esclarecimento resumem para nós códigos numerosos de orientação e conduta.

    Estamos ainda muito longe de qualquer superação, à frente de um e outro, porque, realmente, os objetivos essenciais do Evangelho e da Codificação exigem ainda muito esforço de nossa parte para serem, por fim, atingidos.

    Finalizando, reflitamos que sem comunicação não teremos caminho.

    Examinemos e estudemos todos os ensinos da verdade, aprendendo a criar estradas espirituais de uns para outros. Estradas que se pavimentem na compreensão de nossas necessidades e problemas em comum, a fim de que todas as nossas indagações e questões sejam solucionadas com eficiência e segurança.

    Sem intercâmbio, não evoluiremos; sem debate, a lição mora estanque no poço da inexperiência, até que o tempo lhe imponha a renovação. Trabalhemos servindo e sirvamos estudando e aprendendo. E guardemos a convicção de que, na Bênção do Senhor, estamos e estaremos todos reunidos uns com os outros, hoje quanto amanhã, agora como sempre.

 


Unificação Espírita, Raul Franzolim, Brasil

    O tema unificação espírita vem recebendo atenção destacada no movimento espírita e teve um tratamento especial no 11º Congresso Estadual de Espiritismo, realizado neste ano de 2000 em Bauru-SP, dedicando-se uma tarde toda de palestras com perguntas e respostas sob a orientação principal do grande orador e médium espírita, Divaldo Pereira Franco. Num determinado momento da palestra, fomos surpreendidos por uma atitude não comum nas conferências, em que o orador disse: - levantemo-nos; e todos se levantaram; - abracemo-nos; e as pessoas próximas se abraçaram. Lembrei-me do meu tempo na adolescência quando freqüentava as missas da igreja católica e tal gesto era solicitado pelo padre entre os seus fiéis, como ainda hoje ocorre. Isto identifica a importância da fraternidade em torno das palavras de Cristo: "amai-vos uns aos outros". Mas saber que isso é importante não basta. É preciso SENTIR o quanto isso é importante para cada ser humano. E é com o tempo, gradualmente, que vamos conseguir atingir esse grande objetivo da vida, que é a chave que abre todas as portas existentes no caminho da felicidade eterna, refletindo o verdadeiro amor Divino, causa primária de tudo.

    Para que qualquer atitude e gesto do comportamento humano sejam eficientemente produzidos, gerando a paz e a felicidade, é preciso definitivamente alcançar o estado de SENTIR. Ninguém será capaz de impor ou fornecer nada a uma pessoa simplesmente por palavras ou qualquer outra forma, sem que ela consiga, por si mesma, sentir verdadeiramente a importância do que significa o respeito ao próximo em sua vida.

    Assim deve e será para tudo. O Espiritismo também deve ser assim. Trata-se de informações sobre a vida como um fato natural, real, universal e eterno. Independentemente de aceitarmos ou não os princípios básicos que a doutrina espírita nos oferece, eles continuarão sendo os mesmos ao longo do tempo. O conhecimento da Verdade promove os meios necessários para que alcancemos o grande sentimento da VIDA. Mas esse conhecimento não se faz de um dia para o outro e sim com muito esforço, dedicação e trabalho. Vamos adquirindo a Verdade com pequenos conhecimentos que se somam, progredindo sempre.

    A doutrina espírita precisa ser entendida como um caminho existente, dentre os inúmeros outros, colocado à disposição do Homem como meio para seguir a sua jornada da vida, servindo de uma luz guia para aqueles que desejam evoluir mais rapidamente e evitar sofrimentos indesejáveis. Porém, não existem regras fixas e definidas que podem ser aplicadas a todos os indivíduos. Não há condutas e posições a serem firmadas no todo coletivo. A regra definida é que cada um deve buscar o seu caminho; deve se adaptar da melhor forma possível, dentro do seu grau evolutivo, caminhando em frente, junto com uma nova perspectiva de vida. O novo é sempre necessário. Trata-se da Lei do Progresso. É preciso SENTIR as informações que o espiritismo nos oferece e cada um crescerá dentro de uma conduta que será a que melhor lhe convém. De pouco adiantará a um indivíduo viver na pobreza total ou na miséria por ter sido lhe informado e imposto que isso lhe seria bom e útil, se ele não estiver no nível evolutivo que essa atitude pode representar. Muito mais evoluirá um humilde de coração que se transforma num exemplo de bondade e dedicação e que vive bem junto aos bens materiais, adaptando-se a sua forma de viver naquele momento. Caso no futuro ele SINTA que deva mudar é porque a sua evolução está necessitando de novos conhecimentos. O grande problema, portanto, torna-se na identificação do real SENTIR.

    Os princípios básicos da doutrina espírita estão muito bem definidos. Mas, semelhante ao que acontece na interpretação das palavras do Cristo, há necessidade de se compreender a fundo os ensinamentos dados pelos Espíritos. Interpretações, sem o crivo da razão, podem levar a preconceitos que extrapolam o bom senso e promovem desequilíbrios emocionais. Não pode haver avaliações prévias negativas em atitudes que aparentemente mostram-se indesejáveis, mesmo por mais absurda que nos pareça. Não cabe a ninguém julgar ou definir o que um indivíduo deve ou não fazer no momento. Cabe a ele próprio decidir sobre o seu destino, assumindo todas as responsabilidades e conseqüências pelos seus atos. Àqueles que têm o merecimento pelas suas obras devem receber impreterivelmente a felicidade justa conforme o grau de seu merecimento e àqueles que têm praticado o prejuízo alheio devem receber, da mesma forma, a oportunidade para o resgate da má ação. Portanto, àqueles que engajam na seara dos movimentos de massa populares devem ter em mente que a responsabilidade é proporcional ao efeito produzido pela sua ação, tanto no caminho do merecimento próprio (felicidade) quanto no ajuste do reparo (sofrimentos). Se a união de pensamentos em torno da doutrina espírita for importante, devemos, então, nos esforçar para que o melhor possível seja desenvolvido.

    O espiritismo caminhará conforme os desígnios do plano Espiritual Maior, pois há necessidade de mudanças fundamentais, à curto prazo, afim de garantir uma morada mais feliz às criaturas na Terra, preservando a obra Divina de construção nesse pedaço de espaço universal. A pureza de seus ensinamentos, devidamente planejados e estrategicamente colocados à disposição do Homem, é justamente a grande característica que diferencia o espiritismo das outras filosofias e religiões humanas. A ausência de hierarquias organizacionais definidas, preserva o caráter individual do ser humano, mantendo-o em total liberdade de consciência e garantindo-o o irrevogável direito ao seu livre-arbítrio. Não é menos espírita aquele que se recolhe no aprendizado individual, através de estudos e prática da caridade em benefício do seu aprimoramento moral e intelectual, ou seja, da sua evolução espiritual, do que aquele outro que opta por seguir o seu caminho em coletividade e aproveitando dos benefícios do trabalho no bem comum. A cada momento se refazem as suas necessidades atendendo aos seus desejos de vida.

    O simples fato das pessoas se unirem para trabalhar em conjunto, aumentando ainda mais as possibilidades evolutivas maiores, formando grupos, centros, sociedades, federações e outras instituições como forma de apoio a evolução geral do planeta, não faz do espiritismo, uma nova religião ou filosofia tradicional, definindo regras e condutas a cada ser, pois não cabe a ninguém julgar e avaliar a sua real condição temporária. A doutrina espirita, oferece sim ao ser humano, uma oportunidade de reflexão sobre a sua vida, abrindo os horizontes do entendimento das relações humanas e naturais, através existência eterna e individual do Espírito; da reencarnação, ou seja, das múltiplas existências entre planos materiais e espirituais; do aperfeiçoamento gradativo segundo suas obras; do estacionamento temporário segundo suas imperfeições; da possibilidade da comunicabilidade entre quaisquer pensamentos inteligentes, independente de onde quer que se encontrem e em que forma estão; da liberdade de consciência, ou seja, no livre-arbítrio como forma irrestrita de escolha própria sobre os caminhos a que deseja seguir em cada momento de sua vida; da confiança da felicidade eterna a todas as criaturas; da fé inabalável em uma Força superior a tudo, por ser a sua causa primeira, a que denominamos Deus; na criação igualitária do Espírito, sem privilégios ou prejuízos a qualquer indivíduo em sua origem, ou seja, somos criados todos iguais e as diferenças existentes entre nós, são devido as diferentes formas de evolução ao longo da vida; da responsabilidade intransferível de cada ato praticado com conseqüências sobre sua própria vida, ou seja, todo efeito tem uma causa; enfim, a que tudo está sujeito às Leis da Natureza, que são as Leis de Deus.

    Dessa forma, todas as formas de pensamentos encontram-se dentro da Lei da Natureza. Não se pode querer simplesmente dizer o que é certo e o que é errado, definindo-se regras e condutas para quem quer que seja. O certo para uns pode ser errado para outros e vice-versa. Logicamente que não estamos nos referindo aos casos extremos em que nossa condição evolutiva permite diferenciar o certo do errado. Um assassinato, por exemplo, é ato repudiável entre nós. Mas entre os animais, cujos espíritos encontram-se em grau inferior à da humanidade, não há a conscientização de tal conduta. É preciso compreender tudo o que acontece, para poder tomar a melhor decisão possível e não para poder tomar a decisão desejada, pois o desejável pode estar longe da melhor decisão possível naquele momento. Mas somente será possível obtermos a compreensão verdadeira de tudo, desde que haja a humildade, contrariamente à vaidade e ao orgulho. Com a humildade, passamos a liberar a razão e trabalhamos em sintonia mais elevada, ampliando os horizontes das melhores possibilidades existentes no momento e decisões mais felizes são tomadas.

    A beleza do espiritismo está na manutenção da privacidade da liberdade de consciência do indivíduo estimulando o desenvolvimento da sua razão e colocando-o no caminho da fé consciente e verdadeira no futuro. Muitos abusos e absurdos são lançados constantemente como condutas e regras doutrinárias, sendo fruto da imaginação mirabolante e da vaidade de determinados indivíduos fortalecidas por espíritos de níveis evolutivos inferiores e que devem ser rejeitados caso não encontrem respaldo na nossa razão. Para isso, a melhor conduta deve ser a da união de pensamentos em busca da verdade, utilizando todos os meios possíveis. É preciso examinar criteriosamente todas as possibilidades coerentes da informação, da fonte e da experimentação científica que deve ter metodologia consistente.

    A forma de ação, portanto, deverá mesmo ser diversificada e não centralizada em uma entidade maior. As Associações, Federações, Confederações, Uniões, Grupos, Centros e outras entidades espíritas devem ser organizadas, multiplicadas e desenvolvidas com humildade e respeito dentro da mesma harmonia única, estimulando os indivíduos na busca  do seu verdadeiro caminho evolutivo. Divergências de forma não atrapalharão a unificação em torno da verdade. Divergências de fundo promoverão adaptações futuras em torno da verdade. Para isso, o tempo se encarregará da necessidade das mudanças no momento oportuno e o grande aliado é a própria ciência. Divergências de forma existem pois a humildade encontra-se mascarada pelos sintomas de vaidade e orgulho e devemos lutar para que não se transformem em divergências de fundo da doutrina, fundamentada em seus princípios básicos. Como sempre, a responsabilidade pelo possível atraso ou o merecimento pelo progresso do espiritismo persistirão em cada um, conforme o grau de seu envolvimento.

    Com a evolução do planeta Terra a unificação de pensamentos em torno do bem comum crescerá dia a dia, tornando-se, no futuro, uma nova forma de religião que consegue congregar o respeito entre os indivíduos, a conscientização da vida com base na fé inabalável desenvolvida com o uso da razão, sem preconceitos de qualquer natureza, vivendo-se melhor e mais feliz do que hoje. O radicalismo arcaico desaparecerá e as adesões ocorrerão em massa pela moderna filosofia dominante no planeta, compreendendo a doutrina espírita juntamente com inúmeras outras adaptadas aos princípios espíritas básicos, pois a Verdade será cada vez mais conhecida.

    Raul Franzolin Neto



La belleza de la Creación, Juan Miguel, Lista Espiritismo-Hispano

(http://www.onelist.com/community/Espiritismo_Hispano)

    Muchas veces nos perdemos en debates filosóficos de si existe Dios o no existe, que si todo es producto del azar y un largo etc. que nos consume un tiempo precioso que podemos dedicar si realmente queremos y tenemos inquietudes espirituales o de otra índole en buscar, indagar estudiar y observar todo lo que nos rodea y con todos los medios que tengamos a nuestra disposición ya sea un ordenador a través de Internet, mediante la adquisición de literatura científica, filosófica, medicina, química, física, botánica y una larga rama de disciplinas que nos puedan servir de base de estudios en donde lo que leamos pueda ser asequible a nuestro bagaje intelectual y nos sirva de base de una concepción un poco mas completa desde el Macrocosmo hasta el Microcosmo en el cual nos movemos, debemos forzar nuestra capacidad de abstracción para intentar de visualizar que hay mas detrás de cada cosa como funciona de que se compone que leyes rigen, siempre aplicando la lógica y la razón que son los mejores instrumentos que poseemos para testar los conocimientos, y aun mas me permito la libertad de decir que siempre, siempre nos esforzáramos en tener la mente abierta a todo, pero pasando ese todo por las dos herramientas antes descrita.

    Observando las fotos del telescopio Hubbler quedo fascinado del bullicio de vida que hay en el universo, los fenómenos como las pulsares, las cuásares, la medición de la vitalidad de las estrellas por su brillo, la maravillosa muerte-vida de las supernovas y fenómenos aun desconocidos como la explosión de rayos gammas, la emisión de rayos x el Efecto Doppler de pintar de rojo las galaxias que se alejan, la entropía del universo siempre tendiendo a otro estado de la materia, el saber que observamos objetos que por sus distancias pueden ya haber dejado de existir, salvo objetos cercanos siempre estamos percibiendo el pasado, percibiendo ondas, que siempre han estado ahí y que hoy tenemos aparatos para medirlos y por la misma podemos deducir ¿que mas hay? Y ahí entra nuestro psiquismo penetrando otras franjas de vibración demostrándonos que vivimos en un universo multidimensional.

    Esto es solo un mediocre exponente de lo que la observación nos puede traer, sin entrar en el proceso del ¿por qué y el cómo? Se forman las estrellas sus reacciones de fusión nuclear (energía nuclear limpia).

    El saber que nuestros cuerpos están formado de materia estelar, ¡nosotros somos estrellas!; cuando descendemos a nivel de microcosmo en nuestra misma sangre un análisis nos demuestra los minerales y metales que tenemos, los mismos que están en el espacio y de los que se compone nuestra querida Gea.

    La vida es contraria a la entropía la vida es neguentropica y eso ya supone para muchos un misterio, nosotros cuando estudiamos o leemos un texto de neuroanatomía, somos el resultado de tres componentes mineral, vegetal, y animal de lo que se deduce que la especie humana deviene de una evolución como bien nos demuestra Darwin en su obra de la evolución de las especies.

    Cada pequeña cosa a la que sometamos a análisis es un mundo enciclopédico de estudio desde un simple virus a una compleja neurona, un simple espermatozoide cuando sometido a ME (microscopia electrónica) es una obra de arte de la naturaleza desde su acrosoma con sus funciones de lisis, su carga genética que es la obra más prodigiosa todavía, hasta su flagelo compuesto por series de mitocondrias (células energéticas) que como baterías suministran energía al huso de fibrillas para poder dotar de movimiento al flagelo.

    Todo en la vida en la naturaleza que nos envuelve y nos rodea y de la que formamos parte es una obra de arte.

    Este trabajo lo dedico con cariño a las personas que tanto preguntan y piden demostraciones pero sin embargo no se esfuerzan por investigar por si mismas, a ellas va dirigido para animarlas a buscar por si misma, libres de preconceptos y de prejuicios de cualquier índole y una vez conseguido esto compartir con ellas sus ideas sus investigaciones con los que estamos ya en esta línea.

    Juan Miguel




Comentários
Feliz Aniversário GEAE, António Leite, EUA

    Companheiros do GEAE!

    E com muita satisfacao que me dirijo aos membros deste maravilhoso grupo  para parabeniza-los a todos pela passagem do oitavo aniversario do GEAE. Por  certo e tarefa bastante dificil mensurar o tamanho do bem disseminado atraves  do trabalho abnegado destes espiritos dedicados. Os nossos votos de parabens  sao dirigidos em especial aos membros do Conselho Editorial do GEAE, mas  extensivos a todos que com a sua participacao faz do GEAE um grupo muito especial.

    Acabamos de participar do I American Spiritist Congress e saimos de la felizes por ver que o Movimento Espirita cresce a cada dia, em quase todos os  quadrantes do Planeta Terra. Este crescimento deve-se ao trabalho serio e  desinteressado de grupos como o GEAE e outros espalhados pelo mundo, os quais  tem como meta a disseminacao da mensagem consoladora da Doutrina Espirita.  Sabemos que muito ainda tem que ser feito, mas a certeza de que o trabalho e a ferramenta essencial que nos levara ao aprimoramento espiritual, nos deixa confiante num futuro promissor.

    Neste dia 15 de outubro estaremos todos unidos em prece, emitindo  vibracoes positivas e pedindo a Deus que ilumine a todos os integrantes do  GEAE, em especial o Raul Franzolin que estara se submetendo a uma cirurgia.  Raul, rogamos a Deus que tudo corra bem e que voce possa ainda fazer muito  pelo GEAE.

    Parabens GEAE e que a verdadeira paz do Cristo nos inspire a todos.

    Antonio Leite



Depressão & Suicídio


(Comentário referente ao tema abordado no Boletim 401. Devido as características pessoais do e-mail, omitimos os dados de identificação )

    Minha irmã, que era uma pessoa maravilhosa, nos criou a todos, de repente começou sentir uma depressão que ninguem sabe de onde surgiu.  Tentou o  suicidio uma vez, foi tratada, enternada, recebeu eletro choques, mas não adiantou, na terceira vez que tentou, conseguiu e se suicidou.

    Na época eu  tinha 17 anos, quase enlouqueci, pois atraves dela, fui criada na religião  católica, e sabia que ela deveria estar no inferno por ter se suicidado.   Nao aceitava aquilo.  Foi quando por intermédio de um senhor que trabalhava  na Federação Espirita, chegou às minhas mãos, o livro, nosso Lar de Andre  Luiz.  Apos terminar de ler, compreendi que a morte nao existia, que sempre  havia uma esperança, que minha irmã, nao estaria sofrendo, pois foi levada  ao suicidio por obsessores.

    Me tornei espirita é sou até hoje.

    O Vale dos  suicidas, na minha concepção nao pode ser aquela coisa horrivel. lá deve com  certeza existir muita ajuda e proteção.  assim espero, assim acredito. Pois se assim nao fosse, nao haveria justiça.



Depressão & Suicídio, André Micheletti

    Gostaria que este e-mail fosse enviado para nossa irma que teve um filho de vinte e cinco anos vitimado pela depressao a qual posteriormente  levou-o ao suicidio , irma esta que teve seu e-mail publicado no boletim # 401 , Ano 8 , 2000 , paginas 6 e 7 . Sei que a ela foram encaminhadas mensagens maravilhosas de reconforto e de esperanca ...  Porem me sentirei muito feliz  se puder eu dizer algumas  palavras , confessando o meu apoio a restauracao da fe de nossa irma .

    Primeiro gostaria de deixar claro que nao estamos  aptos para julgar o proximo , so nosso Pai Misericordioso o pode .As vezes o  caminho que optamos por tracar , antes de nosso nascimento , e confuso aos  nossos olhos encarnados . Infelizmente (ou felizmente ) deixei o meu Livro  dos Espiritos com minha esposa no Brasil , pois eu ja o havia lido , logo  nao poderei informar-lhe sobre o exato numero da pergunta a que me refiro do  ja sitado livro , que refere-se a questao do suicidio e a resposta e a que  ja conhecemos , a condenacao do ato , porem ele deixa ( o espirito em sua  resposta ) claro que existe grande  diferenciacao na atitude em si e no que  ela resulta , seja pelo motivo ou seja pela situacao que levou ( ou leva )  nossos irmaos ao ato de retirar a propria vida , como bem ja comentou o  nosso irmao Carlos Iglesia , no mesmo boletim ja citado acima .

    Chico Xavier , pelo espirito de Andre Luiz , que descreve em seus livros o dia-dia no  plano espiritual , nos mostra diferentes situacoes para  diferentes  espiritos a cerca do suicidio , lembremos aqui o livro Missionarios da Luz ,  no capitulo 12 , intitulado Intercessao , ele nos descreve nao somente mais  um caso de suicidio , mas sim mostra-nos o valor e o poder da prece , quando  a esposa aflita , ainda em duvida sobre como seu esposo havia se  desencarnado ,ora por ele( que na verdade se suicidara ) e em resposta as  suas preces o companheiro e retirado do lugar onde estava e redirecionado  para uma casa de socorro urgente , localizada na propria Crosta , onde e  submetido a passes magneticos e tratado de suas chagas periespirituais .  Tudo isso em consequencia da prece da copanheira amorosa . Visto isso ,  minha companheira , nao pense mais no passado , no fato em si e em suas  consequencias , as vezes , quando fazemos isso estamos julgando , de um modo  ou de outro, um fato que esta alem dos nossos conhecimentos ...

    Por isso o meu conselho e para que ore para seu filho pois assim ele pode ser amparado,  reconforte-se , para que assim possa reconforta-lo, continue amando com o  coracao de mae pois esse amor adicionado a prece sincera tem um poder enorme  que ainda nos, seres encarnados , desconhecemos e para qual tanto esse mesmo  Andre Luiz tenta nos abrir os olhos ... E assim , convencida de que pode sim  interceder pelo seu filho , transforme sua saudades em esperanca para um  breve reencontro , quem sabe qualquer noite dessas em um divino sonho ...

    Nao se sinta de maos atadas , sao muitas as ferramentas dadas por nosso pai , mas nao se esqueca , a resignacao e um passo importante para que possa ser  util no caso do seu filho .

    Um enorme abraco e que Deus a abencoe agora e  sempre ... :-)




Perguntas
Sitios del Web con temas espiritas cristianos, Dagoberto Pastrana, Honduras

Estimados amigos:

    Les agradezco el Boletin de GEAE No. 400 que nos han enviado. Les ruego  agradecer a los colaboradores por los articulos presentados.

    Deseo aprovechar para solicitarles me proporcionen o sugieran algunos sitios del Web con temas espiritas cristianos en el idioma español. Les quedaré  altamente agradecidos.

    Atentamente les saluda su amigo de siempre.
    Dagoberto



Estimado Amigo,

        En el site del Consejo Espirita Internacional hay la direción de las Federaciones en diversos países de lengua española, y por eso es un buen comienzo para una pesquisa: http://www.spiritist.org/

        Tambíen le recomendamos:

        Grupo "Los Pastoreros" de Granada:    http://www.ctv.es/USERS/pastoreros/
        Federación Espirita Española: http://www.geocities.com/~fespiritae/inicio.htm
        Lista Espiritismo-Hispano: http://www.egroups.com/community/Espiritismo_Hispano

        No dejes también de buscar en el site de pesquisas del GEAE:  http://www.geae.inf.br/pt/search.html

        Saludos Cordiales,
        Carlos Iglesia




Painel
Publicação da Revista Espírita (1858-1869) pelo IDE

(Informações coletadas na página do IDE)

    A Revista Espírita de Allan Kardec, do original em francês "Revue Spirite", vem sendo editada pelo IDE em tomos anuais, trazendo a história do nascimento da  Doutrina Espírita, razão pela qual é considerada um valioso patrimônio histórico-doutrinário (http://www.revistaespirita.com.br/).

    De 1.858 a 1.869, Allan Kardec editou em Paris, França, a Renue Spirite D'Étules Psychologiques que, agora, numa fiel e literal tradução de Salvador  Gentile, são colocados à disposição dos leitores e estudiosos através de tomos. Tamanho: 15,5 x 22,5 cm (http://www.revistaespirita.com.br/rev-ak.htm).

    INSTITUTO DE DIFUSÃO ESPÍRITA
    Avenida Otto Barreto, 1067 - Caixa Postal 110
    CEP 13600-970 - Araras - SP

    Na página do IDE inclusive está disponivel (http://www.ide.org.br/cde-port/) a coleção das obras de Allan Kardec:

    Em espanhol (http://www.ide.org.br/cde-esp/principal.htm):

Pedido de livros para a Sociedade de Estudos Espiritas Feirense, Cleber Vieira, Brasil

Caros amigos

    Vendo seu trabalho gostaria de pedir a vocês que se fosse possível nos mandasse alguns exemplares de suas obras para nos ajudar em nossa biblioteca. Hoje ela tem a função de levar o conhecimento espiritualista para  seus leitores, principalmente para aqueles que não tem condições de comprar um livro, mas tem um interesse em adquirir o conhecimento. Por isso venho lhes pedir uma ajuda sem custo, pois nossa biblioteca não arrecada nada, é inteiramente gratuita.

    Espero com todo carinho sua doação.

    Voluntários: Cleber, Ricardo e Edilton
    Sociedade de Estudos Espiritas Feirense
    Rua General Mendes Pereira  408
    Ponto Centras/  44045-120
    Feira de Santana_BA
    Clebersv@ig.com.br



Budismo, Henrique, Espirit Net


Caros amigos,

   Para aqueles que se interessam, desejam se iniciar ou querem conhecer mais sobre Budismo, basta entrar em www.espiritnet.com.br e clicar em "Budismo" no alto da página.

   Lá, poderão encontrar itens como:

  1. O que é Budismo : Quem foi Buda, Conceitos, Essência, História...
  2. Budismo Tibetano e A Roda da Vida
  3. Símbolos Budistas
  4. Prática Budista
  5. Mantra
  6. Padmasambhava, Avaloktesvara e Tara: A Grande Salvadora
  7. Glossário e muito mais...
    Abraço a todos !
    Henrique - Espirit Net

    http://www.espiritnet.com.br
    A Comunidade Virtual do Novo Milênio.



Informações Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
Inscrição - http://www.geae.inf.br/pt/inscricao.html
Alteração ou Cancelamento - http://www.geae.inf.br/pt/muda-inscricao.html
Coleção dos Boletins em Português - http://www.geae.inf.br/pt/boletins
Coleção do "The Spiritist Messenger" - http://www.geae.inf.br/en/boletins
Página de pesquisa no GEAE - http://www.geae.inf.br/pt/search.html