Grupo de Estudos Avançados Espíritas

http://www.geae.inf.br

Fundado em 15 de outubro de 1992
Boletim Quinzenal de Distribuição Eletrônica

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade", Allan Kardec


Ano 08 - Número 394 - 2000            27 de junho de 2000

Conteúdo

Textos

Comentários Perguntas Painel

Textos
Filosofia Indiana e Filosofia Espírita, Elzio Ferreira de Souza, Brasil


(Do Livro "Pérolas no Fio", do espírito Yogashririshinam, médium Elzio Ferreira de Souza - Círculo Espírita da Oração. Corresponde a um cápitulo escrito pelo médium como comentário complementar aos textos do autor espiritual)

    O termo correspondente a filosofia, em sânscrito, é darshana - "visão direta". A filosofia indiana  possui características próprias; ela não se assemelha à moderna filosofia ocidental dominada pela especulação intelectual e pela preocupação informativa.  Encontra-se mais próxima dos filósofos da antiguidade (Pitágoras, Platão, Aristóteles, Plotino, etc...) e dos filosofos católicos medievais no que diz respeito ao amor à visão da verdade e à integração das idéias numa estrutura singular, as quais, geralmente, se encontram compartimentalizadas no ocidente (os diversos ramos da filosofia, psicologia, sociologia, fisiologia, física, etc...). Ela fornece a base fundamental para os estudos especializados e a orientação da vida. Sua preocupação fundamental é a transformação do ser; disto decorre a existência de dois aspectos complementares entre si - o teórico e o prático.

    Como escreve Tigunait (Pandit Rajmani Tigunati - Seven Systems of Indian Philosophy, 1983), "conhecimento teórico que não tem aplicação na vida diária não é de modo algum filosofia, mas, apenas, mera especulação metafísica".  Os sistemas filosóficos da Índia objetivam traçar roteiros para conduzir o aspirante ao conhecimento da Realidade Última. Um ponto de vista idêntico encontramos na afirmativa de Jesus - "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (Jo. 8:32); aí se afirma:

    a) O sujeito cognoscente;
    b) A Possibilidade do Conhecimento;
    c) O Objeto do Conhecimento;
    d) A Conseqüência da obtenção do Conhecimento;

    Isso não quer dizer que a filosofia ocidental não esteja na busca permanente da verdade última, mas, como diz Reale (Miguel Reale, Introdução à Filosofia, 1988),  "trata-se, porém, mais de uma inclinação ou orientação perene para a verdade última que a posse da verdade plena". A filosofia persegue, ao contrário, a posse desta verdade; portanto a finalidade essencial de sua pesquisa não pode ser meramente especulativa, como ocorre no ocidente.

    A conversão do pensamento em ação  com vistas à libertação do indivíduo informa a meta do filosofar, por isto, enquanto a filosofia, no ocidente, se limita a enriquecer-se com os dados que lhe vão sendo fornecidos pelas ciências, reformulando suas concepcões, na Índia as experiências são realizadas no próprio ser, sobretudo pela prática do Yoga, testando-se ao vivo as assertivas tradicionais e conduzindo o homem, através desta singular experimentação, a uma maior compreensão de sua origem e destino.

    Os sistemas filosóficos indianos constumam, tradicionalmente, ser divididos em dois grandes grupos, com base na aceitação, ou não, da autoridade dos Vedas. Os que a aceitam são denominados de ortodoxos, e entre estes se contam os que acreditam em Deus como criador e aqueles que rejeitam um criador do mundo, como os sistemas Mimansa e Samkhya.   Os principais sistemas ortodoxos, além dos dois já referidos, são Vedanta, Yoga, Nyaya e Vaisheshika. Entre as escolas heterodoxas, as principais são Charvaka, Jaina e Bauddha (Budismo).  Outras divisões são possíveis - sistemas monistas e dualistas; teístas e ateístas.

    A Filosofia Espírita tem traços coincidentes com a orientação da Filosofia Indiana. O saber espírita está direcionado à visão da verdade e à aplicação na vida prática dos pontos de vista teóricos, tendo sempre como preocupação fundamental a transformação do homem,  e não a mera especulação. Por outro lado, a consideração de um aspecto prático na filosofia esvazia qualquer discussão sobre religião espírita, decorrente ela própria do conceito de religião, ligada sociológica e historicamente a dogmas, rituais, sacerdócio e hierarquia. A depuração filosófica do conceito é possível (Kardec, O Espiritismo é uma religião ?) .  Kardec rejeita uma declaração do Espiritismo como religião por dois motivos:

    a) "não há uma palavra para exprimir duas idéias diferentes";
    b) "na opinião geral, religião é inseparável de culto; desperta exclusivamente uma idéia de forma que o Espiritismo não tem";

    Mas não se pode olvidar que a dificuldade não se encontra tão só no vocábulo religião; o termo ciência, por exemplo, pode ser empregado num sentido lato, abrangendo a filosofia, ou num sentido restrito, excluindo-a. E, no entanto, Kardec o utiliza no sentido amplo ao dar o conceito de Espiritismo (Kardec, Qu'est-ce que le Spiritisme ?). Ainda mais, no curso da história as palavras tem adquirido novos significados, às vezes em contradição com o próprio sentido etimológico. Apesar de todo o cuidado de Kardec, não colocou ele de lado palavras como alma e anjo, expressões empregadas pelas religiões tradicionais .

    Uma coisa, no entanto,  é certa: mesmo aqueles que negam o aspecto religioso do Espiritismo concordam com suas conseqüências morais e a necessidade da vivência dos postulados aceitos, e nisto reside realmente o que importa (Conf. Kardec, Le Livre des Esprits - Conclusão IX).

    Não se deve olvidar, entretanto, que os problemas encarados pelo saber espírita deverão ser submetidos a aproximações complexas, seja metafísica, etíca, epistemológica, sociológica, psicológica, física, etc., numa visão holística, idêntica àquela perspectiva sintetizadora, no dizer de Sir B. N. Seal, entre outros, inerente à filosofia indiana (Chatterjee and Datta, 1984); não podem, por isto, serem dissecados em compartimentos estanques para apreciações científicas, filosóficas e religiosas, desprezada a perspectiva globalizante essencial à própria Doutrina. Vide Kardec, La Genèse - I, 18; O que ensina o Espiritismo (Revista Espírita, 1865), p. 224; Crônica de Bruxelas (Revista Espírita, 1866), p. 266; Le Livre des Médiums, n.os 13 e 18; Le Livre des Esprits, Int. n.o XIII.

    Finalmente, consignemos, aqui, uma série de princípios fundamentais que são comuns à Filosofia Espírita e à hindu:

  1. Unidade Divina.
  2. Existência dos Espíritos como seres individuais e imortalizáveis.
  3. Concepção múltipla do Homem.
  4. Evolução em todos os planos da Natureza.
  5. Progressividade dos Espíritos.
  6. Reencarnação.
  7. Responsabilidade individual e coletiva.
  8. Lei de causa e efeito.
  9. Pluralidade dos mundos habitados.
  10. Comunicabilidade entre os Espíritos encarnados e desencarnados, e entre encarnados, por meios extra-sensórios.
    É certo que o Espiritismo, pela sua própria origem, oferece um destaque todo especial em relação à fenomenologia mediúnica, mas não podemos olvidar que:

    a) o hinduismo é também rico de expressões fenomênicas;
    b) "as manifestações vêem corroborar, a confirmar, mas elas não são a base essencial" da doutrina (Kardec, Le Livre des Médiums, n.o 32).



Comentários
Sobre o livro "Pérolas no Fio", Carlos, Brasil

    Singularmente, o mestre, depois de uma preleção sobre uma passagem da Katha Upanishad, levantou-se:
    - Mestre, reclamou o discípulo, hoje não nos abençoastes, como sempre o fazes.
    - Ah! meu filho, Deus é quem nos abençoa a todos. Quando estamos voltados para o Divino, podemos dispensar toda manifestação exterior. Não te acostumes com as palavras, examina o coração. Aí está o verdadeiro tesouro. Yogashririshinam - Pérolas no Fio.
Caros Amigos,

    O livro "Pérolas no Fio", do espírito Yogashririshinam através do médium Elzio Ferreira de Souza, me chegou casualmente as mãos, como um presente de amigos, e somente após algum tempo iniciei sua leitura. Foi uma boa surpresa, pois não só as pequenas parábolas - em belo estilo oriental - trazem mensagens de grande profundidade, como o livro é complementado por observações do médium sobre a Filosofia Indiana que por si só já justificam uma obra (vide Filosofia Indiana e Filosofia Espírita).

    Nenhum espírita ignora que o Espiritismo reafirma verdades que sempre foram conhecidas da humanidade, de forma mais ou menos velada conforme a época e a capacidade de compreensão dos povos. Também nenhum espírita ignora que o campo de estudo revelado pelo Espiritismo é vasto e complexo, exigindo anos a fio de dedicação no aprendizado. Pois bem, o estudo de outras Filosofias que lidam com os mesmos problemas, pode auxiliar no trato de muitas questões - principalmente colocando outros pontos de vistas e perspectivas - que devido ao hábito permanecem insuspeitados. Neste aspecto o estudo da Filosofia Indiana traz proveitos imensos e sem dúvida alguma não deixará de surpreender muita gente.

    Para quem estranhe o nome do autor e o fato de um Hindu manifestar-se no meio espírita brasileiro, gostaria de lembrar que nossa formação cultural se iniciou no mesmo período histórico em que navegadores portugueses ligavam as Indias ao mundo europeu. No dizer de Gilberto Freire em Casa Grande & Senzala:

     "Resta-nos salientar o fato, de grande significação na história social da familia brasileira, de ter sido o Brasil descoberto e colonizado - do fim do século XVI em diante o Brasil autocolonizou-se, defendendo-se por sí da agressões estrangeiras- ná epóca em que os portugueses, senhores de numerosas terras na Ásia e África, haviam-se apoderado de uma rica variedade de valores tropicais (...) " (cap. III - O Colonizador Português: Antecedentes e Predisposições)

      Nada mais natural que o intercâmbio de valores culturais e de pessoas no plano material se refletisse no intercâmbio de valores espirituais e de espíritos provenientes dos povos em contato.  O contato espiritual provavelmente muito mais duradouro que o material, talvez  contribuindo também para a facilidade encontrada em nossas terras - um tanto rara entre os povos ocidentais - no intercâmbio  mediúnico e  na difusão da idéia de reencarnação. Mediunidade e reencarnação são verdades velhas de milênios nas terras do Indus e do Ganges.

    A propósito, as parábolas orientais devem ser lidas de forma diferente a que nos habituamos em nossas crônicas e estudos, normalmente devem ser lidas com calma, pausadamente, nos momentos psicológicos adequados, pois exigem reflexão para desfrutar-lhes todo o conteúdo. Não procuram transmitir diretamente ao leitor seus segredos, deixam para que ele os descubra.




Perguntas
Obras de Pastorinho ?, Everson, Brasil

Prezados companheiros,

    Estamos realizando estudos da obra de Carlos Torres Pastorino e gostaríamos de saber se vocês sabem informar onde podemos conseguir os originais da obra Sabedoria dos Evangelhos, (para compra ou empréstimo) publicada em oito volumes, que encontra-se esgotada no mercado.

    Paz e Alegria.

    Everson Ramos de Oliveira
    Belo Horizonte/MG
    everson1@uai.com.br



Evolução do principio inteligente, Mozalt, Brasil


Meus amigos,

    Em função de pesquisa, gostaria de saber a opinião de voces sobre a evolução do Principio Inteligente,  no reino mineral. Como ela se processa? O que dizer da visão de Pastorino, em "A Sabedoria do Evangelho"?

    gratos pela atenção.
    abraços
    Mozalt




Painel
Página sobre o médium Hercilio Maes, Martin

Amigos

Recem realizei um trabalho sobre o medium Hercilio Maes (quase nada se encontra a seu respeito na internet), um site, sobre seus livros desenvolvidos juntamente com Ramatis, pediria que vcs ajudassem na divulgacao deste site, para que o trabalho deste grande medium atinja o maior numero de pessoas.

    URL: http://members.tripod.com.br/HercilioMaes/

    Saudacoes
    Martin
 

Evolução do principio inteligente, Mozalt, Brasil



Encontro de Corais, Casa de Cultura Espírita

Caro Irmão,

    Estamos, com muita alegria, repassando essa mensagem para todos os interessados.

    Abraço Fraterno
    Casa de Cultura Espírita
    "Sensibilização no processo de educação e renovação interior."


Coral Despertar
Rio de Janeiro, 29 de junho de 2000.

Caros Srs.,

    Venho através deste, convidá-los a participar do "I - CHORUS FEST" .

    Este evento será um Encontro de Corais, que terá como objetivo  apresentar ao público o trabalho que vários grupos têm desenvolvido  nesta modalidade.

    O Chorus Fest, será realizado no dia 15 de setembro de 2000 às 19:00 horas, no Tijuca Tênis Clube - Rio de Janeiro.

    Vale ressaltar, que o evento estará também contribuindo para uma campanha de solidariedade ao Hospital Gafrée Guinle, onde atualmente a área de pediatria que cuida de crianças com o vírus da AIDS está  necessitando urgentemente de material hospitalar, como: seringas  descartáveis, fraldas, etc... O evento não terá fins lucrativos.

    Nós que somos brasileiros e que temos proximidade com a arte, podemos  dar a nossa contribuição, levando a música para dentro do coração das pessoas; para que nossa voz possa transmitir o amor , a paz e a esperança por um mundo melhor.

    Gostaria muito de contar com a participação de vocês neste evento.

    Caso a resposta seja positiva, gostaria que me enviassem as seguintes informações:

    ==========================
    Nome do Coral
    Nome do Regente
    Histórico
    1 foto para confecção do programa
    Número de Componentes
    Endereço completo
    Pessoa de contato
    =============================

    O evento contará com apoio de mídia e divulgação.
    A confirmação deverá ser feita até o dia 14 / 07/ 2000.
    Com base nos dados enviados por vocês, enviaremos o convite formal e a programação.

    Contatos:
    Lia Amorelli  - AMORELLI & THOMPSON - Comunicação e Marketing
    Relações Públicas do Coral do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro
    Tel: (21) 621-9439 / 621-9431 / 208-7605 / 570-8008
    Cel: (21) 91752776
    Fax: (21) 570-8008
    e-mail: liamar@osite.com.br     lia@metalnave.com.br



O Cândido - Chico Xavier, Coral Despertar

===================
O Cândido - Chico Xavier
===================

Direção: Ana Rosa
Texto: Flávio Serra
Elenco: Eduardo Prata, Angelo Miguel, Helena Bittencourt, Paulo Albuquerque,
Chayene Torres

=========================
Paticipação especial:
CORAL DESPERTAR
Regência: Otavio Mocellin Selles
=========================

19: 00 - 19:30 h - Coral Despertar
19:30 - 21:00 h - Peça "O Cândido"

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Local: Solar das Artes Teresa d'Ávila
Endereço Rua Ibituruna no. 53 - Tijuca - Rio de Janeiro-RJ
Dia: 15/07/00
Horário: 19:00 h
Ingresso antecipados: R$ 10,00
informações:
tel.: (21) 9681-0923 (Coral)
email: coraldespertar@mail.com
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Release da Peça
=============

        O mineiro Francisco Cândido Xavier é considerado, nos dias atuais, um mito nacional e suas obras já inspiraram inúmeras peças e trabalhos teatrais. Mas como é, realmente o lado humano deste misterioso ser? O espetáculo "O Cândido Chico Xavier" vai revelar uma visão mais humana deste homem, contando sua historia desde o seu nascimento até os dias atuais.

        A peça, dirigida pela atriz Ana rosa  e escrita por Flavio Serra, é baseada em biografias do próprio Chico e relata momentos felizes e críticos de sua infância, adolescência e discriminação pela qual foi vitima quando assumiu sua missão espiritual. O Ator Carlos Vereza terá participação especial no espetáculo empresetando a sua voz a Emmanuel, mentor espiritual de Chico Xavier.

        Francisco cândido Xavier, nasceu no dia 2 de abril de 1910, em Pedro Leopoldo, interior de Minas Gerais, onde viveu sua infância ao lado de seus familiares. O cenário serve de pano de fundo para o roteiro da peça que revelará fatos marcantes de sua vida. Desde muito pequeno, Chico Xavier apresentava um comportamento diferente, especialmente na forma de encarar os fatos  curiosos que aconteciam ao seu redor.
 
 

Release do Coral
=============

        O Coral Despertar do Abrigo Teresa de Jesus, formado com cerca de 20 vozes, foi fundado em 1991, apartir de um grupo de amigos que possuíam em comum o amor pela música e pela doutrina espírita.

        O primeiro CD do Coral Despertar, denominado " De Mãos Unidas", reúne  uma coleção de  16 peças a capela e  ou com acompanhamento de flautas  e orgão, e visa consolidar a proposta de possibilitar a difusão ampla da música cristã e ajudar ao Abrigo Teresa de Jesus na Tijuca

        Você não pode perder a oportunidade  de  assistir o Coral Despertar  que apresenta melodias que  auxiliam a meditação e o refazimento  espiritual e também leva você a praticar a caridade, pois os recursos são também para ajudar o Abrigo Teresa de Jesus, que abriga mais de 300 crianças carentes de 3 meses a 12 anos, há mais de 80 anos.

        Você pode adquirir o Cd  "De Mãos Unidas" no Abrigo Teresa de Jesus: Rua Ibituruna, 53 - tel.: (021) 569-0387, na Tijuca, na USEERJ - rua dos Inválidos, (021) 182 tel: 224-1244 no Centro. Rio de Janeiro-RJ.

====================
www.coraldespertar.cjb.net
coraldespertar@mail.com
====================


Transcomunicação Instrumental, Alexandre

    Convido aos interessados no tema Trancomunicação Instrumental (TCI) à participar de nossa lista de discussão específica sobre o tema. Hoje somos 108 integrantes.

    Para participar basta enviar e-mail para:

    tci-br-subscribe@egroups.com

    Saudações,

    Alexandre de Carvalho Borges
    Adminstrador da Lista TCI



Site Espírita sobre o Esperanto, Marcos

Prezados Senhores,

    Solicito a divulgação do Site Espírita sobre o  Esperanto, O Idioma da Humanidade:

    http://sites.uol.com.br/pepperx10

    Na última página do site temos os  endereços do Esperanto na Internet, são chats, páginas, e-mails, revistas e jornais virtuais.

    O Esperanto foi criado no plano espiritual na mesma época que a doutrina espírita e  tem forte interligação de propósitos, na transformação da humanidade em uma só família universal.

    O Conselho Espírita Internacional decidiu pela adoção do Esperanto como língua de trabalho e o Congresso Espírita de Paris, em 2004, será falado integralmente em Esperanto.

    O aprendizado de Esperanto é extremamente fácil e agora com o Curso de Esperanto para Windows 95 ou Superior ficou mais ainda. O disquete com o Curso pode ser solicitado pelos endereços:

    e-mail: laborgrupo@bol.com.br
    ICQ: 2905555
    telefone: (12) 9125-2630
    bip 0800140737 - código 4246516
    caixa postal 1697 cep 12230-990 São José dos Campos/SP

    o disquete custa apenas R$ 3,00 (três reais) pagos somente após o recebimento e as despesas de correio estão inclusas
vendemos em consignação para livrarias e bancas de jornais espíritas com descontos especiais

    Esperanto Laborgrupo
    http://laborgrupo.vila.bol.com.br



Informações Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
Inscrição - http://www.geae.inf.br/pt/inscricao.html
Alteração ou Cancelamento - http://www.geae.inf.br/pt/muda-inscricao.html
Coleção dos Boletins em Português - http://www.geae.inf.br/pt/boletins
Coleção do "The Spiritist Messenger" - http://www.geae.inf.br/en/boletins
Página de pesquisa no GEAE - http://www.geae.inf.br/pt/search.html