Grupo de Estudos Avançados Espíritas

http://www.geae.inf.br

Fundado em 15 de Outubro de 1992
Boletim Quinzenal de Distribuição Eletrônica

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade", Allan Kardec


Ano 08 - Número 389 - 2000             18 de abril de 2000

Conteúdo

Textos

Comentário Perguntas Painel

Texto
A Parábola do Filho Pródigo - A Lei dos Ciclos, Maximino Paulo Vanin, Brasil

 O Espiritismo será a Religião do futuro? Não. O Espiritismo será o futuro das religiões. EMMANUEL.

 Deixemos que o evangelista nos conte, mais uma vez, sua linda mensagem de esperança para todos nós, peregrinos há muito desgarrados e humilhados em terra distante, que ansiamos voltar à Casa do Pai:

 “Um homem tinha dois filhos. O mais jovem disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe.’ E o pai dividiu os bens entre eles. Poucos dias depois, ajuntando todos os seus haveres, o filho mais jovem partiu para uma região longínqua a ali dissipou sua herança numa vida devassa. E gastou tudo. Sobreveio àquela região uma grande fome, e ele começou a passar privações. Foi, então, empregar-se com um dos homens daquela região, que o mandou para seus campos cuidar dos porcos. Ele queria matar a fome com as bolotas (cascas) que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. E caindo em si, disse: ‘Quantos servos de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome! Vou-me embora, procurar o meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou mais digno de ser chamado teu filho. Trata-me como um dos teus empregados.’ Partiu, então, e foi ao encontro de seu pai. Ele estava ainda longe, quando o seu pai o viu, encheu-se de compaixão, correu e lançou-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos. O filho, então. Disse-lhe: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.’ Mas o pai disse aos seus servos; ‘Ide depressa, trazei a melhor túnica e revesti-o com ela, pode-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Trazei o novilho cevado e matai-o; comamos e festejamos, pois este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi reencontrado!’ E começaram a festa. Seu filho mais velho estava no campo. Quando voltava, já perto da casa ouviu músicas e danças. Chamando um servo, perguntou-lhe o que estava acontecendo. Este lhe disse: ‘É teu irmão que voltou e teu pai matou o novilho cevado, porque o recuperou com saúde.’ Então ele ficou com muita raiva e não queria entrar. Seu pai saiu para suplicar-lhe. Ele porém, respondeu a seu pai: ‘Há tantos anos eu te sirvo, e jamais transgredi um só dos teus mandamentos, e nunca me deste um cabrito para festejar com meus amigos. Contudo, veio esse teu filho, que devorou teus bens com prostitutas, e para ele matas o novilho cevado!’ Mas o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. Mas era preciso que festejássemos e nos alegrássemos, pois este teu irmão estava morto e tornou a viver, ele estava perdido e foi reencontrado.” JESUS, em Lucas, 15:11 a 32.

 Para a maior parte dos cristãos, que por diversas vezes ouviram referências a essa parábola em sermões dominicais, a história significa pouco mais do que a infinita generosidade do Pai, que recebe de braços abertos o filho pródigo que saiu de sua casa para entregar-se à devassidão, dissipando sua herança. É mais uma lembrança de que o erro não compensa, mas que, em última análise, se tivermos a desgraça de cair no pecado (e quem não caiu incontáveis vezes?) podemos, por meio da verdadeira contrição, ser perdoados e recebidos de novo pelo Pai.

 Essa interpretação singela tem seus méritos e satisfaz a grande massa dos fiéis. Mas existe muito mais riqueza por trás dessa parábola, que é um verdadeiro exemplo de quantos ensinamentos podem estar velados na linguagem do simbolismo.

 O respeitado pesquisador e autor Geoffrey Hodson afirma que essa parábola pode ser interpretada tanto do ponto de vista macro como do microcósmico, pois todas as alegorias apresentadas na linguagem sagrada são passíveis de diferentes níveis de interpretação. Isso se deve à natureza essencial da unidade de toda a manifestação, desde o infinitamente grande até o infinitamente pequeno, tanto nos planos mais elevados como nos mais grosseiros. Esse é o sentido de o homem ter sido criado à imagem e semelhança da Inteligência Suprema. Visto de outro ângulo, o homem é aquele ser em que o Espírito mais elevado e a matéria mais densa estão unidos pela mente.

 - Os Espíritos que agem sobre os fenômenos da Natureza agem com conhecimento de causa em virtude de seu livre-arbítrio, ou por um impulso instintivo e irrefletido?

 - Uns, sim; outros, não. Faço uma comparação: figurai essas miríades de animais que pouco a pouco fazem surgir do mar as ilhas e os arquipélagos; acreditais que não há nisso um objetivo providencial e que essa transformação da face do globo não seja necessária para a harmonia geral? São, entretanto, animais do último grau os que realizam essas coisas, enquanto vão provendo às necessidades e sem perceberem que são instrumentos da Inteligência Suprema. Pois bem, da mesma maneira os Espíritos mais atrasados são úteis ao conjunto; enquanto eles ensaiam para a vida, e antes de terem plena consciência de seus atos e de seu livre-arbítrio, agem sobre certos fenômenos de que são agentes sem o saberem. Primeiro, executam; mais tarde, quando sua inteligência estiver desenvolvida, comandarão e dirigirão as coisas do mundo material; mais tarde ainda, poderão dirigir as coisas do mundo moral. É assim que tudo serve, tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, pois ele mesmo começou pelo átomo. Admirável Lei de Harmonia, de que o vosso Espírito limitado ainda não pode abranger o conjunto!” ALLAN KARDEC, em O Livro dos Espíritos, questão 540.

 Segundo o mesmo autor, a parábola do filho pródigo descreve, de forma simplificada, o processo cíclico de descida consciente da vida do Logos à matéria e seu eventual retorno à origem, à casa do Pai, devidamente enriquecida pela experiência do processo, como simbolizado pelas boas-vindas concedidas pelo pai a seu filho. (...).

 Está implícito que a descida do “filho” de sua morada celestial de eterna harmonia e bem-aventurança obedece a um desígnio da maior transcendência e não representa uma atitude de rebeldia ou de desrespeito, mas, ao contrário, é um ato de total obediência à vontade do Pai. RAUL BRANCO, em os Ensinamentos de Jesus e a tradição esotérica cristã – As chaves que abrem o Reino dos Céus na Terra, Parte III. O processo de retorno à Casa do Pai, Cap 7, Editora Pensamento/1999
 




Comentário
Réplica ao comentário "A Verdade" (Boletim 385), Marcelo Marques, Brasil

Caros Amigos,

Há pouco fui admitido neste grupo, tendo acesso a seus estudos e ensinamentos. Não desejo de maneira alguma estender ou fazer caso a críticas à nossa maneira de pensar, mas me sinto compelido a comentar o artigo “A Verdade” (Boletim 385).

Em relação à Bíblia conter a Verdade incontestável, vale lembrar que ela foi compilada por um conselho de doze bispos da Igreja Católica, ou seja, este conselho escolheu quais textos seriam colocados no Livro Sagrado, deixando de fora os que eles julgavam não necessários ou reveladores demais. Aqui devemos ter em mente, ainda, que essas doze pessoas eram realmente bispos, pois o Catolicismo ainda não se preocupava com a impressão da Bíblia na época dos apóstolos, onde, na realidade, os textos estavam sendo confeccionados. Ao ler o comentário do Sr. Hamilton, espero que para ter tanta certeza ele tenha se referido à Bíblia escrita em hebraico, língua falada por Jesus na Terra, pois como sabemos, sempre que uma tradução é realizada partes, idéias e conotações do texto original são perdidos, e mesmo esta missiva, ao ser traduzida para que outros possam entendê-la, perderá alguns de seus significados ocultos e inflexões. Sabendo disso podemos deduzir que a Bíblia, que sabemos ser subjetiva em grande parte de seu texto, jamais deveria ter traduções, para que um texto muito provavelmente mutilado pelo conselho de bispos não sofresse ainda mais deturpações. Um exemplo de como essa tradução nos é prejudicial pode ser vista em nossa mais famosa oração, o “Pai Nosso”. Se algum dia tiverdes oportunidade de ler a Bíblia em hebraico, perceberá que ela não se inicia com Pai Nosso, mas sim ABBA (Deus pai, Deus Mãe, Deus Mãe, Deus Pai), não conotado, portanto, um sentido masculino ao Criador, conceito introduzido pela Igreja Católica a fim de relegar a mulher a segundo plano, pois como sabemos a grande maioria das sociedades antigas eram matriarcais, e não patriarcais como hoje. Atentem para o fato de que eu não desejo de maneira nenhuma criticar a religião Católica, apenas baseando-me em suas próprias filosofias. O Grande Arcano de São Paulo diz : “Queríamos salvá-los pela sua própria loucura, impondo o bem à cegueira de sua fé”, dizendo que nem todas as pessoas estão preparadas para caminhar sozinhas, devendo ser conduzidas, como um rebanho, ao bem, mesmo que por caminhos traçados. De certa forma ele tem razão, pois o poder que vem do Conhecimento não é muito saudável a quem não tenta melhorar a cada dia, mas não aceito ou concordo com essa idéia, pois em minha opinião todos devemos ter a chance de lutar para melhorar, já que um homem medíocre pode chegar a ser tudo, mas nunca será nada. Se analisarmos, isso realmente acontece, pois muito são os fiéis da Igreja Católica, mas praticamente nenhum deles conhece qualquer de seus segredos, desconhecendo até a razão de seus rituais mais corriqueiros. Um exemplo disso é que se perguntarmos o porque dos elementos e das cruzes utilizadas no batismo das crianças, poucos ou nenhum saberá responder o porque, e menos ainda teriam uma resposta acertada.

Outra oportunidade que a Bíblia em hebraico nos dá é perceber o nome de Jesus escrito de várias maneiras diferentes, remetendo a várias épocas, e portanto a diferentes encarnações de Jesus Cristo na Terra, coisa extirpada por exemplo, da Bíblia em português, onde Jesus está escrito como Jesus no Livro inteiro. Mesmo Paulo de Tarso apresenta pelo menos três encarnações já confirmadas, a última há pelo menos setenta e dois anos após a morte dos apóstolos, quando foi considerado o décimo terceiro e fundou o Catolicismo. Esse estudo é feito por pessoas que se especializaram no estudo do Livro Sagrado, inclusive abades e sacerdotes católicos, e de tempos para cá, um observador mais atento perceberá pequenas modificações, lentas e quase imperceptíveis na filosofia católica, adequando-se a essas novas descobertas, comprovando que a Verdade nem sempre pode ser percebida de imediato, mesmo por quem a compilou. Isso também mostra que os textos são realmente subjetivos e escondem mistérios que levam muito tempo a serem descobertos.

Se mesmo assim continuas cego em sua crença, cito o abade católico francês Alphonse-Louis Constant, também conhecido como Eliphas Levi, que viveu entre 1810 e 1875, que em seu testamento, “O Grande Arcano do Ocultismo Revelado”, diz : “O homem equilibrado é aquele que pode dizer : Sei o que é, creio no que deve ser e nada nego do que pode ser, ao passo que o fascinado dirá : Creio no que as pessoas, em quem acredito, me disseram para acreditar. Creio porque amo a certas pessoas e certas coisas. Em outros termos, o primeiro poderá dizer creio pela razão, e o segundo creio pela fascinação”. Cito este trecho para mostrar que a Verdade não tem as fronteiras da religião, pois remete a uma única Força Criadora, sendo que a Verdade nunca é una, e que o Criador tem a Perfeita Inteligência e Suprema Bondade para julgar justa e perfeitamente os casos que se apresentam a ele. Pense sobre isso, e veja em qual das duas frases se encaixa.

Sem mais, despeço-me, esperando ter sido de alguma valia nos estudos daqueles que procuram o Conhecimento.

Fraternalmente,
Marcelo Marques, T.U.N.S.C.




Perguntas
Dúvidas entre o Catolicismo e Espiritismo, Fabio Henrique Gelonose, Brasil

 Oi, meu nome é Fabio, tenho 18 anos e gostei muito do site do GEAE! Estou escrevendo pois preciso de uma ajuda... Gostaria que alguém me explicasse se possível.
    Bem, em primeiro lugar deixe-me falar um poco sobre mim. Eu sempre fui católico praticante,  ( hoje já não sei..) estudei em cólegio de freiras e eu era muito, digamos, "satisfeito" com a Igreja Católica. Mas no ano passado meu avô faleceu e após alguns meses eu procurei me informar sobre o espiritimo. Um amigo meu me recomendou o "Livro dos Espíritos". Eu li e gostei muito. Mas então eu comecei a ficar com "dúvidas" em relação a minha fé.. é dificil dizer mas eu comecei a me "reconhecer" muito com as idéias do "Livro dos Espíritos". Bom, eu estava em dúvida entre o Catolicismo e o Espiritismo!       Decidi ler o "Livro dos Médiuns", algumas pessoas até me falaram que era muito dificil para mim, que estava "chegando" no espiritismo mas eu precisava ler esse livro para ver se, realmente, o espiritismo era aquilo que eu estava pensando, digo, eu queria conhecer melhor a Doutrina Espírita.
    Agora eu já não estou acreditando muito em que eu acreditava antes. Eu estou vendo a igreja de uma forma diferente e estou me achando mais Espirita do que católico! Estou lendo agora "O Evangelho Segundo o Espiritismo".
    Bom.. vou dizer agora minha dúvidas, não encontrei respostas para elas em nenhum livro que li. As perguntas são sobre assuntos que eu "aprendi" no catolicismo e estou querendo saber como o espiritismo os explica.
    Em primeiro lugar, sobre a "Santíssima Trindade". Ela existe para os espíritas? São vistos "Deus, Jesus e o Espírito Santo" como uma única Entidade no espiritismo? Seria Jesus o próprio Deus Criador do universo ou um Espírito puro, muito evoluido, próximo de Deus?
    Sobre a "Instituição da Eucaristia" descrita no Evangelho ( São Lucas 22, 14-20), onde Jesus diz que o pão "é o meu corpo" e o vinho "é o meu sangue" e pede "fazei isso em memória de mim". Talvez seja pretenção minha, mas o que Jesus quis dizer com isso? Seria só uma metáfora o pão o vinho?
    E por último, sobre a "Ressureição" de Jesus.(São João 20,  1- 23)
Eu sempre acreditei na reencarnação, contradizendo o catolicismo, e concordo com as explicações sobre Reencarnação e Ressureição dos Livros dos Espíritos e dos Médiuns.  Mas estou tentando entender o que aconteceu nessa passagem do Evangelho. Pelo catolicismo foi o corpo de Jesus que "reviveu" após 3 dias da sua morte. E para o Espiritismo ?
Lendo essa passagem com "olhos espíritas" o que me veio a mente foi que não foi o corpo que se levantou e que apareceu aos apóstolos, mas sim o "perispírito" de Jesus materializado. Estaria eu correto?  Se estiver, como explicaremos o "sepulcro vazio", o que teria acontecido com o corpo material de Jesus.
     Bem, eu sei que talvez seja dificil responder minhas perguntas, sei tambem que talvez elas estão "fora" dos estudos espíritas e possam ser questões de fé, como a Eucaristia. Mas peço por favor que alguem, estudioso da Doutrina Espírita me tente pelo menos explicar.
    Não sei se consegui me expressar bem nas formulações das questões e se for preciso refazer alguma pergunta me avisem!
    Eu preferi não perguntar isso oralmente a alguém pois gostaria de ter uma resposta escrita, para que eu possa ler, ler, ler e entender!! :)

    MUUUUITO OBRIGADO!!!!!

        Um Grande Abraço!!!

        Fabio Henrique Gelonese
        fabio@gelonese.cjb.net
 


Nota do Editor

         O nosso grande desafio é justamente buscar o esclarescimento da Verdade por todos os meios, afim de compreendermos a Vida, e com isso, seguir a melhor conduta possível na jornada evolutiva infinita. É preciso em primeiro lugar, livrarmos de todo e qualquer preconceito, vaidade e orgulho e caminharmos com a nossa razão e humildade que certamente, novos maravilhosos horizontes surgirão a qualquer momento, dando-nos a alegria e a beleza de viver, obtida pelo esforço merecido.
         O GEAE tem publicado vários textos e comentários sobre o assunto. Mas de tudo o que for lido e vivenciado, a conclusão final cabe a cada um e não devemos aceitar qualquer informação como fé cega.
        Assim, mantemos o lema em nossos Boletins "Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade", Allan Kardec

        Raul Franzolin Neto
         rfranzol@geae.inf.br



O Espírita deve comemorar a Páscoa?, Marinalda, Brasil

O Espírita deve comemorar a páscoa ? Esse assunto deve ser levado as crianças e jovens, para que os mesmos possam aprender conosco ao invés de aprender na escola.
Se nos esquivarmos do assunto, não é pior ?
Gostaria de saber sobre esse assunto !
Obrigada
Marinalda




Painel
II Curso do Grupo de Estudos de Medicina e Espiritismo

Tema: 1 - O Paciente Terminal   2 - Transplantes de Órgãos
Data: 30/05/2000
Local: Faculdade de Ciências Médicas de Santos
Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 179
Cidade: Santos - SP

Email: medesp_fcms@hotmail.com

Programação

19:00 O Paciente Terminal
      Dr. Décio Iandoli Júnior
      Professor da cadeira de Cirurgia e Técnica Cirúrgica da FCMS

20:30 Transplantes de Órgãos
      Dr. Fernando Garcia Guimarães
      Professor da cadeira de Cirurgia e Técnica Cirúrgica da FCMS

Obs: inscrições no Local do Curso - Preço R$ 5,00
 



Hanseníase tem cura?

Estimados amigos,
LEPRA NOS DIAS DE HOJE É UMA VERGONHA!  QUE PAIS É ESTE?
Para ter idéia do desconhecimento-preconceito façam BUSCA nos sites ESPIRITAS E SE ENCONTRAREM ALGUMA COISA AVISEM AO NEU. Em seguida procurem na Internet utilizando a palavra Lepra e Hanseníase.

Recebemos o mail abaixo e estamos enviando para conhecimento.
Voces ja visitaram a pagina do NEU-RJ e examinaram a campanha - HANSENÍASE TEM CURA?
O QUE ACHARAM?
ESTAMOS ESPERANDO SUA RESPOSTA NO MAIL  neufundao@hotmail.com

**************************************
Mail recebido:
Oi amigos da Rede MORHAN NET,
 Tivemos uma reunião muito importante com lideranças comunitárias da cidade de Paragominas no Pará.
A reunião foi convocada pela ex-secretária de saúde ( Denise) e foi impressionante pela mobilização que causou!!!
Tinhamos as seguintes lideranças: dos agentes comunitários de Saúde, de várias associações de bairros, de Desbravadores, de igrejas católicas, movimento de mulheres da Igreja Universal (congrega em torno de 500 mulheres), pastoral da juventude, movimento jovem, secretária de saúde, secretária de assistência social, secretária de educação, Lions, Rotary, conselho de saúde, responsaveis pela saúde do distrito sanitário indígena, responsáveis pela saúde do sistema prisional e mais alguns movimentos e entidades que no momento não me recordo...
acredito que a luta contra a doença naquele município ( que já estava forte) entra em outro momento e deverá ser intensificada...
Paragominas é uma cidade de 70.000 habitantes e tem registrados 450 casos (1999) quase 400 novos casos por ano... a Secretaria de Saúde seguiu em 1999 a estratégia do CONASEMS e descentralizou o tratamento para 7 locais, mas sente falta de material de divulgação, de uma campanha na mídia nacional e de que os municípios mais próximos façam a mesma coisa. Membros da TV local estiveram presentes e se prontificaram a fazer um anúncio institucional...
Mais um ponto na nossa luta contra a doença e o preconceito!!!!
Artur Custódio



 Amigos,

  No Boletim 388, publicamos com muita alegria, a informação do companheiro Marco Nascimento de Campo Grande (MS) sobre a iniciativa da Sociedade Espírita Fraternidade Francisco Thiesen para a criação de um educandário espírita, o Complexo Educacional Blaise Pascal. Ele descreve tal projeto assim: "Tal empreendimento visa oferecer, dentro de alguns anos, um projeto de educação integral às crianças e aos jovens da periferia desta capital. Serão cerca de mil alunos assistidos, da pré-escola ao ensino fundamental, contando com o auxílio de laboratórios, oficinas, hortas, enfim, uma série de atividades subsidiárias, envolvendo-os pelo trabalho e pelo estudo, sob a coordenação de um grupo espírita, e, portanto, sob o enfoque espiritista."
 Na sua mensagem ele nos convida a discutir o tema "prática da caridade" no GEAE.
 Agora, o nosso companheiro Artur Custódio também conclama os espíritas a essa prática.
 Com certeza os espírita estão trabalhando e muito. Produzem um trabalho profícuo na caridade sem  promover grande divulgação. Na busca do aperfeiçoamento pessoal, modificamos também a estrutura espiritual do planeta e com isso surge espontâneamente a necessidade de ajudar o próximo.
 Ficar no anonimato foi de grande importância para mostrar a doutrina espírita como ela é, simples, humilde, isenta de vaidade e orgulho. Além disso, o preconceito e a opressão contribuiram para que ela caminhasse assim. Mas agora os tempos são outros e ela continuará sempre a mesma eternamente. Por que então, não promover a Boa Nova a todos aqueles que desejam consolações para as suas aflições? O Espiritismo não pode ficar caminhando a passos lentos, aguardando algo definido como um raio brusco, ele deve ser mais ousado em todos os sentidos...

        Raul Franzolin Neto
         rfranzol@geae.inf.br
 



Livros Espíritas Grátis (eletrônicos)

LIVROS GRÁTIS (Download)

Agora você poderá adquirir vasta literatura inteiramente grátis, no formato PDF (programa "Acrobat Reader"). Neste mês estamos oferecendo algumas publicações de dois grandes escritores, Chico Xavier e Allan Kardec.

Autor - Chico Xavier

Chico Xavier - Traços Biográficos - 40Kb
Conheça um pouco mais sobre a vida do maior e mais prolífico médium psicógrafo do mundo em todas as épocas .

A Caminho da Luz - 474Kb
Narra a História da Civilização à luz do Espiritismo, mostrando a verdadeira posição do Evangelho do Cristo em face das religiões e das filosofias terrenas. - Chico Xavier.

Há 2000 Anos... - 948Kb
Destaca episódios da História do Cristianismo no século I através da narrativa das experiências de um senador romano — encarnação do autor espiritual. - Chico Xavier.

Vinha de Luz - 453Kb
Convida à prática do Evangelho todos que esperam a renovação da sua vida. Através de 180 mensagens de teor evangélico, aborda temas como: fé; caridade; evolução e vigilância. - Chico Xavier.

Nosso Lar - 532Kb
Retrata as condições da vida além-túmulo, objetivando comprovar a eternidade do Espírito, o estreito relacionamento entre os dois planos da vida e a riqueza das atividades desenvolvidas nas esferas invisíveis ao olhar humano. - Chico Xavier.
 

Autor - Allan Kardec

Biografia de Allan Kardec - 99Kb
Conheça um pouco mais sobre a vida do codificador da Doutrina Espírita

A Gênese - 1.452Kb
A Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza.  Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente. - Allan Kardec.

O Céu e o Inferno - 1.334Kb
Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte. - Allan Kardec.

O Livro dos Espíritos - 1.334Kb
Princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade - segundo os ensinos dados por Espíritos Superiores com o concurso de diversos médiuns - recebidos e coordenados por Allan Kardec.

O Evangelho segundo o Espiritismo - 1.149Kb
A explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida.

O Livro dos Médiuns - 1.181Kb
Ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as difuculdades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo.
 

Maiores informações e download do Acrobat Reader você encontrará aqui.
Envie sugestões e comentários sobre as publicações acima para podemos avaliar a aceitação
junto ao publico leitor.
Email: livrosgratis
http://planeta.terra.com.br/arte/livrosgratis
 


Grupo de Estudos Avançados Espíritas


Informações Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
Inscrição - http://www.geae.inf.br/pt/inscricao.html
Alteração ou Cancelamento - http://www.geae.inf.br/pt/muda-inscricao.html
Coleção dos Boletins em Português - http://www.geae.inf.br/pt/boletins
Coleção do "The Spiritist Messenger" - http://www.geae.inf.br/en/boletins
Página de pesquisa no GEAE - http://www.geae.inf.br/pt/search.html