Grupo de Estudos Avançados Espíritas

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Boletim Quinzenal de Distribuição Eletrônica

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade", Allan Kardec


Ano 08 - Número 387 - 2000             21 de março de 2000

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Texto
Espiritismo e Sociedade, Marco Milani, Brasil

Se quiserdes que os Homens vivam como irmãos na Terra, não basta dar-lhes lições de moral; é preciso destruir a causa do antagonismo existente e atacar a origem do mal: o orgulho e o egoísmo.
Allan Kardec - Obras Póstumas
    A construção de uma sociedade melhor, baseada em relações justas, fraternas, em condições de liberdade e pleno desenvolvimento do indivíduo, ainda é um grande desafio para a humanidade. Esta questão não se restringe a um povo, nação ou bloco econômico, mas expande-se à maioria da população mundial, mesmo considerando-se as diversidades culturais existentes. Obviamente ainda verificamos aqueles que permanecem sob um coercitivo isolamento cultural, refletindo o próprio estágio evolutivo em que se encontram.
    Desde o primeiro agrupamento familiar, passando pelas mais diferentes formas de relações políticas, sociais e econômicas, desenvolvemos as bases do conhecimento atual, orientados por um impulso evolucionista inerente ao Ser humano. Motivação esta que não é derivada exclusivamente do processo histórico, como desejam alguns, mas é a manifestação da potencialidade do Espírito buscando a própria realização.
    Não cabe somente aos filósofos, economistas e sociólogos esta reflexão, visto que todos contribuem ativamente para o equilíbrio (ou desequilíbrio) social. O conhecimento formal do objeto - a sociedade - para uma análise crítica, favorece a identificação de pontos relevantes para a sua harmonia, porém nem todos estes pontos estão significativamente compreendidos.
    Os séculos XVIII e XIX foram bastante fecundos em idéias e experiências neste contexto, destacando-se a forte influência que muitos de seus pensadores legaram aos nossos dias. Nesta época, procuraram prever e, muitas vezes, estabelecer os rumos da chamada sociedade ?civilizada?, considerando principalmente as relações entre o Estado e Governo, justiça e liberdade, propriedade privada e comum, atividade produtiva e consumo.

    Neste mesmo período, vozes de um outro movimento revolucionário faziam-se ouvir pelo planeta. Após séculos de dormência preparadora, aguardando a maturidade intelectual da humanidade, vigorosos sinais do mundo invisível atraíam a atenção para a sua realidade. Uma invasão das idéias espiritualistas procurava acordar os seres para este fato ?admirável? nos diferentes continentes.

    Não que estes fatos fossem novidade, pois a existência e comunicação com entidades espirituais constituem parte da crença de todos os povos da Terra, desde os primórdios da civilização até hoje. Esta comprovação é realizada pela Antropologia, considerando ainda que esta crença é a base de toda a filosofia das religiões. Porém, o entendimento destes fatos é que demandam um despertar intelectual.

    Em 1857, vivenciando uma Europa onde fervilhavam projetos de transformações sócio-econômicas e discussões de âmbito religioso, que uma das mais poderosas idéias para o desenvolvimento humano já vista surge de maneira clara, objetiva e lógica: a Doutrina dos Espíritos, por Allan Kardec.

    O advento do Espiritismo, conseqüência natural da marcha evolutiva, permitiu que o Espírito, elemento fundamental não considerado adequadamente nas demais doutrinas espiritualistas e ideologias políticas, sociais e econômicas florescentes, fosse abordado.

    Os preceitos cristãos revitalizaram-se sob o aspecto racional da doutrina que aproxima a ciência, filosofia e religião, desenvolvendo de forma límpida a essência moral dos ensinamentos de Jesus. É justamente o conhecimento da realidade espiritual e de todas as suas conseqüências morais que norteia o comportamento de qualquer componente de uma sociedade para que esta possa apresentar, de fato, as condições propícias para a felicidade individual e coletiva.

    A Doutrina Espírita causa a verdadeira revolução, pois atinge a base do pensamento humano, a naturalidade do próprio Ser e sua relação com a realidade que o cerca. Modificando esta concepção, os valores morais são revistos e toda noção de sociedade é logicamente alterada (não destruída, mas aprimorada).

    Trata do aspecto social de maneira profunda, destacando a necessidade de que a real transformação ocorra no coração do Homem, combatendo os maiores inimigos do progresso: o orgulho e o egoísmo. Com muita pertinência, invalida qualquer tentativa de imposição ao comportamento fraterno, considerando que este é resultado do aprimoramento moral e não isoladamente de ações políticas. Valoriza a educação do indivíduo como fator transformador, conscientizando sobre o processo evolutivo do Ser.

    Não há progresso sustentável sem a confiança e o investimento no presente para as gerações futuras, marchando com a certeza do bem-estar resultante dos atos equilibrados. Atos estes que são efetuados com coragem, determinação e uma fé inabalável, fundamentada na razão e na moral.

    Neste final de século XX, percebemos que o impacto cultural gerado pelas novas formas de integração sócio-econômicas (globalização) propicia um momento reflexivo de valores nunca antes alcançado. O acesso à informação e ao conhecimento deixa de ser privilégios de poucos para tornarem-se acessíveis a um número cada vez maior de pessoas em diversas nações.

    Depois de verificarmos o fracasso de sistemas políticos e econômicos que se escondiam sob a máscara da igualdade e justiça social, mas que procuravam impor seus preceitos pelo autoritarismo brutal, ainda nos deparamos com sérios problemas estruturais em âmbito mundial: desemprego, fome, analfabetismo, desrespeito aos direitos humanos, etc.

    Imperceptível para alguns e muito lenta para outros, a perseverante transformação moral do planeta está em curso, decorrente da própria evolução do Ser. Espalham-se pelo mundo valorosos indivíduos e organizações de diversas crenças visando atenuar ou eliminar os desequilíbrios expostos, incentivando o progresso humano. Organizações de âmbitos religiosos, políticos, econômicos, civis, etc. Mesmo que nem todos estejam conscientes do processo evolutivo do Espírito, todos são meritórios se agem com sinceridade para alcançar este objetivo, sem preconceitos ou violências de qualquer espécie.

    Porém, desde a sua codificação, a Doutrina Espírita lança suas luzes de forma cada vez mais intensa, libertando consciências dos grilhões da ignorância que entravam o crescimento da Alma. Enquanto idéias e movimentos fragilizados não resistem ao tempo, a sua força reside na solidez de seus princípios.

    É a convivência fraterna através do desenvolvimento moral de todas as pessoas, refletindo nas comunidades e nações, além do esclarecimento sólido sobre a realidade espiritual e suas leis, que o Espiritismo busca promover.



Deus está no controle, Carlos Iglesia, Brasil

        Na pressa da vida moderna nos habituamos a receber informações de todos os lados - da mídia impressa, da televisão, dos departamentos de marketing nas empresas - sem muito tempo para análise e aos poucos acabamos formando uma imagem do mundo superficial e enganadora. Imagem que muitas vezes inclui sobre nosso animo e comportamento.

        Nesta imagem distorcida vemos um mundo onde o homem não tem opções, senão competir e consumir, um homem reduzido a materialidade de um agente econômico sujeito a leis econômicas sem maiores compromissos sociais. Vemos a violência como conseqüência direta de uma sociedade onde o dinheiro é a medida de todos os valores e sua posse justifica quaisquer meios. Justiça, moral, bondade, honra, tudo enfim - parecem termos relativos e superados.

        O bem estar parece reduzido a renda per capita e a felicidade ao saldo bancário. O amor ao próximo, bem, depende da conjuntura, pois se ele gerar prejuízo a opção escolhida será corta-lo. Não espanta que administradores se apropriem das verbas publicas; que o empresário demita para ter maior rentabilidade; que o empregado seja desonesto; que existam assassinos e traficantes; são conseqüências diretas do materialismo resultante dessa visão de mundo.

        A própria globalização parece reduzida ao seu aspecto mais mesquinho, ao fluxo de capitais e serviços dos paises de menor rentabilidade para os de maior.

        Mas essa visão não resiste a uma análise mais profunda, revendo a história moderna, com as ferramentas que a Filosofia Espírita proporciona, vemos um mundo em transformação. Verdadeiros cataclismas morais - cujos pontos culminantes foram as grandes guerras mundiais - marcaram o século XX e criaram uma nova consciência. O cidadão que entrará no século XXI seria irreconhecível para o que saiu do XIX.

        O choque de visões de mundo, aliado ao progresso tecnológico, libertou o homem de estruturas mentais seculares e permitiu uma liberdade de pensamento e um intercâmbio de idéias jamais visto antes. Como na adolescência, em que o ser humano enfrenta os conflitos da transformação de criança em adulto, nossa humanidade está na etapa em que ensaia suas novas liberdades e precisa optar pelo que quer ser. O mundo de expiação e o mundo de regeneração se misturam - um morrendo e outro surgindo.

        O que morre predomina na mídia, o que nasce ainda toma forma nos corações humanos - se antevê nas ações que não chamam a atenção, mas que nem por isso são de menor importância.

        Dentro do movimento espírita, por exemplo, se proliferam as notícias de brigas e de desvios, muito mais importante é a difusão cada vez maior do livro espírita (na bienal do livro deste ano a presença do livro espírita foi impressionante, não só nos estantes espíritas, mas nos de todas as livrarias de importância) e o empenho sempre renovado de seus discípulos. Qualquer visita a um encontro espírita mostrará que o movimento continua sendo dinâmico e se estendendo aos mais diversos campos da atividade humana. No plano internacional a mensagem espírita não só retornou ao seu berço europeu - onde tinha sofrido duro golpe infligido pelas ditaduras e radicalismos do período das guerras - como já encontra núcleos de propagação em diversos cantos do planeta. Mesmo o Esperanto - a língua da fraternidade internacional tão estimada por nós espíritas - que parecia afogada pelo predomínio da língua dos negócios, continua viva e pronta para desempenhar sua missão quando a globalização começar a mostrar seu verdadeiro papel.

        E para dirimir qualquer duvida de que não estamos ao desgoverno do acaso, das cegas forças do interesse material, que há, acima de tudo, um plano educativo em curso, veja-se o que os Espíritos transmitiram século e meio atrás:

        "Ocupai-vos desde já com o trabalho que esboçastes sobre os meios de serdes um dia útil aos vossos irmãos em crença e servirdes à causa da Doutrina, porque é possível que os acontecimentos que vão se desenrolar não vos deixem tempo para a ele vos dedicardes.

        Esses mesmos acontecimentos trarão fases em que o pensamento humano poderá manifestar-se com absoluta liberdade. Nesses momentos, os cérebros em delírio, desprovidos de qualquer direção sadia, engendrarão enormidades tais que o anúncio da própria aparição da besta do Apocalipse não causaria espanto a ninguém e passaria despercebido. A imprensa vomitará todas as loucuras humanas, até esgotar as paixões que ela mesma provocou.

        Tal época será favorável aos espíritas. Eles ganharão importância, prepararão seus materiais e suas armas. Ninguém pensará em incomoda-los, porque eles não perturbarão a ninguém. Serão os discípulos do Espírito, e os outros serão os discípulos da matéria."*

        Ou seja, Deus está no controle da situação.
 


 
*Acontecimentos - mensagem de 23 de fevereriro de 1868, publicada em Obras Póstumas, Allan Kardec (EDICEL- trad. de Silvia Mele Pereira da Silva)


Comentário
Ajuda espiritual, Antonio, Réplica por Raul Franzolin Neto, Brasil
 
    Meus caros.

    Estou precisando de ajuda e esclarecimento dos fatos que irei resumir:

    -Há alguns anos atrás conheci a doutrina espírita, sendo que em 1995, em Valença -RJ, através de um amigo que foi orientado pela espiritualidade me convidou a ir ao centro espírita para assistir as reuniões doutrinárias. Ao iniciar COMECEI A SENTIR GRANDE SONOLÊNCIA PROFUNDA E INCONTROLÁVEL e muitas vezes o confrade da tribuna teria que dar água fluidificada para mim. Depois de persistir, essas sensações começaram a desaparecer e depois de alguns meses fui convidado a participar dos trabalhos da casa, até a participar de desenvolvimento mediúnico, onde estava tendo um desenvolvimento rápido.
    Depois de um ano tive que mudar para Campinas -SP, onde continuei trabalhando com um irmão que fazia cirurgias espirituais, tudo com muito amor e caridade, sem nenhum vínculo lucrativo. Pois bem, de lá pra cá fui ausentando cada vez mais dos estudos e trabalhos mediúnicos.

    Hoje estou na seguinte condição: Procuro várias religiões, tentei voltar ao catolicismo, evangélicos, etc. Sinto um homem inseguro, medroso, sem rumo, com o coração angustiado. As sensações de sonolência continuam sempre que estou numa igreja ou qualquer lugar de oração, como se algo não quisesse deixar, enfim, pensamentos pessimistas, pré -suicidas, ou seja, minha vida não esta tendo graça mais... Gostaria que me ajudassem, pois não estou agüentando mais, estou perdendo todas as oportunidades que aparecem em minha vida.

    Abraços - Antonio

 


 
Caro Antonio,
 
    Temos a oportunidade de aprender com a doutrina espírita que não existem fatos sobrenaturais. Tudo o que observamos na vida, agora compreendemos, que são processos naturais e todo o efeito tem uma causa.
    Assim, devemos buscar as causas das coisas que nos afligem, e muitas vezes, não iremos encontrá-las nesta reencarnação, pois podem ser causas muito remotas e longe de um entendimento perfeito no momento. Mas, a partir do próprio conhecimento de que os efeitos são provenientes de causas geradas pela nossa própria conduta ao longo das várias reencarnações, já iniciamos um processo de identificação delas.
    Sintomas de sonolências em geral, são já reconhecidos como efeitos físicos ligados à mediunidade, assim como, extremidades dos membros, como as mãos e pés frios ou gelados, suores contínuos, etc. Entretanto, o fenômeno mediúnico pode promover diferentes sintomas físicos dependendo da própria condição orgânica do médium envolvido ou mesmo não produzir nenhum efeito notável.

    Não há o que se preocupar a ponto de se sentir extremamente prejudicado. Basta manter o equilíbrio, desenvolver o estudo sério dos fenômenos mediúnicos que pode ser feito através do Livro dos Médiuns e outros, procurando orientação em pessoas mais experientes que obtiveram conhecimentos através dos estudos teóricos e da prática em reuniões mediúnicas, que poderão orientá-lo melhor tendo em vista as peculiaridades do seu processo, e caminhar na busca do conhecimento maior, que assim, as angustias desaparecerão e nova fase surgirá de trabalho produtivo no caminho do bem. Tudo depende de nós mesmos...

    Um abraço
    Raul Franzolin Neto


Mecanismo das alucinações, Flávio, Brasil

    Allan Kardec em "O que é o Espiritismo", no capítulo I, segundo diálogo (o cético), mais precisamente na parte que trata das "Falsas explicações dos fenômenos", nos diz o seguinte: "ignoro que já se tenha claramente explicado o mecanismo da alucinação", isto em julho de 1859, data de publicação do citado livro.
    Gostaria de, se possível, obter informações de como está o conhecimento científico/estudos/teorias/certezas,etc., a respeito do "mecanismo das alucinações", hodiernamente.

    Muita paz!!!

    Flávio do Amaral Castelhano


Divaldo Franco com o Padre Quevedo, Miguel Angelo, Brasil

    Fiquei muito triste com a falta de lealdade e de responsabilidade com que o programa Fantástico (Rede Globo) expôs a imagem do médium Divaldo Franco na matéria do Pe Quevêdo. Em particular não me agrada este quadro, pois a postura do referido sacerdote é sempre imposição de suas concepções, onde em muitas vezes ele transpõe os limites da cortesia e da boa educação.

    Concordo com o Padre, quando ele fala que os mortos não mandam mensagens, pois o espiritismo foi codificado para ser mais uma prova de que ninguém morre. Entretanto a reportagem foi editada de maneira parcial e injusta como quem acolhe um traidor pensando ser um irmão.

    No caso particular de Divaldo Franco, trata-se de um homem com a vida dedicada à caridade e líder de uma obra assistencial que atende diariamente milhares de pessoas de diversas comunidades carentes de Salvador, e representa a causa espírita em várias nações.

    Como a própria reportagem declarou, este homem já psicografou mais de 140 livros, e incontáveis mensagens. Na mesma linha e sob a égide da doutrina codificada por Allan Kardec, trabalham de maneira abnegada na causa do amor de Cristo vários médiuns a exemplo de Chico Xavier a que dispenso me estender em palavras que jamais serão dignas de descrever a relevância e a importância de seu trabalho.

    Acredito no respeito entre as concepções ideológicas e religiosas. A postura do próprio Papa João Paulo II não demonstra afinidade com a atitude do referido sacerdote, que, pelo fato de ser o titular do quadro em apreço, sente-se na obrigação de impor as suas conclusões a todos que infelizmente estão o assistindo.

    Finalizando, acho muito mais honesto colocá-lo diante das pessoas que ele acredita estar a desmentir, como fizeram com a matéria da "transcomunicação instrumental", que parece ter caído no esquecimento do programa, ao invés de trair tendenciosamente em ambiente nacional, como fizeram com Divaldo Franco que abriu espaço aceitou a equipe do Fantástico no seio de seu lar para ser submetido a tão desagradável procedimento!

    Miguel Angelo do Vale Sampaio


Painel
Congresso Espírita Americano - Miami, Rosana de Almeida, Estados Unidos

Olá amigos,

    Estive navegando pelo site de vocês, que é muito bom, cheio de informações importantes, pois estamos trabalhando na realização de um Congresso Espírita Americano que ira realizar-se de 5 a 8 de Outubro, em Miami e estamos fazendo divulgação pelo mundo todo.

Segue anexo Boletin Informativo para vocês. Temos também um Site, que é: www.spiritistcongress.com, em inglês, Português e Espanhol.

Relação dos conferencistas do Congresso Espírita Americano

Tradução

    As palestras do Congresso serão em três idiomas: Inglês, Espanhol e Português e ainda contaremos com a facilidade de tradução simultânea.

INFORMAÇÕES

P.O. BOX 527605 MIAMI FLORIDA 33152
E-MAIL : SPIRITIST2000@HOTMAIL.COM
ENDEREÇO : 6450 NW 77th, COURT
MIAMI. FL 33166 TEL/FAX: (305) 477-4148
www.spiritistcongress.com

Versão eletrônica do Jornal Verdade e Luz

Amigos,
 
    A USE - União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Ribeirão Preto edita o Jornal VERDADE E LUZ há 15 anos e, desde março/2000, está disponibilizando uma versão eletrônica via Internet:
www.geocities.com/verdadeeluz.
    Faça-nos uma visita. Muita Paz
    Jornal Verdade e Luz



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