Grupo de Estudos Avançados Espíritas

http://www.geae.inf.br

Fundado em 15 de Outubro de 1992
Boletim Semanal de Distribuição Eletrônica

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade", Allan Kardec


Ano 08 - Número 385 - 2000             22 de fevereiro de 2000

Conteúdo

Textos
 

Comentários
 

Texto 
Para uso geral e irrestrito, por Rogério Coelho, Brasil

Graças  ao   intercâmbio  mediúnico  sadio,  a  lei  evangélica já  não  será  letra  morta,  visto  que  os  Espíritos  do Senhor compelirão  os seus tutelados encarnados a pô-la em prática?.
Allan Kardec
    Ao entregar  O Evangelho Segundo o Espiritismo a lume, esse maravilhoso livro que confere lastro religioso à Doutrina Espírita, o Mestre Lionês deixou bem claro que daquela obra

    (...) todos podem haurir os meios de conformar com a  moral do Cristo o respectivo proceder.   (...) Para os homens, em particular, constitui a moral do Cristo uma regra de procedimento que abrange todas as circunstancias da Vida privada e da Vida pública; o princípio básico de todas as relações sociais que se fundam na mais rigorosa justiça.   É, finalmente e acima de tudo, o roteiro infalível para a felicidade vindoura, o levantamento de uma ponta do véu que nos oculta a vida futura.   Essa parte é a que será objeto exclusivo desta obra.

    Toda a gente admira a moral evangélica; todos lhe proclamam a sublimidade e a necessidade; muitos, porém, assim se pronunciam por fé, confiados no que ouviram dizer, ou firmados em certas máximas que se tornaram proverbiais.  Poucos, no entanto, a conhecem a fundo e menos ainda são os que a compreendem e lhe sabem deduzir as conseqüências.  A razão está, por muito, na dificuldade que apresenta o entendimento do Evangelho que, para o maior número dos seus leitores, é ininteligível.   A forma alegórica e o intencional misticismo da linguagem fazem que a maioria o leia por desencargo de consciência e por dever, como lêem as preces, sem as entender, isto é, sem proveito.  Passam-lhes despercebidos os preceitos morais, disseminados aqui e ali, intercalados na massa das narrativas. Impossível, então, apanhar-se-lhes o conjunto e tomá-los para objeto de leitura e meditações especiais.

    (...) Muitos pontos dos Evangelhos, da Bíblia e dos autores sacros em geral só são ininteligíveis, parecendo alguns até irracionais, por falta da chave que faculte se lhes apreenda o verdadeiro sentido.   Essa chave está completa no Espiritismo, como já o puderam reconhecer os que o têm estudado seriamente e como todos, mais tarde, ainda melhor o reconhecerão...

    O Espiritismo se nos depara por toda a parte na antigüidade e nas diferentes épocas da Humanidade.   Por toda a parte se lhe descobrem os vestígios:  nos escritos, nas crenças e nos monumentos.   Essa a razão por que, ao mesmo tempo em que rasga horizontes novos para o futuro, projeta luz não menos viva sobre os mistérios do passado.   (...) As instruções que promanam dos Espíritos são verdadeiramente as vozes do Céu que vêm esclarecer os homens e convidá-los  à prática do Evangelho.

CONTROLE  UNIVERSAL  DO  ENSINO  DOS  ESPIRITOS

    Se a Doutrina Espírita fosse de concepção puramente humana, não ofereceria por penhor senão as luzes daquele que a houvesse concebido.  Ora, ninguém, neste mundo, poderia alimentar fundadamente a pretensão de possuir, com exclusividade, a verdade absoluta.  Se os Espíritos que a revelaram se houvessem manifestado a um só homem, nada lhe garantiria a origem, porquanto fora mister acreditar, sob palavra, naquele que dissesse ter recebido deles o ensino.  Admitida, de sua parte, sinceridade perfeita,  quando muito poderia ele convencer as pessoas de suas relações; conseguiria sectários, mas nunca chegaria a congregar todo o mundo.

    Quis Deus que a nova revelação chegasse aos homens por mais rápido e autêntico caminho.   Incumbiu, pois, os Espíritos de levá-la de um pólo a outro,  manifestando-se por toda a parte, sem conferir a ninguém o privilégio de lhes ouvir a palavra.

    Um homem pode ser ludibriado, pode enganar-se a si mesmo; já não será assim, quando milhões de criaturas vêem e ouvem a mesma coisa.  Constitui isso uma garantia para cada um e para todos.  Ao demais, pode fazer-se que desapareça um homem; mas não se pode fazer que desapareçam as coletividades; podem queimar-se os livros, mas não se podem queimar os Espíritos.  Ora, queimassem-se todos os livros e a fonte da doutrina não deixaria de conservar-se inexaurível, pela razão mesma de não estar na Terra, de surgir em todos os lugares e de poderem todos se dessedentar nela. Faltem os homens para difundi-la:  haverá sempre os Espíritos, cuja atuação a todos atinge e aos quais ninguém pode atingir.

    São, pois, os próprios Espíritos que fazem a propagação, com o auxílio dos inúmeros médiuns que, também eles, os Espíritos, vão suscitando de todos os lados.   Se tivesse havido unicamente um intérprete, por mais favorecido que fosse, o Espiritismo mal seria conhecido.   Qualquer que fosse a classe a que pertencesse, tal intérprete houvera sido objeto das prevenções de muita gente e nem todas as nações o teriam aceitado, ao passo que os Espíritos se comunicam em todos os pontos da Terra, a todos os povos, a todas as seitas, a todos os partidos, e todos os aceitam.   O Espiritismo não tem nacionalidade e não faz parte de nenhum culto existente; nenhuma classe social o impõe, visto que qualquer pessoa pode receber instruções de seus parentes e amigos de além-túmulo.   Cumpre seja assim, para que ele possa conduzir todos os homens à fraternidade.   Se não se mantivesse em terreno neutro, alimentaria as dissensões, em vez de apaziguá-las...

    Nessa universalidade do ensino dos Espíritos reside a força do Espiritismo e, também, a causa de sua tão rápida propagação.   Enquanto a palavra de um só homem, mesmo com o concurso da imprensa, levaria séculos para chegar ao conhecimento de todos, milhares de vozes se fazem ouvir simultaneamente em todos os recantos do planeta, proclamando os mesmos princípios e transmitindo-os aos mais ignorantes, como aos mais doutos, a fim de que não haja deserdados.   É uma vantagem de que não gozara ainda nenhuma das doutrinas surgidas até hoje.

    Se o Espiritismo, portanto, é uma verdade, não teme o malquerer dos homens, nem as revoluções morais, nem as subversões físicas do globo, porque nada disso pode atingir os Espíritos.

    (...)  Essa verificação universal constitui uma garantia para a unidade futura do Espiritismo e anulará todas as teorias contraditórias.   Aí é que, no porvir, se encontrará o critério da verdade.   O que deu lugar ao êxito da doutrina exposta em  O Livro dos Espíritos e em O Livro dos Médiuns foi que em toda a parte todos receberam diretamente dos Espíritos a confirmação do que esses livros contêm.  Se de todos os lados tivessem vindo os Espíritos contradizê-la, já de há muito haveriam aquelas obras experimentado a sorte de todas as concepções fantásticas e nem mesmo o apoio da imprensa as salvaria do naufrágio, ao passo que,  privadas como se viram desse apoio, elas não deixaram de abrir caminho e de avançar    celeremente... É que tiveram o dos Espíritos, cuja boa vontade não só compensou,  como também sobrepujou o malquerer dos homens.

    Assim sucederá a todas as idéias que, emanando quer dos Espíritos, quer dos homens, não possam suportar a prova desse confronto, cuja força a ninguém é lícito contestar.



Comentário
Padre Quevedo, Jefferson, Brasil


 

Prezados(as) Senhores(as)

    Acessei o site do Grupo de Estudos Avançados Espíritas com o objetivo de obter informações a respeito de alguns assuntos que relatarei abaixo.

    Por falta de tempo, admito que não pude ver todas as informações ali contidas.

    Como deve ser do vosso conhecimento, a Rede Globo vem apresentando, aos domingos, uma matéria na qual o Senhor  Oscar Gonzáles Quevedo, mais conhecido como "Padre Quevedo", insiste na tese de que tudo o que é ligado a Espíritos não passa de farsa, e quem se dispuser a expor fatos sobre a transcomunicação é crivado de exigências e insistentes pedidos de  provas materiais e científicas sobre o assunto.

    Entristecido diante da obstinação da mídia em querer passar a idéia de que o "caçador de enigmas" veio para esclarecer a nós, pobres mortais, a respeito das verdades que cercam nosso dia-a-dia, resolvi enviar um e-mail para o CLAP (Centro Latino Americano de Parapsicologia. E-mail : clap@ig.com.br), Entidade fundada pelo Sr. Quevedo, na esperança de que ele pudesse, ao menos, demonstrar um pouco mais de respeito às crenças e doutrinas que não possuem a mesma natureza dos princípios adotados por ele.

    Recebi a resposta através de uma pessoa chamada Carlos Orlando, o qual me informou que todas as correspondências enviadas ao Padre Quevedo são respondidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas do CLAP.

    Quando freqüento, semanalmente, as reuniões Espíritas de minha Comunidade, ou quando leio livros Espíritas, sempre aprendo algo sobre esta Doutrina. Mas quando me deparo com pessoas de opinião contrária (como é o caso do Sr. Carlos Orlando), sinto-me na obrigação de aprofundar-me ainda mais em tudo, e confesso, chego à conclusão que pouco sei, e por isso tenho que estudar, pesquisar, ler, enfim, esclarecer-me um pouco mais. Meu nível Espiritual talvez ainda seja muito baixo para aspirar conhecimentos tão dignificantes que a Doutrina Espírita traz.

    Se não for tomar muito vosso tempo, gostaria de solicitar orientações sobre alguns fatos citados no último e-mail enviado, a mim, pelo Sr. Carlos Orlando. Ele diz :

    Abre Aspas :

(1)... Corpos incorruptos em um único e exclusivo ambiente foge à lógica de explicação natural...uma impressão de milésimos de milímetros no olhos da imagem de nossa senhora de guadalupe feita há 4 séculos, sendo ainda que estas pupílas respondem a estímulos de luz, é um fato que não podemos fazer como os avestruzes que enfiam a cabeça na terra, e dizer que isto vai ser explicado no futuro ...

... Assim como o milagre eucarístico de Lanciano em que o pedaço de carne(miocárdio) encontra-se inexplicavelmente vivo (com células vivas) e as pesagens dos tres pedaços por mais que se pese dá uma medida diferente...

... Ou o sudário, em que a conclusão dos exames feitos na impressão, é que foi impresso por um tipo de radiação luminosa superior a qq luminosidade existente conhecida...

(2)... O senhor mencionou o magnetismo como prova do poder da Fé ... Dizer que o magnetismo ou qualquer outra técnica (pois não importa a causa e sim o efeito neste caso) pode ajudar a aumentar a auto-estima e auto confiança é uma coisa; mas daí a dizer que o Magnetismo é a explicação dos Milagres que se tem notícia ...

(3)...Sobre Transcomunicação Instrumental o senhor disse que é a captação e o registro de imagens e sons de espíritos, salientando-se que esta área está sendo desenvolvida por engenheiros eletrônicos, cientistas e técnicos sem nenhum ou com muito pouco contato com o Espiritismo, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos.

... Esses profissionais mencionados com certeza desconhecem o fenômeno da ESCOTOGRAFIA e da psicofonia na qual a TELERGIA humana pode impressionar gravadores e filmes sob a ação e baseado nos desejos do inconsciente....

... Novamente o Clap (se assim preferir) lança um desafio..."que um gravador (é claro sem truques, que é muito comum) grave uma mensagem de um espírito, clara, perceptível com a identificação do espírito (isso tudo porque é lógico; e o senhor deve saber que estamos cercado por milhões de ondas de satélite, televisão, rádios, celulares, etc, e podem em algumas raras vezes impressionar alguma gravação) estando todas as pessoas afastadas a 50 metros do gravador...(distância máxima para ação da telergia).

    Fecha Aspas.

    Em resumo: Sobre o item (1) : Existe uma visão Espírita sobre os fatos relativos à Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe ? O Santo Sudário é prova incontestável de Cristo na Terra ?  Milagre Eucarístico de Lanciano ... Como explicar ?

    O Sr. Carlos Orlando acredita que tudo é milagre. Ele estaria certo ?

    Quanto ao item (2): O Magnetismo pode esclarecer, pelo menos em parte, esses acontecimentos ?

    Finalmente, no item (3): Desconheço o termo Escotografia. Procurei na edição mais moderna do Dicionário Aurélio e em vário Sites de Busca na Internet e não encontrei o significado. V.Sas. podem me ajudar ?

    É através da pesquisa que se progride, mas em alguns casos, necessitamos da colaboração de amigos qualificados no assunto. É nisso que eu quero acreditar, preciso acreditar ...

    Como externar meu agradecimento ? Não sei. Não encontro palavras. Somente posso dizer: Que Deus ilumine a todos ... sempre.


A Verdade, por Hamilton; Replica por Carlos Iglesia, Brasil

Prezados Senhores,

    Navegando pela Internet, encontrei a sua página, a qual, foi muito bem elaborada, contém informações bem redigidas, bem esclarecidas. Porém fica um questionamento.

    Porque os senhores desviaram-se daquilo que já havia sido dito? Porque os senhores não entendem o que estão fazendo?

    Não percebem que seu trabalho é uma afronta a tudo o que se chama Deus? Lógico que suas intenções não é essa, pois estão     igualmente envolvidos neste intuito de explicar, desmistificar Deus, com conhecimentos de seres que não vêm do Deus-Todo-Poderoso. Porque Este Deus, está nas entrelinhas da Bíblia! e ela foi selada, não precisa de auxiliares para explicar outra forma de aproximação a Deus, já está lá.

    Deixo aqui, meus conselhos de que voltem à fonte novamente, voltem pois a fonte os espera, saciem sua sede na fonte verdadeira, chamada Palavra de Deus que é A VERDADE.

    Espero que percebam o mal que os rodeia, e que a verdade seja aceita!


Caro Hamilton,

    Agradecemos seu interesse, e sinceramente lhe desejamos muita paz ! Seu interesse pela Verdade é louvável embora talvez se possa discutir sua rejeição a outras  interpretações? Se tem tanta certeza no modo em que lê a Bíblia - em que nosso modo de lê-la o agride ? Se efetivamente nos acredita condenados ao erro, que só a Fé cega redimiria, e que para nós significaria abdicar do mais precioso dom que Deus deu ao homem - o raciocínio - porque procura persuadir-nos?

   Para nós, Deus é a inteligência Suprema, a Causa Primeira de todas as coisas e sua atuação não tem limites no tempo ou no espaço. A Bíblia é sua palavra através dos profetas e dos grandes homens; é a afirmação de suas leis e de sua bondade; é a palavra  de Jesus na Boa Nova da Redenção, mostrando ao homem o caminho para o Reino de Deus; mas Deus não parou lá, sua palavra continua a ser expressa por vozes  diferentes, em línguas diferentes, por raças diferentes, em todos os cantos do Universo*.

    Olhe para o Céu, para o Infinito que canta a glória de Deus**, e pense sinceramente se seu Criador estaria eternamente preso nas entrelinhas de apenas um livro.

    A Bíblia é a palavra de Deus, especialmente a expressa através de Jesus no Novo Testamento, mas em lugar algum desse próprio livro está escrito que ele se calou! E afinal de contas, em sã consciência você afirmaria que entende efetivamente a Bíblia em espírito e Verdade, como ela foi entendida em sua plenitude por seus escritores, a ponto de não necessitar de mais nenhuma ajuda de Deus?

    Abraços Fraternos,
    Carlos Iglesia


    Alguns comentários adicionais:

expressa por vozes  diferentes, em línguas diferentes, por raças diferentes, em todos os cantos do Universo - Ouvi uma frase mais ou menos neste sentido, dita por um personagem de um filme de ficção, que me fez pensar na questão da "palavra de Deus" através da infinidade dos mundos habitados - efetivamente ela deve se manifestar das mais diferentes maneiras, mas essencialmente com a mesma mensagem: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

** que canta a glória de Deus - Uma forma de expressar (de palestras do Divaldo P. Franco) a mesma idéia apresentada pelos espíritos como resposta a questão 9 do Livro dos Espíritos (Onde se vê, na Causa Primeira, uma Inteligência Suprema e superior a todas as inteligências?) :  "(...) pela Obra se reconhece o artífice. Olhai a obra e procurai o artífice."

     Carlos Iglesia


Palestras no formato Real Áudio no GEAE, Maurício, Brasil

Saudações, amigos.

    Gostaria de ver na página do GEAE, palestras (no formato Real Áudio).

    Acho que contribuiria muito para a divulgação desta doutrina maravilhosa e mais do que isto proporcionaria conforto a milhares de almas, que certamente buscam algum consolo para suas dores na internet.

    Tenho certeza que surgirão voluntários para gravar estas palestras, por exemplo, Alamar Regis que participa de tantos congressos.

    Acredito que aos poucos, novos temas chegarão.

     Um abraço fraterno.
     Maurício.



Manifestações simultâneas, Oswaldo Bastos, Brasil

Caro amigo e editor.

    Participo de um grupo mediúnico de desobsessão, composto de 08 médiuns psicofônicos, dois psicógrafos, 04 doutrinadores, 04 médiuns de sustentação(e passistas) e um dirigente, perfazendo um total de 17.

    Gostaria de receber orientação quanto a manifestações simultâneas, pois no livro Desobsessão de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira pelo espírito  André Luiz - 7ª Edição - Feb. pág. 39/40 ítem 39 - Manifestações simultâneas ( I ). "É desaconselhável se verifique o esclarecimento simultâneo a mais de duas entidades carentes de auxílio, para que a ordem seja naturalmente assegurada".

    Contudo, com o quantitativo de médiuns passíveis de comunicação em nosso grupo, torna-se um tanto quanto improdutivo o trabalho uma vez que seguimos a orientação acima. É via de regra ou existem exceções?

    Abraços Fraternos.
    Osvaldo Bastos.




http://www.geae.inf.br

    Informações Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
   Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
    Inscrição - http://www.geae.inf.br/pt/inscricao.html
    Alteração ou Cancelamento - http://www.geae.inf.br/pt/muda-inscricao.html
    Coleção dos Boletins Semanais em Português - http://www.geae.inf.br/pt/boletins
    Coleção do "The Spiritist Messenger" - http://www.geae.inf.br/en/boletins
    Página de pesquisa no GEAE - http://www.geae.inf.br/pt/search.html