Grupo de Estudos Avançados Espíritas

http://www.geae.inf.br

Fundado em 15 de Outubro de 1992
Boletim Semanal de Distribuição Eletrônica

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade", Allan Kardec


Ano 08 - Número 379 - 2000             11 de janeiro de 2000 

Sumário
Textos


Comentários
 


Painel


Textos
Educação Infantil, André Luiz A. L. Rabello, Brasil

   Uma das mais relevantes questões dos dias contemporâneos, a educação da criança sempre mereceu de inúmeros profissionais tanto da área pedagógica como do campo da psicologia infantil uma atenção especial. Inúmeros especialistas têm doado as suas melhores forças no intuito de idealizar uma filosofia educacional que possa atender de forma plena a todas as necessidades emocionais do ser em formação da personalidade e propiciar-lhe o sustentamento intelecto-moral, para que possa tornar-se um cidadão pleno, consciente de seus direitos e de seus deveres para com a sociedade.
    Inúmeras obras e tratados já foram escritos, nunca em nenhuma época se realizaram tantos congressos, simpósios e encontros para discutir a educação infantil em suas várias facetas. Porém, nota-se que, a cada dia que passa, todos os preceitos para uma educação saudável são destruídos pelos conceitos de um hedonismo exacerbado que hoje predomina em a sociedade.
    A filosofia hedonista foi pela primeira vez idealizada por Aristipo de Cirene, discípulo de Sócrates, no século V antes de cristo. A palavra hedonismo se deriva da palavra grega hedone, que significa prazer. Então, o hedonismo se caracteriza por uma filosofia de vida cujo objetivo primacial seria a busca do prazer individual pelo ser humano.
    Porém, apenas o conceito genérico do hedonismo não é suficiente para explicá-lo de forma completa. Isso ocorre porque o significado de prazer pode ser desdobrado de diversas formas.
    O que é prazer, afinal? Genericamente, pode-se dizer que tudo aquilo que é bom dá prazer. Mas será que é só isso?
    Na sociedade atual podemos perceber que o prazer que é sempre buscado é o prazer imediato, aquele que não necessita de nenhum esforço para ser conseguido, que satisfaz de forma rápida. Seria o prazer sexual, o prazer de ter sempre aquilo que se deseja sempre, o prazer do estômago abarrotado, o prazer do repouso longo, o prazer do vício. Então, pela teoria hedonista, a problemática humana estaria resolvida no sentido de doar-se de forma integral a esses prazeres, encarcerando-se os homens na jaula das sensações.
    Porém, o que vemos é que essa forma de vida não trouxe ao homem a felicidade que a filosofia hedonista pregava. Os prazeres aos quais se entrega geralmente têm duração curta e, quando se exaurem, criam-se anseios por atingir um patamar mais elevado desse prazer. Com isso, há uma entrega total e irrestrita a sensação que causa prazer, só que essa busca se revela nula, pois não se consegue atingir a felicidade almejada, pois esses prazeres apenas criam vontade de sentir algo mais que aquele prazer não pode dar. Com isso, o homem cai em comportamentos depressivos e neurotizantes que lhes destrói a vida e todas as aspirações de progresso, já que busca algo que não existe.
    É como se fosse a sede da água do mar. Pode -se bebê-la em abundância, porém, como está repleta de cloreto de sódio, quanto mais se consome, mais sede ela causa, pois a pessoa que a bebe não consegue atingir o seu objetivo, que é saciar a sua sede. A permanecer nesse ato, apenas aumentará a sede, o que lhe fará beber mais da água salgada e sentir mais sede. E seu martírio jamais cessará.
    Então, onde está a felicidade proporcionada pelo prazer que o hedonismo prega ? Simples. O prazer não se resume apenas as manifestações fisiológicas, efêmeras que não plenificam. O prazer se encontra na emoção profunda do ser. A emoção que alguém sente ao ler o lindo Soneto da Fidelidade, do grande Vinícius de Morais.A sensação de tranqüilidade quando ouvimos A linda Moonlight sonate, de Beethoven. A boa sensação de ler uma obra de Machado de Assis. E o prazer sentido em ajudar alguém, em ver alguém que gostamos muito galgando os degraus altos do sucesso, o prazer de ver alguém que amamos chegar perto de nós. E quantos outros poderíamos citar !
    Esses prazeres são o motivo da vida, é por eles que devemos procurar sempre e não o prazer da sensação que proporciona minutos de felicidade mas períodos longos de amargura, nesta vida e na outra.
    Agora é justo que os leitores perguntem o que isso tem a ver com a educação infantil.
    Tudo a ver. Sabemos que no período da infância o espírito está iniciando o trabalho de reencarnação e por isso possui o cérebro muito sensível, guardando nele as impressões que lhe são incutidas pelos pais e pela sociedade. Por isso, quando vemos que os projetos educacionais estão voltados para preparar o ser para viver no mundo alucinante das sensações desordenadas, é óbvio que se aposse de todos os pais interessados na felicidade dos filhos uma preocupação natural.
    Vemos que a criança só é educada para entender o seu corpo de forma superficial e para encaixar-se na sociedade como um elemento a mais, sem consciência do que pode lhe fazer mal ou bem, sem saber que valores preservar e quais aqueles que devem ser abandonados. Com isso, quando adolescente, não sabe administrar as mudanças que se operam em sua psicologia e, aturdidas pela irrupção vulcânica dos conteúdos liberados pelo inconsciente, se atordoa e, não raro , se entrega ao culto do prazer alucinante, pois não tem estrutura para aspirar algo mais sublime, por não ter conhecimento sobre os intricados mecanismos que lhe regem a maquinaria orgânica.
    Com isso, vemos que e filosofia educacional hodierna precisa ser modificada. Para isso precisamos de um conjunto de idéias que nos auxilie a educar os pequeninos visando a felicidade plena destes.

    Nesse momento surge a doutrina espírita para nos ajudar, e dizer-nos, que devemos enxergar o educando de forma integral, não apenas o corpo físico, mas também como realidade espiritual. Deve-se ensiná-la, desde pequena, os ensinamentos do evangelho, o maior código moral que a humanidade tomou conhecimento até hoje. Daí a necessidade da evangelização infantil, como meio de propiciar a criança bases sólidas de comportamento e uma visão otimista da realidade. E, com o auxílio dos pais, que devem exemplificar para os filhos como se deve viver de acordo com que ensina o evangelho, chegará a adolescência sabendo que direcionamento deve empregar a sua vida, saberá o que veio fazer na terra, aceitar os problemas e, como foi educada em bases de amor, não precisará recorrer ao tabagismo, ao álcool, as drogas, ao sexo desvairado para encontrar felicidade,. Pelo contrário, canalizará suas energias para as expressões celestiais da vida, pois saberá conquistar a verdadeira felicidade, perseverando sempre, lutando para domar as mais inclinações e progredir sempre.

    Portanto, é papel dos pais, dos evangelizadores e de todos os profissionais da área infantil ensinar as nossas crianças o caminho da ventura, impedindo que ela caia nos abismos da ilusão e que, quando adulta, possa caminhar com segurança rumo a Jesus

    André Luiz Almenteiro Rodrigues Rabello - Membro do Grupo Espírita André Luiz, no Rio de Janeiro
 


Cristianismo, Espiritismo e Mediunidade, Rogério Coelho,  Brasil

“Procuremos, acima de tudo, em favor de nós mesmos,
o   privilégio   de   aprender   e   o   lugar  de  servir”.
- EmmanuelJesus consolidou no Monte Tabor, juntamente com Elias e Moisés, sob os olhares perplexos de três discípulos, a Era do Espírito, na qual a mediunidade tem papel preponderante...   De fato, nas primeiras e singelas comunidades cristãs, o intercâmbio entre encarnados e desencarnados se fazia intenso e proveitoso para ambos os lados.
Na falta de “O Livro dos Médiuns” que só chegaria neste Orbe quase dois milênios depois da vinda de Jesus, os cristãos primitivos recebiam orientações precisas de Paulo de Tarso, que, certa vez, escreveu aos coríntios, antecipando-se àquela excelente obra básica do Espiritismo:  (I Cor., 12:1 a 11.)
“Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.  Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.   Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém  pode dizer que Jesus é o Senhor senão pelo Espírito Santo.
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.   E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.   E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.   Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.   Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, a fé; e a outro, os dons de curar; e a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os Espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas...
No entanto, o mesmo poder espiritual realiza todas essas coisas, repartindo os seus recursos particularmente a cada um, como julgue necessário”.
Sem, embargo, conhecendo, o superlativo potencial da labilidade humana, Jesus previu o que os pretensos líderes religiosos fariam com a mediunidade.  Por isso Ele prometeu o advento do “Consolador” [Espiritismo] para mais tarde.   Ele sabia que as fogueiras e torturas da nada “Santa Inquisição” tentariam silenciar as vozes dos Céus.
Mas, como dizia o sábio fariseu Gamaliel: (Atos, 5:35 a 40.)
“O que é obra dos homens se desfará, mas nada pode desfazer o que é obra de Deus”.
Já dizia Kardec: “Contra a vontade de Deus não poderá prevalecer a má vontade dos homens”.
E a mediunidade permaneceu como ponte viva entre os dois mundos.
É fácil comprovar a ressonância dos ecos mediúnicos do Tabor nos arraiais espiritistas, afinal “O Livro dos Espíritos” foi todo composto com as vozes dos Imortais.
Os dons mediúnicos são preciosíssimas oportunidades de serviço, e o único privilégio que sancionam é o de servir e aprender.
Portanto, são injustificáveis as atitudes de endeusamento de médiuns e mais ainda o envaidecimento dos que são portadores dos dons mediúnicos.
Parafraseando Paulo de Tarso, diz Emmanuel1,
(...) Cada médium é mobilizado na obra do bem, conforme as possibilidades de que dispõe:  esse orienta, outro esclarece; esse fala, outro escreve; esse ora, outro alivia...
E aduz1, com sabedoria, o nobre Mentor de Francisco C. Xavier:
De toda ocorrência, observa o préstimo.
                       Certos de que o pensamento é onda viva que nos coloca em sintonia com os múltiplos reinos do Universo, busquemos a inspiração do bem para o trabalho do bem que nos compete, conscientes de que as maravilhas mediúnicas, sem atividade no bem de todos, podem ser admiráveis motivos a preciosas conversações entre os esbanjadores da palavra, mas, no fundo, são sempre o exclusivismo de alguém, sem utilidade para ninguém.
                      Recurso psíquico sem função no bem é igual à inteligência isolada ou ao dinheiro morto:  excelentes aglutinantes da vaidade e da sovinice!...
Em mediunidade, portanto, não te dês à preocupação de admirar ou provocar admiração.   Procuremos, acima de tudo, em favor de nós mesmos, o privilégio de aprender e o lugar de servir”.


Comentários
Manifestações mediúnicas, Francisco, Brasil

Olá,
Antes de tudo, obrigado por ao menos me escutar.
Tentarei ser breve, mas objetivo.
Desde pequeno tenho manifestações de mediunidade mais avançados, como manipulação de energia, audição e visão. Tenho hoje 41 anos, a mais de 30 descobri uma manifestação no ouvido direito em forma de zumbido. De família pobre e católica, mas da parte de meu pai, minha avó era mãe de santo. Nos últimos,já tal interferência, estava bem mais alta, resolve procurar 2 (dois) especialistas (otorrinolaringologista) para verificar se isto não era defeito na matéria. O resultado das 2 (duas) tomografias não deram em nada. Veja já havia percorrido alguns centros para tentar diagnósticar e avaliar o problema, mas o mais que consegui era interesse da parte deles que eu agregasse minhas possíveis faculdades ao grupo deles, então nunca mais voltei. Tentando por conta própria, obtive algumas visões que me levaram a mais ou menos 600 anos atrás. Verdade ou não, estou cansado deste problema. Minhas esposa também tem algumas faculdades mediúnicas, tentaram, tentaram, tentaram, mas dizem que tal obsessão é muito forte e desenvolvida. Por favor procuro uma luz para seguir. Na certeza de ser o que parece, preciso de ajuda, ajudem-me, não sei o mais o que fazer, Médico não resolve, centros não resolvem, o que fazer.
Na certeza de pelo memos me darem um ponto por onde recomeçar, espero por retorno o mais breve possível.

ps. Desculpe-me, escrever desta forma, mas tenho que tentar. Espero que Padre Jader dedique alguns minutos para este caso.

Grato.

Francisco
 


Evidências bíblicas sobre reencarnação, Celso Mizerani

Prezados Senhores,

Sou apenas um iniciante nos estudos da espiritualidade. Gostaria de, se possível, receber orientações / recomendações sobre publicações / sites na Internet que falem sobre "evidências / menções bíblicas sobre reencarnação".
O tema muito me interessa e, acredito serem vocês, detentores de maiores conhecimentos que o meu.
Agradeceria muito a colaboração.

Atenciosamente,

Celso Mizerani


Nota do Editor
No próximo Boletim publicaremos um texto sobre esse importante tema sugerido pelo Celso.
 

Painel
Portal da Luz Editora

Promoção de livros direto da editora:
"Portal da Luz" rumo ao 3º milênio
    www.portaldaluz.com.br                 e mail:  agodoy@net.em.com.brAnita Godoy, médium escritora é autora dos famosos livros psicografados, romances mediunicos pelo espírito Júlio:
-"Está Escrito"
      -"A Grande Viagem"
             - "Um Anjo no Umbral"
                     - "Amor"
                             - "Os Anjos de Felipe"
                                   - "Mulheres Valentes"
                                         -"Revelações"
e  agora: ............apresentamos o mais novo lançamento de Anita Godoy que está sendo considerado um dos melhores romances para este início de nova era e que irá ajudá-lo muito no seu dia-a-dia.
 Dinheiro
Bênção ou Maldição?

Mais um trabalho, na psicografia de Anita Godoy, pelo espírito Júlio que chega até o público.

   Num romance fantástico, veremos a utilização da poderosa energia do dinheiro, através das vivências de espíritos, enquanto encarnados, e após, na espiritualidade.

 Mais uma vez a lei de causa e efeito se mostra evidente. História verídica, é contada de forma atraente, fácil, mas repleta de lições que levam o leitor a repensar suas próprias atitudes.

Oferece a oportunidade de analisar, com a espiritualidade, as diversas situações, nas quais o dinheiro se enquadra como bênção ou maldição.

PROMOÇÃO DE LANÇAMENTO,  é por tempo limitado:

Dinheiro Benção ou Maldição? preço normal nas livrarias--------20.00
Preço Promocional de lançamento direto da editora ----------------15.50
Despesas postais                                       ---------------------------   2.50
Total a depositar para receber o livro em seu endereço   ----------18.00
Atendimento das 8 as 22 hs basta ligar para fonefax: (0xx34) 238-1348 (c/ José Carlos)
Para você adiquiri-lo basta fazer um depósito em nossa conta bancária e ligar, passar um fax ou por e-mail nos avisando ou ainda pela caixa postal 55 -Uberlândia - MG / CEP 38412-970

Aqui esta nossa conta bancária:
 ITAÚ - AG. 0148 C/C. 09640-7  - Uberlândia - MG - para: Oficina Cultural Shambala
Veja mais abaixo promoção imperdivel livros de Anita Godoy sem despesas de correios e ainda grátis mais um livro de presente, confira...

 visite nossa HomePage clique aqui:
http://www.portaldaluz.com.br

P R O M O Ç Ã O   I M P E R D I V E L:

Se você quiser adquirir outros livros de Anita Godoy que constam de nossa Home Page, saiba que: adquirindo 3 livros alem de: "Dinheiro Bênção ou Maldição?", não cobraremos despesas de correios e você ainda ganha o livro de mensagens: "Está Escrito" ( se você quiser, os livros poderão ser carinhosamente autografados pela autora Anita Godoy com dedicatória para você ou se for para presente para quem você indicar).
 

Para pedidos  ou tirar duvidas, fale conosco, e mail:  agodoy@net.em.com.br

Editora Portal da Luz  - (Oficina Cultural Shambala)
Caixa Postal 55 - Uberlândia - MG.
CEP 38412-970 Fones: (0xx34) 238-7859 e 977-5686 fonefax: 238-1348

Para maiores esclarecimento falar com: José Carlos Souza das 8,00 as 22,00 hs.
(livros direto da editora c/ desc. especiais para distribuidores, livrarias e instituições)

 Visite nosso site clique aqui:      www.portaldaluz.com.br

----------------------------------------------------------------------------------------

Especialmente para você:

" Compadece-te de teus irmâos.Perante a Divina Providencia, todos somos irmãos.Entretanto, temos aqueles da consangüinidade.Justos sabermos viver em paz uns com os outros.Se alguns deles, porém, fugirem à lealdade fraternal, desculpa-lhes a fraqueza e entrega-os a Deus".

                                                                     do livro "Compaixão" de Chico Xavier
----------------------------------------------------------------------------------------

Leia as obras de Allan Kardec:

O Livro dos Espíritos
O Livro dos Médiuns
O Evangelho Segundo o Espiritismo
O Céu e o Inferno
A Gênese
 

Contatos com a autora e aquisição de livros:
"Portal da Luz"
Movimento de Divulgação Espírita
FoneFax: (0xx 34) 238-1348 / Fone: (0xx 34) 238-7859
Plantão Celular: (0xx 34) 977-5686
 agodoy@net.em.com.br
Caixa Postal 55  -   Uberlândia  MG  -  CEP 38.412-970


Fundação do Instituto de Intercâmbio do Pensamento Espírita dos Estados Unidos

Amigos,Com muita alegria informamos que foi fundado o IPEUSA - Instituto de Intercâmbio do Pensamento Espírita dos Estados Unidos, cuja sede fica localizada na cidade de Nova York. As companheiras Glória Vetter e Katy, são fundadoras e atuais coordenadoras do IPEUSA.Muita paz,Gezsler Carlos WestCoordenador Geral do IPEPEQueridos amigos,Missão do IPEPE:"Interligar o Pensamento Espírita às diversas áreas do conhecimento humano, colaborando para a cidadania e a paz."

Que maravilha!!!

Foi exatamente o que pensamos quando entendemos a mensagem que o Gezsler Carlos West, o Geo, passava ao nos anunciar a criação do IPEPE (Instituto de Intercâmbio do Pensamento Espírita de Pernambuco). E a partir daí, fomos acompanhando o trabalho desse grupo de amigos fantásticos que, com otimismo, competência e esperança, conduzem a bandeira do IPEPE. Qual não foi nossa surpresa, no entanto, quando Geo formalizou o convite para que nos juntássemos a eles, procurando trazer para esta parte Norte do Equador a mesma proposta de trabalho, iniciando-se então a gestação do IPEUSA, trabalhada com amor e carinho via a troca de algumas mensagens ao longo do último ano.

Muita vontade de trabalhar, de iniciar logo programas como o do Ciclo de Estudos Integrados, mas a impossibilidade de espaço físico, apoio dos dirigentes do CE que freqüentávamos etc., não era ainda o momento.

Mas agora o momento chegou!... e chegou via a amizade e cumplicidade de nós duas, Katy Meira e Gloria Vetter, amigas-irmãs unidas pelo mesmo ideal de participação e atuação nessa Doutrina maravilhosa de Amor e Esperança que é o Espiritismo.

Mas agora o momento chegou! ... e chegou viabilizado pelo pequeno foco de luz que acendemos em New York, com a também recente inauguração de nosso Centro de Estudos Espíritas "Boa Nova" (Center of Spiritist Studies "Boa Nova").

Nossa proposta para o Centro de Estudos Espíritas "Boa Nova": doação de amor e esperança aos companheiros que nos honram com sua confiança, permitindo sermos partícipes de seus processos de reforma íntima e de trabalho intenso de conhecimento de si mesmos, alicerçados na Boa Nova de nosso amado mestre Jesus e no conhecimento libertador da Doutrina Espírita. O homem que se autoconhece e busca a evolução pelos caminhos da Fé raciocinada e da Caridade.

Nossa proposta para o Instituto de Intercâmbio do Pensamento Espírita dos Estados Unidos: doação de amor e esperança aos companheiros representada por aberturas de possibilidade de conhecimento integrado do Espiritismo como englobador das boas novas e referenciais das diferentes áreas do conhecimento humano. O homem, fortalecido na Doutrina, que parte em busca da realização de sua cidadania e da maturidade de sua condição como um ser espirita integral.

Assim, amigos, trazemos essas boas novas, integradas, cúmplices do progresso e do crescimento – IPEUSA e CEE Boa Nova – esperando poder contar um dia com o carinho e a presença de todos os amigos em nossas instalações.112-33 38th Avenue
Corona, New York, 11368
Telefone provisório: (212) 935-2226Que a Paz de Jesus esteja sempre com todos.

Gloria Vetter e Katy Meira
***************************************************************************************************
IPEPE - Instituto  de  Intercâmbio  do  Pensamento  Espírita  de  Pernambuco
Home Page: www.ipepe.com.br                                 E-mailipepe@ipepe.com.br
Lista IPEPE-DEBATES: Inscreva-se na seção "Debates" em www.ipepe.com.br
Endereço: Av. João de Barros,1890,Sala 107,Encruzilhada,Recife- PE- Brasil.CEP: 52021-180
***************************************************************************************************



http://www.geae.inf.br
    Informações Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
   Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
    Inscrição - http://www.geae.inf.br/pt/inscricao.html
    Alteração ou Cancelamento - http://www.geae.inf.br/pt/muda-inscricao.html
    Coleção dos Boletins Semanais em Português - http://www.geae.inf.br/pt/boletins
    Coleção do "The Spiritist Messenger" - http://www.geae.inf.br/en/boletins
    Página de pesquisa no GEAE - http://www.geae.inf.br/pt/search.html