Grupo de Estudos Avançados Espíritas

http://www.geae.inf.br

Fundado em 15 de Outubro de 1992
Boletim Semanal de Distribuição Eletrônica

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade", Allan Kardec


Ano 08 - Número 375 - 1999             14 de dezembro de 1999

Conteúdo

Textos


Comentários


Palestras Familiares de Além-Túmulo


Painel


Textos
E Agora?, Wagner Sampaio Coelho 

 Os pronunciamentos públicos do Papa João Paulo II realizados às quartas-feiras, na Praça São Pedro, sempre ganharam os espaços da imprensa. Mais recentemente, suas últimas declarações sacudiram o mundo católico, ao explicar para os fiéis o futuro que os espera na vida eterna. “O Céu não é um paraíso entre nuvens de algodão, mas um estado de espírito. Assim como o Inferno, que nem de longe é uma fornalha incandescente, mas um símbolo da condenação eterna”, disse o Santo Padre.
 Aos que receberam a educação católica desde o berço, tal qual a mim, iniciando-se pelo Batismo, passando pela Crisma ainda em tenra idade, e que certamente também exercitaram a Confissão, a Eucaristia, a Penitência e o Matrimônio, sacramentos que livravam o indivíduo do inferno, descortinava-se um véu sobre o conhecimento.
    Aprendíamos, entre os Maristas, que é pelo batismo que se entra para a Igreja Católica, tornando-se filhos de Deus e herdeiros do Céu. Ensinavam-nos, também, que pelo “sacrifício” de realizar “as nove primeiras sextas-feiras”, receberíamos por graça da Santíssima Trindade um lugar garantido no Céu. E agora, padre?
    É verdade que o conceito sobre o que seja o Céu tem evoluído muito pouco no decorrer dos séculos. A palavra céu designa o espaço indefinido que circunda a Terra, e mais particularmente a parte que está acima do nosso horizonte. Vem do latim coe lum, formada do grego coilos, côncavo, porque o céu parece uma imensa concavidade. Desde a época imediatamente anterior a vinda de Jesus Cristo até há pouco tempo, todas as religiões eram unânimes em acenar a seus fiéis com a promessa de um lugar bem alto, acima de nossas cabeças, destinada a ser moradia de contemplação beatífica, de inércia e estagnação.
    Em passado remoto, acreditava-se na existência de céus superpostos, de matéria sólida e transparente, formando esferas concêntricas, e tendo a Terra por centro. Foi para manter esta orientação que o os franciscanos e dominicanos do temível tribunal de Inquisição exigiram a retratação, em 1633, do italiano Galileu Galilei, que, aliás, lembramos de passagem, só recentemente recebeu absolvição pelo próprio João Paulo II, com desculpas pelos excessos praticados por sua Igreja.
    Segundo a opinião mais comum, havia sete céus e daí a expressão – estar no sétimo céu – para expressar a felicidade plena. Os muçulmanos admitem nove, progressivos em felicidade. O astrônomo Ptolomeu contava onze, denominando o último de Empireu, onde julgava ser ali o lugar da glória eterna.
    Agora, às portas do novo milênio, João Paulo II adverte aos seus fiéis, com autoridade de representante de Deus na Terra, que as coisas não são bem assim como haviam sido ensinadas. O céu é tão somente um estado de espírito!.
    Talvez o Santo Padre tenha meditado as palavras de Jesus anotadas por Lucas: “O Reino de Deus não virá com aparato; nem se dirá: Ei-lo aqui ou ei-lo acolá. Porque eis que o reino de Deus está no meio de vós” (17:20-21). Talvez tenha observado também, pelos relatos de Mateus, que para os evangelistas não há distinção entre reino de Deus e reino dos Céus. Ou, ainda, tenha recorrido a um dos que lhe inspirou o nome e tenha lembrado das palavras do convertido de Damasco em sua Epístola aos Romanos: “Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz e alegria no Espírito” (14:17).
    Certamente não esqueceu de repassar as várias comparações que Jesus utilizou a fim de demonstrar o que seja o reino dos Céus. Na primeira, uma semente de mostarda foi usada como paradigma. “É semelhante ao grão de mostarda, que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos aninharam-se as aves do céu.” (Mt.13:31-32). Também comparou ao fermento que a tudo levedou, a um tesouro escondido num campo, a um negociante que busca boas pérolas, a uma rede lançada ao mar em que se apanha o que é bom e lança-se fora o que é ruim e, ainda, a uma festa de núpcias, onde tudo é alegria e felicidade.
    E agora padre? A verdade foi mesmo restaurada?
    Será, padre, que só agora os católicos estejam em condições de receber tais revelações? Já tenham olhos para ver e ouvidos para ouvir as muitas coisas que Jesus tinha a dizer, mas que não poderiam ser compreendidas, conforme João 16:12-14?
    Se é assim, então os Espíritas estão mesmo com a razão! Porque talvez o que Vossa Santidade não saiba, é que desde o surgimento do Espiritismo, com Allan Kardec em 1857, o Espírito de Verdade, aquele a quem Jesus se referia em João 14:15-20, vem como o Consolador prometido, ensinando todas as coisas e recordando tudo o que o Cristo tenha dito.
    A propósito, a Doutrina Espírita explica que os gozos futuros, tais como as penas, são inerentes ao grau de perfeição de cada um e não podem ser materiais, posto que a alma não é matéria, e esta não lhe embota as sensações. Cada um tira de si mesmo o princípio de sua felicidade ou de sua desgraça.
    Explica que a suprema felicidade consiste numa satisfação íntima, no gozo de todos os esplendores da Criação, no conhecimento de todas as coisas, na ausência de sofrimentos físicos e morais, na serenidade imperturbável, no amor que envolve todos os seres e acima de tudo na contemplação de Deus. Os que se acham no Reino de Deus não sentem ódio, nem ciúme, nem inveja, nem ambição nem qualquer das paixões que ocasionam a desgraça dos homens. O amor que os une lhes é fonte de felicidade. Não experimentam as necessidades, nem os sofrimentos, nem as angústias da vida material. A felicidade também consiste nas tarefas cujo encargo lhes façam felizes, pela transmissão ou execução das vontades de Deus. São felizes pelo bem que fazem.
    Jesus nos legou uma Doutrina que deverá cumprir o seu vaticínio: “Tudo passará nos Céus e na Terra, mas as minhas palavras não passarão”. Doutrina, na afirmação de Jesus é sinônimo de fermento, daí ter recomendado aos seus discípulos tomarem cuidado com o fermento dos fariseus, ou seja com a doutrina dos fariseus.
    O grão de mostarda que o homem plantou representa a necessidade de cultivarmos a decisão de reforma interior, com o máximo interesse que devemos despertar pelo nosso aprimoramento, tal qual uma pérola de grande valor ou um tesouro escondido. A rede lançada ao mar será a resultante de tudo – A cada um segundo as suas obras.
    Mas, - Nem todos os que dizem: Senhor! Senhor! Entrarão no reino dos céus.
    Privilegiados serão somente aqueles que tiverem perseverado em se despojar de todos os preconceitos e viciações, mantendo a linha de conduta rumo à perfeição, abandonando a porta larga. Não basta ser convidado; não basta dizer-se cristão; não basta trazer os sinais do Senhor para ser um fiel servidor, nem sentar-se à mesa para fazer parte do banquete celestial. Acontece que, dos muitos que ouvem a palavra divina, poucos são os que a guardam, colocando-a em prática pela máxima: “Fora da caridade não há salvação”. Poucos se tornam dignos de estar no reino dos Céus!. Foi por isso que Jesus asseverou: Muitos são chamados e poucos escolhidos.
    Para alcançar o Reino de Deus – consta em Atos 14:22 – “é preciso passar por muitas tribulações.” Não é pois, uma dádiva graciosa, um regime político mundano a ser implantado em breve, mas sim a resultante da lenta e penosa montagem de um sistema íntimo de pureza, retidão e de amor. Ou seja, é para ser construído, realizado, implantado no íntimo da criatura. A metodologia dessa conquista é o exercício do amor universal, do perdão sem limites, da caridade desdobrada sob todas as suas manifestações.
    O tempo de sua realização depende de cada um, do esforço que fizer, das renúncias que aceitar, das batalhas que vencer na sua própria intimidade. E isso não se faz no espaço de uma geração. Aliás, é nesse sentido o ensinamento a Nicodemos, em João 3:3: “Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus”.
    Enquanto isso, vamos nascendo de novo, até aprender, porque como Ele disse, “Quem não nascer de novo, NÃO PODE ver o Reino de Deus”.
    Bem claro: NÃO PODE ...



Textos onde Deus condena a prática chamada Espiritismo, Rodrigo, Brasil


    AQUI ESTÃO ALGUNS DOS TEXTOS ONDE DEUS CONDENA A PRÁTICA CHAMADA ESPIRITISMO.
 

*LEVÍTICO 19:26 e 31.

*LEVÍTICO 20:6. NECROMANTES SÃO OS QUE CONSULTAM OS MORTOS.

*ICRONICAS 10:13-14. FOI O FIM DO REI SAUL QUE PREFERERIU DESOBEDECER A DEUS A CRER NOS ESPÍRITOS

*IIREIS 21:6.MANASSÉS PROVOCOU A IRA DE DEUS POR CONSULTAR OS MÉDIUNS E NÃO O BUSCAR, ALÉM DE OUTRAS ABOMINAÇÕES.

*IIREIS 23:24-25. JOSIAS AO CONTRÁRIO DE OUTROS REIS AMAVA AO SENHOR E DESPREZOU OS MÉDIUNS DA SUA ÉPOCA.

*DEUTERONOMIO 13:1-18. DEUS CONDENAVA À MORTE À TODO AQUELE QUE INVOCASSE OUTRO ESÍRITO QUE NÃO ELE.

*DEUTERONOMIO 18:9-14. DEUS NÃO QUER QUE O SEU POVO SE ENVOLVA COM OS ESPÍRITOS.

*IITESSALONISSENCES2:7-12. PAULO ALERTA A IGREJA DE CRISTO QUE NO FINAL DOS TEMPOS OS "ESPÍTRITOS" OPERARIAM CURAS E PRODÍGIOS COM O OBJETIVO DE ENGANAR O POVO E LEVA´LOS AO INFERNO ETERNO.

*ITIMÓTEO 6:3-5. PAULO ALERTA QUE APRECIAM HOMENS NO FINAL DOS TEMPOS PREGANDO QUE A PRÁTICA DAS BOAS OBRAS SERIA O CAMINHO PARA A SALVAÇÃO. PORÉM ELE ALERTA QUE ALEM DESTE ENGANO ELES COM UMA FALSA HUMILDADE TIRARIAM GRANDE LUCRO PRÓPRIO COM ISTO. LEMBREM-SE QUE OS ESPÍRITAS CREEM
QUE AS BOAS OBRAS É UM DOS CAMINHOS PARA A SALVAÇÃO.

*I JOÃO 4:1-6. DESAFIO AOS QUE INVOCAM OS ESPÍRITOS.

I SAMUEL 28:1-25. ESTE TRECHO É MUITO USADO PELOS ESPÍRITAS PARA DIZER QUE QUANDO AS ENTIDADES SÃO INVOCADAS APARECEM, TENTANDO ASSIM AFIRMAR A VERACIDADE DISTO. POREM, O QUE ELES NÃO SABEM É QUE TIPO DE ESPÍRITO(NUNCA ACHAM QUE PODE SER MALIGNO!) ESTA APARECENDO NAQUELA INVOCAÇÃO. NO CASO RELATADO AQUI O REI SAUL ENCONTROU MORTE POR TER FEITO AQUILO QUE DEUS O PROIBIRA PARA O SEU PRÓPRIO BEM.

*HEBREUS 9:27. NÃO HÁ REINCARNAÇÃO. DEPOIS DA MORTE HAVERÁ APENAS O JUÍZO.

*LUCAS 23:43. UM DOS LADRÕES CRUXIFICADOS COM JESUS PEDIU PARA QUE ELE FOSSE SALVO.

JESUS AFIRMOU QUE NAQUELE DIA ELE O LEVARIA PARA O PARAÍSO.

O LADRÃO NÃO TEVE TEMPO DE REENCARNAR PARA TER UMA NOVA CHANCE DE MODIFICAR-SE AO LONGO DE VÁRIAS RENASCIMENTOS E MORTES ATÉ SER PERFEITO PERANTE DEUS.

É UMA ESTRATÉGIA DO INIMIGO PARA ENGANAR O POVO DE QUE ELES TERÃO UMA NOVA CHANCE E INVALIDAR A SALVAÇÃO ATRAVÉS DO "ÚNICO CAMINHO".

EXISTEM AINDA MUITO MAIS TEXTOS POREM ACHO QUE ESTES SÃO OS MAIS CLAROS E EVIDENTES PARA PROVAR QUE O VERDADEIRO CAMINHO DA SALVAÇÃO É O ARREPENDIMENTO DOS NOSSOS PECADOS ATRAVÉS DA MORTE EXPIATÓRIA DE CRISTO NA CRUZ POR NÓS.

ESTA AO ALCANCE DE TODOS SEM DISTINÇÃO. CONVÉM RESSALTAR AINDA QUE O DIABO NESTE ASPECTO NÃO É MUITO CRIATIVO POIS ATRAVÉS DOS TEMPOS, ESTA CRENÇA DE REEENCARNAÇÃO, CONSULTAR OS MORTOS; NASCER, VIVER E REENCARNAR TEM APENAS MUDADO DE NOME POIS TUDO O HINDUÍSMO, BUDISTO, SHINTOÍSMO, ETC ADMITEM SEMPRE ESTA DOUTRINA A ATUALMENTE PARA ATINGIR OS PAÍSES DE FORMAÇÃO CRISTACATÓLICA, COMO É O CASO DO BRASIL ELE VESTIU A MENTE DAS PESSOAS COM O ESPIRITISMO OU ESPIRITUALISMO QUE SÃO BÁSICAMENTE A MESMA COISA VARIANDO DE UM PARA O OUTRO CONFORME A CABEÇA DOS HOMENS E SUAS IDÉIAS COMPLEMENTARES.

EM 1940 APROXIMADAMENTE HOUVE UM REVIVAMENTO DO ESPIRITISMOATRAVÉS DE UM
FRANCES CHAMADO ALLAN KARDEC. E ESTA SEITA ATINGIU O NOSSO PAÍS DESDE AQUELA ÉPOCA POR CAUSA DO ENFRAQUECIMENTO DA IGREJA CATÓLICA POR NÃO SABER DAR RESPOSTAS À HUMANIDADE ATRAVÉS DA BOA ESPIRITUALIDADE CONTIDA NA PALAVRA DE DEUS DANDO MARGEM ASSIM À PROLIFERAÇÃO DESTE CULTO QUE COMO VOCE PÔDE CONSTATAR NA BÍBLIA ERA PRATICADO APENAS PELOS POVOS PAGÃOS QUE INFERNIZARAM A VIDA DO POVO DE ISRAEL QUE OR NÃO PERMANECEREM NA PALAVRA DE DEUS SUCUMBIRAM AO INIMIGO, ASSIM COMO A IGREJA CATÓLICA SUCUMBIU AO ESPIRITISMO POR NÃO PASSAR A VERDADE ( A Bíblia pura e simplesmente ) PARA OS SEUS FIÉIS NÃO OS PREPARANDO PARA ESTA BATALHA TÃO ESPIRITUAL QUE OS VERADEIROS CRISTÃOS TEM EXPERIMENTADO.

O Deus Onipresente e Onisciente diz, Não mexei com mundo dos Mortos

DEUTERONOMIO 18:9-14 "9 Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. 10 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; 11 Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; 12 Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti."



Comentários

Sobre "Textos onde Deus condena a prática chamada Espiritismo", Raul Franzolin Neto, Brasil


 O GEAE é um grupo fundado com o objetivo de estudar a Vida com todos os meios que pudermos obter, livres de preconceitos definidos, onde tudo deve passar pelo crivo da razão. A não observância desse princípio, abre-se as portas para o fanatismo doentio, que delonga longo tempo de ajuste espiritual. A obscuridade causada pela fé cega, promove uma fé frágil, inconsistente, onde a razão é mascarada pela ignorância e vaidade pessoal. Mas essa fragilidade não se rompe de um dia para outro. Muitas vezes são necessárias várias reencarnações em situações de repreensão do fanatismo, pois ele capaz de promover grandes desordens psicológicas, ou seja, do próprio espírito e conseqüencias são as desordens sociais regionais. Referimos a qualquer tipo de fanatismo, religioso, político, cultural, etc. Mas o fanatismo religioso é o pior deles, pois o processo reencarnatório (nascimento e morte) é um mistério aos olhos da humanidade e a morte é um símbolo de medo constante na vida terrena. As dificuldades geradas pela própria condição reencarnatória individual são condições ótimas para fanatismo religioso.

 Fanatismo significa a escuridão, o domínio, a presa fácil a serviço de outros, a insegurança que parece eterna. Enfim, o desajuste espiritual.

 No passado, o fanatismo religioso promoveu grandes atrasos na evolução do nosso planeta, ao ponto da Providência acelerar o Projeto Terra Regenerada. Muitos amigos de grande evolução espiritual foram sacrificados precocemente, tanto com a morte como no cerceamento de suas atividades, impedindo novos avanços para o planeta. Mas agora, os tempos são outros. Não haverá mais espaço para o fanatismo, pois aqueles que ainda insistirem em não utilizar a sua verdadeira razão, livre em pensamento, apenas sentirá a amargura da humilhação e do ridículo, que provavelmente devem ter feito o uso desses mesmos sentimentos para com outros no passado."Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade" (A.K.)

  O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos e como filosofia, compreende todas as conseqüencias morais que dimanam dessas relações. Assim, o espiritismo trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo coporal.

  Ora se nós existimos, pensamos, agimos diferentemente entre bilhões de seres encarnados, não existindo nunca ação inteiramente igual entre apenas dois individuos durante toda a vida e sendo todos formados da forma mesma material, é porque somos um ESPÍRITO individual, ligado a uma matéria momentânea. A morte existe, mas não do ESPÍRITO que é eterno. Com isso, não há prática alguma que possa condenar um estudo feito com seriedade e respeito que visa aprimorar a conduta pessoal para se viver melhor a cada dia quer seja como espírito encarnado ou desencarnado. Desafiamos assim, quem quer que seja, a mostrar à nossa razão, que essa prática seja condenada por DEUS, a menos que possamos acreditar que Deus não seja amor e sim vaidade. Isso, diante a beleza da vida e da harmonia do universo, seria o mesmo que acreditar em NADA. Não haverá certamente nenhuma passagem no Evangelho que tenha saido da boca de Cristo condenando os designos do ESPIRITISMO, pois ele já sabia que o Consolador (Doutrina Espírita) viria em tempo oportuno. Talvez mesmo, tendo em vista a evolução da humanidade na época, estaria já preocupado com o futuro de tão belo planeta, o qual solicitou proteção ao Pai para enviar o Consolador.

  Que o texto sirva para meditação a cada um de nós para que afastemos para bem longe o fanatismo e com humildade seguir os nossos passos, respeitando o caminho que os outros desejarem seguir (ORAI E VIGIAI !)

 Ao amigo que o escreveu enviamos nossos sinceros agradecimentos pela iniciativa, pois acreditamos que o fez com a intenção de nos ajudar e esperamos também que possamos retribuir tão bela  ajuda...

 Raul Franzolin Neto



Sobre artigo Boletim 367 de Ademir Xavier, Elzio Ferreira de Souza, Brasil


Caro Iglesias
Recebi e agradeço a remessa do boletim 369.
Estive lendo o Boletim do aniversário do GEAE e achei o trabalho do Aldenir bem feito, apesar do toque acadêmico da sigla. Há muitos anos escrevi no Mundo Espírita sobre o assunto, e estive retomando agora ao mesmo, mas acabei nao mandando para publicação na F.E. por causa da extensão. Tenho que avaliá-la primeiro.

Anoto o seguinte:
1a - A primeira coisa que notamos é que o CCU foi uma descoberta inteligente de Kardec diante do dificílimo problema da autenticidade das mensagens dos Espíritos. Assim sendo, ele não é resultado do ensino dos Espíritos e, portanto, não pode ser tomado como um princípio da doutrina.

Seria interessante questionar a frase final - A Doutrina só aceita princípios quando revelados pelos Espíritos? Sigamos Kardec, para nao fugir do terreno em que ele tão bem colocou o assunto. Em A Gênese, ele destacou as duas características da revelação - divina e humana. Se os dois trabalhos foram colocados lado a lado, é de esperar-se que os princípios sejam sacados dos ensinos dos Espíritos e da observação dos homens. Os princípios básicos que ele enumerou foram fixados a partir dos ensinos dos Espíritos, mas porque se submeteram ao CCU forte, para utilizar a terminologia adotada. Isto significa que um princípio não é adotado só por ser revelação, mas porque o CCU o fixa. Se utilizarmos o termo princípio em sentido mais amplo, como se faz de um modo geral, para significar o que foi bem estabelecido pela investigação, a conclusão será de que CCU é também um princípio metodológico, que, apesar de algumas idéias desavisadas, ainda é o método mais seguro de depuração ao lado do controle racional, necessário para contrabalançar (Vide o caso dos Messias do Espiritismo na Revista Espírita, idéia que foi espalhada em vários núcleos de modo independente).

Agora bem, uma questão pode ser colocada em face do pensamento de Emmanuel que transcrevo - "Cada individualidade deve alargar o círculo das suas capacidades espirituais, porquanto, poderá, como recompensa à sua perseverança e esforço, certificar-se das sublimes verdades do mundo invisível, sem o concurso de quaisquer intermediários. (destaque nosso - Emmanuel: dissertações mediúnicas, p. 49). Ele deveria estar voltado para as percepções dos rishis (videntes) indianos e de um Chico Xavier, para citar um só exemplo entre nós). Em outras palavras, a revelação não teria uma origem exclusivamente nos Espíritos.

2. A questão dos princípios é interessante. Em Pérolas no Fio, eu anotei 10 (dez) e chamei a atenção de que eram princípios que podem encontrar-se no Hinduísmo. De propósito, a fim de que os confrades pudessem exercer o direito de pensar, não coloquei em que se podia diferenciar as duas doutrinas.

3. Ainda em relação aos princípios, devemos considerar que existem Espíritos que nao admitem o evolucionismo. No tempo de Kardec. E há mais de 60 anos (1937), quando Emmanuel ditou o livro que leva o seu nome, destacou o fato sobre a defesa do fixismo feita por Espíritos estudiosos:

"Se bem haja no próprio círculo dos estudiosos dos espaços o grupo dos opositores das grandes idéias sobre o evolucionismo do princípio espiritual, através das espécies, sou dos que o estudam, atenta e carinhosamente" (p.93)

Isto é interessante porque na quase totalidade dos núcleos se aparecesse um Espírito com tais idéias, será tido imediatamente como um pseudo-sábio. Aliás, podemos dizer que Kardec agiu nesta parte com muito tato, e, embora fosse pessoalmente um evolucionista, até o fim, manteve-se em cautela no enunciar a idéia, pelo menos em relação à evolução espiritual, que ele apresenta como posição defendida pelo filósofos espiritualistas. Este princípio alcançou assim o estado de cidade com os trabalhos de Léon Denis.

4. Escreve Aldenir - "Vejamos um exemplo concreto que nos auxilie nesse ponto. Suponhamos que um certo Espírito proponha uma modificação na lei III de evolução afirmando que a marcha de desenvolvimento do Espírito não é incessante mas que, em determinado ponto de sua vida maior, seja permitido por lei ao Espírito estacionar. Não é difícil ver que semelhante idéia depõe contra vários outros princípios e leva imediatamente a uma contradição com a noção de livre-arbítrio pois, se ao Espírito é possível estacionar, ele não tem, por lei, nenhuma responsabilidade sobre seus atos durante o período de falta de progresso. Essa idéia deve ser rejeitada por estar em contradição com uma série de noções que protegem os fundamentos da doutrina."

Ainda que ele tenha razão em relação à contradição, não me parece seguro que uma tal teoria iria de encontro à noção de livre-arbítrio e de responsabilidade individual durante o período de falta de progresso, porque a) seria exatamente o reconhecimento do seu livre-arbítrio que o permitiria estacionar; b) porque uma decisão livre sendo imputável, a sua responsabilidade pela opção é evidente, se isto causasse algum prejuízo ao sistema estabelecido. Bem, o Aldenir deveria estar pensando, no exemplo, com uma opção que fosse definitiva e irrevogável, pois, no entendimento que temos atualmente, um Espírito pode resolver estacionar e o faz, até que mude de opinião livremente ou que um acréscimo de dor, resultante da violação da lei, leve-o a abandonar a posição conflituosa com a lei.

Bem, meu caro Iglesias, estas são umas pequenas anotações ao trabalho do Aldenir que está muito bem lançado e que faço, no silêncio da madrugada, para manter uma simples conversa.

Com o abraço do

Elzio Ferreira de Souza



Palestras Familiares de Além-Túmulo
Educadores de Espíritos


Que o amor único de Deus inspire todas as almas para o bem!

Ouvimos falar de educação, forma adequada para conduzir as almas que precisam conhecer, estimular-se para o progresso infinito, e todos aqueles que participam do processo de envolvimento das criaturas no aprendizado são portadores de um mandato divino em que pese as dificuldades normais encontradas no homem de hoje.
O que vem a ser, realmente, o mestre? O que vem a ser alguém que ensina senão aquele que deveria se preparar, primeiramente, ou seja, estudar a si mesmo, para aí depois, sim, exercer o sagrado mister de explicar aos outros o que ele próprio já alcançou?

Vemos, entretanto, na sociedade moderna, sobrecarregada de solicitações, preocupada com a velocidade das coisas, criarem-se verdadeiros núcleos de ensino, atabalhoados muitas vezes, com o objetivo de atender à grande sociedade em suas demandas. Vemos, por outro lado, que o homem continua necessitando de quem o ensine de forma ponderada, equilibrada, superior.

Diz-se que o ritmo frenético da sociedade pede, igualmente, o ritmo frenético por parte dos professores; mas a que isto conduz? Aonde chegará o homem que não aprende efetivamente as lições que lhe são oferecidas?

Pudéssemos dizer que as coisas fossem tão fáceis de se solucionar e bastaria acelerar-se a formação de um professor para socorrer os alunos. Entretanto, não é isso o que ocorre.

Igualmente no estudo do Evangelho de Jesus, tão grato aos trabalhos de uma Casa Espírita, principalmente junto aos jovens ou aos adultos, observamos, muitas vezes, que o dedicado a esta arte não se preocupa corretamente com a meditação, com a análise profunda dos temas, de modo que possa transmitir, realmente, uma idéia básica calcada numa profunda visão do assunto, quando não numa profunda experiência.

Perquirir, meditar, concluir são fases de um único processo, o processo de educar.

Ah, meus irmãos! quando vemos criaturas preocupadas em falar do Evangelho como se nada tivessem sentido, intimamente lhes dizemos:

"Filho meu, antes de falar, pense, analise, sinta, medite."
Diz-se que a Doutrina Espírita, em verdade, não precisa de divulgadores: precisa de homens transformados. Não se pode, no entanto, ignorar o papel preponderante de quem fala; não se pode ignorar o papel de quem escreve; não se pode ignorar o papel de quem aparece nos vários veículos de difusão modernos, para falar de uma doutrina tão importante e tão bela como é a Doutrina Espírita. O nosso apelo-convite é para que todos nós passemos a entender o nosso papel tão importante na divulgação. Tão importante que o fazemos em nome de Jesus, em nome da Doutrina Espírita, e isto deve percutir nos corações que assim a esta tarefa se dedicam. É uma responsabilidade falar em nome de Jesus, tanto quanto o é falar em nome da Doutrina Espírita.

Meus irmãos, longe de desanimá-los, desejo, ao contrário, estimulá-los, dizendo assim:

"Orem, pensem, analisem, meditem, coloquem dentro dos seus corações aquilo de que vocês irão falar. Serão realmente educadores, quando assim o fizerem."
Homens que se dedicam à divulgação doutrinária, trabalhadores que falam aos espíritos encarnados ou desencarnados, todos têm uma responsabilidade enorme nas mãos! Sobre seus espíritos pesa a responsabilidade maior de transmitir a idéia clara, límpida, superior, como é a Doutrina Espírita.

Muitos do que aqui estão, outrora, fizeram da palavra o veículo da transformação das massas. Uns falaram de Deus; outros falaram de política; outros disseram verdades incompletas; outros apenas destruíram. Quase todos vocês são comprometidos com o ensino. Todos estão amparados, porém, por Jesus e pela verdade.

Que essa verdade seja, hoje, a que conduza os homens para sua elevação e não mais para a destruição dos valores que conseguiram amealhar ou para a descrença em Deus.

Preocupem-se com a maneira como falam; preocupem-se em transmitir uma mensagem realmente cristã; preocupem-se com o futuro da humanidade.

Outrora quando falavam, não se importavam com o futuro dos homens: queriam apenas falar, dominar. Hoje, já não se faz mais isso! Hoje, todos trazem consigo a palavra de Jesus e o senso de responsabilidade que a Doutrina Espírita dá.

Por isso, falamos livremente, abertamente, plenos de Jesus; porque trazemos a crença no Mestre Divino, alicerçada na Doutrina Espírita. Porque somos de Jesus, já que agora temos o pensamento clareado pela Doutrina Espírita.

Oh! meus irmãos, certamente sentirão dentro de seus espíritos o reflexo da transformação, talvez, um frêmito, como uma revolução interna, porque serão os velhos castelos, as velhas construções que para nada mais servem sendo destruídos pelas convicções de agora.

Que as antigas construções sejam eliminadas, portanto, dos corações dos que desejam dar os passos decisivos na direção do equilíbrio e da paz! Todos são chamados a servir, a falar, a pensar com Jesus e com a Doutrina Espírita.

Que este momento lhes seja sagrado e que vocês sigam sempre com Deus!

Jesus Cristo nos ampare e nos inspire com o seu amor!

Antonio de Aquino

(Mensagem psicofônica recebida  no Centro Espírita Léon Denis, em 10/07/1999)



Painel
Luzes Editora e Distribuidora de Livros Espíritas


Luzes Editora e Distribuidora de Livros Espíritas,
mantenedora de 02 instituições beneficentes vem através desta oferecer a você, AGENDAS SUPER-LUXO (fino acabamento) para o ano 2.000.

-COM CAPA DURA E ALMOFADADA.
-CALENDÁRIO DIÁRIO COM PENSAMENTOS E MENSAGENS POSITIVAS.
-ESPAÇO PARA  ANOTAÇÕES DE REUNIÕES DIÁRIAS OU MENSAIS.
-ESPAÇO PARA ANOTAÇÕES ESPECIAIS, COMPROMISSOS, ANIVERSÁRIOS, ENDEREÇOS, TELEFONES ÚTEIS, VIAGENS, CURSOS, ETC...

Preço abaixo das livrárias e entregue em sua casa sem custos adicionais pelo valor de R$9,90 com pagamento através de boleto bancário, que segue anexo a agenda.
Para uso próprio ou para presentear, faça seu pedido: luzes@zup.com.br.
Visite este Site: http://www.luzeseditora.com.br.
Livros, CDs anti-stress, relaxamento e new age.
Os livros não encontrados em nosso catálogo podem ser solicitados sob consulta através do e-mail luzes@zup.com.br .
Informamos ainda que a Luzes Editora conta com um clube do livro, com 22 anos de tradição e trabalho na implantação do bem.
Filie-se ao Clube do livro:
Basta nos enviar seu endereço!
Por apenas R$ 6,00 clube adulto, clube infantil R$ 5,00.
Associando-se aos 02 clubes o preço é promocional de R$ 10.00.
Pagamentos através de boleto bancário que será enviado juntamente com o primeiro livro com opções de assinatura trimestral, semestral e anual.
Aguardamos sua resposta, com a opção desejada. luzes@zup.com.br
www.luzeseditora.com.br
Já está confirmado em janeiro o Clube estará enviando o novo Romance de Vera Lúcia Marinzeck:
"Novamente Juntos" preço aos associados, sem nenhum custo extra, entregue em sua casa R$6,00, em qualquer outra livraria R$14,00.Instituições mantidas pela Luzes:
Este livro solicitado individualmente o preço promocional de lançamento na Luzes é R$9,90.Promoção do mês "O Livro dos Espíritos" apenas R$5,90 entregue na sua Casa.

Instituições mantidas pela Luzes:
Lar Espírita "O Bom Pastor"
R: São Lourenço, nº 670 Jd. Bom Pastor
Catanduva SP cep 15800-000

Associação Nova Era
R: 7 de setembro, 624
Pindorama SP cep 15830-000
Departamento de divulgação doutrinária Luzes.



TCI, Bilingual Message
Caros amigos,

Através desta nota informamos que atualizamos recentemente o nosso site de Transcomunicação Instrumental, e convidâmo-lo a visitá-lo para inteirar-se de algumas importantes conquistas.

Eis os novos artigos:

Primeiro Caso (real) de Identificação de um falecido (com áudio e Laudo Científico).

(Este caso já está no site em português, inglês e espanhol; em alguns dias estará também em francês).

Entrevista com Sonia Rinaldi (Coordenadora da ANT)

Mais Transimagens (em português, inglês e espanhol) e Transimagens Curiosas.

Ciencia y TCI - (espanhol).

I-BEST:

Se você aprecia a Transcomunicação Instrumental e a nossa abordagem séria, imparcial e rigorosamente científica, tomamos a liberdade de sugerir que vote em nosso site. A ANT está concorrendo no I-Best, concurso que apontará os melhores sites de diversos assuntos. O nosso está na categoria "Religião e Esoterismo" e para votar basta ir no selo amarelo, no fim do site (último botão). É mais uma forma de reforçar a difusão de nossa pesquisa.

Será um prazer recebê-lo em nosso site:

http://www.geocities.com/Athens/Acropolis/9045/index.html

IN ENGLISH

We are pleased to inform that recently we added new articles as result of the development of our research.

In the English section you will find:

The first case of real identification of a deceased person – with audio and Tehcnical Report

More transimages ... and Curious Transimages.

http://www.geocities.com/Athens/Acropolis/9045/index.html

We thank you for your visit!

Deixo um abraço e permaneço à disposição.

            Neusa R. M. Silva
Associada Encarregada da Divugação




    Informações Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
   Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
    Inscrição - http://www.geae.inf.br/pt/inscricao.html
    Alteração ou Cancelamento - http://www.geae.inf.br/pt/muda-inscricao.html
    Coleção dos Boletins Semanais em Português - http://www.geae.inf.br/pt/boletins
    Coleção do "The Spiritist Messenger" - http://www.geae.inf.br/en/boletins
    Página de pesquisa no GEAE - http://www.geae.inf.br/pt/search.html