Grupo de Estudos Avançados Espíritas

http://www.geae.inf.br

Fundado em 15 de Outubro de 1992
Boletim Semanal de Distribuição Eletrônica

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade", Allan Kardec


Ano 08 - Número 373 - 1999             30 de novembro de 1999 

Conteúdo

Textos

Comentários Painel

Textos
Doutrina Espírita e Humanidade, Gerson Yamin, Brasil

                     "Transformar o homem para transformar o mundo e transformar o mundo para transformar o homem".
                                                                   Herculano Pires

           Uma questão muito dúbia e que ainda permeia o cerne do movimento espirita é a que diz respeito a expressão "materialistas" que comumente é utilizado para designar àqueles que aparentemente não acreditam em nada além da vida física.

           Quando se utiliza o termo, e Kardec o fez muitas vezes, precisamos não confundi-lo com o MATERIALISMO enquanto doutrina de análise sociológica que busca, a partir de uma análise das relações e evolução dos modos de produção humana determinar as formas a partir das quais a historia se manifesta, em outros termos, a partir das relações MATERIAIS dos modos de produção tenta explicar os fatos históricos, e  a evolução humana.

           Portanto, nos parece bem claro que a Doutrina Política chamada MATERIALISMO e o comportamento individual/social MATERIALISTA são conceitos bastante diferenciados e que não podem ser confundidos.

           Se não, vejamos: Existem muitos cristãos (católicos, espíritas, etc...) que apesar de se dizerem espiritualistas, condenando os MATERIALISTAS, por não acreditarem em nada além da vida, levam uma vida social baseada no consumo exacerbado, nos prazeres frugais, na exploração de seus trabalhadores(quando os tem), preocupados cada vez mais com o TER em detrimento do SER, pois "...numa sociedade fundada na busca do lucro exagerado e do enriquecimento privado, dominada pela competição, pelo egoísmo e pela "eficácia econômica" obtusa, os recursos são utilizados sem atentar para a suas conseqüências de longo prazo e, ainda menos, às suas repercussões sobre a natureza". Por outro lado conhecemos muitos que defendem o MATERIALISMO enquanto Doutrina política e social, não se dizem espiritualistas mas levam uma vida preocupados em melhorar as condições humanas, combatendo a pobreza(e não os pobres), buscando humanizar a humanidade, buscando diminuir as diferenças sociais, tentando fazer com a sociedade torne-se mais justa, fraterna, menos desigual...uma sociedade onde todos tenham acesso aos mesmos direitos de cidadão(saúde,educação,segurança), onde a miséria possa ser aliviada através da geração de emprego e renda(uma das causas que levam as pessoas ao mundo das drogas/álcool), enfim...uma sociedade mais humana, pois, "...durante os últimos anos o poder do dinheiro apresentou uma nova máscara sob o seu rosto criminoso. Por cima de fronteiras sem importar raças ou cores, o poder do dinheiro humilha dignidades, insulta honestidades e assassina esperanças. Renomeado de neoliberalismo, o crime histórico da concentração de privilégios, riquezas e impunidades democratiza a miséria e a desesperança".

               Portanto concordamos com Herculano Pires, para que realmente aconteça evolução torna-se necessário duas coisas que andam juntas e são inseparáveis, e não se pode dizer  que são independentes: mudança individual, sim, pois precisamos nos equilibrar, nos tornar mais humanos, sem hipocrisias, sem fanatismos, mas também contribuir para as melhorias sociais, permitindo que aqueles mais comprometidos tenham suas dores aliviadas convivendo numa sociedade mais fraterna e justa. A fim de que possamos, em outras vidas, desfrutar desta sociedade que ajudamos a construir, sem que isso implique em pervertermos os nossos valores espirituais. Entendo que devemos contribuir para o avanço das criaturas mediante trabalhos espirituais de esclarecimento, de transfusão de energia através do passe, de obras assistenciais, da mediunidade, etc...mas, e também, devemos contribuir com a sociedade onde estamos inseridos, sendo críticos (não confundir com maledicência), esclarecidos com relação a Direitos Humanos inalienáveis, defendendo-os como forma de gerar consciência social. Somente assim evoluiremos sem dicotomizar o social do individual, pois afinal somos todos frutos de UM SÓ e para ELE devemos trabalhar.




Comentários
"Meras coincidências", Silvio Corrêa, Brasil


Prezados Irmãos,

    O nosso dia a dia nos traz situações que não há como colocá-las no rol das "meras coincidências".

    Quando recebi o boletim GEAE 372 e após ler o seu conteúdo, ficou uma sensação de "algo incompleto" e que eu, não conseguia definir.

    Fiz uma segunda leitura e a sensação continuava. Resolvi imprimir e ler pausadamente. Finalmente encontrei !

    Nosso irmão Almeida, com grande sensibilidade, destacou o texto "Um pouco de fermento, Emmanuel, Fonte Viva (FEB)", que veio ao encontro do assunto "capital e trabalho, à luz da doutrina espírita".

    Examinemos alguns tópicos mencionados no texto do nosso irmão Emmanuel.

    Ninguém vive só.

    Assim deveria ser sempre o trabalho. A atuação em equipe, procurando o consenso. Nada impede que procuremos, vez ou outra, o isolamento, mas o faremos carregados de idéias.

    Nossa alma é sempre núcleo de influência para os demais.

    Toda equipe tem um líder "formal" e um "natural", que podem ser a mesma pessoa. O líder é a pessoa que conduzirá a equipe. Mas ele não está só.

    Nossos atos possuem linguagem positiva.

    Nossos atos sempre geram ações e consequentemente reações. Devemos ter cuidado extremo, sejamos comandantes ou comandados.

    Nossas  palavras atuam a distância.

    Um simples comentário nosso, ainda que aparentemente inofensivo, poderá gerar um boato de proporções catastróficas.

    Achamo-nos magneticamente associados uns  aos outros.

    Não há como separar a vida pessoal da profissional. Somos um único ser. Ao procurarmos ajudar o nosso colega com problemas, estamos também nos ajudando. Somos uma equipe.

    Ações e reações caracterizam-nos a marcha.

    É  preciso saber, portanto, que espécie de força projetamos naqueles que nos cercam.

    Só o diálogo, a humildade e o amor ao próximo poderão nos conduzir. O diálogo para podermos saber, a humildade para reconhecer nossos erros e o amor ao próximo para que não penalizemos o nosso irmão com os nossos erros.

    Nossa conduta é um livro aberto.

    Quantos  de nossos gestos insignificantes alcançam o próximo,  gerando inesperadas resoluções!

    Quantas frases, aparentemente inexpressivas, arrojadas de nossa boca, estabelecem grandes acontecimentos!

    Cada dia, emitimos sugestões para o bem ou para o mal...

    Dirigentes arrastam dirigidos.

    Servos inspiram administradores.

    Qual é o caminho que a nossa atitude está indicando?

    Um pouco de fermento leveda a massa toda.

    Não dispomos de recursos para analisar a extensão de nossa influência, mas podemos examinar-lhe a qualidade essencial.

    Acautela-te, pois, com o alimento invisível que forneces às vidas que te rodeiam.

    Desdobra-se-nos o destino em correntes de fluxo e refluxo.

    As forças que hoje se exteriorizam de nossa atividade voltarão ao centro de nossa atividade, amanhã.

    Importa que cada um de nós analisemos cada ponto mencionado nesse texto, como empregadores ou empregados, não importa.

    A aplicação desses pontos no cotidiano da empresa (e no nosso cotidiano), gerarão lucros na forma material e espiritual. Gerarão resultados.
 

Silvio Corrêa
SICD - Site de Informação, Conhecimento e Desenvolvimento
http://www.geocities.com/silviocorrea/




Conheça Jesus, arrependa-se dos seus pecados e não creia mais em mentiras,  LVR, Brasil ;
Respostas de Eduardo Maia, Flávio e Paulo Wollmer,  Brasil

Amigos,

     Só Jesus Cristo é o Senhor, e ao homem só está destinado um único nascer e morrer e depois disto o juízo... Vi um adesivo que dizia: "Conheça Jesus Cristo, leia Alan Kardec", mas eu te digo: "Conheça a Jesus Cristo, leia a bíblia".

    A bíblia não fala em espiritismo, ou qualquer outra coisa que não seja santa; para completar leia o que diz em Apocalipse 22 v1 e a seguir (o último capítulo do último livro da bíblia). Eis aqui algumas passagens:

    "Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira"
    ...
    "E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste livro".

    Amém.

    Irmão conheça a Jesus, arrependa-se dos seus pecados, e não creia mais em mentiras, aceite a Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador, porque está escrito: "ninguém vem ao Pai senão por mim".

    Boas obras não salvam a ninguém, quem de nós poderá justificar-se diante do trono de Deus no dia do juízo final ??? Com certeza a melhor alternativa é a salvação pela graça excelsa de Jesus Cristo, Nosso Senhor !!!

    []'s
    LVR.


    Agradeço a preocupação do amigo em salvar a minha alma.

    Sou espírita e já tenho Jesus como orientador maior em minha vida, pois afinal Ele é filho do Altíssimo, o escolhido para operar a transformação do nosso planeta, de um mundo de provas e expiações para um mundo feliz.

    Como não aceitar Jesus, só se formos ignorantes ao extremo e não conhecêssemos nada sobre espiritualidade.

    No entanto não aceitamos dogmas religiosos de qualquer natureza, porque não necessitamos de rituais para entender o Mestre, nem de chavões que ficam mais na boca, nas camisas, nos adesivos dos carros do que no coração e na
mente lúcida e esclarecida.

    O adoramos em Espírito e Verdade, por isso somos espíritas, digo ESPÍRITAS (que vem da palavra espírito).

    Se Deus é  o Espírito Santo, e o Espiritismo a Doutrina dos Espíritos (ou Espíritos Santos, Anjos, etc.) logo, somos Espíritas seguidores da Doutrina de Deus.

    Estude os Livros da Codificação que você entenderá o porquê, depois a Bíblia sem idéias preconcebidas, aí então, pode até ser que vc continue ainda evangélico, o que seria maravilhoso, mas, com certeza, não irá perder mais o tempo combatendo o Próprio Deus, combatendo a sua própria Doutrina. No mínimo vc ficará muito mais esclarecido do ser eterno que vc é.
Muita Paz!

    Que Jesus ilumine a vossa visão, retirando a trave que está em vosso olho, antes de querer retirar argueiros do olho dos outros.

    Eduardo Maia
    Espírita com Jesus e a pedido Dele.




Caro LVR,

    A Biblia e' um livro de Mediunidade

    1-Zacarias  e Jose'entram  em contato com o anjo Gabriel via onirica

    2-Simao Pedro sentia em si mesmo em variadas vezes a presenca de espiritos bons ou maus, conforme a sintonia que fazia.

    3-Elias e Moises corporificam-se no Tabor.

    4-Madalena ve um espirito ao lado do tumulo de Jesus.

    5-Dois discipulos veem Jesus morto no caminho de Emaus.

    6-Um espirito corporificado liberta os discipulos presos maldosamente numa cadeia publica.

    7-Petencostes e' uma grande manifestacao coletiva de mediunidade curativa e xenoglossia.

    8-Pedro cura com a propria sombra de seu corpo.

    9- Agabo transmite instrucoes da esfera espiritual.

    10-Elimas e' um medium transviado ,que, como hoje assistimos a varios....

    11-A jovem adivinhadora de Filipo e' medium de espiritos  inferiores a quem Paulo se  dirige com agudeza de sensibilidade e autoridade moral.

    Ha muito mais a falar sobre os fenomenos psiquicos na Biblia.

    Todavia , ja que voce comecou o assunto, pergunto a voce:

    -O QUE JESUS FOI, SEGUNDO A EPISTOLA DE PEDRO, FAZER , PREGANDO AOS ESPIRITOS NO HADES, PARA QUE SE ARREPENDESSEM, SE ESTAVAM IRREMEDIAVELMENTE CONDENADOS??????

    E'  POR QUE,  ELES NAO ESTAVAM CONDENADOS , POIS SE NAO JESUS NAO TERIA SE DIRIGIDO AO HADES, PARA PREGAR!!!!

    PREGAR E'  PALAVRA DE SALVACAO!!!

    E SO SE PREGA A QUEM PODE SER SALVO!!!

    POIS JESUS NAO IRIA TRIPUDIAR APRESENTANDO UM PROGRAMA DE SALVACAO A QUEM NAO PODERIA APLICA-LO, SE NAO EM VIDAS PROXIMAS !!!!!

    SO VEJO SAIDA NA REENCARNCAO!!!!!

    Um abraco,
    Flavio



Prezado irmão ou irmã que nos enviou o e mail anexo, Jesus abençoe nossos propósitos de bem servir.
 

  1. Agradeço vosso interesse em ajudar-nos, pois entendemos que realmente acreditas no que escreveste, o que mostra estar interessado ou interessada no seu próximo como nos ensinou Jesus.
  1. Professamos a fé Espírita por ser esta racional e não cega, assim como vemos que vossa intenção é nobre, convidamos a conhecer o Espiritismo, para que então possa falar e opinar sobre ele, eu não tenho condições de falar ou opinar sobre sua fé religiosa.
http://www.limeira.com.br/paulavictor
http://www.geae.inf.br


    Por favor, receba nossas mais sinceras vibrações de paz.

    Fraternalmente
    Paulo Roberto Wollmer



Painel
Palestras Virtuais do IRC-Espiritismo, Pedro Vieira, Brasil

    É com muito prazer que gostaria de informar aos amigos leitores do GEAE sobre o material que estudo que temos à disposição no IRC-Espiritismo.

    No site do IRC-Espiritismo (http://www.irc-espiritismo.org.br) há as seguintes Palestras Virtuais realizadas até hoje (desde 1997), disponíveis para retirada livre - em ordem de palestrantes:
 

Accioly Lopes, Paixões
Alamar Régis, Divulgação Espírita
Alberto Almeida, Aborto
Altivo Pamphiro, A Missão Espiritual do Brasil
Altivo Pamphiro, Curas Espirituais
Altivo Pamphiro, Emancipação da Alma (Sonhos, Desdobramentos)
Altivo Pamphiro, O Espírita Perante a Política
Altivo Pamphiro, O Verdadeiro Sentido do Natal
Altivo Pamphiro, Suicídio
Amália Silveira, O Egoísmo
Américo Domingos, Homossexualismo
Américo Domingos, Sexualidade
Aparecida Vasques, Vida e Obra de Bezerra de Menezes
Ariston S. Teles, Final dos Tempos
Arleir Bellieny, Terapia de Vida Passada
Carlos Alberto, Laços de Família
Carlos Alberto, O Poder da Prece
Carlos Alberto, O porquê da Dor
Carlos Alberto, Reforma Íntima
Carlos Imbassahy, Deus e a Nova Física
Carlos Roberto, Aborto
Carlos Roberto, O Aborto e Suas Conseqüências
Carlos Roberto, Valorização da Gravidez
Cláudio Zanatta, A Gênese Espiritual
Cíntia Machado, A Caridade Material e a Caridade Moral
Deuza Nogueira, Fenômenos Mediúnicos
Dora Incontri, A Pedagogia Espírita
Edith Alencar, O Centro Espírita
Elizabeth Operti, Evangelização Infantil
Eneida Caruso, Progresso Moral e Intelectual
Fernando Gomes, Espiritismo e Esperanto
Flávio Boleiz Jr., A Psicofonia
Flávio Boleiz Jr., A Psicografia
Flávio Boleiz Jr., Mediunismo e Mediunidade
Gilson Bordallo, Eutanásia
Gothardo P. Miranda, Evolução e Espiritismo
Henrique Oliveira Fernandes, Experiências de quase morte
Henrique Oliveira Fernandes, Terapia de Vida Passada
Iole de Freitas, Encarnação nos Diferentes Mundos
Iole de Freitas, Jesus e as Parábolas
Jacob Melo, Passes
Joaquim Couto, Perda e Suspensão da Mediunidade
José Roberto dos Santos, Reprodução Assistida e Clonagem
José Roberto Santos, Doação de Orgãos
Lamartine Palhano Jr., Viagens Psíquicas no Tempo
Luiz Carlos Formiga, Doenças Cármicas
Luiz Carlos Formiga, Dores, Valores, Tabus e Preconceitos
Luzia Ribamar, O Homem Total
Lúcia Moreira, "Não vim trazer a paz, mas a divisão"
Lúcia Moreira, O Sermão do Monte
Marilena Mota Carvalho, Evangelização Infantil
Mauro Operti, Fascinação e Subjugação
Mauro Operti, Inconvenientes e Perigos da Mediunidade
Mauro Operti, Perda dos entes queridos
Mauro Operti, Proselitismo
Miguel Labolida, Espiritismo: Religião, Filosofia e Ciência
Miguel Labolida, Os Anjos da Guarda
Mário Coelho, A Influência do Espiritismo no Progresso
Mário Coelho, Magnetismo Espiritual
Márlio Lamha, A Influência Moral do Médium
Márlio Lamha, Pena de Morte
Nara Coelho, Jesus e o Consolador Prometido
Nara Coelho, Parentela Espiritual e Parentela Corporal
Oneida Terra, A Família na visão espírita
Oneida Terra, O Espiritismo e a Arte
Oswaldo Cruz, Os Falsos Profetas
Oswaldo Cruz, Uniões Antipáticas Entre os Espíritos
Paulo Nagae, Livre-Arbítrio
Paulo Nagae, Perispírito
Pedro Vieira, Causas e Justiças das Aflições
Pedro Vieira, Evangelização dos Espíritos - Desobsessão
Pedro Vieira, Lei de Causa e Efeito
Pedro Vieira, Os Sacrifícios e a Adoração a Deus
Regina de Agostini, Desigualdades Sociais
Regina de Agostini, Perda dos Entes Queridos
Regina de Agostini, Vida em Sociedade
Ricardo Bicudo, Causas das Misérias Humanas
Ricardo Bicudo, O Sofrimento Moral
Sandra Salles, A Providência Divina
Sergio Aleixo, Os Fenômenos Espíritas na Bíblia
Sidmar Ferreira, Jesus nos Dias Atuais
Sérgio Aleixo, A Reencarnação na Bíblia
Vera Sá, O Homem de Bem
Vera Sá, Simpatias e Antipatias Terrenas
Vânia de Sá, Evangelização de Espíritos
Vítor Ronaldo Costa, Obsessão e Loucura
Cláudio Zanatta, Deus
Regina De Agostini, O Espírita na Sociedade
Dulce Alcyone, O Suicídio
Accioly Lopes, Direito de Propriedade
Sandra Sales, Jesus e as Minorias


    As Palestras Virtuais são realizadas semanalmente, sextas-feiras, às 21:30h, nos Canais do IRC #Espiritismo_Perguntas e #Espiritismo_Respostas e são compostas basicamente de uma pequena introdução e de participação ativa do público por meio de perguntas, que podem ser feitas na hora ou antecipadamente pelo e-mail palestras@irc-espiritismo.org.br

    Esse é um trabalho realizado pelo IRC-Espiritismo (http://www.irc-espiritismo.org.br), promovido pelo Centro Espírita Léon
Denis (http://www.celd.org.br), com a colaboração do Grupo Rita de Cássia de Estudos Espíritas e do Centro Espírita Maria Angélica, todos do Rio de Janeiro.

    Esperamos contar sempre com a participação e as críticas de todos, igualmente estamos abertos a parcerias com Casas Espíritas de todo o Brasil que também queiram se unir no esforço de Palestras Virtuais pela Internet, projeto que oferecemos total apoio e orientação, caso seja necessário. Com a instalação de um micro em seu Centro Espírita podemos unir esforços pela divulgação do Espiritismo pela Internet!

    Comentários, sugestões, indicações de temas e contatos de parceria, o e-mail da Administração do IRC-Espiritismo é adm@irc-espiritismo.org.br

    Muita paz a todos,
    O amigo

    Pedro Vieira
 



Páginas  Espíritas

Olá amigos

    O Jornal de Lagos (com excelente site na net) http://jornal-lagos.ultimate.pt/espiritismo.html também já tem uma crónica semanal sobre espiritismo.

    Divulguem
    um abraço

    Lucas


    Gostaria de informar meu endereço na Internet http://www.geocities.com/Nubor_Facure/

    Respeitosamente
    Nubor Facure


 


    Informações Gerais - http://www.geae.inf.br/pt/faq
    Conselho Editorial - editor@geae.inf.br
    Inscrição - http://www.geae.inf.br/pt/inscricao.html
    Alteração ou Cancelamento - http://www.geae.inf.br/pt/muda-inscricao.html
    Coleção dos Boletins Semanais em Português - http://www.geae.inf.br/pt/boletins
    Coleção do "The Spiritist Messenger" - http://www.geae.inf.br/en/boletins
    Página de pesquisa no GEAE - http://www.geae.inf.br/pt/search.html