GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS

Fundado em 15 de Outubro de 1992
Boletim Semanal de Distribuição Eletrônica



Ano 07 - Número 354 - 1999                         20 de julho de 1999

Indíce
Textos Comentários & Respostas Perguntas Painel

Textos
Tragédia no Circo, Irmão X, médium Francisco Cândido Xavier

(O texto foi enviado pelo Wellington Silva, como anexo a pergunta publicada neste Boletim)

    Naquela noite, da época recuada de 177, o concilium de Lião regurgitava de povo.

    Não se tratava de nenhuma das assembléias tradicionais da Gália, junto ao altar do Imperador, e sim de compacto ajuntamento.

    Marco Aurélio reinava, piedoso, e, embora não houvesse lavrado qualquer resolução em prejuízo maior dos cristãos, permitira se aplicassem na cidade, com o máximo rigor, todas as leis existentes contra eles.

    Ninguém examinava necessidades ou condições. Mulheres e crianças, velhos e doentes, tanto quanto homens válidos e personalidades prestigiosas, que se declarassem fiéis ao Nazareno, eram detidos, torturados e eliminados sumariamente.

    Através do espesso casario, a montante da confluência do Ródano e do Saône, multiplicavam-se prisões, e no sopé da encosta, mais tarde conhecida como colina de Fourvière, improvisara-se grande circo, levantando-se altos tapumes em torno de enorme arena.

    As pessoas representativas do mundo lionês eram sacrificadas no lar ou barbaramente espancadas no campo, enviando-se os desfavorecidos da fortuna, inclusive grande massa de escravos, ao regozijo público.

    As feras pareciam agora entorpecidas, após massacrarem milhares de vítimas, nas mandíbulas sanguissedentas. Em razão disso, inventavam-se tormentos novos.

    Verdugos inconscientes ideavam estranhos suplícios.

    Senhoras cultas e meninas ingênuas eram desrespeitadas antes que lhes decepassem a cabeça, anciães indefesos viam-se chicoteados até a morte. Meninos apartados do reduto familiar eram vendidos a mercadores em trânsito, para servirem de escravos domésticos em províncias distantes, e nobres senhores tombavam assassinados nas próprias vinhas.
Mais de vinte mil pessoas já haviam sido mortas.

    Naquela noite, a que acima nos referimos, anunciou-se para o dia seguinte a chegada de Lúcio Galo, famoso cabo de guerra, que desfrutava atenções especiais do Imperador por se haver distinguido contra a usurpação do general Avídio Cássio, e que se inclinava agora a merecido repouso.

    Imaginaram-se, para logo, comemorações a caráter.

    Por esse motivo, enquanto lá fora se acotovelavam gladiadores e trovadores, o patrício Álcio Plancus, que se dizia descendente do fundador da cidade, presidia a reunião a pedido do Propretor (magistrado abaixo do Juíz), programando os festejos.

    - Além das saudações, diante dos carros que chegarão de Viena - dizia, algo tocado pelo vinho abundante -, é preciso que o circo nos dê alguma cena de exceção... O lutador Setímio poderia arregimentar os melhores homens; contudo, não bastaria renovar o quadro de atletas...

    - A equipe de dançarinas nunca esteve melhor - aventou Caio Marcelino, antigo legionário da Bretanha que se enriquecera no saque.

    - Sim, sim... - concordou Álcio - instruiremos Musônia para que os bailados permaneçam à altura...

    - Providenciaremos um encontro de auroques (boi selvagem, bisão) - lembrou Pérsio Níger.

    - Auroques! Auroques!... - clamou a turba em aprovação.

    - Excelente lembrança! - falou Plancus em voz mais alta - mas, em consideração ao visitante, é imperioso acrescentar alguma novidade que Roma não conheça...

    - Um grito horrível nasceu da assembléia:

    - Cristãos às feras! Cristãos às feras!

    Asserenado o vozerio, tornou o chefe do conselho:

    - Isso não constitui novidade! E há circunstâncias desfavoráveis. Os leões recém-chegados da África estão preguiçosos...

    Sorriu com malícia.

    - Ouvi, porém, alguns companheiros, ainda hoje, e apresentaremos um plano que espero resulte certo. Poderíamos reunir, nesta noite, aproximadamente mil crianças e mulheres cristãs, guardando-as nos cárceres... E, amanhã, coroando as homenagens, ajuntá-las-emos na arena, molhada de resinas e devidamente cercada de farpas embebidas em óleo, deixando apenas passagem estreita para a liberação das mais fortes. Depois de mostradas festivamente em público, incendiaremos toda a área, deitando sobre elas os velhos cavalos que já não sirvam aos nossos jogos... Realmente, as chamas e as patas dos animais formarão muitos lances inéditos...

    - Muito bem! Muito bem! - rugiu a multidão, de ponta a ponta da sala.

    - Urge o tempo - gritou Plancus - e precisamos do concurso de todos... Não possuímos guardas suficientes...

    E erguendo ainda mais o tom de voz:

    - Levante a mão direita quem esteja disposto a cooperar.

    Centenas de circunstantes, incluindo mulheres robustas, mostraram destra ao alto, aplaudindo em delírio.

    Encorajado pelo entusiasmo geral, e desejando distribuir a tarefa com todos os voluntários, o dirigente da noite enunciou, sarcástico e inflexível:

    - Cada um de nós traga um... Essas pragas jazem escondidas por toda parte... Caçá-las e exterminá-las é o serviço da hora...

    Durante a noite inteira, mais de mil pessoas, ávidas de crueldade, vasculharam residências humildes e, no dia subsequente, ao Sol vivo da tarde, largas filas de mulheres e criancinhas, em gritos e lágrimas, no fim de soberbo espetáculo, encontraram a morte, queimadas nas chamas alteadas ao sopro do vento, ou despedaçadas pelos cavalos em correria.

    Quase dezoito séculos passaram sobre o tenebroso acontecimento... Entretanto, a justiça da Lei, através da reencarnação, reaproximou todos os responsáveis, que, em diversas posições de idade física, se reuniram de novo para dolorosa expiação, a 17 de dezembro de 1961, na cidade brasileira de Niterói, em comovedora tragédia num circo.




Comentários & Respostas
Direitos e deveres das crianças, Sérgio Lins, Brasil


(Referente a pergunta de Antonio Santos no Boletim 348)

Caro Antônio,

    Veja se este site pode te ajudar para dar aulas para crianças - http://www.elogica.com.br/users/informal/

    Abraços
    Sergio Lins



Livre Arbítrio, Marcos Passini, Brasil

(Referente ao comentários publicados no Boletim 352)

    Gostaria de adir um comentario `a resposta do Carlos Iglesia ao comentario do Flavio B. Fonseca `a materia do Ari Marques (ufa!), acerca do livre-arbitrio.

    Tambem colaboro num grupo que funciona numa favela no Rio de Janeiro, e as favelas cariocas sao famosas no mundo inteiro pela criminalidade, o que se justifica, mas apenas em parte.

    Um exemplo: ha' pouco tempo, numa aula de evangelizacao para criancas de 4 a 6 anos que tinha por tema "o espirito", queriamos mostrar o fenomeno do desdobramento. Confesso que havia pouca conviccao de que as criancas compreenderiam o fenomeno, mas nao quisemos subestima-las a priori. Entao perguntamos: " - O que acontece quando nos dormimos?", ao que veio a resposta de uma menina: " - Comeca o tiroteio." Por ai' podemos imaginar o clima em que eles vivem.

    Corta para uma palestra publica para adultos, no mesmo grupo, em que a assistencia e' quase toda composta por mulheres, de varias idades, alguns homens idosos e alguns alcoolatras. O tema da noite era "A felicidade nao e' deste mundo", e o expositor comecou perguntando ao grupo quem, ali, achava-se feliz. Esperava que as respostas fossem as habituais, recheadas de queixas da vida. Pois surpreendeu-se, como de resto todos nos. "Ah, eu sou muito feliz." "Eu sou feliz, sim, porque tenho minha familia perto de mim, e acredito muito em Deus." "Eu sou feliz, sim, acordo de manha, cuido do meu barraco, faco a minha comida, cuido dos meus netos, sou muito feliz." O expositor teve que improvisar, e nos saimos de la' com o coracao apertado e a certeza de que muitas das nossas angustias com relacao `a felicidade sao tolas e sem sentido.

    Isso nao e' teoria. E' experiencia crua. A dificuldade pode levar ao erro, mas tambem pode ajudar a crescer. A resposta e' o Espirito que escolhe.

    Saudacoes a todos,
    Marcos de Mendonça Passini



Biografia de Auta de Souza, Etelvino Cyriaco, Brasil

(Referente pergunta publicada no Boletim 351)

     Prezado confrade Alessandro Rocha,

      Em atenção ao seu apelo, sugerimos que compulse o livro "AUTA DE SOUZA", de autoria de Auta de Souza (Espírito) e psicografado por Francisco Cândido Xavier, editado pelo IDE (Instituto de Difusão Espírita), Av, Otto Barreto, 1067 - Araras (SP), onde, em seu prefácio contém interessantes notas biográficas da querida poetisa. O referido prefácio é de autoria do Prof. Clóvis Tavares, escritor, jornalista e conferencista espírita da cidade de Campos dos Goytacazes (RJ).

    Esperamos que seja util a nossa sugesão.

    Abraços
    Etelvino Pimentgel Cyríaco



Crianças desencarnadas, Pedro Vieira, Brasil

(Referente a pergunta de Márcia Carlon no Boletim 352)

    Cara Márcia,

    Em primeiro lugar, é necessário que nós entendamos o mecanismo de modificação perispiritual não simplesmente como um fato isolado, mas como conseqüência direta de um posicionamento do próprio Espírito. Em outras palavras, o perispírito não é a "causa primeira" de fenômeno algum, simplesmente reflete muito mais diretamente uma situação que nasce, sempre, no Espírito. Dizer que há uma "deformação perispiritual" é dizer que há, a nível de Espírito, alguma disfunção que provocou essa deformação. Disfunção que, se não for tratada, se nada adiantará intervir no perispírito, já que a causa do problema não se encontra ali. Esse é o primeiro passo.

    Quanto às crianças, naturalmente, como tudo, o seu perispírito reflete o estado psíquico em que se encontram. A infância não é só um estado físico - ou, antes, perispiritual - é um estado espiritual de perturbação, muitas vezes de semi-consciência do Espírito. Quando o Espírito infante desencarna, logicamente leva consigo a perturbação que trouxe de sua infância, permanecendo, no Plano Espiritual, agindo algum tempo como criança realmente.

    Não sabemos se trata-se de uma regra sem excessões, mas todos os casos que temos lidado com crianças desencarnadas nos mostram que o auxílio a elas é imediato após o desencarne, tanto mais quanto mais tenra a idade que desencarnam, indicando uma coerência de Deus que só cobra da consciência os atos conscientes, e que, seja que Espírito for, a criança não tem como responder por algo que fez, razão pela qual logo após o desencarne são imediatamente recolhidas pelos mentores espirituais a colônias.

    Nunca tivemos informações de crianças desencarnadas em estados psicopatológicos necessitando esclarecimento mais profundo. Já observamos crianças recém-desencarnadas em processo de socorro, nada mais do que isso.

    Observamos também crianças abortadas sendo levadas à reunião de desobsessão, mas neste caso o Espírito já detinha todas as faculdades de um "adulto", ou seja, já tinha passado pelo processo readaptativo da vida espiritual, sem que percebesse, embora não tivesse consciência do que havia ocorrido com ele. Nesse caso, houve o despertamento do Espírito, deixando que ele falasse de suas dores, para então ser encaminhado normalmente ao refazimento pelos mentores da casa. Ou seja, um tratamento igual a qualquer Espírito. Um detalhe importante nesse caso é que os médiuns videntes não observaram uma criança psicofonando, mas um adulto, o que vem comprovar que já havia passado pela readaptação do mundo espiritual.

    As informações que temos é que existem colônias espirituais específicas para o lido com crianças desencarnadas. Essas colônias possuem Espíritos especializados tanto no tratamento da psiquê (diríamos que uma pedagogia super-avançada) como especializados no tratamento fluídico. As crianças vão retomando, lentamente, consciência de si mesmas, saindo do entorpecimento do estado de infância, que não mais lhes é útil no Plano Espiritual, já que se encontram fora da carne.

    Para que se submetam a uma nova encarnação, é necessário que readquiram a total consciência de si mesmas, desvinculando-se completamente do estado infantil que deixaram, sob a influência e o tratamento desses Espíritos abnegados que as socorrem quando desencarnam.

    Quando assumem novamente a sua forma original, continuam o processo de aprendizado espiritual normalmente, como qualquer outro Espírito (inclusive sendo atraídos aos locais com os quais se afinizam). Esse tempo para a retomada depende muito do grau evolutivo do próprio Espírito. Algumas o retomam quase instantaneamente, outras é necessário um tempo maior, mas o socorro nunca falta a elas.

    Espero que tenha sido útil a contribuição,

    Um abraço do amigo

    Pedro.




Perguntas
Justiça Divina / Tragédia no Circo, Wellington Silva, Brasil

    Solicito o auxílio dos amigos no sentido de ter maiores informações sobre uma tragédia ocorrida num circo em Niterói-RJ em 17/12/1961, com o objetivo de ilustrar melhor uma palestra sobre a Justiça Divina, com a história anexa de autoria do Irmão "X", psicografia de Chico Xavier.

    Abraços fraternais,
    Wellington S. M. da Silva



Peças espíritas para Teatro organizado por grupo de jovens, Cristiano Alves, Brasil

    Caros amigos, sou do grupo de jovens do Centro Espírita Caminho da Luz em Torres/RS e precisamos de uma peça de teatro. Se alguém quiser colaborar nos enviando algo que esteja disponível, ficaremos muito gratos.

    Paz!
    Cristiano Alves
    danny@voyager.com.br




Painel
Corações Fraternos, Celio Pinto, Brasil

    Estamos criando no Rio de Janeiro o grupo Corações Fraternos, que tem como objetivo a caridade aos carentes de varias formas conforme o exposto abaixo.

1 - Distribuição de alimentos, limpesa e higiene.
2 - Cadeiras de rodas e outros...
3 - Caridade moral
4 - Remédios e etc...
    Temos intenção de montar tambem:
5 - Atendimento médico e odontológico movel.
    Mas para que possamos conseguir este objetivo, precisamos contar com pessoas que doem seus serviços e esses materiais.

    Por isso estamos entrando em contato com V.Sa. para ver a possibilidade de ser divulgado no boletim GEAE, pois necessitamos de apoio de todos os sentidos. Principalmente de pessoas de boa vontade que queiram vir trabalhar conosco na caridade ao proximo. Estamos propondo um grupo areligioso, mesmo que a base dos inicantes sejam espíritas, nós não expomos essa situação pois encontram-se apoiando ao grupo, várias religiões, e o Sr. sabe das divergências, mesmo que Jesus tenha nos dito que somos todos iguais.

    Assim sendo coloco-me a disposição para maiores informações.

Celio de Souza Pinto
Email:  celiopinto@zipmail.com.br
             celiopinto@mailcity.com
              celiopinto@hotmail.com
Tel:.   (xxx)21-294-8665 aos sabados e domingos ou Sr. Ozeas  (xxx)21-274-9451
     Aproveito a oportunidade para pedir-vos que indique a necessidade de um  médico clinico geral para a Associação Espírita Jesus Cristo. entrar em contato comigo no telefone 294-8665 ou atraves dos email's acima.

    Atenciosamente
   Celio de Souza Pinto.



Concerto Beneficente, Ignez Selle, Brasil

    Solar das Artes Teresa D'Ávila (Abrigo Teresa de Jesus)

    Apresenta:

    CORAL INFANTO JUVENIL DO COLÉGIO ZACARIAS
    Regência: Amarilis Santiago

    CORAL VOZES DE NOVA IGUAÇU
    Regência: Glaucia Henriques

    Dia:            17 de outubro de 1999
    Horário:    17:30 h
    Local:        Rua Ibituruna, 53 - Tijuca
                        Rio de Janeiro-RJ

    Contribuição:   R$ 5,00

SOLAR  DAS ARTES  TEREZA  DÁVILA / ABRIGO TERESA DE JESUS

        O  Solar das Artes  vem fomentar os movimentos renovadores da sociedade do Rio de Janeiro  ao tornar-se  um espaço cultural na Tijuca.

           Por mais de 8 anos, o Solar vem demonstrando  seu comprometimento com as artes  e a educação, apresentando importantes grupos  musicais, exposições de pintura, palestras, oficinas de canto e artesanatos entre outras atividades.

        O amplo espaço construído no século passado, com extensas varandas, circundado por  um  belo jardim  dispõe de estacionamento e ainda de salão de chá, com mesas antigas, em mármore, no qual são servidos, bolos, doces e tortas finas.

        A renda de todas as atividades são revertidas para manutenção do ABRIGO TERESA DE JESUS, entidade  beneficente, criada a mais de 80 anos e que  proporciona carinho, alimentação e assistência educacional e médica a mais de 300 crianças carentes, entre 3 meses e 12 anos.

        Todos podem  assistir um bom programa musical com música popular e folclórica com os corais acima e ainda ajudar o Abrigo  Teresa de Jesus.

    Domingo 17 de outubro às 17:30 h . NÃO PERCA.
    Ignez Muchelin Selles



Primeiro Congresso Espírita Americano, Jurandi Pereira, EUA


    Confrades:

    Acabo de ouvir um dos líderes do Movimento Espírita nos EUA. Informou-nos que já possuem 40 Casas e já se organizaram a nível nacional.

    O interessantíssimo é o evento que estão promovendo:

            Primeiro Congresso Espírita Americano
            5 a 8 de outubro de 2.000 - Miami

    Ao que me informou tencionam fazer pacotes que não excedam 600 dólares.

    Segundo esse confrade a partir de outubro/novembro deste ano  os sites serão constantemente atualizados e refletem a realidade local: inglês, Português e Espanhol.

    http://www.spiritistcongress.com
    http://www.spiritist.com

    sds
    Jurandi



Círculo de Amigos Allan Kardec c/o Henie Seifert, Marlis Smith, Alemanha

    Estudo do Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, ambos de Allan Kardec. Reunioes a cada 2 domingos em Colônia, em alemao e português, e toda quarta-feira em Erkrath, em português.

    Colônia e Düsseldorf
    c/o Henie Seifert, Gerhart-Hauptmann-Str. 11F
    Erkrath
    Cod. postal: 40699
    NRW,  Deutschland (Alemanha)
    Tel: 0049 (0)211 252526
    Fax: 0049 (0)211 252526

    Marlis.Smith@t-online.de



Centro Espírita Mansión de Paz "CEMPAZ", Fabio Navas / Sandra Estevez, Colombia

    Es el centro espírita más antiguo de la ciudad de Bucaramanga. Fundador del primer colegio Espírita de Colombia (Colegio Espírita Mansión de Paz "CEMPAZ"  obra de asistencia social sin ánimo de lucro) El cual ofrece los niveles de Preescolar, Primaria y Secundaria con enseñanza oficial de la Doctrina Espírita dentro del pensum académico.  Los demás servicios podrán observarsen a través de la página web.

    Carrera 20 # 28-61
    Bucaramanga, 3423
    Santander, Colombia
    Tel: 6525211  -   6422947
    Fax: 6525211

    fasa6572@col1.telecom.com.co
    http://cempaz.8m.com


    Estimados Compañeros en el ideal espírita : Reciban nuestro saludo deseándoles éxitos en todas sus actividades.  Queremos hacerles partícipes de la página web sobre el Centro Espírita y el Colegio Espírita Mansión de Paz  "CEMPAZ" que junto con mi esposa Sandra diseñamos y construimos en búsqueda de la divulgación de la Doctrina Espírita.

    La Dirección de la  página es la siguiente :  http://cempaz.8m.com  y nuestro correo e-mail es: fasa6572@col1.telecom.com.co

    La página consta de los siguientes temas principales:
 

1. CENTRO ESPIRITA
2. COLEGIO ESPIRITA
3. TEMAS DOCTRINARIOS
4. FOTOGRAFIAS DEL CENTRO, DEL COLEGIO, DE PERSONAJES ESPIRITAS
5. LIBROS ESPIRITAS
6. CURSOS DE TEMAS BASICOS DEL ESPIRITISMO
7. CONFERENCIAS PUBLICAS DISPONIBLES PARA DICTAR EN INSTITUCIONES Y EVENTOS DOCTRINARIOS
8. NOTICIAS LOCALES, NACIONALES E INTERNACIONALES DEL ESPIRITISMO
9. CONEXION CON OTRAS PAGINAS WEB ESPIRITAS DE COLOMBIA, AMERICA, EUROPA, ASIA Y OCEANIA
10. INFORMACIONES GENERALES SOBRE COLOMBIA, SANTANDER Y BUCARAMANGA
11. OTROS TEMAS
    Para observar mejor la página recomendamos la utilización de Internet explorer 4.0 en adelante.

    Nos despedimos enviándoles un fraternal abrazo,

    Cordialmente,
    FABIO NAVAS  Y  SANDRA ESTÉVEZ DE NAVAS



Primeira Feira de Conhecimentos Espíritas, Juventude Amor e Luz, Brasil

    Olá pessoal do GEAE,

    Meu nome é Horácio Fernandes. Sou responsável pela Home Page da Juventude Amor e Luz (http://www.n3.com.br/user/jal). Nós da juventude estamos realizando um grande evento, e precisamos da colaboração de vocês.

    No próximo dia 16 (16/10) será realizado a Primeira Feira de Conhecimentos Espíritas da Juventude do Grupo Espírita Amor e Luz. Será um ótimo evento. Seria de grande utilidade a divulgação deste evento pela Internet. Mesmo não podendo comparecer pessoalmente ao evento, os Internautas poderão conseguir muitas informações em nossa Home Page. Podendo até mesmo servir de base para outros eventos parecidos. Além disso, nossa Home Page será constantemente atualizada com novas informações sobre a preparação do evento. E logo após a realização do mesmo, nossa Home Page será novamente atualizada com informações sobre o andamento da Feira e também com os trabalhos realizados que serão documentados, com fotos, recursos utilizados, cartazes, bibliografia e, principalmente, com informações sobre os mesmos. Na verdade, a feira será praticamente toda passada para a Internet, podendo o Internauta tirar suas dúvidas e até mesmo aprender sobre os diversos assuntos que serão elaborados, como Aborto, Aura, Cidades Espirituais, Emancipação da Alma, Zonas Espirituais Inferiores, Sexo e Espiritismo, Processo Reencarnatório, o Passe e muitos outros assuntos.

    Estamos verificando a capacidade de poder colocar as próximas Feiras ao vivo na Internet. Caso vocês conheçam algo sobre o assunto, por favor, entrem em contato comigo.

    Então, o que nós queremos, basicamente, é a colaboração na divulgação deste evento na Internet. Caso fosse possível colocar alguma informação sobre este assunto em sua Home Page, algum link ou coisa parecida, já seria uma ótima ajuda.

    Desde já, agradecemos a sua atenção.
    Abraços.

    ****| Horácio Fernandes |****
    Equipe da HP da Juventude do G.E. Amor e Luz

    ---***---

    HP da Juventude do G.E. Amor e Luz -
    http://www.n3.com.br/user/jal
    E-Mail: habfo@mail.com
    ICQ: 13602997 (fernand)

GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS