GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS

Fundado em 15 de Outubro de 1992
Boletim Semanal de Distribuição Eletrônica



Ano 07 - Número 343 - 1999                         4 de maio de 1999

Indíce
Textos Comentários Perguntas Painel




Textos
Deus em Ação, Cenyra Pinto, Livro " ...a verdade e  a vida"

(Texto enviado por Dudua, extraido do livro " ...a verdade e  a vida" de Cenyra Pinto - 1981 - pág. 69)
Ficar de pé quando o vento,
         o vento forte soprar.

 Manter os olhos enxutos
         quando a dor nos visitar.

 Enfrentar o sofrimento
         com paciência e coragem,
         não se deixando arrastar
         pelo medo na voragem.

 Conservar a mente clara
         no meio da confusão.
         Não odiar quando a ofensa
         nos vier em direção.

 Saber coisas que podiam
         desmascarar o irmão
         e poder guardar silêncio
         com amor e discrição.

 Não esperar a vingança,
         mesmo cheio de razão.

 Não abandonar a luta
         mesmo tombado no chão.

Amar a todos e tudo
         sem a nada se apegar,

Servindo, sempre servindo,
         sem nada, nada esperar.

Ter equilíbrio perfeito
     em qualquer situação.

Isto é ser realizado
     É já ser DEUS EM AÇÃO!
 



Qual é o nosso Paradigma ?, Gezler West, Brasil

"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer"
Geraldo Vandré.
Qual será o próximo número da seqüência abaixo?

 2, 10, 12, 16, 17, 18, 19, ...


    A escritora francesa Viviane Forrester, em seu livro O Horror Econômico, retrata sua preocupação com as conseqüências do atual  modelo econômico, que impera na maioria dos países, fazendo uma reflexão sobre as suas conseqüências sociais.

    Há algum tempo atrás , fizeram-me a seguinte pergunta: Se o Brasil é considerado o maior país católico do mundo, o maior espírita e um dos maiores protestantes, qual o motivo de o mesmo possuir uma das cinco piores distribuições de renda do planeta, além de outras graves mazelas sociais? Onde estaria a ação deste povo que se diz cristão? E finalizaram: É para isto que vocês seguem Jesus?

    Hoje, a palavra mais utilizada no dia a dia das Organizações é competitividade, temos que ser cada vez mais fortes para sobreviver no mercado. Com isto, somos levados a um processo de contínuas incoerências. Reflitamos sobre algumas situações:

    Vejamos, dentro de um senso crítico respeitoso, o dia a dia de um bem intencionado cristão brasileiro, ainda empregado:     Este brasileiro cristão seria um hipócrita? Não, de jeito nenhum. É apenas mais um ser humano, bem intencionado e esforçado, mas que talvez ainda não tenha o patamar de determinação, firmeza e coragem de um Mahatma Gandhi ou de um Martin Luther King Jr., para levantar uma bandeira solitariamente.

    Não estamos contra a globalização, fruto natural do avanço da tecnologia que, sendo corretamente utilizada, será um progresso na aproximação e união dos povos. Nem contra os modernos conceitos da Qualidade Total, quando a mesma é bem entendida e aplicada, colocando o homem acima do lucro, deixando clara a função social de uma Organização, tão bem colocada no inesquecível discurso de Monteiro Lobato. O questionamento está em como as mesmas estão sendo utilizadas pela grande maioria dos principais agentes sócio-econômicos.

    Bom, desnecessário é continuar exemplificando. Então, onde eu quero chegar? Em uma amiga chamada CIDADANIA ESPÍRITA para, com ela, termos a coragem e a lucidez de assumirmos novos paradigmas de estruturas sociais. Temos que parar e perguntar: Para onde estão nos levando? Para onde nós queremos ir?.... Ah, "O povo brasileiro," como dizia o antropólogo Darcy Ribeiro, com esta mistura de índios, negros e brancos é um povo novo, é o meu povo.

    É com esse povo, sofrido e danado de bom, é com ele , é com ele que eu quero ir. "Homem, não sois máquinas, sois homem" . E relembrando John Lennon: Podem me chamar de sonhador, mas não sou só eu.

    E nós espíritas, enquanto profissionais de diversas áreas, não temos nenhum modelo diferente e mais fraterno para apresentar? O atual modelo "salve-se quem puder", nos aponta para que futuro? Esta proposta está em consonância com a ética espírita? Lógico que não! Então, por que estamos tão silenciosos?

    Analisemos alguns possíveis argumentos:

    Paradigma, segundo Karl Albrecht, é um quadro de referência mental através do qual as pessoas pensam e agem.

    Quais são os novos paradigmas que o Espiritismo nos convida? Como fazer a ponte destes conceitos e propostas para as nossas estruturas sociais? Passo a palavra para todos os cidadãos espíritas.

    Ah, antes que eu me esqueça : A resposta para a seqüência numérica colocada no início é duzentos. Não, eu não errei. Pelo paradigma da matemática não conseguiremos encontrar uma resposta lógica. Mas pelo paradigma do português sim: é a seqüência de números que começam pela letra D. Pois é, após a resposta, volto ao título deste artigo: Qual é o nosso paradigma?

    "Sonho que se sonha só, pode ser pura ilusão. Sonho que se sonha juntos, é sinal de solução. Então, vamos sonhar companheiros, sonhar ligeiro, sonhar em mutirão". - Leonardo Boff.

    Paz,
    Gezsler.




Comentários
Iugoslávia, Carlos Yassu

(Referente ao texto publicado no Boletim 336 - Iugoslávia, Vicente Campiteli, Brasil)

    Realmente, as situações dos países em conflito nas várias partes do globo é  alarmante.

    Devemos  Ter consciência se não podemos atuar em condições de mudar  megaeventos, podemos colaborar com uma prece e uma vibração.

    Conscientizarmos de onde a guerra há o predomínio do egoísmo, a ausência do amor.

    O planeta seria um lugar bem melhor para viver se aprendêssemos a ceder. Com certeza muitos conflitos poderiam ser evitados.
Mas não podemos esquecer que podemos dar a nossa colaboração de outra forma: mudando os nossos valores internos , nos tornando seres humanos melhores com o conhecimento da doutrina.

    Melhores em que sentido?

    No sentido de exercitarmos tudo de bom que estamos aprendendo com a doutrina espírita. Conhecimento com prática. Iremos descobrir maravilhas no nosso dia-a- dia. Com isso o nosso campo de atuação aumentando, temos condições de ajudar a nós mesmos, como a outros que queiram ser ajudados.

    Se cada um fizer a sua parte, com certeza o planeta se tornará um lugar melhor para viver.

    A cada um de acordo com a sua responsabilidade.




Perguntas
Desencarne em reuniões mediunicas, Fernando Mendes, Brasil


Caros Amigos,

    Indo diretamente aa questao: quais sao as possibilidades de um medium, em plena atividade mediunica, numa casa espirita seria, vir a desencarnar ?

    Um abraco
     Fernando Mendes.


Lins de Vasconcelos, Sergio Azevedo, Brasil

    Meu nome é Sergio Azevedo, sou professor de História. Visto que o acaso não existe, também sou espírita e ,  na noite de hoje, conectei-me à Internet , a fim de buscar algumas informações a respeito da História do Bairro Lins de Vasconcelos, pois a memória deste bairro será tema de minha dissertação de Mestrado .

    Como estou iniciando a pesquisa, estou à procura de informações preliminares e muito me interessou a página por vocês criada a respeito do Dr. Artur Lins de Vasconcelos Lopes, a ponto de me fazer pensar ser em sua homenagem a denominação do
bairro carioca- Lins de Vasconcelos. Vocês já ouviram algo a respeito?

    Gostaria, neste sentido, de obter mais informações a respeito do Dr. Artur Lins, a fim de que eu possa certificar-me desta idéia.

    Desde já agradeço a atenção. Deus vos abençoe.
    Sergio Azevedo.



Frederic Myers, Sílvia Cavalcanti, Brasil

    Gostaria de solicitar informações sobre um dos grandes pesquisadores do espiritismo, Frederic Myers. E bibliografias onde eu possa dar continuidade as minhas pesquisas.

    Grata,
    Sílvia Cavalcanti.




Painel
Cercle Espirite Allan Kardec de Nancy (Francia), Antonio Bruni, Argentina

Estimados amigos:

    Llegan buenas noticias de Francia.
    La pagina web del Cercle Espirite Allan Kardec de Nancy.

    http://www.spiritisme.com

    que lo disfruten,
   Antonio.
 



Fundada a Associação Médico-Espírita Internacional

    A Revista Internacional de Espiritismo traz em sua edição de junho de 1999 a notícia da fundação da Associação Médico-Espírita Internacional durante o II Congresso da Associação Médico-Espírita do Brasil e I Encontro Internacional de Médicos Espíritas.

    Como enfatiza a reportagem, o evento é de suma importância tanto para o movimento espírita, como para a própria medicina. As Associações Médico-Espíritas aqui no Brasil tem se destacado pelo trabalho de pesquisa, pela aplicação dos conhecimentos espíritas na ciência médica e pela difusão do Espiritismo entre os profissionais da área.

    Maiores informações sobre o evento e sobre as Associações Médico-Espíritas podem ser obtidas junto a AME-BR na Avenida Pedro Severino Jr., 169 - Jabaquara, São Paulo, SP, Brasil - CEP 04310-060 - TEL 5585-1703.

    GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS