GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS
Fundado em 15 de Outubro de 1992
Boletim Semanal de Distribuição Eletrônica


Ano 07 - Número 339 - 1999                          6 de abril de 1999

Indíce

Textos

Comentários Painel

Textos
Espiritismo en las Opiniones, André Luiz, Opinión Espírita

    A medida que el proceso de la evolución adelanta en la Tierra, los órganos informativos se convierten más eficaces.

    En todos los ámbitos los hombres investigan, cotejan, observan y conjeturan, y siempre surge, como resultado final de ello, el esclarecimiento por medio de la síntesis, auxiliando a todos a escoger caminos y seleccionar normas.

    Servicios, descubrimientos, ilustración, fenómenos y técnicas llegan hasta los más remotos sectores del planeta por la fuerza del libro y de la escuela, de la prensa y la radiofonía, de la televisión y el cinematógrafo, y estos medios actuán, en función de la propaganda, sugiriendo preceptos o señalando soluciones.

    Por ello es que consideramos justa la inquietud de llevar el aporte de la Doctrina Espírita, en cooperación honesta con las directrices que las religiones y filosofías ofrecen al ser humano, a efectos de contribuir con ello al mejoramiento de la vida de éste.

    Los espíritas, en todos los círculos de la actividad terrestre, pueden y deben expresar, sobre todo a través de las acciones, el verdadero concepto espírita que se fundamenta en sus mismas convicciones.

    Es cierto que no tenemos ninguna receta especial para la conquista de una felicidad ilusoria, como tampoco sabemos bajar el cielo al nivel del suelo, pero sí disponemos de los recursos precisos para la edificación de la felicidad y del mismo cielo en nuestro reino interior, generando el autoperfecionamiento por medio del trabajo y el estudio.

    A los que se muestren decididos a la realización espírita mediante los testimonios del Espiritismo practicado, invitamos a la meditación de las enseñanzas libertadoras de Allan Kardec, bajo la inspiración de Cristo, a fin de que podamos trasmitir la influencia espírita por los vehículos del progreso y de la cultura, no sólo para que el Espiritismo palpite vibrante entre las distintas opiniones de la vida moderna, sino también para que las opiniones del Espiritismo puedan reflejarse con fidelidade en nosotros.

    André Luiz
    Uberaba, 2 de julio de 1963
    Página Recebida por el médium Waldo Vieira
    Libro "Opinión Espírita", traducción Héctor Centrón, editado pelo Instituto de Difusão Espírita



Aparelho Mediúnico, SEI - Serviço Espírita de Informações


(texto enviado por Lázaro Oliveira)

    Ampliam-se cada vez mais as pesquisas em torno da Transcomunicação Instrumental. Há informações de que são numerosos os estudiosos que se dedicam às tentativas de aprimorar os aparelhos eletrônicos para comunicação com os Espíritos desencarnados. Oportuna, então, a republicação da notícia divulgada pelo inovidável pioneiro Cairbar Schutel em “O Clarim” de 01 de Janeiro de 1918, há 80 anos, com o sugestivo título “Aparelho Mediúnico”.

    O “Journal d’Études Psychologiques” deu notícia de um interessante aparelho mediúnico, de que a “Light” (revista) há dois anos atrás se referiu. O instrumento foi inventado por David Wilson, ou para melhor dizer, pelos Espíritos que o guiaram na descoberta. Wilson se ocupava de experiências terapêuticas e tinha construído uma bateria galvânica para fazer curativos por meio de eletricidade e se esforçava para fazer com que o seu aparelho despendesse fluidos que se assemelhassem aos fluidos magnéticos. Conduzido pelos seus guias, Wilson aperfeiçoou o instrumento, até que conseguiu, durante os seis primeiros meses, receber mensagens em treze línguas diferentes, provindas de diversos Espíritos, que pareciam rivalizar em impaciência para comunicar-se com os seus parentes e amigos na Terra.

    As mensagens foram traduzidas e enviadas aos destinatários, os quais manifestaram ao Sr. Wilson a sua intensa satisfação e extrema surpresa.

    Uma dessas mensagens, enviada ao Dr. Eduardo Branly, professor da Academia de Ciências, dizia assim: “Este aparelho produz em nosso mundo uma profunda satisfação, entre os que, na Terra, se ocupam do psiquismo. Formamos aqui um grupo de interessados que combinamos nossos esforços para ajudar ao inventor e aperfeiçoar a invenção.”

    A máquina é pequena e portátil, e chama-se “Médium-metálica”.

    E Cairbar Schutel concluiu a nota com esta significativa afirmação: “O que soubermos mais a respeito do dito aparelho, transmitiremos aos leitores”.

    - em SEI-Serviço Espírita de Informações
    Boletim Semanal
    Sábado, 21/11/98 – número 1599



Vacina contra o Desanimo, Rogerio Coelho, Brasil

“O  amor  está  em toda parte em a Natureza, que
 nos convida ao exercício da nossa inteligência.”
- Sócrates
    Sócrates chega quase a ser poeta ao afirmar:

    “É o amor que orna a Natureza de seus ricos tapetes; ele se enfeita e fixa morada onde se lhes deparem flores e perfumes.  É ainda o amor que dá paz aos homens, calma ao mar, silêncio aos ventos e sono à dor!...”

    Emmanuel, o nobre Mentor de Francisco C. Xavier, diz:

    “Quando falta o amor, desce a noite sobre o dia da alma.”

    A ausência do amor é a grande geratriz do desânimo que muitas vezes toma conta até mesmo dos corações valorosos.

    Não é sem motivo que Jesus, o Meigo Pegureiro, fez do amor a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos a mais expressiva Lei do Universo.

    Através da abendiçoada mediunidade de Divaldo P. Franco, Joanna de Ângelis  oferece-nos belíssima página em torno desse tema, intitulada:

CONQUISTAS  DO  AMOR

    “O amor é sempre o responsável por tudo quanto existe.

    Quando se encontra presente, resplende a beleza e se ampliam as perspectivas de felicidade em toda parte.  Quando ausente, de alguma forma, fenece a esperança, cresta-se a paisagem, a dor se instala e a amargura dilata as suas fronteiras, produzindo morbo e desolação...  Isso, porque o amor é Deus vibrando de continuo em tudo e em todos.

    O amor expressa-se através da claridade do Sol, da brisa venturosa, do silêncio ou das vozes da Natureza em festa, do sorriso da criança descuidada, da expressão de ternura do ancião, do olhar sonhador do artista, do braço forte do lutador, da aspiração do conquistador, do sacrifício do mártir, da esperança do servidor, da alegria que estua na alma de quem espera ternura e compreensão...

    O amor é paciente e confiante, irradiando-se como suave luz que aquece e clarifica o caminho.
Nunca se cansa e jamais desiste!

    Quando tudo se encontra amortalhado pela imperfeição, o amor trabalha as formas e arranca do grotesco o belo, do charco o jardim, do deserto o pomar, da aridez a fonte generosa, porque possui o poder de alterar todos os contornos da Vida.

    O amor vivifica e constrói o mundo, sendo o escultor privilegiado de tudo quanto existe, porquanto é vitalizado por Deus.

    Ausente o amor, a Vida se faz triste, o sonho se converte em pesadelo, a esperança deperece, a alegria emurchece no coração, a confiança se entibia, a ação diminui, o bem desaparece...

    Aquele que o não sente faz-se verdugo de si mesmo, espalhando morbidez e impiedade.   Por onde passa, escraviza, infelicita, deixa marcas de destruição porque se encontra destruído interiormente.   O ódio segue-lhe as pegadas, o desespero o amaldiçoa, a desgraça o persegue, a morte sombreia-lhe a consciência, e a sua é sempre a presença do desencanto e da aflição.

    Sem paz, a ninguém permite harmonia; sem júbilo, distribui azedume.

    O amor, porém, dilui todas as sombras, se enfloresce sobre os escombros e reconstrói sobre a destruição.
É o amor que alimenta a noite daqueles que esperam, o silêncio dos que oram, a coragem dos que se entregam ao bem, a determinação de quem não cessa de lutar.

    Sem amor a Vida não tem sentido.”

    Joanna de Ângelis/Franco, D.P. “Sendas Luminosas” – Capítulo 26




Comentários
Espíritas & Genética Aplicada, Cristina Sarraf, Brasil

    Curioso !

    Curioso como assustam-se os espíritas em relação as conquistas e avanços da Genética aplicada.

    No geral as polêmicas espíritas, aquela desagradável ocupação do: fulano disse... beltrano falou... está errado... não pode ser... `a página tal... mostra-se como um grande desvio de objetivos, não saindo da divisão de opiniões em relação a opinião de alguém.

    Nesse terreno escorregadio não pisaremos, considerando que nada tem a ver com a Doutrina e sim com a política elementar humana. De vez em quando os ânimos se aquecem, quando acontecimentos desafiam o entendimento doutrinário padronizado ou melhor, as nossas crenças tão agasalhadas como verdades absolutas. E assim vamos...

    Mas voltemos aos temores quanto as experiências com os genes, a engenharia genética e semelhantes.

    Sem desconhecer que todo processo de descobertas e conquistas implica necessariamente em equívocos, erros, interpretações parciais das leis que estão sendo confirmadas ou desvendadas e também esbarra nas fraquezas humanas, adotar uma postura semelhante a de Kardec nos faz muito bem. Postura de destemor e abertura mental de análise e confiança, separando os fatos de opiniões e interpretações.

    Ora... As transformações ideológicas e conceituais sobre a vida, não se fazem da noite para o dia. Pelo contrário, vão se instalando pouco a pouco, rompendo as resistências naturais e as oponências. Esse processo acompanha sempre o fazer-se da maturação, englobando acertos e erros.

    No inconsciente coletivo, ainda mora a idéia, a aspiração ao padrão, ao estável, ao costumeiro. Isso porque mudanças implicam em temporária desestabilização, tanto na fase das buscas, quanto na da implantação da conquista. O que afeta o Homem, traz desconforto, temor e preguiça...

    Mas a Lei da Evolução que é  um Princípio do Espiritismo, emerge ostensivamente em toda exposição doutrinária, marcando-a e caracterizando-a . E isso eqüivale a dizer que essa lei está “puxando” e “empurrando” nossa forma de pensar, sem que notemos.

    Se de fato pensarmos como espíritas, muito clara fica essa observação. Sendo a evolução, a progressão como disse Kardec, uma lei Universal, temos que vê-la em tudo, desde as transformações físicas individuais e planetárias até no campo ideológico, nos fatos do nosso dia-a-dia e naqueles que englobam coletividades.

    Como foi que o Homem assenhoreou-se de todo o planeta, passando por cima da idéia da Terra ser achatada? Como conseguiu os, hoje indispensáveis, objetos da vida moderna? Como pôde ter remédios e técnicas de cura impensáveis nos séculos  passados? Como adquiriu potencial e conhecimentos que vão desvendar outros planetas?

    Com certeza absoluta é de passo em passo, no acumular de experiências frustradas e acertadas que o progresso se faz, carregando consigo as resistências e apagando, no tempo, os sofrimentos e a pequenez dos pensamentos.

    O mundo moderno, de várias formas, vem resgatando alguns valores reais e vai apagando  os “acidentes” de  percurso. Mesmo que muito não pensem assim...

    Há uma informação bem interessante no Espiritismo, diretamente ligada ao entendimento da Lei de Evolução, que é a questão da transformação qualitativa do nosso planeta, o qual caracterizando-se como local para provas e expiações, passa gradativamente, à planeta regenerativo.

    Essa mudança vem se fazendo no decorrer de algum tempo, pois não será de um dia para outro. Mas, o curioso é que não se nota um entendimento espírita dessa etapa. Pensa-se nela como feita por Deus, quando somos nós que a estamos fazendo.

    Não são as “mãos” divinas que estão fazendo as transformações necessárias para essa mudança de fase. Somos nós, os Espíritos encarnados e desencarnados que estamos fazendo isso, é claro que dentro de um plano superiormente formulado, mas que não implica em perda do livre arbítrio.  Pois a rapidez ou a demora de certas ações, a qualidade moral delas e se são completas ou parciais, fica por nossa conta.

    No funcionamento da lei de Evolução temos, como humanidade, progredido em todos os campos do conhecimento, gerando as condições para que uma nova fase possa predominar, socialmente. Não será dos espíritas exclusivamente que se faz a transformação moral do planeta, mas sim de todos aqueles que aqui habitam.

    Cada conquista científica significa um passo para viver de forma diferente da que vivemos. Cada avanço tecnológico é também outro passo para que vivamos com recursos que antes não tínhamos.

    Se os encaminhamentos estão fortes nessa área genética, significa que o momento  é de conquistas e maior domínio nesse campo, pois daí nascerão futuras benesses, semelhante ao que ocorreu com todas as ciências que tiveram seus períodos de maior desenvolvimento e depois, entra-se no campo da tecnologia avançada, modificando  as condições de vida planetária.

    E é com os novos conhecimentos e as novas técnicas da biologia e da engenharia genética que o Homem vai conquistar, de pouco em pouco, a condição de não ter tantas e tão graves doenças. Se mundos superiores não têm doença, não é porque esta situação tenha sido criada e estabelecida por Deus, para caracterizar o mundo e sim porque a doença foi superada por aqueles que aí habitam. É uma conquista evolucional coletiva. As características do mundo e dos seus habitante estão intimamente ligadas e representam as várias fases da evolução pessoal e social.

    Doença é sinônimo de estágios inferiores na linha evolutiva. Na fase de regeneração da Terra, com certeza não teremos tanta fragilidade física. Os conhecimentos espirituais fortalecendo-nos, ajudam a fortalecer o corpo que  temos. As conquistas genéticas facilitarão para que não tenhamos tantos problemas físicos. E tudo é concomitante. Tudo vem na hora certa e conforme o potencial dos Espíritos.

    Hoje temos remédios para males que antes dizimavam populações. Amanhã teremos poucas doenças, pelo desenvolvimento genético que hoje assusta e causa pane mental, por ser algo desconhecido. Se alguém fizesse algo fora das leis universais seria deus...

    Tudo se interliga numa seqüência belíssima que é o processo evolutivo dos Espíritos encarnados aqui na Terra. O que não significa que os desencarnados não estejam participando, e ativamente, desse processo com suas idéias e inspirações. Nada se faz isoladamente e tudo se faz pela participação conjunta daqueles que são os agentes dessa conquista.

    Para abrirmos ainda mais os raciocínios, é nos períodos de guerra que grandes avanços científicos e tecnológicos ocorrem, independentemente de não gostarmos dessa forma das coisas se fazerem.

    Importa para nós entendermos que o Espírito é o ser inteligente  e a causa de tudo que possa ser feito, na medida em que usando das leis Universais e das leis decorrentes delas (físicas, biológicas, químicas, matemáticas, de cada planeta),vai provocando as devidas transformações necessárias a sua vida e necessárias aos seus recursos de entendimento, criatividade e domínio da matéria.

    Aliás, dominar a matéria é o objetivo do processo evolutivo, na nossa fase espiritual, como é bem esclarecido na Doutrina Espírita.




Painel
Nuevos Internautas, Antonio Bruni, Argentina

Estimados Amigos,

    se incorporan a nuestra red, los amigos y hermanos de Filosofia y Moral Espirita, de la Ciudad de Buenos Aires. Integrantes del CREAR(Consejo de Relaciones Espirita de Arg.) y miembros de Cepa. Su e-mail:

    fymeargentina@hotmail.com

    Sus noticias y comentarios seran bienvenidos.

    Un abrazo para todos Uds.
    Antonio.



Federación Espírita Española, Benevol, España

    La nueva HP de la federacion española esta en la siguiente direccion electronica:

http://www.geocities.com/~fespiritae/inicio.htm
   Abrazos desde España
   Francisca (benevol)
   http://www.irc-espiritismo.org.br/espana


Biblioteca Médica de Dados Espíritas, Cláudio Bichuetti, Brasil

Caros irmãos:

    É com alegria que lhes informamos a implantação de um banco de dados, disponível no endereço http://www.bmde.com.br, em que se compilará uma biblioteca médica de pesquisas referentes à religiosidade, ao caracter científico e ao ambiente experimental do Espiritismo, estudando e divulgando observações ilustrativas do cotidiano do mediunismo cirúrgico, catalogando, inclusive, informações memoráveis sobre a perispíritica médica, ciência aplicada do Espiritismo.

    Em breve, divulgaremos um acervo que estamos construindo há 3 anos, e que, agora, sob a coordenação do Núcleo de Pesquisas Professor Antonio Fonseca, resgata a tarefa iniciada anteriormente com o Informativo Ampare.

    Em nome da equipe da Biblioteca Médica de Dados Espíritas do Conselho Espírita de Saúde e Medicina do Triângulo Mineiro,

    nossos sinceros agradecimentos.



San Diego Study Group, Luiza Marques, EUA

(Traduzido do e-mail em ingles que a Luiza nos enviou)

    Fico feliz em informar que nós temos um grupo em San Diego, California. Somos aproximadamente 30 pessoas e estamos crescendo dia-a-dia. Estamos ligados, espiritualmente falando, ao grupo de Anaheim. Conduzimos estudos em Portugues e Espanhol, brevemente também teremos estudos em Ingles.

    San Diego Study Group
    4431 Paola Way
    San Diego, California 92117
    Tel - (619) 278-4830
    FAX- (619) 278-3987
    Email: Luizamar@worldnet.att.net



Página sobre TCI, Lázaro Oliveira, Brasil

Amigos,

    Peço também, se possível, colocarem uma nota em s/boletim que já estão à disposição do leitor, em nossa homepage http://www.vemes.com/lazaro , os seguintes livros eletrônicos sobre nossas pesquisas em Transcomunicação Instrumental:

  1. Alô Além
  2. Um dia em Marduk
  3. TCI-Chatroom
  4. Vozes Mutantes
    E estamos a caminho do quinto livro que falará sobre o amor.

    Em nossa page também há uma indicação do livro infantil sobre a TCI, ilustrado pelo amigo e colaborador Pedro Ernesto Stilpen, chamado "O Planeta Coração".

    Grato pela ajuda na divulgação de nossos trabalhos,
    Lázaro Sanches de Oliveira

                       GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS