GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS
Fundado em 15 de Outubro de 1992
Boletim Semanal de Distribuição Eletrônica


Ano 07 - Número 338 - 1999                          30 de março de 1999

Indíce

Textos

Comentários Painel

Textos
Guerras e escândalos ainda são necessários. Serão, mesmo?, Katia Penteado, Brasil

    Nosso noticiário anda pleno de notícias sobre guerras e escândalos, o que nos leva a reflexões, questionamentos, lançando em nossos espíritos algumas dúvidas, que podem ser esclarecidas à luz dos evangelhos e do Espiritismo, esse despertador e ampliador de nossa consciência.

    Nos ensinamentos de Jesus e nas mensagens dos espíritos superiores encontramos explicações sobre esses fatos, comprovando que os evangelhos realmente sobrevivem à passagem do tempo e aos Homens, constituindo-se fonte inesgotável de conhecimento e de conforto para toda a Humanidade.

    É interessante notar que os dois assuntos são interligados e até interdependentes, estando diretamente ligados à evolução coletiva e aos atuais padrões vibratórios do planeta e de seus habitantes. Esses temas geram, ainda, situações que visam ao nosso progresso e à nossa libertação enquanto espíritos eternos.

    No Livro dos Espíritos, as perguntas 742 a 745 (Livro III, cap. VI - Lei da Destruição, item III) tratam da guerra, suas causas, seu desaparecimento da face da Terra, sua necessidade, seus resultados e as responsabilidade dos que suscitam as guerras.

    Antes disso, nas perguntas 541 a 548 (Livro II, cap. IX - Intervenção dos espíritos no mundo corpóreo, item X), vamos encontrar informações sobre sentimentos e reações dos espíritos durante sua participação nas guerras e como eles se sentem quando desencarnam em combate, sendo salientado que nunca se encontram calmos e que no primeiro instante ainda podem odiar seu inimigo e mesmo o perseguir, ouvir o fragor da batalha e, de acordo com seu caráter, quando se acalmam, podem conservar resquícios maiores ou menores desses fatos. Atenção! Estamos falando de nossos irmãos que vão para as guerras e, da mesma forma que nós, fazem parte do grupo de espíritos que habita o Planeta e aqui se encontra em busca de sua evolução e crescimento espiritual, moral e intelectual.

    Esse tema tão atual, também nos remete, de modo imediato e direto, às palavras de Jesus sobre o escândalo, encontradas em Mateus 18:7-11. Ele afirma que, em nosso atual estágio evolutivo, "é mister que venham escândalos", chama nossa atenção para os que causam os escândalos, principalmente aqueles que afetam a espiritualização do ser e clama pelo auxílio mútuo, pedindo que amparemos o próximo com simplicidade e humildade, bondade e boa-vontade, sem auto-exaltação.

    De acordo com os evangelistas, o Cristo frisa: é melhor ficar sem uma mão e continuar se esforçando no Caminho da Vida Eterna do que estar inteiro (corpo e alma) em sofrimento de expiação e orar pelas suas iniquidades em tempo subjetivamente longo. E ainda avisa: "Ai daquele por quem vem o escândalo", pois, quem serviu, mesmo sem saber, de instrumento para a justiça divina, utilizando seus maus instintos, também fez o mal.

    Sendo assim, temos que escândalo é tudo que choca a moral ou as conveniências e, como é ressaltado no Evangelho Segundo o Espiritismo (cap. VIII - Bem-aventurados aqueles que têm puro o coração, item 12), pode ser interpretado de duas maneiras, uma vulgar e outra evangélica.

    No primeiro caso é dito que o escândalo "não está na ação em si mesma, mas no reflexo que ela pode ter" e ressaltado que, por isso não é suficiente evitá-lo, porque o orgulho sofreria e a consideração entre os Homens seria abalada.

    Contudo, o sentido evangélico é mais abrangente, mostra o quanto os conceitos elaborados pelos Homens são falhos e esclarece que os escândalos são resultado dos vícios e imperfeições, más ações, com ou sem repercussão, conseqüência efetiva do mal moral, sendo necessários para que os Homens se punam em contado com seus próprios vícios, constituindo-se castigo para uns e provas para outros. Avisa-nos de que Deus faz sair o bem do mal e até as coisas más ou desagradáveis são aproveitadas.

    Fundamentados na doutrina que a equipe do Espírito de Verdade nos legou, também ficamos sabendo, ao ler os itens 13 e 14 do capítulo VIII do Evangelho Segundo o Espiritismo, que quando o mal for excluído haverá harmonia e compreensão, mas esse tempo ainda não chegou. Faz-se necessária a preparação, e, para isso e por isso, temos de destruir o mal que há dentro de nós, cuidando de nossa reforma íntima.

    Não podemos perder a serenidade nem deixarmos de nos emocionar ou sensibilizarmo-nos com os fatos. Precisamos, aliás, cuidar para não endurecermos o coração e o pensamento. Nossa função como cristãos é de lamentar, compreender, e não de acusar ou julgar.

    Como fazermos isso?

    A receita também está nos ensinamentos do Cristo, tanto nos evangelhos quanto na ampla literatura espírita, ou seja, trabalhando pela paz, fazendo com que não sejamos instrumentos do escândalo, das guerras, das desavenças, das disputas... Tenhamos a ciência de que quando uma bomba explode em Kosovo, todo o Planeta, todos seus habitantes, encarnados e desencarnados são atingidos, em menor ou maior grau em consonância com sua evolução individual e sua faixa vibratória.

    Em nossas preces, vamos vibrar pela paz, o equilíbrio e a harmonia do planeta e seus habitantes, pedindo o auxílio dos mentores para nos mantermos fortalecidos na fé, na união com os planos superiores, vigiando e orando sempre que notarmos que estamos nos deixando envolver pelas vibrações mais densas.

    Da mesma forma que o ataque em Kosovo nos afeta, a nossa prece, a nossa vibração, os nossos bons pensamentos afetam a atmosfera do planeta e de seus habitantes, auxiliando a todos, principalmente, quando eles, por sua vez, elevarem seus pensamentos.

    Vamos também assumir o compromisso de divulgar isso, de pedir às pessoas que vibrem, orem, esforcem-se pelo bem coletivo, que deixem de lado celeumas, diz-que-disse, discussões por dá cá esse pitaco ou essa palha, como se diz popularmente...



Movimiento Espirita, Canal #Espiritismo, España

(Texto colocado na lista usuarios-hispano do Canal #Espiritismo por Teresa, com o conteúdo de uma das aulas de estudos da Doutrina Espírita realizadas periodicamente no canal )

    El Movimiento Espirita es una organización dinámica y federativa que congrega las actividades de las asociaciones, con lineamientos comunes y con el propósito, no sólo de la difusión coordenada de los principios fundamentales de la Doctrina Espirita, sino también de la vivencia de una Etica Racional, tendiendo al progreso espiritual de la humanidad.

    Movimiento Espirita, como el propio nombre lo sugiere, es algo dinámico y su unificación lleva implícita la convivencia dentro de una unidad de pensamiento y de acción, en la que se sobreentiende el reconocimiento de la existencia de una directriz, que tiende a una adaptación a los principios de orden doctrinario y a un sistema dinámico global.

    Sin embargo, no se trata de un sistema de coordinación con líneas impuestas, sino de un movimiento espontáneo, fruto de una cierta concienciación o maduración histórica. Movimiento libre, abierto, tanto de instituciones como de personas, sin jerarquías rígidas, como las hay en las demás religiones existentes, sin obediencia ciega o dogmática, sino con entendimiento armonioso; movimiento de autodisciplina que se propone tan sólo la mayor fidelidad y firmeza en relación con los postulados fundamentales de la Doctrina, lo que implica la vigilancia pertinaz del adepto y la consagración a la Causa.

    Como preveía Kardec, uno de los mayores obstáculos del Movimiento habría de ser “la falta de unidad” , agregando que “Su antagonismo (entre sociedades/grupos/centros) – que no sería sino un efecto del orgullo exacerbado- facilitaría armas a los detractores del Espiritismo, sólo perjudicando a la causa que pretendieran defender”.

    Para superar tales obstáculos y consolidar e intensificar el Movimiento Espirita, se deben conjugar todos los esfuerzos para edificar una sólida unidad. Pondremos como ejemplo a Brasil por tener mucho camino ya recorrido dentro de las lides espiritistas.

    En Brasil, el Movimiento Espirita comenzó con un acontecimiento ocurrido a principios del siglo XX, merecedor de destacado relieve, con un documento conocido como “Bases de Organización Espirita”, que data del año 1904. En ese documento se preveía la creación de las Federaciones en las capitales de los Estados, según el esquema organizativo de la Federación de Río de Janeiro y adhiriéndose al programa de actividades de la Federación Espirita Brasileña.

    Brasil, por su historia y sus compromisos espirituales, goza de una gran experiencia en el Movimiento Espirita y debido al largo recorrido que lleva andado, ha podido corroborar lo que ya Allan Kardec decía en el Libro de los Médiums.

    En España, el Movimiento Espirita* es un movimiento joven en realidad, ya que goza de poca experiencia en este campo. Por eso no podemos olvidar el objetivo del Movimiento que consiste en la propagación y aplicación de la Doctrina Espirita, por medio de la vivencia del Evangelio revivido, capaz de operar la renovación del hombre en beneficio de toda la humanidad. De la excelencia y amplitud del objetivo deriva su notable importancia, tanto más cuando percibimos dos benéficos resultados alcanzados con la expansión de la Doctrina, que acarrean el progreso moral y espiritual de los pueblos de la Tierra. La importancia de la acción programada del Movimiento Espirita puede ser apreciada por la conquista gradual de sus metas, en la realización de la paz, la concordia, la redención individual y el progreso colectivo.

    Kardec dice en el Libro de los Médiums, ítem 350. Punto titulado: Rivalidad entre Sociedades. “Si – como ha sido anunciado- el Espiritismo debe traer consigo la transformación de la humanidad, sólo podrá hacerlo mejorando a las masas, lo que se logrará en forma gradual, poco a poco, por medio del mejoramiento de los individuos. ¿Qué importancia podrá tener el que creamos o no en que los Espíritus existen, sin tal creencia no nos torna mejores, más afables e indulgentes para con el prójimo, más humildes y pacientes en medio de la adversidad? ¿De qué sirve al avaro ser espiritista, si sigue siendo avaro; al orgulloso, si continúa pagado de sí mismo; al envidioso, si no deja de envidiar a los demás?. Los hombres todos podrían creer en la realidad de las manifestaciones y, sin embargo, la humanidad permanecer estacionaria: pero no son tales los designios de Dios. Toda sociedad espirita que sea seria debe tender al fin providencial que le corresponde, agrupando en sí a cuantos profesen sus mismos sentimientos. Entonces habrá entre las sociedades unión, simpatía y fraternidad, en lugar de un vano y pueril antagonismo engendrado por el amor propio y que se funda más en las palabras que en los hechos. Entonces serán fuertes y poderoso, pues se apoyarán sobre la misma base inconmovible: el bien de todos. Entonces conquistarán el respeto e impondrán silencio a las burlas tontas, porque hablarán en nombre de la moral evangélica que todos acatan.” Y continúa diciendo: “...A todas las sociedades espiritistas invitamos a cooperar en esta obra grandiosa, para que de un polo a otro de la Tierra se extiendan la mano fraterna y aprisionen el mal dentro de una red inextricable .”

    Por lo tanto, dentro del proceso de esta dinámica, no podemos contentarnos solamente con la publicación de la Prensa Espirita, o de sus propios libros, que son el vehículo de mayor penetración y difusión popular y son los encargados de llevar el mensaje espirita hasta los más lejanos rincones de la Tierra; el Movimiento se desarrolla también a través del estudio y la profundización de sus enseñanzas a través de cursos de evangelización espirita infanto-juvenil y de cursos que se programen sistemáticamente para el conocimiento de la Doctrina Espirita para adultos, así como también a través de la asistencia material y espiritual a los encarnados y asistencia espiritual a los espíritus desencarnados.

    El Movimiento Espirita realiza pues, un programa amplio e intensivo de irradiación de Amor y Luz Divina según lo prometido por el Espíritu Consolador. Su célula fundamental es el Centro Espirita.

* Nota do Editor: Movimiento Espírita Español




Comentários
Seca, Carlos Iglesia, Brasil

    Em viagem recente estive na cidade de Recife, onde na ocasião a seca trazia tormentos inumeraveis para a população mais pobre. Surpreendente foi encontrar caminhões pipas sempre disponiveis a quem pudesse pagar, rios passando pelo meio da cidade com agua apenas esperando o tratamento adequado e poços artesianos ao alcance de todos que pudessem arcar com o custo. O povo também falou de obras de abastecimento que começam, mas que nunca terminam.

    A seca, talvez vista por muitos como castigo de Deus - arraigados aos velhos conceitos de um Deus tirano - é suportada com estoicismo e não há como não ficar impressionado com o sorriso no rosto do povo sofrido e de sua resignação ante o descaso a que está sujeito.

    Descaso sim, pois se Deus coloca os povos diante da adversidade, lhes dá as ferramentas e as
oportunidades para supera-la e transforma-la em fator de evolução. Descaso dos que poderiam mobilizar seus recursos de inteligência, influência ou dinheiro para trabalhar pela solução.

    Seca moral mais que seca de agua, seca de fé verdadeira, seca da compreensão que todos são filhos de Deus, destinados ao progresso e a felicidade, transitando por situações diferentes de vida. Seca moral
que faz com que a industria da seca exista e seja explorada, seca moral que perpetua o sofrimento e não busca a implantação da fraternidade. Seca de entendimento da lei divina que cobra de todos o amor ao próximo e que a cada um devolve o resultado de suas obras.

    Seca que somente a agua viva da Boa Nova trazida por Jesus pode sanar, pois só a transformação moral dos individuos - diminuindo o egoismo e o aumentando o interesse pelo destino alheio - pode reformar
as estruturas culturais, sociais e economicas que perpetuam a seca material, extinguindo-a.

    Seca que seria amainada pela certeza da vida após a morte, pelo conhecimento da lei de causa e efeito, pela percepção de que os valores materiais amelhados a custa - ou indiferentemente - ao sofrimento
alheio, são débitos pesados que inexoravelmente deverão ser reparados.

    Enfim, voltei dessa viagem com a convicção de que em uma terra onde há seca, não há como resolver o problema da agua se primeiro não se modificarem suas causas. E para atacar as causas principais, que
parecem ter mais a ver com a atitude dos homens do que com as chuvas nos açudes, nada mais eficaz que a difusão e aplicação da Doutrina Espírita* - colaboração que está ao alcance de todos nós !



* 799. De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso?

    - Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz os homens compreenderem onde está o seu verdadeiro interesse. A vida futura, não estando mais velada pela dúvida, o homem compreenderá melhor que pode assegurar o seu futuro através do presente. Destruindo os preconceitos de seita, de casta e de cor ele ensina aos homens a grande solidariedade que os deve unir como irmãos.

(O Livro dos Espíritos, Capítulo VIII - Lei do Progresso, Influência do Espiritismo no Progresso. Edição FEESP, tradução de Herculano Pires)




Painel
Convite, Albino Novaes, Brasil

    Convidamos, você, irmão espírita para participar dos Estudos Sistematizados da Doutrina Espírita (on-line) no ambiente do IRC:

    Canal: #Nosso_Lar
    Dias: quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo.

    quinta-feira ---> Estudo da Mediunidade (22:30)
    sexta-feira-----> Estudando o livro "A Gênese"  de Allan Kardec (22:30)
    sábado---------> Estudando  "O Livro dos Espíritos" (22:30)
    Domingo-------> As Leis Morais (16:00 h) - Estudando "O Evangelho segundo o Espiritismo" (22:30 h)

    Use o mIRC Rede Brasnet (use, por exemplo, o servidor: irc.correionet.com.br)

     Fraternalmente
    Albino A. C. de Novaes



Espiritismo no Canadá, Paulo Medeiros, Canadá

    Meus caros confrades, anexo envio nosso endereço para contato. Temos recebibo algumas visitas de pessoas que veêm do Brasil e nos procuram, porém nos alega que foi muito difícil nos contactar. Por este motivo estamos enviando nossas informações, pois acredito que serão válidas para aqueles que desejam visitar o canadá e queiram entrar em contato conosco.

    Fraternalmente obrigado,
    Grupo de Estudos Espíritas Joanna de Ângelis
    396 Everton Drive - Mississauga, Ontário, Canadá
    L5R 1W5-Fone: (905)502 5374-Fax: (905)502 5376
    E-mail: pauloml@interlog.com

    PROGRAMAÇÃO

    DIRETORIA     O Grupo de Estudos Espíritas Joanna de Ângelis é uma organização sem fins lucrativos de caráter caritativo que tem como seu principal objetivo a divulgação da Doutrina Espírita no Canadá.



O Espiritismo no Canadá, Miguel, Canadá

    Caros companheiros de doutrina,

    Gostaria de atualizar os dados de nosso núcleo espírita no Canadá.

    (O grupo deixou de existir em 2002, por isso foi solicitada a retirada do endereço da cópia do Boletim no site do GEAE)

    Apesar de ainda não termos um "sede", continuamos a realizar nossas reuniões semanais em sistema rodízio, na casa dos membros. Somos agora 13 pessoas que estudam a doutrina espírita e já temos até um nome para o nosso grupo (o nome já foi dado há três anos, desculpe-me pelo atraso da informacão):

    Grupo de Estudos Espíritas Bezerra de Menezes

    Nas semanas que se seguem teremos a visita a Montreal de Divaldo Pereira Franco e, duas semanas após, a de Raul Teixeira.  Caso vocês possuam o onderêco físico ou eletrônico de algum simpatizante da doutrina na nossa região, gostaríamos de recebê-lo para divulgarmos ambos eventos.

    Agradecendo antecipadamente a colaboracão, deixo aqui o meu agradecimento sincero. Do irmão na fé,

    Miguel



Espiritismo no Canadá, GEAE

Caros Amigos,

    Complementando as informações do Paulo e do Miguel, gostariamos de acrescentar que há algum tempo atrás entrou em contato conosco um grupo simpatizante do Espiritismo com origens na Igreja Metodista. Esse grupo surgiu a partir do seu Pastor, que tendo tido contato com as obras de Kardec interessou-se pelo Espiritismo e, de certo modo, incorporou os ensinamentos da Doutrina aos de sua igreja.

    A igreja, com a denominação de "The  National Spiritist Church of Alberta", parece para nós algo um tanto incompreensivel - está autorizada pelo governo para ordenar pastores e fazer matrimonios - mas não há duvidas de que demonstram boa vontade. Seu fundador, o Rev. Teàrlach é quem tem nos escrito.

    Assim para os colegas que desejarem conhecer esse grupo - do qual ainda pouco sabemos além dos e-mails trocados (vide artigo mais completo no The Spiritist Messenger, número 6):

    The  National  Spiritist  Church of Alberta
    (Church of St. Lazarus in Calgary,  Alberta,  Telephone  # (403) 277-3565)

    dunsford@calcna.ab.ca
    http://www.connect.ab.ca/~rev/nscahom.htm
    Church of St. Lazarus, N.S.C.A.,
    Suite 481,
    300, 8120 Beddington Blvd., N.W.,
    Calgary, Alberta, Canada. T3K 2A8

                            GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS