GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS
Fundado em 15 de Outubro de 1992
Boletim Semanal de Distribuição Eletrônica

Ano 07 - Número 336 - 1999                          16 de março de 1999

 Indíce

Textos

Painel

Textos
Iugoslávia, Vicente Campiteli, Brasil

Caros Irmãos,

        Temos visto estarrecidos, os movimentos de guerra na Iugoslávia, envolvendo os Sérvios, os Albaneses, os Russos, os Americanos, os Europeus, os Chineses, etc...

        Nós, espíritas sabemos que o assédio espiritual das trevas organizadas atuam fortemente nestas situações, induzindo as ações desestruradoras dos encarnados, para o predominio do mal na Terra.

        Contudo, não temos visto nenhum movimento de alerta entre os espíritas para que se organizem no sentido de se fazerem preces, para fortalecer, com suas vibrações, a atuação das falanges da luz que buscam impedir a ação crescente e nefasta da guerra, desta em particular.

        A situação é de extrema urgência.

        As consequencias de uma guerra nuclear, que não está descartada, todos sabemos disso, poderão ser imprevisíveis. Os povos da Russia estão exaltados, bem como da Iugoslávia,... Basta um pequeno "descuido"...

        Não temos visto ação objetiva entre os espíritas para cooperar com a luz neste caso. Parece haver uma certa indiferença geral, uma apatia.

       Venho até vocês para propor que o tema seja colocado continuamente nos seus "mails", exortando a todos para a atenção ao perigo que corremos e que podendo, não estamos fazendo nada. Se uma conflagração nuclear se der, serão necessários séculos para a recuperação do nosso planeta.

        Que se coloquem frases curtas de conscientização dos leitores do GEAE e que cada um seja um elemento multiplicador desta proposta de ação no seu meio de influência.

        Vocês têm os meios nas mãos. Utilizem, ajudem os espíritas não se tornarem coniventes com o que está acontecendo.

        Os nossos irmãos dos países citados acima precisam de ajuda, os agressores e os agredidos. Principalmente seus líderes.

        Que estejamos atentos, em prece constante. Não permitamos que o mal se instale!

        A prevenção é a bênção!

        Que Jesus nos abençõe.


Referências bibliograficas dos artigos sobre o Suícidio, Rubens Santini, Brasil

(Artigos publicados nos Boletins: 332, 333, 334, 335)
 
(*) Um atendimento no CVV - Centro de Valorização da Vida - (Samaritanos de São Paulo) Unidade de Pinheiros
(**) "Suicidio: Testemunhos do Adeus" - Maria Luiza Dias
(*) Bilhete de despedida, extraido de "Suicidio: Testemunhos do Adeus" - Luiza Dias.
(*) Prefácio - Baseado no livro "O pensamento de Emmanuel" - de Martins Peralva

(1) Extraido de "O que ‚ suicidio" do psicanalista e professor da UNICAMP Roosevelt M. S. Cassorla
(2) "Suicidio: testemunhos do adeus" - tese de mestrado, na UNICAMP, da psicóloga Maria Luiza Dias
(3) "Folha de São Paulo" de 18/04/1994
(4) "Livro dos Espíritos" - Allan Kardec
(5) "Memórias de um suicida" - de Camilo Castelo Branco, ditado à Yvonne Pereira.
(*) Obs: Camilo Castelo Branco testemunhou sua vida além-túmulo à médium Yvonne Pereira em "Memórias de um Suicida"
(6) "O martírio dos suicidas" - Almerindo Martins de Castro.
(7) "Quem tem medo da morte" - Richard Simonetti.
(8) "Evangelho Segundo o Espiritismo" - Allan Kardec
(9) "Driblando a dor" - Luis Sérgio através de Irene Pacheco Machado



É O ESPIRITISMO O CONSOLADOR?, Fernando Porto, Brasil

 
    Confesso que fui instigado a elaborar esse texto declarando de antemão que não tenho nenhuma pretensão de impor uma tese, muito pelo contrário. No entanto, não posso me abster de defender uma posição que considero fundamental, sem fanatismo ou clericalismo.

    É interessante observar o quanto nós refletimos em tudo o que fazemos um conteúdo emocional, sendo quase impossível uma análise plenamente imparcial de um assunto, ainda mais em se tratando de Espiritismo. Surgem, assim, pessoas que no afã de "defenderem" a Doutrina, procurando preservá-la, acabam fazendo observações insustentáveis, mas acaloradas e, portanto sedutoras para os incautos.
Refiro-me a observação de que a posição de Kardec sobre o Espiritismo como Consolador Prometido nada mais foi do que uma opinião pessoal(*), sem nenhum respaldo no ensino do Espíritos. Vejamos os fatos.

    Primeiro em A Gênese, no capítulo Caracteres da Revelação Espírita, após expor a importância do Espiritismo quanto ao entendimento do verdadeiro ensino do Cristo, Kardec propõe, a seguir (item 42):  "Se considerarmos, além disso, o poder moralizador do Espiritismo pelo objetivo que ele assinala a todas as ações da vida, pelas conseqüências do bem e do mal que ele expõe claramente; pela força moral, a coragem, a consolação que dá nas horas de aflição por uma inabalável confiança no futuro, pelo pensamento de termos a nosso lado os seres a quem amamos, pela certeza de os rever, a possibilidade de conversar com eles, enfim, pela certeza de que, de tudo o que fizemos, de tudo o que adquirimos em inteligência, em ciência, em moralidade, até o último instante de nossa vida, nada se perdeu, que tudo serve para o nosso adiantamento, reconhecemos que o Espiritismo realiza todas as promessas do Cristo no que diz respeito ao Consolador anunciado. Ora, como é o Espírito de Verdade  que preside ao grande movimento da regeneração, a promessa de seu advento também já se realizou, porque, pelos fatos, deduzimos que é ele o verdadeiro Consolador".

    Como podemos observar, Kardec fala sempre em nome dos fatos. Mas quais são esses fatos? Além dessa exposição filosófica, Kardec possuía alguma comprovação palpável de que o Espírito de Verdade, diretor espiritual dos trabalhos da codificação, era o mesmo das promessas evangélicas? Quem ou o quê é o Espírito de Verdade?

    Primeiro é preciso distinguir essa entidade espiritual do Espírito Santo. Jesus quando profetizou a vinda do Consolador, se referia ao Bom Espírito; não usou em absoluto a expressão Espírito Santo que foi certamente uma alteração nas traduções.

    Hoje nós sabemos que a expressão Espírito Santo simboliza os Espíritos que trabalham a serviço de Deus e já naquela época envolveram os discípulos de Jesus, na festa de Pentecostes, provocando a eclosão da faculdade mediúnica, levando-os a falarem em diferentes línguas aos estrangeiros do local (xenoglossia).

    Mas de onde parte esta certeza de que o Espírito de Verdade não é uma representação de um grupo de entidades e sim um único Espírito? Em O Livro dos Espíritos, no Prolegômenos, vários Espíritos assinam uma mensagem dada a Kardec, entre eles o próprio Espírito de Verdade, comprovando essa tese. Se assim não fosse, se representasse uma entidade coletiva, bastaria haver uma única assinatura. Aliás, no Evangelho Seg. o Esp. existem vários exemplos: Um Espírito Amigo, Um Espírito Protetor, etc. Entidades que por um motivo qualquer não desejavam se identificar.

    Agora nós vamos entrar em um terreno mais espinhoso, sem pretensão alguma de estarmos com a razão. E para aqueles que acreditam que o Espírito de Verdade é Jesus? Essa hipótese tem fundamento? Vamos novamente aos fatos. Vejamos algumas passagens da codificação:
 
     "Assim como o Cristo disse: 'Não vim destruir a lei, porém cumpri-la', também o Espiritismo diz: 'Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução (...) Vem cumprir, nos tempos preditos, o que o Cristo anunciou e preparar a realização das coisas futuras. Ele é, pois, obra do Cristo, que preside, conforme igualmente o anunciou, à  regeneração que se opera e prepara o reino de Deus na Terra" (ESE, Cap. I, item 7).
 
    Seria mera coincidência o fato de Kardec colocar que o Cristo preside à regeneração pelo Espiritismo nessa passagem do Evangelho e logo acima, na mensagem que citamos de A Gênese, é o Espírito de Verdade que preside a essa regeneração?

    Acreditamos que não.

    A comprovação definitiva, no meu modo de ver, para essa tese é a que trataremos agora. Em O Livro dos Médiuns, no cap. intitulado Dissertações Espíritas, Kardec apresenta várias comunicações sobre diversos assuntos, procurando exemplificar como reconhecermos pelo conteúdo da mensagem se ela provém de um Espírito Superior, deixando ao final do capítulo uma parte para as mensagens apócrifas, isto é, mistificações reconhecíveis pela linguagem e conteúdo.

    Entre as comunicações que tratavam do Espiritismo uma nos chama a atenção imediatamente. É uma mensagem bastante semelhante àquela encontrada no capítulo VI de O Ev. Seg. o Esp. (aliás, o título desse capítulo é O Cristo Consolador; por quê será?), assinada com o nome de Jesus de Nazaré. Em seu comentário, o codificador se refere aos escrúpulos que devemos ter quanto à assinaturas de nomes venerados. No entanto reconhece o valor da mensagem, não somente pela linguagem, como também pelo fato de ter sido psicografada por um dos principais médiuns da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, sr. d'Ambel, médium mecânico. Por quê esta mensagem aparece um pouco modificada em o ESE? A própria entidade espiritual, provavelmente fez as alterações, inclusive a da assinatura, por um motivo simples. Antes da publicação do Evangelho, foi prevista uma grande reação da igreja com a publicação dessa obra (Obras Póstumas, Seg. Parte, 9 de agosto de 1863). Por esse mesmo motivo Kardec publicou-a com o nome de Imitação do Evangelho em sua 1ª edição.

    Ao que tudo indica, Kardec durante muito tempo permaneceu sem conhecer a identidade de seu Espírito Protetor, que para ele se denominava A Verdade. Mas engana-se quem acredita que o mestre lionês só veio a descobri-la após o desencarne.

    Kardec fez um interessante comentário, tempos depois, a um colóquio que teve com o seu protetor. É o seguinte:
 
     "A proteção desse Espírito, de cuja superioridade eu estava então longe de suspeitar, nunca me faltou". (Obras Póstumas, Seg. Parte, 9 de abril de 1856).
 
    A seguir vejamos alguns trechos que revelam, por parte dos Espíritos, a verdadeira finalidade do Espiritismo como Consolador Prometido e quanto a natureza do Espírito de Verdade:
 
    "Desde que Jesus ensinou as verdadeiras leis de Deus qual é a utilidade do ensinamento dado pelos Espíritos? Têm eles mais alguma coisa para nos ensinar?

    O ensino de Jesus era freqüentemente alegórico e em forma de parábolas, porque ele falava de acordo com a época e os lugares. Faz-se hoje necessário que a verdade seja inteligível para todos. É preciso, pois, explicar e desenvolver essas leis, tão pouco são os que as compreendem e ainda menos os que as praticam. Nossa missão é a de espertar os olhos e os ouvidos para confundir os orgulhosos e desmascarar os hipócritas: os que afetam exteriormente a virtude e a religião para ocultar as suas torpezas. O ensinamento dos Espíritos deve ser claro e sem equívocos a fim de que ninguém possa pretextar ignorância e cada um possa julgá-lo e apreciá-lo com sua própria razão. Estamos encarregados de preparar o Reino de Deus anunciado por Jesus, e por isso é necessário que ninguém possa interpretar a lei de Deus ao sabor de suas paixões, nem falsear o sentido de uma lei que é toda amor e caridade"
(LE, Q. 627)
 
    "Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos céus, como um imenso exército que se movimenta, ao receber a ordem de comando, espalham-se sobre toda a face da Terra. Semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar o caminho e abrir os olhos aos cegos.

    Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas devem ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos". (Espírito de Verdade, Prefácio de o Ev. Seg. o Esp.)
 
    Não bastassem a semelhança quanto ao conteúdo, Kardec introduz uma nota ao final desse prefácio indicando que ele representa o verdadeiro caráter do Espiritismo, como também o verdadeiro sentido da obra, elucidar o Evangelho, as leis de Deus, em espírito e verdade.
 
    "Aproxima-se a hora em que terás que declarar abertamente o que é o Espiritismo e mostrar a todos onde está a verdadeira doutrina ensinada pelo Cristo. A hora em que, à face do Céu e da Terra, deverás proclamar o Espiritismo como a única tradição realmente cristã, a única instituição verdadeiramente divina e humana". (em Obras Póstumas, Seg. Parte, 9 de agosto de 1863)
 
    Neste diálogo o codificador questiona sobre a importância da obra que estava elaborando, o Evangelho Segundo o Espiritismo, na qual trabalhava em absoluto sigilo e isolamento, tendo, inclusive, se recolhido a uma propriedade em Sainte-Adresse. Este trecho da resposta é bastante contundente e preciso por parte do comunicante, sem deixar possibilidades a múltiplas interpretações.

    É compreensível a razão pela qual alguns intelectuais no movimento espírita, certamente bem intencionados, manifestem preocupação com a parte científica do Espiritismo, seu caráter evolucionista. Mas esse progresso se faz sobre as bases em que a doutrina está edificada. Desejar o seu progresso pelas vias da ciência, negando-se a sua verdadeira origem, acabaríamos por descaracterizá-la. Um dos pilares da doutrina é o Evangelho e retirá-lo ou negligenciá-lo, conduzindo a sua derrocada. Nas palavras de Kardec:
 
    "Numa palavra, o que caracteriza a revelação espírita é o ser divina a sua origem e da iniciativa dos Espíritos, sendo a sua elaboração fruto do trabalho do homem" (A Gênese, I - 13)
 
    Uma vez que identificamos o Espiritismo como o Cristianismo Redivivo, nem por isso afirmamos que ele seja uma religião. Como na maioria das vezes, as palavras são condições limítrofes para o entendimento entre os homens. A questão certamente teve seu início quando associou-se a expressão cristianismo a catolicismo, o que são duas coisas bem diferentes, uma vez que é possível ser cristão sem professar nenhuma religião. Mas essa questão de o Espiritismo ser ou não uma religião(**) fica para uma outra oportunidade.

    Sintetizando, nada melhor do que essas belas palavras do Espírito de Verdade (curiosamente sempre na 1ª pessoa do singular), confirmando tudo o que temos dito nesse despretensioso artigo:
 
    "Venho, como outrora aos transviados filhos de Israel, trazer-vos a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me. O Espiritismo, como o fez antigamente a minha palavra, tem de lembrar aos incrédulos que acima deles reina a imutável verdade: o Deus bom, o Deus grande, que faz germinem as plantas e se levantem as ondas. Revelei a doutrina divinal. Como um ceifeiro, reuni em feixes o bem esparso no seio da Humanidade e disse: Vinde a mim, todos vós que sofreis."
 
      "Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento; instrui-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram. Eis que do além-túmulo, que julgáveis o nada, vozes vos clamam: Irmãos! Nada perece, Jesus Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade".  (Espírito de Verdade, ESE, Cap. VI, item 5)
 
    Um abraço,
    Fernando Porto

* Vide Boletins 333 (Semana da CEPA em São Paulo) e 334 (Sobre "O Consolador Prometido")
** Vide o Boletim 300 - Edição Extra




Painel
XVI SEMANA DE KARDEC, A Casa do Caminho, Brasil


Prezado  irmão,

            A Comunidade Espírita "A Casa do Caminho", no ano em que comemora 25 anos de trabalho em nome do Cristo, realiza entre os dias 26 de abril e 02 de maio de 1999 a XVI SEMANA DE KARDEC. Um evento que conquistou importante espaço no cenário regional, reunindo expoentes do espiritismo de todo Brasil, mobilizando milhares de pessoas no estudo e na discussão do tema Reencarnação, um dos pilares do Espiritismo.

          A Doutrina Espírita sustentada na razão encara a ciência e com ela caminha a passos largos rumo
  ao progresso e a perfeição.

          Ciência, Filosofia e Religião. Eis aí o motivo de nos reunirmos neste evento que certamente será
  um marco nos trabalhos desta casa.

          Com a moral cristã, resgatada pela Doutrina dos Espíritos, abraçada ao homem da tecnologia contemporânea, levaremos nossos estudos via internet com a TRANSMISSÃO AO VIVO de SOM e IMAGENS de todas as palestras, para que o povo brasileiro e o mundo vislumbre conosco a certeza de que Reencarnação é benção de Deus na chance do recomeço.

      Que Jesus patrocine nossos esforços em divulgar Kardec para que todos sejam não somente
  esclarecidos, mas pacificados.

      Sejam bem vindos!
      Isabel Salomão de Campos
      Presidente da Comunidade Espírita  "A Casa do Caminho"

      Visite a home page do evento e deixe sua mensagem
      http://www.artnet.com.br/~casadocaminho

 


Semana Espírita de Itabuna, ICEI, Brasil

 
Vigésima Nona Semana Espírita de Itabuna
Instituto de Cultura Espírita de Itabuna
Quadra G - Rua H - N 101 - Jardim Italamar
Itabuna/Bahia, Brasil

     A Semana Espírita de Itabuna é uma realização do ICEI (Instituto de Cultura Espírita de Itabuna) "casa mater" do espiritismo em nossa cidade. O ICEI vem ao longo dos anos divulgando o Espiritismo em nossa cidade realizando períodicamente seminários, encontros, cursos e diversas atividades doutrinárias com repercussão não só em Itabuna mas em todo Sul do Estado. Ja estiveram conosco dentre outros, Coronel Cesar Reis (Lar Fabiano de Cristo/Capemi), Geraldo Guimarães, Lamartine Palhano Junior, Jacob Melo,Divaldo Franco etc... . O ICEI mantêm também a DISTAK - Distribuidora de Livros Allan Kardec,que dispõe de um Clube do Livro Espírita, e já realizou ao longo de quase 30 anos diversas feiras do livro em Itabuna e região. Nosso telefone é (073) 212-1829. Breve teremos a nossa Home Page. Quem manda essas informações é Luiz Americo Lisboa Junior, Secretário de Comunicação, propaganda e marketing.



Chamada de Trabalhos - VI SBPE 99, Marissol Branco, Brasil


 
 VI SBPE
Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita

    Iniciado em 1989 e realizado a cada 2 anos, o SBPE se caracteriza pela abertura de espaço para apresentação, discussão e debates de trabalhos inéditos sobre quaisquer questões do pensamento e da realidade social e pessoal, analisados à luz da doutrina espírita. Está aberto a todos os interessados e a todas as tendências do pensamento espírita. Os estudiosos do espiritismo encontrarão no VI SBPE, um       espaço para mostrar e debaterem suas idéias, livremente.

          Data: 8 a 11 de outubro de 1999
          Local: Instituto Cajamar (50Km de São Paulo)
          Promoção: LICESPE - Livraria de Cultura Espírita Editora
 

CHAMADA DE TRABALHOS

    Os trabalhos podem abordar temas de qualquer natureza: política, social, religiosa, filosófica, científica e outros dentro da ótica espírita, principalmente os que resultem de pesquisas e investigações. Os trabalhos devem ser inéditos. Os autores deverão, obrigatoriamente, apresentar e debater seus trabalhos no VI SBPE.

    Os  interessados em apresentar trabalhos devem enviar previamente, um resumo, em 1 (uma) página tamanho A4, para avaliação da Comissão Organizadora que analisará os resumos apenas quanto à solidez e compatibilidade dos assuntos com o espiritismo e os objetivos do Simpósio. Não será feita qualquer censura sobre o  pensamento e a diretriz do autor, no encaminhamento de suas idéias. Na sua versão final, deverão ter, no máximo, 20 páginas. O texto deve ser enviado em disquete, no formato "word for windows 6 ou 7", juntamente com o texto impresso, ou via internet, obedecendo os seguintes critérios: a) papel tamanho A-4 (21cm x 29,7cm); b) margens superior e inferior 2 cm; esquerda e direita 2,5 cm; c) texto com letras "times      new roman", tamanho 12 pontos, parágrafo justificado com espaçamento simples.
 

CALENDÁRIO

     Até 30/05/99: envio dos resumos, em 2 vias.
     Até 30/06/99: comunicação pela Comissão Organizadora da aceitação dos resumos.
     Até 31/08/99: remessa pelos autores da versão final dos trabalhos.

     Informações: abertura@bsnet.com.br
     Visite nosso site: www.bsnet.com.br/usr/abertura/



Divaldo P. Franco em Portugal, José Lucas, Portugal

 

12 de Abril - S.Miguel /Açores
13 de Abril - Terceira/Açores
14 de Abril – Recepção na Federação Espírita Portuguesa – para dirigentes
15 de Abril – Sines
16 de Abril – Moura / 21h. no Cine Teatro Caridade
17 de Abril - Vila Moura
18 de Abril - Vila Moura - Seminário
19 de Abril - Lisboa – Associação de Comerciantes de Lisboa – 21 horas
20 de Abril - Santarém – Auditório da Câmara Municipal – 21 horas
21 de Abril - Coimbra – Hotel D. Inês – 21 horas
22 de Abril - Guarda – Salão da Câmara Municipal no Parque da Cidade – 21 h
23 de Abril - Viseu
24 de Abril - Viseu – Seminário – Ass. Cultural Espiritualista de Viseu
25 de Abril- Vila da Feira – Centro Espírita Cristão de Fiães
26 de Abril - Figueira da Foz - Associação Espírita local – 21 horas
27 de Abril - Guimarães – Hotel Guimarães
28 de Abril - Chaves – Ass. Espírita local – 21 horas
29 de Abril - Mirandela – Câmara Municipal – 21 h
30 de Abril - Viana do Castelo – ENJE – Instituto Politécnico
02 de Maio - Seminário no Porto – Hotel Ipanema Park
 
Nota: Apenas os seminários têm entrada paga, em virtude de se ter de alugar as respectivas salas.
A organização é da Federação Espírita Portuguesa (Tel: 01-497 57 54)

                                 GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS ESPÍRITAS