UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
NÍVEL MESTRADO

DALMO DUQUE DOS SANTOS


História do Espiritismo: criação e elaboração de um livro sob Encomenda. Experiência de Comunicação Midiática sob o prisma de um Redator

 

Dissertação apresentada como requisito parcial
à obtenção do Título de Mestre em Comunicação
Orientador: Profª. Drª. Anna Maria Balogh

SÃO PAULO
2002

RESUMO

O objetivo desta dissertação é fazer um relato de experiência sobre o trabalho de um redator e a análise do processo de criação e elaboração de um livro empreendido em parceria com uma determinada editora. O livro é dirigido especificamente para o público de literatura espírita no Brasil e também no exterior, onde essa doutrina religiosa possui muitos adeptos, geralmente imigrantes brasileiros e seus descendentes.
Este relato pretende mostrar como uma obra historiográfica foi produzida a partir de um fato gerado pela imprensa e estimulada pelo interesse comercial de uma editora especializada no assunto. A intenção dos editores a quem nos associamos era lançar um produto novo sobre o filósofo francês Allan Kardec, pseudônimo de Hoplyte Léon Denizard Rivail, e o Espiritismo, doutrina fundada por ele em meados do séxculo 19. Trata-se de um assunto sempre desperta interesse entre o público espírita, apesar do grande número de obras biográficas disponíveis no mercado. Pensamos então em produzir um material diferenciado, mesclando a biografia de Kardec com a filosofia e a história do movimento social espírita. Dessa forma estaríamos também preenchendo uma lacuna no mercado editorial, gerada por uma polêmica lançada recentemente na imprensa brasileira a respeito da origens e propagação do Espiritismo no Brasil. O livro teria a função de esclarecer o público, não só sobre esses dados polêmicos, mas também evidenciar a importância histórica dessa doutrina e os diversos efeitos sociais causados pela ocorrência dos chamados fenômenos espíritas.