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UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
CAMPUS DE MARÍLIA
FACULDADE DE FILOSOFIAS E CIÊNCIAS

 

ALESSANDRA CRISTINA DAMAZO

 

ANÁLISE DE ASSUNTO DE CONTO ESPÍRITA POR MEIO DO PERCURSO FIGURATIVO E DO PERCURSO TEMÁTICO

 

Dissertação apresentada como requisito
parcial para obtenção do título de Mestre
ao Programa de Pós-Graduação em
Ciência da Informação. Faculdade de
Filosofia e Ciências - Universidade
Estadual Paulista; Área de concentração:
Organização do Conhecimento.

Orientador: Prof. Dr. João Batista Ernesto
de Moraes.

Marília
2006

Resumo

Em Organização da Informação, no aspecto do tratamento da informação, há uma carência de subsídios teóricos referente à análise de documentos fictícios. Na
intenção de contribuir teoricamente com o desenvolvimento de um método que facilite a tarefa de análise de assunto em texto narrativo, nos seus aspectos de identificação e seleção de conceitos, buscou-se subsídios teóricos em áreas de interface com a Ciência da Informação, mais especificamente a Lingüística. Esta última proporcionou o conhecimento da estrutura textual do texto narrativo, e a Semântica Discursiva contribuiu com o percurso temático e o percurso figurativo utilizados como ferramentas para análise de assunto de textos narrativos. Objetivou-se, desta forma, a elaboração de um método que facilite a tarefa de análise de assunto, nos aspectos de identificação e seleção de conceitos, para promover a acessibilidade do conteúdo do documento. Para tanto, optou-se pela análise de três contos espíritas, nos quais foi inicialmente identificada, em suas estruturas, a seqüência canônica e, a partir dela, realizou-se a análise do percurso temático e do percurso figurativo, para a identificação de conceitos. Obteve-se como resultados a identificação de temas principais e secundários nos textos narrativos analisados. Com isso, concluiu-se que, o método experimental de análise proposto mostrou-se eficiente para o corpus desta pesquisa, pois possibilitou a identificação de conceitos relevantes que caracterizam os assuntos abordados nos contos, os quais poderão posteriormente ser traduzidos para a linguagem de um sistema de informação. Sugere-se, ainda, o desenvolvimento de um estudo para verificar e confirmar a hipótese surgida durante a realização da presente pesquisa, de que nas fases de Manipulação e Sanção, componentes da seqüência canônica, estariam a maior concentração de informações relevantes para a análise de assunto, o que tornaria a aplicação deste método de análise de texto narrativo mais rápido. Uma vez que, comprovado esta hipótese, o leitor indexador poderá dar ênfase maior na fase de Manipulação e Sanção, em detrimento do restante do conteúdo do texto, para a realização da indexação.

Palavras-chave: Análise de assunto. Leitura Documentária. Texto narrativo. Percurso Temático e Percurso Figurativo

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