Os artigos publicados na página do GEAE são de inteira responsabilidade de seus autores. 

O GEAE disponibiliza artigos inéditos, publicados nos Boletins do GEAE ou publicados na literaturatura espírita de interesse do grupo visando o nosso objetivo maior que é o estudo da vida sob a visão espírita.

Uso do material disponível no GEA: acesse: Copywrigts do GEAE

Envie um artigo para publicação no GEAE através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Boa Leitura e Boa Reflexão!

Escreveu a amiga de Campina Grande (PB), professora Denise Lino, uma notável apreciação sobre a produção mediúnica do Espírito Emmanuel pela mediunidade de Chico Xavier, especialmente aquelas de estudo e análise dos textos dos Evangelhos, que ela intitulou Tesouro em Português. A matéria foi publicada no jornal Tribuna do Espiritismo, edição de junho/16, e também está disponível virtualmente no site do jornal: www.tribunadoespiritismo.org 

               Sim, é um comando expressivo, imperativo, necessário para todos. Tenho usado a expressão no final de minhas palestras, quando a temática permite. Na verdade, falo antes para mim mesmo e partilho com os ouvintes.

Tem sido desafio em todos os tempos mantermo-nos coerentes com as noções de justiça e bondade que gradativamente vamos adquirindo pelas experiências de vida, sejam nos relacionamentos ou até mesmo com as reflexões interiores sempre presentes. Afinal sempre é tempo de nos perguntarmos se somos coerentes com o que já sabemos ou afirmamos saber, quando confrontamos tais conteúdos com as posturas e comportamentos que adotamos. Ou, em outras palavras, se estamos com as ilusões da aparência.

As três palavras são muito parecidas, sonoridade semelhante, mas suas definições são bem distintas. E podem abrir universos de exemplos e abordagens. Aqui a abordagem é motivada pela curiosidade cultural das três palavras.

foto cabeteNo último dia 03 de abril de 2019 completou-se seu centenário de nascimento. E ninguém falou nada, pelo menos eu não vi.... Sim, o compositor João Cabete, de expressivo e inspirado acervo musical, nasceu em 03 de abril de 1919 na cidade de São Paulo, capital.

Estive pensando nos conflitos de relacionamento, nas dificuldades todas que aí estão, inclusive nas artimanhas e intrigas de bastidores, em empresas, famílias, conhecidos, colegas e mesmo nas atividades voluntárias compartilhadas nas instituições movidas pelo ideal religioso, das variadas denominações no Brasil; estava meditando sobre os ciúmes, as manipulações, os desrespeitos, as agressões, as acusações e críticas sempre reinantes, nos comentários maldosos e mesmo nos desprezos calculados, nos crimes entre cônjuges, nos abandonos de crianças e idosos, nas enfermidades surgidas de abalos emocionais... campo vasto a se abrir quando começamos a pensar nos dramas humanos e na nossa mediocridade moral....

celularHá alguns anos, quando se poderia imaginar as facilidades de um celular, que já não é apenas um celular, mas reúne diversas utilidades num só aparelho, com a grande facilidade da comunicação instantânea, a depender do aplicativo utilizado, inclusive com imagem ao vivo.

Normalmente nos escravizamos aos condicionamentos mentais. É do ser humano fixar-se em determinados pontos de vista, que se condicionam, viciam, e como resultado colhemos os desdobramentos próprios da teimosia ou da rebeldia, do egoísmo e da vaidade, ou ainda da ganância, das manias e tudo o mais que todos conhecemos.

No livreto O Espiritismo em sua expressão mais simples, da FEESP, de Allan Kardec, que é dividido em 3 partes (Histórico do Espiritismo, Resumo do Ensinamento dos Espíritos e Máximas extraídas do ensinamento dos Espíritos, além das Notas), encontramos essas preciosidades que parecem esquecidas de todos nós na atualidade do movimento espírita: (transcrevo pequenos trechos parciais)

            paredeO pequeno garoto sofria há dias de uma difícil dor de cabeça que não lhe dava tréguas. Prostrado, preocupava os pais, pois se apresentava também febril e os medicamentos não surtiam efeito.

gravidaEsta pergunta foi feita a si mesma por uma mãe que não pode engravidar. Esmagadora maioria das mulheres deseja ser mãe, mas existem igualmente vários casos de impossibilidade, por várias razões.

Há um paradoxo na vida humana. Habitando um planeta lindo, de paisagens exuberantes, desfrutando de benefícios imensos como a água, o ar e a chuva, a beleza incomparável da fauna e flora variadíssima, e mesmo com toda tecnologia que já conquistamos, ainda vivemos um cenário de conflitos. Dominado pela avareza, a ganância, as intrigas e seus desdobramentos.

Le Livre des Esprits 2Valores como a honestidade, a decência, a compostura e naturalmente que a plena identificação deles com as crenças que dizemos defender, revelam a coerência no comportamento social. Como conciliar atitudes indecorosas, violentas ou de atentado aos bons costumes em homens e mulheres que se dizem cristãos?

 

doutrina espiritaA Doutrina Espírita, por seus fundamentos e desdobramentos próprios de seu conteúdo doutrinário, é grandiosa por várias razões. Entre elas, destacam-se os benefícios diretos do esclarecimento à mente humana, embasados na mais perfeita lógica e bom senso, além do conforto ao coração pelo consolo próprio da mensagem totalmente estruturada no Evangelho de Jesus. 

ceu infernoConvido o leitor pensar comigo. O título acima é um trecho pequeno de extraordinário capítulo que fala da felicidade dos espíritos puros, dos quais a única referência que temos é Jesus. O capítulo é o terceiro – com o título O Céu – composto de 19 itens, no livro O Céu e o Inferno, publicado em 1865.

VARA maior competição internacional do esporte mais popular do planeta terminou, é verdade. Mas uma novidade tecnológica ainda nos faz pensar sobre a inteligência humana e os atos de nossa vida. É fato que o uso de recursos materiais, num plano de prova e expiação como o nosso, é sinal do aproveitamento dos talentos humanos e, como nos disseram os Espíritos Superiores, na obra de Allan Kardec, o homem deve dispor dos meios disponíveis para facilitar a vida neste orbe.

Sim! Muitas frases traduzem sabedoria. Muitas vezes, em colocações magistrais, poucas palavras conseguem compactar conhecimentos que levaram séculos para serem assimilados ou, em quantos casos, nem conseguimos perceber ainda o alcance do significado.

Convenhamos que a questão do MACRO e MICRO que nos envolve a vida é um autêntico quebra-cabeça, infinito e sábio, cheio de perspectivas e possibilidades para estudo e pesquisa. Obra do Ser Absoluto, o Criador, Deus, a inteligência suprema do Universo, causa primeira de todas as coisas, conforme indicação de O Livro dos Espíritos, em sua 1ª questão.

É comum, muito comum, que toda iniciativa, toda ideia inovadora, toda postura que altere paradigmas e tente vencer preconceitos ou modelos ultrapassados, encontre resistência, encontre circunstâncias desafiadoras, contrárias e mesmo pessoas que – muitas vezes até com violência, ainda que velada – movimentam forças e opiniões para desmotivar ou destruir anseios de progresso ou de mudanças...

Podemos nos dar conta do custo da doença mental observando essas poucas anotações:

1 - É invisível
O transtorno mental não aparece no retrato
Os exames de imagem não revelam seu diagnóstico

(Artigo de conclusão da disciplina Produção Filosófica, do curso de filosofia da UNISULVIRTUAL)

 RESUMO:

Este artigo aborda o tema felicidade, inicialmente na visão geral de alguns filósofos e, mais especificamente, em Santo Agostinho e na obra de Allan Kardec. O conceito de felicidade, apesar de explorado desde a antiguidade e por um número

Imagine o leitor o arrependimento, o remorso, nos estados mais expressivos causando perda de sono, de apetite e até afetando o encanto da alegria de viver. Somam-se a ele as angústias próprias das preocupações, de variadas origens, agravadas muitas vezes com as dificuldades de relacionamento, com medos e outros estados.

Ler, pensar e refletir sobre os textos de Emmanuel é sempre oportunidade renovada de aprender continuamente. A capacidade de síntese desse notável benfeitor que se utilizou das mãos abençoadas de Chico Xavier para nos orientar através de seus textos é admirável. Suas linhas compactas, seus parágrafos e textos lúcidos ensinam muito. Daí a importância de nos debruçarmos sobre seus livros para saciar a sede de conhecimento e aprender muito. Seus romances clássicos ou seus livros de mensagens que comentam o Evangelho ou os livros da Codificação são preciosos.

 "Santos estava destinada a ser o berço da primeira sociedade passível de resistir a todos os obstáculos e projetar-se como fiel divulgadora dos ensinamentos kardecistas" Edith Pires Gonçaves Dias, Sociedade Espírita Anjo da Guarda (A Pioneira), 1994.

Segundo o grande filósofo e doutor da Igreja Católica São Tomás de Aquino, que escreveu o Tratado da Gratidão, essa grande virtude apresenta-se em três níveis:

1- Nível superficial: é aquele racional que presta ao outro apenas um reconhecimento por sua atitude. Seria simplesmente a gratidão em si mesma.

RESUMO: Embora exista muita informação disponível através de livros e sites dainternet sobre a família Baudin, a fonte de todas elas é um único livro deCanuto Abreu chamado O Livro dos Espíritos e sua tradição histórica e lendária. Como o próprio título do livro diz, e destacamos aqui, trata-se de uma história romanceada baseada em tradição e lendas.

CapaRevolucaoEspirita

O nosso planeta Terra é belo e, indiscutivelmente, a natureza reflete a beleza universal e a grandeza do Criador. O abrigo estabelecido pela Providência Divida se fez lentamente ao redor de 4,5 bilhões de anos. Tudo foi sendo construído adequadamente para, no momento certo, abrigar a vida. Após cerca de um bilhão de anos, os procariontes aparecem para dar origem à vida. A evolução continuou avançando com os vegetais, animais, culminando na humanização, o Australophitecus africanus, por volta de dois a três milhões de anos atrás.

 

 

CapaAGeneseQuando pela primeira vez ouvi a entrevista de Cosme Massi sobre a polêmica 5ª edição de A Gênese, de Allan Kardec – no momento em que escrevo estas linhas já a ouvi múltiplas vezes – duas coisas me intrigaram sobremaneira. Eu havia à época concluído a segunda leitura da obra da Simoni Privato Goidanich, “O Legado de Allan Kardec”. Não consegui aguardar a edição brasileira dela e fiz a primeira leitura em espanhol. Havia igualmente terminado a leitura da obra “Revolução Espírita” de autoria de Paulo Henrique de Figueiredo, a mais completa e extraordinária obra que já li no campo da pesquisa espírita. Ambas abordam temas pelos quais sempre tive o maior interesse.

 

verdade MHP

“Porque para ti, eu me chamarei A Verdade e todos os meses, aqui, durante um quarto de hora, estarei à tua disposição” (Kardec, Allan. Obras Póstumas. Segunda Parte. A minha primeira iniciação ao Espiritismo).

 

Um dos fascinantes temas que tangenciam o pensamento espírita é sobre as identidades dos espíritos comunicantes. Kardec, mesmo, alerta para a condição secundária do nome ou da assinatura, avaliando como de maior importância a mensagem e a sua concordância com os postulados (princípios) espíritas. Mas, em paralelo, a identificação do comunicante, ao

 

jeitodefalarO escritor Rubem Alves (www.rubemalves.com.br) publicou no Correio Popular, de Campinas, caderno C, página C-2, de 18 de julho de 2004, uma bela crônica intitulada O que é que você faria? Considerei-a muito oportuna. Embora longa (quase uma página), destaco ao leitor o teor principal. Ele traz uma estória no artigo e usa um exemplo médico, desculpando-se pela comparação, para citar como é importante a maneira de dizer as coisas ou se quisermos, como dizemos e a quem. Pois esta maneira pode destruir vidas e sonhos.

psicoseA adolescência é um período de fervilhante mudanças bem marcadas em todo nosso organismo, especialmente, as alterações no fenótipo que são facilmente percebidas em várias partes da nossa imagem corporal.

 

 

 

Brasil vitoriaregiaSenhor,
Se ainda não somos a Pátria do Evangelho
Permita-nos ser pelo menos o seu Templo que acolhe suas lições
Nos envie os necessitados para lavarmos seus pés
Se ainda não sabemos multiplicar o pão como fizestes, nos ensina a dividir o que podemos
Não nos permita afastar da humildade

O assunto não é novo. Nem será a última vez. Parece-nos que os espíritas, em sua maioria, adoram cogitar sobre previsões e muitos consultam certos "médiuns" para saber o que lhes advirá, em breve ou mais à frente.

As dores físicas, morais, as tragédias e sofrimentos e aflições em geral conclamam a, no mínimo, duas posturas: a) despertar em nós a compaixão diante do sofrimento alheio, convidando à disposição de auxiliar; b) fazer com que vejamos as consequências da negligência ou do mal a quem delibera se entregar a ele. Especialmente para que igualmente não nos deixemos levar pela correnteza dos equívocos deliberados.

filosofiaMais recentemente, com o retorno da filosofia ao ensino médio brasileiro e a ampla difusão das obras de Allan Kardec, com iniciativas como as da FEB e do Instituto de Pesquisas Espíritas Allan Kardec (IPEAK), têm surgido novos debates com base em leituras, não apenas das obras básicas do fundador, mas também da Revista Espírita, no período em que ele era o editor (1858-1869), que contém contribuições que deixam mais claros alguns pontos do pensamento espírita.

 

A Terra é redonda, gira em torno do Sol, os corpos caem por ação de uma força gravitacional, existem crateras na Lua e satélites em volta de Júpiter, o Universo está em expansão, o corpo humano é uma máquina cujo mecanismo podemos compreender, o átomo não é indivisível, energia e matéria são reversíveis.

visaocoresVisão das cores

Estão diante de mim 3 objetos. Uma maçã vermelha, uma caneta preta e um beija flor azul. Como posso ver a cor de cada um deles?

 

 

 

aura

 

 

“O que é evidente, para nós, pode não ser para vós outros; cada qual julga as coisas debaixo de certo ponto de vista, e do fato mais positivo nem todos tiram as mesmas consequências. (KARDEC, O que é o Espiritismo, cap. I)

 

 

 

cerebroOrganização anatômica

Um neurônio sensitivo em contato com um neurônio motor, estão capacitados a formar um arco reflexo que responde a determinados estímulos – uma picada de agulha me faz retirar a mão.
Um grupo de milhares de neurônios formam uma rede de conexões com capacidade para organizar um comportamento motor – essa rede nos núcleos da base me permite andar automaticamente por quilômetros.

 

 

 

 

saidadocorpoHá 2 anos não via o Sr. Jonas.
Hoje com 50 anos é meu paciente há mais de 20 anos devido epilepsia.
Felizmente está completamente controlado.
Mas, seu Jonas, desde que eu o conheço faz relatos de saída lúcida do corpo.
Como foi que isso se deu seu Jonas?
No início eu sentia muito barulho nos ouvidos quando ia dormir.

misticismo

 

Não há, no Espiritismo, nada “[...] de místico, nada de alegorias susceptíveis de falsas interpretações. Quer ser por todos compreendido, porque chegados são os tempos de fazer-se que os homens conheçam a verdade. Longe de se opor à difusão da luz, deseja-a para todo o mundo. Não reclama crença cega; quer que o homem saiba por que crê. Apoiando-se na razão, será sempre mais forte do que os que se apóiam no nada”. (Kardec, em O livro dos espíritos, Conclusão, Item VI.)

idadeO espiritismo como doutrina filosófica só tem sentido de existir para gerar grandes avanços na reforma íntima dos indivíduos e, consequentemente, na melhor convivência dos homens em sociedade.

O homem para viver melhor deve buscar os conhecimentos necessários que envolvem a vida como um todo.

 

Pintura mediunica

Um fato que nos chama a atenção é a velocidade com que as telas são executadas. Aliás, é o mesmo que acontece com as cirurgias mediúnicas ou espirituais. Isso prova que o nosso tempo não pode ser comparado com o tempo do Plano Espiritual.

 

 

 

  

ciencia do bem viver

 

 

Respondendo a inquirição do parágrafo inicial, há sim uma solução para os problemas da Terra, bem como haverá época em que ela fará desaparecer da nossa humanidade as chagas do egoísmo e da ignorância, que são as raízes dos comportamentos equivocados que originam os males noticiados diariamente. 

 

 

 

Palais RoyalDebatendo no Conselho Editorial os rumos do GEAE, não pudemos deixar de reconhecer que estamos em tempos novos. Inegavelmente a Doutrina Espírita tem representatividade social muito grande no Brasil e sua influência se faz sentir muito além do círculo de adeptos declarados.

Temas espíritas são recorrentes na mídia e as informações sobre reencarnação, a lei de causa e efeito, a busca incessante pelos espíritas da vivência de seus postulados e da prática da caridade tornaram-se já amplamente conhecidos e aos poucos, pela troca pacífica de ideias, influenciam a cultura brasileira. O próprio progresso material do Brasil como nação, se obedece a imperativos econômicos pelos quais outros povos já passaram, tem características próprias que apresentam solo propício ao desenvolvimento de uma sociedade mais madura, mais aberta a discussão da espiritualidade.

Revue spirite 1858

 

"A Revue Spirite foi editada por Allan Kardec do ano de 1858 até 1869 – ano de seu falecimento. No Brasil, a revista conta com três traduções: pela Editora IDE (do Instituto de Difusão Espírita) com tradução de Salvador Gentille, pela Editora Cultural Espírita Edicel com tradução de Júlio Abreu Filho e, a mais recente, pela editora da Federação Espírita Brasileira com tradução de Evandro Noleto Bezerra"

 

 

 

CDOR 0

O CDOR é um departamento da FEAL, Fundação espírita André Luiz, entidade sem fins lucrativos, ligada ao Centro Espírita André Luiz.

 

 

Foi em Paris, numa manhã fria de abril de 1860. Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita se mostrava exausto e acabrunhado.
 
A Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas estava consolidada. Promissora se apresentava a venda de livros. No entanto, ainda escasseavam os recursos para a gigantesca obra que os Espíritos Superiores lhe haviam colocado nas mãos.
 

inteligencia universo(Em comemoração aos 200 anos do nascimento de Allan Kardec  e 12º aniversário do GEAE)

1. Introdução 

               Quando falamos em materialismo, sempre nos lembramos das idéias que somente reconhecem a matéria como a única base essencial de constituição do universo. Tal como apreendemos com nossos sentidos, a matéria é algo bem delimitado no espaço e no tempo, algo que podemos sentir, apalpar, carregar, que impressiona nossos sentidos. Hoje, contudo, mesmo os materialistas mais ferrenhos são

Pesquisa Espirita

 

 

Quarta edição anual da pesquisa nacional para espíritas brasileiros

 

 

 

 

Com as constantes modificações que observamos no nosso planeta nos dias de hoje e com as informações já fornecidas pela espiritualidade, ha espaço para reflexão sobre futuro da humanidade na Terra. Uma discussão desse tipo nos parece importante, tendo em vista a necessidade da pratica da reflexão em nossa vida para podermos seguir nessa jornada da melhor maneira possível, evitando sofrimentos desnecessários e contemplando a felicidade que a vida nos pode fornecer.

555 cronica Divaldo Franco

“Exemplos de vida como os de Chico Xavier e Divaldo Franco faz nos lembrar da máxima descrita por Kardec: Fora da caridade não há salvação. A verdadeira caridade se reflete no amor na seara do bem. Salvação é o caminho da evolução espiritual rumo a felicidade eterna. Sem a verdadeira caridade paramos no tempo”

 

 

 

556 afinidade espiritual

 

“Quanto maior a afinidade, maior a força de união moral entre as pessoas. A convivência saudável, produtiva com grandes laços de fraternidade promove o compartilhamento de emoções em favor do bem comum"

 

 

558 conflitos

 

 

"Livrar-se da dor da humilhação, da calúnia e outros tantos sofrimentos não se faz de um dia para o outro. É uma longa jornada de burilamento com trabalho constante para o bem em substituição às desavenças e incompreensões que cruzam o caminho da vida de cada um."

 

 

 

557 Carta aberta

“Tenho certeza que o senhor se surpreenderia muito se tivesse visto, de seu escritório na Passage Sainte-Anne, em um momento de clarividência, o extenso campo de atividades que surgiria do seu trabalho”

religiao cristianismo

 

“Nos grandes debates filosóficos e religiosos, a compreensão correta do que está se comunicando, é condição básica para que se chegue a um resultado frutífero”

 

 

 

 

Bandeira esperanto

 

"Um fato facilmente observável é o apreço que o movimento espírita dedica a língua internacional criada pelo Dr. Zamenhof."

 

 

 

Fenelon

 

Dois livros de Fénelon, “Da existência e dos atributos de Deus” e “Telêmaco”, foram incluídos por Allan Kardec na relação de obras sugeridas para uma biblioteca espírita e, como espírito, ele fez parte do grupo que colaborou na Codificação Espírita.

 

 

  

 

O espiritismo cristao

 

"Para nós, espíritas, esta questão pode parecer desnecessária. Damos, como evidente por si mesmo, o fato de que o Espiritismo é uma doutrina cristã, já que em suas bases estão os ensinamentos morais de Jesus. Mas, esta dúvida surge para muitos católicos e evangélicos, quando buscam compreender as diferenças entre sua forma de crer e a nossa."

 

religiao espirita

Discusso de abertura da Sessão Anual Comemorativa dos Mortos da Sociedade de Paris, proferido pelo Sr. Allan Kardec em 01/11/1868

"Onde quer que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, ai estarei com eles (Mat. XVIII, 20)."

 

 

559 Inteligencia espiritual

 

"O Espírito em processo reencarnatório, ligado ao corpo físico, não poderá exprimir toda a sua real capacidade de conhecimento devido as funções limitadas do corpo físico necessárias à vida na esfera terrestre."

 

 

562 tragedias naturais

 

"O homem tem que conviver com essas tragédias naturais na Terra e tirar proveito em favor da vida em fraternidade e solidariedade. Vamos confiar na Providência Divina e aguardar os tempos em que tudo se harmonize em novo patamar evolutivo"

 

 

A lei do amorSou o que sou, melhor do que fui e serei melhor do que sou. O tamanho do passo seguinte depende do passo anterior...

Lei progresso
A Lei do progresso é algo brilhante. Promove o bem estar comum rumo à felicidade eterna. Está fortemente associada à Lei do Amor. Quanto mais se ama, há mais progresso pessoal e mais e maiores momentos felizes acontecem.

Musica"Mas tudo depende de cada ser. Sentir a verdadeira paz e o equilíbrio universal da música depende do esforço de cada um"

espiritismo

 

"A evolução espiritual eleva a inteligência humana no caminho da felicidade eterna. Deus é a inteligência suprema e causa primaria de todas as coisas. A sua compreensão fica limitada ao grau evolutivo de cada ser em todas as fases da vida eterna. Quanto mais evoluído mais se aproxima de Deus."

martelliSempre admirei a humildade. Considero um dos mais belos comportamentos humanos. A gente se sente bem ao lado de uma pessoa verdadeiramente humilde e seu exemplo de vida nos fortalece.

Mas a humildade é difícil de ser analisada e entendida. Humildade não se avalia aparentemente pelo sentido visual. Vai muito mais além. Nem a sensação de derrotado, comodista. Humildade tem como princípio o respeito ao próximo.

mudancas hoje

O planeta sempre evoluiu em todos os aspectos, mas lentamente. muitas comunidades ficaram praticamente paradas no tempo e isoladas do mundo como um todo.

O grande salto na curva evolutiva se deve a criação do meio mais eficiente de comunicação social, o computador. A partir daí, um novo patamar bem mais elevado se criou na humanidade.

self knoledge2

“Love is something sublime. It is dedication, humility, understanding, work on the path of righteousness and brotherhood and, absence of any negative feelings”

 

allan kardec PA Doutrina Espírita

 

Artigo publicado no jornal Courrier de Paris em 11 de junho de 1857

 

“Desafiamos aos mais incrédulos a rir quando lerem esse livro em silêncio e na solidão. Todos honrarão àquele que lhe escreveu o prefácio.”

 

 

allan kardec PSOCIEDADE PARISIENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS

Discurso de encerramento do ano social (1858-1859) – Parte I

Allan Kardec

 

“O conjunto de raciocínios sobre os quais se apoiam os fatos constitui a ciência, ciência ainda imperfeita, é certo, cujo apogeu ninguém pretende ter atingido; mas, enfim, é uma ciência em início e vossos estudos se dirigem para a pesquisa de tudo quanto pode alargá-la e constituí-la.”

 

allan kardec PSOCIEDADE PARISIENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS

Discurso de encerramento do ano social (1858-1859) – Parte II

Allan Kardec

É conhecido o provérbio: Dize-me com quem andas, dir-te-ei quem és. Podemos parodiá-lo em relação aos nossos Espíritos simpáticos, dizendo: Dize-me o que pensas, dir-te-ei com quem andas.

 

Comunicacao


Artigo publicado originalmente na rev. Reformador  ago/1997, pp. 240­43 e 253­55 – reprodução autorizada elos autores (continuação da Parte I publicada no Boletim GEAE 551)

drauzioRaul2

Uma das pessoas que aprendi a admirar como exemplo de vida na Terra é o médico oncologista, Dr. Drauzio Varella. Suas inserções na TV sempre me deixam entusiasmado pela forma simples de tratar assuntos complexos e a maneira objetiva com uma didática gostosa e esclarecedora. Mas meu contato com sua personalidade surgiu ao ler o livro “Borboleta da Alma” em que fiquei encantado com as informações científicas e analogias no dia a dia.  Daí surgiu o “Por um fio” e a emoção aflorou ao sentir a narrativa triste e dolorosa da perda de seu irmão, também médico.

suicidio

 “As causas e consequências do suicídio só podem ser entendidas em um contexto geral, envolvendo as vivências passadas, presente e futuras e, portanto, não está ao nosso alcance no momento.

      Certa vez participei do funeral de uma jovem de 33 anos que optou pelo desencarne drástico com o auto enforcamento, vítima de momento fortemente depressivo. A tristeza estava estampada nos rostos de muitos familiares e amigos.
 

allan kardec PResposta do Sr. Allan kardec

à Gazette de Lyon

Allan Kardec

 “...sabem que a verdadeira felicidade não está no supérfluo e que aqueles que são chamados os felizes deste mundo também sofrem cruéis angústias, que o ouro não acalma. ”